You are on page 1of 10

Aula 12 Faces e Partidos Polticos

Os democratas constitucionais ou cadetes representavam as aspiraes polticas da burguesia: regime democrtico liberal e parlamentar nos moldes da Europa Ocidental. Os populistas (ou narodniks) pretendiam a instaurao de um socialismo agrrio, com base nas comunidades rurais. Defendiam a tomada violenta do poder, atravs de uma revoluo socialista. Segundo eles, a Rssia poderia passar do feudalismo ao socialismo, sem o estgio do capitalismo. Os social-democratas (ou marxistas) baseavam-se nas teses, de Marx e Engels, de que era necessrio passar pelo capitalismo para atingir o socialismo. Segundo eles, a Revoluo na Rssia s iria se realizar com a formao da classe operria urbana, organizada em um partido. Os socialdemocratas dividiam-se em duas faces: Os mencheviques (= minoria) aliana com a burguesia liberal. defendiam

Revoluo Russa
Na segunda metade do sculo XIX, a Rssia era um pas agrrio e atrasado. As terras se encontravam nas mos de poucos proprietrios e os camponeses viviam em regime de servido feudal. A extino do regime de servido em 1861 no melhorou a vida dos camponeses, que migraram em massa para as cidades, engrossando o nmero de desempregos e achatando os salrios dos trabalhadores. O processo de Implantao do capitalismo industrial na Rssia se define pelo alto grau de concentrao (estrutura monopolista) e dependncia (capitais alemes, franceses e ingleses).

Os bolcheviques (= maioria) liderados por Lenin, eram contra qualquer compromisso com a burguesia.

A Revoluo de 1905
A revoluo foi esmagada, mas os trabalhadores passaram a se organizar em sovietes (conselhos de operrios), que seriam decisivos na Revoluo de 1917.

A Revoluo de 1917
A Revoluo de fevereiro de 1917 resultou das derrotas militares russas na Primeira Guerra Mundial, das greves operrias e da crise econmica. Entre 9 e 15 de maro (fevereiro, pelo calendrio Juliano), operrios e soldados se rebelaram, derrubando o regime czarista. Foi instaurado um governo provisrio, liderado por Lvov e, depois, por Kerenski. Os mencheviques assumiram o controle dos sovietes, garantindo a defesa dos interesses da burguesia liberal. A revoluo de outubro de 1917 foi liderada por Lenin, que retornara do exlio na Sua. As Teses de abril (todo poder aos sovietes nacionalizao dos bancos, controle operrio das fbricas, distribuio das terras aos camponeses, sada da Primeira Guerra Mundial) uniram foras de oposio ao Governo Provisrio. Liderados por Trotski, os bolcheviques assumiram o controle dos sovietes, criando a Guarda Vermelha. A Revoluo de Outubro levou queda do gabinete de Kerenski e tomada do poder pelos bolcheviques. Instalado o congresso Pan-Russo dos Sovietes, foi eleito o conselho de comissrios do povo (Lenin, Trotski e Stalin). A revoluo socialista foi seguida de guerra civil que aos poucos foi controlada pelo governo marxista. A Rssia passou a chamar-se Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS). Nos anos 20, a URSS empenha-se em promover a industrializao, atravs de planos quinquenais.

Com a morte de Lenin, instaura-se uma luta de poder entre Trotski e Stalin, vencida por este ltimo, 1927. Stalin inicia uma ditadura que se estenderia at os anos 50. A mando de Stalin, pequenas propriedades, resultantes de reforma agrria que se seguiu Revoluo de 1917, so desapropriadas e, em lugar, instauram-se fazendas coletivas. Em meados dos anos 30, a URSS j tinha um importante parque de indstrias de base (ao, combustveis, etc.). O progresso econmico sovitico dos anos 30 se fez custa do sacrifcio do povo, pois a prioridade eram as indstrias de base, o que gerou racionamento de gneros essenciais. Paralelamente, Stalin perseguiu a oposio.

Origens da Crise
A produo em srie, a padronizao e a racionalizao elevaram produtividade industrial, nos anos 20, fazendo crescerem os lucros, os investimentos e as fbricas (60% nos EUA).

Instaurou-se uma era de publicidade e vendas a crdito.

monoplios,

O mercado consumidor, entretanto, passou a no absorver a produo industrial, fazendo os produtos encalharem nas prateleiras. No campo, a modernizao da agricultura levou superproduo, o que fez carem os preos dos produtos e provocou desemprego. Nas cidades, os baixos desemprego reduziram a consumo. salrios e o capacidade de

A crise de 1929 levou imposio de novos mtodos de organizao da produo e do comrcio, em escala internacional. Foi o fim do capitalismo liberal. O Estado passou a intervir na economia capitalista-planejamento e controle, poltica de subvenes, expanso da iniciativa econmica estatal (nacionalizao), controle monetrio, etc.

ESTADOS TOTALITRIOS

A crise culminou com a chamada quinta-feira negra (24 de outubro de 1929), quando a Bolsa de Nova Iorque quebrou. Essa quebra deveu-se perda do valor das aes das empresas, que estava sendo artificialmente elevado por especulaes, alimentadas pela inflao monetria, resultando das facilidades do crdito, e pelo desenvolvimento dos trustes, que investiam na compra de ttulos, interessados numa alta. As autoridades financeiras e monetrias mantiveram uma atitude de convenincia para com os especuladores e no se preocuparam em prevenir a crise que se aproximava.

O Fascismo Italiano
> Formao: 1919 a 1926. Para enfrentar greves e ocupaes de fbricas, bem como a instabilidade poltica (crise do Estado liberal) Mussolini funda os Fasci di Combattimento, que se transformam no Partido Nacional (PNF). > As presses e a violncia dos grupos fascistas (Marcha sobre Roma 1922) derrubam o Ministrio, levando Mussolini ao poder. > Nas eleies de 1924, os fascistas obtm a maioria parlamentar, o que lhes garante poderes excepcionais.

O New Deal
Para combater a crise, Franklin Roosevelt, presidente norte-americano, implantou um programa de recuperao, o New Deal, que abrangia a agricultura, a indstria e a rea social. O programa social do New Deal constava de obras pblicas para deter o desemprego, incentivo ao desenvolvimento de novas atividades, liberdades sindicais e direito de greve.

> O assassinato do lder socialista Matteoti gera uma crise que culmina com as Leis Fascistssimas (1925): supresso dos partidos e sindicatos, fechamento dos jornais, criao da polcia poltica e priso dos adversrios.

> Reunindo ex-militares (Hitler, Hess, Gring, Rhm) e intelectuais (Goebbels, Rosenberg), o NSDAP tentou a tomada do poder atravs do Putsch de Munique (1923). > A derrota levou dissoluo do partido e priso de Hitler (1924).

O Estado Fascista
> Fundamenta-se no poder de exceo do Duce (ttulo dado a Mussolini), que governa por decretos. O partido fascista controla as eleies. > O partido controla a mquina do Estado, que absorve alguns contingentes de mquinas e desempregados, empregando-os principalmente na poltica. O Estado se torna totalitrio e as relaes entre patres e empregados so estabelecidas por corporaes. > Mussolini tenta recuperar a economia italiana, atravs do estatismo (compra das aes das empresas privadas em crise), da busca da autarquia (substituio de importaes) e de um programa de obras pblicas (absoro de desempregados).

> Na cadeia, Hitler escreve Minha Luta. > Em seguida, o partido reconstrudo, com formao das organizaes paramilitares das AS (Rhm) e SS (Himmler) financiadas pelo grande capital e pela Itlia. > A instabilidade social e a crise do Estado Liberal possibilitaram, nas eleies de 1930, o crescimento eleitoral dos partidos extremistas (efeitos da crise de 1929). > O avano eleitoral dos nazistas em 1923 e o perigo da ascenso dos comunistas levam formao de um novo gabinete com Hitler como chanceler do Reich (30/01/33).

Ideologia do Nazi-Fascismo
> Totalitarismo: o indivduo no tem valor como indivduo, mas como membro do Estado.

O Nazismo na Alemanha
> O Processo de Formao: 1920 a 1929. As crises ps-guerra (greves, tentativas de golpe de direita e de esquerda) e a reao ao Tratado de Versalhes (que imps severas reparaes de guerra aos alemes, gerando violenta crise econmica) levam formao de grupos armados e partidos radicais (subvencionados pelo grande capital). > Surge o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemes (NSDAP, 1919).

> Virilidade: a vida encarada como combate perptuo; a guerra para o homem o que a maternidade para a mulher. > Nacionalismo: o espao vital da nao deve ser assegurado pela conquista de territrios (Europa Oriental, Polnia e Ucrnia). As comunidades alems so integradas ao Estado Alemo (ustria, Sudetos, Corredor Polons, etc.). > Na Itlia, trata-se de reconstruir a antiga grandeza do Imprio Romano.

> Racismo anti-semita: na Alemanha, afirmase a superioridade da raa ariana e o desprezo pelos judeus e eslavos. > Anticapitalismo: condenao do capitalismo internacional; apoio ao capitalismo nacional. > Militarismo: conjuno do autoritarismo e do nacionalismo num culto abstrato da violncia, baseado em noes de honra e dever.

> Em maro de 1939, as foras franquistas tomam Madri. Inicia-se a ditadura de Franco.

Franquismo
> Uma frente Republicana provoca a queda da monarquia em 1913. Instaura-se uma repblica com um Governo Provisrio. > A Direita (latifundirios, alta burguesia, clero e militares). A esquerda (burguesia liberal, operrios, camponeses) forma o Partido Republicano, o Comunista, o Socialista e a Federao Anarquista Ibrica. > A Confederao Nacional de Trabalho inicia um movimento, em 1934, que reprimido pelo exrcito. > Fevereiro de 1936: eleies trazem a vitria para a Frente Popular. Azana forma governo de centro-esquerda (republicanos, comunistas e socialistas) e inicia reformas. > Militares monarquistas formam Unio Militar Espanhola: o incio da conspirao que derrubaria o governo republicano. > Julho de 1936: tropas do General Franco iniciam, no Marrocos, um levante antirepublicano. Comea a Guerra Civil Espanhola. > Tropas direitistas de Franco recebem ajuda de Hitler e Mussolini. Os republicanos (esquerda) recebem pouca ajuda (Brigadas Internacionais e URSS).

A Segunda Guerra Mundial


> Alemanha, Japo e Itlia reclamam a rediviso dos mercados. > Frana, Inglaterra e Estados Unidos no abrem mo de velhas conquistas.

Os Caminhos para a Guerra


> Aos poucos, a Alemanha vai rompendo o Tratado de Versalhes e volta a se rearmar. A Frana e a Inglaterra fazem vista grossa para o rearmamento e o expansionismo alemo, pois consideram o nazismo alemo menos perigoso que o comunismo sovitico. > Anexao da ustria pela Alemanha e Conferncia de Munique (1938): o incio da expanso nazista pela Europa. > A Guerra Civil Espanhola (1936 a 1939) serve de ensaio para o conflito mundial. > Setembro de 1939: a invaso da Polnia d incio ao conflito mundial.

A Primeira Fase da Guerra (1939 a 1941)


> Entre 1939 a 1941: grande avano dos nazistas. > Polnia, Escandinvia, Holanda, Blgica e Frana so dominadas entre setembro de 1939 a junho de 1940. > Batalha da Gr-Bretanha: ingleses repelem ataques areos alemes. > Ataque alemo aos Blcs: preparao para invaso da URSS. > 22 de julho de 1941: incio da Operao Barbarossa (ataque alemo URSS). > At o final de 1941, a Alemanha domina praticamente toda a Europa, incluindo parte do territrio sovitico. > Dezembro de 1941: Japo ataca a base norte-americana de Pearl Harbor, no Hava: os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial.

O Fim do III Reich


> Conferncia de Yalta (Stalin, Roosevelt e Churchill). > As novas armas alems (V-2) conseguem deter o avano dos aliados. no

> Exrcito sovitico avana em direo Alemanha e liberta o Leste Europeu. > 30 de abril de 1945: suicdio de Hitler. > 7 a 8 de maio: rendio oficial da Alemanha.

Fim da Guerra do Pacfico


> Foras norte-americanas avanam em direo ao Japo. > 6 de agosto de 1945: primeira bomba atmica sobre Hiroshima. > 9 de agosto: bomba Nagasaki. > Setembro de 1945: incondicionalmente. atmica sobre

Segunda Fase da Guerra 1942 a 1944


> Japoneses so derrotados no Pacfico. > Alemes so derrotados na frica. > Janeiro de 1943: Batalha de Stalingrado; grande derrota dos exrcitos alemes na URSS. > 1943: ataque aliado Itlia. Mussolini deposto. > 1944: Dia D. Invaso da Normandia (Frana).

Japo

rende-se

Consequncias da Guerra
> Mais de 45 milhes de pessoas mortas na Segunda Guerra Mundial. > Como consequncia da Segunda Guerra Mundial, a Europa perde hegemonia sobre o mundo, que passa a ser exercida pelos EUA e pela URSS. > Surgem vrias naes socialistas no Leste da Europa, que se tornariam satlites da URSS.

> O mundo fica dividido em dois blocos, que lutam para aumentar suas respectivas esferas de influncia: os EUA (bloco capitalista) e a URSS (bloco socialista). > Depois da Guerra, a Europa estava praticamente destruda. A fome e o desemprego eram o cenrio do continente, gerando agitao social. > Os EUA iniciam O Plano Marshall para salvar a Europa capitalista. > Nos dois primeiros anos de aplicao desse plano, a economia europeia cresceu 25%. > Pela Conferncia de Potsdam (julho de 1945), o territrio alemo dividido em quatro zonas de ocupao: dos EUA, da URSS, da Frana e da Inglaterra. > Divergncias entre URSS e EUA geram a diviso efetiva da Alemanha.

Guerra Fria
> A desconfiana entre o bloco capitalista (liderado pelos EUA) e o bloco comunista (URSS e seus satlites) gerou a guerra fria: Conflito no declarado entre as superpotncias, que passam a se armar e a intervir em focos de conflito espalhados pelo mundo os EUA apoiando as foras capitalistas e a URSS as foras socialistas. > Em 1947, o presidente dos EUA, Truman, lana uma poltica de hostilidade URSS, conhecida como Doutrina Truman. > Os EUA passam a enviar armas para governos como Grcia e Turquia, para reprimir movimentos guerrilheiros comunistas.

Mundo Ps-Guerra
> Criao da ONU > A 26 de junho de 1945, criada a Organizao das Naes Unidas. > O objetivo da ONU manter a paz no mundo por meios pacficos. > O corpo deliberativo mais importante da ONU a Assembleia Geral. O rgo mais importante o Conselho de Segurana, que possui quinze membros (cinco permanentes: EUA, URSS, Frana, Inglaterra e China) e dez eleitos a cada 2 anos.

Alianas Militares
> Em 1949, os EUA fazem uma aliana militar com os pases da Europa Ocidental, para deter o avano do socialismo sovitico. Surge a OTAN (Organizao do Tratado do Atlntico Norte). > Os pases filiados OTAN se comprometem a ajudar militarmente o aliado que sofre ataque ou ameaa.

> Em 1955, a URSS organizou um pacto militar semelhante OTAN, para proteger o mundo socialista: trata-se do Pacto de Varsvia, que garante ajuda mtua em casos de agresso armada aos pases socialistas. > A guerra fria iria se acentuar nos anos 80, com acordos de reduo de armamentos entre as duas superpotncias (EUA e URSS).

> A ascenso do Japo. > A recuperao da Europa. > A reunificao da Alemanha.

Mundo Socialista
> Devastada pela guerra, a URSS empenhouse na reconstruo econmica sob o governo ditatorial de Stalin, que se estendeu at 1953. > Em pouco tempo, a indstria e a agricultura se recuperam. > Em 1949, a URSS explode a primeira bomba atmica, colocando-se em p de igualdade com os EUA. > Depois da morte de Stalin, o poder passa para as mos de Nikita Krushev, que promove a desestalinizao, o incentivo produo de bens de consumo e a poltica da coexistncia pacfica com o Ocidente. > Em 1964, Krushev substitudo por Leonid Brejnev. > Em 1982, com a morte de Brejnev, o poder passa para as mos de Andropov e, em seguida, de Tchernenko. > Gorbachev, sucessor de Tchernenko, inicia uma poltica de abertura na URSS (a Glasnost). > O fim da URSS, o nascimento da CEI (Comunidade dos Estados Independentes). > A morte de Tito, a crise econmica, os conflitos tnicos e religiosos, o nacionalismo levaram ao fim a Iugoslvia e a uma sangrenta guerra civil. > O dbacle do socialismo no Leste Europeu (1989).

Mundo Capitalista
> A Segunda Guerra tirou os EUA da Crise em que estavam mergulhados desde 1929. > Com os capitais ganhos com a exportao de armas, as indstrias especializam-se na produo de bens de consumo. > Os EUA passaram a dominar o mercado mundial. > Com o aumento do padro de vida, diminuem os movimentos reivindicatrios nos EUA. > Ao mesmo tempo, surge o Macarthismo (perseguio de suspeitos de simpatizar com o comunismo). > Os EUA ampliam sua interferncia no mundo, apoiando as foras capitalistas da Guerra da Coria (1950-1953). > O presidente John Kennedy (1916-1963) inicia a interveno norte-americana na Guerra do Vietn. > Os EUA acabariam se retirando da Guerra do Vietn no comeo dos anos 70, sob a presidncia de Richard Nixon. > Eleito em 1980, Ronald Reagan acentua o clima de guerra fria e intervm na Amrica Central, mas acaba assinando acordos de reduo de armas com a URSS.

Exerccios
01. (UEL) A primeira deciso governamental que procurou solucionar a crise econmicafinanceira que atingiu o mundo capitalista na dcada de 30 foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, presidente dos Estados Unidos. Dentre as medidas principais desse programa, destaca-se a) o encerramento dos investimentos governamentais em obras de infra-estrutura. b) a imediata suspenso criao de novos empregos. c) a poltica de estmulo criao de novos empregos. d) a reduo dos incentivos produo agrcola. e) o fim do planejamento e da interveno do Estados na economia.

d) o conjunto de tenses entre Estados Unidos e Unio Sovitica, resultante da disputa, entre ambas, por uma posio hegemnica no contexto internacional do ps Segunda Guerra Mundial. e) a disputa entre Rssia e Japo, no perodo imediatamente anterior Primeira Guerra Mundial, por territrios no extremo oriente da sia e pelo controle do comrcio martimo no Pacfico.

03. (Fuvest) "Mas, um socialismo, liberado do elemento democrtico e cosmopolita, cai como uma luva para o nacionalismo". Esta frase de Charles Maurras, dirigente da "Action Franaise", permite aproximar o seu pensamento da ideologia: a) fascista. b) liberal. c) socialista. d) comunista.

02. (PUCSP) Usa-se o nome Guerra Fria para designar a) a tenso militar existente entre Inglaterra e Alemanha, no final do sculo XIX, motivada pela disputa, entre os dois Estados Nacionais, pelo controle do comrcio no Mar do Norte. b) o problema diplomtico surgido entre Frana e Portugal, no incio do sculo XIX, que provocou a vinda da famlia real portuguesa para o Brasil e a posterior transformao da colnia em Reino Unido. c) a invaso francesa na Rssia, no incio do sculo XIX, com a decorrente derrota dos invasores e o fim do perodo napolenico.

e) democrtica.

04. (Unesp) Ao eclodir a Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Alemanha dispunha de um plano militar - o Plano Schlieffen - que tinha como principal objetivo: a) o ataque naval Inglaterra. b) neutralizar os Estados Unidos. c) a aliana com a Itlia e o Japo. d) agir ofensivamente contra a Frana e a Rssia. e) a anexao da ustria.

05. (Fuvest) O Plano Marshall, aplicado pelo governo norte-americano aps a Segunda Guerra Mundial, visava : a) ratificao do Tratado do Atlntico Norte. b) preservao da paz mundial com a formao da Organizao das Naes Unidas (ONU). c) concesso de apoio poltico e econmico aos pases do Terceiro Mundo. d) recuperao econmica da Europa para neutralizar o expansionismo sovitico. e) formulao de princpios que impediam a interveno dos EUA nas questes internacionais.

Gabarito
1C 2D 3A 4D 5D

You might also like