You are on page 1of 24

Introduo a Informtica e Sistemas Operacionais

Apostila de Informtica Aplicada - Unidade I

ndice
Apresentao ................................................................................................................................ 1 O Computador ............................................................................................................................... 1 Definio de Computador ......................................................................................................... 1 Histrico da Computao .......................................................................................................... 2 As peas do computador ........................................................................................................... 3 Dispositivos de Entrada e Sada ............................................................................................ 4 Funcionamento Bsico do Hardware .................................................................................... 5 Sistemas Operacionais .................................................................................................................. 7 Breve histria e comparaes dos sistemas operacionais modernos ...................................... 7 Microsoft Windows 7 ................................................................................................................ 8 A rea de Trabalho ................................................................................................................ 9 Utilizao do mouse e do teclado ....................................................................................... 10 Janelas ................................................................................................................................. 11 Pastas, arquivos, programas e atalhos ................................................................................ 12 Aplicativos e programas do Windows ................................................................................. 14 Painel de Controle ............................................................................................................... 16 Personalizao da rea de Trabalho ................................................................................... 17 Praticando ................................................................................................................................... 18

Apresentao
Prezado aluno, Nessa unidade estudaremos os primeiros conceitos sobre a computao: Como surgiram os primeiros computadores, como so organizados, como funcionam, etc. Utilizaremos uma linguagem bem simples e de fcil compreenso, alm de ilustraes sobre os conceitos, ferramentas, e tecnologias abordadas nessa apostila. Esperamos que esse conhecimento possa lhe ser til durante todo o curso. Boa aula!

O Computador

Fig. 1 Microcomputador Pessoal

Definio de Computador
Muitas pessoas acreditam que os computadores so mquinas super potentes, que fazem clculos gigantescos, processam programas super complexos e fornecem aos usurios solues milagrosas que sem a ajuda da tecnologia seriam praticamente impossveis de serem alcanadas. Sim, o computador serve tambm para isso tudo, porm, ele tem um conceito bem mais simples e objetivo. Os primeiros computadores inventados pelo homem apareceram antes mesmo da descoberta da eletricidade. isso mesmo! O baco, por exemplo, foi uma ferramenta tecnolgica muito importante, utilizada para realizao de clculos aritimticos na antiguidade.

Fig. 2 - baco

Consideramos como computador, todo instrumento que recebe dados de um usurio, processa esses dados e retorna informao til para o usurio. Portanto, at mesmo uma calculadora de mo considerada um computador. Entendeu? ENTRADA DE DADOS PROCESSAMENTO SADA DE INFORMAO Os microcomputadores, como so conhecidos os computadores que utilizamos em nossas casas, e no trabalho, so tambm conhecidos como PC (Personal Computador) ou Computador Pessoal.

Histrico da Computao
Os primeiros computadores eletrnicos foram inventados por engenheiros eltricos e eletrnicos com a finalidade de suprir a demanda de complexos clculos de trajetria de bombas de canho durante a segunda guerra mundial. Os primeiros computador eletrnicos utilizavam vlvulas para sinalizar os dados. Uma vlvula tem o funcionamento muito similar a uma lmpada incandescente, ou seja, hora est ligada, hora desligada. Quando uma vlvula estava ligada, ela simbolizava o nmero 1, e quando estava desligada, simbolizava o nmero 0. Essa numerao conhecida como cdigo binrio, e dessa forma que at hoje os computadores reconhecem e processam os dados.

Fig. 3 Cdigo Binrio

Esses computadores antigos tinham tamanhos de prdios, e s serviam para fazer clculos. Com a evoluo dos componentes eletrnicos, e a substituio da vlvula por transistores e depois por circuitos integrados (chips), os computadores puderam ser fabricados em tamanhos bem reduzidos.

Fig. 4 ENIAC Um dos primeiros computadores eletrnicos

Com a possibilidade de reduzir o tamanho do computador, uma empresa chamada IBM vislumbrou a possibilidade de comercializar esse equipamento para civis, pois at ento, apenas os militares tinham acesso a tal tecnologia. Esses computadores foram ento chamados de PCs (Computadores Pessoais), e evoluindo cada vez mais, at chegarmos nas super mquinas que encontramos com facilidade atualmente.

As peas do computador
Os computadores comumente utilizados atualmente so divididos em duas categorias: os computadores de mesa (chamados desktop) e os computadores portteis (notebooks, PDAs, Laptops, etc). Basicamente, os computadores portteis tm os mesmos perifricos e dispositivos que os computadores de mesa, s que embutidos/adaptados de acordo com a necessidade. A parte fsica de um computador, ou seja, suas peas, chamada de Hardware. Vamos ento conhecer as partes de um computador de mesa: - Monitor de Vdeo: utilizado para visualizar os sistemas computacionais em execuo

Fig. 5 Monitor de vdeo

- Teclado: utilizado para entrada de comandos de texto

Fig. 6 - Teclado

- Mouse: utilizado para entrada de comandos interativos por meio de um cursor

Fig. 7 - Mouse

- Gabinete: Abriga o processador(chip principal que processa os dados) e seus dispositivos perifricos

Fig. 8 - Gabinete

Dispositivos de Entrada e Sada


As partes ou peas de um computador, so tambm conhecidas como dispositivos perifricos. Esses dispositivos so divididos em trs catogorias de acordo com sua finalidade: - Dispositivos de Entrada So aqueles utilizados pelo usurio para entrar com dados no computador. Ex: Teclado, mouse, microfone

Fig. 9 - Microfone

- Dispositivos de Sada So aqueles utilizados pelo computador para retornar informao ao usurio. Ex: Monitor, impressora, caixas de som

Fig. 10 - Impressora

- Dispositivos de Entrada e Sada So aqueles utilizados tanto pelo usurio quanto pelo computador para entrada de dados e sada de informao. Ex: Disquete, CD, Pen Drive

Fig. 11 - CD

Funcionamento Bsico do Hardware


Dentro do gabinete de um computador, existem peas que so fundamentais para o seu funcionamento, e que vale a pena conhecer e saber para que servem. A pea principal o PROCESSADOR. O processador um chip que tem a finalidade de realizar todos os processos solicitados pelo usurio, ou seja, todos os clculos, comparaes, requisies, etc. conhecido como ULA (Unidade Lgica e Aritimtica).

Fig. 12 - Processador

O processador conectado a todos os outros perifricos que esto dentro do gabinete por outra pea conhecida como PLACA-ME. A placa-me tem a finalidade de juntar todos

os perifricos do computador. quem possibilita toda a comunicao entre perifricos e processador.

Fig. 13 Placa-me

Outra pea importante a MEMRIA do computador. Existem vrios tipos de memria em um computador, porm, vamos estudar apenas a memria RAM (memria de acesso aleatrio). A memria Ram serve para armazenas temporariamente os arquivos que esto atualmente em execuo pelo processador. Quanto maior for o tamanho da memria Ram, mais arquivos o processador consegue acessar num perodo de tempo, portanto, as pessoas costumam associar a quantidade de memria do computador com sua velocidade de desempenho. Esse conceito no est errado, porm, incompleto. O desempenho do computador depende de muitos outros fatores combinados, e no somente da quantidade de memria.

Fig. 14 Memria RAM

Os arquivos que so armazenados temporariamente na memria, ficam armazenados de forma parmanente no DISCO RGIDO, tambm conhecido como HD (Hard Disk). O disco rgido tem como finalidade armazenar de forma magntica em discos metlicos todos os arquivos do computador. Quanto maior for o HD, maior ser a capacidade de armazenamento de dados de um computador.

Fig. 15 Disco Rgido

Podem existir tambm no gabinete de um computador, outros dispositivos como por exemplo, um gravador de DVD, um drive de disquete, entre outros. Esses dispositivos so conectados na placa-me e gerenciados pelo processador.

Sistemas Operacionais
Um computador no serviria de nada se fosse construdo apenas com peas eletrnicas. necessrio ter uma conscincia, algo que faa a intermediao entre o homem e a mquina, que traduza para o processador as necessidades do usurio. Quem tem essa funo o Sistema Operacional, a plataforma onde todos os programas e aplicativos conseguem ter funcionalidade ao usurio. A misso do Sistema Operacional pode ento ser definida como: gerenciar os processos solicitados pelos usurios, programas e aplicativos; oferecer ao processador o controle dos dispositivos perifricos; e dar ao usurio a capacidade de organizar seus dados em pastas e arquivos.

Breve histria e comparaes dos sistemas operacionais modernos


Os primeiros Sistemas Operacionais utilizados para manusear os primeiros computadores, eram sistemas muito limitados e rudimentares. No ofereciam muita interatividade com o usurio, que era obrigado a conhecer os comandos utilizados para solicitar a execuo de funes diversar no computador. So conhecidos atualmente como Sistemas de Linhas de Comando. Com a evoluo desses sistemas, os engenheiros e cientistas da computao desenvolveram vrios S.O. (Sistemas Operacionais) providos de ambientes operacionais grficos com interfaces (telas) interativas e intuitivas. Graas aos novos S.O. grficos, um simples boto, representado por uma figura, induz ao usurio a executar uma funo que no o obriga a conhecer ou decorar um comando especfico para executar uma ao. Os primeiros fabricantes de Sistemas Operacionais com ambiente grfico foram a Microsoft fundada por Bill Gates, e a Apple fundada por Steve Jobs, que em meados dos anos 80 disputaram intensamente a liderana de vendas no mercado de Software, como so chamados os programas, aplicativos e sistemas de um computador, ou seja, a parte lgica do computador. Essa disputa foi vencida pela Microsoft, que solidificou seu conceito de Sistema Operacional e at hoje lidera o ranking tendo as diferentes verses do Sistema Operacional Microsoft Windows no topo dos sistemas mais utilizados em todo o mundo.

Fig. 16 Bill Gates Microsoft X Apple Steve Jobs

Em meados dos anos 90, um professor universitrio dos Estados Unidos chamado Linus Torvalds, criou um Sistema Operacional que serviria como ferramenta pedaggica nas suas aulas de computao. Porm, o sistema ficou to bom que Linus resolveu disponibilizar o sistema gratuitamente na internet e autorizar a modificao de quem quisesse aperfeioar o projeto, que ficou conhecido como Linux.

Fig. 17 Linus Torvalds Linux

Hoje em dia, o Linux, subdividido em diversas distribuies (Debian, Slackware, Kurumin, Ubuntu) o principal concorrente do Windows, e ameaa o domnio da Microsoft por se tratar de um S.O. aberto e gratuito, ao contrrio do Windows, que um sistema privado, onde o usurio deve comprar uma licena para ter o direito de utiliz-lo.

Microsoft Windows 7

Fig. 18 Logo Windows 7

Nessa apostila, abordaremos mais detalhadamente o Sistema Operacional Windows, da Microsoft. Porm, os conceitos bsicos de utilizao, nomenclatura, gerenciamento de pastas e arquivos, se aplicam tambm ao Sistema Operacional Linux em suas diversas distribuies.

A rea de Trabalho
A primeira tela que o usurio se depara ao comear a trabalhar com o Sistema Operacional Windows 7, essa:

cones

Plano de Fundo

Boto Iniciar

Barra de Tarefas

Barra de Notificao

Relgio

Fig. 19 rea de Trabalho

- O Boto Iniciar utilizado para comear o trabalho no computador. Nele encontramos todos os programas e aplicativos que esto disponveis no computador. - A Barra de Tarefas exibe todos os programas que esto em execuo, possibilitando ao usurio alternar entre esses programas. - Os cones so representaes grficas de programas, aplicativos ou arquivos do computador. Alguns so atalhos, ferramentas para se chegar mais rapidamente em um item que esteja guardado em alguma pasta no HD. - A Barra de Notificao exibe os pricipais processos que esto em execuo, e que geralmente so carregados automaticamente na inicializao do S.O. - O Relgio exibe a data e hora atuais.

- O Plano de Fundo uma imagem utilizada para enfeitar a rea de trabalho. Essa imagem pode ser personalizada de acordo com o gosto do usurio.

Utilizao do mouse e do teclado


Os objetos da rea de trabalho so facilmente acionados pela setinha do mouse, chamada cursor: . Basta posicionar o cursor sobre o objeto desejado e clicar com o boto esquerdo do mouse (uma nica vez quando o objeto for um menu ou boto e duas vezes rpidas quando o objeto for um atalho, programa ou arquivo).
O teclado utilizado para inserir texto e executar comandos especficos. Algumas teclas oferecem recursos especiais, e outras devem ser combinadas com outras teclas. Vejamos alguns exemplos dessas funes: Enter utilizada para se confirmar uma solicitao de execuo ou finalizar um pargrafo no caso de um texto. Backspace utilizada para retornar apagando o texto que foi digitado. Space a barra de espao localizada na parte inferior do teclado. Serve para digitar um espao entre as palavras de um texto. Shift serve para acionar o segundo caractere de uma tecla. A tecla com o nmero 8 por exemplo, tem como segundo caracter o * (asterisco). Para digitar o *, necessrio segurar a tecla shift enquanto se pressiona uma vez a tecla com o nmero 8. Caps Lock utilizada para trancar o teclado com letras maisculas. Tab utilizada para se alternar em espaos de digitao, como campos de um formulrio, ou pargrafos de um texto. Ctrl utilizada para funes especficas do programa em execuo quando combinada com outra tecla. Por exemplo, Ctrl + C = Copiar; Ctrl + V = Colar; Ctrl + N = Negrito. Alt utilizada para funes especficas do programa em execuo quando combinada com outra tecla. Por exemplo, Alt + A = Aciona o menu Arquivo; Alt + Tab = Alterna entre programas da barra de tarefas. Esc utilizada para finalizar alguns programas. Home utilizada para posicionar o prompt (indicador de texto) no incio da frase de um texto. End utilizada para posicionar o prompt no final da frase de um texto. Page Up utilizada para posicionar o prompt na pgina de cima em um documento de texto, ou para rolar para cima a barra de rolagem.

Page Down utilizada para posicionar o prompt na pgina de baixo em um documento de texto, ou para rolar para baixo a barra de rolagem.

Janelas
Os programas e aplicativos do Windows so abertos na forma de janelas, da o nome do S.O. da Microsoft. As janelas de programas so basicamente representadas da seguinte forma:

Barra de Ttulo

Barra de Guias

Barra de Ferramentas

Botes de minimizar, maximizar/restaurar e fechar

Prompt

Rgua

Barra de Status Fig. 20 - Janela

Barra de Rolagem

- A Barra de Ttulo exibe o nome do programa que est em execuo. - A Barra de Guias/Menus serve para organizar as ferramentas do programa por categorias. - A Barra de Ferramentas oferece ao usurio um rpido acesso s operaes de manuseio de arquivo que o programa est gerando e do contedo (no caso de um editor de texto por exemplo, so encontradas ferramentas para edio e formatao do texto). - Os Botes de minimizar, maximizar/restaurar e fechar, servem respectivamente para reduzir a janela a uma representao em forma de boto na barra de tarefas, aumentar a

janela para que ela ocupe toda a extenso da tela/retornar para o tamanho original da janela, e finalizar o aplicativo. - O Prompt serve para mostrar ao usurio onde ser inserido um texto quando o teclado for utilizado. - A Rgua ajuda ao usurio a dimensionar seu texto na folha. - A Barra de Status exibe o estado atual do teclado e do programa em execuo. - A Barra de Rolagem serve para visualizar toda a extenso do documento do programa que no est sendo exibido totalmente por exceder o tamanho da tela.

Pastas, arquivos, programas e atalhos


Todo o contedo do computador est armazenado no disco rgido, porm esse contedo muito diversificado, e o Sistema Operacional os gerencia de acordo com suas particularidades. Os programas so ferramentas que utilizamos para inserir, retirar ou modificar alguma informao armazenada no computador. Ex: Word, Excel, etc.

Fig. 21 Microsoft Word 2007

Essas informaes geradas pelo usurio atravs dos programas so armazenadas em formato de arquivos.

Fig. 22 - Arquivo

Os arquivos so organizados no disco rgido do computador em pastas e subpastas, para que o usurio possa encontrar a informao necessrio mais rapidamente.

Fig. 23 - Pasta

Os atalhos so utilizados para se encontrar mais rapidamente um determinado programa ou arquivo que se encontre dentro de alguma pasta ou subpasta.

Fig. 24 - Atalho

Uma das maneiras para manusear pastas e arquivos no Windows utilizando o mouse. Clicando com o boto direito do mouse sobre uma pasta ou arquivo, abre-se um menu com as opes de operaes possveis para aquele objeto.

Fig. 25 - Menu

A opo Abrir faz com que o arquivo seja aberto no programa em que foi utilizado para ser criado. A opo Recortar retira a pasta ou arquivo do seu local original e realoca em outro local quando o comando Colar for solicitado. A opo Copiar faz uma cpia temporria da pasta ou arquivo na memria do computador que ser alocada em outro local quando o comando Colar for solicitado. A opo Criar atalho cria uma representao grfica que acessa diretamente o arquivo ou pasta em questo. A opo Excluir apaga do computador a pasta ou arquivo clicado. A opo Renomar habilita o modo de alterao do nome da pasta ou arquivo para que o usurio digite o novo nome do objeto. A opo Propriedades exibe as caractersticas gerais do objeto, como seu tamanho, data de criao, etc. Os arquivos, assim como as pessoas, tm nomes e sobrenomes. Os sobrenomes dos arquivos so chamados de extenso, e assim como os sobrenomes das pessoas, tm a

finalidade de diferenciar os arquivos de mesmo nome e de definir a origem do arquivo, ou seja, em que programa ele foi criado. Normalmente as extenses tem de 3 a 4 caracteres, enquanto o nome pode conter at 125 caracteres (letras e nmeros). O nome separado da extenso por um ponto, ex: Apostila.doc Vamos conhecer algumas das principais famlias de arquivos: Extenses .exe .com .bat .mp3 .wav .cda .jpg .gif .bmp .wmv .avi .flv .doc .txt .tif .pdf Tipos de arquivos Arquivos executveis (programas e aplicativos) Arquivos de udio Arquivos de imagem Arquivos de vdeo Arquivos de texto
Tab. 1 Tipos de arquivos

Todos os arquivos armazenados no computador ocupam espao no disco rgido. Para conhecer o tamanho de um arquivo, basta clicar em cima dele com o boto direito do mouse e depois selecionar a opo Propriedades. A unidade de metida da computao o byte, e suas escalas so: Byte Kilobyte (Kb) Megabyte (Mb) Gigabyte (Gb) Terabyte (Tb) Ao contrrio das outras unidades de medida (metro, litro, etc), o byte s passa para a prxima escala quando ultrapassa a quantidade de 1024. Portanto, 1000 metros equivalente a 1 quilmetro (Km), mas 1000 bytes no so equivalentes a 1 Kb. Para se chegar a 1 Kb, so necessrios 1024 bytes. Isso acontece porque a alocao de dados mltipla de dois por se tratar de uma base binria (cdigo de mquina).

Aplicativos e programas do Windows


As mais novas verses do Microsoft Windows trazem para o usurio alguns aplicativos e programas muito teis. Abordaremos nessa apostila trs deles: a Calculadora, o Paint e o WordPad. Para localizar e executar a calculadora do Windows, o usurio deve clicar no Boto Iniciar > Todos os programas > Acessrios > Calculadora. Aparecer o seguinte aplicativo na tela:

Fig. 26 - Calculadora

Como uma calculadora de mo, a calculadora do Windows realiza vrias operaes matemticas, como soma ( + ), subtrao ( - ), multiplicao ( * ), diviso ( / ), raiz quadrada, porcentagem, exponenciao, entre outras. Como voc deve ter percebido, a multiplicao e a diviso na calculadora do Windows so respectivamente representados por um asterisco ( * ) e uma barra ( / ). Para localizar e executar a Paint do Windows, o usurio deve clicar no Boto Iniciar > Todos os programas > Acessrios > Paint. Aparecer o seguinte aplicativo na tela:

Fig. 27 - Paint

O Paint um programa utilizado para fazer desenhos com o mouse. Diversas ferramentas como pincel, lpis, borracha e diversas cores podem ser utilizadas. Para localizar e executar a WordPad do Windows, o usurio deve clicar no Boto Iniciar > Todos os programas > Acessrios > WordPad. Aparecer o seguinte aplicativo na tela:

Fig. 28 - WordPad

O WordPad um editor de textos bem simples, e contm as ferramentas bsicas para a digitao, edio e formatao de um texto.

Painel de Controle
Todas as configuraes do Windows esto localizadas no Painel de Controle. No s as configuraes de Hardware, como definies de impressoras, monitores, mas tambm as configuraes de software, como os sons de cada evento do Windows, as cores utilizadas nas janelas, etc. Para abrir o painel de controle, o usurio deve clicar no Boto Iniciar > Painel de Controle. Aparecer a seguinte janela na tela:

Fig. 29 Painel de Controle

No Windows 7, as configuraes do Painel de Controle esto agrupadas por categorias: Categoria Sistemas e Segurana Funo contm todas as configuraes do prprio Windows e os nveis de segurana em relao aos programas que podero ser executados contm todas as configuraes sobre as Redes Locais que servem para compartilhar arquivos entre computadores interligados, e sobre a Internet, como sites seguros, sites bloqueados, etc contm todas as configuraes dos dispositivos perifricos do computador, como impressoras, monitor, etc contm todas as configuraes dos programas que esto instalados no computador. Para desinstalar um programa do computador, por exemplo, necessrio acessar essa configurao contm todas as configuraes das contas de usurios cadastrados que podero utilizar o computador, administrar senhas, etc contm todas as configuraes de cores, design, imagens de fundo, entre outros itens que definem a aparncia do sistema contm todas as configuraes de fuso horrio, idioma, moeda corrente, entre outros itens que podem ser alterados caso o usurio se mude de pas, por exemplo
contm todas as configuraes de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais na utilizao do computador, como por exemplo, configurar as teclas para emitirem sinais sonoros aos usurios cegos, etc
Tab. 2 Categorias do Painel de Controle

Rede e Internet

Hardware e Sons Programas

Contas de Usurio e Segurana Familiar Aparncia e Personalizao

Relgio, Idioma e Regio

Facilidade de Acesso

Personalizao da rea de Trabalho


A rea de Trabalho do Windows pode ser modificada de acordo com as preferncias do usurio. O usurio pode alterar as cores das bordas das janelas, a imagem de fundo, o formato das janelas, entre outras coisas. Um conjunto de configuraes de aparncia prdefinido conhecido como Tema. O Windows oferece ao usurio diversos Temas prdefinidos para que o usurio apenas selecione o que mais lhe agradar, mas o usurio tambm pode modificar qualquer item de um tema de acordo com o seu gosto. Para selecionar a galeria de temas de aparncia, o usurio dever clicar no Boto Iniciar > Painel de Controle > Aparncia e Personalizao > Personalizao. Aparecer a seguinte janela na tela:

Fig. 30 - Personalizao

Nessa Janela, o Windows trs para o usurio diversos temas j definidos para que o usurio selecione uma delas: Windows 7, Arquitetura, Personagens, Landscapes, Natureza, Cenas, etc. Mas se o usurio desejar personalizar sua rea de Trabalho com imagens prprias, como fotos, etc, dever clicar na opo Plano de Fundo da rea de Trabalho, logo abaixo da galeria de temas. O usurio poder tambm modificar a cor das janelas, os sons dos eventos e a proteo de tela (animao carregada automaticamente quando o usurio deixa de utilizar o computador por uma quantidade de tempo previamente estabelecida, afim de proteger o monitor de video).

Praticando
Agora vamos praticar um pouco. Vamos criar uma pasta na rea de trabalho para armazenar um arquivo que criaremos no bloco de notas. Para comear, clique com o boto direito do mouse na rea de trabalho, no fundo da tela, fora de qualquer cone ou barra. Aparecer um menu com algumas opes, sendo que uma delas ser a opo novo. Aponte para essa opo e depois clique no submenu pasta.

Fig. 31 Menu

Aparecer na rea de trabalho uma pasta com o nome de Nova Pasta. Este nome estar em modo de edio, ou seja, selecionado e pronto para ser modificado. Pressione a tecla backspace para apagar o texto Nova Pasta e digite o novo nome da pasta, que ser Aula. Aps a digitao do nome, pressione a tecla Enter. Pronto, a pasta estar nomeada.

Fig. 32 Nova Pasta

Agora vamos abrir o bloco de notas para criar nosso primeiro arquivo. Clique no boto iniciar, clique na opo todos os programas, clique na pasta acessrios e depois clique em bloco de notas.

Fig. 33 Menu Acessrios

Com o bloco de notas agora aberto, digite o seguinte texto Este ser o meu primeiro arquivo criado na aula de Sistemas Operacionais. Depois clique no menu Arquivo > Salvar como...

Fig. 34 - Bloco de Notas

Uma janela se abrir por cima do bloco de notas para que o usurio escolha onde deseja salvar o arquivo. Na lista do lado esquerdo dessa janela, seleciona a pasta recm criada com o nome de Aula clicando sobre ela. Na caixa chamada Nome no canto inferior dessa janela, apague o texto *.txt e digite primeiro arquivo e depois clique no boto Salvar. Pronto, seu arquivo j est salvo. Agora feche o bloco de notas.

Fig. 35 Salvar

Agora vamos abrir a pasta Aula para conferir se o arquivo que acabamos de criar realmente est armazenado nela. Clique duas vezes rpidas sobre a pasta Aula que est na rea de trabalho. O arquivo est a dentro. Para fazer uma cpia desse arquivo em outro local, fora da pasta Aula, por exemplo, vamos clicar com o boto direito do mouse sobre o arquivo primeiro arquivo e depois na opo copiar do menu que apareceu.

Fig. 36 Copiar

Aparentemente nada aconteceu, porm o computador criou uma cpia do arquivo em sua memria temporria, e aguarda instrues do usurio para saber onde vai colar essa cpia. Feche a janela da pasta aula, clique com o boto direito do mouse no fundo da rea de trabalho, fora de qualquer cone ou barra, e no menu que aparecer, clique na opo colar. Pronto, a est a cpia do arquivo que est dentro da pasta aula.

Fig. 37 - Cpia

Para renomear esse arquivo, vamos clicar sobre seu cone com o boto direito do mouse e clicar na opo renomear do menu que aparecer.

Fig. 38 - Renomear

O nome do arquivo estar selecionado. Tecla backspace para apagar o nome atual e digite o novo nome, que ser Cpia de segurana. Por fim, para apagar esse arquivo, clique sobre seu cone com o boto direito do mouse e clique na opo excluir no menu que aparecer. Ser exigida uma confirmao pelo computador de que voc realmente deseja mover esse arquivo para a lixeira. Clique no boto sim. Pronto, o arquivo foi apagado.

Fig. 39 Excluir

Agora voc est apto a gerenciar seus arquivos e pastas no Sistema Operacional Windows. Parabns! Mas no pare por a, explore seu computador e descubra coisas novas. Os sistemas operacionais modernos so intuitivos, ou seja, o usurio consegue utiliz-los sozinho, basta treinar. Ento, mos obra.

You might also like