You are on page 1of 27

UNIVERSIDADE ESTCIO DE S

Ivan Motta Mattos Pedro Assumpo dos Reis Ferreira

O comportamento anti-social infantil no contexto escolar de Nova Friburgo: anlise das propostas de preveno.

The child antisocial behavior in the school context of Nova Friburgo: analysis of proposals of prevention.

Nova Friburgo Novembro de 2011

O comportamento anti-social infantil no contexto escolar de Nova Friburgo: anlise das propostas de preveno.

The child antisocial behavior in the school context of Nova Friburgo: analysis of proposals of prevention.
Pedro Assumpo dos Reis Ferreira* Ivan Motta Mattos** Resumo O presente trabalho fruto da pesquisa de caracterizao da rede de ensino municipal de Nova Friburgo quanto s aes de preveno do comportamento anti-social infantil, cujo objetivo foi analisar qualitativamente estas propostas e compar-las, segundo sua localizao em reas de risco para vulnerabilidade social. Para tanto, aplicou-se um questionrio em 38 representantes (gestores e/ou orientadores) das escolas e a anlise dos dados apontou que as aes de preveno estruturam-se segundo a necessidade, quando os casos j ocorreram, configurando nveis secundrios e tercirios de preveno, mais prximos da concepo de interveno. Portanto, torna-se necessrio que aes de preveno primria sejam estruturadas e incorporadas rotina escolar em Nova Friburgo. Palavras-chave: Preveno; Comportamento anti-social infantil; Contexto escolar; Nova Friburgo.

Abstract This study is a survey to characterize the scholar system of Nova Friburgo, in relation to the actions to prevent child anti-social behavior. The objective was to qualitatively analyze these proposals and compare them according to their location in social vulnerability risk areas. For this purpose, 38 school representatives (managers and/or advisors) answered a questionnaire and the analysis indicated that preventive actions are structured according to "necessity" when the incidents have already occurred, setting up secondary and tertiary levels of prevention, closer to the intervention conception. Therefore, it is necessary to structure and incorporate primary prevention actions into the scholar routine of Nova Friburgo.

Keywords: Prevention; Child anti-social behavior; School context; Nova Friburgo.

*Aluno do 10 perodo do Curso de Psicologia da Universidade Estcio de S, campus Nova Friburgo. ** Aluno do 9 perodo do Curso de Psicologia da Universidade Estcio de S, campus Nova Friburgo.

Introduo
O fenmeno do comportamento anti-social historicamente tem ocupado o pensamento humano, assumindo o posto de objeto de estudo em distintas reas do conhecimento (GOUVEIA et al., 2009; KRISTENSEN et al., 2003). Nos ltimos vinte anos, fatores como o seu aumento significativo, aliados massiva divulgao dada pela mdia somado aos custos pessoais, sociais e econmicos acarretados tm incentivado decisivamente a elaborao de vrios estudos (GOUVEIA et al., 2009; PORTO, 2002). Estes fatores tm levado a alguns progressos no domnio, como fica refletido nos esforos tericos de definio e delimitao do conceito, e no elevado nmero de possibilidades em termos metodolgicos (FONSECA e SIMES, 2002), permitindo, com isso, sua investigao segundo distintos pontos de vista. No mbito deste trabalho, entende-se como anti-social todo comportamento que infrinja regras e/ou normas sociais ou que seja uma ao intencional que viole os direitos bsicos dos outros, como agresso contra pessoas ou animais; destruio deliberada da propriedade alheia (vandalismo, piromania); defraudao ou furtos; e srias violaes de regras (ausncia escolar ou fugas de casa) (PACHECO, et al., 2005; APA, 2002). Recentemente, estudos epidemiolgicos realizados tm indicado um crescente aumento na prevalncia e intensidade dos problemas de comportamento tanto na infncia, como na adolescncia (PACHECO et al., 2005), de modo que, de todos os problemas diagnosticados nestas fases de desenvolvimento, os comportamentos antisociais so os mais freqentes e provocam a maior preocupao da sociedade, devido, em parte, quantidade de pessoas afetadas (KOCH e GROSS, 2007) e suas graves implicaes sade (CARDIA, 2003). Outro ponto de vista, que passa a predominar entre os pesquisadores, baseiase em certo consenso acerca da importncia de se conhecer as variveis que possam explicar e auxiliar na promoo eficaz de estratgias de preveno e enfrentamento do problema (GOUVEIA et al., 2009), tornando estes empreendimentos de especial importncia para o campo social e da sade (MINAYO e SOUZA, 1999). Embora no se tenha alcanado, ainda, um quadro terico definitivo das causas que predispem ao desenvolvimento do comportamento anti-social entre crianas e adolescentes, muitos estudos tm sido conduzidos, segundo as mais

diversas perspectivas tericas, algumas das quais tm demonstrado maior poder preditivo em detrimento de outras (KOCH e GROSS, 2007). Dentre elas, uma perspectiva recente que vem se destacando, devido, em parte sua abrangncia explicativa do fenmeno da interao anti-social, a teoria geral da agresso, de Anderson e Bushman (2002). Nesse modelo, as crenas pessoais so determinantes da forma como o indivduo vai significar um evento, influenciando assim a sua reao. Essa teoria se fundamenta na existncia de estruturas de conhecimento e subtipos de estruturas que se desenvolvem a partir de experincias do indivduo e, conforme vo sendo utilizadas tendem a se automatizar, j que os resultados finais servem como input para o prximo episdio, constituindo um ciclo de interao social continuada (RIBEIRO e SANI, 2009; KRISTENSEN et al., 2003). Entretanto, curiosamente, em meio a diversos estudos que investigaram a etiologia, percebe-se que h linhas gerais que assinalam certo consenso acerca de alguns fatores que desempenham a funo de proteo ou expem os indivduos ao risco de desenvolverem o comportamento anti-social, mesmo que a nfase atribuda aos fatores varie conforme as diversas vertentes. Entende-se por fatores de risco as variveis que esto relacionadas a uma maior incidncia de resultados negativos ou indesejveis; j os fatores de proteo so recursos pessoais ou sociais que influenciam no desenvolvimento do individuo, atenuando ou impedindo a resposta individual a algum risco ambiental que predispe ao resultado mal-adaptado. (KAZDIN e BUELA-CASAL, 2001; SILVEIRA et al., 2003; MAIA e WILLIAMS, 2005). Neste caso em particular, interessa-nos os fatores associados s condies pessoais, escolares e comunitrios (ver Tabela 1). Kazdin e Buela-Casal (2001) apontam ainda outros fatores que contribuem para incrementar o risco de condutas anti-sociais, mas ressalta a necessidade de combinao de vrios deles. medida que se vai estabelecendo uma compreenso mais acurada dos fatores causais subjacentes ao comportamento anti-social infantil, surgem, por conseguinte, condies facilitadoras para a construo de esforos preventivos, que tem, ultimamente, levado a uma mudana no otimismo em relao aos alcances destas aes (ASSIS e CONSTANTINO, 2005; NAVAS-COLLADO e MUOZGARCA, 2005).

Tabela 1: Fatores de risco e proteo para o desenvolvimento do comportamento anti-social:


Fatores de risco Histria de vitimizao ou envolvimento com a violncia; Dficit de ateno, hiperatividade ou problemas de aprendizagem; Desordem de conduta; Histria de comportamento agressivo precoce; Envolvimento com drogas, lcool, tabaco; Baixo Quociente Intelectual; Controle comportamental pobre; Dficit ao nvel das competncias scio-cognitivas ou de processamento da informao; Crenas e atitudes anti-sociais; Elevado stress emocional; Exposio a violncia e conflito na famlia. Associao com pares delinqentes; Envolvimento com gangs; Rejeio social pelos pares; Falta de envolvimento em atividades convencionais; Baixos resultados acadmicos; Baixo compromisso com a escola e fracasso escolar. Oportunidades econmicas diminutas; Alta concentrao de residentes pobres; Elevado nvel de transitoriedade; Elevado nvel de disrupo familiar; Baixos nveis de participao comunitria; Vizinhanas socialmente desorganizadas. Fatores de proteo Atitude intolerante face violncia; Elevado Quociente Intelectual ou bons resultados escolares; Orientao social positiva; Competncias de gesto de stress e regulao emocional; Temperamento resiliente; Percepo do apoio social de adultos e pares; Valorizao do envolvimento em atividades religiosas; Saudvel sentido de si; Expectativas positivas/otimismo face ao futuro.

Individuais

Compromisso com a escola; Boa relao com os pares; Aprovao dos amigos pelos pais; Motivao/atitude positiva face escola; Escolas de elevada qualidade/regras/ padres/critrios claros; Envolvimento em atividades sociais. Coeso social; Expectativas elevadas por parte da comunidade; Comunidades economicamente estveis; Ambientes promotores de segurana e sade.

Comunidade

Escola/pares

Ribeiro, 2008

Psicologia e preveno No campo da cincia preventiva, a Psicologia tem prestado contribuies relevantes, na medida em que disponibiliza modelos de interveno focados nas caractersticas centrais presentes nas etapas de desenvolvimento de crianas e

adolescentes, logo, adaptando os contedos e procedimentos da preveno s demandas especficas desta populao (ZAMBERLAN, 2003). Aliado a isso, traz-se a constatao de que possibilitar um desenvolvimento saudvel a melhor forma de se prevenir o envolvimento de crianas e jovens em situaes de risco, como o caso dos comportamentos anti-sociais. (RUOTTI et al., 2006; MAIA e WILLIAMS, 2005; CUNHA e RODRIGUES, 2010). neste sentido que se tem orientado as vertentes mais recentes e promissoras dos programas de preveno da violncia (CARDIA, 2006; PERES et al., 2010). Nessa vertente, a promoo do desenvolvimento saudvel est atrelada concepo mais ampla de sade (CUNHA e RODRIGUES, 2010), o que inclui as dimenses psicolgica e social. Por isso, considera essencial a vinculao dos jovens s diferentes esferas de socializao (famlia, escola, comunidade, grupo de pares), que devem suprir suas necessidades bsicas e promover o desenvolvimento de suas capacidades, incluindo competncias social, emocional e cognitiva. Atuando assim, de maneira mais abrangente, ao invs de ter como objetivo um nico comportamento, passam a ter como alvo mltiplos problemas de comportamento em um contexto especfico (PERES et al., 2010). Dentro desta perspectiva, um modelo que vem sendo proposto pela Organizao Mundial de Sade (WHO, 1997), o de Habilidades de Vida, considerado uma estratgia para a reduo de comportamentos de risco e o aumento dos cuidados com a sade fsica e mental (PAIVA e RODRIGUES, 2008). Esse modelo consiste em favorecer o desenvolvimento de um conjunto de dez competncias, sendo agrupadas em categorias que se complementam: habilidades sociais e interpessoais; habilidades cognitivas; e habilidades para manejar as emoes. O conjunto composto pelas habilidades: autoconhecimento, empatia, comunicao eficaz, relacionamentos interpessoais, tomada de decises, resoluo de problemas, pensamento criativo, pensamento crtico, lidar com os sentimentos e emoes e lidar com o estresse (cf. PAIVA e RODRIGUES, 2008). Especialmente em relao possibilidade de se prevenir a violncia, indcios tem sustentado o melhor aproveitamento dos esforos primrios e secundrios, que tem tornado mais exitosas as aes iniciadas precocemente, na infncia (RIBEIRO, 2008; PERES et al., 2010), devido rapidez com que crianas e adolescentes se recuperam fsica e emocionalmente e sua flexibilidade e potencial para mudana (RUOTTI et al., 2006).

Preveno no contexto escolar A preveno da violncia torna-se tambm uma tarefa dos profissionais da educao, dado que o comportamento anti-social infantil no contexto escolar se apresenta como o principal responsvel por inviabilizar o processo ensinoaprendizagem contemporneo, tornando impotentes os educadores, orientadores e diretores diante do problema (OLIVEIRA et al., 2009), causando a evaso e/ou expulso escolar e, a longo prazo, o aumento da violncia social (BARBOSA et al., 2011). A consecuo, por esses profissionais, dessa tarefa se faz possvel, uma vez que a prtica preventiva utiliza mais recursos educativos do que teraputicos propriamente ditos, e os fatores individuais de risco ao desenvolvimento do comportamento anti-social infantil apresentam-se como padro de conduta aprendida nas relaes sociais, portanto, passveis de alteraes por meio de mudanas nos padres de interao. Junto a isso, tm-se os fatores protetivos escolares, que tornam este espao parte do problema e parte da soluo: educar o indivduo para evitar o comportamento anti-social. Dessa forma, como a escola conserva o domnio sobre os recursos educativos e mantm, nesse local, crianas e adolescentes em convvio por um perodo importante de crescimento e desenvolvimento no qual iro aprender a se relacionar umas com as outras, adquirir valores e crenas, desenvolver senso crtico, autoestima e segurana (RUOTTI et al., 2006) passa a ser, ento, considerada um locus privilegiado para aes de promoo da sade e preveno das doenas em seus atores, especialmente crianas e adolescentes (BRASIL, 2006). Esse papel tem ainda maior peso quando no h, na comunidade, uma rede de servios de proteo social que d um atendimento suplementar a essas crianas, aps o horrio escolar, tendo em vista que as razes da violncia na escola brotam da violncia no bairro, na famlia e em condies estruturais como a pobreza e privao tpicas das condies de vulnerabilidade. Alm disso, a violncia vivenciada ou testemunhada fora da escola gera impacto direto e indireto sobre a vida escolar, ao afetar o desempenho dos estudantes, as relaes entre os alunos e destes com os professores (NJAINE e MINAYO, 2003). Neste estudo visamos analisar qualitativamente as aes de preveno empregadas pelas unidades escolares da rede de ensino municipal de Nova Friburgo,

comparando-as segundo sua localizao em reas consideradas de risco vulnerabilidade social. Nossa preocupao com a anlise das propostas de preveno se deve forma incipiente com que esta adotada, trazendo dvidas quanto s aes que realmente conseguem obter resultados efetivos na preveno da violncia (PERES et al., 2010; SILVEIRA e PEIXOTO, 2010), alm de representar uma oportunidade para refinar indicadores de resultados e comparar xitos e limites (GOMES, et al., 2007).

Mtodo
Amostra Participaram desta pesquisa gestores e orientadores das equipes pedaggicas de 38 escolas municipais da rede de ensino de Nova Friburgo, todos do sexo feminino, com idade mdia de 45 anos e escolaridade de nvel superior. Destes, 23 (61%) possuem pelo menos uma ps-graduao, e 13 (34%) participam de atividades de atualizao ou formao continuada. Alm disso, o tempo mdio de ocupao do cargo de gestor foi de 4 anos e 3 meses (DP 2,12), sendo que 37 (99%) relatam ter experincia anterior na rea de educao e 34 (90%) no exercem outra atividade profissional paralelamente e as que exercem, o fazem em sua maioria na rea de educao. A amostra distribuiu-se entre dois grupos: risco (R) e no-risco (NR), segundo critrio de localizao em reas consideradas de risco elevado de vulnerabilidade urbana, conforme dados do Conselho de Segurana de Nova Friburgo (CESEC, 2009); ficando no grupo R 22 escolas (58%) que se localizam em reas de risco para violncia urbana; enquanto o grupo NR foi composto por 16 escolas (42%) de reas consideradas no violentas. Instrumento Foi feita uma pesquisa ex post facto, de tipo estudo de campo, exploratria. O instrumento utilizado foi um questionrio de auto-relato, misto (questes abertas e de mltipla escolha) que foi pr-testado e aperfeioado. O questionrio foi dividido em dois eixos: I- Prticas de enfrentamento e preveno da violncia e II- Concepes sobre violncia escolar, que englobaram por sua vez cinco reas temticas:

informaes de identificao, informaes acadmicas, informaes profissionais, informaes institucionais e informaes instrumentais (crenas). Procedimento Foi realizado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educao de Nova Friburgo (SME/NF), um encontro com representantes de 63 unidades escolares da rede municipal de Nova Friburgo, de um total de 100 unidades, com o objetivo de apresentar a pesquisa e convid-los a participar. Nesta ocasio foram apresentados, de forma coletiva, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) (GOLDIM, 2003) e o questionrio aos interessados em participar da pesquisa. Aps a anuncia dos mesmos, foram entregues a cpia do TCLE e um envelope contendo o questionrio, as instrues para seu preenchimento e duas folhas de resposta (em anexo). O envelope lacrado foi devolvido pelos participantes na SME/NF aps o prazo de 14 dias. Destas 63 escolas, 43 (68%) devolveram o questionrio no prazo estipulado, sendo que 5 foram excludas por no preencherem condies de apreciao por ausncia de informaes bsicas. As informaes obtidas atravs do questionrio foram submetidas avaliao qualitativa segundo a modalidade de anlise de contedo temtica e estrutural proposta por Bardin (1977). Cada questionrio foi lido e analisado individualmente (anlise vertical) e foram delimitados os trechos mais significativos e centrais, apontados pelos gestores (anlise categorial). Posteriormente, procedemos a uma anlise horizontal das respostas, para verificar a tendncia geral dos participantes a respeito de cada temtica. Por fim, avaliamos a freqncia de respostas em relao aos pontos levantados no questionrio (anlise freqencial).

Resultados e Discusso
No tocante caracterizao das escolas quanto violncia (Tabela 2), 23 (61%) reportaram ocorrncias no atual ano letivo, sendo 16 (42%) do grupo R e 07 (18%) do grupo NR. Quando avaliamos os dados de ocorrncia referentes ao ano letivo de 2010, temos que 21 escolas (55%) indicaram ter havido algum tipo de violncia, sendo 14 escolas do grupo R, o dobro do grupo NR. Destas 21 escolas,

10

todas apresentaram ocorrncias nos dois perodos avaliados, evidenciando uma continuidade da ocorrncia de comportamentos anti-sociais. Entre os tipos de violncia mais freqentes apareceram: verbal (36%) e fsica (32%), taxas parecidas nos dois grupos, embora uma escola do grupo R tenha mencionado incidncia de porte de armas (faca e revlver), o que indicativo de um padro de comportamento anti-social mais grave (APA, 2002). Alm disso, aparece uma diferena em relao quantidade total das ocorrncias nos dois grupos (R=40 e NR=28). Ainda em referncia quantidade, o grupo R teve 157 ocorrncias no ano de 2010 e o grupo NR apenas 46 (23%), o que pode sugerir a influncia do ambiente, dado que a exposio violncia em contextos de maior vulnerabilidade social aumenta a probabilidade de ocorrncia da violncia nas escolas (NJAINE E MINAYO 2003).

Tabela 2: Caracterizao das escolas municipais de Nova Friburgo investigadas

Caractersticas Grupo R Violncia no atual ano letivo 16 Tipos de violncia Verbal 14 Fsica 13 Vandalismos 6 Roubos ou 7 furtos T= 40 Evaso por violncia 1 Ocorrncias de violncia* Unidades escolares Quantidade

% total

% relativa

Grupo NR

% total

% relativa

Total (T)

42%

73%

07

18%

44%

23(61%)

21% 19% 9% 10% 59%

35% 33% 15% 17% 100%

10 9 6 3 T= 28

15% 13% 9% 4% 41%

36% 32% 21% 11% 100%

24(36%) 22(32%) 12(18%) 10(14%) 68(100%)

2,6%

4,6%

1(2,6%)

14 157

36% 77%

63% ------

07 46

18% 23%

44% ------

21(55%) 203

(*) Consideradas para o ltimo ano letivo, referente ao perodo de fev./dez. de 2010.

J, no que tange s aes de enfrentamento da violncia existente nas escolas levantadas, temos que a linha de ao das mesmas se direciona para trs pblicos, que so: o prprio aluno; responsveis e terceiros (ex. Conselho Tutelar e Ministrio Pblico). No que se refere ao primeiro, a presente pesquisa apontou que 58%

11

(R=42% e NR=16%) direcionam suas aes para os prprios alunos, sendo essas prticas divididas entre conversas, registros da ocorrncia e, em dois casos, a punio. J as atividades direcionadas aos responsveis foram utilizadas por 66% dos gestores (R=42% e NR=24%), sendo essas aes basicamente conversa ou comunicao do ocorrido famlia. Enfim, nas atividades relacionadas ao terceiro caso, temos que 45% direcionam a demanda existente para terceiros (R=24% e NR=21%), encaminhando os casos para o Conselho Tutelar e/ou Ministrio Pblico e/ou outro profissional (por exemplo: Psiclogo). Na Tabela 3, referente s aes de preveno, predominaram no aspecto Atividades, dentro do grupo R, as de carter interativo, como: dinmica de grupo (R=6), dilogos e reunies (R=10) e atividades ldicas (R=5). Aparecem com menor freqncia as atividades expositivas como: palestras e apresentaes (R=8), filmes, vdeos educativos (R=5) e teatros/fantoches (R=3). Esta tendncia permaneceu no grupo NR. Outro dado interessante est na freqncia com que foram referidas as prticas de interveno (p. ex. atendimento individual) (Total=6, R=4 e NR=2), cabendo meno at aos atos de punio (NR=1). Quanto ao aspecto Objetivo (Tabela 3), nota-se que os dois mais frequentes foram conscientizar/orientar (T=16) e sensibilizar/trabalhar valores (T=14), e na sequncia aparece diminuir a violncia (T=7). Uma ocorrncia observada foi o fato de o objetivo trabalhar a agressividade ter aparecido em 5 escolas, em maior proporo no grupo de no risco (NR=4). Esta tambm foi a freqncia da responsabilizao (R=4). Alm disso, poucas experincias se voltaram para melhorar a socializao/integrao de alunos, somente 13% (T=4), todas do grupo R. Interessante mencionar que na relao entre os aspectos Atividade e Objetivo observou-se que a interatividade nas aes foi mais utilizada, porm, os objetivos de socializao no foram os mais freqentes, tendo aparecido somente em 4 escolas do grupo de risco, no acompanhando a perspectiva entre interatividade e socializao. Percebe-se tambm certa incongruncia frente aos dados instrumentais (crenas) levantados no questionrio, em que socializao/relacionamento foram elencados 14 vezes como sendo a maior dificuldade encontrada na escola em relao aos alunos com comportamento anti-social.

12

Tabela 3: Aes de preveno da violncia escolar


Aspectos Atividades Interativas Expositivas Objetivo Conscientizar Sensibilizar Pblico Segmento Infantil Fundamental Participao Responsveis Comunidade Escola Restrita Foco Violncia Valores Estrutura Planejamento E.P. Terceiros Avaliao E.P. Terceiros Frequncia Necessidade Contnuo Grupo R 15 11 7 8 % total* 50% 37% 23% 27% % relativa 94% 69% 44% 50% Grupo NR 9 9 9 6 % total* 30% 30% 30% 20% % relativa 64% 64% 64% 43% Total* (T) 24 (80%) 20 (67%) 16 (53%) 14 (47%)

7 13 5 4 5 5 16 11

23% 43% 17% 13% 17% 17% 53% 36%

44% 81% 31% 25% 31% 31% 100% 69%

6 12 4 4 4 5 9 5

20% 40% 13% 13% 13% 17% 30% 17%

43% 86% 29% 29% 29% 36% 29% 36%

13 (43%) 25 (83%) 9 (30%) 8 (26%) 9 (30%) 10 (34%) 25 (83%) 16 (53%)

14 2 14 1 12 1

47% 7% 47% 3% 40% 3%

88% 13% 88% 6% 80% 6%

9 1 10 1 4 2

30% 3% 33% 3% 13% 7%

64% 7% 71% 7% 29% 14%

23 (77%) 3 (10%) 24 (80%) 2 (6%) 16 (53%) 3 (10%)

E.P.= Equipe Pedaggica (*) Considerando a amostra de 30 escolas que tiveram aes de preveno.

Em relao ao Pblico-alvo (Tabela 3), nos dois grupos (R e NR), a maioria das aes de preveno ocorreu com todos os alunos, sem distino entre violentos ou no. Apenas 5 aes voltaram-se somente aos alunos violentos, sendo todas do grupo R. Essas aes acontecem principalmente no ensino fundamental I (T=25) e no infantil (T=13), porm, a maioria 10 (R=5 e NR=5) restringe a participao aos alunos, 9 (R=5 e NR=4) so abertas aos responsveis, 9 (R=6 e NR=3) escola e 8 (R=4 e NR=4) comunidade. Nesse ponto, faz-se importante relacionar o pblico-alvo com as crenas dos gestores sobre a origem da violncia, em que 19 sujeitos da pesquisa pontuaram que esse problema deriva da famlia, e somente 5 mencionaram o prprio indivduo, sendo que, com isto (ver dados da tabela 3), a prtica caminha na contra-mo da concepo das equipes pedaggicas, j que, dentro das propostas realizadas, existe

13

uma inverso, pois o foco est direcionado ao aluno, existindo, inclusive, restrio participao dos responsveis. Quanto ao Foco das aes de preveno (Tabela 3), 25 (R=16 e NR=9) voltaram-se violncia, indisciplina ou falta de limites, sendo a maioria do grupo R, o que, talvez, represente a tentativa de conscientizar os alunos das reas de maior vulnerabilidade e como visto aqui, tambm de maiores ocorrncias de violncia na escola do carter negativo desse tipo de conduta. Ao que se segue o foco dos valores e princpios ticos (T=16), que so trabalhados principalmente no grupo R, o que pode apontar para a necessidade de conscientiz-los de seus direitos e deveres. Acerca da Estrutura das aes, percebe-se que o planejamento e a avaliao das mesmas so, em sua maioria, realizados pela equipe pedaggica das escolas, tendo o quantitativo de 23 escolas (R=14 e NR=9) que realizam seu prprio planejamento e 24 (R=14 e NR=10) a avaliao de suas prprias aes, sendo que somente uma escola envolveu os alunos no processo de avaliao das aes realizadas, assim como somente uma utilizou os responsveis no planejamento. Nota-se situao oposta em duas das propostas que se apresentam totalmente desestruturadas (sem planejamento e avaliao). Tambm da Estrutura tiramos que, do total de atividades realizadas, somente 9 foram consideradas sistemticas, seguindo o critrio de continuidade, sendo que quando a proposta faz parte da programao anual das escolas, acontecem, em sua grande maioria, com baixa freqncia, sendo 5 (R=4 e NR=1) semanais e somente 3 (R=3) mensais, ou seja, apenas 8 (27%) do total dos gestores realizam as aes mais de uma vez ao ano. Uma anlise geral dos cinco aspectos caracterizadores das aes de preveno permitiu classific-las de acordo com os nveis adotados, isto , se tinha por objetivo evitar o comportamento anti-social (primrio), trabalhar com populaes que apresentam fatores de risco com o intuito de diminuir a probabilidade de incidncia do comportamento anti-social (secundrio) e por fim, se o trabalho era realizado com o objetivo de intervir aps o acontecimento para diminuir os agravos (terciria) (ALMEIDA, 2005). Nesse sentido, temos que 19 (63% - R=11 e NR=8) realizam a preveno terciria, como nos casos do Sujeito 24, que ressaltou que as prticas ocorrem de acordo com a necessidade, quando esto mais violentos, e do Sujeito 72 que informou que as aes ocorrem uma vez por semana, com quem estiver envolvido

14

[em ocorrncias de violncia]. Num contraponto, temos que apenas 5 (17%) realizam a preveno em nvel primrio, todos do grupo de no-risco, embora no se possa, com estes dados, assinalar que estas prticas so responsveis pelas escolas do grupo NR apresentarem menor nmero de ocorrncias de violncia, como vimos. Retornando tabela 3, no que se refere aos aspectos Objetivo e Foco, foi possvel verificar quais eram as pretenses das escolas nas aes preventivas, e observou-se que 22 (R=12 e NR=10) atuaram sobre os fatores de risco, 21 (R=12 e NR=9) sobre os fatores de proteo e 18 (R=10 e NR=8) incidiram na promoo de capacidades que se aproximam dos pressupostos das habilidades de vida. Cabe mencionar que, dentre os fatores de risco trabalhados, todas as escolas concentraram-se na desordem de conduta (agressividade e violncia), havendo apenas 6 escolas que buscaram atuar tambm sobre outros, como envolvimento com drogas, e 3 em exposio violncia e conflito na famlia ou negligncia. Quanto aos fatores protetivos, esta tendncia tambm se repetiu, havendo concentrao no fator orientao social positiva (direitos e deveres, e princpios ticos e morais). Em pequena proporo apareceram tambm aes relativas auto-estima (T=3). Uma (R=1) valorizou o comprometimento com atividades escolares e outra (NR=1) com as religiosas. Por fim, houve escolas que aproximaram suas prticas de preveno dos pressupostos de habilidades de vida, mas aqui tambm houve concentrao em alguns poucos aspectos, como socializao e autoconhecimento. Por conta disso, aponta-se a necessidade de ampliao deste enfoque, com vistas a incluir as demais habilidades, bem como para trabalh-las de forma mais ativa e sistemtica.

Consideraes Finais
A anlise das aes de preveno do comportamento anti-social no contexto escolar de Nova Friburgo indicou a presena de alguns pontos positivos e limites. Como os efeitos dos programas de preveno se verificam por meio do aumento dos fatores de proteo e, simultaneamente, da diminuio de fatores considerados de risco de surgimento de problemas futuros (SILVEIRA et al., 2003), podemos concluir que estes fatores constituem um bom parmetro para anlise das aes investigadas.

15

A este respeito, as aes que se focaram na conscientizao das crianas sobre seus direitos e deveres possuem maiores chances de alcanarem resultados positivos na preveno da violncia, medida que o acesso informao e seu uso responsvel assume papel fundamental na construo da cidadania (GOMES et al., 2007). E nisso, aparecem tambm algumas aes que citaram o trabalho com valores (respeito, solidariedade, entre outros), atuando na promoo de aspectos positivos para, com isso, diminurem a probabilidade de envolvimento em condutas antisociais. No entanto, essas aes analisadas desperdiam uma valiosa chance de trabalhar os fatores protetivos escolares, que atuariam no apenas sobre a violncia, como tambm em aspectos da competncia escolar, aumentando o compromisso e engajamento com as atividades e diminuindo, por conseguinte, a probabilidade de fracasso escolar (incluindo evaso ou expulso). Outro parmetro para anlise est na capacidade das aes de preveno para trabalharem habilidades que possam se perpetuar ao longo do desenvolvimento das crianas e adolescentes, aumentando o envolvimento nos cuidados com a sade e com uma atuao de cidadania, como o caso das habilidades de vida que algumas aes buscaram trabalhar, contudo, de forma ainda tmida. Para a efetivao destes ganhos, faz-se conveniente e importante expandir essas aes para contemplarem tambm as demais oito habilidades de vida. Nesse ponto, seria de grande valia a participao de profissionais da rea de Psicologia, uma vez que possuem conhecimentos profundos dessas habilidades e dos formatos de interao humana. Uma parte tambm relevante deste trabalho de anlise das aes de preveno constitui o levantamento dos limites e dificuldades por que passam as instituies investigadas. Nesse sentido, o primeiro deles citado pelos gestores como sendo o estabelecimento de parceria com instituies e profissionais especializados. O segundo est na parceria com as famlias, que faltou ser melhor articulada e expandida. Somado a isto, tm-se as dificuldades estruturais da rede pblica de ensino, explanada pela carncia de funcionrios e de recursos materiais e financeiros. Sobre isto, nos fala o Sujeito 1: com certeza, carncia de funcionrios, (...) entendemos que se tivssemos um nmero suficiente de funcionrios,

conseguiramos desenvolver melhor as atividades de preveno violncia".

16

Em meio pesquisa, notamos algumas dificuldades gerais inerentes s aes realizadas nas escolas da amostra, bem como s que geraram reflexo na metodologia utilizada. Embora algumas polticas pblicas de preveno da violncia escolar estejam sendo desenvolvidas no municpio, existem desafios a superar. Como ficou observado pela presente pesquisa, essas aes vm se configurando de forma fragmentada, apresentando descontinuidades ao longo do ano e dos segmentos de ensino, no chegando a se concretizar como prtica das prprias instituies escolares, enquanto parte de seus projetos pedaggicos como se pde verificar atravs da baixa taxa de continuidade e do fato de haver repetidas menes aos encaminhamentos como forma de solucionar o problema da violncia. Quanto aplicao destas aes, notamos a inteno de evitar/remediar o comportamento anti-social, que indica um baixo aproveitamento das potencialidades do espao privilegiado que o ambiente escolar, ao permitir que se alcance uma maior gama de crianas e adolescentes, objetivando antecipar-se ao problema (RODRIGUES et al., 2008). Portanto, a partir dos dados analisados, fica evidente a necessidade de investimentos, em especial, nas aes de preveno no grupo NR. E, de um modo geral, investir na preveno em nvel primrio, com a inteno de desenvolver as competncias sociais, cognitivas e emocionais das crianas e adolescentes, visando com isso no apenas um decrscimo do nmero de violncia, mas uma formao integral, mais condizente com o amplo papel ao qual a escola passa a desempenhar junto s crianas e adolescentes, a saber: de promotor da sade e cidadania. A pesquisa traz ainda como pontos problemticos, o fato de oito (8) escolas no apresentarem sequer alguma atividade de preveno que se destine violncia, apesar do registro de casos em sua rotina e, duas no as estruturarem. Ademais, h a falta de registros institucionais sistemticos e organizados, que possam levar a uma apreenso realista do problema da violncia nas escolas, de modo a auxiliar na proposio de aes de preveno e enfrentamento adequadas a essa realidade. A ausncia de uma cultura de avaliao das aes que levem em considerao no simplesmente os resultados enquanto percepo isolada dos professores e profissionais da educao, mas que incluam tcnicas metdicas para a construo de indicadores qualitativos e quantitativos, e que envolvam os alunos e responsveis,

17

ainda representa uma dificuldade maioria das aes de preveno do comportamento anti-social infantil nas escolas municipais de nova Friburgo. Assim, embora as anlises dessas iniciativas ainda sejam insuficientes, possvel dizer que h pontos distintos e assimetrias entre os dois grupos amostrais, o que pode sugerir a influncia de fatores comunitrios de risco sobre o desenvolvimento desses comportamentos. Este aspecto leva os projetos de preveno a demonstrarem possibilidades diferenciadas entre as escolas nos dois grupos (R e NR) e, talvez, necessidade de articulao dessas aes de preveno a projetos pblicos mais amplos que abarquem toda comunidade. No entanto, cabe ressaltar que, dadas s dificuldades de ordem metodolgicas inerentes a presente pesquisa, sugere-se a realizao de um estudo avaliativo mais profundo das referidas prticas de preveno, a fim de acompanhar o desenvolvimento das suas atividades.

18

Referncias bibliogrficas
ALMEIDA, L.. Da preveno primordial preveno quaternria. Revista Portuguesa de Sade Pblica, v. 23, n.1, pp. 91-96, 2005. ANDERSON, C.; BUSHMAN, B.. Human aggression. Annual Review of Psychology, v. 53, pp. 27-51, 2002. ASSIS, S.; CONSTANTINO, P.. Perspectivas de preveno da infrao juvenil masculina. Cincia e Sade Coletiva, v. 10, n. 1, pp. 81-90, 2005. ASSOCIAO PSIQUITRICA AMERICANA. Manual diagnstico e estatstico de transtornos mentais (DSM-IV-TRTM). 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. BARBOSA, A. et al.. Agressividade na infncia e contextos de desenvolvimento: famlia e escola. Psico, v. 42, n. 2, pp. 228-235, abr./jun. 2011. BARDIN, L.. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70, 1977. BRASIL, Ministrio da Sade. Escola promotora de sade: experincia do Brasil. Ministrio da Sade/Organizao Pan-Americana da Sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2006. CARDIA, N.. Exposio violncia: seus efeitos sobre valores e crenas em relao violncia, polcia e direitos humanos. Lusopotie, pp. 299-328, 2003. CARDIA, N.. Estado del arte de los programas de prevencin de la violencia en jvenes, basados en la promocin del desarrollo. Washington, D.C.: OPS, 2006. CENTRO DE ESTUDOS DE SEGURANA E CIDADANIA. Diagnstico da segurana pblica em Nova Friburgo. CONSEG: Nova Friburgo, 2009. CUNHA, N; RODRIGUES, M.. O desenvolvimento de competncias psicossociais como fator de proteo ao desenvolvimento infantil. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 1, n. 2, pp. 235-248, dez., 2010. FONSECA, A.; SIMES, M.. Estudo do comportamento anti-social: algumas consideraes metodolgicas. In: FONSECA, A.. (org.) Comportamento anti-social e famlia: uma abordagem cientfica. Portugal: Almedina, 2002. GOLDIM, J. et al.. O processo de consentimento livre e esclarecido em pesquisa: uma nova abordagem. Rev. Assoc. Med. Bras., v. 49, n. 4, p. 372-4, 2003.

19

GOMES, R. et al.. xitos e limites na preveno da violncia: estudo de caso de nove experincias brasileiras. Cincia e Sade Coletiva, v.11, pp. 1291-1302, 2007. GOUVEIA, V. et al.. Questionrio de comportamentos anti-sociais e delitivos: evidncias psicomtricas de uma verso reduzida. Psicol. Reflex. Crit., v. 22, n. 1, pp. 20-28, 2009. KAZDIN, A.; BUELA-CASAL, G.. Fatores de Risco da conduta anti-social. In:_________. Conduta Anti-social. Portugal: McGraw-Hill, 2001. KOCH, L.; GROSS, A.. Caractersticas clnicas e tratamento do transtorno de conduta. In: CABALLO, V..; SIMN, M.. Manual de psicologia clnica infantil e do adolescente. So Paulo: Editora Santos, 2007. KRISTENSEN, C. et al.. Fatores etiolgicos da agresso fsica: uma reviso terica. Estud. psicol. (Natal), v. 8, n. 1, Apr. 2003. MAIA, J.; WILLIAMS, L.. Fatores de risco e fatores de proteo ao desenvolvimento infantil: uma reviso da rea. Temas psicol., v. 13, n. 2, dez. 2005. MINAYO, M.; SOUZA, E.. possvel prevenir a violncia? Reflexes a partir do campo da sade pblica. Cincia & Sade Coletiva, v. 4, n. 1, pp. 7-32, 1999. NAVAS-COLLADO, E.; MUOZ-GARCA, J.. Teoras explicativas y modelos preventivos de la conducta antisocial en adolescentes. Cuadernos de Medicina Psicosomtica y Psiquiatra de Enlace, 75, pp. 22-39, 2005. NJAINE, K.; MINAYO, M.. Violncia na escola: identificando pistas para a preveno. Interface - Comunic, Sade, Educ, v.7, n.13, p.119-34, 2003. OLIVEIRA, J.. Aes das escolas, atravs de seus gestores, no processo de enfrentamento da violncia escolar. 2009. 245 f. Tese (Doutorado em Enfermagem e Sade Pblica) - Universidade de So Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto, So Paulo, 2009. PACHECO, J. et al. . Estabilidade do comportamento anti-social na transio da infncia para a adolescncia: uma perspectiva desenvolvimentista. Psicol. Reflex. Crit., v. 18, n. 1, pp. 55-61, abr. 2005 . PAIVA, F.; RODRIGUES, M.. Habilidades de vida: Uma estratgia preventiva ao consumo de substncias psicoativas no contexto educativo. Estudo e Pesquisa em Psicologia, v.8, n.3, pp. 672-68, 2008.

20

PERES, M. et al. Avaliao de programas de preveno da violncia: um estudo de caso no Brasil. Rev. Bras. Adolescncia e Conflitualidade, v. 2, pp. 5871, 2010. PORTO, M.. Violncia e meios de comunicao de massa na sociedade contempornea. Sociologias, ano 4, n. 8, p. 152-171, jul/dez., 2002. RIBEIRO, M.. Preveno primria da violncia: construo, implementao e avaliao de um programa de interveno em contexto escolar. 2008. 207 f. Dissertao (Mestrado em Psicologia) - Universidade Fernando Pessoa, Portugal, 2008. RIBEIRO, M.; SANI, A.. Modelos explicativos da agresso: reviso terica. Revista da Faculdade de Cincias Humanas e Sociais, Porto: Edies Universidade Fernando Pessoa. pp. 96-104, 2009. RODRIGUES, M. et al.. Preveno e Promoo de Sade na Escola:

Concepes e Prticas de Psiclogos Escolares. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 1, n. 1, pp. 67-78, 2008. RUOTTI, C. et al..Violncia na escola: um guia para pais e professores. So Paulo: Andhep: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2006. SILVEIRA, A.; PEIXOTO, B.. Manual de avaliao de programas de preveno da violncia. Organizao Pan-Americana da Sade/Universidade Federal de Minas Gerais. Braslia: OPAS, 2010. SILVEIRA, J. et al.. Programas preventivos de comportamento anti-social: dificuldades na pesquisa e na implementao. Rev. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 20, n. 3, p. 59-67, set./dez., 2003. WORLD HEATH ORGANIZATION. Life skills education in schools. Geneva: WHO 1997. ZAMBERLAN, M.. (org.) Psicologia e preveno: modelos de interveno na infncia e na adolescncia. Londrina: EDUEL, 2003.

21

ANEXOS

22

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de Participao na Pesquisa

23

24

Instrues de Preenchimento do Questionrio

25

Questionrio

26

27

You might also like