You are on page 1of 15

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.

pt/disciplinas/dcet/qg607/

POLARIDADE / GEOMETRIA MOLECULAR / FORAS INTERMOLECULARES


Os exerccios seguintes esto directamente relacionados com a matria exposta no captulo 2 do manual da disciplina de Qumica Geral. So apresentados vrios tipos de exerccios resposta longa, resposta curta, de associao com o objectivo de alertar o estudante para as vrias abordagens possveis. ainda de salientar que nas respostas apresentadas pretendemos destacar os aspectos que considermos mais importantes e consequentemente em algumas delas poder encontrar informao adicional. Considerando a forte ligao entre geometria de molculas, polaridade e foras intermoleculares os vrios exerccios que so aqui propostos apresentam-se tambm interligados, nomeadamente com outras partes da matria, como por exemplo a qumica do carbono.

Q.1. Indique justificando, qual ou quais, das seguintes molculas so polares:


BrI BCl3 CH2Cl2

Q.2. Considere as seguintes molculas poliatmicas:


NF3 BF3

Preveja a geometria de cada uma delas e compare-as relativamente sua polaridade. Justifique a sua resposta recorrendo ao uso de esquemas.

Q.3.

Considere os compostos cido propanico e 2cloro propano. Recorrendo aos seus conhecimentos de qumica do carbono, identifique o composto que apresenta um ponto de ebulio superior. Justifique a sua resposta.

Q.4. Hierarquize, justificando, por ordem crescente da temperatura de ebulio os


seguintes compostos: RbF CO2 CH3OH CH3Br

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

Q.5. Considere o seguinte conjunto de afirmaes:


___ A. temperatura ambiente o bromo lquido e o cloro gasoso porque a energia de ligao BrBr inferior energia de ligao ClCl. ___ B. Em qualquer composto as ligaes intermoleculares dipolo permanente-dipolo permanente so sempre mais fortes do que as foras de London. ___ C. O hidrocarboneto saturado com o mesmo nmero de tomos de carbono que o cido propanico apresenta uma menor solubilidade em gua. ___ D. Os lcoois so mais solveis em gua do que em tetracloreto de carbono (CCl4).

Classifique-as de Verdadeira (V) ou Falsa (F) e justifique a sua escolha relativamente ou s que considerou como falsas.

Q.6. O composto 1,2dicloroeteno apresenta dois ismeros geomtricos. Indique,


justificando, qual dos dois apresenta um momento dipolar permanente.

Q.7. Caracterize as interaces moleculares que se verificam nas seguintes


substncias: Argon, Neve carbnica, CO2(s), Metanol, CH3OH, Clorometano, CH3Cl

Q.8. Atente nos seguintes pares de afirmaes, que se encontram ligadas pelo termo porque.
Classifique cada uma delas em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale, inscrevendo uma cruz no quadrado que antecede a palavra que indica causa, o(s) caso(s) em que ela est bem aplicada.

I.

A. O hexano lquido e o metano gasoso nas condies ambientais correntes

porque
B. As foras de London so tanto mais intensas quanto menor for a massa molecular das partculas.

II.

A. A densidade da gua lquida maior do que a densidade da gua slida.

porque
B. O gelo apresenta uma estrutura hexagonal com lacunas. III. A. Nas condies ambientais correntes o Bromo apresenta-se no estado lquido

porque
B. No Bromo existem ligaes covalentes.

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

Q.9. Leia atentamente as seguintes afirmaes e assinale, inscrevendo uma cruz no


quadrado que as precede, a(s) que considera correcta(s):
A. As foras intermoleculares so, tal como as foras intramoleculares, de natureza essencialmente electrosttica. B. Foras de London s podem ocorrer entre molculas idnticas. C. As ligaes intermoleculares predominantes em molculas polares como SO2 e HCl so do tipo dipolo permanente dipolo permanente. D. A atraco intermolecular em molculas no polares pode ser interpretada fundamentalmente pela mtua polarizao das nuvens electrnicas das molculas.

Q.10. Considere a espcie Cl2O. Indique, justificando qual a geometria que confere
maior estabilidade a esta molcula.

Q.11. Discuta a polaridade das molculas BeH2 e H2O. Q.12. Proponha, justificando, uma ordem crescente de pontos de fuso para as
seguintes substncias: I2 H2O H2S H2 NaCl CaO

Q.13. Leia atentamente o conjunto de questes que se seguem e assinale a ou as


opes que considera correctas

I. -

Os tomos de Hlio, apesar de no formarem molculas diatmicas apresentam foras intermoleculares fracas do tipo ....

A. dipolo dipolo. B. io dipolo. C. disperso. D. dipolo induzido.

II. Qual das seguintes substncias apresenta o ponto de ebulio mais elevado?
A. CH4 B. Cl2 C. Kr D. CH3Cl 3

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

III. Qual das seguintes substncias constitui um bom solvente para o iodo, I2 ?
A. HCl B. H2O C. CH3OH D. NH3 E. CS2

Q.14. Leia atentamente o conjunto de frases que se seguem e assinale, inscrevendo uma cruz no quadrado que as precede, as opes que, sendo verdadeiras, justificam correctamente a seguinte afirmao:
O ponto de ebulio normal da gua muito superior ao do sulfureto de hidrognio porque...

A. ligao O-H corresponde um maior comprimento do que ligao S-H. B. o ngulo de ligao maior na molcula de gua. C. o ponto de ebulio de uma substncia tanto maior quanto maior for a
intensidade das foras intermoleculares.

D. as foras de disperso de London so mais intensas no sulfureto de


hidrognio j que o nmero atmico do enxofre maior que o do oxignio.

E. entre molculas de gua estabelecem-se ligaes por pontes de


hidrognio.

F. a energia da ligao O-H superior energia da ligao S-H. Q.15. Preveja a geometria das molculas e discuta a polaridade das seguintes OF2 espcies qumicas: AlI3 Q.16. Preveja a geometria e discuta a polaridade das seguintes espcies qumicas:
NH3 H2O

Q.17. Indique, justificando, a geometria e polaridade das seguintes espcies:


a) CH2Br2 b) H2CO

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

Q.18. Como explica que temperatura ambiente e presso de 1atm, o metanol


CH3OH, um lquido e o metanotiol, CH3SH, um gs.

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

RESPOSTAS
Q.1. Para determinar a polaridade de uma molcula necessrio conhecer a sua
geometria. A molcula BrI uma molcula diatmica e portanto obrigatoriamente linear, e como o bromo mais electronegativo que o iodo h um deslocamento de carga negativa na direco do bromo:

Br

Trata-se pois de uma molcula polar. A molcula BCl3 uma molcula triangular plana; como o cloro mais electronegativo que o boro, as ligaes so todas polares e os momentos dipolares das ligaes so todos iguais. No entanto devido simetria da geometria triangular plana os momentos dipolares cancelam-se e portanto a molcula apolar.

Cl B Cl Cl

2 B Cl

Cl 1

Cl 4=3

A molcula CH2Cl2 uma molcula de geometria tetradrica:


Cl H H C Cl

Neste caso, o cloro mais electronegativo do que o carbono, que por sua vez mais electronegativo do que o hidrognio, e os momentos dipolares associados a cada ligao no se anulam:

Cl 4 H H C 1 2

3 Cl

ou seja, 1 + 2 3 + 4 e portanto trata-se de uma molcula polar.

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

Q.2. De acordo com a sua estequiometria NF3 apresenta como tomo central o N ligado a trs tomos de F. Vejamos a configurao electrnica do tomo de azoto:
N: 1s2 2s2 2p3

ou seja, existem 2 electres que no participam na ligao e portanto esta molcula do tipo AX3E a que corresponde uma geometria pirmide trigonal, com ngulos inferiores a 109:

N F F F

Uma molcula polar se a soma dos momentos dipolares de cada ligao for diferente de zero. Nesta molcula, e porque o elemento F mais electronegativo do que o azoto, verifica-se uma deslocalizao de carga no sentido do Flor, tal como indicado:

N F F F

Note que h uma ligao que se apresenta para l do plano do papel. A resultante das trs ligaes a que se representa na figura a vermelho. No entanto existe um par de electres que vai provocar uma deslocalizao de carga negativa em sentido oposto mas de menor intensidade (representada a verde). Finalmente, a resultante total diferente de zero ou seja, estamos em presena de uma molcula polar. Vejamos agora o que acontece com BF3 : de acordo com a sua estequiometria, o tomo central B est ligado a trs tomos de F. Vejamos a configurao electrnica do tomo de bromo:
N: 1s2 2s2 2p1

ou seja, todos os electres de valncia participam na ligao e portanto esta molcula do tipo AX3 a que corresponde uma geometria triangular plana com ngulos de 120: F B F F

Uma molcula polar se a soma dos momentos dipolares de cada ligao for diferente de zero. Nesta molcula, e porque o elemento F mais electronegativo do que o azoto, verifica-se uma deslocalizao de carga no sentido do Flor, tal como indicado: F B F F

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

A resultante das trs ligaes, obtida pela soma vectorial do vector representado a vermelho e do representado a verde, nula ou seja, estamos em presena de uma molcula apolar.

Q.3. Comecemos por escrever a frmula estrutural dos dois compostos (ambos com
trs tomos de carbono):

H H C H

H O C H C OH

H H C H

H C Cl

H C H H

cido propanico (cido carboxlico)

2cloro propano (alcano substitudo)

Tal como do nosso conhecimento uma substncia apresentar um ponto de ebulio superior se as foras intermoleculares forem mais fortes. Ao observar as estruturas anteriormente representadas conclumos de imediato que a principal diferena, em termos de foras intermoleculares, que o cido propanico pode formar ligaes por pontes de hidrognio atravs do grupo COOH, o que no se verifica no 2-cloro propano. Assim, ser de prever que o cido propanico apresente um ponto de ebulio superior o do alcano substitudo, j que necessita de mais energia para quebrar as ligaes entre molculas.

Q.4. O ponto de ebulio de uma substncia ser tanto maior quanto mais fortes
forem as foras intermoleculares, ou seja, necessrio identificar o tipo de foras presente em cada uma das substncias.
RbF um composto inico (elevada diferena de electronegatividades) e as atraces ioio so as foras mais fortes que se conhecem; este composto dever ter o ponto de ebulio mais elevado. CO2 uma molcula de geometria plana e portanto apolar, j que as deslocalizaes so iguais mas de sinais opostos. Deste modo, as nicas foras presentes so as foras de London ou de disperso que dependem essencialmente do volume da molcula e so bastante fracas. CH3OH tambm uma molcula polar com interaces do tipo dipolo permanente dipolo permanente, foras de London e com forte probabilidade de formar ligaes por pontes de hidrognio. CH3Br uma molcula que apresenta uma deslocalizao de carga no tomo de Br, ou seja, uma molcula polar; o tipo de foras intermoleculares de dipolo permanente dipolo permanente, bem como foras de disperso ou de London (presentes em todas as molculas).

Assim, e por ordem crescente do ponto de ebulio, a molcula de CO2 apresenta o ponto de ebulio mais baixo (apenas foras de disperso), seguida da molcula de CH3Br que apresenta alm das anteriores as de dipolo permanente, da molcula de

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

CH3OH (dipolo permanente, foras de disperso e ligaes por pontes de hidrognio) e finalmente RbF que apresenta o ponto de ebulio mais elevado: CO2 < CH3Br < CH3OH < RbF.

Q.5. A afirmao A falsa uma vez que so as foras intermoleculares que


determinam o estado fsico em que uma substncia se encontra e no as foras intramoleculares tal como referenciado no enunciado. A afirmao B falsa pois as foras de London so, em geral, as que predominam, excepto para molculas de elevado momento dipolar onde as foras de Keesom passam a prevalecer. As afirmaes C e D so verdadeiras.

Q.6. Comecemos por identificar os dois ismeros geomtricos: Cl C H C Cl


H C Cl C Cl H

Trans 1,2dicloroeteno

Cis 1,2dicloroeteno

Analisemos agora a polaridade das molculas. No 1 caso, trans 1,2dicloroeteno, os momentos dipolares so os representados na figura:

Cl C H
Ou seja, o momento dipolar resultante nulo.

H C Cl

No 2caso, cis 1,2dicloroeteno, os momentos dipolares so os representados na figura

H C Cl C

H Cl

Ou seja, o momento dipolar resultante diferente de zero e a molcula apresenta um momento dipolar permanente.

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

Q.7. O gs argon (gs raro) constitudo por molculas apolares pelo que as nicas foras presentes so as de London, que aumentam regularmente com o volume, ou seja, dentro do grupo dos gases raros aumentam com o nmero atmico. A neve carbnica, CO2 (s), constituda tambm por molculas apolares, j que sendo o dixido de carbono uma molcula de geometria linear apolar. Novamente as nicas foras presentes so as foras de London. O metanol, CH3OH, uma molcula polar uma vez que o tomo de oxignio mais electronegativo que o de carbono, o que provoca uma deslocalizao de carga no sentido do oxignio. Sendo uma molcula polar apresenta um dipolo permanente e as foras presentes so, para alm das de London, as de Keesom e as de Debye. Para alm destas apresenta ainda a possibilidade de formar ligaes por pontes de hidrognio, j que o hidrognio se encontra ligado a um tomo muito electronegativo, o oxignio. O clorometano, CH3Cl, uma molcula polar uma vez que o tomo de cloro mais electronegativo que o de carbono, o que provoca uma deslocalizao de carga no sentido do cloro. Sendo uma molcula polar apresenta um dipolo permanente e as foras presentes so, para alm das de London, as de Keesom e as de Debye. Q.8. I. V

A. O hexano lquido e o metano gasoso nas condies ambientais correntes

porque F
B. As foras de London so tanto mais intensas quanto menor for a massa molecular das partculas.

II. V A. A densidade da gua lquida maior do que a densidade da gua slida. porque V B. O gelo apresenta uma estrutura hexagonal com lacunas.
III. V A. Nas condies ambientais correntes o Bromo apresenta-se no estado lquido

porque V B. No Bromo existem ligaes covalentes. Q.9. As afirmaes correctas so a A e D. Q.10. O critrio que permite entender as geometrias assumidas pelas molculas
baseia-se no mximo afastamento assumido pelas nuvens electrnicas. Na molcula de Cl2O o oxignio o tomo central. Sabemos ainda que este tomo apresenta 6 electres de valncia e apenas dois (duas ligaes com Cl) so usados na ligao:

Cl

Cl

10

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

Esta ser uma estrutura possvel. No entanto e porque sobram dois pares de electres no oxignio verifica-se um efeito repulsivo ou seja, a molcula vai adoptar uma estrutura angular de forma a promover o mximo afastamento entre as nuvens electrnicas. Assim, a geometria que confere mais estabilidade ser:

O
Cl Cl

Q.11.
BeH2 Trata-se de uma molcula linear e uma vez que o hidrognio mais electronegativo que o berlio temos:

H 1

Be

H 2

Cada uma das ligaes polar mas os momentos dipolares so iguais em mdulo e portant o momento dipolar total igual a zero; esta molcula apolar.
H2O

Trata-se de uma molcula tetradrica (angular) e uma vez que o hidrognio menos electronegativo que o oxignio temos:

O
1 H H

Cada uma das ligaes polar e o momento dipolar resultante diferente de zero (no esquecer os pares electrnicos que no entram na ligao); esta molcula polar.
Q.12. O ponto de fuso de uma substncia (passagem de slido a liquido) ser tanto mais elevado quanto mais fortes forem as foras intermoleculares. As espcies apresentadas: I2, H2O, H2S, H2, NaCl e CaO, podem ser divididas em: cristais inicos: NaCl e CaO formados por ies que se comportam como esferas rgidas indeformveis devido s fortes interaces electrostticas entre eles; molculas apolares: I2 e H2 , onde existem apenas foras de London; molculas polares: H2O e H2S, que apresentam alm das foras de London, foras de Keesom e no presente caso ligaes por ponte de hidrognio.

Por ordem crescente de pontos de fuso dentro de cada sub-diviso temos: 1. Molculas apolares, em que as foras de London so directamente proporcionais ao volume das molculas e portanto, como V(I2 ) > V(H2 ) o ponto de fuso do hidrognio ser muito inferior ao do iodo; 2. Molculas polares, onde existem vrios tipos de fora, nomeadamente as ligaes por ponte de hidrognio que no presente caso so mais fortes em H2O do que em H2S, uma vez que o oxignio mais electronegativo; assim o ponto de fuso do sulfureto de hidrognio ser inferior ao da gua;

11

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

3. Os cristais inicos so os que apresentam um ponto de fuso mais elevado e dentro destes o CaO o que tem maior ponto de fuso uma vez que se tratam de ies de carga dupla (fora atractiva aumenta com a carga dos ies), relativamente a NaCl. Assim, e por ordem crescente de ponto de fuso: H2 < H2S < H2O < I2 < NaCl < CaO

Q.13. As opes correctas so: I Q.14. As opes correctas so: C Q.15.


AlI3

C; II

D;

III

Comecemos por escrever a configurao electrnica do tomo central: Al [Ne] 3s2 3p1 Este tomo tem trs electres de valncia, e de acordo com a estequiometria, todos so usados para formar as trs ligaes com o tomo de iodo. Esta molcula do tipo AX3, ou seja, de geometria plana com ngulos de 120.

I Al I I
Uma vez que o iodo mais electronegativo do que o alumnio, verifica-se que h uma deslocalizao de carga na direco do iodo:

I Al I I

A resultante parcial a representada a vermelho e a resultante final igual a zero, o que significa que a molcula apolar.
OF2

Comecemos por escrever a configurao electrnica do tomo central, fsforo: O 1s2 2s2 2p4 Este tomo tem seis electres de valncia, e de acordo com a estequiometria, apenas so usados 2 electres para formar a ligao. Isto significa que existem dois pares de electres que no so usados, e consequentemente esta molcula do tipo AX2E2, ou seja, tetradrica angular com ngulos de aproximadamente 109:

12

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

O F F

Uma vez que o flor mais electronegativo do que o oxignio, verifica-se que h uma deslocalizao de carga na direco do flor, alm da deslocalizao provocada pelos pares de electres do oxignio, que no participam na ligao:

O F F

A resultante parcial a representada a vermelho e como podemos ver a ordem de grandeza superior deslocalizao que se verifica no sentido oposto. Assim, esta molcula apresenta um momento dipolar diferente de zero, ou seja, polar.

Q.16. De acordo com a sua estequiometria NH3 apresenta como tomo central o N ligado a trs tomos de H. Vejamos a configurao electrnica do tomo de azoto:
N: 1s2 2s2 2p3

ou seja, existem 2 electres que no participam na ligao e portanto esta molcula do tipo AX3E a que corresponde uma geometria pirmide trigonal, com ngulos inferiores a 109:

N H H H

Uma molcula polar se a soma dos momentos dipolares de cada ligao for diferente de zero. Nesta molcula, e porque o elemento N mais electronegativo do que o hidrognio, verifica-se uma deslocalizao de carga no sentido do azoto, tal como indicado:

N H H H

Note que h uma ligao que se apresenta para l do plano do papel. A resultante das trs ligaes obviamente diferente de zero, existindo ainda um par de electres que vai provocar uma deslocalizao de carga negativa no mesmo sentido. Finalmente, a resultante total diferente de zero ou seja, estamos em presena de uma molcula polar. Vejamos agora o que acontece com H2O: de acordo com a sua estequiometria, o tomo central O est ligado a dois tomos de H. Vejamos a configurao electrnica do tomo de oxignio:
O: 1s2 2s2 2p22p12p1

13

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

ou seja, apenas dois dos seis electres de valncia participam na ligao e portanto esta molcula do tipo AX2E2 a que corresponde uma geometria angular ou em forma de V, com ngulos de aproximadamente 109:

O H H

Uma molcula polar se a soma dos momentos dipolares de cada ligao for diferente de zero. Nesta molcula, e porque o elemento O mais electronegativo do que o H, verifica-se uma deslocalizao de carga no sentido do oxignio, tal como indicado:

O H H

A resultante das duas ligaes, obtida pela soma vectorial, a representada a azul; note ainda que os dois pares de electres no ligantes existentes no oxignio vo tambm provocar uma deslocalizao no mesmo sentido (a verde) e portanto a resultante diferente de zero. A molcula de gua polar.

Q.17. a) De acordo com a estequiometria, o tomo central C encontra-se ligado a dois


tomos de H e a dois tomos de Br. Vejamos a configurao electrnica do tomo de carbono:
C: 1s2 2s2 2p2

ou seja, os quatro electres da camada de valncia so usados no estabelecimento das ligaes e consequentemente a molcula do tipo AX4 a que corresponde uma geometria tetradrica com ngulos inferiores a 109:

Br C Br

H H

Uma molcula polar se a soma dos momentos dipolares de cada ligao for diferente de zero. Nesta molcula, e porque o elemento C menos electronegativo do que o bromo mas mais electronegativo do que o hidrognio, verifica-se uma deslocalizao de carga nos sentidos indicados:

Br C Br
A molcula polar.

H H

14

Universidade Aberta Qumica Geral 607 http://www.univ-ab.pt/disciplinas/dcet/qg607/

b) De acordo com a estequiometria, o tomo central C encontra-se ligado a dois tomos de H e a um tomo de O. Vejamos a configurao electrnica do tomo de carbono: C: 1s2 2s2 2p2

ou seja, para as ligaes so usados apenas 3 electres, ficando um electro disponvel na camada de valncia do carbono. Vejamos agora a configurao electrnica do oxignio: O: 1s2 2s2 2p4 Recorrendo representao de Lewis temos:

o que significa que h uma dupla ligao com o oxignio ficando a molcula com uma geometria triangular plana, com ngulos de 120:

H
C

H
Considerando a polaridade das ligaes tal como so indicadas na figura, a molcula polar.

Q.18. Ambas as molculas so polares o que significa que esto presentes foras de
Debye, Keesom e London. Atendendo maior electronegatividade do oxignio relativamente ao enxofre, de prever o momento dipolar do metanol seja maior do que o do metanotiol e portanto as foras de Debye e Keesom sero mais fortes no metanol. Por outro lado, o volume do metanotiol maior do que o volume do metanol (enxofre tem maior raio atmico do que o oxignio) e portanto as foras de London sero mais fortes no metanotiol. Existem portanto dois efeitos antagnicos. No entanto, no metanol o tomo de hidrognio est ligado a um tomo fortemente negativo (o oxignio) sendo de prever a existncia de fortes ligao por pontes de hidrognio. Uma vez que o enxofre apresenta uma menor electronegatividade de prever que no metanotiol a ligao por pontes de hidrognio seja mais fraca. Assim, conclui-se que as foras intermoleculares presentes na molcula de metanol so mais fortes do que as presentes na molcula de metanotiol e portanto a primeira apresenta um ponto de ebulio maior, o que justifica o facto de o metanol ser liquido temperatura e presso ambiente.

15

You might also like