You are on page 1of 17

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 29: 31-43 NOV.

2007

GRAMSCI E O ESTADO:
PARA UMA RELEITURA DO PROBLEMA
Rita Medici
RESUMO
Pretende-se reler o problema do Estado no pensamento de Gramsci, analisado em seu tempo de forma j clssica por Massimo Salvadori e Christine Buci-Gluksmann, na convico de que, na realidade, o perfeito alinhamento de Gramsci tradio marxista da extino do Estado, sustentado quase unanimemente pela crtica gramsciana contempornea, deva ser reavaliado e at mesmo revogado. A exegese do texto de Gramsci ser tambm levada avante valendo-se de instrumentos de anlise lexical, destacando a presena, nos Quaderni del carcere, da expresso vida estatal, da qual Gramsci faz amplo uso. Dessa expresso, podem decorrer elementos esclarecedores da concepo gramsciana de Estado, teis para uma reconsiderao da complexa reflexo sobre o problema histrico da democracia, com seu difcil equilbrio entre crtica, renovao e excluso das formas tradicionais da democracia moderna. PALAVRAS-CHAVE: Antonio Gramsci; Estado; filosofia; marxismo; poltica; sociedade civil.

I. INTRODUO Sem dvida, examinar com profundidade o problema do Estado no pensamento de Antonio Gramsci algo que no se pode enfrentar no espao de um ensaio. De fato, para tratar a questo, dever-se-iam aprofundar todos os aspectos de uma problemtica que comportaria uma pesquisa sobre os prprios fundamentos do pensamento filosfico-poltico gramsciano. Considero algo estabelecido que se possa falar de Gramsci como um filsofo poltico e tambm, seguramente, um filsofo, no tendo aqui a possibilidade de demonstrlo; para isso, remeto ao meu livro, intitulado Giobbe e Prometeo, no qual descrevi por que podemos, sem dvida, pensar que Gramsci seja um pensador com perfil filosfico e no simplesmente um terico da poltica (MEDICI, 2000, p. 61-109). Um pensador que se insere de modo original na tradio de pensamento da filosofia poltica moderna e contempornea, naquele ius publicum europaeum do qual, na mesma poca em que este pensava e trabalhava, algum tinha decretado a crise irreversvel. Tratava-se, pelo contrrio, de uma tradio de pensamento que tinha ainda muito a dar, como a prpria obra de Gramsci e sua fortuna crtica sucessivamente e largamente demonstraram. Aquilo que pretendo afirmar no que Gramsci seja simplesmente um epgono de Hobbes, Locke e Rousseau, muito embora tenha com esses penRecebido em 15 de agosto de 2007. Aprovado em 25 de agosto de 2007.

sadores, e em particular com Rousseau, algum tipo de afinidade, como julgou Carlos Nelson Coutinho e como tambm demonstrei (COUTINHO, 2006, p. 152-157; MEDICI, 2000, p. 70-77). Sua insero no sulco daquela tradio vem, de fato, em primeiro lugar, por meio da mediao fundamental de Hegel e sobretudo de Marx. Por isso, seu pertencimento ao marxismo tornase um elemento indispensvel de sua reflexo e influencia de modo substancial seu perfil filosfico, aquele de uma filosofia poltica (que se ocupa, pois, de alguns de seus temas clssicos, como o nexo entre Estado e sociedade civil), mas tambm de uma filosofia compreendida de modo mais geral. Creio, portanto, que no podemos mais duvidar de uma filosofia dos Quaderni e nos Quaderni, que, contudo, no sendo de tipo tradicional, todavia inegavelmente uma filosofia1. Pelo contrrio, penso que Gramsci, sob um olhar mais atento e visto em uma perspectiva histrica adequada, pode, a esse propsito, revelar-se um dos mais inovadores filsofos italianos da primeira metade do sculo XX. Das vertentes tericas, filosoficamente relevantes, que foram at aqui individualizadas, certamente o tema do Estado, em primeira instncia, coloca-se sobre a vertente filosfico-poltica, e
1 Como j reconhecem alguns dos estudos mais recentes:

conferir, entre outros, Baratta (2003, p. 77-117).

Rev. Sociol. Polt., Curitiba, 29, p. 31-43, nov. 2007

31

GRAMSCI E O ESTADO: PARA UMA RELEITURA DO PROBLEMA


naturalmente deste que, acima de tudo, quero ocupar-me. Conservo (e procurarei demonstrlo) que, por uma srie de razes muito precisas, o tema nos conduz inevitavelmente a uma dimenso mais ampla, filosfica no sentido mais geral, da pesquisa gramsciana dos Quaderni. II. GRAMSCI (MARX) E O ESTADO A doutrina oficial do marxismo sobre o tema do Estado, como sabido, foi formulada por Friedrich Engels, retomando a temtica saintsimoniana do desaparecimento do Estado como anulao da dimenso do poltico como tal e do governo da sociedade como simples administrao das coisas2. Se isso respondia plenamente viso que Marx tinha do problema, permanece ainda hoje um ponto problemtico. Mas, certamente, Marx, ao final de 1845, tinha ligado a existncia do Estado ao domnio de classe, sem posteriormente colocar em dvida essa anlise: o comunismo como superao da alienao capitalista previa o desaparecimento de tal domnio conjuntamente com as classes. Isso deveria ser acompanhado pela abolio da propriedade privada e da diviso do trabalho, com o fim de obter a superao de todos os fenmenos alienantes conectados produo de mercadorias. Era prevista, tambm, a abolio do Estado considerado orgnico ao domnio de classe, sobre a qual Marx fala, sem lugar a dvidas, no Manifesto de 1848. Em um texto mais tardio, entretanto, Crtica ao Programa de Gotha, a frmula que Marx adota a da transformao do Estado de um rgo sobreposto sociedade em um rgo totalmente subordinado a ela3. Sem fazer uma intil guerra de citaes, tratar-se-ia, na realidade, de compreen2 Na terceira parte de seu Antidhring, Engels escrevia: O

der se, para Marx, o desaparecimento (ou abolio) do Estado coincidiria ou no com o desaparecimento do poltico enquanto funo separada e especfica; se sua concepo do comunismo prev aqui uma sobrevivncia qualquer da dimenso poltica enquanto tal, uma vez superada, para usar as palavras de Marx, a limitada forma burguesa essa uma bela expresso que se encontra nos Grundrisse (MARX, 1970, v. II, p. 112-113)4 ou auspicia sem condescendncia o total desaparecimento. De todo modo, o que aqui importa que a tradio marxista do sculo XIX se referir principalmente a Engels, tanto ao Anti-Dhring, no qual retomava recapitulando as anlises de Marx sobre a gnese do Estado, quanto Origem da famlia, da propriedade privada e do Estado5, em que se fala da extino do Estado como de um ponto firme sobre o qual nenhum entre os tericos marxistas mais importantes (com exceo dos social-democratas alemes) colocar em discusso, nem mesmo Lenin. essa concepo ortodoxa que Gramsci encontra no arsenal tecado se realmente verdade que as obras de Marx documentam uma completa adeso [...] teoria da extino do Estado no apenas em sua fase juvenil, como tambm na maturidade (ZOLO, 1977, p. IX-LIV, XXIV).
4 Comparando o mundo antigo, no qual o homem sem-

proletariado apodera-se do poder do Estado e antes de tudo transforma os meios de produo em propriedade do Estado. Dessa forma, suprime toda diferena de classe e, para isso, suprime tambm o Estado. De fato, no apenas no existiriam mais classes sociais mantidas na opresso, como tambm no seria mais necessria a fora repressiva do Estado. A interveno do Estado nas relaes sociais torna-se suprflua em todos os campos: no lugar do governo sobre as pessoas surge a administrao das coisas e a direo dos processos produtivos. O Estado no abolido: se extingue (ENGELS, 1950, p. 305, sem grifos no original).
3 Sobre a complexidade do problema e tambm de algumas

pre o fim da produo, ao mundo moderno, no qual a produo se apresenta como fim do homem e a riqueza como a finalidade da produo, Marx observa: in fact, uma vez cancelada a limitada forma burguesa, o que a riqueza seno a universalidade das necessidades, das capacidades, dos gozos [...] criada no intercmbio universal? O que seno o pleno desenvolvimento do domnio do homem sobre as foras da natureza [...]? O que seno a exteriorizao absoluta de seus dotes criativos [...] na qual o homem no se reproduz em uma dimenso determinada, mas produz a prpria totalidade? Por isso, tambm, se o infantil mundo antigo se apresenta como uma coisa mais elevada, isso satisfatrio de um ponto de vista limitado (MARX, 1970, v. II, p. 112-113).
5 O Estado no existe desde a eternidade. Existiram socie-

discrepncias entre as concepes de Marx e Engels a respeito, ver Danilo Dolo em sua Introduo a I marxisti e lo Stato, o qual observa que precisaria ser mais bem verifi-

dades que o ignoraram e que no tiveram nenhuma idia do Estado ou do poder estatal. Em um determinado grau do desenvolvimento econmico [...] ligado diviso da sociedade em classes, [...] o Estado tornou-se uma necessidade. Avizinha-se, entretanto, a passos rpidos, um estgio da produo no qual as classes, tornadas obstculo produo, cairo; com elas cair tambm o Estado. A sociedade reorganizada como uma associao livre dos produtores relegar o conjunto da mquina estatal ao posto que merece, isto , ao museu das antiguidades, ao lado da roca de fiar e do machado de bronze (ENGELS, 1963, p. 203-204).

32

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 29: 31-43 NOV. 2007


rico do marxismo e com ela que sua pesquisa deve acertar as contas. Na reconstruo dessa problemtica do Estado em Gramsci e do tema relacionado de sua crtica democracia, pretendo apoiar-me na leitura que fizeram, em um momento anterior dos estudos gramscianos, dois estudiosos cujas obras permanecem pequenos clssicos. Falo de Massimo Salvadori, com Gramsci e il problema storico della democrazia, de 1970, e de Christine Buci-Gluksmann, com seu Gramsci et ltat, de 1975. III. O TEMA DO ESTADO NA CRTICA GRAMSCIANA: LENINISMO ORTODOXO OU CRTICA ORIGINAL DA DEMOCRACIA BURGUESA? No incio de seu livro, Buci-Glucksamann observou justamente que, colocando o centro da pesquisa gramsciana no tema do Estado, so retomadas todas as grandes questes que estavam postas nas primeiras trs dcadas do sculo XIX: crise do Estado liberal, natureza do Estado fascista, problemas do Estado socialista sovitico. Sua convico que a questo do Estado fundamental, principalmente nos Quaderni del carcere, na medida em que, segundo ela, Gramsci passou de uma concepo da hegemonia em termos de classe, tpica de sua elaborao juvenil, para uma concepo de hegemonia em termos do Estado (BUCI-GLUCKSMANN, 1976, p. 17). A seguir, como Buci-Glucksmann admite, o ponto de vista gramsciano sobre o tema do Estado muda com relao s anlises formuladas na dcada de 1920, em um momento no qual a revoluo parecia iminente e Gramsci lutava para fundar tambm na Itlia um Estado de tipo sovitico. Partilho dessa afirmao, assim como tambm estou de acordo com Buci-Glucksmann quando sublinha que, articulando de uma maneira nova o conceito de Estado com relao sociedade, Gramsci soube evitar tanto as velhas concepes socialdemocrticas quanto teoria stalinista do Estado como pura Fora. Essa reflexo original de Gramsci desemboca naquela que ficou conhecida como a concepo ampliada do Estado, com a incluso, dentro do prprio Estado, dos aparelhos hegemnicos. Por outro lado, parece-me menos convincente a tese que, a partir da, Buci-Glucksmann pretende demonstrar, de que isso antecipa uma retomada leninista da idia da extino do Estado na sociedade comunista e que os Quaderni, em seu conjunto, devam ser lidos como uma continuao do leninismo em condies histricas diversas e com novas concluses polticas (BUCIGLUCKSMANN, 1976, p. 23). Do mesmo modo, estou em desacordo tambm com outra tese, mais de uma vez repetida por ela: a de que se poderia encontrar em Gramsci um ponto de vista filosfico materialista, o que no surpreende, na medida em que a autora reivindica abertamente, ainda que em chave crtica, a leitura do marxismo proposta por Louis Althusser. Sobre esse tema, tenho a opinio contrria e destaco que, na reflexo filosfica dos Quaderni, so repelidas exatamente as verses materialista e economicista da teoria marxista. Em particular sobre a questo filosfica, o distanciamento entre Gramsci e Lenin , a meu ver, evidente, seja pelos acenos diretos ele define a filosofia de Lenin como ocasional (MEDICI, 2000, p. 9-37; GRAMSCI, 2001, p. 886) , seja indiretamente, com a demolio crtica que Gramsci faz, no Quaderno 11, da impostao dada por Bukharin s questes filosficas em seu Manual popular de sociologia marxista, impostao coerente com a tradio do marxismo russo, da qual Lenin, com seu Materialismo e empirocriticismo, de 1908, forneceu, ao mesmo tempo, um complemento e uma sntese6. Prescindindo dessa questo da presumida ortodoxia leninista de Gramsci, no se pode esconder que a pesquisa de Buci-Glucksmann sobre o tema do Estado teve uma importncia fundamental para uma melhor compreenso do pensamento gramsciano. A estudiosa francesa, pela primeira vez, colheu a importncia desse conceito de Estado ampliado, o fato de que existam em Gramsci dois momentos diversos nos quais se articula o campo estatal o Estado em sentido estrito, que se identifica com o governo e seu aparelho coercitivo, e o Estado em sentido ampliado, que composto pelo conjunto de meios de direo intelectual e moral, isto , pelos aparelhos hegemnicos (BUCI-GLUCKSMANN, 1976, p. 89-140). Concordo com a anlise de BuciGlucksmann e com sua tese central sobre a existncia, em Gramsci, de uma nova concepo do Estado. Parece-me, entretanto, que esse conceito de Estado ampliado permanece, ainda, como algo

6 Aqui, considero que, confutando e rejeitando o ponto de

vista terico de Bukharin, Gramsci implicitamente rejeitasse tambm a impostao dada aos problemas filosficos pelo prprio Lenin.

33

GRAMSCI E O ESTADO: PARA UMA RELEITURA DO PROBLEMA


a ser esclarecido uma vez que seja verdade, como acredito, que isso no conduza de fato Gramsci a simplesmente aderir clssica teoria marxista da extino do Estado7 sobretudo naquilo que diz respeito, nessa concepo ampliada, ao modo em que se dever compreender a relao de distino entre sociedade poltica (o Estado em sentido estrito) e sociedade civil, distino que, como Gramsci adverte, metodolgica e no orgnica (GRAMSCI, 2001, p. 1590). Esse problema da relao entre sociedade civil e Estado tem se revelado sempre uma vexata quaestio dos estudos gramscianos contemporneos8. IV. GRAMSCI E O PROBLEMA DA DEMOCRACIA Em seu livro, Salvadori tenta reconstruir a reflexo em torno do problema da democracia como apresentada em Gramsci. Em um captulo fundamental, intitulado Centralismo e democrazia nel moderno Principe, Salvadori destaca, com fora, a importncia da idia de reforma intelectual e moral para a concepo gramsciana. Essa reforma comporta uma maturao das massas e o elemento que propriamente impede a instrumentalizao das massas por parte dos dirigentes (SALVADORI, 1970, p. 54). Salvadori coloca, de modo justo, no centro dessa problemtica, a convico de que Gramsci acredita que seja possvel superar historicamente a diviso entre dirigentes e dirigidos, governantes e governados. evidente que apenas possvel superar essa diviso criando as premissas de ordem intelectual para que as massas possam adquirir a mentalida7 Sobre isso, concordo com as opinies expressas por

de de dirigentes. A superao da diviso entre governantes e governados, que um processo destinado a ocupar toda uma poca histrica, dever, por isso, ser preparada por um tipo particular de direo poltica. O partido revolucionrio, segundo Gramsci, deve pretender a transformao de todos os filiados em dirigentes, preparando assim as condies para que a diviso entre governantes-governados seja superada (SALVADORI, 1970, p. 55-56). Essa idia do desaparecimento da diviso entre dirigentes e dirigidos deve ser aproximada da proposta gramsciana presente no Quaderno 11, no qual, refletindo sobre o relativo infortnio do pensamento marxista (tornando-se patrimnio das massas apenas em sua forma mais pobre e dogmtica) e perguntando-se como se tornam populares as novas concepes de mundo, Gramsci indica, na filosofia marxista, em sua verso filosoficamente mais elevada de filosofia da prxis, o instrumento para promover um progresso intelectual de massa (GRAMSCI, 2001, p. 1384-1385). So propostas de fundamental importncia que, no perodo transcorrido desde a redao dos Quaderni, no foram realizadas seno minimamente, constituindo aquilo que, sem hesitar, chamarei de a parte utpica (no sentido positivo do termo) da proposta poltica e estratgica gramsciana9. Continuando com seu exame, Salvadori justamente insiste sobre a importncia que Gramsci atribui ao funcionamento do partido em dois modos diversos, segundo um centralismo que pode ser democrtico ou burocrtico. Com palavras muito duras, Gramsci critica o segundo modo, o burocrtico, com base no qual um partido se revela puro executor, no deliberante, tecnicamente um rgo de polcia. Tais afirmaes so acompanhadas por uma crtica mais geral da burocracia, segundo Gramsci, a fora consuetudinria e conservadora mais perigosa (GRAMSCI, 1953, p. 26, 51). Para completar seu raciocnio, Salvadori ressalta a reivindicao (motivo constante do pensamento gramsciano) do valor poltico revolucionrio da verdade: na poltica de massa escreve Gramsci dizer a verdade uma necessidade poltica. Sem verdade, sem assumir coletivamente as responsabilidades que des-

Domenico Losurdo, que observa que Gramsci o autor marxista que se demonstra mais crtico s tendncias anrquicas e a coisa se compreende bem: de fato, fazer coincidir o fim o domnio burgus com o fim do Estado comporta uma forma de mecanicismo que faz das instituies polticas uma simples superestrutura da economia; no , pois, de surpreender-se que, entre oscilaes e contradies, Gramsci se tenha esforado por redimensionar, reinterpretar ou colocar em discusso a tese da extino do Estado (LOSURDO, 1997, p. 181, 198, 190).
8 Sobre esse problema, remeto boa reconstruo textual

feita por Guido Liguori, da qual, entretanto, no partilho as concluses, que reportam, mais uma vez, toda a problemtica gramsciana do Estado clssica concepo marxista, de derivao engelsiana, sobre a extino (LIGUORI, 2004, p. 208-226). Uma reproposio dos termos dessa questo encontra-se ainda em Dore Soares (2000, p. 55-112).

9 Para o carter particular da utopia gramsciana, remeto

a meu ensaio Lutopia gramsciana ta antropologia e politica (MEDICI, 2006, p. 193-205).

34

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 29: 31-43 NOV. 2007


ta derivam, as classes subalternas, ainda que sejam uma nova fora dirigente, tornar-se-o apenas um novo suporte para uma nova casta de governantes (SALVADORI, 1970, p. 56-57; GRAMSCI, 1952, p. 168). Salvadori prossegue em sua investigao ressaltando como na concepo gramsciana abertamente afirmado o carter totalitrio (no significado positivo que esse termo tem para Gramsci) que deve ter a poltica levada avante pelo partido moderno Prncipe; Salvadori se limita a observar que esse carter totalitrio uma necessidade e est relacionado com a teoria gramsciana da hegemonia. Salvadori no comenta de nenhuma maneira essa afirmao e passa a examinar a crtica gramsciana ao parlamentarismo, visto por Gramsci em termos negativos tanto no partido como no Estado. Como concluso de sua pesquisa, o estudioso afirma peremptoriamente que a concepo de democracia de Gramsci plenamente antiparlamentar e antiliberal e se situa no interior de uma problemtica de tipo sovietista (SALVADORI, 1970, p. 58-60). Sobre esse conjunto de questes, algumas consideraes se fazem necessrias. Para ns, j habituados a considerar o totalitarismo segundo a tica de Hanna Arendt, difcil aceitar de modo simples o uso positivo que Gramsci faz do adjetivo correspondente. Existe tambm o problema de estabelecer que coisa exatamente Gramsci pensava, depois de 1930, da democracia sovietista e, em particular, de seu grau efetivo de realizao prtica na Unio Sovitica daqueles anos. Sabemos muito da opinio de Gramsci sobre a realizao do socialismo na Unio Sovitica no perodo no qual escreve nos Quaderni; mas nada se sabe do que Gramsci pensava no ltimo perodo de sua vida, da metade de 1935 at abril de 1937, quando interrompida a redao dos Quaderni, em funo de suas condies de sade, cada vez mais precrias, permanecendo em um silncio que duraria at sua morte. Temos, entretanto, para o perodo de 1929 a 1935, a possibilidade de encontrar quais eram alguns de seus pontos de vista sobre o socialismo e a democracia na Unio Sovitica por meio de uma leitura atenta e tambm de uma certa decodificao daquilo que escreveu em certas notas dos Quaderni sobre algumas questes. Em primeiro lugar, deve ser assinalada aquela sobre a instruo e a organizao escolar na qual Gramsci expressa opinio precisa, criticando abertamente a escola nica de impostao tecnolgica adotada recentemente na Unio Sovitica e pronunciando-se por um tipo alternativo de formao escolar (que denomina de escola unitria), capaz de articular o saber tcnico e a formao cultural de tipo humanista com base no ideal pedaggico daquilo que chama de um moderno Leonardo (MEDICI, 2000, p. 95; DORE SOARES, 2006, p. 99-122). No se deve evitar a importncia dessa questo devido estreita correlao existente em Gramsci entre processos formativos e processos hegemnicos, entre pedagogia e poltica; assim como no deve ser subvalorizada a funo educativa que Gramsci reconhece ao Estado enquanto tal, quando, por exemplo, escreve que o direito o aspecto repressivo e negativo de toda a atividade positiva de deseducao promovida pelo Estado (GRAMSCI, 2001, p. 1571, sem grifos no original). Geralmente, no que diz respeito ao giro nas direes burocrtica e totalitria do regime stalinista, tem-se, em Gramsci, se no claras afirmaes, indcios clarssimos: uma crtica, embora indireta (na medida em que o nome de Stalin no comparece), no pargrafo 130 do Quaderno 8, intitulado Statolatria; ou ainda uma considerao mnima sobre uma questo secundria na qual, em poucas linhas, livra-se daquele que j era o chefe indiscutvel do comunismo internacional (GRAMSCI, 2001, p. 1728-1730). Enfim, o mais significativo de tudo: h, nos Quaderni, um significativo e pesadssimo silncio sobre Stalin, o que, a meu ver, no deixa dvidas sobre o quo efetivamente distante Gramsci estava de aprovar a teoria e a prtica do stalinismo, colocando-se em forte oposio com este10. V. DA FILOSOFIA POLTICA ANTROPOLOGIA: POVO, AO, VIDA ESTATAL NOS QUADERNI DEL CARCERE Irei agora examinar rapidamente a modalidade de reflexo que Gramsci, j nos anos vividos em Turim, desenvolvia a respeito do tema da nacionalidade, em relao aos vrios povos do planeta, tanto os capitalistas como os coloniais. Trata-se de uma reflexo complexa, j capaz, com os ins-

10 A importncia dessa noo de estatolatria foi assinalada tambm por Coutinho, que a reivindica analiticamente em sua reconstruo da concepo gramsciana do Estado ampliado, destacando tambm a distncia das posies gramscianas do modo de pensar de Stalin sobre essa questo (COUTINHO, 2006, p. 106-112).

35

GRAMSCI E O ESTADO: PARA UMA RELEITURA DO PROBLEMA


trumentos de pesquisa ainda imperfeitos que Gramsci possua nessa fase, de dar conta da diferena entre as ribombantes palavras da ideologia e os duros fatos da realidade do domnio e da explorao colonial. Veja-se, por exemplo, o que escreve em um artigo de 15 de abril de 1916 La guerra e le colonie , no qual se encontra uma crua descrio das conseqncias da colonizao francesa na Arglia (a mais importante das colnias francesas de fato tem uma administrao anrquica e arbitrria, um sistema de justia penal inqualificvel, enormes arbtrios policialescos, torturas medievais); isso porque a Frana predicou, acima de tudo, os princpios democrticos da igualdade, da liberdade e da fraternidade, superiores s raas e s cores, mas esses princpios no foram transportados dos confins da me ptria s colnias (GRAMSCI, 1980, p. 257). Trata-se de uma reflexo que v o entrelaamento do tema da nacionalidade com aquele, para Gramsci to importante quanto, de seu tornar-se Estado, e que deve prestar contas s realidades sociais, polticas e culturais que cada povo representa e com suas aspiraes independncia nacional, a principal, complicada (e irresolvida), questo da poltica europia do sculo XIX, n grdio que apenas a espada da guerra mundial saber cortar. Existia, em Gramsci, e no deixar de existir com o passar dos anos, uma ateno forte particularidade, compreendida tambm como riqueza e variedade das expresses culturais, sociais, lingsticas11. Uma sensibilidade testemunhada pela prpria simpatia que nutria, em sua juventude, pela questo da autonomia de sua Sardenha, apesar de o autonomismo ter sido rapidamente superado com sua adeso ao socialismo. No h no sardo, filho da pequenssima burguesia, aquela atitude presente no grande burgus alemo deracin, o qual, como intelectual cosmopolita alimentado em seus anos juvenis por aqueles ideais iluministas que eram muito vivos em sua Rennia , saudava como um fato absolutamente positivo do desenvolvimento capitalista a perda, a
11 Sobre a complexidade da concepo que Gramsci faz da

superao daquilo que chamava o idiotismo tpico do homem do medievo, aquela limitao que resultava, no sistema social feudal, nos vnculos exclusivos que duravam para cada um toda a vida, com um mesmo lugar, com uma mesma realidade social e com um exclusivo ramo de trabalho. evidente que, sobre isso, o ponto de vista de Gramsci ser completamente diverso e a prova pode ser, por exemplo, sua opinio sobre as lnguas populares e seus dialetos, que no so um valor absoluto, mas uma etapa que deve ser conservada e ao mesmo tempo superada do desenvolvimento social e individual. Veja-se, por exemplo, como, escrevendo a sua irm Teresina, falando do filho dela, exorta-a a no cometer o mesmo erro feito com a pequena Edmea, filha do irmo Gennaro, sobre cuja educao Gramsci em sua letra demonstra preocupao. Ele recomenda que no se cometa a tolice de impedir o menino de falar livremente o sardo, que alm de tudo no sequer um dialeto, mas uma lngua em si: de outro modo, o menino no ter contato com o ambiente geral e terminar por aprender dois jarges, nenhuma lngua (GRAMSCI, 1996, v. 1, p. 61)12. Aqui, o ponto de vista de Gramsci se revela muito distante do de Marx, salvo sobre um ponto: aquele no qual sada positivamente a perda daquilo que, em sua linguagem, Marx definia justamente como o idiotismo do ofcio. A propsito daquele processo de esvaziamento progressivo do contedo do trabalho humano que caracteriza o desenvolvimento capitalista e que se torna particularmente evidente no taylorismo fordista, Gramsci parece seguir pontualmente as anlises marxianas e parece ter quase debaixo dos olhos os captulos 12 e 13 de O capital (Diviso do trabalho e manufatura e Maquinismo e grande indstria) quando escreve certas notas do Quaderno 22. De todo modo, possvel individualizar, a partir dos anos de LOrdine Nuovo, um itinerrio de maturao e aprofundamento percorrido pela reflexo de Gramsci sobre este tema das naes e dos povos em relao ao Estado, itinerrio que se torna evidente nos escritos do crcere, quando a geopoltica gramsciana se torna complexa e se
12 Gramsci prossegue escrevendo Recomendo-te, de todo corao, no cometer tal erro e deixar que teus filhos absorvam todo o sardismo que quiserem e se desenvolvam espontaneamente no ambiente natural no qual nasceram (carta a Teresina Gramsci, de 26 de maro de 1927).

questo da linguagem como veculo de comunicao e sobre a dificuldade proposta pela necessidade de uma comunicao ao nvel do movimento comunista internacional, fato de realidade e lnguas nacionais, consideraes sugestivas so formuladas por Francisco Fernndez Buey, que observa, por outro lado, como est presente em Gramsci um tipo de obsesso pela linguagem da comunicao interpessoal (BUEY, 2001, p. 194-203).

36

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 29: 31-43 NOV. 2007


afina com relao simplista oposio Oriente/ Ocidente que teve lugar, pela primeira vez, nos escritos juvenis com base na entusistica adeso ao outubro sovitico. Nos anos vividos em Turim, a ateno ao horizonte internacional quase completamente absorvida por essa polaridade, enquanto, ao invs, o problema colonial permanece no fundo. Com relao a isso, tambm possvel encontrar no jovem Gramsci traos dbeis da concepo que desse problema tinha o socialismo, o qual, em alguns momentos, no deixou de justificar o empreendimento colonial com a dbia tese da civilizao dos povos at ento primitivos. No j citado artigo de 1916, Gramsci acena em um certo ponto benfica funo do capital, que seria, entretanto, anulada pelo fato de que os interesses industriais franceses recaem pesadamente sobre os indgenas. Por outro lado, observava que, por toda parte, a civilizao capitalista lanou suas sementes para a germinao das raas e dos povos atrasados e prev que a guerra europia rapidamente dar lugar guerra das colnias (GRAMSCI, 1980, p. 257-258). Trata-se, de todo modo, de uma linguagem muito difundida em uma parte do socialismo marxista que atribui ao capital uma funo civilizatria e que era certamente favorvel a posies livrecambistas e fortemente contrria ao protecionismo. Ecos desse ponto de vista so perceptveis nos escritos gramscianos redigidos durante seus primeiros anos em Turim. Um ponto de vista e uma linguagem, entretanto, que Gramsci rejeita com fora poucos anos depois, como se torna evidente no artigo de 7 de junho de 1919, La guerre delle colonie, em que a anlise e o ponto de vista gramsciano so agora claramente de estampa leninista e internacionalista: Hoje a revolta arde no mundo colonial: a luta de classe dos homens de cor contra os brancos exploradores e traidores (GRAMSCI, 1987, p. 69). Assim, nos Quaderni, resulta evidente que Gramsci tomou uma clara distncia daquele modo de pensar, no qual, por exemplo, com observaes que ficaram famosas, rejeita e critica as palavras que o filsofo socialista italiano Antonio Labriola pronunciou a propsito de hipottico habitante da Papua. pergunta feita h muitos anos por um aluno Como faria para educar moralmente um papuano? , Antonio Labriola teria respondido: Provisoriamente o faria escravo. A rplica de Gramsci fortemente crtica. Sublinha que, naquela posio, especifica-se um pseudo-historicismo, um mecanismo extremamente emprico e muito prximo do mais vulgar evolucionismo e conclui que o modo de pensar implcito na resposta de Labriola no parece, portanto, dialtico e progressivo, mas acima de tudo mecnico e reacionrio (GRAMSCI, 2001, p. 1366). Essa severa rplica ao prprio Labriola, ao qual Gramsci, em outra passagem dos Quaderni, tinha atribudo um importante reconhecimento relativo a sua afirmao sobre a autonomia filosfica do marxismo o qual no teria necessidade de ser ecleticamente completado com outras filosofias, possuindo j todos os contedos tericos necessrios (idem, p. 1507-1508) , assinala o caminho percorrido para diferenciar-se claramente daquelas posies filocoloniais do velho socialismo. Depois de ter colocado em discusso a necessidade da escravido dos povos historicamente imaturos, conclui observando que um povo ou um grupo social atrasado tenha necessidade de uma disciplina exterior coercitiva [...] no significa que deva ser escravizado, a menos que se pense que toda coero estatal escravido (idem, p. 1368, sem grifos no original). Gramsci unificar depois sua concepo do domnio com a categoria compreensiva dos subalternos, um conceito extremamente inovador sobre o qual apenas recentemente tem sido apreciada plenamente toda a sua importncia terica. O que importa observar que a questo dos povos e das nacionalidades se encontra, j nos anos juvenis, diretamente entrelaada com sua concluso poltica, com o fazer-se Estado. A importncia em Gramsci da temtica relativa ao Estado particularmente evidente na dura polmica com os anarquistas, conduzida por ele e por outros nas colunas de LOrdine Nuovo e, de modo mais geral, na inovadora reflexo que leva a cabo sobre a temtica dos conselhos de fbrica como crtica da democracia parlamentar burguesa, que lhe parece em estado falimentar e, conjuntamente, como tentativa de delinear uma democracia operria de tipo sovietista. Esse problema da nacionalidade se conecta, portanto, de modo direto com o tema do Estado, com relao ao qual, como disse, no h acordo entre os intrpretes de Gramsci. Como ilustrei acima, alinho-me com aqueles estudiosos que acreditam no se encontrar nos Quaderni gramscianos a clssica proposta marxiana relativa extino do Estado. O Estado, para ele, permanece, porque, em primeiro lugar, Gramsci no adere con-

37

GRAMSCI E O ESTADO: PARA UMA RELEITURA DO PROBLEMA


vico de que, na sociedade comunista, tornarse- suprflua a funo do poltico enquanto tal. Em segundo lugar, existe em Gramsci, freqentemente de maneira implcita, mas algumas vezes explcita, a idia da vida estatal como vida tica, sem que seja fcil mais uma vez estabelecer a ascendncia precisa desse ponto, que certamente se apresenta como genericamente hegeliano. Vida estatal uma expresso da qual Gramsci faz um amplo uso nos Quaderni e indica um modo de ser autntico de um povo em sua expresso mais alta, precisamente a estatal. Como emerge claramente do j citado pargrafo 130 do Quaderno 8, intitulado Statolatria, no qual a expresso usada por Gramsci repetidamente. Criticando como necessariamente transitria uma fase de estadolatria, na qual o Estado no senso restrito (ou sociedade poltica) domina sobre a sociedade civil em uma aluso bastante transparente Rssia sovitica, Gramsci indica a via a seguir e o objetivo a alcanar na criao de uma complexa e bem articulada sociedade civil e conclui: tornar espontnea a vida estatal (GRAMSCI, 2001, p. 1020-1021, sem grifos no original). Nos escritos do crcere, a geopoltica de Gramsci se torna mais complexa e afinada. Derek Boothman observou que, nos Quaderni, alargada a viso para um Norte/Sul que no estritamente geogrfico e uma relao cidade/campo como relao internacional entre reas mais ou menos desenvolvidas. Por outro lado, destaca ainda Boothman que os apontamentos de Gramsci sobre o mundo islmico situao fluida; tenses entre pan-arabismo e tendncias nacionalistas; laos entre intelectuais e povo fundados sobre o fanatismo religioso , em sua provisoriedade (esses temas no foram reelaborados por seu autor), so muito atuais. Falando da situao na China, Gramsci depois observava como o eixo da economia mundial estava se deslocando do Atlntico ao Pacfico, com uma perda da importncia da Europa na cena mundial. Interessantes so, tambm, as observaes sobre a ndia, da qual Gramsci destacava a caracterstica de um entorpecimento social, enquanto o ghandismo era visto por ele como movimento antiimperialista que deveria ser, entretanto, compreendido no interior da categoria de revoluo passiva13.
13 Utilizei, para esta reconstruo, as observaes de

VI. ESTADO, SOCIEDADE CIVIL, HISTRIA MUNDIAL Por conseguinte, torna-se problemtico afirmar que a concepo presente nos Quaderni de uma ampliao do Estado (Estado ampliado a expresso tornada clebre por Buci-Gluksmann), em seu desenvolvimento, conduza necessariamente a uma absoro do Estado e de suas funes na sociedade civil. Por outro lado, como observa Losurdo, deve-se ter presente que, para Gramsci, a sociedade civil tambm Estado, portanto, resta saber at que ponto a reabsoro da sociedade poltica na sociedade civil comporta o advento de uma sociedade realmente sem Estado (LOSURDO, 1997, p. 191-192). Penso que no deve ser excludo um desenvolvimento no sentido oposto, no qual o conjunto da sociedade civil seja estatalizado, desenvolvendo funes de tipo estatal compreendido integralmente. Nessa direo, parecem ir algumas observaes gramscianas sobre a necessidade de uma nova concepo do direito, contidas no pargrafo 11 do Quaderno 1314. Veja-se, alm disso, o que escreveu a propsito do indiferente jurdico, no pargrafo 7 do mesmo caderno: Questes do direito, cujo conceito dever ser estendido, compreendendo tambm aquelas atividades que hoje caem sob a frmula do indiferente jurdico e que so do domnio da sociedade civil, que opera sem sanes [...] mas que nem por isso deixa de exercer uma presso coletiva e obter resultados objetivos de elaborao nos costumes, nos modos de pensar [...], na moralidade etc. (GRAMSCI, 2001, p. 1556). So afirmaes que parecem no apenas privilegiar as razes da sociedade com relao aos indivduos, mas, tambm, submeter as instncias da sociedade civil com relao esfera estatal; afirmaes nas quais talvez no seja impossvel reconhecer os traos da idia hegeliana da superioridade da esfera estatal como lugar da verdadeira eticidade. Por outro lado, convico de Gramsci que os indivduos singulares podem, ou ainda devam,
14 A propsito de uma concepo de direito que seja essencialmente renovadora, Gramsci escreve: essa no pode ser encontrada, integralmente, em nenhuma doutrina precedente [...] Se todo Estado tende a criar e a manter um certo tipo de civilizao e de cidado [...] tende a fazer desaparecer certos costumes e atitudes e a difundir outros, o direito ser o instrumento para esse fim [...] e deve ser elaborado para que seja [...] muito eficaz e produtor de resultados positivos (GRAMSCI, 2001, p. 1570-1571).

Boothman (2006).

38

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 29: 31-43 NOV. 2007


tomar em suas mos os prprios destinos individuais, reconciliando-se com a histria geral e, assim, como escreve, participar ativamente da produo da histria do mundo (GRAMSCI, 2001, p. 1376). Aquilo que se afirma a necessidade de uma convergncia construtiva entre indivduos e histria universal. Para que essa convergncia se realizasse, seriam necessrias muitas mediaes que no sero aqui analisadas e que darei como pressupostas: do grupo social ao partido poltico, do lugar de origem nao da qual se faz parte com graus diversos de conscincia. Lendo aquela passagem do Quaderno 11 acima citada, no se pode deixar de experimentar uma certa perplexidade perante aquele sentido de uma distncia no preenchida entre o indivduo e a histria, na medida em que a afirmao de Gramsci pressupe um conjunto de mediaes muito complexo, que resulta quase impossvel de ser definido em termos tericos. E ainda inegvel que, no apenas na passagem citada, mas de modo mais geral nos Quaderni, possvel reencontrar um ponto de vista que retm possvel uma convergncia positiva entre os destinos dos indivduos e a histria em seu conjunto: Gramsci est convencido de que os indivduos podem e devem tomar em suas mos o prprio destino, reconectando-o com a histria mundial, que chamei propositalmente com uma terminologia de sabor hegeliano de histria universal (apesar de a idia de uma histria universal ser muito antiga e poder ser remetida aos primeiros filsofos cristos, tendo sido depois renovada pelos filsofos do sculo XVIII). Essa afirmao gramsciana referente necessidade da instaurao de um nexo positivo entre indivduos e histria universal postula, por outro lado, como coisa necessria na medida em que o discurso possua sentido, a existncia de uma conexo racional e racionalmente descritvel entre o agir humano e as circunstncias histricas. Em outras palavras, presume-se que os objetivos e a finalidade a que o agir humano se prope (no caso, a instaurao de uma ordem social e poltica radicalmente renovada em termos intelectuais e morais) possam ser efetivamente alcanados. No se pensa que possa haver uma distoro das finalidades a que o agir humano se prope. O problema apenas aquele, muito complexo e de longo flego, de uma adequada formao das conscincias que torne possvel o aparecimento de uma vontade coletiva capaz de fundar a nova ordem. Uma vez que tal vontade coletiva esteja j formada, passando por uma correta impostao do problema das relaes de fora, ser possvel ter a conseqncia positiva do surgimento de uma nova ordem. Isso assinala certamente o mximo da distncia entre o ponto de vista de Gramsci e o de Sartre, um autor com o qual, a meu ver, o pensamento gramsciano registra, por outro lado, significativas convergncias na direo de uma releitura da teoria marxista em chave antiobjetivista e antimaterialista (MEDICI, 2000, p. 92-102). Sartre, em sua Critique de la Raison dialectique, de 1960, depois de um decnio de discusses crticas do marxismo materialistadialtico, chegou a uma releitura e interpretao do materialismo histrico de Marx que era, ao mesmo tempo, um desenvolvimento e uma transformao. Como notado, a teoria sartriana da histria, exposta na primeira parte da obra, deu lugar a discusses acesas e, segundo alguns, colocava-se completamente fora do mbito terico marxista (era essa, por exemplo, a opinio de Garaudy, que, nessa fase, era um spero oponente de Sartre e defensor da ortodoxia)15 . Em realidade, a questo era mais sutil. No se pode negar, de fato, que, em certos aspectos, Sartre fosse um leitor lcido e atento de Marx, que colhia com ateno certas caractersticas filosficas da concepo histrica marxiana; enfim, provavelmente se possa concordar com o que, em seu tempo, escreveu Pietro Chiodi, para quem, inserindo no discurso marxiano sobre a histria o tema da penria, Sartre obteve uma radicalizao e uma ampliao histrica das teses marxianas (CHIODI, 1963, p. 107-108). Sartre, examinando a histria no mbito do agir humano mais concreto, aquele que por meio do trabalho faz a mediao com a materialidade, descobria que, do encontro da prxis humana com a matria, com a passagem atravs do campo do prtico-inerte que se gera nesse encontro, da prxis humana brota uma antiprxis que produz a contrafinalidade, enquanto toda a dialtica histrica, nesse nvel da histria material, revela-se dominada por uma antidialtica que distorce os fins humanos, tornando-os radicalmente outros. O exemplo aquele dos camponeses chineses que, derrubando os bosques para obter um espao cultivvel

15 Em Questions a J.-P. Sartre, de 1960, Garaudy definiu

a Critique como ensaio sobre os fundamentos do antimarxismo.

39

GRAMSCI E O ESTADO: PARA UMA RELEITURA DO PROBLEMA


maior, provocam as desastrosas aluvies que lhes flagelam ciclicamente. Gramsci, ao invs, depois de ter rejeitado o determinismo e o economicismo do velho marxismo da Segunda Internacional, parece ainda alimentar, em certa medida, um otimismo racionalista do qual no fcil particularizar sua gnese, mas que indubitavelmente apresenta roupagens hegelianas no momento no qual, voltando, parece afirmar uma racionalidade unilinear do processo histrico. Apesar disso, o prprio Gramsci, nos anos de sua formao, foi influenciado por Sorel, por ele admirado devido a sua capacidade de ler Marx sem preconceitos, o qual, introduzindo na processualidade histrica o fator impondervel do hazard, tinha quebrado o nexo determinista entre socialismo e histria moderna, decretando a morte do socialismo cientfico16. No h dvida, como vimos, de que Gramsci postula como possvel, e mesmo necessria, uma reconciliao entre indivduo e histria universal, o que Lukcs, com uma expresso feliz, descreveu como uma inseparvel concomitncia operativa entre o homem singular e as circunstncias sociais de seu agir (LUKCS, 1976, p. 327, grifos meus). Lendo integralmente a pgina assinalada, percebe-se que o mestre hngaro colocou o problema de modo impecvel. Mas, do ponto de vista de Gramsci, isso no resolve a questo, e no , seno, um ponto de partida. Enquanto, na reflexo de Lukcs, encontrar espao entre os conjuntos problemticos que constituem a articulao do ser social tambm o momento do estranhamento, a ausncia em Gramsci desta fundamental problemtica marxiana poderia tornar possvel a recada em uma idia da histria universal como grande afresco, movimento grandioso e complexo no qual tudo, cedo ou tarde, termina por encontrar seu posto e uma razo sem desarmonias, contrastes, contradies no resolvidas. Em Marx, o capitalismo era visto como protagonista de uma universalizao emprica da histria e da sociedade humana. Tinham lugar, assim, pela primeira vez na histria, indivduos empiricamente universais (MARX, 1967, p. 25). Mas a universalidade capitalista alienada na medida em que se realiza dentro do quadro das rela16 Ver, em particular, o ensaio de 1898, La necessit e il fatalismo nel marxismo (SOREL, 1973, p. 96-124).

es sociais caracterizadas pelo domnio do capital e pela inverso fetichista entre coisas e pessoas. Apenas o comunismo poder constituir a superao da alienao capitalista como realizao de uma sociedade sem classes (mas tambm sem dinheiro, nem capital, nem diviso do trabalho, abolidos enquanto fonte da diviso da sociedade em classes). A idia marxiana da sociedade comunista, embora seja concepo pouco sistemtica que apresenta elementos contraditrios em suas variantes textuais como fez notar Agnes Heller, que apontou a presena em Marx de duas diversas teorias das contradies, das quais poderiam derivar duas diferentes concepes do comunismo (HELLER, 1980, p. 81-94) , , seja como for, uma concepo filosfica em sentido forte. Qualquer que seja a precisa paternidade filosfica, trata-se de uma forma de utopia racional que no est desprovida de antecedentes iluministas. Uma herana iluminista que est presente ainda na prpria idia de histria universal que, retomando de Hegel, Marx retraduz na universalidade emprica e na interdependncia planetria que o capitalismo produz na histria humana que o comunismo dever adquirir, libertando-a de seu invlucro alienado. O ponto de vista de Gramsci sobre essa questo parece ser caracterizado por um ir e vir entre Marx e Hegel e recentemente se tendeu a falar novamente de um forte influxo sobre Gramsci da filosofia clssica alem. Por exemplo, examinando a concepo gramsciana do comunismo, Michele Martelli afirma que, em concluso, pode-se dizer que nela opera a tripla lio de Kant, Hegel e Marx (MARTELLI, 2001, p. 232) 17. Existe um nexo evidente entre a prpria idia de uma histria como histria universal e aquela simplesmente iluminista de cosmpolis, de uma cidade do mundo na qual o gnero humano se reencontraria unificado para alm das diferenas. Sobre a questo do cosmopolitismo, todavia parece ampliar-se posteriormente a distncia entre Marx e Gramsci. De fato, o cosmopolitismo

17 A pesquisa que Michele Martelli conduz em seu livro aponta para a importncia de Hegel (embora no mbito da fundamental mediao marxiana) para a reflexo de Gramsci, esclarecendo como seu ponto de vista foi conduzido a revalorizar as posies do filsofo de Stuttgart, embora fosse crtico das formas que o hegelianismo assumiu nas leituras de Croce e Gentile (MARTELLI, 2001, p. 107-188).

40

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 29: 31-43 NOV. 2007


como caracterstica (negativa) da anlise que Gramsci leva adiante nos Quaderni sobre a histria dos intelectuais italianos, historicamente incapazes de unir-se ao povo, dificilmente deixa sobreviver uma idia positiva de um outro cosmopolitismo, aquele universalismo cosmopolita apresentado na idia marxiana do comunismo. Como j observou J. P. Diggins, a viso crtica que Gramsci tem do cosmopolitismo relacionada com sua particular leitura do humanismo como movimento cultural aristocrtico que continua e acentua a separao entre os intelectuais e o povo muito original, porque antes dele prevalecia a idia de que uma viso cosmopolita tivesse efeitos libertadores, devido a muitos dos princpios do Iluminismo estarem baseados na expectativa de uma civilizao universal em evoluo e, em grande parte do pensamento ocidental, o cosmopolitismo era visto como um estgio mais avanado, superior ao liberalismo e ao nacionalismo18. VII. PARA UMA NOVA CONSCINCIA Deixando de lado essas divergncias entre Gramsci e Marx, a efetiva realizao desse nexo entre indivduo e histria universal, do modo como o primeiro a postula, apresenta-se como altamente problemtica, embora permanea estritamente no interior de seu horizonte terico. De fato, parece-me que, na realidade histrica de nosso tempo, deva-se encontrar, ao invs, a preponderncia daqueles processos que Gramsci chama de moleculares, ou seja, os processos caracterizados preponderantemente pela ausncia de conscincia. Enquanto um dos objetivos que perseguia seu marxismo, compreendido como filosofia da prxis, era exatamente tornar-se consciente dos processos histricos nos quais estamos imersos. Ainda a respeito da fora poltica o sujeito histrico moderno Prncipe no qual deveria encarnar-se a vontade coletiva do povo-nao , nosso esforo, segundo Gramsci, deve ser o de dedicar-se sistematicamente e pacientemente a tornar sempre mais homognea, compacta,
18 Prossegue Diggins: At mesmo Marx, um herdeiro do

consciente de si prpria tal fora (GRAMSCI, 2001, p. 1558). Essa conscincia parece-me uma das idias-fora gramscianas e um aspecto de sua pesquisa pleno de potencialidades. De fato, pergunto-me at quando o vazio de conscincia caracteriza o mundo contemporneo. A partir da ausncia de controle por parte dos homens sobre seus prprios processos produtivos, devido quele fenmeno real e concreto ao qual Marx se referia com o termo filosfico de estranhamento, o fato de um poder estranho dominar os homens, ao invs de ser por eles dominado (e que se apresenta em ltima instncia como mercado mundial), tal tambm porque falta a capacidade de tornarse consciente do processo que o produziu, um processo de separao e hipostao de foras humanas. Foras que os homens que as produziram tiveram estranhadas de si, deixando de estar em condies de compreender a gnese e muito menos de reapropri-las. Um vazio de conscincia que caracteriza de modo forte e trgico tambm os processos histrico-polticos atuais, marcados pela estratgia da administrao Bush da guerra preventiva , na qual se torna claro que o marine americano, instrumento ativo de uma mquina blica de potncia militar esmagadora, age tambm como um indivduo em total vazio de conscincia, sem conhecer minimamente a histria do pas para o qual foi enviado a combater com base em uma propaganda ideolgica grosseria e falsa (levar a democracia), nem estar sequer em condies elementares para apontar pases como Iraque ou o Ir em um mapa. A guerra, sempre constante negao da histria humana (porque, parafraseando o Manifesto de Marx e de Engels, pode-se dizer que toda a histria percorrida histria das guerras), teve em seu tempo sua lucidez. Os espartanos combatiam os atenienses, os atenienses combatiam os persas, inimigos bem visveis e particularizveis enquanto tal. O indivduo e a coletividade combatiam um inimigo que era tal por razes precisas, evidentes tanto ao chefe supremo como ao ltimo dos hoplitas. Foi a partir de certo ponto que a guerra se tornou mais complexa e mais difcil de explicar a si e aos outros, como se v, por exemplo, no clebre dilogo entre os atenienses e os habitantes da ilha de Melo, que Tucdides transmitiu em sua Histria da Guerra do Peloponeso. Estamos ainda em um mundo, o antigo, que no conhece nenhuma regulamentao pacfica das relaes entre os Estados. A paz

Iluminismo, pensava em termos de leis universais vlidas para todas as sociedades em estgios smiles de desenvolvimento histrico. Sua famosa argumentao segundo a qual os trabalhadores no tinham ptria expressava a esperana de que o proletariado fosse capaz de um cosmopolitismo que seria derivado [...] da experincia concreta (DIGGINS, 1990, p. 174-177).

41

GRAMSCI E O ESTADO: PARA UMA RELEITURA DO PROBLEMA


apenas, segundo a notada expresso, uma trgua entre uma guerra e outra. Mas prontamente as razes, por assim dizer, naturais da guerra comeam a tornar-se menos claras, a turvar-se por causa da vontade imperial de Atenas, apenas mascarada sob um verniz de racionalidade. Desde ento, muita gua passou sobre as pontes e, num processo plurissecular, os homens iniciaram a compreenso de que as relaes entre os Estados podem e devem ser subtradas ao Estado de natureza de uma guerra de todos contra todos. No podemos ocultar que um processo gravemente involutivo este que coloca a guerra no centro da estratgia das relaes internacionais com a mscara ideolgica de uma dupla misso civilizadora (levar a democracia aos pases que no a tm). A exigncia que encontramos em Gramsci, de uma reconciliao indispensvel entre indivduo e histria universal, revela-se justamente atual porque torna evidentes aquelas contradies entre exigncia de conscincia e falta dessa, que, como vimos, caracteriza ainda boa parte dos processos histricos e polticos contemporneos.

Rita Medici (rita.medici@unibo.it) Professora do Dipartimento di Filosofia na Universit di Bologna (Itlia). REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARATTA, G. 2003. Le rose e i quaderni. Il pensiero dialogico di Antonio Gramsci. 2 ed. Roma : Carocci. BOOTHMAN, D. 2006. Gli appunti del 1930 sulla geopolitica. In : MEDICI, R. (org.). Gramsci, il suo il nostro tempo. Bologna : Istituto Gramsci Emilia-Romagna. BUCI-GLUCKSMANN, C. 1976. Gramsci e lo Stato. Roma : Riuniti. BUEY, F. F. 2001. Leyendo a Gramsci. Madri : El Viejo Topo. CHIODI, P. 1963. Sartre e il marxismo. Milano : Feltrinelli. COUTINHO, C. N. 2006. Il pensiero politico di Gramsci. Milano : Unicopli. DIGGINS, J. P. 1990. Il cosmopolitismo e la ricerca dellintellettuale organico. Il fardello di Antonio Gramsci. In : TEGA, W. (org.). Gramsci e lOccidente. Trasformazioni della societ e riforma della politica. Bologna : Cappelli. DORE SOARES, R. 2000. Gramsci, o Estado e a escola. Iju : UNIJU. _____. 2006. Leducazione e la scuola unitaria nei Quaderni del crcere. In : MEDICI, R. (org.). Gramsci, il suo il nostro tempo. Bologna : Istituto Gramsci Emilia-Romagna. ENGELS, F. 1950. Anti-Dhring. Roma : Rinascita. _____. 1963. Lorigine della famiglia, della propriet privata e dello Stato. Roma : Riuniti. GRAMSCI, A. 1952. Passato e presente. Torino : Einaudi. _____. 1953. Note sul Machiavelli, sulla politica e sullo Stato moderno. Torino : Einaudi. _____. 1980. Cronache torinesi. A cura di Sergio Caprioglio. Torino : Einaudi. _____. 1987. LOrdine Nuovo 1919-1920. A cura di Valentino Gerratana e Antonio A. Santucci. Torino : Einaudi. _____. 1996. Lettere dal carcere. A cura di Antonio A. Santucci. Palermo : Sellerio. _____. 2001. Quaderni del carcere. A cura di Valentino Gerratana. Torino : Einaudi. HELLER, A. 1980. La teoria dei bisogni in Marx. 8 ed. Milano : Feltrinelli. LIGUORI, G. 2004. Societ civile/Stato. In : FROSINI, F. & LIGUORI, G. (orgs.). Le parole di Gramsci. Per un lessico dei Quaderni del carcere. Roma : Carocci. LOSURDO, D. 1997. Antonio Gramsci dal liberalismo al comunismo critico. Roma : Gamberetti.

42

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 29: 31-43 NOV. 2007


LUKCS, G. 1976. Per lontologia dellessere sociale. Roma : Riuniti. MARTELLI, M. 2001. Etica e storia. Croce e Gramsci a confronto. Napoli : La Citt del Sole. MARX, K. 1970. Lineamenti fondamentali della critica delleconomia politica. Firenze : La Nuova Italia. MARX, K. & ENGELS, F. 1967. Lideologia tedesca. Roma : Riuniti. MEDICI, R. 2000. Giobbe e Prometeo. Filosofia e politica nel pensiero di Gramsci. Firenze : Alinea. _____. (org.). 2006. Gramsci, il suo il nostro tempo. Bologna : Istituto Gramsci dellEmiliaRomagna. SALVADORI, M. L. 1977. Gramsci e il problema storico della democrazia. 3 ed. Torino : Einaudi. SARTRE, J-P. 1963. Critica della ragione dialettica. Teoria degli insiemi pratici. L. I : Dalla praxis individuale al pratico-inerte. Milano : Feltrinelli. ZOLO, D. (org.). 1977. I marxisti e lo Stato. Milano : Il Saggiatore.

43

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 29: 227-230 NOV. 2007 ABSTRACTS

* Rita Medici

GRAMSCI AND THE STATE: TOWARD A RE-READING OF THE PROBLEM Our intention is to present a re-reading of the problem of the State in Gramscis thought, in the wake of Massimo Salvadori and Christine Buci-Gluksmann now-classic analyses, guided by our conviction that Gramscis supposedly perfect alignment to the Marxist perspective on the extinction of the State sustained almost unanimously by contemporary Gramscian criticism should be re-evaluated and even revoked. We work exegetically with Gramscis text, using tools of lexical analysis and paying particular attention to the presence of the expression state life of which he makes ample use in his

227

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 29: 227-230 NOV. 2007 in his Quaderni del carcere. Several elements capable of clarifying the Gramscian conception of the State flow from this expression. They are useful in our reconsideration of his complex reflections on the historic problem of democracy, with its fragile balance between critique, renovation and exclusion of the traditional forms of modern democracy. KEYWORDS: Antonio Gramsci; Marxism; philosophy; politics; civil society; the State. * * *

228

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 29: 233-236 NOV. 2007 RSUMS

* Rita Medici

GRAMSCI ET LTAT: POUR LA RELECTURE DU PROBLME Nous envisageons de relire le problme de ltat en suivant la pense de Gramsci, dj tudie de son temps de faon classique par Massimo Salvadori et Christine Buci-Gluksmann, car nous sommes srs que, en ralit, le parfait alignement de Gramsci la tradition marxiste de la disparition de

233

REVISTA DE SOCIOLOGIA E POLTICA N 29: 233-236 NOV. 2007 ltat, soutenu quasi lunanimit par la critique gramscienne contemporaine, doit tre rvalu voire rvoqu. Pour lexgse du texte de Gramsci nous nous appuyerons sur des instruments danalyse lexical, et mettrons en valeur la prsence, dans les Quaderni del carcere, de lexpression vie de ltat dont Gramsci se sert beaucoup. De cette expression dcoulent des lments clarifiant la conception gramscienne dtat, utiles la mise en question de la complexe rflexion sur le problme historique de la dmocratie et son difficile quilibre entre critique, renouvellement et exclusion des formes traditionnelles de la dmocratie moderne. MOTS-CLS: Antonio Gramsci; marxisme; philosophie; politique; socit civil; tat. * * *

234

You might also like