You are on page 1of 3

PROVA PRTICA DE TRANSFORMADORES

AUTOTRANSFORMADOR
Departamento de Eletromecnica e Sistemas de Potncia DESP Centro de Tecnologia Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Andr Miguel Nicolini 2920279 - andrenicoliniee@gmail.com Vincius Costa da Silveira 2920291 silveera@gmail.com

solidria a um eixo rotativo.[1] Um exemplo de autotransformador varivel o variac, porm, ele permite apenas a configurao abaixadora.

1. INTRODUO
O presente documento foi elaborado com o intuito de registrar e aplicar conhecimentos adquiridos durante as aulas prticas e tericas da disciplina de transformadores. O tema em questo foi autotransformadores. Foram realizadas duas configuraes, com um e dois pares de bobinas cada para averiguar o efeito de adio e subtrao entre as polaridades, configurando autotransformadores elevador e abaixador.

Figura 1 Autotransformador varivel. Dentre as vantagens da utilizao de um autotransformador esto: Menor custo; Maior rendimento; Melhor regulao; Menores dimenses; Menor corrente de excitao.

2. DESENVOLVIMENTO TERICO
2.1. O AUTOTRANSFORMADOR Um autotransformador pode ser definido com um transformador de um enrolamento apenas. Deste modo, pode ser obtido um autotransformador se conectarmos os enrolamentos de um transformador comum, em srie, de forma aditiva ou subtrativa, obtendo apenas um nico enrolamento. O autotransformador, por apresentar apenas um enrolamento, no dispe da proteo galvnica presente nos transformadores de mltiplos enrolamentos. 2.1.1. AUTOTRANSFORMADOR VARIVEL Um autotransformador pode ser varivel, mostrando-se extremamente til como ferramenta de laboratrios e em situaes experimentais, permitindo uma larga faixa de nveis de tenso de sada, com perda nfima de potncia. A Figura 1 apresenta a imagem de um autotransformador varivel o qual pode ser configurado tanto como elevador como abaixador. Tornar um autotransformador varivel possvel desde que seja possvel variar o nmero de espiras utilizadas na relao, processo este geralmente realizado atravs da conexo de uma escova

Desvantagens de usar um transformador como autotransformador: Maiores correntes de curto-circuito; Conexo condutiva entre circuitos de alta e baixa tenso, eliminando a isolao galvnica; 2.1.2. AUTOTRANSFORMADOR ELEVADOR

Figura 2 Autotransformador elevador. Apresentado na Figura 2, um autotransformador elevador eleva a tenso, garantindo a possibilidade de elevados ganhos de potncia. Conectando-se as bobinas em modo

aditivo, obtm-se a soma das tenses de sada, uma vez que os fluxos so somados. Uma anlise no circuito demonstrado na Figura 2 nos permite inferir que a corrente I2 menor do que a corrente I1, uma vez que a tenso V2 deve ser maior do que V. Deste modo, obtmse a seguinte relao:

3.1. AUTOTRAFO COM DUAS BOBINAS No ensaio de um autotransformador com duas bobinas, foi implementado o circuito da Figura 4-a e o da Figura 4-b. Utilizando-se duas bobinas com relao 110/16.

16V

2.1.3. AUTOTRANSFORMADOR ABAIXADOR

Figura 4-a Polaridades aditivas.

Figura 4-b Polaridades subtrativas.

Figura 3 Autotransformador abaixador. A Figura 3 demonstra a configurao de um autotransformador como abaixador. Neste modo de operao, obtm-se uma tenso de sada inferior de entrada, uma vez que os fluxos so subtrados na conexo com polaridades subtrativas. Portanto, a corrente no primrio I1, deve ser maior do que no secundrio, I2. A anlise do circuito apresentado na Figura 3 permite que a seguinte relao seja estabelecida.

Ligando-se estas bobinas com suas tenses nominais como autotransformador com polaridade aditiva (Figura 4-a) obteve-se, aferindo atravs de um voltmetro, a tenso de sada igual a 125,7V. Ligando as bobinas do transformador com polaridade subtrativa (Figura 4-b) a tenso de sada encontrada foi 91,8V. 3.2. AUTO TRAFO COM QUATRO BOBINAS No ensaio de autotransformador com quatro bobinas, implementou-se o circuito da Figura 5-a e Figura 5-b. Utilizando-se as quatro bobinas com relao 220/32.

3. DESENVOLVIMENTO PRTICO
3.1. DADOS DO TRANSFORMADOR O ensaio foi realizado em um transformador de quatro enrolamentos, com as seguintes relaes de transformao: 110V+110V/16V+16V Foram realizados dois ensaios utilizando o mesmo transformador como autotransformador. Na primeira, utilizou-se apenas uma bobina do primrio e uma do secundrio, obtendo-se assim uma relao de transformao de 110 para um valor determinado, dependente de a configurao ser aditiva ou subtrativa. J no segundo ensaio utilizou-se com a relao de 220 para um valor determinado, dependente das mesmas condies j citadas anteriormente.
Figura 5-a Polaridades aditivas. Figura 5-b Polaridades subtrativas.

Ligando-se estas bobinas com suas tenses nominais como autotransformador com polaridade aditiva (Figura 5-a) teve-se, aferindo atravs de um voltmetro, a tenso de sada igual a 251V. Ligando as bobinas do transformador com polaridade subtrativa (Figura 5-b) a tenso de sada encontrada foi 187V.

4. CONCLUSES
Atravs dos ensaios realizados foi possvel verificar o efeito de elevao e reduo de tenso em um autotransformador. As configuraes com polaridade aditiva apresentaram uma elevao da tenso, quase integral, apresentando pequenas perdas, j as de reduo de tenso apresentaram relaes mais fiis de subtrao de tenso entre os enrolamentos. A possibilidade de obter um autotransformador a partir de um transformador de dois enrolamentos e quatro enrolamentos foi realizada em prtica, permitindo estabelecer relaes entre a teoria apresentada e a prtica realizada atravs das leituras dos valores e anlise dos fenmenos envolvidos.

5. BIBLIOGRAFIA
[1] Irving L. Kosow. Mquinas Eltricas e Transformadores. Editora Globo. Luiz Amaro Rodrigues Feio. O Transformador. Alfonso Martignoni. Transformadores. Editora Globo. Gilio Aluisio Simone. Transformadores. Encadernao Brochura.

[2]

[3]

[4]

You might also like