You are on page 1of 18

ANLISE DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS

No contexto atual, em que a concorrncia cada vez mais forte entre as sociedades e a busca pela competitividade uma necessidade constante at mesmo para a continuidade do negcio, a anlise das informaes econmicas e financeiras torna-se fundamental para sobrevivncia da sociedade. Em face desta gama de dados fornecidos pela contabilidade ao administrador financeiro, se torna fundamental interpretar a sua nomenclatura de maneira segura, a fim de que tais dados sejam entendidos por usurios internos e externos da sociedade.

Portanto, diante da complexidade e do volume dessas informaes, se faz necessrio escolha de um sistema de controle que viabilize o acompanhamento da movimentao dos recursos financeiros, para proporcionar aos gestores, condies de avaliarem o desempenho da sociedade. As ferramentas de controle e anlise da situao econmica e financeira em uma sociedade so imprescindveis para acompanhar a sua evoluo, mensurar seu desempenho e tambm alinhar estratgias adotadas situao atual a fim de proporcionar dados concretos para auxiliar na tomada de deciso. Nesse sentido, a fim de favorecer a interpretao dos dados contbeis e gesto dos recursos ser utilizado a anlise dos aspectos financeiros da sociedade por meio de indicadores financeiros.

Os ndices financeiros so elaborados com base nos dados extrados das demonstraes contbeis divulgadas pelas sociedades em geral, como exemplo, os balanos patrimoniais e os demonstrativos de resultados do exerccio. A anlise de balanos, como instrumento de anlise econmica e financeira da sociedade, possibilita atravs do estudo de suas demonstraes, obterem informaes aprofundadas sobre os aspectos estruturais, econmicos e financeiros em determinados perodos, tendo como objetivo fornecer informaes para agregar valores necessrios ao processo de gesto. As informaes contbeis possuem infinitas aplicaes no mbito da sociedade, dentre as mais importantes encontra-se a anlise do desempenho, da evoluo, e das tendncias. Alm dos usurios internos, tais anlises so tambm teis para indivduos e organizaes externas

sociedade, incluindo acionistas, governo, clientes, fornecedores, credores e investidores em potencial.

A presente anlise tem como objetivo apresentar estudos sobre situao econmico-financeira da Natura Cosmticos S/A, nos exerccios de 2010 e 2011 evidenciando, a partir de informaes extradas de seus demonstrativos contbeis, os riscos no que diz em respeito evoluo da estrutura de capital, da liquidez e da solvncia da sociedade. A complexidade da tomada de deciso com relao aos aspectos financeiros obriga o gestor a conhecer profundamente todas as variveis referentes capacidade de pagamento, liquidez e solvncia da sociedade.
Conforme Zdanowicz (1998, p. 68), "a solvncia geral uma medida de avaliao da capacidade financeira da empresa a longo prazo para satisfazer os compromissos assumidos perante terceiros a qualquer prazo ".

O conhecimento e a compreenso destas variaes favorecem a gesto da sociedade e o entendimento em relao ao risco e retorno das operaes, que so os requisitos fundamentais para as decises eficazes. A anlise dos demonstrativos contbeis, que aqui se apresenta permitir a avaliao do desempenho da sociedade, visando inferir sobre a variao da capacidade de pagamento e liquidez a partir da anlise da administrao do ciclo financeiro e das decises estratgicas de investimento e financiamento. Permitir tambm conhecer as propores relativas de dvidas a curto, mdio e longo prazo e mapear as participaes e aplicaes dos recursos, bem como a capacidade de solvncia ou previso do processo de falncia e outras descontinuidades. Com base nos resultados obtidos, ser possvel estabelecer um diagnstico acerca da situao financeira da sociedade. A anlise ser feita atravs do Balano Patrimonial e Demonstrao do resultado do Exerccio.
Segundo Ross (2008, p. 44), "o objetivo da administrao financeira maximizar o valor de mercado do patrimnio lquido existente dos proprietrios ".

Baseando-se em Brigham & Houston (2006, p. 7), podemos resumir as atribuies da rea financeira em quatro atividades:

Trabalho com os mercados financeiros: Os acontecimentos no mercado financeiro tm forte influncia no andamento do negcio. essencial que o administrador financeiro atue no gerenciamento dos seus ativos a fim de aumentar o valor da empresa. Decises de investimento e financiamento: Toda e qualquer empresa tem que investir em materiais, equipamentos, instalaes, cabe aos gestores financeiros auxiliar na aquisio desse ativos, assim como na tomada de deciso de financiamento dos mesmos. Coordenao e controle: A equipe de finanas deve estar ciente das decises das demais equipes da organizao, j que uma alterao no processo produtivo, por exemplo, pode gerar a necessidade de novos investimentos que devem ser acompanhados pela rea financeira. Planejamento: de suma importncia para a empresa, pois ele delineia o futuro do negcio. Projees como o fluxo de caixa, ajudam a prever a situao futura do empreendimento e que aes devem ser tomadas no presente para que o planejamento ocorra.

De acordo com Marion (2009, p. 7 ), s teremos condies de conhecer a situao econmica financeira de uma empresa por meio de trs pontos fundamentais de anlise: liquidez (situao financeira ), rentabilidade (situao econmicas ) e endividamento (estrutura de capital ).

Fonte: Anlise das Demonstrao Contbeis. Contabilidade Empresarial. Marion, 2009.

NDICES DE LIQUIDEZ

Esse ndice usado para analisar a capacidade que a empresa tem em honrar com suas obrigaes tanto de curto e longo prazo.

NDICES DE RENTABILIDADE

Os ndices de rentabilidade analisam a situao econmica da organizao, pois avaliam a capacidade da empresa em gerar resultados. Consideramos retorno o lucro adquirido pela empresa e investimento todas as aplicaes presentes no Ativo.

NDICES DE ENDIVIDAMENTO

Os ndices de endividamento apuram o nvel de endividamento da empresa, atravs desses indicadores tambm podemos avaliar quanto do Ativo est sendo financiado por capital prprio e quanto por capital de terceiros, e se os recursos de terceiros esto vencendo mais a curto prazo do que no longo prazo. muito importante analisar o resultado desses ndices, pois uma empresa com um nvel de endividamento muito alto, principalmente com a maior parte de exigibilidades de curto prazo, fica suscetvel a qualquer mudana no mercado. Por outro lado, um endividamento alto devido a investimentos que traro retornos futuros positivos empresa totalmente aceitvel, se analisar a viabilidade do projeto e utilizando-se recursos de longo prazo para o financiamentos. Em resumo, o endividamento de curto prazo deve ser utilizado para financiar o ativo Circulante da empresa, assim como dvidas de longo prazo para financiar investimentos no Ativo Permanente.

BALANO PATRIMONIAL

Demonstrativo contbil no qual apresenta a posio financeira e patrimonial da empresa em determinado momento, normalmente em um perodo prdeterminado, suas contas subdivide-se em:

Ativo: bens e direitos da empresa que, mensurveis em dinheiro e que representem um benefcio presente ou futuro para organizao.

Passivo: toda obrigao ou dvida que a empresa tem com terceiros em geral.

Patrimnio lquido: obrigaes para com terceiro em especial ou os prprios proprietrios da empresa.

Fato que de acordo com os componentes deste demonstrativo, possibilita sua definio como conjunto de bens, direitos e obrigaes da organizao.

Balano patrimonial da empresa Natura dos anos de 2010 e 2011( valores em milhares de reais).

Fonte: http://natura.infoinvest.com.br/ptb/3912/Demonstra%E7%F5es_Financeiras_IFRS_portugu%EAs_ingl %EAs.pdf

A empresa obteve um aumento de 17,82% no ativo circulante, gerado pelo crescimento da maioria das contas dessa classe (demonstrando um crescimento na aplicao de recursos de curto prazo), mesmo com a diminuio de 7,97% do caixa e equivalente, resultado propriamente pela maior aplicao dos recursos em curto prazo. No ativo no circulante, a empresa obteve um aumento de 17,58%, graas ao crescimento da maioria das contas( mesmo com a diminuio de 12,29% dos depsitos judiciais e 33,41% de outros ativos no circulantes, pois seus valores no so to expressivos), principalmente pelo aumento de 42,80% em imobilizado e 35,55% em intangvel, fruto do maior investimento da Natura realizado em 2011. No passivo circulante, a empresa obteve um crescimento razovel de 8,2%, explicado pela reduo de aproximadamente 20% de emprstimos e financiamentos, salrios e participaes nos resultados e encargos sociais e outras obrigaes. Porm houve aumento de 33,42% em fornecedores e outras contas a pagar, e 22,7% em obrigaes tributrias. Pode-se afirmar que houve um equilbrio de custos, diminuindo o financiamento e emprstimos de curto prazo e salrios, e aumento de compromissos para com fornecedores. No passivo no circulante, a empresa obteve aumento de 61,24%, devido a aplicao do maior investimento feito em toda a histria da Natura, destinando R$ 350 milhes em tecnologia, logstica e projetos de produo, a prova disso o aumento de 118,81% em emprstimos e financiamentos de longo prazo. No patrimnio lquido, houve aumento de 17,72%, podendo-se afirmar que foi gerada pelo crescimento normal da entidade de acordo com seu histrico de sucesso como empresa exemplar; com uma reduo de 24,14% em outros resultados abrangentes e 0,59 % no total do patrimnio lquido dos acionistas controladores. Isso mostra que a empresa conseguiu se manter sem grandes consequncias em relao ao seu ambicioso investimento, mantendo custos de curto prazo e patrimnio dos acionistas sem muitas alteraes e aumento das aplicaes dos recursos em curto prazo.

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO

A demonstrao do resultado do exerccio um demonstrativo contbil composto pela despesas e receitas de um determinado perodo, resumindo as entradas e sadas da organizao.

Segundo Assaf Neto, essa demonstrao tem o propsito exclusivo de apurar o resultado, ou seja, o lucro ou o prejuzo acumulado em um determinado espao de tempo(geralmente 12 meses). Dessa forma, engloba de forma dedutiva as receitas e as despesas, os ganhos e as perdas, os ganhos e as perdas do exerccio, apurados pelo regime de competncia, assim, independentemente de seus pagamentos.

Demonstrao do resultado do exerccio dos anos de 2010 e 2011( valores em milhares de reais).

Fonte: http://natura.infoinvest.com.br/ptb/3912/Demonstra%E7%F5es_Financeiras_IFRS_portugu%EAs_ingl%EAs.pdf

A empresa obteve um aumento de 11,68%, apresentando mudanas expressivas como: diminuio de 57,11% na participao dos colaboradores nos resultados, diminuio de 34,73% na remunerao dos administradores e aumento de 260,57% em outras despesas financeiras. As receitas e despesas financeiras praticamente dobraram de tamanho( aumento de 118,91% e 93,43%

respectivamente), fazendo com que gerasse pouca diferena no resultado. E finalmente, o lucro obteve aumento de 11,68%.

Pode-se afirmar que de acordo com este demonstrativo contbil deste perodo, a empresa se desenvolveu sem grandes valores expressivos, procurando reduzir custos e aumentar as receitas em curto prazo, gerados pela necessidade de se preparar ou de se prevenir de uma possvel falha ou crise interna por causa de seu investimento realizado em 2011. Porm, alm de ter conseguido se manter, obteve um maior lucro em relao ao exerccio de 2010.

DEMONSTRAO DAS ORIGENS E APLICAES DE RECURSOS

Demonstrativo contbil no qual possui objetivo de apresentar a variao do capital circulante lquido de uma empresa, ocorrida um e outro perodo. Toda origem considerado como aumento do CCL(capital circulante lquido), e toda aplicao como qualquer diminuio do CCL. Logo, calcula a liquidez da empresa e consequentemente sua capacidade de pagar as contas de curto prazo.

Capital circulante(CCL)= Total do Ativo Circulante(AC)-Total do Passivo Circulante(PC).

Obs: Com vigncia da lei 11,638/07, a elaborao da Doar( Demonstrao das Origens e Aplicaes de recursos) passou a ser facultativa, sendo substituda pela DFC( Demonstrao do Fluxo de Caixa) em 1/1/2008 pela lei 11,638/07, que tornou este demonstrativo obrigatrio e formalizou sua substituio pela Doar por ter maior facilidade de interpretao pelos contadores.

Clculo da CCL (valores em milhares de reais).

CCL 2010: AC-PC= 1869,9 1178= 691,9

CCL 2011: AC-PC= 2203,3 1274,7 = 928,6

Aumento de 34% do capital circulante, gerado pelo aumento das aplicaes em ativo circulante( ou recursos de curto prazo) e ao mesmo tempo uma reduo dos custos de curto prazo, principalmente na conta emprstimos e financiamentos do passivo circulante. Com esses resultados, alm de a empresa conseguir quitar suas dvidas de curto prazo, obteve aumento de um tero da capacidade em relao ao exerccio anterior. Os Balanos Patrimoniais padronizados deram suporte para os clculos dos indicadores definidos conforme quadro:

Fonte: http://natura.infoinvest.com.br/ptb/3912/Demonstra%E7%F5es_Financeiras_IFRS_portugu%EAs_ingl%EAs.pdf

ANALISES HORIZONTAL E VERTICAL DO BALANO PATRIMONIAL


ativo circulante caixa e equivalentes de caixa contas a receber de clientes estoques impostos a recuperar instrumentos financeiros derivativos outros ativos circulantes total do ativo circulante no circulante realizvel a longo prazo impostos a recuperar impostos de renda e contribuio social diferidos depsitos judiciais outros ativos no circulantes imobilizado intangvel total do ativo no circulante total do ativo 109,3 180,3 337,0 44,9 560,5 120,1 3,39% 5,59% 100% 100% 111,2 189,6 295,8 29,9 800,4 126,8 2,93% 4,99% 7,79% 0,78% 3,34% 101,73% 105,15% 87,77% 66,59% 105,57 560,2 570,3 571,5 101,5 66,4 17,38% 100% 17,70% 100% 17,73% 100% 3,15% 2,06% 100% 100% 515,6 641,9 688,7 201,6 28,6 126,8 13,59% 92,03% 16,92% 112,55 18,15% 120,50% 5,31% 0,75% 3,34% 198,62 190,96% 117,82% 2010 AV(%) AH(%) 2011 AV(%) AH(%)

1.869,9 58,03% 100%

2.203,3 58,8%

10,45% 100% 1,39% 3,72% 100% 100% 100% 100% 17,39% 100%

21,10% 142,80%

1.352,0 41,96 3.221,9 100%

1.589,8 41,91% 117,58% 3.793,0 100% 117,72%

*AV(%) - analise vertical em porcentagem AH(%)- analise horizontal em porcentagem

passivo circulante emprestimos e financiamentos fornecedores e e outras contas a pagar salarios, participaes nos resultados e encargos sociais obrigaoes tributarias instrumentos financeiros derivativos outras obrigaes total do passivo circulante no circulante emprstimos e financiamentos obrigaoes tributrias proviso para riscos tributrios, cvis e trabalhistas outras provises total do passivo no circulante

2010 226,6 366,5 162,7 366,0 4,1 52,1

AV(%) AH(%) 2011 7,03% 100% 169,0 489,0 132,0 446,8 37,9

AV(%) AH(%) 4,45% 74,58%

11,37% 100% 5,04% 0,12% 1,61% 100% 100% 100% 11,35% 100%

12,89% 133,42% 3,48% 0,99% 81,13% 72,74% 11,77% 122,07

1.178,0 36,56% 100%

1.274,7 33,60%108,20%

465,1 215,1 73,8 32,4 786,4

14,43% 100% 6,67% 2,29% 1,00% 100% 100% 100%

1,017,7 23,83% 218,81% 140,5 65,0 44,8 3,70% 1,71% 1,18% 65,31% 88,07% 138,27%

24,40% 100%

1.268,0 33,43% 161,24%

patrimonio lquido capital social reservas de capital reservas de lucro aes em tesouraria dividendo adicional proposto outros resultados abrangentes total do patrimonio lquido total do passivo e patrimnio lquido 418,1 149,6 282,9 (0,0) 430,1 (23,2) 12,97% 100% 4,64% 8,78% 100% 100% 427,1 160,3 292,5 (102,8) 490,9 (17,6) 11,26% 102,15% 4,22% 7,71% (2,71%) 107,15% 103,39% -

13,34% 100% (0,03%) 100%

12,94% 114,13% (0,46%) (75,86%)

1.257,5 39,02% 100% 3.221,9 100% 100%

1.250,2 32,96% 99,41% 3.793,0 100% 117,75%

*AV(%) - analise vertical em porcentagem AH(%)- analise horizontal em porcentagem

fonte:http://natura.infoinvest.com.br/ptb/3986/Demonstra%E7%F5es_Financeiras_Completas_Ata_Comit%EA_a uditoria_2011.pdf

ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL DA DRE:


em milhes 2010 AV(%) AH(%) 2011 AV(%) AH(%)

receita lquida custo dos produtos vendidos lucro bruto

5.136,7 100%

100%

5.901,4 100%

114,88%

(1.556,8) 30,30% 100% 3.579,9 69,69% 100%

(1.666,3) 28,23% 107,03% 3.925,1 66,51% 109,64%

(despesas) receitas operacionais com vendas administrativas e gerais participao dos colaboradores nos resultados remunerao dos administradores outras receitas(despesas) operacionais, lquidas lucro operacional antes do resultado financeiro receitas financeiras despesas financeiras (1.704,3) 33,17% 100% (605,4) (70,4) (14,4) (17,5) 11,78% 100% 1,37% 0,28% 0,34% 100% 100% 100% (1.952,7) 33,08% 114,57% (680,7) (30,2) (9,4) (63,1) 11,53% 112,43% 0,51% 0,15% 1,06% 42,89% 65,27% 360,57%

1.167,9 22,73% 100% 53,6 (103,4) 1,04% 2,01% 100% 100%

1.315,1 22,28% 112,60 122,7 (200,0) 2,07% 3,38% 228,91% 193,42%

lucro antes do imposto de renda e da contribuio social 1.118,2 21,76% 100% imposto de renda e contribuio social lucro lquido *AV(%) - analise vertical em porcentagem AH(%)- analise horizontal em porcentagem (374,1) 744,0 7,28% 100% 14,48% 100%

1.237,7 20,97% 110,68% (406,8) 830,9 6,89% 108,74 14,07% 111,68%

INDICE DE LQUIDEZ

Os ndices de Liquidez so utilizados para avaliar a capacidade de pagamento, isto , constituem uma apreciao sobre se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos. Essa capacidade de pagamento pode ser avaliada, considerando: longo prazo, curto prazo ou prazo imediato (MARION, 2007, pg.83).

DENOMINAO FORMULA DO INDICADOR DO INDICADOR LIQUIDEZ AT.CIRC.+ RLP/PAS.CIRC.+ELP = GERAL ILG LIQUIDEZ CORRENTE LIQUIDEZ SECA LIQUIDEZ IMEDIATA ATIVO CIRCULANTE / PASSIVO CIRCULANTE = ILC AT.CIRC. - ESTOQUES/PAS. CIRC = ILS DISPONIBILIDADE / PASSIVO CIRCULANTE = ILI

2010 1,64

2011 1,49

TENDENCIA EQUILIBRADA

1,58 1,10 0,47

1,72 1,18 0,40

EQUILIBRADA EQUILIBRADA EQUILIBRADA

Conforme estudamos podemos analisar os ndices de liquidez da seguinte forma:

Liquidez geral: Quanto maior a representatividade, melhor a condio da sociedade ( Assaf Neto 2002, p.173). A liquidez geral utilizada tambm como medida de segurana financeira da empresa alongo prazo, revelando a capacidade de saldar todos seus compromissos. A analise deste ndice indica que a natura teve uma liquidez favorvel e se manteve constante nos dois perodos em estudo. Conforme mostrado no quadro acima, em media, a liquidez geral foi de R1,56. Esse indicador revela que em 2011 para cada R$1,00 de divida a empresa apresenta R$1,49 para saldar seus compromissos. Liquidez corrente: Conforme Gitman (2004, p. 46), " liquidez corrente mede a capacidade da empresa de saldar suas obrigaes de curto prazo"

Observa-se que este ndice tambm se manteve constante nos dois perodos em estudo. Em media a liquidez corrente foi de R$ 1,65 ou seja, em 2011 para cada R$ 1,00 de divida a empresa apresenta R$ 1,72 para saldar seus compromissos.

Liquidez seca: Este ndice apresenta uma situao mais adequada para a situao de liquidez, uma vez que dele so eliminados os estoques, que so considerados como fontes de incertezas. Para Jos Pereira em seu livro Anlise Financeira das Empresas, Liquidez Seca indica quanto a empresa possui em disponibilidades (dinheiro, depsitos bancrios vista e aplicaes financeiras de liquidez imediata), Aplicaes financeiras curto prazo e duplicatas a receber, para fazer face ao seu passivo circulante.

Em media a liquidez seca foi de R$1,14, isso indica que tirando os estoques, para cada R$ 1,00 de divida em 2011, a empresa apresenta R$1,18 de bens e direitos de curto prazo.

Liquidez imediata: Este ndice usado para medir, a capacidade da empresa em honrar seus compromissos a curto prazo com o que possui de

disponibilidades, ou seja, o quanto a empresa tem imediatamente disponvel para pagar suas obrigaes.

Em media a liquidez imediata foi de R$ 0,43, ou seja, para cada R$ 1,00 de divida em 2010 a empresa havia R$0,47 de disponvel, e em 2011, para cada R$ 1,00 de divida a empresa havia R$ 0,40 de disponvel, a empresa teve uma pequena perda entre 2010 e 2011. INDICE DE ENDIVIDAMENTO O ndice de endividamento representa quanto a organizao tomou de recursos de terceiros para cada real de capital prprio. A anlise deste indicador nos revela a forma de obteno de recursos das empresas. Ele nos mostra se a empresa financia suas atividades com recursos prprios ou com recursos de terceiros. Destaca-se que o endividamento, por exemplo, parte integrante da liquidez da organizao e, muitas vezes, o foco inicial da situao de rentabilidade futura. Os ndices de endividamento relacionam as origens de recursos entre si, refletindo a posio entre capital prprio e capital de terceiros, e, alm disso, indicam o grau de dependncia da organizao com relao ao capital de terceiros (RIBEIRO, 2004, p. 134).

denominao do indicador participao de capitais de terceiros composio do endividamento garantia do capital prprio

formula do indicador pas.circ. + pas. ELP / PL = PCT pas.circ. / PL = CE PL / pas.circ + ELP = GCP

2010 1,56 0,93 0,64

2011 2,03 1,01 0,49

tendncia aumento aumento reduo

Conforme estudamos podemos analisar da seguinte forma: Participao de capitais de terceiros: Matarazzo (1998, p.159), relata que a Participao de capitais de terceiros se d pela relao entre capitais de terceiros e patrimnio lquido, sendo que quanto menor, melhor ser a avaliao da sociedade.

Os resultados observados acima so considerados desfavorveis. Em relao ao exerccio de 2010 a natura teve, de capital de terceiros, R$ 1,56 para cada R$1,00 de capital prprio, aumentando para R$2,03 em 2011.

De modo geral, resultados superiores a 100% indicam maior dependncia da empresa avaliada por capitais de terceiros ( ASSAF NETO, 2007).

Composio do endividamento: Para Matarazzo (1998, p. 161), este ndice indica qual o percentual de obrigaes a curto prazo em relao as obrigaes totais, ou seja, quanto menor, melhor. Para cada R$ 1,00 de divida total no ano de 2010 tem-se R$ 0,93 de divida a curto prazo, aumentando para R$ 1,01 em 2011.

Garantia do capital prprio: Indica quanto a empresa tem de capital prprio para cada unidade monetria de capitais de terceiros, ou seja, quanto maior, melhor. Na natura para cada R$ 1,00 de capital de terceiros, a empresa tem R$ 0,64, diminuindo consideravelmente esse valor para R$ 0,49,o que no favorvel para a empresa. INDICE DE ATIVIDADE Os ndices de Atividade permitem analisar aspectos do capital de giro da organizao por meio do ciclo financeiro. Permitem observar a velocidade com que a empresa recebe suas vendas, paga suas contas ou renova seus estoques. Os principais indicadores financeiros que nos possibilitaram conhecer a evoluo da atividade operacional da empresa so os prazos de rotao dos estoques, recebimento das vendas, pagamentos das compras, ciclo operacional, ciclo financeiro e rotao de ativo. Esses indicadores indicam quantos dias em mdia a empresa leva para pagar suas compras, receber suas vendas, renovar seus estoques e recuperar seu ativo (SILVA, 2001, p. 254).
denominao do indicador prazo mdio de recebimento(PMR) prazo mdio de pagamento(PMP) prazo mdio de estoques(PME) ciclo financeiro formula do indicador duplicatas a receber mdia/vendas brutas x 360 fornecedores mdios/compras x 360 estoques mdios/custos de vendas x 360 (PMR + PME - PMP) 2010 2011 39,02 86,34 136,13 88,99

* duplicatas medias = 641,9 + 570,3 / 2 = 606,1 *fornecedores mdios = 489,0 + 366,5 / 2 = 427,75 *estoques mdios = 688,7 + 571,5 / 2 = 630,1

Conforme estudamos, verificamos que a natura tem um ciclo financeiro de 88 dias, ou seja, o numero de dias que leva ate comprar (pagar) seus estoques, renovlos por vendas e receber esse montante. INDICE DE RENTABILIDADE Conforme define Ribeiro (2004, p. 146), os quocientes de rentabilidade servem para medir a capacidade econmica da empresa, evidenciando o grau de xito econmico obtido com o capital investido da empresa. So calculados com base em valores extrados do DRE e do BP. J Silva (2001, p. 232), infere que os ndices de retorno indicam qual o retorno que o empreendimento est propiciando em termos de lucratividade aos empresrios. Portanto, estes ndices medem a rentabilidade das empresas (ODORCIK, OLIVO e SCHVIRCK, 2010). Obviamente quanto maiores estes ndices melhores sero os resultados das empresas. Segundo Marion (2007),

TAXA DE RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO


A rentabilidade medida em funo dos investimentos. As fontes de financiamento do Ativo so Capital Prprio e Capital de Terceiros. A administrao adequada do Ativo proporciona maior retorno para a empresa (MARION, 2007 P.141).

Essa medida revela a rentabilidade, o retorno produzido (em termos percentuais) pelo total das aplicaes realizadas por uma empresa em seus ativos.
Taxa de retorno sobre o investimento Lucro Lquido / Total Ativo Mdio 2010 0,21 2011 0,23

Ativo total mdio = 3.221,9 + 3.793,0 / 2 = 3.507,45

Considerando a situao da Natura S/A temos que o lucro lquido representa 23% do ativo mdio no ano de 2011.

TAXA DE RETORNO SOBRE O PATRIMNIO LQUIDO Esse ndice mensura o retorno dos investimentos aplicados dos acionistas ou proprietrios da empresa, ou seja, o premio do investidor pelo risco de seu negcio.

Taxa de retorno sobre o patrimnio lquido Lucro Lquido / Patrimnio Lquido Mdio

2010 0,59

2011 0,66

Patrimnio Lquido Mdio = 1.257,5 + 1.250,2 = 1253,85

Esse ndice mede o poder de ganho dos proprietrios da natura, ou seja, para cada R$ 1,00 investido, ha um ganho de R$ 0,66. Portanto, aproximadamente, haver um retorno em dois anos. Margem Lquida Esse indicador e capaz de medir a eficincia de uma empresa em produzir lucro por meio de suas vendas.
Margem Lquida Lucro Lquido / Receitas Lquidas x 100 2010 2011 14,48% 14,86%

Esse ndice mostra que a natura teve, em 2010, um lucro de 14,48%, tendo um pequeno aumento em 2011 com 14,86%. Giro do Ativo Estabelece a capacidade dos ativos em gerar vendas; em outras palavras, e a relao entre as vendas efetuadas e os investimentos totais da empresa (SILVA, 2008).
Giro do Ativo Vendas lquidas / Ativo total mdio 2010 1,46 2011 1,59

Ativo total mdio = 3.221,9 + 3.793,0 / 2 = 3.507,45

O giro do ativo evidencia quantas unidades monetrias foram captadas pela receita de vendas para cada unidade monetria que foi investida no ativo total da empresa, ou seja, para cada R$1,00 do ativo total, a natura vendeu R$1,59 em 2011.

INDICE DE INSOLVNCIA Tambm conhecida como termmetro de insolvncia, essa ferramenta analtica utiliza mtodos estatsticos quantitativos para auxiliar o gestor de credito justamente na concesso de crditos aos seus clientes. A tcnica estatstica da analise

discriminante, utilizada com frequncia nestes casos, incorpora os ndices financeiros de lucratividade, estrutura, liquidez e atividade, para compor um modelo que, estatisticamente, tenha a capacidade de prever a probabilidade de insolvncia para um perodo futuro previamente determinado pelo prprio modelo (IUDICIBUS et al., 2006).

denominao do indicador tendncia

formula do indicador

2010

2011

termmetro de insolvncia de Kanitz fator de insolvncia igual = (0,05x1)+(1,65x2)+(3,55x30)-(1,06x4)-(0,33x5)

Onde, segundo Kanitz: FI = 0,05x1 + 1,65x2 + 3,55x3 1,06x4 0,33x5 FI = Fator de insolvncia = Total dos pontos obtidos X1 = Lucro liquido / Patrimnio liquido X2 = Ativo circulante + Realizvel em longo prazo / Exigvel total X3 = Ativo circulante Estoques / Passivo circulante X4 = Ativo circulante / Passivo circulante X5 = Exigvel total / Patrimnio liquido Classificao: FI inferior a -3 Insolvente FI entre -3 e 0 Indefinida FI acima de 0 Solvente

You might also like