You are on page 1of 12

R E V I S T A

2 5 6 8 9 Suas Notas Aqui na Weril Por Estas Bandas Fique de Olho Workshop: O Legato no Trombone

12 Entrevista: Maestro Barry Ford


Maro/Abril 2000 - Ano 22 - n 128 Distribuio Gratuita - www.weril.com.br

Sons

Latinos
Conexo Cuba-Brasil volta a fazer sucesso e atrair os msicos de sopro para novos projetos Pg. 10 e 11 Confira o Sax Alto na Dica do Mestre Pg. 4

4o Prmio Weril: Professor do Primeiro Colocado Ganha Viagem para o Exterior Pg. 8
A Flauta Mgica de Altamiro Carrilho Pg. 3

Gerson Galante: testando o sax Weril

SUAS NOTAS
Sou o professor brasileiro que fez o contato com o saxofonista Dale Underwood, entrevistado da edio 126. Como ele mesmo conta no texto, foi atravs de uma troca de e-mails que este grande msico veio ao Brasil. O fato demonstra o poder da internet para a troca de informaes em nosso meio. O que seria apenas um contato com um dolo se transformou numa grande amizade. Hoje, Dale Underwood e eu nos falamos sempre, sobre dicas de aulas, agenda de concertos e outros assuntos Erik Heimann, Jundia (SP) R: A dica do professor Erik vale para todos. A internet j se tornou um importante aliado para a atualizao do msico, seja atravs da pesquisa ou da troca de informaes. Parabns pela Dica Tcnica sobre respirao circular (edio 127), que explicou com clareza o assunto Roberto Luiz Colao, Florianpolis (SC) R: Roberto, confira neste nmero o complemento da Dica Tcnica, assinada por nosso colaborador Angelino Bozzini. Sinto dificuldades no aprendizado do alegro no trombone de vara. Vocs poderiam me passar alguma informao a respeito? Clnio Camargo Souza, So Paulo (SP) R: Clnio, leia o workshop desta edio, pgina 9, para saber mais sobre o assunto.

Correo Os exemplos apresentados


no workshop da ltima edio (Introduo ao Blues II, pg. 9) saram incompletos. Confira na home page da Weril (www.weril.com.br) a representao correta.

Escrevo com satisfao e gratido para dizer que estou aplicando todas as Dicas & Tcnicas da Revista e obtendo resultados surpreendentes. Mostrei os artigos aos amigos msicos, e juntos estamos praticando as dicas para uma boa execuo Kleberson M. Costa Calanca, Adamantina (SP) R: Kleberson, como saxofonista, voc no pode deixar de conferir a Dica do Mestre desta edio, na pgina 4. Parabns pela evoluo nos estudos.

Grande Encontro de Instrumentistas


De 14 a 20 de maio, na Escola de Msica da UFMG, acontece o 1 Encontro Internacional de Instrumentistas de Sopro de Minas Gerais, com a presena de convidados estrangeiros como Per Brevig (1 trombonista da Metropolitan Opera of New York) e Steven Trinkle (professor de trompete da Shenandoah University, Virgnia, EUA) - e os artistas Weril Gilberto Gagliardi, Boco e Radegundis Feitosa Nunes. Mais informaes sobre o evento pelo telefone (31) 499-4700 ou 499-4715 (Ceenex).

Tambm recebemos e agradecemos cartas e e-mails de: Adriano R. Fagundes, Trs Lagoas (MS); Agnelson F. Ferreira, Barra do Bugres (MT); Alexandre Herrera (por e-mail); Almir S. Abreu, Osasco (SP); Ana Maria Tomei, Perube (SP); Andr J. Brs, Campinas (SP); Antonio C. Secco, Campinas (SP); Antonio E. A. Gil, So Paulo (SP); Carlos H.S. Duro, Rio de Janeiro (RJ); Celso Marczal, Porto Unio (SC); Claudia S. Santos, Juiz de Fora (MG); Douglas F. H. Oliveira (por e-mail); Edvaldo G. Sousa, Santa Luzia (PB); Enas O.Silva (por e-mail); Evandro A. Silva, Batatais (SP); Ezequiel Santos Brasil, Amargosa (BA); Fabiana Belasco (por e-mail); Fbio Moura (por e-mail); Francisco Hofflin (por e-mail); Gabriel Monteiro, Piracicaba (SP); Giovana R. Guerreiro, Assis (SP); Hlio Miranda Mendes, Alvinpolis (MG); Henrique B. Silveira (por e-mail); Ieda F. Silva, Birigi (SP); Jaques Niremberg (por e-mail); Jasiel A. Silva, So Loureno da Mata (PE); Jefferson F. Bastos, Mau (SP); Joelson C. Silva, So Sebastio do Alto (RJ); Johann F. Genthner, Curitiba (PR);Jnatas A. Silva, So Loureno da Mata (PB); Jos Antonio P. Frana (por e-mail); Jos J.C. Silva, Sobral (CE); Josias Cardeal (por e-mail); Josu C. Souza, Uruar (PA); Juliana S. Rocha, Ervlia (MG); Juliana Soares, So Paulo (SP); Laura D. Monica, So Paulo (SP); Leonardo B.R. da Cunha, Santa Luzia (MG); Leston R. Oliveira, Santo Antnio do Norte (MG); Lilia Rosa, So Paulo (SP); Livingston Hass, Americana (SP); Lucas J. C. Figueiredo, Socorro (SP); Marcelo A. Conceio (por e-mail); Marcos Ronaldo dos Santos (por e-mail); Marcelo Bonvenuto, (por e-mail); Marcos Battistuzzi, (por e-mail); Mario A. Guimares (por e-mail); Paulo A. Cassiano, Juiz de Fora (MG); Paulo Flores (por e-mail); Paulo P. Linhares, Serranos (MG); Paulo R. Silva, Belo Jardim (PE); Paulo R. Silva Sampaio, Fortaleza (CE); Salvio S. Garcia (por e-mail); Sandro M. Corra, Belm (PA); Silas Jos da Silva (por e-mail).

expediente REVISTA WERIL uma publicao bimestral da Weril Instrumentos Musicais Ltda. Conselho Editorial: Angelino Bozzini, Demtrio Lima, Eduardo Estela, Gilberto Gagliardi, Ivan Meyer, Jess Martinez, Magno DAlcntara, Marcelo de J. Silva, Milton Lelis. Editora: Aurea Andrade Figueira (MTb 12.333) - Redator: Nelson Loureno - Fotos da capa: Beatriz Weingrill - Redao e correspondncia: Em Foco Assessoria de Comunicao - Rua Dr. Renato Paes de Barros, 926, So Paulo/SP 04530-001 e-mail: revista@weril.com.br Projeto grfico, diagramao e editorao eletrnica: Matiz Design - Tiragem: 19 mil exemplares As matrias desta edio podem ser utilizadas em outras mdias ou veculos, desde que citada a fonte.

Atendimento ao Consumidor Weril 0800 175900

Revista Weril - n 128 - Maro/Abril-2000

PERFIL

O Dom do Improviso
Aos 75 anos, Altamiro Carrilho dedica-se ao choro e impressiona a todos com seu talento natural
Um pequeno acidente caseiro cortar o dedo mnimo ao abrir uma lata de conserva no o suficiente para estragar o humor de Altamiro Carrilho. Ele j tem a receita para evitar que o dedo se infeccione: mergulhao em uma pequena vasilha com lcool. O mnimo fundamental na execuo da flauta, por isso todo o cuidado pouco, justifica ele, enquanto se prepara para a entrevista. Esse apenas um dos macetes que Altamiro aprendeu em sua carreira de mais de 50 anos como msico profissional. No entanto, apesar de toda a experincia e uma de brinquedo, depois passou para outra de bambu e s foi conseguir um instrumento decente quando venceu o concurso do programa Calouros em Desfile, comandado ao vivo por Ari Barroso nos auditrios da rdio Tupi, no Rio de Janeiro. A pea que tocou na ocasio foi a difcil Harmonia Selvagem, de Dante Santoro. Com o prmio, no s pude comprar uma flauta nova, como tambm conheci Ari Barroso, que depois se tornaria meu amigo, lembra ele. Os programas de auditrio na dcada de 40 eram muito populares, e a repercusso da vitria de Altamiro foi instantnea. Logo seria convidado para tocar em grupos famosos a poca, at ter a oportunidade de montar seu prprio conjunto na Rdio Guanabara. Sempre fiel ao chorinho, de l para c realizou mais de 100 discos, alguns gravados em pases como Estados Unidos, Mxico e Rssia. Em todos as naes que visitou, fez questo de divulgar a riqueza da msica popular brasileira, que defende at hoje. Nossa msica muito rica e importante, mas nem sempre recebe o reconhecimento necessrio dentro de nosso prprio pas. No momento, o chorinho est sendo valorizado pelos paulistas, o que um bom sinal, afirma Altamiro. E da mesma forma carinhosa com a qual se refere ao chorinho, seu gnero preferido, ele encerra a entrevista, para voltar ao tratamento do dedo machucado. Os fs de sua msica agradecem.

Para conseguir uma embocadura perfeita, preciso estudar muito


tcnica, a obra deste flautista consagrado no Brasil e Exterior profundamente marcada pelo veloz improviso, um dom que nasceu com ele e foi desenvolvido ao longo de dcadas de estudo. Altamiro capaz de fazer variaes sobre um tema por tempo indeterminado, o que o diferencia de outro grande nome mundial, o francs Jean Pierre Rampal, reconhecido internacionalmente por suas gravaes de msica erudita, mas nem sempre -vontade quando executa ritmos populares. O segredo desse virtuosismo? Bem, como era de se esperar, talento apenas no o bastante. Para conseguir uma embocadura perfeita, preciso estudar muito, treinar os maxilares durante anos para fortalecer a musculatura, explica Altamiro, que gosta de citar o nome de seus alunos que seguiram carreira. Tem gente que estudou comigo e est hoje na Filarmnica de Berlim, completa, orgulhoso. Altamiro comeou a tocar cedo entre os grandes mestres da flauta e de outros instrumentos. Seu padrinho artstico foi o cantor Moreira da Silva, o Kid Morangueira. Ele foi o primeiro a acreditar que Altamiro, ainda menino, seria capaz de acompanhar os grandes nomes da era do rdio. Nas apresentaes teatrais de Moreira, a flauta de Altamiro era o contraponto perfeito para suas histrias. Como qualquer prodgio, ele j demonstrava talento antes mesmo de conhecer os fundamentos tericos. Trabalhava em uma farmcia e memorizava as canes que ouvia, para tir-las depois na flauta. Comeou com

Altamiro Carrilho: defensor do chorinho e da MPB

Revista Weril - n 128 - Maro/Abril-2000

Divulgao

EFEITO SONORO

R X
AIO

O som brilhante do Sax Alto Weril Spectra


Modernos, bonitos, leves, fceis de serem executados e com excelente resposta sonora. Um instrumento com essas caractersticas seria capaz de conquistar o mais exigente de msicos, e exatamente isso o que acontece com o saxofone alto Weril Spectra. Ele possui chave do F sustenido agudo, apoio do polegar ajustvel e trs verses de acabamento: dourado 24 K, prateado ou niquelado. Seu mecanismo possibilita uma performance confortvel, com total controle de afinao e timbre. excelente para msicos de todos os nveis, oferecendo todos os recursos que o profissional utiliza para tirar um som de primeira qualidade. Confira os detalhes do sax alto Weril Spectra nas fotos desta pgina.

Beatriz Weingrill

D
Articulaes das Chaves

ICA DO MESTRE

Evoluindo
Regulagem Fina do D Sustenido Apoio do Polegar da Mo Esquerda O professor e saxofonista Gerson Galante, da big band Sound Scape, testou o sax alto Weril Spectra durante quase uma hora. J havia acompanhado a mudana realizada pela Weril na linha Master e estava ansioso para conhecer o Spectra, revelou ele, antes do teste. O instrumento o impressionou logo de cara pela beleza e, principalmente, por ser leve. confortvel de se tocar, e esta primeira impresso muito importante, disse ele. Aos poucos, novas descobertas surgiram. O instrumento responde bem, inclusive nos harmnicos e superagudos, detectou Gerson. O som projetado, tem o timbre caracterstico, aquele som brilhante do sax alto. No difcil tirar os subtons e sons mais macios, completou. No final, a avaliao foi positiva: Ele est competitivo e pode ser adotado por profissionais. importante a Weril ter essa qualidade e avanar sempre para competir no mercado, recomendou o saxofonista. E, por fim, deu a sua Dica do Mestre: Aps adquirir um instrumento novo, use e abuse de notas longas, intervalos e oitavas nos primeiros meses, para se habituar ao sax e `amaci-lo, fazendoo vibrar. Treine bastante para depois no se apresentar com aquele som apertado, espremido... O e-mail de Gerson Galante : gersongalante@regra.com.br.

ngulo do Todel

Chaves do F Sustenido e F Sustenido Agudo

Campana

Revista Weril - n 128 - Maro/Abril-2000

AQUI NA WERIL

Abel Larrosa vem ao Brasil para encontro de trombonistas


Primeiro trombone da Orquestra Sinfnica do Teatro Coln em Buenos Aires, Abel Larrosa veio ao Brasil em fevereiro, com o apoio da Weril, para participar do VI Encontro Nacional e II Encontro Latino-Americano de Trombonistas, realizado no Conservatrio Dramtico e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatu (SP). Larrosa, que tambm artista Weril, participou da programao como professor de um workshop para 70 alunos, e ainda se apresentou ao pblico em show gratuito, ao lado do brasileiro Gilberto Gagliardi, Renato Farias e outros msicos. O evento foi patrocinado pela Weril, Secretaria de Cultura do Estado de So Paulo e Ordem dos Msicos (SP, RJ, PR, BA e MG), com apoio do Conservatrio de Tatu. Larossa ficou admirado com o nvel de nossos trombonistas. No imaginava que havia tantos aqui com essa qualidade. Em trs ou quatro anos, o Brasil estar exportando talentos para o Exterior, acredita ele. Segundo Larrosa, o msico brasileiro tem uma tcnica virtuosstica, mas com personalidade. Falta apenas agregar um pouco mais de conhecimento sobre obras sinfnicas e peras, para que eles possam disputar um lugar nas melhores orquestras do mundo, avalia o argentino, que foi mestre de quase todos os trombonistas em atividade de seu pas. Sinceridade Como professor, Larossa defende algo muito comum entre os msicos da Argentina, que o ataque s dificuldades de cada aluno, em separado, antes de partirem para os ensaios em grupo. Outra recomendao a sinceridade, mesmo entre amigos, sobre o potencial de cada msico. No adianta darmos tapinha nas costas dos outros quando notamos que ele no possui os requisitos necessrios para prosseguir a carreira, ou mesmo quando ele no est se dedicando. Se voc no tem facilidade para o trombone, isso no significa que no poder se tornar um excelente saxofonista. Devemos ser sinceros em nossos comentrios, para no atrapalhar o futuro das pessoas, aconselha. Larrossa explica ainda porque escolheu a marca Weril em suas apresentaes: Quando fui conferir o lanamento da linha G. Gagliardi em Buenos Aires, impressionei-me no apenas com os trombones, mas tambm com as tubas e bombardinos. importante termos uma marca forte de instrumentos musicais produzidos na Amrica Latina, conclui ele.
Beatriz Weingrill

Larrosa acredita que o Brasil logo estar exportando trombonistas

Quarteto de Trombones da Paraba


O grupo fundado em 1990 por professores universitrios e msicos de banda visitou a Weril em fevereiro, ao lado de outros msicos, incluindo o trombonista paraibano Radegundis Feitosa Nunes. Famoso por shows em festivais no Brasil e Exterior, o Quarteto de Trombones da Paraba formado por Sandoval Moreno de Oliveira (professor da UFPB), Gilvando Pereira da Silva (professor da UFRN), Roberto ngelo Sabino (trombonista da Orquestra Sinfnica da Paraba) e Stanley Bernardo da Silva. Todos os msicos utilizam trombones G. Gagliardi em suas apresentaes.

Revista Weril - n 128 - Maro/Abril-2000

POR ESTAS BANDAS

Desde 1831, quando foi executado pela primeira vez, o Hino Nacional Brasileiro tornou-se pea obrigatria na carreira de um regente ou msico de banda. Cedo ou tarde, a oportunidade para toc-lo surgir, e necessrio estar preparado para essa ocasio. Pode ser uma festa pblica em que se deseja demonstrar respeito e admirao pelo pas, ou uma solenidade na qual sua

Osuel populariza msica orquestrada


Divulgao

Osuel: divulgando a msica na regio Com 15 anos de existncia, a Orquestra Sinfnica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) tem contribudo bastante para a popularizao da msica orquestrada no sul do pas. Graas a recursos vindos de leis de incentivo e da Sociedade dos Amigos da Osuel, a orquestra consegue manter-se, crescer e ganhar o reconhecimento do cenrio musical. Contando com 50 integrantes, a Osuel regida h quatro anos pelo maestro Norton Morozowicz. A corporao agrada a todos por dar nfase ao repertrio brasileiro popular, alm de executar peas de compositores clssicos, como Beethoven e Mozart. Essa mescla musical faz com que, anualmente, a sinfnica seja apreciada por um pblico de aproximadamente 50 mil pessoas. A Osuel faz apresentaes em parques, praas e teatros, no campus da universidade e em festivais de msica. J tocou com sucesso no Estado de Santa Catarina e nas cidades de Curitiba, Juiz de Fora e Goinia. Entre seus trabalhos mais recentes est a gravao de um CD com composies de artistas brasileiros. Outro projeto de sucesso a realizao de concertos didticos, que demonstram para alunos de 1o e 2o graus cada instrumento da orquestra, despertando entre os jovens o interesse pela msica e criando um novo pblico.

execuo obrigatria. o caso da continncia bandeira nacional ou ao presidente da Repblica, ou ainda ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal quando incorporados. Com msica de Francisco Manuel da Silva, o Hino Nacional recebeu a letra que conhecemos hoje somente neste sculo. De acordo com o decreto assinado pelo presidente Epitcio Pessoa, em 1922, os versos do poeta Joaquim Osrio Duque Estrada foram oficialmente institudos como letra do Hino Nacional, aps adaptaes feitas pelo maestro Alberto Nepomuceno. O hino pode ser executado em duas tonalidades com finalidades diferentes: Si bemol maior e F maior. A primeira, mais aguda, apenas orquestrada, sendo tocada em continncias. Inclui introduo, primeira parte e coda final. Nessa tonalidade, pode ser includa a marcha batida para execuo com cornetas em Si bemol, cujo arranjo do Major Anto Fernandes. Executada isoladamente por cornetas e tambores, a marcha batida substitui o hino na ausncia de banda para toc-lo. Quando cantado, a execuo em F maior. Nesse caso, para exprimir regozijo pblico em ocasies festivas, o Hino Nacional tocado da seguinte forma: introduo, primeira parte, introduo, segunda parte e coda final. Nas duas tonalidades, devem ser respeitados os arranjos originais de Assis Republicano para orquestra e de Antnio Pinto Jr. para banda, explica o maestro Antonio Domingos Sacco, do Forte das Artes. Com relao ao canto, preciso tomar cuidado com a correo das palavras do poema, acrescenta o regente Hermes de Andrade. Tocar o hino um exerccio no apenas musical, mas tambm de cidadania por parte do msico e regente. Porm, alguns cuidados so necessrios, como manter o andamento metronmico a 120 semnimas por minuto. A execuo da partitura original e, principalmente, a interpretao da forma como ela est escrita, garantem o sucesso de um Hino Nacional bem tocado, define o maestro Sacco.

Revista Weril - n 128 - Maro/Abril-2000

POR ESTAS BANDAS

Sensibilidade na educao
Desde 1998, quando decidiu fundar uma banda marcial para atender aos pedidos de alunos e familiares, o Colgio Integrao vem colhendo excelentes resultados, no apenas na rea da msica, mas tambm em outras disciplinas. No queramos apenas ter uma banda, mas sim criar uma ferramenta de formao musical, para desenvolver a sensibilidade e despertar um novo interesse do estudante pelo mundo, lembra Vilma Sacchetti Raymundo, mantenedora do colgio, que est sediado em So Vicente (SP). A msica faz parte da grade de disciplinas do Integrao para crianas da primeira quarta srie. Como avaliao, so preparadas anualmente pelo menos duas apresentaes para os pais. A partir da quinta srie, os alunos do ensino fundamental podem ingressar na banda. A idia envolvermos no futuro o pessoal do segundo grau, formando assim mais uma banda, juvenil, acrescenta Vilma. Entre os instrumentos de sopro, so dois flugelhorns, dez trompetes, quatro melofones, quatro trombones e quatro bombardinos. A banda tem recebido vrios convites para apresentaes na regio de So Vicente, mas nem sempre possvel aceit-los. Devido pouca idade dos alunos, queremos preserv-los e assumirmos mais compromissos lentamente, sem muito desgaste, finaliza Vilma.

Alunos da banda: msica desperta a imaginao

Gravao ao vivo traz revelaes do gospel


Na estrada desde 93, a Banda Revelao est lanando o CD Deus Vivo, que traz os melhores momentos de um show realizado no Clube Jovem de Taubat, cidade de origem do grupo. uma boa oportunidade para conhecer o trabalho desta banda evanglica, que possui um afinadssimo naipe de sopros (sax, trombone e trompete). A Revelao tem estdio prprio e j gravou com mais de 20 artistas, de vrios estilos. O mais recente trabalho foi com o saxofonista Mauro Dias, que realizou o CD Aleluia, com dez faixas instrumentais de msica evanglica tradicional. O estilo da banda totalmente influenciado pelo autntico gospel norte-americano. Em Deus Vivo, o destaque a faixa de abertura, Exaltai, verso em portugus de Be Exalted Oh Lord, do grupo Hosana Music. O CD termina com um belo instrumental, marcado por um incrvel solo de flugelhorn. Para divulgar o trabalho, a Revelao ir se apresentar nas principais capitais do Brasil.

Contato
Banda Revelao tel. (12) 232-2149 Colgio Integrao tel. (13) 468-0123 Orquestra Sinfnica da Universidade Estadual de Londrina tel. (43) 322-5224, Diviso de Msica

Revista Weril - n 128 - Maro/Abril-2000

FIQUE DE OLHO

Partituras: onde comprar


Em Santa Catarina, a Revista Weril encontrou boas dicas de locais onde voc pode comprar partituras. Confira: Bartosiak Rua dos Jasmins, 65 Sta. Mnica CEP 88037-140 Florianpolis (SC) Telefone: (48) 233-0973 Pedidos pelo e-mail: bartosiak@koizarada.com.br Graves & Agudos Rua Mrio Lobo, 106 salas 131 a 134 Centro CEP 89201-330 Joinville (SC) Telefone: (47) 422.6837 Pedidos pelo site: www.graveseagudos.com

4 Prmio Weril Definidos o Prmio Especial ao Mestre e o show da grande final


O 4 Prmio Weril para Solistas de Instrumentos de Sopro est encerrando suas inscries e reunindo todo o material para iniciar a fase de avaliao dos trabalhos. Entre as novidades desta edio est a homenagem ao professor do primeiro colocado, que recebe uma distino especial. A Weril anunciou a premiao destinada ao mestre: uma passagem ida e volta para qualquer pas da Europa ou Amrica. O objetivo aumentar o intercmbio cultural com o Exterior. O professor ter um ano para definir destino e datas de ida e volta para utilizar sua passagem. A companhia area ser escolhida pela Weril. Foi definido tambm que o show de encerramento da grande finalssima ser realizado pelo trombonista Bocato, no dia 30 de maio, na Sala So Luiz, em So Paulo. Festival de MPB O Teatro Procpio Ferreira ser palco do 9 Festival de MPB de Tatu, a ser realizado nos dias 26 e 27 de maio e 3 de junho. Os prmios vo de R$ 1 mil a R$ 80 mil, e os participantes podem inscrever at duas composies, mesmo em parceria. Mais informaes, ficha de inscrio e regulamento podem ser obtidos pela internet, no site http://www.webgraphic.com.br/cdmcc, ou pelo telefone (15) 251.4573.

Associe-se
A Associao dos Tubistas, Eufonistas, Baritonistas e Sousafonistas do Brasil (Atebs do Brasil) est iniciando suas atividades e recebendo novos associados. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones (11) 222-4163, com Donald, ou (11) 9155-9084, com Druzio. O Maestro Ezidemar Siemiatkovsk compe msicas para bandas, orquestras, big bands e grupos musicais. Encomendas podem ser feitas pelo endereo: Rua Cristiano Strbel, 3289, casa 56, Curitiba (PR), CEP 81750-000, ou pelo telefone (41) 286-9686. O professor e maestro Mrio da Silva Magalhes gostaria de receber doaes de arranjos para banda. Seu endereo : Rua Jos Alves Dias, 204, Campos (RJ), CEP 28020-300. O trombonista Jailson C. Costa tambm procura arranjos para bandas. Correspondncias podem ser enviadas para Trav. So Francisco, 60, Macei (AL), CEP 57019-380. Paulo Roberto S. Sampaio aceita doaes de arranjos evanglicos, atravs do telefone (85) 286-4461. Marclio X. Carvalho procura clarinetistas para se corresponder. Seu endereo : Rua Santos Dumont, s/n, Alto Paraguai (MT), CEP 78410-000. A Banda Municipal de Msica de Uruar procura mtodos para estudo de trombone de vara. Correspondncias podem ser enviadas para: Rua Nova, 109, Uruar (PA), CEP 68140-000.

Intercmbio

NAVEGUE
www.uol.com.br/musica Um novo site musical est no ar. A estao do Uol Msica um site para quem quer ouvir, comprar e ler sobre msica, comeando com trs rdios, cinco revistas especializadas e cinco sites de compras de CDs. Os internautas podem bater papo com msicos convidados, consultar roteiros de shows, baixar arquivos em MP3, conferir os lanamentos e acessar sites oficiais. www.asminasgerais.com.br/qf/Cult_uai_s/index.htm Este site com a histria da cultura de Minas Gerais dedica um link para a Sociedade Musical Unio Social, de Cachoeira do Campo. A pgina conta a histria da banda, desde a sua origem. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail nbatista@uai.com.br; para entrar na pgina, clique no cone bandas.

Revista Weril - n 128 - Maro/Abril-2000

WORKSHOP

Trombone de Vara
Antonio Seixas Oliveira (Boco)*
A articulao denominada legato uma das mais importantes e difceis de serem executadas com perfeio no trombone de vara. Antes de entrarmos na questo prtica de como execut-la, importante uma breve fundamentao terica. A palavra legato de origem italiana. Em portugus, significa ligado (unido, atado). Este tipo de articulao tem como objetivo a execuo de um trecho ou frase musical na qual no h a interrupo do som, por meio da nointerrupo do fluxo de ar. O smbolo grfico que representa o legato no pentagrama uma linha curva colocada sobre ou sob as notas que pretendemos executar com este tipo de articulao (exemplo 1): No caso do trombone de vara, o estudo adequado do legato, sob a orientao de um professor, faz-se necessrio, pois esse instrumento no possui pistos ou vlvulas, o que torna mais difcil a execuo correta dessa articulao. Como executar corretamente o legato? Para a execuo correta do legato no trombone de vara, necessrio que sejam seguidos alguns passos: Manter o fluxo de ar constante, sem interrupo; Articular a lngua em cada nota, tocando-a na parte traseira dos dentes, sem permitir que ultrapasse os dentes e encoste nos lbios, e pronunciando a slaba ra; Coordenar com preciso o movimento da vara com a articulao da lngua, de modo que, ao mover a vara de uma posio para outra, a lngua articule a nota exatamente sobre a posio (nem antes, nem depois); Movimentar a vara com bastante rapidez de uma posio para outra, independente do andamento do trecho a ser executado. Na verdade, a relao inversamente proporcional: quanto mais lento o andamento do trecho, mais rpido dever ser o movimento da vara. O mesmo no vale para o inverso: se o andamento do trecho for rpido, deve-se movimentar a vara tambm com rapidez. Assim, elimina-se a desagradvel sensao de moleza ao tocar (oriunda dos glissandos), ou, como se diz na gria musical, tocar mamado ou mamar no trombone. Legato artificial x legato natural Existem duas maneiras de executar o legato: a primeira, denominada legato artificial, na qual executa-se uma seqncia de notas sem interromper o fluxo de ar, articulando-se cada nota com a lngua, como explicado no item acima (exemplo 2). A outra maneira denominada legato natural, segundo a qual executa-se uma seqncia de notas, tambm sem interromper o fluxo de ar, porm sem a utilizao da lngua para articular cada nota. Utilizam-se somente os movimentos inversos da vara e os harmnicos sobre a mesma posio (exemplo 3). O legato natural bastante utilizado no gnero popular, enquanto que o artificial mais empregado no gnero erudito (sinfnico). Neste, atualmente, alguns professores utilizam uma mescla dos dois legatos, privilegiando o natural sempre que possvel. Particularmente, no sou favorvel a essa mistura. Para um aluno que est se iniciando no estudo do legato, um pouco complicado entender e escolher entre uma ou outra maneira e us-las corretamente. Tambm acredito que, ao fazer essa mescla, corre-se um risco, pois se ambos os legatos no estiverem muito parecidos, o trecho musical pode perder a sua uniformidade e consistncia. Concluso O legato uma articulao fundamental em qualquer instrumento, utilizada principalmente nos trechos meldicos e cantados, e que depende de um estudo adequado, sempre orientado por um professor ou profissional capacitado, para ser executado corretamente. Existem mtodos que trabalham esse assunto com bastante nfase, como o Mtodo para Iniciantes, de Gilberto Gagliardi, e Melodious Etudes for Trombone, de Joannes Rochut.

O Legato no

* Antonio Seixas Oliveira (Boco) trombonista da Orquestra Sinfnica Brasileira e professor. Tel.: (21) 9113-3429. E-mail: seixas@whouse.com.br

Revista Weril - n 128 - Maro/Abril-2000

TODOS OS TONS

Beatriz Weingrill

Msica para bailar


Depois de conquistar o mundo, os ritmos cubanos chegam ao Brasil, no cinema e nas casas de espetculos

Apresentao da Os ritmos latinos, particularmente os originrios de banda Havana Brasil Cuba, so hoje um dos mais importantes segmentos da em So Paulo: ritmo indstria mundial da msica. A brasileira Kyra danante Carbonell, manager da banda Afro Cuban All Stars, vive em Barcelona e confirma: na Europa, Estados Unidos e Japo, a procura pela som latino tornou-se uma febre. E o fenmeno poder se repetir tambm no Brasil, um pas cujas razes sonoras tm muitos pontos em comum com o valorizado repertrio cubano, mas que nem sempre explorou essa identidade musical. Estria em abril nas principais capitais brasileiras o documentrio Buena Vista Social Club. O filme uma boa oportunidade para conhecer o trabalho da velha guarda cubana, um grupo de compositores autnticos, que inspira uma nova gerao de msicos na ilha, composta por grupos como o Afro Cuban All Stars e o Habana Ensemble, ambos com passagem recente pelo Brasil. Nas suas apresentaes, o pblico local

invariavelmente rende-se ao ritmo caliente do mambo, da salsa, da rumba e do ch-ch-ch. A msica cubana muito danante e conta sempre com um naipe de sopros, seja como solo ou acompanhamento. Brasil Um dos grupos que est experimentando esta sonoridade o Havana Brasil, de So Paulo, que possui naipe de sopros com quatro msicos: Matias Capovilla (trombone), Cludio Faria (trompete), Chico Guedes (sax tenor) e Srgio Lyra (sax alto, substitudo eventualmente por Goio Lima). Resolvemos formar a banda e desfrutar de ritmos que cultuamos. Depois, vamos investir em novas composies, explica Matias. Todos os integrantes da banda j foram a Cuba e tambm visitaram uma colnia cubana em So Paulo. Essa convivncia trouxe-nos maturidade e conheci-

10

Revista Weril - n 128 - Maro/Abril-2000

TODOS OS TONS

Uma histria em comum


Para o msico Guga Stroeter, a influncia exercida pelos msicos retratados em Buena Vista Social Club a vertente mais autntica desta onda de msica latina que chega agora ao Brasil. As outras referncias que o msico brasileiro est recebendo hoje so na verdade misturas e pasteurizaes, como o caso do pop de Ricky Martin e Lou Bega. No filme, porm, est a msica que encontramos nas ruas de Cuba. So octagenrios que esto mostrando sua arte, vendendo discos e propagando o som cubano para o mundo, compara Guga, que explora os ritmos latinos com sua banda, apresentandose semanalmente em So Paulo, no Bar Avenida. Em seus estudos para futuros projetos, Guga, exHeartbreakers, traou um histrico da relao entre o som cubano, o Brasil e os Estados Unidos. Ns temos um forte elemento comum, que so as matrizes negras, presentes na origem dos mais importantes fenmenos musicais deste sculo: o jazz, o funk, o blues, o samba e a msica cubana. No caso de Cuba, essa ascendncia vem das etnias bantu e iorub. Motivos religiosos marcam profundamente a msica africana e, graas a essa influncia de origem, fica difcil separar a msica e a alegria que ela proporciona, explica ele. O interesse pelos ritmos da ilha comea nos anos 30, quando o cinema norte-americano descobriu e explorou a msica local sem se preocupar em evitar vises estereotipadas do povo latino. Na dcada seguinte, no Brasil, o bolero fazia sucesso, com suas canes que falavam de amor (originado da habanera cubana, o bolero evoluiu no Brasil para o samba cano). Depois, nos anos 50, foi a vez de o mambo tomar conta dos bailes, a ponto de gerar protestos de gente como Vincius de Morais. A presena da msica cubana entre ns sofreria um abalo com o isolamento provocado pela revoluo liderada por Fidel Castro, no incio dos anos 60. Houve um distanciamento em todos os sentidos, inclusive no cenrio musical, lembra Matias Capovilla, da Havana Brasil. Apenas na segunda metade dos anos 70 que houve uma reaproximao, incentivada por intelectuais e protagonizada por artistas como Milton Nascimento e Chico Buarque. Enquanto isso, nos Estados Unidos, imigrantes cubanos radicados em Nova York inventavam a salsa, dando o pontap para a nova onda de msica cubana, que continua forte at hoje.
Beatriz Weingrill

Alfred Thomson, do Habana Ensemble: msico cubano j trabalhou com Bocato

mento. um desafio ser um dos interlocutores desse ritmo sem deixar de lado nossa prpria msica, acrescenta. Assim como o pessoal do Havana Brasil, h muitos apaixonados pela msica latina espalhados entre instrumentistas e o pblico de msica. Existe uma identificao entre as duas culturas, explicada pelas razes em comum particularmente as de influncias negra e religiosa. Isso faz com que o brasileiro assimile com facilidade os ritmos cubanos e vice-versa. Mas, mesmo com essa afinidade, a msica latina sempre viveu altos e baixos no Brasil (leia box no alto desta pgina). Segundo Matias, falta-nos uma colnia hispnica expressiva, como acontece nos Estados Unidos. A salsa surgiu em Nova York atravs dos latinos locais. Muitos nem falam ingls. As comunidades cubana, mexicana ou porto-riquenha produzem sua prpria msica nos Estados Unidos, conta o trombonista. Em compensao, a simpatia dos brasileiros pelo ritmo cubano muito espontnea. E muitos de nossos msicos admiram a forma como nossos irmos latino-

americanos valorizam sua cultura e se entregam apaixonadamente sua msica. Estrangeiros Recentemente, estiveram no Brasil duas bandas representativas do atual momento da msica cubana: Afro Cuban All Stars e o Habana Ensemble. Nesta, de um total de 11 msicos, quatro pertencem ao naipe de sopros, incluindo o diretor musical e saxofonista Alfred Thomson (ex-integrante do tradicional grupo Iraker), que j gravou com o trombonista Bocato e veio pela terceira vez ao Brasil. Ele acha que o Brasil sempre ofereceu excelente recepo msica cubana. As pessoas danam muito durante os shows, comenta ele. Alm do trabalho de artistas consagrados (principalmente daqueles que gravam para trilhas de novelas brasileiras, que fazem sucesso na TV cubana), Thomson gostou do forr, que no conhecia. Bossa nova uma de nossas influncias. Tchorinho tambm muy bueno, completa.

Revista Weril - n 128 - Maro/Abril-2000

11

ENTREVISTA

Da terra do blues

Elza Lima

Amaznia
RW: E as aulas de regncia, quando comearam? BF: Sempre gostei de saber como a msica funciona. No segundo grau, um dos professores me ensinava como ler a partitura e, s vezes, na sua ausncia, deixava que eu regesse a banda. No era fcil, porque sou tmido por natureza, mas essa experincia foi suficiente para que me apaixonasse pela regncia. RW: De instrumentista a regente, quais as principais dificuldades encontradas, e como um msico pode se preparar para esta transio? BF: Alm de muito estudo, ao se tornar regente, o msico precisa manter viva a lembrana das dificuldades de ser instrumentista, e vice-versa. No acredito que o regente tenha que ser inimigo natural do instrumentista. Eles precisam respeitar a msica e colocar suas habilidades a servio dela. A transio, mais especificamente, funciona da seguinte forma: o instrumentista, tocando solo ou em grupo, responsvel pelo seu som e depende de sua capacidade como intrprete, mesmo que seus colegas de orquestra tenham uma viso musical diferente. J o instrumento do regente o grupo, ele tem centenas de pessoas sob o seu comando, cada uma com idias e problemas prprios, e sua funo uni-las. O regente precisa aceitar a responsabilidade por todos os sons da orquestra e ser o advogado do compositor. Durante o estudo da pea, ele precisa aprender como a msica foi composta. Depois, tem que comunicar todo esse conhecimento sobre o compositor ao grupo e gerenci-lo, para que possam ensaiar e chegar ao som desejado. RW: Qual a influncia do som de Chicago sobre o seu trabalho? Que tipo de msica costuma ouvir? BF: Adotei Chicago como minha cidade depois de me formar na Northwestern University. Foi o primeiro lugar onde me senti em casa. A energia, personalidade e at o clima da cidade combinam comigo. E o blues uma de minhas formas preferidas de msica. uma forma simples, 12 compassos organizados em trs frases harmonizadas, com apenas trs acordes. Claro que h muitas variaes, mas geralmente no vo to longe da forma bsica. Ento, estamos falando de uma forma de msica simples, na qual todo mundo pode absorver rapidamente quase toda a matria-prima. Apesar disso, possvel fazer msica de expresso profunda e variada dentro dessa forma, sem que fique banal. No quero dizer que a msica simples seja fcil. Em termos de atuao, busco clareza de interpretao e expresso, sem fumaa ou truques. RW: Quais so seus planos na rea musical? BF: Gostaria de realizar mais na rea de composio e de msica contempornea. Tambm quero trabalhar com outros grupos no Brasil. A Amaznia Jazz Band tem uma proposta para ir a Hannover, na Alemanha, mas dependemos da disponibilidade de patrocnio.

Barry Ford: em busca da clareza de expresso

Radicado em Belm, o jovem maestro e trompetista Barry Ford j pode ser considerado muito mais do que um msico promissor. Ele vem conseguindo realizar um excelente trabalho frente da Orquestra Sinfnica do Teatro da Paz, a mais tradicional do Par, e da Amaznia Jazz Band. Apesar da nacionalidade norte-americana, Barry nasceu na Frana, onde o pai trabalhava poca, numa base militar. Adotou Chicago, a cidade do blues, como residncia, aps ter se formado. Estudou regncia e composio na Universidade de Missouri, com os maestros Edward Dolbashian, Dale J. Lonis, John Cheetham e Thomas McKenney, e h trs anos desembarcou no Brasil atravs de um intercmbio cultural, a princpio para ser professor de trompete, depois assumindo a batuta da orquestra. Agora, sua inteno ampliar horizontes aqui mesmo, trabalhando com outros grupos orquestrais, conforme disse Revista Weril nesta entrevista.

Revista Weril: Qual era o seu conhecimento sobre nossa msica quando recebeu o convite para dar aulas no Brasil? Barry Ford: Na poca, meu conhecimento era limitado a VillaLobos e Tom Jobim. Conhecia tambm um pouco da MPB de Gilberto Gil, Chico Buarque e Milton Nascimento. O mercado popular americano bem fechado, o que dificulta a entrada de artistas estrangeiros. Na rea da msica clssica, isso ainda mais complicado. RW: Por que escolheu o trompete como instrumento de estudo? BF: Na verdade, queria tocar obo ou trompa. Mas, quando entrei na banda da escola, minha professora disse que deveria estudar antes dois anos de clarinete antes de passar para o obo. No caso da trompa, teria que estudar trompete, e isso influenciou minha escolha. S que, aps dois anos, no quis trocar o trompete pela trompa.

12

Revista Weril - n 128 - Maro/Abril-2000

You might also like