You are on page 1of 12

FACCAMP ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES PROF. LVARO.

RETIFICAO E FILTRAGEM CAPACITIVA


INTRODUO TERIA Os circuitos que utilizam dispositivos semicondutores, necessitam ser alimentado com tenses contnuas para a devida polarizao. Para podermos aproveitar a rede eltrica, por se tratar de tenso alternada, necessitamos convert-la em tenso contnua. Para tanto, utilizamos os circuitos retificadores que juntamente com os filtros e, s vezes, com um estgio estabilizador, possibilitam obter nas sadas, tenses com caractersticas de contnua pura. Na figura abaixo, temos esquematizado em blocos, um circuito retificador com filtro. 1o ESTGIO AC AC 2o ESTGIO RETIFICAO (ALTO RIPPLE) 3o ESTGIO FILTRAGEM (BAIXO RIPPLE) DC DC PULSADO PULSADO

Pela figura, notamos que o primeiro estgio constitudo por um transformador para normalmente reduzir a tenso de entrada. No segundo estgio, atravs de circuitos com diodos, feita a retificao do sinal alternado. No terceiro estgio, o circuito de filtro, normalmente capacitivo, transforma a tenso contnua pulsante em contnua pura. De maneira geral, os circuitos, retificadores classificam-se em dois tipos, os denominados de meia onda, e os de onda completa. O circuito retificador de meia onda sem filtro visto na figura abaixo.

Durante o semiciclo positivo da tenso de entrada, o diodo estar diretamente polarizado e conduzir, fazendo a corrente circular pela carga (RL). Na sada, aparecer, neste caso, o prprio semiciclo. No semiciclo negativo da tenso de entrada, o diodo estar reversamente polarizado, no
1

FACCAMP ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES PROF. LVARO.

conduzindo, fazendo com que a tenso de sada seja nula. No diodo, temos a tenso (VD), que durante a sua conduo praticamente nula e na sua conduo igual da entrada, ou seja, negativa. Aps esse estudo, podemos esboar as formas de onda do circuito retificador de meia onda, que so vistas seguir:

TENSO DE ENTRADA (VE)

TENSO NA CARGA

(VRL). TENSO NO DIODO (VD1)

A tenso contnua de sada ter um valor DC igual a: VDC = Vmx / O Valor eficaz da tenso na carga dado por: VEF = Vmx / 2 Para podermos aumentar o nvel de tenso contnua na sada, colocamos um filtro capacitivo como mostra a figura abaixo.

FACCAMP ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES PROF. LVARO.

A atuao do capacitor consiste em se carregar com a tenso de entrada durante o intervalo do semiciclo positivo, at esta atingir Vmx. A partir da, como o potencial do capacitor inicia um processo de descarga atravs da carga RL, at que um novo semiciclo positivo faa com que a tenso no anodo do diodo seja maior, reiniciando o processo de carga. A figura abaixo mostra a tenso de sada do retificador de meia onda com a atuao do filtro.

V =

VDC = VMX - =

Atravs da figura, notamos que o filtro faz com que se eleve o nvel DC da tenso de sada, que, dependendo do valor do capacitor e da carga RL pode ser maior ou menor. A ondulao remanescente denominada tenso de ripple, cujo valor pode avaliar a eficcia do circuito, na converso da rede alternada em contnua, para uma carga especfica.

FACCAMP ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES PROF. LVARO.

A retificao de onda completa pode ser obtida atravs de dois circuitos: os que utilizam um transformador com derivao central e dois diodos, e os que utilizam um transformador sem derivao central e quatro diodos ligados em ponte. O retificador de onda completa com dois diodos, sem filtro, visto na figura abaixo.

O transformador utilizado nesse circuito, possui uma derivao central que defasa a tenso VE1 em relao a VE2 de 180 graus. VE1 VE2

Durante o semiciclo positivo negativo de VE2, o diodo D1 estar conduzindo e o diodo D2 estar cortado. Por D1 estar circulando uma corrente que passa por RL, faz com que aparea na sada, o prprio semiciclo positivo de VE1. Durante o semiciclo positivo de VE2 e o negativo de VE1, o diodo D2 estar conduzindo e o diodo D1 estar cortado. Por D2 circular uma corrente que, passando por RL, faz com que aparea na sada, o prprio semiciclo positivo de VE2. Aps esse estudo, podemos esboar as formas de onda do circuito retificador de onda completa com dois diodos, sem filtro, que so vistos nas figuras a seguir.

FACCAMP ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES PROF. LVARO.

VD1

VD2

VRL

Os diodos D1 e D2 na conduo, apresentam uma tenso praticamente nula entre seus terminais e na no conduo, uma tenso de 2Vmx, pois quando um deles estiver cortado, o outro estar conduzindo, fazendo com que a tenso total do secundrio do transformador seja aplicada sobre o cortado. O retificador de onda completa com diodos em ponte, sem filtro, visto na figura abaixo.

FACCAMP ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES PROF. LVARO.

Nessa ligao, utilizando diodos um ponte, durante o semiciclo positivo da tenso de entrada, os diodos D1 e D3 estaro conduzindo, fazendo circular uma corrente que passando por RL, faz com que aparea na sada, o prprio semiciclo. No semiciclo negativo, os diodos D2 e D4 estaro conduzindo, fazendo circular uma corrente, atravs de RL, com o mesmo sentido que no outro caso, surgindo na sada uma tenso igualmente positiva. Aps esse estudo, podemos esboar as formas de onda do circuito retificador, de onda completa com diodos em ponte, sem filtro, que so vistas na figura a seguir. VD1, VD3 VD2, VD4

VE

VRL

Os diodos, na sua conduo, apresentam uma tenso praticamente nula entre seus terminais e, na no conduo uma tenso Vmx, pois, quando estiverem cortados, estaro em paralelo com o secundrio do transformador. Nos retificadores de onda completa, como em todos os semiciclos da tenso de entrada, temos uma tenso de sada, o nvel DC ser o dobro em relao ao de meia onda, e dado por: VDC = 2.Vmx / O Valor eficaz da tenso na carga dado por: VEF = Vmx / 2
6

FACCAMP ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES PROF. LVARO.

Para aumentarmos esse nvel, que dependendo das circunstncias poder tornar-se prximo a Vmx, colocaremos um filtro capacitivo como mostra a figura a seguir.

O capacitor de filtro ir se carregar com a tenso de entrada at atingir Vmx. A partir da, como seu potencial maior que o da entrada, iniciar um processo de descarga, atravs de RL, at que um novo semiciclo reinicie um processo de carga. A figura abaixo mostra a tenso de sada dos retificadores de onda completa, com atuao do filtro. VRL

V =

Idc 2. f .C

VDC = VMx

4.C.RL . f V = .V (4.C.RL . f ) + 1 MX 2

Notamos pela figura, que teremos um aumento do nvel DC e diminuio da tenso de ripple, em relao ao retificador de meia onda, com filtro, isso logicamente, dependendo dos valores do capacitor e da carga RL.

FACCAMP ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES PROF. LVARO.

Expresses Complementares: 1) Fator de ripple:

% =

(VEF ) 2 (VDC ) 2 VDC

.100 =

V .100 VDC

2) Tenso eficaz na carga de um retificador com filtro: VEF = (VDC ) 2 + (V ) 2 3) Corrente de pico nos diodos em retificadores com filtro: I P = VMAX .
1 )

RL + X C RL + X C

EXERCCIOS

2 )

FACCAMP ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES PROF. LVARO.

3 )

4 )

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

FACCAMP ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES PROF. LVARO.

10) Para um retificador em meia-onda, sem filtro capacitivo, sabe-se que o valor mdio da tenso na carga 15V para uma resistncia de carga de 1,5 k. Pede-se: a) O valor de pico da tenso de entrada. b) O valor eficaz da tenso na carga. c) O valor mdio da corrente na carga. d) O valor eficaz da corrente na carga. e) O valor de pico da tenso reversa no diodo. f) O valor da potncia ativa consumida na carga. g) O valor do fator de ondulao (ripple) do circuito. 11) Para um retificador em ponte, sem filtro capacitivo, sabe-se que o valor da potncia ativa consumida na carga igual a 625 mW, para uma resistncia de carga de 1 k. Pede-se: a) O valor de pico da tenso de entrada. b) O valor eficaz da tenso na carga. c) O valor mdio da corrente na carga. d) O valor eficaz da corrente na carga. e) O valor de pico da tenso reversa no diodo. f) O valor da tenso mdia na carga. g) O valor do fator de ondulao (ripple) do circuito. 12) Para um retificador em onda completa, em center tape, sem filtro capacitivo, sabe-se que o valor eficaz da tenso no transformador, por fase, 44,4V para uma resistncia de carga de 100 . Pede-se:

10

FACCAMP ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES PROF. LVARO.

a) O valor mdio da tenso na carga. b) O valor eficaz da tenso na carga. c) O valor mdio da corrente na carga. d) O valor eficaz da corrente na carga. e) O valor de pico da tenso reversa no diodo. f) O valor da potncia ativa consumida na carga. g) O valor do fator de ondulao (ripple) do circuito. 13) Para um retificador em ponte, os diodos tm as especificaes IDC=150 mA e VR = 75 V. Estes diodos so adequados para uma tenso do secundrio de 40 V eficazes e uma resistncia de carga de 400? Justifique. 14) Para um retificador em meia onda, o diodo tem as especificaes I DC= 500 mA e VR = 50 V. Este diodo adequado para uma tenso do secundrio de 60 V eficazes e uma resistncia de carga de 150? Justifique. 15) Para um retificador em meia-onda, com filtro capacitivo, conectado rede de alimentao em 60Hz, sabe-se que o valor de pico da tenso no transformador 50V para uma resistncia de carga de 330 e capacitncia de filtragem de 470F. Pede-se: a) O valor mdio da tenso na carga. b) O valor eficaz da tenso na carga. c) O valor mdio da corrente na carga. d) O valor eficaz da corrente na carga. e) O valor de pico da tenso reversa no diodo. f) O valor de pico da corrente no diodo. g) Ondulao pico--pico do circuito.. h) O valor do fator de ondulao (ripple) do circuito. 16) Para um retificador em ponte, com filtro capacitivo, conectado rede de alimentao em 60Hz, sabe-se que o valor de pico da tenso no transformador 25V para uma resistncia de carga de 220 e capacitncia de filtragem de 500F. Pede-se: a) O valor mdio da tenso na carga. b) O valor eficaz da tenso na carga. c) O valor mdio da corrente na carga. d) O valor eficaz da corrente na carga. e) O valor de pico da tenso reversa no diodo. f) O valor de pico da corrente no diodo. g) Ondulao pico--pico do circuito.. h) O valor do fator de ondulao (ripple) do circuito. 17) Para um retificador em center-tape, com filtro capacitivo, conectado rede de alimentao em 60Hz, sabe-se que o valor eficaz da tenso no transformador, por fase, 12V para uma resistncia de carga de 400 e capacitncia de filtragem de 220F. Pede-se:

11

FACCAMP ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES PROF. LVARO.

a) O valor mdio da tenso na carga. b) O valor eficaz da tenso na carga. c) O valor mdio da corrente na carga. d) O valor eficaz da corrente na carga. e) O valor de pico da tenso reversa no diodo. f) O valor de pico da corrente no diodo. g) Ondulao pico--pico do circuito.. h) O valor do fator de ondulao (ripple) do circuito. 18) Dimensionar um retificador em meia onda com filtro, para as seguintes especificaes: a) Sada DC de 35,6 V para 75 mA. b) Ondulao mxima de 10% no valor da tenso de sada. c) Alimentao AC em 60 Hz. 19) Dimensionar um retificador em ponte com filtro, para as seguintes especificaes: a) Sada DC de 15 V para uma resistncia de carga de 680 . b) Ondulao de pico--pico de 1 V. c) Alimentao AC em 60 Hz. 20) Dimensionar um retificador center-tape com filtro, para as seguintes especificaes: a) Resistncia de carga de 330. b) Ondulao mxima de 10% no valor da tenso de sada. c) Alimentao AC com 48V, por fase, em 60 Hz. 21) Dimensionar um retificador em ponte com filtro, para as seguintes especificaes: a) Sada DC de 9 V para um resistncia de carga de 100. b) Alimentao AC com 7V em 60 Hz.

12

You might also like