You are on page 1of 3

Fontes tipo transformador e transformador retificador para soldagem

Introduo
As fontes de soldagem do tipo transformador utilizadas para soldagem, tambm chamadas de fontes convencionais, so um tipo de fonte de energia que, apesar de uma

operao bsica, desempenham um papel que fundamental em qualquer processo de soldagem a arco eltrico: a transformao da eletricidade. O funcionamento de transformadores para a soldagem simples: a energia eltrica convencional, sendo inadequada para soldagem por sua baixa corrente e alta tenso, modificada ao passar por um transformador, de forma que a corrente eltrica aumenta enquanto a tenso diminui, possibilitando a abertura de um arco eltrico para soldagem. A adio de um retificador em uma fonte do tipo transformador tambm pode ser realizada. Tal instalao permite o uso de correntes contnuas e aproveitamento de alimentao trifsica, e deve ser feita na sada do transformador.

Informaes tcnicas de transformadores de soldagem


As caractersticas mais importantes podem ser observadas em transformadores de soldagem: Tipo de ligao: A ligao de um transformador de soldagem pode receber alimentao monofsica ou bifsica. Se um retificador for instalado na sada do transformador, este poder operar tambm com alimentao trifsica. Corrente de trabalho: Os valores de corrente que podem ser fornecidos pelo transformador, sempre indicado nas especificaes tcnicas da fonte. A corrente desejada deve ser selecionada no ajuste da corrente, sempre dentro da faixa de ajustes de corrente. Tenso de alimentao: A tenso da energia que ser alimentada e transformada. Geralmente, 110 ou 220V no Brasil, para as fontes mais simples no mercado. Tenso de trabalho: A tenso que ser reduzida pelo transformador. Transformadores para pequenas operaes oscilam na faixa entre 20 e 30V.

Potncia nominal: A potncia da fonte. expressa em VA, que o produto da tenso (V) pela corrente (A), geralmente seguido de uma percentagem, que a potncia til da fonte. Por exemplo, uma fonte cuja potncia nominal aparente seja de 5kVA a 20%, temos 5000x0,20 = 1000W ou 1kW de potncia.

Fator de trabalho: Indica quanto tempo a mquina pode operar sem comprometer a segurana do prprio equipamento ou do operador, geralmente como conseqncia de aquecimento. expresso em percentagem, que define o tempo de operao em funo de um tempo total especificado. Por exemplo, um transformador de solda NM 250 TURBO, da marca Bambozzi, para uso domstico possui um fator de trabalho de 20% - isto significa que, se a operao for realizada em 10 minutos, o arco dever permanecer aceso por 2 minutos ou menos. O fator de trabalho depende da corrente de trabalho, e recomendado que os fabricantes das fontes informem os fatores de trabalho para cada faixa de corrente de operao. Fatores de trabalho para processos automticos/semi-automticos podem chegar a 100%.

Tipo de arrefecimento: O arrefecimento dos transformadores relaciona-se com o rendimento. Devido ao aquecimento causado pela corrente eltrica, atravs do efeito Joule, o tempo de atividade do arco eltrico reduzido, e a refrigerao procura amenizar este problema quanto mais eficaz for a refrigerao, maior ser o fator de trabalho e menos tempo ser necessrio para realizar um trabalho de solda. O arrefecimento de transformadores domsticos geralmente feita por conveco natural, dado seu baixo fator de trabalho (cerca de 20%). Transformadores profissionais, de uso na indstria, necessitam de arrefecimento eficaz de forma a aumentar a produtividade, e por isso, contam com ventiladores para favorecer a troca de calor conveco forada.

You might also like