You are on page 1of 15

A RETOMADA DO TRABALHO DE BASE*

Ranulfo Peloso da Silva CEPIS, SP 1. INTRODUO Achavam-se agrupados e presos terra, por uma raiz comum, como uma moita de bambu. E como esse vegetal, inclinavam-se e dobravam-se. Mas, sobreviviam s maiores tempestades. (Morris West, O embaixador, 1985)

A grande marca da organizao popular sua presena e enraizamento na vida da populao, animando pessoas e grupos a se organizarem para buscar soluo de seus problemas. O antigo e permanente interesse dos trabalhadores de repartir o po e o poder, mesmo que no seja totalmente consciente, derrubar a velha pirmide e construir uma sociedade sem dominao. A organizao popular nasce para romper com a prtica dos dominadores que, pelo autoritarismo ou pela troca de favores, se mantm no poder. Ela se organiza desde a base, para estar presente, todos os dias, l onde acontece a luta pela vida. Apostar no trabalho de base investir numa tarefa que exige vontade poltica, dedicao, tempo, pessoas e recursos. Porque no s a elite que gosta de mandar; tambm o povo que aprendeu a ficar calado e a obedecer ao chefe de planto. S uma convico profunda pode se dispor a vencer a cultura autoritria e o personalismo e contribuir para que o povo se torne protagonista e tome a direo da barca.

2. UM POUCO DE HISTRIA

Cada um de ns constri a prpria histria e cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz. Almir Sater e Renato Teixeira

O Brasil nasceu como colnia dos pases ricos. Reis e rainhas se tornaram donos das terras, das riquezas e at da vida das pessoas. Quem resistiu foi perseguido e, muitas vezes, destrudo. Essa dominao gerou a cultura autoritria, a mentalidade de escravo, onde as pessoas se tornam passivas, sempre esperando ordens, de cima e de fora. A ditadura de Vargas, de 1933 a 1945, para no mudar a cultura autoritria, inventou o populismo. O povo foi ensinado a puxar o saco e a mendigar favores de chefes, em todos
1

os lugares, em vez de lutar por direitos. Aprendeu a ser cliente, encostar-se numa rvore que lhe d sombra ao invs de se organizar e de andar com os prprios ps. Nos anos 60, mais gente descobriu que podia ser dono do seu nariz e participar do poder. As pessoas no aceitaram ser coisas, nem serem usadas como massa de manobra. Quiseram Ter voz ativa e no seu destino mandar. A, veio a ditadura militar de 64, prendendo, torturando e matando. Mas, o sonho de ser livre e feliz coletivamente, tentado diversas vezes pelos ndios, negros, camponeses e operrios, continuou nos bastidores. Durante muitos anos, num paciente trabalho de base, a luta se multiplicou e criou razes em muitos espaos. No final dos anos 70, o fogo que queimava por baixo, explodiu em movimentos nos quatro cantos do pas. Nesses anos, muita gente, no campo e na cidade, foi atingida pelo trabalho dedicado e annimo de milhares de militantes. Esse esforo teceu uma imensa rede de resistncia e de esperana, contra a dominao e pelo direito de ter vez e voz, contribuindo para o fim da ditadura militar. Nos anos 80, o campo popular buscou reconstruir suas ferramentas de luta sindicatos, partidos, associaes e at inventou novas formas de juntar e de canalizar a indignao e anseios dos trabalhadores movimentos, fruns, entidades. Esse processo organizativo conseguiu recuperar e conquistar muitos direitos para os trabalhadores. No campo eleitoral, as foras populares disputaram espaos no legislativo, na administrao pblica e, quase elegeu seu candidato presidncia do Brasil [1989]. Os anos 90 trouxeram grandes mudanas na economia, na poltica e na disputa das idias, em todo o mundo. A queda do muro de Berlim representou a nova ofensiva do capitalismo, revelando muitas fragilidades na prtica dos socialistas. O ideal da competio individual, a qualquer preo, desafiou o projeto e as iniciativas da solidariedade. Para o campo popular foi um tempo de derrotas, de sofrimento e de baixas: teve militante que desanimou, que passou para o outro lado, que perdeu a credibilidade ou que ficou sem saber o que fazer. Para os socialistas essa crise serviu como tempo de avaliao. Sempre fiis aos ideais da libertao, eles perceberam a necessidade de reexaminar a realidade e de repensar seus mtodos e formas de luta. A virada de milnio se apresenta como uma oportunidade para a construo do projeto alternativo e popular. Prometendo levar o Brasil ao primeiro mundo, a elite entregou o pas ganncia internacional do capital e falncia. O Estado abandonou sua funo social educao, sade, segurana para servir aos interesses das grandes empresas. O resultado foi a maior concentrao das riquezas, desemprego em massa, violncia e misria da populao. Por isso, os militantes retomam, com redobrado vigor, a convico de que a soluo para a nao, no pode ser o conserto do sistema capitalista, mas a construo do projeto

alternativo e popular. Para o avano desse processo de organizao popular, urgente a retomada do trabalho de base.

3. RETOMAR O TRABALHO DE BASE

Gente no boi de carro, pro carro de boi puxar, gente tem mente que gira, mente que pode girar. Gira a mente do carreiro e a canga pode quebrar. (Lavrador de Gois)

Retomar o trabalho de base no a repetio saudosa de prticas e atividades feitas no passado. Nem o basismo que trata o povo como menor e incompetente, e faz o elogio de suas aes espontneas e sem planejamento. Basismo uma forma disfarada de autoritarismo para manter a base dependente. Retomar o trabalho de base resgatar uma estratgia. um caminho de luta e de organizao que envolve os prprios interessados no conhecimento e soluo dos desafios individuais e coletivos. Retomar o trabalho de base reafirmar trs objetivos:

1) Participao massiva dos trabalhadores: as elites no tm medo de lideranas que se destacam. Para elas fcil isolar, destruir, comprar algumas cabeas que sobressaem. Multiplicar militantes e aes que mete medo em todos aqueles que se acostumaram a dominar outras pessoas. Por isso, a prtica de multiplicar novos combatentes, deve invadir todos os espaos da vida trabalho, poltica, cultura, religio, lazer e se tornar uma rede de animao, de resistncia e de vitrias.

2) Democratizao do poder: participar do poder ser capaz de fazer propostas, tomar decises e repartir responsabilidades para concretizar o sonho dos trabalhadores. O trabalho de base, enquanto experincia de uma nova convivncia entre pessoas, pode ser uma grande escola de participao poltica. O ato de falar e de ouvir, de propor e de negociar, de ganhar e de perder, de disputar e de decidir, de com-mandar e de obedecer, de responsabilizar-se e de cobrar tudo isso estimula a ambio de ser gente e de ter o poder coletivamente. Deve ser a escola, onde se aprende a colocar o poder a servio da maioria, visando as transformaes que o pas precisa.

3) Construo socialista: a finalidade da luta realizar o sonho do mundo novo, livre de todas as formas de opresso e com a possibilidade real de satisfazer os anseios materiais e espirituais das pessoas. Isto ser possvel quando a produo, a distribuio e o consumo
3

forem feitos de forma solidria. Este projeto implica, desde agora, em uma nova relao entre os humanos e com a natureza, sem dominao, sem preconceitos e sem destruio.

4. O QUE TRABALHO DE BASE

F na vida, f na gente, f no que vir. Ns podemos tudo, ns podemos mais. Vamos l fazer o que ser. (Gonzaguinha)

Trabalho de base no receita ou mgica. um jeito de fazer poltica onde o militante coloca sua alma. uma paixo carregada de indignao contra qualquer injustia, e cheia de ternura por todos que se dispe a construir um mundo sem a marca da dominao. Essa convico nasce do corao e da razo, torna-se fora contagiante, capaz de vencer a fria e a seduo da opresso e de comprometer-se com a transformao das pessoas e da sociedade. Essa prtica multiplicadora pode ser realizada nas favelas, nas ocupaes de terra, nas fbricas, nas igrejas, nas instituies do Estado e nos espaos internacionais. Ela se sustenta quando mantm os ps no cho e a cabea nos sonhos. Consegue vitrias quando articula as lutas econmicas com as diferentes lutas polticas e sociais. E perdura, em qualquer conjuntura, quando combina aes de rebeldia com as disputas na legalidade.

4.1.

A finalidade do trabalho de base :

a) Anunciar sempre que o ideal da humanidade a prosperidade e a convivncia solidria. E combater a ganncia, a competio, a dominao. Quanto maior a opresso e a crise, maior a razo para propagar o sonho da sociedade sem classes. b) Despertar a dignidade das pessoas e a confiana nos seus valores e no seu potencial. A pessoa se torna feliz e perigosa (para as elites), quando comea a andar com os prprios ps. Em geral, quem est no poder, prefere gente obediente e conformada, porque fcil manipular uma populao domesticada e dependente. c) Canalizar a rebeldia popular na luta contra a injustia e na construo de uma sociedade de homens e mulheres novos, onde a produo, distribuio e consumo, sejam orientados pela lgica da solidariedade. d) Transformar a realidade e conseguir vitrias em todos os campos e em todas as dimenses, que satisfaam os justos anseios da populao.

4.2. A fora do trabalho de base est:

a) Na sua sustentao de base: o trabalho de base tem que ter razes plantadas na alma da populao que a base da sociedade. Por causa desse alicerce, ele sempre renasce e se reproduz. No um movimento para os trabalhadores. dos trabalhadores. O povo deve se sentir parte dessa construo e companheiro da mesma caminhada. Para isso, o trabalho de base se organiza l onde o povo vive e trabalha. Para combater dentro de cada um o vcio da dependncia, preciso que cada pessoa, desde o incio, contribua com disposio, idias e sustentao financeira das atividades. b) Na crena do povo: a razo do trabalho de base ajudar o povo a entender e se comprometer com a vida feliz e solidria. Mas sabe que esse povo j luta porque precisa sobreviver. O povo est sempre reagindo contra a explorao e a dominao, mesmo quando no fala a linguagem dos militantes ou entra em caminhos eu so armadilhas. A histria tem mostrado que, apesar de toda a misria e de toda a contradio, o povo a sementeira permanente de novas formas de luta e de novos militantes. c) Na clareza de que a organizao popular, sendo uma parte, parte para incluir todo o povo. Os dirigentes no so guias geniais, mas lideranas indispensveis que ajudam o povo a entender a realidade e organizar os esforos, no rumo da transformao. No processo, o povo vai assumindo-se como sujeito de sua histria. como diz o poeta sentindo na vida que pode, o pobre entende o que vale; depois que a canga sacode, no h patro que o cale. d) Na coerncia entre rumo e caminho: no trabalho de base no tem essa de fazer a cabea. A pessoa deve abraar a causa, porque foi convencida de que ela justa. Ento, o jeito de tratar as pessoas, deve estar de acordo com a finalidade que queremos atingir. Fica difcil falar de liberdade se, na prtica diria, as pessoas mantm um comportamento autoritrio e antidemocrtico. verdade que, quem no sabe onde quer chegar, no chega l nunca. Mas, igualmente verdade, que o fim o caminho que a gente faz, para chegar no objetivo. Quer dizer, o mtodo que se pratica, deve ser coerente com os objetivos que se pregam. e) Na metodologia multiplicadora: cada militante que se convence, assume o compromisso de mobilizar um time de novos companheiros. Estes, por sua vez, vo repartir os esclarecimentos e as experincias com outros colegas que vivem em muitos espaos de luta, de vida, e de trabalho. Assim se vai tecendo a rede de resistncia e de solidariedade, para a conquista de vitrias. f) No planejamento das aes: ningum entra de peito aberto numa guerra. indispensvel traar um caminho, capaz de levar vitria. O planejamento enfrenta o medo de mexer no comodismo das pessoas e na indisciplina da prtica espontanesta. Na luta popular, como

no futebol, o objetivo no chutar a bola. preciso avanar e se defender organizadamente, na hora certa e com a pessoas certa. Por isso, marca-se pontos e prazos de chegada; faz-se uma caprichada preparao dos militantes; escolhe-se responsveis pelas atividades; realiza-se um balano dos resultados, em cada etapa da luta. g) No amor pelo povo e pela vida: o trabalho de base mais que um trabalho profissional, feito por pessoas competentes. Ele tem um segredo que anima a esperana dos militantes, chegando doao da prpria vida. O valor da vida, a dignidade das pessoas, a rebeldia para a liberdade e a fraternidade universal, formam a base dessa paixo que invade a alma dos militantes e d sentido sua disposio e dedicao. No concreto, essa convico se traduz no respeito ao povo, no carinho aos iniciantes, no cumprimento dos acertos coletivos, na capacidade de tomar iniciativas, na coragem de encarar os desafios, nos gestos de indignao, entusiasmo e celebrao. O amor pelo povo e pela vida se expressa, de maneira plena, nas manifestaes individuais e coletivas do

companheirismo.

5. COMO FAZER O TRABALHO DE BASE

Fazer, a nica forma de mostrar, que possvel transformar o mundo. (Eduardo Galeano)

Uma pessoa ou grupo que esteja convencido da fora do povo esclarecido e organizado, vai escolher e ajudar um setor desse povo no resgate de seus sonhos. O sentido do trabalho popular organizar a resistncia e alimentar a esperana de seus associados. Por isso rene, amplia, capacita, organiza, articula as pessoas e aes na formao de um projeto popular. Para fazer o trabalho de base, no tem receita pronta e infalvel. Mas, olhando vrias experincias, possvel descobrir pontos em comum. Entre eles esto:

a) Quem comea? Qualquer pessoa (trabalhador ou no) pode dar o pontap inicial. A histria mostra que tem gente que desperta primeiro e fica indignada pela explorao vivida pelo povo. Essa revolta inicial, acaba descobrindo que no basta se queixar das injustias e que sozinho, ningum vai conseguir acabar com a opresso. Como enfrentar essa mquina de morte? Que fazer para que a resistncia no morra no nascedouro? Uma iniciativa procurar gente de confiana que pense no mesmo sentido. Assim comea um projeto popular.

b) Onde comear? A luta dos oprimidos acontece l onde esto os trabalhadores. Pode ser na fbrica, no bairro, na escola, numa categoria profissional, no espao de um municpio, num movimento, ou numa igreja. Tambm pode ser com uma raa, com um grupo de mulheres, com adolescentes, ou com a terceira idade. Qualquer lugar, na cidade ou no campo, e at dentro de uma priso j foi lugar onde os militantes iniciaram um posto da luta. O ruim saber das coisas e no fazer nada. O melhor sempre escolher um grupo ou lugar que tenha as condies de espalhar e influenciar outros grupos e lugares.

c) O ncleo de militantes. Enfrentar uma fera sozinho, nem sempre sinal de coragem. Pode ser apenas inexperincia. Para ser vitoriosa, a luta popular tem que dar passos, conforme suas foras. Por isso, uma primeira tarefa do militante, formar um time de companheiros que j tenha o mnimo de compreenso e disposio para entrar num processo. sempre bom ter gente nova, sabendo que a idade de uma pessoa se conta pelo nmero de amigos que ela consegue reunir. Pessoas novas esto mais abertas e livres para encarar uma caminhada. A escolha tem que ser cautelosa e baseada na confiana. Algumas qualidades so fundamentais: pessoas que no aceitam ser manobradas, que j mostraram que vo alm do seu interesse individual, que sejam

discretas (no falam determinados assuntos para quem no est interessado ou contra), que saibam relacionar-se com o povo. Esse primeiro time vai ter que reunir-se diversas vezes, para reforar a amizade, trocar idias, e para acertar os objetivos e o plano de atuao.

d) Como conhecer a realidade? Definido onde vai ser o trabalho hora de conhecer, por dentro, o lugar e o grupo. As informaes nascem da convivncia, observao, conversas, visitas, pesquisas ou consulta a especialistas no assunto. Conhecer e ser conhecido exige o aprendizado da lngua do grupo para favorecer a integrao e a troca. Trs tipos de informaes no podem faltar: d.1) as que tratam da quantidade: qual o nmero de pessoas, volume da produo, renda, problemas enfrentados; assim como saber quais so os grupos que oprimem a populao e os que esto a seu favor; d.2) as que revelam os desejos, os sonhos e os projetos das pessoas. Em geral, so os sentimentos que, em primeiro lugar, movem as pessoas. Quando elas se sentem aceitas e reconhecidas, tambm passam a participar; d.3) as histrias de resistncia: todo ser humano protesta, s varia a forma pode ser individual ou grupal, escondida ou aberta, espontnea ou organizada, pacfica ou violenta. Os militantes devem estar convencidos que no inventam a luta. Sua tarefa descobrir

pessoa e sinais da luta do povo e ajudar essa luta se ampliar, se organizar e obter vitrias econmicas, polticas, sociais e culturais. As informaes corretas sobre a realidade, se tornam matria-prima no estudo dos militantes, apontando dicas para as aes e formas de organizao. As anotaes so importantes na descoberta de problemas e interesses comuns. essencial envolver as pessoas pesquisadas na coleta e na apropriao dos resultados. Afinal, elas devem ser as primeiras interessadas em tomar conscincia do que est acontecendo. Este estudo pode ser a primeira ao do trabalho de base.

e) Fazer aes concretas. Os dados da realidade podem sugerir vrias propostas de ao. Os militantes tm que sacar o que o povo est afim de fazer para realizar seu desejo. s vezes, as aes escolhidas, parecem que nada tm a ver com os grandes problemas descobertos. A ao a ser encaminhada aquela na qual o grupo vai participar, e no ficar na platia assistindo. Tem que ser uma ao dentro da compreenso do momento e do ritmo que esse povo possa suportar. Pode ser um jogo, uma festa, uma celebrao. Mas, pode ser tambm um protesto, um mutiro, uma disputa poltica. Os militantes tm

obrigao de sugerir propostas, mas no podem impor, porque as aes no assumidas pelo grupo, geram acomodao, dependncia ou frustrao. Devagar que eu tenho pressa, diriam os antigos. decisivo que as primeiras aes dem certo. So as vitrias que animam a vontade de continuar. So elas que preparam o povo para aes maiores. As derrotas aumentam o sentimento de fraqueza e de impotncia. Uma ao puxa outra, quando bem preparada. Depois de executada, fundamental fazer um balano para avaliar os avanos,, os pontos fracos e a continuidade. Fazer aes e refletir sobre elas tem sido a grande escola onde o militante e o povo se capacitam e se formam.

f) Descobrir e projetar lideranas. As lideranas aparecem nas aes, porque do sugestes, tomam a frente, sacam mais rpido, so mais corajosas, esto um pouco mais informadas. A liderana expressa publicamente, o que muitos gostariam de ser ou de dizer, mas tm dificuldade.

As lideranas so indispensveis no trabalho popular. Porm, s merecem este nome quando renem, em torno de si, muitas pessoas; e quando criam as condies para o aparecimento de outras lideranas. As verdadeiras lideranas, no so necessariamente eleitas; so reconhecidas por causa de sua atuao e de sua dedicao. Acostumados com lideranas tradicionais, o povo, s vezes, acha que deve escolher pessoas que sabem prometer, que falam bonito, que so mais estudadas ou, ento, gente

muito quietinha. A experincia mostra que tais pessoas tm decepcionado: falam, mas no fazem; do sugestes, mas no botam a mo na massa; se comprometem com tudo, mas nunca encontram tempo para nada. tarefa dos militantes ajudarem na preparao das legtimas lideranas populares. As lideranas que interessam ao trabalho de base so aquelas que unem seus interesses individuais com os interesses do grupo. Elas no usam essa posio como privilgio pessoal, mas como uma tarefa da luta. Na caminhada, as lideranas aprendem a com-mandar. Descobrem que exercer o poder repartir o poder. Vo saber distribuir as responsabilidades conforme a necessidade da luta, o jeito e o gosto de cada um, equilibrando a dose de pacincia com a dose de firmeza. Sua preocupao permanente a de animar os que esto dormentes e desanimados, promover o entrosamento do grupo e ajudar na capacitao de novas lideranas.

g) Formar dirigentes: em todo o grupo, mesmo quando os participantes so conscientes de suas responsabilidades, h pessoas que se destacam e se tornam referncias. A referncia, mais que privilgio, uma tarefa de coordenao das aes para o bom funcionamento do trabalho, pois, como diz o povo, panela que muitos mexem, sai insossa ou salgada. Dentro do mesmo grupo, outras pessoas vo ter outras funes, conforme o momento e a sua competncia. verdade que j houve gente que se aproveitou do cargo de dirigente para seu interesse individual. Quem faz isso se esquece que o poder nasce do povo e por esse povo deve ser exercido. Na luta popular, o poder no pode ser exercido de forma autoritria e personalista (como fazem os coronis da elite). Muito menos para dominar a maioria desinformada. No se deve confundir direo e diretoria. Diretoria um mandato que se ganha no voto, mesmo que os candidatos no tenham preparo nem compromisso com o povo. Ser dirigente nasce do reconhecimento pblico. O reconhecimento no um dom destinado a alguns privilegiados. Ele tem origem na unio de, pelo menos, quatro exigncias: 1) ligao profunda e permanente com o povo, sua vida, seus anseios e suas lutas; 2) compromisso com a transformao das pessoas e da sociedade; 3) capacidade de fazer propostas justas, principalmente nos momentos difceis; 4) convico e jeito para organizar o povo, compartilhar as responsabilidades e commandar.

h) Autonomia: no trabalho de base, os trabalhadores e suas organizaes no podem ficar dependentes de uma assessoria ou de um chefe. Quando no existe independncia

econmica e poltica, os trabalhadores se tornam massa de manobra. Sem formao, sem recursos financeiros, sem conhecimento das tcnicas como fazer uma reunio, falar em pblico, operar uma mquina, fazer um plantio, organizar uma mobilizao os trabalhadores continuaro de rabo preso. Uma assessoria militante e competente pode contribuir na capacitao dos trabalhadores para que se tornem sujeitos e protagonistas da luta popular. Para conseguir independncia preciso ter coragem e condies de andar com os prprios ps. Desde o incio, os trabalhadores devem ser incentivados a garantir a sustentao de suas atividades e a ser competentes numa tarefa. Faz tempo que sabemos que a libertao dos trabalhadores ser obra dos prprios trabalhadores ou no haver libertao.

i)

Como criar um movimento: o trabalho popular que realiza muitas aes, que apresenta idias novas e rene muitas pessoas, acaba aparecendo. Torna-se esperana para o excludos do sistema e preocupao para as elites. Sem pressa e com grande participao devem ser elaboradas as orientaes do grupo que, mais na frente, seja base para os estatutos. Um olho dgua, pode virar riacho e at rio. Conviver com o reconhecimento da

sociedade o novo desafio do trabalho popular. Como continuar se preocupando com o esclarecimento, a organizao e a reproduo de sangue novo para a caminhada? Infelizmente, muita gente boa, quando se tornou importante, se agarrou nos cargos e se esqueceu que no povo que est a fora. Para evitar esses desvios, muitos movimentos se previnem renovando, de tempos em tempos, todo o pessoal que recebe cargos. Outra vacina contra o perigo de corrupo poltica exigir que cada militante ou liderana assuma uma tarefa concreta junto a uma luta direta. A finalidade de uma organizao atrair outros trabalhadores para a causa da justia, tornar-se uma ferramenta de luta permanente e ser uma escola de preparao de novos companheiros. Mas, a organizao nunca pode se tornar o centro da luta. O centro da luta o prprio movimento dos trabalhadores que, no esforo para derrotar a opresso e construir a nova humanidade, confere mais dignidade s pessoas.

j)

Formar os trabalhadores: s o entusiasmo e a fora no vencem a segurana e a manha dos poderosos. Os oprimidos tm que juntar fora, pensamento e esperteza para vencer a dominao. Para que o ativismo no faa do militante um militonto, ele deve ser capaz de desmontar o sistema capitalista e apresentar sadas que apontem para a soluo de seus problemas. fcil derrotar quem no estuda, quem no pra para pensar. triste saber que muitos estudados no entram na luta. Mas imperdovel que um lutador no pare para estudar, so seja tambm um intelectual.

10

Estudar quer dizer entender o que est acontecendo consigo e com os outros e buscar uma soluo. Isso exige uma reflexo sobre a prpria experincia de luta e um olhar sobre a experincia de outros trabalhadores. Assim possvel apropriar-se dos conhecimentos que esto acumulados nas pessoas e nos livros. Formar-se no significa fazer cursos, nem encher a cabea de informaes. estar mais capacitado para descobrir respostas para os problemas que afligem o povo. Formar no quer dizer despejar contedo sobre a cabea de pessoas que ficam recebendo passivamente. O processo de formao acontece quando ele se torna uma troca entre sujeitos que ensinam e aprendem os ensinamentos da vida. A formao deve ser planejada conforme o nvel de compreenso e de compromisso de cada companheiro. importante organizar atividades de formao para iniciantes, ativistas, lideranas e dirigentes. fundamental que o prprio movimento destaque pessoas que se dediquem tarefa de organizar e de executar um plano de formao. So muitas as atividades de formao: a preparao, a execuo e o balano de uma ao, por exemplo. Mas tambm os seminrios, os cursos, os debates, as viagens, as leituras, as reunies, os treinamentos,o esforo para contar a prpria histria e a formulao de propostas. A formao poltica tem que vir junto com a capacitao tcnica: como fazer uma reunio, escrever um relatrio, falar em pblico, administrar uma cooperativa, operar uma mquina, fazer um jornal, etc.

k) Evitar o isolamento, trabalhar em parceria: em toda a parte, tem gente (organizada ou no) lutando contra a injustia. O trabalho poltico se fortalece quando conhece e se liga com pessoas e grupos que esto no mesmo rumo. Essa articulao facilita a troca de experincias e a realizao de aes conjuntas. Quando um movimento se acha dono da verdade, se torna arrogante. Vira uma seita fcil de ser destruda. A busca de parceiros no pode ser a prtica de usar as pessoas e os grupos, especialmente na hora do aperto, interessados apenas no que eles podem oferecer em termos materiais. A parceria a descoberta de que ningum pode fazer tudo, que ningum sabe ou especialista em tudo. A parceria a crena no valor da troca das competncias, no poder de fogo da ao conjunta e na soma dos recursos disponveis. Os donos do mundo nos dividem para continuar reinando. verdade que no temos a mesma cor, o mesmo lugar de nascimento, a mesma religio, o mesmo sexo, o mesmo time de futebol, nem o mesmo gosto de comida. uma riqueza os desafios que as diferenas nos colocam. Porm, nunca se pode esquecer os interesses e as dificuldades que so comuns. Neste momento, urgente ver aquilo que nos une, mesmo sabendo que temos muitas diferenas.

11

Ser parceiro no significa abrir mo da prpria convico. Muito menos aceitar ser um brao tarefeiro de um projeto que no ajudamos a pensar, s por interesse de alguns trocados. A parceria uma unio de esforos para atingir objetivos que esto na mesma direo. Os dois lados se com-vencem e decidem fazer uma caminhada conjunta. Como toda aliana, tambm a parceria deve ser feita com autonomia das partes. Cada parceiro deve conservar suas diferenas e suas motivaes. bom lembrar que parceria diferente de interao, ligao pontual ou convnio.

l)

Houve uma tendncia de ocupar o espao pblico: no trabalho popular, negava-se qualquer ligao com o poder pblico nem participao, nem colaborao, nem mesmo uma relao em questes concretas. O movimento caminhava em paralelo, como a linha do trem. E tinha razo, porque o Estado era dirigido por uma ditadura. Hoje, o Estado continua dominado por uma elite, est privatizado pela classe

dominante. Porm, a luta popular entendeu que o espao pblico tambm um espao de disputa contra a opresso, quando se tem clareza do projeto popular e se garante a independncia dos trabalhadores. Tal participao no pode justificar a lgica das campanhas eleitoreiras, nem a perda de autonomia dos movimentos. uma obrigao das organizaes populares disputar postos na organizao do Estado, para abrir maiores espaos de participao popular. Disputar postos no poder do Estado tem o sentido de garantir os direitos que so devidos a todos os cidados. A participao de movimentos e de candidatos populares, no espao pblico do Estado, pode facilitar o acesso ao conhecimento da mquina e possibilitar formas de presso para a formulao das polticas sociais e para a correta destinao dos fundos pblicos para o conjunto da populao. Ensina tambm os mecanismos do poder e deixa claro que o Estado, do jeito que est organizado, no serve aos interesses populares. Enquanto os oprimidos no derrotarem a opresso, no poder haver um governo realmente popular.

m) Fazer a propaganda: quem acredita no que faz, se alegra que sua idia se espalhe. Fazer propaganda, anunciar e repartir com outros, as lies que aprendemos pelo caminho. falar dos nossos sonhos e convidar muitos para a mesma esperana. Temos obrigao de repassar para as geraes futuras, como um tesouro, as realizaes populares. Isso nada tem a ver com a inveno de histrias para impressionar ou iludir algum. No incio, a propaganda do trabalho, se faz de pessoa para pessoa. Quando cria razes e j pode encarar o sol, ele anunciado de forma mais aberta: faixas, cartazes, boletins, filmes, cadernos, etc.Muitos militantes foram atrados para a luta popular, atingidos pela propaganda.

12

6. QUALIFICAR O TRABALHO DE BASE

Se muito vale o j feito, muito mais temos a fazer.

Quem j faz trabalho de base, no precisa comear tudo do zero. Talvez apenas amolar a ferramenta para que continue servindo as suas finalidades. O mundo mudou. A elite agora usa a ttica da seduo e o discurso da competncia para quebrar a unio dos trabalhadores. Esvaziam o sentido de parceria, colaborao, repartio de lucros e at da solidariedade. Para a maioria, sobra o desemprego, a luta pela sobrevivncia, a excluso social. Sem largar o rumo, o campo popular precisa descobrir novas formas de fazer crescer sua luta e organizao. Ao longo da histria, nenhum sistema por mais poderoso e cruel que fosse, jamais conseguiu durar para sempre.

6.1. Um tempo de avaliao

O primeiro passo da cura reconhecer que existem problemas. A crise no , necessariamente, uma situao negativa. Pode ser a oportunidade de testar as convices e redirecionar o modo de atuar. No verdade que muitas lideranas e organizaes esto dessintonizadas com suas bases (dirigentes em FM e o povo em AM) ?! O remdio para os novos desafios no vai surgir de nenhuma cabea iluminada, mas de um balano do movimento, da leitura rigorosa da conjuntura e da grandeza de nossa generosidade.

6.2. Que partes devem ser avaliadas?

As seguintes perguntas podem ajudar no exame de vrios aspectos do trabalho: a) Onde esto os resultados? A primeira pergunta que algum faz quando entra numa luta : o que que eu ganho com isso? Sem ver sinais ou possibilidades concretas, difcil mobilizar. O pessoal quer comida, terra, lazer, renda, reconhecimento. As vantagens que queremos no futuro seja econmicas, polticas, sociais, culturais, espirituais j devem comear agora. b) Onde est a participao? mais fcil ter platia e eleitores, que trabalhadores conscientes e sujeitos. bom sempre examinar se as lideranas esto facilitando o protagonismo dos trabalhadores e o surgimento de outras lideranas. Ou ser que se

13

adonaram do povo por uma prtica paternalista e assistencialista que transforma companheiros em campanheiros?! c) Onde est a juventude? Tudo o que novo tem algo de aborrecente. Quem quer inovar, quem no aceita ser manobrado por um dono (mesmo que esteja vestido de povo ), sempre incomoda. O novo e o velho podem dizer respeito idade ou mentalidade. Quando uma organizao no se renova nem se amplia, porque comea a caducar. Existem organizaes que, em vez de luta pela vida de muitos, se tornou meio de vida para alguns. Os novos atores tm uma linguagem e um rosto que os movimentos tradicionais nem sempre reconhecem. Usam palavras da onda, tratam de dimenses como sexualidade, raa, subjetividade, ecologia, cultura, religio e trazem grande entusiasmo. So temas antigos, transformados em formas de luta e mobilizao. Ser sempre necessrio distinguir a verdadeira rebeldia, de um lado, e aquilo que modismo, de outro.

d) Onde est a competncia? Agir sobre a realidade a nica forma de provar que se pode mudar a realidade. Quer dizer, junto com o sonho e a garra, preciso saber fazer. uma deficincia ser tcnico e no ser poltico, mas uma desmoralizao ser um militante poltico e no botar a mo na massa. A competncia que se precisa no trabalho de base, a capacidade de desmontar a explorao, onde quer que ela aparea. Mas, tambm, a capacidade de apresentar propostas, com fundamento, que possam ajudar na construo da nova sociedade.

e) Onde est o rumo? No queremos remendar o velho. Lutamos pela transformao total do mundo e das pessoas. Por isso, no vamos vender a alma em troca de concesses. Queremos homens e mulheres orgulhosos de sua dignidade e comprometimento com a nova convivncia entre todas as pessoas. Essa orientao guia nossos esforos.

f)

Onde est a disciplina? A postura liberal de muitas lideranas, tem irritado e cansado muitos militantes. Disciplina exige pontualidade. chato chegar na hora e ficar esperando por algum que, sem motivo, vai chegar atrasado. Mas, disciplina, muito mais que obedincia a uma ordem ou horrio: o cumprimento dos acertos coletivos. uma convico que nasce no interior da pessoa, como um profundo respeito por si mesma e pelos companheiros. um zelo que se treina, todo o dia, pensando na prpria sobrevivncia e no avano e segurana do movimento. Disciplina, ento, realizar com perfeio as tarefas assumidas, ser fiel ao plano traado, co-

14

responsabilidade poltica e financeira, respeito a cada companheiro e cada companheira, sobretudo aos iniciantes. Disciplina chegar nas reunies com propostas fundamentadas, cobrar o combinado e aceitar, com humildade, a cobrana merecida.

7. A ALMA DO TRABALHO DE BASE

Temos nossas mentes e nossas mos, cheias da semente da aurora e estamos dispostos a seme-la e a defend-la para que d frutos. (Che Guevara)

O trabalho de base no uma ttica para atrair o povo; nem um conjunto de tcnicas que se forem bem aplicadas, podem dar bons resultados. Embora o trabalho de base seja tambm uma metodologia, ele vai bem alm de qualquer modelo. O trabalho de base uma paixo assumida por gente que se entrega por seu tesouro. paixo indignada contra qualquer injustia e que se multiplica em ternura pelos companheiros. Esse modo apaixonado de crer no povo e de multiplicar, est na alma de quem se entrega para que a maioria se torne gente. O envolvimento na construo deste modo de viver sem a marca da dominao d entusiasmo a essa convico contagiante. Esse jeito de fazer poltica d certo porque tem seu alicerce nessas convices. Isso torna a poltica uma atividade sensvel, comprometida e criativa. Este o segredo, que plantado na alma, motiva o militante para entregar-se realizao do projeto popular. A f na vida, o amor pelo povo, o sonho da liberdade e a fraternidade universal, formam a fora interior que impulsiona o militante, principalmente nos momentos da dor, da dvida e das derrotas. Est presente diariamente na alegria de viver, na disposio para a luta, na esperana sem iluses, no canto, nos smbolos, na beleza do ambiente, nas celebraes e, sobretudo, no companheirismo. Essas posturas e atitudes, individuais e coletivas, revelam desde j, o sabor da conviVncia solidria que sonhamos para todos.

Este texto est publicado na Cartilha n 4 da Consulta Popular: Trabalho de base. 6 ed., So Paulo, out/ 2001, p. 17 a 36.

15

You might also like