You are on page 1of 16

a Educao Pblica antes da independncia

1. Texto publicado anteriormente em: PALMA FILHO, J. C. (organizador) Pedagogia Cidad Cadernos de Formao Histria da Educao 3. ed.. So Paulo: UNESP- Pr-Reitoria de Graduao/ Santa Clara Editora, 2005.

histria da Educao

Maria Aparecida dos Santos Rocha2


Resumo: O texto apresenta os principais momentos da educao brasileira durante o longo perodo colonial, a que o Brasil esteve submetido (fase jesutica, reformas pombalinas e o perodo joanino). O texto aborda tanto questes relacionadas com a organizao escolar no perodo em questo, como tambm discute teorias educacionais que 2. Doutora em Filosofia pela Faculda- estiveram em jogo no momento histrico considerado, com destaque para a pedagogia de de Filosofia, Cincias e Letras de jesutica. Ao final, h uma extensa bibliografia com textos que abrange todo o perodo e So Jos do Rio Preto, atualmente ainda algumas obras comentadas pela autora.
Instituto de Biologia, Letras e Cincias Exatas (IBILCE) da UNESP. professora aposentada da UNESP.

Palavras-Chave: Educao no perodo colonial. Histria da Educao. Reformas Pombalinas. Perodo Joanino. Educao Jesutica.

A colonizao brasileira foi consequncia do desejo de expanso de Portugal que, assim com a Espanha, a Frana, a Unio das Provncias dos Pases Baixos e a Inglaterra, buscou mecanismos de superao das limitaes provocadas pelas relaes feudais. Como bem mostra Cunha, a colonizao consistiu, basicamente, na organizao de uma economia complementar da Metrpole. (CUnHA, 1980, p. 23). Tal como outros pases, Portugal pretendeu impor a exclusividade do comrcio com as colnias, atravs de uma administrao centralizada, mantendo forte controle fiscal sobre as operaes internas e externas. A primeira providncia adotada para operacionalizar esse objetivo foi a da instalao do regime das Capitanias Hereditrias (1532), mas as dificuldades causadas pela disperso do poder levaram criao de um Governo Geral (1540), primeiro representante do poder pblico no Brasil, com o objetivo de auxiliar e no de substituir o referido regime. (Ribeiro, 1978, p.1). Desse aparelho fiscalizador e repressor da Metrpole participava a Igreja Catlica, representada, sobretudo, pela Companhia de Jesus, cujos funcionrios (burocracia) se integravam ao funcionalismo estatal. O objetivo primordial da Companhia era difundir as teorias legitimadoras da expanso colonial, conseguindo que aceitassem a dominao metropolitana (na figura do seu soberano), e operacionalizar a ressocializao e cristianizao dos ndios, de modo a integr-los como fora de trabalho. (Cunha, 1980, p. 23).

Idealizada por Incio de Loyola (1491-1556), organizada como fora de vanguarda nos quadros da Contra Reforma (1534) e criada oficialmente por bula papal em 1540, por D.Joo III, rei de Portugal, a Companhia de Jesus se fez presente no Brasil nove anos depois, em 1549, quando o primeiro governador geral, Tom de Souza, para c trouxe seis missionrios jesutas, sob a chefia de Manoel da Nbrega. (MATTOS, 1958, p. 35).

histria da Educao

Na segunda metade do sculo XVI, Portugal atravessava um perodo de indefinio, iniciando o despertar para a nova cultura da Renascena. Sem tradies educacionais, o seu sistema escolar comeava a esboar-se, com o analfabetismo dominando no somente as massas populares e a pequena burguesia, como a nobreza e a famlia real. Ler e escrever era um privilgio de poucos, ou seja, de alguns membros da igreja ou de alguns funcionrios pblicos. Portanto, pouco tinha a Metrpole a oferecer em termos de exemplo, se os quisesse dar. Por outro lado, a carncia da Metrpole aumentava as responsabilidades atribudas Companhia de Jesus, uma vez que a ela cabia a significativa responsabilidade da aculturao sistemtica dos nativos pela f catlica, pela catequese e pela instruo. Sendo a situao de Portugal to insatisfatria, entende-se que a maioria dos missionrios no estava preparada para as funes que dela se esperava, incluindo a do magistrio. Nos seus estudos sobre esses religiosos, Luiz Alves de Mattos atribuiu obra jesutica a seguinte periodizao, justificada sobretudo pelo diferente clima mental que, a seu ver, perpassa cada etapa: Perodo Heroico: 1549-1570 Perodo de Organizao e Consolidao: 1570-1759 Perodo Pombalino: 1759-1827 Perodo Monrquico: 1827-1889 Perodo Republicano: 1889-1930 Perodo Contemporneo: 1930 at nossos dias. (Mattos, 1958, p. 15). Segundo esse autor, esse primeiro perodo, cujo trmino coincide com a data de morte do padre Manuel da Nbrega (1517-1570) e com o incio dos cursos de bacharelado e mestrado em Artes no colgio da Bahia, foi o mais frutfero e o que mais impressiona os estudiosos pelo valor pessoal e pela fibra heroica dos personagens que lhe do relevo, num pas agreste e em grande parte ignoto, no qual a par da quase total carncia de recursos, tudo estava ainda por fazer. (MATTOS, 1958, p. 15-16). Diferentemente de seus colegas, nbrega possua vasta cultura, tendo cursado humanidades na Universidade de Salamanca e adquirido o ttulo de bacharel em cnones pela Universidade de Coimbra.

Preocupado com a manuteno e o sustento do trabalho missionrio, Nbrega defendeu uma poltica realista de posse de terras e de escravos, a qual foi refutada formalmente pelos textos cannicos. A prpria Constituio da Companhia de Jesus, aprovada em 1556, deixou claro aos seus membros a obrigao de fazerem votos de pobreza, ou seja, de no terem renda alguma para seu sustento ou para outras finalidades. Esta medida acabou por possibilitar uma soluo muito mais favorvel aos interesses da catequese. Na realidade, a simples posse de terra e de escravos no constitua, para a poca, nas condies do tempo, sustentculo duradouro para os empreendimentos missionrios. (CARVALHO, 1952, p. 141). Os to sonhados recursos financeiros, que fariam crescer e multiplicar as casas da Companhia de Jesus, tiveram origem no Alvar de D. Sebastio (1564), esse documento fixou o padro de redzima, ou seja, a doao da dcima parte de todos os dzimos e direitos para a sustentao do Colgio da Bahia. Como a redzima estendeu-se aos colgios do Rio e de Olinda, a Companhia pde iniciar uma fase mais prspera, amparada pela posse de escravos, fazendas e animais. Observa Mattos que a mais significativa diferena entre a primeira (1549-1570) e a segunda fase (1570-1759) foi caracterizada pelo tipo de dependncia econmica entre religiosos e nativos. Se a primeira fase foi de penria, ela teve o aspecto positivo de obrigar os jesutas, desprovidos de recursos, a conquistar a simpatia popular, mostrando-se identificados com seus problemas, necessidades e anseios. Para o autor, A disparidade entre a rudimentar cultura dos aborgenes e a cultura ocidental e crist mais evoluda dos colonizadores lusos do sculo XVI gerava inmeros problemas de difcil soluo e criava situaes complexas de no menos difcil superao. Assim, a tarefa dos jesutas foi a de Sobrepor-se a esse contnuo entrechoque e manter uma atitude fundamental de imparcialidade, sem quebra da fidelidade devida matriz da cultura europeia e crist, para melhor poder aproximar essas culturas e integr-las numa nova e coesa realidade social. (MATTOS, 1958, p. 301). no perodo seguinte, sem a preocupao da ausncia de recursos, os jesutas teriam se voltado para o passado clssico e medieval, divorciando-se da realidade imediata e abdicando de sua funo de liderana social. A cultura deixou de ser posta a servio da sociedade para se colocar margem da vida, dedicada conservao dos esquemas mentais clssicos e das convenes sociais estabelecidas. (MATTOS, 1958, p. 297). Como analisa Villalobos, servindo a uma sociedade latifundiria e escravocrata e fomentando o gosto pela cultura literria de base clssica, os jesutas impuseram, em suas escolas, uma disciplina frrea, de esprito rotineiro e conservador, visando, sobretudo, uniformidade cultural e domesticao da mente: A pedagogia autoritria de que se utilizavam servia tanto aos interesses da Igreja como aos do governo portugus, que via na f e na autoridade da religio o melhor instrumento de dominao poltica e na uniformidade

histria da Educao
3

da cultura o melhor freio para os sentimentos nacionais de independncia. (VILLALOBOS, 1959, p. 41). No primeiro perodo (1549-1570), o Estado cerceou vrias iniciativas dos missionrios. A viso progressista de Nbrega teve que enfrentar obstculos advindos das concepes conservadoras e repressoras da Coroa e da cpula da Companhia. Os jesutas foram proibidos, pelo prprio Incio de Loyola (1553), de se encarregarem de instituies de rfos e de oferecerem, como planejava Nbrega, um ensino profissional e agrcola para formar pessoal capacitado em outras funes essenciais vida da Colnia. Tais atividades foram consideradas contrrias aos objetivos da Companhia. nbrega tambm foi impedido de abrigar e educar as meninas indgenas, ou seja, as pequenas mamelucas e cunhats. Surpreendentemente, a ideia de educar as crianas do sexo feminino parece ter-se originado entre os prprios indgenas da Bahia (1552). Primitivos, mas sem preconceitos, solicitaram a Nbrega que fundasse tambm um recolhimento para suas filhas, confiando-as a mulheres cultas e virtuosas. (RIBEIRO, 2000, p. 80). Sem contato com a mentalidade europeia, que vedava ao sexo feminino qualquer instruo alm da doutrina crist e das artes domsticas, os indgenas no viam razo para se estabelecer uma diferena de oportunidades educacionais a favor do sexo masculino. Ideia originalssima, indita at mesmo para nbrega e Tom de Souza. Mas nbrega a acatou e a defendeu - conseguindo at mesmo a adeso de Tom de Souza -, solicitando Rainha Catarina, uma das poucas mulheres a valorizar as tradies humanistas, para apoilo junto a D.Joo III. Porm nada pde ser feito, apesar do empenho da Rainha: Aparentemente, o Brasil estava pedindo mais do que as prprias filhas da alta nobreza do reino, com raras excees podiam ter. (MATTOS, 1958, p. 90). A mentalidade da poca ainda era incompatvel com a igualdade de oportunidades de instruo para os dois sexos. Como a catequizao dos ndios cabia Companhia de Jesus, atribuiu-se aos padres seculares os servios religiosos nos latifndios, como capeles residentes ou como procos nos centros urbanos, ambas as tarefas subordinadas s exigncias ecumnicas e aos interesses da religio. Apesar dos problemas de ordem burocrtica e dos choques com a autoridade do patriarca, senhor absoluto da mulher e dos filhos, os jesutas, em nome de Deus, foram conquistando esses elementos dominados. Como nica fora moral capaz de contrapor os excessos da arbitrria autoridade do senhor, os jesutas, hbil e sutilmente, doutrinaram os meninos nas escolas e as mulheres nas capelas e igrejas. (SAFFIOTI, 1969, p. 198). no segundo perodo, a obra inicial de catequese foi sendo enfraquecida para atender educao da elite de modo que a criao de colgios assumiu uma importncia maior que a da atividade missionria:

histria da Educao
4

Assim, os padres acabaram ministrando, em princpio, educao elementar para a populao ndia e branca em geral (salvo as mulheres), educao mdia para os homens da classe dominante, parte da qual continuou nos colgios preparando-se para o ingresso na classe sacerdotal, e educao superior religiosa s para esta ltima. A parte da populao escolar que no seguia a carreira eclesistica encaminhava-se para a Europa, a fim de completar os estudos, principalmente na Universidade de Coimbra, de onde deviam voltar os letrados. (ROMANELLI, 1987, p. 35).

histria da Educao

Pedagogia Jesutica
Os estabelecimentos de ensino jesuticos eram orientados por normas padronizadas, posteriormente sistematizadas na RATIO ATQUE INSTITUTO STUDIORUM SOCIETAS JESU, ou simplesmente RATIO STUDIORUM. Promulgada em 1599, representa o primeiro sistema organizado de educao catlica, cujo mrito incontestvel. A pedagogia jesutica inspirou-se na Universidade de Paris, centro de uma restaurao tomista (So Toms de Aquino 1227-1274) e, principalmente, na teoria do educador espanhol Quintiliano (40-118), primeiro professor pago pelo Estado romano, autor da Institutio Oratoria, obra escrita aps vinte anos de ensino de eloquncia. Redescoberto pelos autores renascentistas, Quintiliano foi adotado para o ensino de humanidades. De forma semelhante organizao dos estudos da Universidade de Paris, a RATIO previa um currculo nico para os estudos, dividindo-os em dois graus e supondo o domnio das tcnicas elementares da leitura, escrita e clculo. Como explica Cunha (1978, p. 25), os studia inferiora (formao lingustica) correspondiam ao atual estudo secundrio e os studia superior ( filosofia e teologia) aos estudos superiores. Na adaptao dessa Pedagogia ao Brasil, estabeleceram-se quatro graus de ensino, sucessivos e propeduticos: os cursos elementar, de humanidades, de artes e de teologia. Quintiliano defendia a necessidade de trs fatores para a formao do educando (no seu caso, do orador), j mencionados por Aristteles: Natura (disposies naturais: fsicas, psicolgicas e morais), Ars (instruo: a instruo uma arte e consta de normas tcnicas) e Exercitatio (prtica: o progresso do aluno supe uma prtica reiterada). Seguindo essa inspirao, o ponto bsico da pedagogia da RATIO era a identidade entre professor, mtodo e matria. Tal princpio de unidade determinava que um nico mestre acompanhasse o mesmo grupo de alunos do incio ao fim do curso. O mesmo mtodo deveria ser adotado por todos os docentes completando-se esse princpio com o da organizao das matrias de modo a explorar, ao mximo, o pensamento de poucos autores (principalmente Aristteles e Toms de Aquino), preferivelmente ao de muitos. (CUNHA, 1978, p. 26).

no que consistia o curso elementar? Com a durao de um ano, esse curso tinha em seu currculo a doutrina catlica e as primeiras letras. nos estudos, disciplina, ateno e perseverana eram as trs qualidades a serem adquiridas pelos alunos no s para facilitar o prprio ensino e aprendizado, mas, sobretudo, para desenvolver um trao de carter considerado fundamental ao futuro sacerdote e ao cristo leigo.

histria da Educao
6

Destaque-se que a instruo no representava muito na construo da sociedade nascente. As condies objetivas desestimulavam a atividade cultural, uma vez que a classe dominante no necessitava dela e a classe dominada no a podia sustentar. A escola era procurada por alguns dos filhos das pessoas de posses, que nela buscavam certo preparo para assumir os negcios da famlia. Como as atividades de produo no exigiam preparo, quer do ponto de vista da sua administrao, quer do ponto de vista da sua mo-de-obra, fundamentada como estava na economia rudimentar e no trabalho escravo, entende-se a alienao da cultura escolar. A monocultura latifundiria quase no exigia qualificao e diversificao da fora de trabalho. O Estado cuidava dos seus interesses, no permitindo que a educao jesutica perturbasse a estrutura vigente, mas subordinando-a aos imperativos do meio social. Isso fica evidenciado pelas dificuldades enfrentadas por Nbrega em suas tentativas inovadoras. Assim, em que pese a acusao de terem os jesutas, sobretudo no segundo perodo, se alienado do meio ambiente, certas atividades executadas em favor da sobrevivncia da Companhia mostram como eles lidaram com o preconceito contra o trabalho manual dentro desse contexto repressor. Os jesutas acreditavam que a cada pessoa se deveria atribuir um tipo de trabalho, conforme o lugar por ela socialmente ocupado. Conforme consta do RATIO: Nenhuma das pessoas empregadas em servios domsticos pela Companhia dever saber ler e escrever, e elas no devero ser instrudas nestes assuntos, a no ser com o consentimento do Geral da Ordem, porque para servir a Deus basta a simplicidade e a humildade. (Ponce, 1973, p. 119). A Igreja endossou, portanto, a separao entre o fazer e o pensar, corroborando o juramento imposto pelo Estado portugus minoria dirigente, aos menos abastados e aos prprios jesutas: Juro que no farei nenhum trabalho manual enquanto conseguir um escravo que trabalhe por mim, com a graa de Deus e do Rei de Portugal (nASH, 1939, p. 132). Indivduos que, em Portugal, haviam sido artesos, mestres de obras ou mesmo agricultores, abandonavam o exerccio dessas profisses no Brasil, obedientes Coroa e fiis ao mesmo preconceito. Os elementos que realizavam certos trabalhos como fiao de tecidos grossos, trabalhos simples com madeira ou ferro entre outros, gozaram de certa considerao at o momento em que a aprendizagem desses ofcios passou a ser possibilitada aos escravos. Ento ela foi degradada aos olhos dos homens livres, abastardando-se o ensino de ofcios.

Identificado com o trabalho escravo, como tarefa de simples execuo e de pouco raciocnio, o trabalho manual seria tradicionalmente desprestigiado no Brasil, o mesmo ocorrendo com o ensino manufatureiro que, por analogia, foi imediatamente afetado pela mesma concepo, passando a ser visto principalmente como um meio de integrar as crianas e adolescentes pobres sociedade. Os jesutas introduziram no Brasil a produo de tecidos para satisfazer s necessidades da Companhia e para vestir os ndios. O fato dos tecidos, geralmente de algodo, serem destinados aos escravos e ndios, agravava o preconceito contra os profissionais da tecelagem, exercida, sobretudo, por negros, ndios e escravos e no por brancos. Compreensvel porque, mesmo para os antigos romanos, o textor era o representante das profisses grosseiras e rudes. Habituada a ver nos negros a soluo para o trabalho manual, a populao branca no poderia interessar-se pela aprendizagem de ofcios e s compreendia que a elas se dedicassem os infelizes, os rfos e os expostos. O sucesso da atividade de produo de tecidos deu origem ao famoso Alvar, datado de janeiro de 1785, que proibiu a criao de novas fbricas e mandou fechar as existentes com exceo das destinadas produo de panos grosseiros para os escravos e para enfardamento e empacotamento de cargas. Essa medida no decorreu de simples cimes da Metrpole, mas sim do prejuzo que a produo brasileira de tecidos lhe causava. Tratou-se de um erro poltico para Portugal e de um erro econmico para o Brasil, uma vez que acirrou o dio dos brasileiros contra a Metrpole porque veio a ferir uma indstria alimentada pela matria-prima do pas, e que deixou sem trabalho uma infinidade de indivduos. (Rocha, 1984, p. 38-39). Transformada em educao de classe, a educao jesutica atravessou todo o perodo colonial levando sua influncia ao imprio e repblica, sem ter sofrido, em suas bases, qualquer modificao estrutural, mesmo quando a demanda social de educao comeou a aumentar, atingindo as camadas mais baixas da populao e obrigando a sociedade a ampliar a sua oferta escolar. (ROMANELLI, 1987, p. 35). Essa cultura, caracterizada por bens culturais importados, no podia ser chamada de nacional seno no sentido quantitativo da palavra, considerando-se seu colorido essencialmente europeu. A minoria culta tinha formao portuguesa, mesmo quando no era de nascimento ultramarino. Mas no se pode esquecer de que os jesutas foram os guias intelectuais e sociais da colnia por mais de dois sculos e que, certamente, sem eles talvez fosse impossvel ao conquistador lusitano preservar a unidade de sua cultura e de sua civilizao. (AZEVEDO, 1976, p.18).

histria da Educao

reformas Pombalinas
O Brasil foi a primeira colnia do novo Mundo a receber os membros da Companhia de Jesus e a primeira a expuls-los, em 1759. Segundo Serafim Leite, nesse ano havia 474 jesutas na Provncia do Brasil e 155 na Vice-Provncia do Maranho. (LEITE, 1938, v. 2, p. 240).

As causas e consequncias de tal medida no podem ser discutidas aqui em profundidade, mas lembre-se de que os jesutas foram responsabilizados pela misria econmica e intelectual do reino e que muito pesou nessa deciso o monoplio do ensino por eles exercido desde 1555, quando D.Joo III lhes confiou a direo do Colgio de Artes. Portugal sara arruinado da dominao espanhola (1580-1640), sendo-lhe necessrio tirar o maior proveito possvel do Brasil, uma vez que as posses que ainda estavam na frica s valeriam como fornecedoras de escravos para a colnia (Brasil). Quando D.Jos I assumiu o governo de Portugal, a situao econmico-financeira era extremamente grave e a nomeao de Sebastio Jos de Carvalho e Mello, Conde de Oeiras e futuro Marqus de Pombal - conhecido pelo seu dio aos jesutas e pela sua sede de poder - para ministro real, foi uma tentativa de encarar e superar a crise existente. (CUnHA, 1978, p. 38-39). Para tanto, Pombal adotou o regalismo como principal diretriz de suas providncias polticas, submetendo todas as instncias ao poder do Estado, mais especificamente ao rei. As medidas tomadas para ampliao do poder do Estado levaram a faco oposta a promover um atentado vida do rei (1758). O plano, mesmo frustrado, foi combatido com forte represso faco poltica oposta e aos seus aliados, sobretudo, Companhia de Jesus. Laerte Ramos de Carvalho e Luiz Antonio Cunha defendem a tese de que a perseguio movida aos jesutas no resultou de propsito sistemtico, de intento anticlerical ou antirreligioso de Pombal. Os jesutas tambm foram expulsos da Espanha (1764) e da Frana (1767), e acabaram por ser eliminados por bula papal. Ocorreu que o Conde de Oeiras no tolerava a existncia de segmento algum que criticasse suas diretrizes polticas, econmicas ou culturais ou qualquer indcio de reao eclesistica poltica real. Assim, por fora das circunstncias, a poltica pombalina se transformou num programa particular de reivindicaes regalistas, contra os jesutas e seus cabedais. (CARVALHO, 1952, p. 81). Enquanto, na primeira metade do sculo XVIII, a obra educadora dos jesutas atingia, no Brasil, a sua fase de maior expanso, recrudesciam na Europa, contra a Companhia, os embates que deviam terminar com a sua extino, com crticas advindas das universidades, dos parlamentos, das autoridades civs e eclesisticas, e de outras ordens religiosas. Argumentava-se que a Companhia de Jesus havia perdido o antigo esprito de seu fundador, entrando em decadncia e que, dominada pela ambio do poder e de riquezas, procurava manejar os governos como um instrumento poltico, ao sabor de suas convenincias e contra os interesses nacionais. (AZEVEDO, 1976, p. 45). Na opinio dos seus adversrios e acusadores, o ensino jesutico tornara-se anacrnico. A campanha contra os jesutas era acirrada, sobretudo, por dois fatores: a misria econmica e intelectual do reino, pela qual eram responsabilizados, e o monoplio do ensino por eles exercido desde 1555, quando D.Joo III lhes confiou a direo do Colgio de Artes.

histria da Educao
8

A Companhia de Jesus, sem dvida, desviara-se de seus fins exclusivamente missionrios, uma vez que ela no pde ser, na Amrica, o que foi na sia: apenas missionria. Os jesutas aqui foram tambm colonizadores, exercendo amplas reas de atuao e contrariando, dados os seus privilgios, interesses econmicos. Pode ser que tenha havido certo contedo anticapitalista na pregao e no ensino jesutico. A sua tica econmica, expressa na disciplina de Teologia Moral, discutia, entre outros, problemas tais como o da justeza da venda de uma mercadoria a prazo, o da moralidade da escravido, o da cobrana de juros. A proteo oferecida aos ndios, pelos jesutas, prejudicava muitos interesses. (CUNHA, 1978, p. 44-45). O surto econmico do Maranho fez com que os colonos aumentassem a presso sobre o governo, no sentido de conseguir a permisso legal para a escravizao dos ndios, coisa que, de fato, h tempos j acontecia. E quando conseguiram que o rei obrigasse os missionrios a ensinar portugus aos ndios, obtiveram uma vitria. Libertar os ndios significava torn-los disponveis para serem integrados economia como escravos, se no de direito, pelo menos de fato. Os jesutas procuraram catequizar tambm os negros, combatendo o culto dos deuses africanos. .Mas no lhes foi permitido oferecer aos escravos qualquer educao mais formal e, assim, a educao deles foi limitada aos Sermes que os exortavam prtica da moral e f crists. Vale ressaltar que a Companhia de Jesus no foi a nica, embora tenha sido a principal ordem religiosa a catequisar. Os franciscanos tambm se preocuparam com a educao dos ndios e com o ensino manual. Os jesutas eram acusados de educar os ndios a servio da ordem religiosa e no dos interesses da Metrpole e de no conhecerem outro soberano que no fosse o Geral da Companhia e outra nao que no fosse a sua prpria sociedade. Pombal props-se a solucionar o problema do ensino no mais como tarefa das ordens religiosas, mas como atribuio prpria, sem ser exclusiva, do poder real. Mas, quando a Coroa comeou a impor Reforma Pombalina (Alvar de 28/06/1759) e o processo de secularizao do ensino, determinando o fechamento das escolas jesuticas, a colonizao j estava consolidada e a lngua portuguesa e a religio crist j estavam divulgadas entre indgenas e escravos. A expulso dos jesutas, embora tenha provocado a regresso do sistema educativo da Colnia, afetou menos a educao popular que a educao das elites. O sistema de ensino por eles montado fora se transformando, progressivamente, num sistema cada vez mais destinado s elites, de acordo com os objetivos educacionais definidos pela Companhia de Jesus e consubstanciados na Ratio Studiorum. Em 1759, eles possuam, alm das escolas de ler e escrever, diversos seminrios e 24 colgios. Fernando de Azevedo, defensor da ao educacional da Companhia, comenta que, com o Alvar pombalino, o Brasil no sofreu uma reforma da instruo, mas a destruio pura e simples de todo o sistema colonial de ensino jesutico. no foi um sistema ou tipo pedag-

histria da Educao
9

gico que se transformou ou se substituiu por outro, mas uma organizao escolar que se extinguiu sem que esta destruio fosse acompanhada de medidas imediatas, bastante eficazes para lhe atenuar os efeitos ou medir a sua extenso. (AZEVEDO, 1976, p. 47). Embora Azevedo no deixe de mostrar as falhas do sistema de educao jesutico, quais sejam, o ensino dogmtico e abstrato, a ausncia de plasticidade para se adaptarem s necessidades novas, os mtodos autoritrios e conservadores, reconhece que a instruo se desenvolvia, desde a segunda metade do sculo XVI, com progressos constantes. As escolas e os colgios eram cada vez mais numerosos, sua dotao e seus recursos cresciam diariamente, e mesmo o seu mtodo, ainda que antiquado para o Reino e para a Colnia, era considerado como suficiente pela maioria da populao, que havia aprendido a estimar os competentes professores jesutas. Infelizmente, Pombal esperou treze anos para tentar substituir os dois sculos de trabalho jesutico e, mesmo assim, a Ordenao de 10 de novembro de 1772, que instituiu o subsdio literrio, imposto cobrado sobre o consumo da carne e produo de aguardente, criado especialmente para a manuteno das aulas de ler e escrever e de humanidades, no foi capaz de arrecadar os recursos necessrios. A instituio do regime das aulas rgias, ou seja, aulas de disciplinas isoladas, no apresentava a coerncia necessria, dada a ausncia de um plano sistemtico de estudos e a falta de motivao discente. Uma das razes para as escolas rgias no serem frequentadas a de que eram constantemente visitadas por soldados incumbidos de recrutar rapazes com mais de treze anos. Certamente, outros motivos mais srios provocavam essa debandada das aulas, ministradas por professores leigos, ignorantes e sem nenhum senso pedaggico. A herana que este perodo legou (1759-1808) foi a iluso de que se pode adquirir uma educao fundamental com aulas avulsas, no-seriadas, sem um currculo que as ordenasse e as articulasse. A uniformidade da ao pedaggica, a transio adequada de um nvel para outro, a graduao foram substitudas pelas dispersas aulas rgias. Para mencionar um exemplo, em 1768, tendo o governador da Capitania de So Paulo, D. Lus Antonio de Souza, necessidade de procurar novos secretrios, no os encontrou em toda a Capitania e, por essa razo, elaborou os Estatutos a serem observados pelos mestres da escola de meninos de So Paulo. Esses estatutos previam a existncia de dois mestres em So Paulo e de apenas um nas cidades adjacentes. Tanto os alunos, como os professores, no poderiam ser admitidos sem o despacho do Capito-General. Essa determinao tinha como objetivo evitar que os discentes se transferissem para outra escola sem autorizao superior.: E isto para que os mestres os possam castigar livremente, sem receio de que seus pais os tirem por esse motivo, ou por outros frvolos, que comumente se praticam, e havendo de os quererem tirar para qualquer outro em-

histria da Educao
10

prego, daro fiana para apresentarem em tempo determinado certido da Ocupao ou Ofcio em que os tem empregado. (BAUAB, 1972, v. 1, p. 5). Mas, ao que parece, esses Estatutos no tinham onde ser aplicados. Em 1770, a Cmara Geral da capital recebeu do Diretor de Estudos e Educao da Mocidade, em anexo a uma carta, a splica dos pais de famlia para que houvesse uma escola de primeiras letras. Em 1784, havia em So Paulo apenas nove escolas de primeiras letras, com mestres ignorantes e recrutados a lao, dada a escassa remunerao que lhes era paga e o desprestgio social da profisso do docente secular. Para oferecer mais um exemplo, nesse mesmo ano (1784), o Rio de Janeiro possua apenas nove aulas de primeiras letras e, em 1798, apenas duas funcionavam. (BAUAB, 1972, v. 1, p. 6). O regime de aulas rgias enfraquecia todos os esforos de organizao. Como analisa Azevedo, [...] a distncia entre a Diretoria Geral de Estudos e os mestres no congregados em colgios mas dispersos, sem rgos intermedirios permanentes, nem pedia qualquer inspeo eficaz nem criava um ambiente favorvel a iniciativas de vulto. Tudo, at os detalhes de programas e a escolha de livros, tinha de vir de cima e de longe, do poder supremo do Reino, como se este tivesse sido organizado para instalar a rotina, paralisar as iniciativas individuais e estimular, em vez de absorv-los, os organismos parasitrios que costumam desenvolver-se sombra de governos distantes, naturalmente lentos na sua interveno. Esta foi uma das razes pelas quais a ao reconstrutora de Pombal no atingiu seno de raspo a vida escolar da Colnia. (AZEVEDO, 1976, p. 53).

histria da Educao

a Vinda da Famlia real E suas consequncias Par a a Educao


A transferncia da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro (1807-1808) mudou de maneira radical as relaes entre a Metrpole e sua Colnia mais prspera, o Brasil. Do ponto de vista da educao, novas orientaes foram, forosamente, introduzidas, ampliando-se o processo de secularizao do ensino iniciado com Pombal. Motivada por preocupaes de utilidade prtica e imediata, a obra escolar de D. Joo VI marcou uma ruptura com o programa escolstico e literrio at ento em vigor. Muito havia a ser feito para atender demanda educacional da aristocracia portuguesa, preparando, inclusive, novos quadros para as ocupaes tcnico-burocrticas. Como comenta Azevedo, verdade que essa obra esteve circunscrita quase que exclusivamente Bahia e ao Rio de Janeiro, mas, mesmo assim, ela representa um perodo

11

importante em que foram lanados, por D. Joo VI, os germes de numerosas instituies nacionais de cultura e de educao, tais como a Escola nacional de Belas Artes, o Museu Real, o Jardim Botnico e a Biblioteca Pblica, com acervo de, aproximadamente, sessenta mil volumes trazidos da Biblioteca do Palcio da Ajuda. Tambm fato que o ensino superior foi a maior preocupao, ficando os demais nveis relegados prpria sorte, mas, com essa obra teve incio o processo de autonomia que iria resultar na independncia poltica. A independncia, proclamada em 1822, com a fundao do Imprio do Brasil, trouxe consigo a promessa de uma nova orientao poltico-educacional, com a vitria dos liberais sobre os conservadores e com os consequentes debates na Constituinte de 1823, onde no s os deputados, mas inclusive o prprio D. Pedro I - sesso de 3/5/1823-, diziam-se preocupados em atender s exigncias da organizao e legislao do ensino. O projeto de Constituio apresentado a primeiro de setembro de 1823 estabelecia a criao de um sistema escolar completo, composto de escolas primrias, ginsios e universidades, alm de consagrar a liberdade da iniciativa privada no campo da instruo pblica. Autoridades, como o deputado Maciel da Costa, Marqus de Queluz, iam mais longe, solicitando a incluso do sexo feminino no magistrio, no vendo razes para privar uma to grande e to interessante poro do gnero humano, destinada pela natureza e pela sociedade a to importantes funes. (BAUAB, 1972, v. 1, p. 16-17). Mas a Constituio outorgada a 25 de maro de 1824 apenas garantia a gratuidade da instruo primria e previa a criao de colgios e universidades. Infelizmente, as agitaes polticas dos primeiros anos de vida do Brasil como nao independente no permitiram a concretizao de providncias mais efetivas no setor educacional. As medidas tomadas pelo governo no tocante instruo pblica, alm de no corresponderem a nenhum plano sistemtico, no foram capazes de desenvolver a educao popular no pas e, em alguns casos, at mesmo obstaculizaram qualquer progresso. A Lei de 15 de outubro de 1827 - que determinava a criao de escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas, e lugares mais populosos, bem como escolas para meninas nas cidades e vilas maiores -, produziu poucos frutos, por no prever os meios econmicos e tcnicos para sua aplicao. Essa lei era inspirada no projeto de Janurio da Cunha Barbosa, que privilegiava ideias como a da educao como dever do Estado, da distribuio racional de escolas de diferentes nveis por todo o territrio do pas e da graduao do processo educativo. Como alegou Geraldo Bastos Silva: Se a denominao de escola primria representaria poltica e pedagogicamente a permanncia da ideia de um ensino pblico suficientemente difundido e realmente formativo, a classificao de escolas de primeiras letras simbolizava, antecipadamente, a tibieza congnita que ir marcar a maior parte dos esforos de educao popular durante o Imprio, e at mesmo na Repblica. (SILVA, 1969, p. 193).

histria da Educao
12

Saiba Mais

referncias
AZEVEDO, Fernando de. A transmisso da cultura. So Paulo: Melhoramentos; Instituto Nacional do Livro, 1976. BAUAB, Maria Aparecida Rocha. O ensino normal na Provncia de So Paulo (1846-1889): subsdios para o estudo do ensino normal no Brasil-Imprio. 1972. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras. So Jos do Rio Preto. 2 v. CARVALHO, Laerte Ramos de. As reformas pombalinas da instruo pblica. 1942. Tese (Doutorado em Filosofia da Educao) Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da Universidade de So Paulo. So Paulo. CUNHA, Luiz Antonio. A universidade tempor: o ensino superior da colnia era de Vargas. Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira, 1980. LEITE, Serafim. Histria da Companhia de Jesus no Brasil: sculo XVI. 2.ed. Lisboa: Ed. Portuglia, 1938. 2 v. MATTOS, Luiz Alves de. Primrdios da educao no Brasil: o perodo heroico.(1549-1570). Rio de Janeiro: Grfica Editora Aurora, 1958. MOACYR, Primitivo. A instruo pblica no Estado de So Paulo. So Paulo: 1890-1893. So Paulo: Editora Nacional, 1942. v. 213 (Coleo Brasiliana) nASH, R. A conquista do Brasil. Trad. de Moacir n. Vasconcelos. So Paulo: Ed. nacional, 1939. PAIVA, Vanilda Pereira. Educao popular e educao de adultos: contribuio histria da educao braseileira. So Paulo: Edies Loyola, 1973. POnCE, Anbal. Educao e luta de classes. Traduo de Jos Severo de Camargo Pereira. So Paulo: Ed. Fulgor, 1963. RIBEIRO, Arilda Ins Miranda. Mulheres educadas na colnia. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA Filho, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 Anos de educao no Brasil. Belo Horizonte: Editora Autntica, 2000, p.79-94. RIBEIRO, Maria Luiza Santos. Histria da educao brasileira: a organizao escolar. So Paulo: Editora Cortez & Moraes, 1978. ROCHA, Maria Aparecida dos Santos. Trabalho manual x trabalho intelectual na educao brasileira. Didtica, So Paulo, v. 20, 1984, p. 37-48. RODRIGUES, Leda Maria Pereira. A instruo feminina em So Paulo: subsdios para a sua histria at a proclamao da Repblica. So Paulo: Escolas Profissionais Salesianas, 1962.

histria da Educao
13

ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da educao no Brasil. Petrpolis, Vozes, 1987. SAFFIOTI, Heleieth, I.B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. So Paulo: Liv. Quatro Artes, 1969. SILVA, Geraldo Bastos. A Educao secundria: perspectiva histrica e teoria. So Paulo: Companhia Ed. Nacional, 1969. (Coleo Atualidades Pedaggicas, v. 94). SIQUEIRA, Hildebrando. Apontamentos de Histria. Revista do Instituto Histrico e Geogrfico de So Paulo, So Paulo, v. XXXVIII, p. 53-57, jun. 1940. SODR, nelson Werneck. Sntese de histria da educao brasileira. So Paulo: Civilizao Brasileira, 1970. VILLALOBOS, Joo Eduardo. O problema dos valores na formao e no funcionamento do sistema educacional brasileiro. Revista Brasileira de estudos Pedaggicos, Rio de Janeiro, v. 33, n. 76, p. 34-49, out-dez. 1959.

Saiba Mais

Saiba Mais

histria da Educao

Bibliogr afia complementar


ALDEN, Dauril. Aspectos econmicos da expulso dos jesutas do Brasil. In: KEITH, Henry; EDWARDS, S. F. (Orgs.). Conflito e continuidade na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1970. BRIQUET, Raul. Instruo pblica na Colnia e no Imprio (1500-1889). Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, out. 1944, p. 5-20. FERREIRA, Tito Lvio. Histria da educao luso-brasileira. So Paulo: Saraiva, 1966. FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. 2. ed. Rio de Janeiro: Liv. Jos Olympio, 1969. HOLANDA, Srgio Buarque de. Histria geral da civilizao brasileira. So Paulo: Difuso Europeia do Livro, 1971. PAIVA, Jos Maria de. Educao jesutica no Brasil colonial. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA Filho, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 Anos de educao no Brasil. Belo Horizonte: Editora Autntica, 2000, p. 43-59. RABELLO, Elizabeth Darwiche. As elites na sociedade paulista na segunda metade do sculo XVIII. Ed. Safady. So Paulo. 1980. RIBEIRO, Arilda Ins Miranda. A educao da mulher no Brasil-Colnia. So Paulo: Arte & Cincia, 1997. SILVA, Maria Beatriz da Silva. Cultura no Brasil Colnia. Rio de Janeiro: Vozes, 1981.

14

XAVIER, Maria Elizabete; RIBEIRO, Maria Luiz Santos; NORONHA, Olinda Maria. Histria da Educao: a escola no Brasil. So Paulo: FTD, 1994. (Coleo Aprender e Ensinar)

Saiba Mais

histria da Educao

Verbetes Saiba Mais


Alvar - Documento emitido por autoridade judiciria ou administrativa, permitindo o exerccio ou a prtica de certas atividades. Carta ou diploma de origem real em que se concediam mercs ou se decidia sobre algum assunto de interesse pblico ou particular. Anchieta (1534-1593) - O Padre Jos de Anchieta nasceu na ilha de Tenerife, nas Canrias. De famlia nobre e rica, cursou trs anos de retrica e filosofia no Colgio da Companhia de Jesus, em Coimbra. Tendo optado pela atividade religiosa, ingressou na Companhia de Jesus em 1550, como candidato da Ordem. Anchieta aportou no Brasil em 13/06/1553. A ele deve-se a elaborao da primeira gramtica tupi, concluda em 1560 e impressa em 1595. De sua autoria so tambm os trabalhos: Dilogos das Coisas da F, Doutrina, Confessionrio, Cantigas Devotas, Instrues para os que ho de ser batizados e para ajudar os que esto para morrer e a comdia bilngue, redigida em portugus e tupi, Ato da Pregao Universal. Catequizao - Instruir oralmente uma pessoa sobre a religio crist. Ministrar as primeiras noes de religio crist. Estatutos - Regulamento ou conjunto de regras de organizao e funcionamento de uma coletividade. Lei ou conjunto de leis que disciplinam as relaes jurdicas que possam incidir sobre pessoas ou coisas.

Saiba Mais

Saiba Mais

Bibliogr afia comentada


neste artigo sobre a educao no Brasil antes da independncia, esto citadas obras consideradas imprescindveis para o estudo do tema. So elas: A Cultura Brasileira (Fernando de Azevedo), As Reformas Pombalinas da Instruo Pblica (Laerte Ramos de carvalho), Primrdios da Educao no Brasil (Luiz Alves de Mattos), e Histria da Companhia de Jesus no Brasil (Serafim Leite). Considerando-se as dificuldades previstas para a sua aquisio, uma vez que so edies esgotadas, os alunos que desejarem se aprofundar nos temas podero consult-las em Bibliotecas, bem como procurar as demais obras indicadas, inclusive na bibliografia complementar. Para a educao feminina, em especial, citam-se trs obras interessantes, que se completam quanto ao contedo: Mulheres Educadas na Colnia e A Educao da Mulher no Brasil-Colnia (Arilda Ins Miranda Ribeiro), A Instruo Feminina em So Paulo e A Mulher na Sociedade de Classes (Heleieth B. Saffioti). As obras citadas de Luis Antonio Cunha (p.19-61), Maria Luiza Santos Ribeiro (p.130), Otaza de Oliveira Romanelli (p. 33-45) e Vanilda Pereira Paiva (p. 56-71) so leituras obrigatrias que complementam esse texto e o aprofundam, abordando o ensino secundrio e o superior. AZEVEDO, Fernando de. A Transmisso da Cultura. So Paulo/Braslia: Edies Melhoramentos; Instituto Nacional do Livro, 1976. Azevedo, socilogo e educador, um dos signatrios do Manifesto de 32 e seu relator, professor do Instituto de Educao Caetano de Campos e, posteriormente, do Instituto de Educao da Universidade de So Paulo e da Faculdade de Educao, Filosofia e Letras da Universidade de So Paulo, o autor de uma obra de

15

sntese sobre a Cultura Brasileira, cujo 3 volume dedica-se ao estudo da Transmisso da Cultura, ou seja, da Educao numa perspectiva histrica. Esse volume possui dois captulos fundamentais para o estudo do presente tema: O Sentido da Educao Colonial (p.9-59) e As Origens das Instituies Escolares (p.60-114), nos quais ele aborda os antecedentes da educao no Brasil at a renovao da paisagem poltica e cultural em conseqncia da vinda da Famlia Real. MATTOS, Luiz Alves de. Primrdios da Educao no Brasil: o perodo heroico (1549-1570). Rio de Janeiro: Editora Aurora, 1958. Mattos, ex-professor da Faculdade de Educao do Distrito Federal, realizou, neste trabalho, uma anlise minuciosa das atividades missionrias e educacionais dos jesutas no perodo por ele denominado heroico, dadas as dificuldades enfrentadas pelos religiosos na obra de catequizao. O livro, que raramente deixa de ser citado em trabalhos sobre a Colnia, aborda temas como: os colgios de meninos da Bahia e de So Vicente; o plano educacional de Manoel da nbrega e a oposio da Companhia e da Corte; a obra de Vicente Rijo e a de Jos de Anchieta e outras questes pertinentes cultura colonial. RIBEIRO, Arilda Ins Miranda. A educao da mulher no Brasil-Colnia. So Paulo: Arte & Cincia, 1977. Arilda Ribeiro, pesquisadora de Histria da Educao da UnESP, vem-se dedicando aos estudos sobre a educao da mulher, nos perodos colonial e imperial. O livro faz um apanhado da condio feminina da mulher branca de elite, atravs das atividades que exercia, bem como da condio de inferioridade das negras e ndias. Explicita a origem da famlia patriarcal, abordando a educao informal das crianas e a relao de dominao entre os sexos. Como a educao formal destinava-se exclusivamente ao sexo masculino, a Autora analisa os conventos e recolhimentos que, embora dedicados vida religiosa contemplativa, acabaram por ministrar educao formal s mulheres de elite, com o objetivo de dar-lhes acesso aos livros de rezas. Finalmente, analisada a reforma pombalina e o estudo de Luiz Antonio Verney e sua influncia sobre a educao das mulheres.

histria da Educao

Bloco1

Mdulo 2

Disciplina 6

Formao Geral

Educao, Cultura e Desenvolvimento

Histria da Educao

16

You might also like