You are on page 1of 11

DA HERMENUTICA ONTOLGICA DE HEIDEGGER Claudio Julio Fontoura1 Palavras-Chave: hermenutica, existencialismo, fenomenologia, ontologia, Heidegger, Husserl.

Key-Words: hermeneutic approach, existentialism, phenomenology, ontology, Heidegger, Husserl. 1. Antecedentes da Filosofia Grega. Aps a denominada tirania dos mitos, o pensamento grego, no perodo prsocrtico, surge com a insegurana tpica do despertar ao crescente tratado lgico, quem bem descreve Xenfanes de Colofo2: `De frente ao fogo, no inverno, deves dizer a si mesmo, quando se deita saciado em cama macia, bebendo doce vinho e degustando gro-de-bico: Quem s afinal entre os homens? Quantos anos tens, meu caro? Que idades tinhas quando o medo chegou?3 Parmnides de Elia4, denominado por Plato de Grande Parmnides, clebre opositor de Herclito, antecipa Descartes: Ento o mesmo pensar e ser5 Parmnides entende que a realidade deve ser compreendida em termos de sua essncia, jamais na efemeridade das aparncias. Deste modo, o ser apresentaria caracterstica de verdade pura, em contraposio aparncia, pluralidade e o vir-a-ser da via de Herclito:

1 2 3

Nascido cerca de 585 anos antes de Cristo. Diels, Hermann. Die Fragmente der Vorsokratiker. 6 edio, Weidmannsche Verlagsbuchhandlug, 1951, 1 volume, pgina135. Traduo livre do alemo. 4 Nascido cerca de 530 anos antes de Cristo. 5 Diels, Hermann. Die Fragmente der Vorsokratiker. 6 edio, Weidmannsche Verlagsbuchhandlug, 1951, 1 volume, pgina 231. Traduo livre do alemo.

Importante dizer e pensar que apenas o Ser ; Ento o Ser e Nada ento no . Digo a ti que consideres esta frase. Ento deste primeiro caminho de pesquisa te afasto. Mas tambm [te afasto] daquele, da qual mortais que nada sabem vacilam, duplas cabeas. Ento sem cuidados, cravam em seus peitos entendimento fraco. Caminham surdas, cegas, perplexas e indecisas multides. Tomando o Ser e o No-ser como iguais, e no para si mesmo, e por tudo se d um caminho reversvel.6. Herclito de feso defende: Este cosmos, o mesmo para todos os seres, nenhum dos Deuses nem dos homens, o criou, sempre foi, , e continuar sendo para sempre um fogo eterno vivo. Acendendo-se em medidas, apagandose em medidas. 2. Empirismo e Idealismo Conforme se afirmou acima, a famosa frase de Descartes, nada inova em relao Parmnides, por apoio ao sub-ttulo denominado para bem conduzir a prpria razo e procurar a verdade nas cincias, a obra Discurso do Mtodo proclama em sua quarta parte: Cogito, ergo sum7. No exagero mencionar que com este pensador, permanece cindida toda a filosofia moderna entre seus seguidores denominados idealistas, e os opositores denominados empiricistas. Ousamos fazer um paralelismo, com as devidas escusas pelas consideraes extemporneas, entre o antagonismo de Parmnides e Herclito. Para fortalecer este argumento, no se pode esquecer que atribudo ao filsofo Alfred North Whitehead, a frase de que toda a filosofia ocidental uma nota de rodap obra de Plato. Em apoio ao nosso pensar, no vigsimo World Congress of Philosophy, realizado em Boston, Massachusetts, de 10 a 15 de Agosto de 1998,
6

Diels, Hermann. Die Fragmente der Vorsokratiker. 6 edio, Weidmannsche Verlagsbuchhandlug, 1951, 1 volume, pgina 232. Traduo livre do alemo. 7 Em vernculo: Penso, logo existo. Descartes, Ren. Discurso do Mtodo. Traduo para o ingls de Elizabeth S. Haldane e G. R. T. Ross, Cambridge University Press, publicado no volume 31 da obra The Great Books of the Western World, 26 edio, Encyclopaedia Britannica e University of Chicago, pgina 51. Traduo livre do ingls.

pronunciou o Prof. Videla sobre a ontologia de Heidegger traando um paralelo com Parmnides e Descartes8 3. Fenomenologia de Husserl9 Psicologismo a doutrina filosfica que subordina a lgica e a epistemologia psicologia experimental. A idia de intencionalidade de Brentano traz um elemento ideal conscincia, por ser intencional, que no pode ser reduzida realidade espao-temporal. Sem desmerecer a utilizao do mtodo experimental, necessrio delimitar o campo de investigao em que tal metodologia poder ser utilizada, reivindicando novos campos. 4. A intencionalidade em Franz Brentano Psychologie vom empirischen Standpunkt (1874): O que caracteriza todo o fenmeno psquico o que os escolsticos da idade mdia chamaram presena (Inexistenz) intencional e que ns poderamos denominar por... relao um contedo, direo para um objeto, ou objetividade imanente. Percepo interna e externa: fenmenos psquicos objeto da psicologia emprica e aos fenmenos fsicos, objeto das cincias da natureza.

Videla, Daniel. The Problem of Science in Heidegger's Thought. New School for Social Research. http://www.bu.edu/wcp/Papers/Scie/ScieVide.htm: One could therefore say that the book brings to relief a philosophical error that goes back to Parmenides: objectifying Being as presence when interpreting the being of entities. Somehow, between our (Dasein's) raw awareness of being in time and the formation of the basic philosophical concepts, a certain slippage of meaning has taken place, falsely rendering time under the guise of one of its determinations: the present. Thus, philosophy has come to operate with a notion of being that orients itself towards an outer object, nature or the world. The foremost example is the interpretation of the world as res extensa appearing to a no less a-temporal res cogitans, or subject of cognition. Philosophy, according to Being and Time, is therefore in need to clarify the often confused understanding of temporality, and the extent to which a one-sided interpretation of time is at work when we "define" or grasp the world as divided among entities of different sorts, as divided between "man" and a "nature" that appears to the man's cognition, or lgein.
9

Clssica obra: Logishe Untersuchungen

Com a publicao da Gesamtausgabe de Martin Heidegger, especialmente suas palestras em Freiburg e Marburg nas dcadas de 1910 e1920, tem evidenciado um perodo jovem e um mais maduro de heidegger na magnum opus de 1927 Ser e Tempo. 5. Tenses e rupturas entre o pensamento de Heidegger e Husserl. Na verdade no h nenhum rompimento no mtodo hermenutico de Heidegger para a ontologia, que vai interpretar o ser-no-mundo, e a fenomenologia transcendental de Husserl, que prope colocar o mundo externo entre parnteses para focar a subjetividade. Os dois projetos no so idnticos, mas espelham uma simetria crescente no tempo10. No se pode esquecer que assim que Heidegger assume a cadeira de Husserl em Freiburg, ele praticamente abandona boa parte do projeto filosfico de seu mentor. Em 1923, antes de se mudar para Marburg, por exemplo, Heidegger escreveu para Karl Lwith com o seguinte reporte de sua apresentao dos trabalhos de Husserl em sala de aula: Nas horas finais do seminrio, publicamente destru as Idias Estou agora convencido que Husserl nunca foi um fildsofo, nem mesmo por um segundo11. Em Dezembro de 1926, com a obra Ser e Tempo quase pronta, ele escreve para Jaspers: Se o meu tratado for ser interpretado contra algum, contra Husserl, o que escrevo contra a fenomenologia como pseudofilosofia, (Scheinphilosophie)12. Husserl, mais tarde, descreve esta duplicidade de Heidegger como um dos problemas mais difceis da minha vida13. Como Heidegger menciona: sujeito e objeto no coincidem com Dasein e Mundo (SZ 60). Naturalmente o termo Dasein se reporta ao ser humano individual, a tradio moderna que entende que o seres humanso so
10

Steven Galt Crowell. Husserl, Heidegger, and the Space of Meaning: Paths toward Transcendental Phenomenology. Northwestern University Press, 2001 11 Cartas Lwith, 20 de Fevereiro e 8 de Maio de 1923. Citado na Psychological and Transcendental Phenomenology T. Sheehan and R.E. Palmer, eds. and trans. (Dordrecht: Kluwer, 1997). Livre traduo do ingls. 12 Cartas Jaspers, 26 de Dezembro de 1926. Citado na obra Martin Heidegger / Karl Jaspers. Briefwechsel 1920-1963. W. Biemel and H. Saner, eds. Munich: Piper, 1992. Livre traduo do alemo. 13 Psychological and Transcendental Phenomenology and the Confrontation with Heidegger (1927-1931), pg. 482.

sujeitos. mas Dasein no significa sujeito, nem estar-no-mundo seria uma descrio de subjetividade. O uso desta nova terminologia por Heidegger um esforo enorme para reinterpretar e redescrever os apectos da existncia que o vocabulrio da filosofia convencional sistematicamente distorce e torna obscuro. Para Heidegger, a fenomenologia um mtodo de interpretao, e interpretao nunca uma apreenso de algo sem pressuposio (SZ 150). 6 Fenomenologia. Juno de dois vocbulos gregos: phainomenon (uma apario) e logos ("razo" ) Phenomenology pretende descobrir a essncia inerente dos fenmenos. Husserl tentaria descrever aquilo que nos dado pela experincia sem preconcepes obscuras ou especulaes hipotticas O tema central seria 'para as coisas por elas mesmas' Esta seria a nica sada para o impasse filosfico entre os realistas , que afirmavam, em apertada sntese, a existncia exclusiva dos objetos, e os idealistas, que afirmavam a prevalncia do sujeito Ao invs de especular sobre a realidade, buscaria-se uma descrio pura da mesma. Husserl distinguia o ato de conhecer (noesis) do objeto (noema) . A Intuio edidtica (Wessenschau) um insight em relao s essncias atravs da experincia concreta de dados individuais, que podem ser percebidos ou imaginados. Conhecida como reduo eidtica. Entender as coisas no como realidade, mas instncias da realidade,como puras possibilidades ao invs de realidades. Seguindo Descartes, esta reduo necessria para guiar uma cincia genuna. Pela apodicidade (transparncia absoluta) e univocidade (ausncia de pluralidade de sentido). Quando a cincia age deste modo, os objetos no so mais coisas, mas essncias: significados, categorias, , tipos ideais, e leis.

Para Husserl, a cincia deveria operar apenas na abstrao para alcanar a atemporalidade. Apesar de no afirmado por Husserl, esta tese se inicia com Parmenides: Apenas pode ser conhecido o que , e ser exclui o passageiro e o efmero. Essa linha de pensamento Eletica no pensamento de Husserl significa que o sentido (Sinn) atemporal e ideal. A questo antiga em saber como o atemporal se inicia no fluxo da cotidianidade do dia-a-dia, pode ser entendida por uma distino central em sua teoria de intencionalidade: A distino entre o ato de intencionar (noesis) e o contedo do significado (noema) do objeto intencionado. O ato notico real no sentido que um evento temporal quando a conscincia apreende como um objeto intencional. J o noema ideal. : Reside a o significado atemporal que d a forma (morphe) coma qual a conscincia sintetiza os dados materiais (hyle). Ento, todo ato intencional (noesis) uma realizao de um conhecimento atemporal14 Historicamente as razes do pensamento de Heidegger estariam centradas nos escritos do Sculo XIX de Soren Kierkegaard, Friedrich Nietzsche, e Fyodor Dostoyevsky. "Hermentica [] a arte ou a teoria de interpretao, significando tambm um tipo de filosofia que se inicia com questes de interpretao. Originariamente preocupada com a interpretao de textos sagrados, se torna um movimento filosfico. Existem duas posies em competio pela hermenutica: a primeira segue Wilhelm Dilthey e v a interpretao ou Verstehen como um mtodo para as cincias humanas e histricas, enquanto que a segunda segue Heidegger e se enxerga como um evento 'ontolgico,' uma interao entre o intrprete e o texto que parte da histria do que entendido. Prover regras ou critrios para entender o que um autor realmente quis dizer um problema tpico da primeira escola. A interpretao da lei apresenta um exemplo do segundo tipo, uma vez que ao aplicar os comandos legais, inevitavelmente estes so transformados15 7 - Hermenutica Ontolgica: Trata-se de construo de Martin Heidegger, elaborado por seu aluno HansGeorg Gadamer.
14 15

Dillion, M. C. Merleau-Ponty's Ontology: 2 edio, 1998: Northwestern University Press. Robert Audi (Ed.), The Cambridge Dictionary of Philosophy, p. 323

A hermenutica crucial para uma ontologia fundamental, longe de ser apenas uma tcnica para descobrir significados num texto, trata-se de um verso explcita e rigorosa de uma busca de profundidade e clareza da vida em si mesma. Hermenutica Ontolgica de Heidegger: Toda a tarefa da filosofia, como ontologia interpretar tornando expressa a questo do ser. O dasein um ser no mundo, ou seja, o mundo o horizonte do encontro do ente, trata-se das possibilidades do dasein. A mundaneidade do mundo a significabilidade (bedeutsamkeit) como horizonte de compreenso. O dasein portanto encontra-se afetado pelos entes intramundanos do seguinte modo: 1) Compreenso (verstehen); 2) Interpretao (auslegung); 3) Interpretao discursiva (auslegung rede). A compreenso (verstehen) do dasein est no fato de um ser que tem a morte como a possibilidade de j-no-poder-estar a (Nicht-MehrDasein-Knnes), e com esta morte que se manifesta o carter mais original da angstia. Sendo o ser-com-outro (mitsein) uma estrutura do ser-no-mundo a morte a possibilidade de j-no-poder-estar-com-outro, residindo da a autonomia radical do dasein. O dasein portanto tem uma radical singularidade, traduzindo a morte como prpria, autnoma e insuperabilidade mxima (unberholbare). A presena formal da morte deve ser realizada existencialmente nas palavras de Heidegger: enquanto ser j lanado no mundo est em cada caso entregue a sua morte. O esquivar-se ante esse ser na queda cotidiana um ser para a morte imprpria.

Para evitar a queda no tagarelar cotidiano, que indica que quem morre so os outros, ou com a proteo de que vai se mover, mas por enquanto ainda no, exige o cuidado com o ser do dasein. A morte deve ser encarada enquanto possibilidade e no um mero acontecimento emprico, intramundano. necessrio antecipar-se na possibilidade. A condio hermenutica est satisfeita quando o dasein se encontra no modo ntico-existencial de antecipar-se para a morte. A possibilidade mais radical de no ser para o dasein precisamente a impossibilidade da sua existncia, isto , a morte. Antecipando-se decididamente para a morte encontramos assim o dasein no modo de ser ntico prprio e em totalidade, isto , acessvel ao questionar hermenutico. Antecipando-se para a morte e afetado pela angstia o dasein auto interpreta-se propriamente. Este questionar hermenutico apenas o prprio dasein no modo de ser prprio pode levar efeito. A temporalidade (zeitlichkeit) o sentido do ser do dasein. Representando o horizonte transcendental da questo do ser (1 parte da nica publicada do livro Ser e tempo). O questionar hermenutico no faz mais que revelar o modo de ser ntico do Dasein, a possibilidade em que ele se encontra j projetado, como uma resposta questo que interroga pelo sentido do seu ser. Agora bem, o modo de ser do Dasein enquanto resposta pode ser verdadeiro ou falso; mas o Dasein no pode escolher no responder, ele j respondeu sempre.16 Na obra Problemas fundamentais da fenomenologia (Die grundprobleme der phnomenologie) menciona Heidegger: a verdade uma vocao qual responde o Dasein, isto , uma livre possibilidade da sua existncia.
16

Joo Paisana. Fenomenologia e hermenutica A relao entre as filosofias de Husserl e Heidegger. Lisboa, 1992, ed. Presena.

8 - A tarefa hermenutica e a fundamentao: A viso de Joo Paisana. Se j tnhamos mostrado a incompatibilidade entre a fenomenologia explicativa de Husserl e a fenomenologia hermenutica heideggeriana, mesmo tomando em considerao a temtica da lebenswelt das ltimas obras de Husserl, esta incompatibilidade tornou-se mais patente atravs do estudo do pensamento de Heidegger na sua referncia questo do fundamento. Para Heidegger, o que caracteriza em primeiro lugar a possibilidade de fundamentao a formulao do questionar, o aparecimento da pergunta por qu: por que assim e no de outro modo? Por que isto e no aquilo? Por que em geral algo e no nada? Deste modo, fundar s possvel respondendo a uma questo. Por tal motivo tivemos de fazer a aproximao entre a fundamentao e a tarefa hermenutica. Mas se fundar responder a uma questo expressa, vimos igualmente que a questo, devido s suas implicaes ontolgicas, nunca admite uma soluo, isto , uma resposta intemporal, dada de uma vez por todas, que suprimiria a questo ou a superaria. O nada (Unwesen) do fundamento apenas vencido no existir ftico, mas nunca eliminado. A fundamentao tem assim sempre um carter historial, nunca pode ser reduzida a um corpo doutrinrio intemporal, a uma philosophia perennis. Todo o questionar filosfico, porque realizado a partir de um modo ftico de ser no mundo do Dasein, se encontra j imerso na tradio filosfica, na histria da filosofia. O domnio a partir do qual pensamos , na concepo corrente, a histria do pensamento ocidental. Ora, uma tal formulao da fundamentao completamente inaceitvel do ponto de vista husserliano. O projeto filosfico de Husserl visa a elaborao de uma filosofia assente numa fundamentao absoluta, isenta de pressupostos, de modo a poder formular um corpo doutrinrio, que pudesse constituir as bases de uma autntica filosofia intemporal. Este projeto mantido durante todo o percurso filosfico husserliano, sendo ainda expressamente reivindicado em Krisis. Mas, por outro lado, talvez mais profundamente, a prpria possibilidade de questionar que se encontra, por princpio, inviabilizada, devido a motivos metodolgicos, na filosofia do autor. O acesso reflexivo-explicativo aos modos de ser da
9

conscincia, o nico considerado por Husserl como fenomenologicamente vlido, implica necessariamente a sua tematizao ao nvel da efetividade. Estes modos nunca podem ser considerados a partir das suas possibilidades, isto , da abertura da questo. Mas se, para Husserl, fundar explicitar um modo de ser da conscincia sempre pressuposto na sua efetividade, tal implica a existncia de um modo de ser fundante em pura positividade. precisamente este o papel que Husserl atribui sntese passiva ou sntese temporal. S a partir deste modo de ser primitivo que o ego se pode constituir na unidade de uma histria. Ora, para heidegger, o Dasein no admite um modo de ser fundante em mera positividade. Compreendendo-se a partir do abismo aberto pelas suas possibilidades de ser no mundo, todo o modo de ser do Dasein sempre uma possibilidade de ser irredutvel pura positividade. Se a exegese ontolgico-existenciria privilegia um modo de ser ntico do Dasein, o modo de ser prprio, tal no significa, como vimos, que esse modo de ser ntico seja o objeto material da fenomenologia hermenutica. O mbito da ontologia abre-se pelo prprio questionar hermenutico. Deste modo, para o autor de Sein und Zeit, o fundamento da fundamentao, ao contrrio de Husserl, no um ente ou um modo de ser ntico, mas a prpria estrutura ontolgica do Dasein, enquanto se articula sobre a temporalidade finita, isto , sobre a questo do seu ser. A prpria estrutura ontolgica, devido a esta articulao, no intemporal mas radicalmente histrica. porque h o Dasein finito que possvel a questo do fundamento. Compreende-se assim que Heidegger nos afirme no final da conferncia sobre o princpio de razo (Satz vom grund): Tudo depende de ns, diz-se. Apenas o que importa ...que possamos ser os mortais que somos, a saber, aqueles que se mantm sob o apelo do ser. Apenas tais entes so capazes de morrer, isto , assumir a morte como morte.17 10 Da dificuldade de sintetizar o pensamento de Heidegger: Julian Maras:

17

Joo Paisana. Fenomenologia e hermenutica A relao entre as filosofias de Husserl e Heidegger. Ed. Presena. Lisboa, 1992.

10

El pensamiento de Heidegger es de gran profundidad y originalidad. Sus dificultades son tambin grandes. Heidegger h creado una terminologia filosfica que suscita graves problemas de comprensin, pero ms an de traduccin. Al intentar expressar ideas nuevas y descubrir realidades antes desatendidas, Heidegger no rehuye una reforma profunda del vocabulario filosfico, para llevar mejor a la intuicin de aquello que quiere hacer ver. La filosofa de Heidegger, por otra parte, est esencialmente incompleta. De su libro capital no se ha publicado ms que la primera mitad, seguida de um largo y casi total silencio, de otros escritos ms breves, de caracteres y orientacin bastante distintos, y de la renuncia a la publicacin del tomo segundo. Esto aumenta las dificultades de una exposicin, que no puede hacerse en rigor hoy con precisin y sin apresuramiento. Tendr que limitarme, por tanto, a indicar el punto de vista en que Heidegger se sita y sealar algunos momentos capitales de su metafsica, que hagan comprender su sentido y ayuden a entender sus obras.18

18

Julin Maras. Historia de la Filosofa, Alianza Editorial, Madrid, 1985.

11

You might also like