You are on page 1of 6

Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politcnica

Instituto Brasil PNUMA


Comit Brasileiro do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente

Curso de Ps Graduao em Gesto Ambiental 2013 Turma I Ementa


Coordenador Executivo: Professor Paulo Renato Diniz Junqueira Barbosa Coordenador Acadmico: Professor Haroldo Mattos de Lemos
JUSTIFICATIVA

A questo ambiental e a sustentabilidade esto, cada vez mais, inseridas nas atividades relativas ao sistema produtivo e administrao das organizaes. quase impossvel, hoje, dissociar as variveis ambientais e sociais das decises que envolvem o nosso dia-adia. Nas empresas, a competitividade determinante para sua sobrevivncia no mercado e o meio ambiente tornou-se um fator essencial para o alcance dessa competitividade. As informaes sobre os custos ambientais existentes, e as oportunidades de ganho no gerenciamento de seus processos e na racionalizao do uso de recursos naturais e energia so elementos fundamentais para a gesto estratgica das empresas. Por outro lado, as instituies pblicas precisam regular e administrar o meio ambiente como patrimnio de todos, na busca da melhor qualidade de vida e da sustentabilidade. O Curso de Ps Graduao em Gesto Ambiental oferecido pela Escola Politcnica da UFRJ, em parceria com o Comit Brasileiro do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Instituto Brasil PNUMA), vem contribuir para a formao de profissionais interessados em trabalhar na rea ambiental, e para o aperfeioamento e atualizao dos profissionais que j trabalham nesta rea, fundamental para o futuro da humanidade.
OBJETIVOS

Capacitar profissionais de todas as reas de formao para a gesto ambiental de atividades, projetos e programas, tanto do setor privado quanto de rgos governamentais, e desenvolver uma abordagem interdisciplinar e holstica da questo ambiental e da sustentabilidade, visando uma gesto integrada dos recursos ambientais. Oferecer ferramentas para a compreenso e anlise das questes ambientais atuais, e sua relao com as questes econmicas, tecnolgicas e sociais do desenvolvimento sustentvel, que permitam transformar os desafios e restries ambientais em oportunidades de negcios.
DURAO DO CURSO E CARGA HORRIA

Incio das aulas presenciais: 12/03/2013

Trmino: 11/12/2013

O curso ter durao total de 12 meses, com 400 horas de aulas expositivas, palestras, seminrios e visitas tcnicas. Entrega das monografias finais: 11/03/2014. Horrio: s 3as., 4as., e 5as. feiras de 18:00 s 22:00 horas, com eventuais visitas 6as. feiras e sbados.

PROFESSORES

Paulo Renato Diniz Junqueira Barbosa

Haroldo Mattos de Lemos

Prof. Adj. Escola Politcnica da UFRJ; MSc em Prof. Adj. Escola Politcnica da UFRJ; MSc em Recursos Hdricos. Chefe do Departamento de Engenharia Sanitria; Presidente do Instituto Brasil recursos Hdricos e Meio Ambiente da Escola PNUMA; Vice Presidente do ISO/CT 207. Politcnica.

Maria Fernanda Quintela da Costa Nunes


Prof. Adj. e Diretora do Instituto de Biologia da UFRJ; PhD em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais.

Antonio Teixeira Guerra


Prof. Associado do Instituto de Geocincias da UFRJ; PhD em Geografia Fsica.

Cssia Curan Turci Emilio Lbre La Rovere Srgio Ferraz Magalhes


Professor do Programa de Ps-Graduao Urbanismo da FAU/UFRJ; DSc em Urbanismo.

Oscar Graa Couto Isaac Volschan Jr. Jorge Xavier da Silva


em Prof. Titular do Instituto de Geocincias da UFRJ; PhD em Geografia.

Prof. Adj. E Diretora do Instituto de Qumica da UFRJ; Advogado, Mestre pela Universidade de Michigan; Prof. DSc em Qumica. da PUC/RJ e da FGV. Prof. Adj. do Programa de Planejamento Energtico da Prof. Adj. Escola Politcnica da UFRJ; DSc em COPPE/UFRJ;DSc em Economia Ambiental. Engenharia de Produo.

Luiz Francisco Pires Guimares Maia

Mnica Santos Salgado

Prof. Assistente Instituto de Geocincias da UFRJ; Prof. Associado, D.Sc, Programa de Ps-Graduao em MSc em Meteorologia Agrcola. Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UFRJ. Pesquisadora - Produtividade em Pesquisa CNPq

Ricardo Barros

Ricardo Eduardo Musafir

Especializao em Engenharia Ambiental pela Prof. Adj. Escola Politcnica da UFRJ; DSc em EP/UFRJ; MBA pela COPPEAD/UFRJ; Ex-Diretor do Engenharia Mecnica; Professor da COPPE/UFRJ. Centro de Tecnologia Ambiental da FIRJAN.

Tnia Maciel
Prof. Adj. Programa de Ecologia Social da UFRJ; DSc em Cincias Sociais.

Antonio Carlos de Freitas Srgio Amaral Jair Rosa Duarte

Suzana Gueiros Prof. Adjunta de Desenho Industrial da UFRJ; D.Sc. em Engenharia de Produo. Ronaldo Seroa da Motta
Econmica

Professor do Departamento de Biofsica e Biometria da Pesquisador do Instituto de Pesquisa UERJ; DSc em Biofsica. Aplicada IPEA; PhD em Economia.

Jos Henrique Rabelo Penido


Jos de Jess Rivero Oliva

Engenheiro Qumico da Gerncia de Meio Ambiente Assessor Chefe da Diretoria Tcnica Industrial da da Petrobrs; MSc em Tecnologia Ambiental. COMLURB; Engenheiro Mecnico Produo. Bilogo da Diviso de Vetores da FEEMA; Diretor da Prof. Adjunto do Dep. de Engenharia Nuclear da Escola Sociedade Brasileira de Vetores; Especialista Politcnica da UFRJ. DSc em Engenharia Nuclear em Sade Ambiental.

Carmen Teresa Gabriel Anhorn


Professora Adjunta da Faculdade de Educao/UFRJ;

Francisco Albuquerque
Ex-Diretor Tcnico e Ex-Vice Presidente do Projeto SIVAM e Pesquisador da UFRJ.

Professora do PPGE/FE/UFRJ Paulo Canedo Antonio Carlos Marques Alvim


Professor Associado do Departamento de Engenharia Nuclear da Escola Politcnica da UFRJ, Professor Titular do Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ. Ph. D.em Engenharia Nuclear.

Gilberto Olympio da Motta Fialho Izabella Mnica Teixeira


Phd em Planejamento Energtico Ambiental pela COPPE/UFRJ; Pesquisadora do Laboratrio Interdisciplinar de Meio Ambiente LIMA da UFRJ; Ministra, Ministrio do Meio Ambiente.

PhD em Cincias do Meio Ambiente e Hidrologia; Prof. Adj. da Escola Politcnica da UFRJ; DSc. em Gerente do Laboratrio de Hidrulica da COPPE/UFRJ Engenharia Ocenica.

Maria Jos Saroldi


Tcnica Pericial GATE/MPRJ, Prof. CCE/PUC-Rio. MSc Engenharia Ambiental; Especialista em Gesto Ambiental; Engenheira Cartgrafa

Guilherme J. S. Leal
Advogado, Mestre em Direito Ambiental pela George Washington University, Professor da FGV Direito Rio.

PROGRAMA ANALTICO DAS DISCIPLINAS:

I.

MDULO BSICO (50 HORAS) 1) Metodologia da Pesquisa Cientfica Cludia Morgado (04 horas)
Conhecimento cientfico e conhecimento tecnolgico; Produo do conhecimento; Pesquisa, Projeto e Produo; Mtodos: O Mtodo Cientfico; Fatos, Leis e Teorias; Hipteses e Variveis; O Estudo de Caso; Pesquisa participante e pesquisa-ao. O projeto de pesquisa estrutura e contedo. 2) Metodologia e Didtica do Ensino Superior Carmen Teresa Gabriel Anhorn e Haroldo Mattos de Lemos (22 horas) Histrico do campo da Didtica. Processos de produo, classificao, distribuio seleo e reelaborao didtica do conhecimento a ser ensinado/aprendido no campo da gesto ambiental. Especificidades polticas, epistemolgicas e pedaggicas do conhecimento produzido na esfera da circulao e divulgao nessa rea. Planejamento como processo e instrumental de apoio na ao docente. Estratgias e tcnicas de ensino: estudos de caso, aula expositiva. Seminrio dos alunos.

3) Estatstica Aplicada ao Meio Ambiente Antonio Carlos de Freitas (12 horas)


A importncia da Estatstica nos estudos ambientais. O tratamento dos dados estatsticos nas Cincias Ambientais: limites e possibilidades. Planos de amostragens. A estatstica descritiva. Estatsticas classificatrias. Estatsticas de relacionamento. Exemplos e exerccios aplicados Gesto Integrada. 4) Qumica Ambiental Cssia Turci (12 horas) Evoluo qumica da Terra; principais processos reacionais qumicos no meio ambiente; ciclos geoqumicos e biogeoqumicos na natureza; estresse ambiental: fatores fsicos e qumicos; agentes qumicos envolvidos na poluio e contaminao ambientais; composio qumica, poluio e contaminao aquticas; composio qumica e dinmica atmosfrica.

II.

MDULO DE MEIO AMBIENTE (74 HORAS) 1) Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel Haroldo Mattos de Lemos (28 horas)
Evoluo histrica da questo ambiental; Clube de Roma e outros modelos mundiais; Conferncia de Estocolmo (1972) e a criao do PNUMA; problemas ambientais em escala global: mudanas climticas, destruio da camada de oznio, chuva cida, poluentes orgnicos persistentes, crise da gua; o relatrio Brundtland e o conceito do desenvolvimento sustentvel. As Conferncias do Rio 1992, Johanesburgo 2002 e Rio 2012. A Economia Verde e a erradicao da pobreza.

2) Ecodinmica Maria Fernanda Quintela da Costa Nunes (20 horas)


Alteraes de habitats e extino de espcies; perda da reserva de genes; a organizao dos sistemas ambientais: controles e parmetros; anlise de equilbrio. Respostas dos sistemas ambientais aos agentes de interferncia; respostas do ecossistema e das comunidades biticas aos fatores de poluio; geomorfologia; microbiologia.

3) Poluio Sonora Ricardo Musafir (04 horas)


Definies e conceitos; fontes de rudos; efeitos de rudos; controle da poluio sonora. 4) Radioatividade Antonio Carlos Marques Alvim (04 horas) Tipos de radiao; efeitos biolgicos da radiao; liberao rotineira e liberaes acidentais; clculo de dose; gerenciamento de rejeitos radioativos.

5) Resduos Slidos Municipais Jos Henrique Rabelo Penido (12 horas)


Implicaes scio-econmicas, sanitrias e ambientais; acondicionamento, coleta e transporte; tratamentos; disposio final; classificao dos resduos; legislao pertinente.

6) Educao Ambiental Haroldo Mattos de Lemos (06 horas)


O advento da educao ambiental no quadro histrico da Educao no mundo Ocidental. Os encontros Internacionais sobre Educao Ambiental, seus produtos, limites e possibilidades. Indicadores teis para os educadores ambientais. A busca paradigmtica na Educao Ambiental: aspectos filosficos, cientficos e culturais da formao integral do indivduo tendo em vista a identificao, formulao e construo de alternativas para os problemas ambientais.

III. MDULO DE CINCIAS SOCIAIS (32 HORAS)

1) Sociedade e Meio Ambiente Tnia Maciel (08 horas)


A construo do conceito de cultura: as abordagens materialista e simblica. O conceito de natureza: Histria e condicionantes culturais de sua construo. As fronteiras entre natureza e cultura: o conhecimento e a possibilidade de sntese (o que dizem antroplogos, bilogos e socilogos); a soluo das sociedades tribais; a proposta do movimento ecolgico. A cincia e a percepo popular dos riscos pr-modernos.

2) Economia Ambiental Ronaldo Seroa da Mota (12 horas)


Teoria econmica do ambiente, poltica econmica do ambiente; mtodos e tcnicas de valorao econmica dos recursos e danos ambientais.; o meio ambiente nas escolas do pensamento econmico; a lei dos rendimentos decrescentes e o crescimento da populao, funo de produo e as externalidades; desenvolvimento econmicos e planejamento econmico-social; economia e modernidade; o modelo de interveno tcnico-cientfica sobre a natureza, reas de conflito ambiental e multidisciplinaridade; ecologia poltica: a reao da sociedade deteriorao das condies de vida e reviso crtica da teoria econmica atravs da incorporao do conceito de meio ambiente; a conscincia ecolgica: teoria do crescimento zero, economia do estado; desenvolvimento sustentvel. 3) Sade Pblica Jair da Rosa Duarte (12 horas) Epidemiologia; aspectos sociais da epidemiologia e as Polticas Pblicas de Sade; toxicologia.

IV. MDULO DE RECURSOS NATURAIS E ENERGIA (76 HORAS) 1) Recursos Hdricos Paulo Renato Barbosa, Isaac Volschan e Paulo Canedo (32 horas)
Hidrologia de bacias de drenagem e de encostas; hidrometria; hidroclimatologia; limnologia; qualidade das guas; tecnologias de tratamento de gua; gerenciamento dos recursos hdricos; gesto de bacias.

2) Solos Antonio Teixeira Guerra (16 horas)


Intemperismo e formao dos solos; fatores causadores de eroso; processos erosivos bsicos; preveno; desertificao; recuperao de reas degradadas e desertificadas; contaminao do solo.

3) Atmosfera Luiz Francisco P. G. Maia (20 horas)


Meteorologia; poluio do ar, principais contaminantes e impactos; disperso de poluentes; principais mtodos instrumentais de identificao, avaliao e controle da poluio.

4) Energia e Meio Ambiente Emilio La Rovere (08 horas)


Evoluo recente da produo e consumo energticos no Brasil; relao entre planejamento energtico e desenvolvimento scio-econmico e ambiental; matriz energtica; unidades de energia; produo x consumo no sculo 21.

V. MDULO DE POLTICA AMBIENTAL (60 HORAS) 1) Polticas Ambientais Haroldo Mattos de Lemos e Gilberto O. M. Fialho (24 horas) Introduo aos instrumentos de gesto ambiental; responsabilidade social; poltica nacional do meio
ambiente; sistema nacional do meio ambiente; licenciamento ambiental; convenes Internacionais. Poltica ambiental em reas porturias. Poltica florestal.

2) Direito Ambiental Oscar Graa Couto (12 horas)


Responsabilidade civil na degradao, poluio e danos ambientais; direito difuso e coletivo; infraes passveis de percia ecolgica; legislao ambiental, histrico e situao atual; seguro ambiental e responsabilidade civil em danos causados por poluio.

3) Planejamento Territorial Jorge Xavier, Srgio Magalhes e Francisco Albuquerque (24 horas)
Metodologia do planejamento ambiental; zoneamento ecolgico-econmico como instrumento do planejamento ambiental; geoprocessamento; sensoreamento remoto; desenvolvimento urbano.

VI. MDULO DE ESTUDOS AMBIENTAIS (32 HORAS) 1) Estudos Ambientais Haroldo Mattos de Lemos, Izabella Mnica Teixeira (20 horas)
Avaliao de Impacto ambiental; EIA/RIMA, Avaliao Ambiental Estratgica, PRAD, PCA, RCA e outros estudos ambientais; programas de monitoramento; Avaliao Ambiental Estratgica.

2) Anlise de Risco Ambiental Jos de Jess Rivero Oliva (08 horas)

Histrico, conceitos e definies da Anlise de Riscos. Risco de atividades industriais. Licenciamento ambiental para atividades de risco. A insero da Anlise de Riscos no processo de avaliao de impacto ambiental. Metodologias para anlise de riscos. Anlise de conseqncias e vulnerabilidade. Gerenciamento de riscos. Gesto de acidentes e emergncias. Planos de emergncia externos. 3) Percia Ambiental (04 horas) Percia Ambiental: definio, caractersticas e objetivos. Aplicao da percia ambiental nos instrumentos de defesa do meio ambiente. reas de atuao: perito e assistente tcnico. Honorrios periciais. Documentos periciais.

VII. MDULO DE GESTO INDUSTRIAL SUSTENTVEL ( 64 HORAS)


1) Construes Sustentveis Mnica Salgado (08 horas) Evoluo do movimento pela sustentabilidade na construo; Agenda 21 e Agenda 21 para a construo sustentvel em pases em desenvolvimento; Normalizao para a avaliao do desempenho ambiental nas construes; Gesto do canteiro; Seleo tecnolgica e sustentabilidade; Gesto do projeto integrado; Certificao das edificaes (LEED, HQE, AQUA e Selo de Eficincia Energtica). 2) Gesto Industrial Sustentvel Ricardo Barros (16 horas)

Produo Mais Limpa. Introduo Ecoeficincia nas empresas; Minimizao e gerenciamento de resduos industriais; Sistemas de Gesto Integrados: Segurana, Sade e Meio Ambiente. Responsabilidade Social Empresarial. 3) Segurana no Trabalho Mnica Salgado (02 horas)
Histrico da rea de segurana do trabalho: acidentes, sade dos trabalhadores, evoluo da legislao. Conceitos fundamentais: acidente, leso, dano, perda, incidente, salvaguardas. Noes de Higiene do Trabalho. Noes de ergonomia. 4) Normas Internacionais de Qualidade e Meio Ambiente Mnica Salgado, Srgio

Amaral, Haroldo Mattos de Lemos e Suzana Gueiros (32 horas)


Origem do movimento pela gesto da qualidade. Normas Internacionais ISO 9000: Sistemas de Gesto da Qualidade; Ferramentas para a gesto e melhoria da qualidade. Normas Internacionais ISO 14000: Sistemas de Gesto Ambiental; Auditorias Ambientais; Rotulagem Ambiental; Avaliao de Desempenho Ambiental; Avaliao de Ciclo de Vida; Ecodesign.

PALESTRAS (16

HORAS): Ministrio Pblico; Instituto Estadual do Ambiente INEA; Tecnologias Ambientais; Gesto de projetos.

VISITAS TCNICAS (16 HORAS): Estao de Tratamento de guas, Aterro Sanitrio, Indstria.
LIMITE DE VAGAS: 48 DOCUMENTOS EXIGIDOS

Cpias autenticadas do diploma de graduao e do histrico escolar; Cpias da carteira de identidade e do Conselho Profissional equivalente (opcional); Curriculum vitae; 3 Fotos 3x4; Cpia do Ttulo de Eleitor; Cpia do Certificado de Reservista. Avaliao curricular Entrevista com o coordenador do curso (dependendo da avaliao curricular)

CRITRIOS DE SELEO

AVALIAO DE RENDIMENTO

O aluno ser avaliado de diferentes formas em cada disciplina: trabalhos escritos, seminrios, discusses e debates, participao nas atividades, provas, e um trabalho final de curso com carter de monografia, devendo atingir a mdia mnima de 8,0 (oito) pontos.
REQUISITOS PARA A CONCESSO DE DIPLOMAS

Freqncia mnima de 75% s aulas de cada mdulo e atividades do curso, alm de obteno de, no mnimo, nota 7,0 (sete) na avaliao de cada disciplina, e 8,0 na mdia geral.. Aprovao da monografia de fim de curso

INVESTIMENTO - Alternativas

1) Primeira parcela de R$ 980,00 (novecentos e oitenta reais) aps a entrevista e 12 parcelas de R$ 980,00 (novecentos e oitenta reais), a partir de 10 de abril. Total: R$ 12.740,00 (doze mil setecentos e quarenta reais); 2) Pagamento vista, com 10% de desconto: R$ 11.466,00 (onze mil e quatrocentos e sessenta e seis reais); 3) Primeira parcela de R$ 800,00 (oitocentos reais) aps a entrevista e 16 parcelas de R$ 800,00 (oitocentos reais), a partir de 10 de abril. Total: R$ 13.600,00 (treze mil e seiscentos reais).
LOCAL DE REALIZAO

O curso ser ministrado no Centro Cultural da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro SEAERJ, localizada : Rua do Russel, 1 Glria, Rio de Janeiro (junto sada Outeiro da Estao Glria do Metr, e com estacionamento prprio e gratuito para automveis).
ENTREVISTA

Poder ser realizada a partir de 14 de janeiro at 08 de maro de 2013, dependendo da existncia de vagas. Os interessados em participar devem enviar seu Curriculum Vitae por e-mail para o Instituto Brasil PNUMA: brasilpnuma@gmail.com Aps anlise do CV pela Coordenao do Curso, os interessados sero chamados para entrevista.

Instituto Brasil PNUMA Av. Treze de Maio, 13, sala 1315 20031-007 Centro Rio de Janeiro RJ Tel.: 2262.7546 e-mail: brasilpnuma@gmail.com

Depto. Recursos Hdricos e Meio Ambiente EP/UFRJ Centro de Tecnologia, Bloco D, 2 andar, sala 202 Ilha do Fundo Tel: 2562.7982

e-mail: taniasantos@poli.ufrj.br

You might also like