You are on page 1of 21

Para estrangeiros que trabalham no Japo.

<Princpios gerais da legislao trabalhista>


Q.1. A.1.

P.1. R.1.

As leis relacionadas s condies trabalhistas japonesas tambm so aplicveis aos estrangeiros que trabalham no Japo? Sim. De acordo com as leis, so aplicveis igualmente para estrangeiros e japoneses bem como aos trabalhadores estrangeiros ilegais ou com visto expirado.

Q.2. A.2.

P.2. R.2.

Tenho 14 anos. Posso trabalhar no Japo? No. Os menores de 15 anos no podem trabalhar no Japo. Mesmo tendo 15 anos completos, no poder trabalhar at o primeiro dia 31 de maro, aps completar 15 anos. E tambm, pela regra geral, os menores de 18 anos no podem trabalhar na faixa horria noturna que compreende o horrio de 22:00 at s 5:00 horas da manh do dia seguinte.

<Assuntos salariais>
Q.3. A.3. P.3. R.3.

permitido fazer discriminao entre japoneses e estrangeiros quanto ao salrio e outros? No. proibido tratamentos discriminatrios por motivo de nacionalidade com relao s condies trabalhistas, salrio, jornada de trabalho, entre outros.

Q.4. A.4.

P.4. R.4.

No consigo concordar com o salrio que recebi, pois foi pago com uma diferena de 100.000 ienes inferior ao que foi prometido inicialmente (verbalmente). Lgicamente, o empregador deve pagar o salrio prometido pelos servios que foram executados anteriormente. E tambm, no ato da contratao o empregador deve mostrar e esclarecer claramente ao trabalhador, todos os detalhes como jornada de trabalho, salrio, etc. Em especial, necessrio apresentar por escrito as condies do pagamento salarial, perodo do contrato de trabalho, local de trabalho e tipo de servio, horrio de incio e trmino do expediente, itens relacionados demisso, entre outros (veja na pag. 18, o modelo da Notificao sobre as condies de trabalho).

Q.5. A.5.

P.5. R.5.

Foi descontado aluguel, refeio e outras despesas do meu salrio, mas no concordo com algumas partes. Quando o empregador for descontar aluguel e outras despesas do salrio, necessrio explicar com antecedncia e clareza todos os detalhes ao trabalhador, o que ser descontado e qual o valor do desconto. Nesse caso necessrio tambm, que haja firmado um acordo de descontos salariais com os trabalhadores. Com exceo dos itens abaixo citado, proibido descontar do salrio, outras despesas conforme rege as leis das condies trabalhistas. Imposto (imposto de renda/ imposto residencial); Taxa de seguro social (Shakai Hoken, composto de seguro de penso dos assalariados e de sade); Seguro desemprego (Koy Hoken); Outras despesas estipuladas pelas normas e leis; Valor de descontos salariais conforme foi firmado o acordo por escrito entre o empregador e o representante dos trabalhadores (ex.: aluguel, refeio, taxa de estacionamento e outras despesas).
2

Q.6. A.6.

P.6. R.6.

A linha de produo da fbrica vai ser interrompida por uma semana devido a recesso econmica. Foi dito que durante essa semana no trabalhada o salrio no ser pago. Caso a empresa parar temporariamente a produo (por motivo de responsabilidade do empregador) e o empregador fizer o trabalhador descansar temporariamente nos dias determinados de trabalho, deve pagar ao trabalhador, ao menos, mais de 60% da mdia salarial pelos dias que foi obrigado a descansar

Q.7. A.7.

P.7. R.7.

Fao horas extras e trabalhos noturnos. Gostaria de saber a porcentagem do pagamento extra do salrio. O pagamento extra do salrio pelos trabalhos noturnos (das 22:00~5:00) ou horas extras (que ultrapassem as horas de trabalho estabelecidas pelas leis trabalhistas) de um adicional de 25% ou mais sobre o salrio normal. E no caso de trabalhar nos dias de folga (descanso este, determinado pelas leis trabalhistas de 1 dia por semana ou ento 4 dias em 4 semanas), deve ser pago um adicional de 35%.

Q.8. A.8.

P.8. R.8.

Sa da empresa em que trabalhava e por razes familiares, gostaria de saber se eu poderia receber o meu salrio referente aos ltimos dias trabalhados antes do dia de pagamento. Caso tenha sado do quadro de funcionrios da empresa por pedir demisso (ou por ser dispensado) poder receber o salrio referente aos ltimos dias trabalhados antes do dia de pagamento, desde que o solicite ao empregador. Se o empregado fizer o pedido, a empresa deve pagar o salrio dentro de 7 dias, a contar do dia da solicitao.

<Jornada de trabalho/Frias remuneradas>


Q.9. A.9.

P.9. R.9.

Gostaria de saber sobre as normas da jornada de trabalho (horas de trabalho). Como regra, so 8 horas dirias ou 40 horas semanais de trabalho (h exceo dependendo do tipo da empresa e em determinadas escalas). De acordo com a lei, o trabalhador deve descansar no mnimo, 1 dia por semana ou 4 dias durante 4 semanas. Obsv.: O intervalo para descanso durante a jornada de trabalho no computado como horas trabalhadas, ou seja, no pago).

Q.10. A.10.

0.5 10

1.5 11

2.5 12

3.5 14

4.5 16

5.5 18

6.5 20

P.10. R.10.

Trabalho h 1 ano mas no recebi as frias remuneradas Yuukyuu Kyuuka Desde que o trabalhador tenha mais de 6 meses de trabalhos contnuos e mais de 80% de freqncia de trabalho sobre o total dos dias determinados de trabalho, pode receber 10 dias de
4

frias remuneradas. Depois disso, as frias sofrem um acrscimo de 1 dia a cada ano, durante o perodo de at 2 anos e 6 meses. A partir de 3 anos e 6 meses, acrescenta-se mais 2 dias a cada ano, sendo que o teto mximo de frias de 20 dias (a contagem feita a partir da data de admisso na empresa).
Anos consecutivos de trabalho No. de dias concedidos (frias) 6 meses 10 dias 1 ano e 6 meses 11 dias 2 anos e 6 meses 12 dias 3 anos e 6 meses 14 dias 4 anos e 6 meses 16 dias 5 anos e 6 meses 18 dias mais de 6 anos e 6 meses 20 dias

As frias remuneradas Yuukyuu Kyuuka so concedidas ao trabalhador desde que as solicite ao empregador (se o trabalhador est ou no inscrito no plano de Seguro Social Shakai Hoken, isto no tem nenhuma relao com as frias remuneradas). Porm, dependendo da poca em que o trabalhador solicit-las, pode ser que isso interfira na administrao normal das atividades da empresa, caso o empregador as conceda. Neste caso, a lei permite que o empregador conceda as frias em outra poca (a finalidade do uso das frias remuneradas, etc., no interfere e nem influe quanto ao motivo das frias). Depois que transcorrer 2 (dois) anos, o trabalhador perde o direito de solicit-las mediante a prescrio extintiva (se extingem). As frias remuneradas legais deste perodo de 2 anos no podem ser compradas (quanto as frias remuneradas que o trabalhador perdeu o direito de solicit-las por extino, no h normas estabelecidas para isto). Aps a demisso, o trabalhador no tem o direito de solicit-las porque no existe mais nenhum vnculo de trabalho.

<Pedir demisso e ser demitido >


Q.11. A.11.

Trabalho com contrato de trabalho de 1 ano. Posso pedir a demisso ao meio do prazo de contrato? R.11. No caso de demisso voluntria ao meio do prazo de contrato de trabalho como este, que tem como prazo estabelecido de 1 ano (o limite mximo de 3 anos), pode ser que tenha que indenizar os prejuzos causados ao empregador por no ter cumprido e executado o restante do trabalho que lhe foi designado. Portanto, aconselhamos que antes de sair da empresa entre em acordo com o empregador e obtenha a sua compreenso. No caso da pessoa trabalhar mais que 1 ano com contrato de trabalho sem perodo estabelecido ou ento com contrato de trabalho que estabelece alguns anos de trabalhos, etc., esta tem a liberdade de demitir-se. Porm, como regra geral e mediante o direito (cdigo) civil, necessrio que o trabalhador notifique ou entregue a carta de demisso ao empregador, no mnimo com 2 semanas de antecedncia. A ttulo de informao, no caso de firmar contrato de trabalho com perodo estabelecido, as leis das condies trabalhistas no permitem como regra geral, firmar contratos com mais de 3 anos de validade.

P.11.

Q.12. A.12.

P.12. R.12.

Pedi a demisso para mudar de emprego, mas foi descontado do meu salrio um valor de 50.000 ienes como multa porque no cumpri o prazo de 1 ano, o qual estabelecia o contrato de trabalho. Como norma, as leis das condies trabalhistas no permitem a incluso de clusulas que prevem o pagamento de multas no contrato de trabalho, assim como indenizao, compensao, etc. Portanto, neste caso por exemplo, no permitido descontar unilateralmente a multa do salrio, somente porque pediu a demisso. Porm, como foi citado na explicao da P.11 acima, possvel que seja solicitada uma indenizao pelos prejuzos causados devido ao no cumprimento do contrato de trabalho, ou seja, por no ter executado at o final, o trabalho que lhe foi designado causando danos e prejuzos ao empregador. Nesse caso, o pedido da indenizao deve ser feito separadamente do salrio.

Q.13. A.13.

P.13

Pedi a demisso para mudar de emprego e falei empresa para que me devolvesse o passaporte, mas se negou e no quer me devolv-lo. R.13 Segundo o artigo 23 das leis das condies trabalhistas, o item diz que o passaporte um documento pessoal, o qual o direito de port-lo pertence ao trabalhador. Portanto, quando o trabalhador pedir a demisso e solicitar a devoluo do passaporte, o empregador deve devolv-lo dentro de 7 dias, a contar da data do pedido da devoluo. Segundo rege as leis da imigrao, o prprio titular deve portar o seu passaporte. Portanto, a empresa no pode guardar ou reter o passaporte do trabalhador.

Q.14. A.14.

P.14 R.14

Eu me feri quando trabalhava na fbrica e fui despedido durante o perodo de licena de trabalho, quando estava fazendo tratamento mdico (repouso obrigatrio). De acordo com a lei, proibido demitir o trabalhador conforme os itens abaixo relacionados. (Obsv.: Como a P.14 se enquadra no nmero abaixo citado, no pode ser despedido). No permitido: Demitir durante o perodo em que estiver afastado do trabalho por estar em tratamento mdico devido ao ferimento e/ou doena decorrente de acidente de trabalho e por este motivo no poder trabalhar e tambm durante 30 dias aps esse perodo (Leis das condies trabalhistas, artigo 19); Demitir durante a licena-maternidade (antes e ps-parto) ou durante os 30 dias aps receber a licena [Licena antes do parto significa 6 semanas antes da previso do parto. No caso de mais de 1 (um) beb, 14 semanas antes da previso do parto. E licena ps-parto significa 8 semanas aps o parto ou 6 semanas aps o parto, quando o mdico autorizar] (Leis das condies trabalhistas, artigo 19);
7

Demitir por motivo de nacionalidade, religio ou posio social (Leis das condies trabalhistas, artigo 3); Demitir por fazer queixa ou buscar seus direitos na Agncia de Inspeo Trabalhista (Rd Kijun Kantoku-sho) (Leis das condies trabalhistas, artigo 104); Demitir porque membro do sindicato dos trabalhadores ou porque faz parte e participa de atividades justas e legais do sindicato dos trabalhadores, etc. (Leis das condies do Sindicato dos Trabalhadores, artigo 7); Demitir por ser do sexo feminino, casamento, gravidez, parto ou porque estava de licena maternidade (antes e ps-parto) (Leis da Igualdade de oportunidades empregatcias para homens e mulheres, artigo 8); Demitir porque solicitou licena para cuidar de crianas ou familiares que necessitam de cuidados pessoais ou ento porque teve que descansar para cuid-los (Leis da Licena para cuidados infantis e Licena para cuidar de familiares que necessitam de cuidados, artigo 6 e 12).

Q.15. A.15.

0

P.15. Fui despedido da empresa por diminuio de trabalho e gostaria de saber se tenho algum tipo de proteo neste caso. R.15 Quando o empregador obrigado a despedir o trabalhador por motivo de fora maior, como regra geral, deve proceder da seguinte forma: Dar o aviso prvio da dispensa, no mnimo, com 30 dias de antecedncia; Quando no for dado o aviso prvio, o empregador deve pagar um auxlio como aviso prvio, de 30 dias ou mais da mdia salarial. Problemas relacionados quanto a dispensa do trabalhador, em que caso e de que maneira pode desped-lo, isto um dos itens importantes dentro das leis das condies trabalhistas. Por isso, o empregador deve estipular no Regulamento interno do trabalho da empresa Shgyo Kisoku, os itens relacionados quanto a demisso e/ou ser demitido, sada da empresa devido ao sistema de demisso por limite de
8

idade (aposentadoria), e alm disso, mostrar, explicar e deix-los bem claro ao trabalhador. Quando o empregador for obrigado a despedir o trabalhador por motivo de calamidades e outros problemas inevitveis, ficar impossibilitado de continuar com os negcios da empresa, despedir por justa causa, etc., e diante do fato, receber a aprovao e o reconhecimento do Diretor da Agncia da Inspeo Trabalhista, o sistema de aviso prvio do despedimento no aplicvel. Mesmo que o empregado esteja no perodo de experincia, caso tenha transcorrido mais de 14 dias aps a admisso na empresa, o empregador deve notificar previamente a demisso ou ento pagar o auxlio do aviso prvio.

Q.16. A.16.

14

P.16 R.16

Pode ser que fui despedido por injusta causa. Com exceo dos itens proibidos que foram citados na P.14, quando o trabalhador for despedido por outros motivos em que haja falta de um motivo racional, lgico e justificvel, ou seja julgado como inadequado e falta de bom senso comum, ser considerado como nulo. possvel o auxlio do Departamento do Trabalho na resoluo deste problema desde que o empregador tambm esteja disposto e corresponda com o mesmo intuito. Quando pormenorizados, a ocorrncia pode tornar-se um caso de direitos (cdigo) civis onde o Departamento do Trabalho no trata com este tipo de leis. Nesse caso, aconselha-se consultar um advogado especfico na rea.

<Segurana e higiene no trabalho>


Q.17. A.17.

P.17. R.17.

Com que tipo de leis e como elas so estabelecidas para prevenir acidentes de trabalho no Japo? De acordo com a legislao de Segurana Industrial e da Sade, para prevenir acidentes de trabalho, existem regulamentos detalhados como seguem abaixo: No ato da contratao do trabalhador, o empregador deve oferecer um curso educativo sobre Segurana e Higiene no Trabalho (esto venda, livros em idiomas estrangeiros); Deve ser instalado dispositivos de segurana e medidas de preveno contra danos e prejuzos, acidentes de trabalho, etc., nas mquinas de prensas bem como em cada tipo de instalao e outras vrias mquinas; Realizar periodicamente o exame mdico junto aos trabalhadores, bem como no ato da contratao.

<Normas do Seguro contra acidentes de trabalho>


Q.18. A.18.

4 1 3

10

11

P.18.

Gostaria de saber sobre o sistema do Seguro contra acidentes de trabalho (Rsai Hoken) dos trabalhadores no Japo.

R.18. Segundo as leis do Seguro sobre acidentes de trabalho (Rsai Hoken) do trabalhador, todas as empresas que empregam trabalhadores devem inscrever-se neste seguro. Portanto, o seguro que segue conforme o abaixo citado, este aplicvel a todos os trabalhadores, inclusive aos trabalhadores estrangeiros. SEGURO CONTRA ACIDENTES DE TRABALHO Rdsha Saigai Hosh Hoken (comumente chamado de Rsai Hoken) Quando o trabalhador acidentar-se durante o trabalho e/ou a caminho do trabalho (ida e volta), adoecer ou infelizmente vier a falecer por causa do trabalho, o seguro (Rsai Hoken) efetua o pagamento dos subsdios (benefcios) necessrios para proteger todos os trabalhadores acidentados (inclusive trabalhadores estrangeiros) e famlia do falecido. Caso o trabalhador acidentar-se durante o trabalho ou adoecer por causa do trabalho, no pode usar o carto/caderneta do seguro de sade. E tambm, para poder receber os subsdios do seguro (Rsai Hoken) conforme segue abaixo, necessrio fazer os trmites do requerimento na Agncia de Inspeo Trabalhista (Rd Kijun Kantoku-sho) de sua jurisdio. Faa o possvel para conseguir a colaborao do empregador quando for efetuar os trmites da solicitao dos benefcios. SUBSDIO COMPENSATRIO PARA TRATAMENTO MDICO (Ryy Hosh Kyfu) Quando o trabalhador acidentar-se durante o trabalho ou adquirir alguma doena por causa do trabalho e necessitar de tratamentos mdicos, este recebe do seguro, um subsdio compensatrio para o devido tratamento mdico. Este subsdio composto de pagamento das despesas mdicas (Ryy no hiy no shikyu) e subsdio para tratamento mdico (Ryy no kyfu). O subsdio para tratamento mdico (Ryy no kyfu) um tipo de salrio em espcie onde o prprio acidentado recebe o benefcio em forma de servios mdicos gratuitos, ou seja, o prprio tratamento mdico em si, fazendo o tratamento diretamente em hospitais para acidentes de trabalhos (Rsai Byouin) ou ento em hospitais que so designados para acidentes de trabalho (Rsai Hoken Shitei Byouin), etc. SUBSDIO COMPENSATRIO DURANTE A LICENA DO TRABALHO (Kygy Hosh Kyfu) Quando o trabalhador acidentar-se durante o trabalho ou adquirir alguma doena devido ao trabalho, ficar impossibilitado de trabalhar por causa do tratamento mdico ou repouso obrigatrio e por este motivo no receber o salrio, pago o subsdio a partir do 4. dia em diante, aps comear a se ausentar no servio. Recebe por dia, durante o perodo em que estiver sem remunerao, um benefcio correspondente a 60% do valor bsico dirio (kyfu kiso nichigaku) dos 3 meses anteriores como Subsdio compensatrio durante a licena do trabalho (Kygy hosh kyfu) e tambm um benefcio especial que um adicional
12

correspondente a 20% do valor bsico dirio, como valor de pagamento especial durante a licena do trabalho (Kygyo tokubetsu shiky-kin). At o 3. dia dos dias parados (perodo de espera Taiki kikan), o empregador deve pagar ao acidentado um valor correspondente a 60% ou mais do salrio mdio (compensao pelos dias parados devido ao tratamento mdico). PENSO COMPENSATRIA POR DOENA E/OU FERIMENTO (Shby Hosh Nenkin) Quando o trabalhador ferido ou adoecido por motivo de trabalho ainda estiver recebendo o subsdio para tratamento mdico e no conseguir sanar-se (recuperar-se) depois de 1 ano e meio aps ter iniciado o tratamento, e o grau da seqela fsica, resultante do ferimento ou da doena persistir e se enquadrar em uma das classificaes e graus, etc., determinado pelo decreto do Ministrio do Trabalho, ser pago um benefcio em forma de penso compensatria por doena e/ou ferimento (Shby hosh nenkin), de acordo com o grau do estado de deficincia. SUBSDIO COMPENSATRIO PELA SEQELA (DEFICINCIA) (Shgai Hosh Kyfu) Quando o ferimento e/ou doena causados pelo trabalho estiverem curados e o trabalhador apresentar seqela fsica definidas aps ter concluido o tratamento mdico, pago um subsdio compensatrio pela seqela. Dependendo do grau da seqela, este subsdio est classificado em Penso anual compensatria pela seqela (Shgai Hosh Nenkin) e Compensao em pagamento nico pela seqela (Shgai Hosh Ichiji-kin). E tambm neste caso, entende-se por cura, casos em que os sintomas esto num estado estacional, que no h mais esperanas do tratamento mdico surtir algum efeito. Portanto, trata-se de um estado onde no mais necessrio nenhum tipo de tratamento mdico. estado estacional significa: estado onde os sintomas no progridem e nem retrocedem. SUBSDIO COMPENSATRIO FAMLIA DO FALECIDO (Izoku Hosh Kyfu) Caso o trabalhador venha a falecer devido a algum acidente do trabalho, pago um subsdio compensatrio a famlia dessa pessoa. Este sistema de subsdio compensatrio composto de Penso compensatria famlia do falecido (Izoku Hosh Nenkin) e Compensao em pagamento nico famlia do falecido (Izoku Hosh ichiji-kin). O beneficirio a pessoa que tinha alguma relao com o trabalhador e que era mantida por ele na poca do falecimento (marido ou esposa, filhos, pais, netos, avs, irmos) ou ento conforme a idade dos familiares do falecido, etc. AUXLIO FUNERAL (Ssai-ryo Kyfu) Quando o trabalhador vier a falecer devido a algum acidente de trabalho, pago um benefcio pessoa da famlia para organizar o funeral, no valor fixo de 305.000 ienes mais o valor correspondente a 30 dias do valor bsico dirio ou o valor correspondente a 60 dias do valor bsico dirio, sendo pago entre as duas opes, o de maior valor para a realizao do funeral em questo.

13

ACIDENTE DURANTE O PERCURSO DO TRABALHO (Tskin Saigai) Os tipos de benefcios do seguro relacionados ao acidente durante o percurso do trabalho so: Benefcio para tratamento mdico (Ryy Kyfu); Benefcio durante a licena do trabalho (por estar em tratamento mdico) (Kygy Kyfu); Penso por doena e/ou ferimento (Shby Nenkin); Benefcio pela seqela (deficincia) (Shgai Kyfu); Benefcio famlia do falecido (Izoku Kyfu); Auxlio para o funeral (Ssai Kyfu). Regresse ao seu pas somente depois que terminar todos os tipos de averiguaes e outros assuntos relacionados que so realizados pela Agncia de Inspeo Trabalhista de sua jurisdio (Rd Kijun Kantoku-sho) e receber a deciso final do seguro sobre o acidentes de trabalho (Rsai Hoken). Caso regresse ao seu pas com os procedimentos incompletos, os trmites posteriores podem se tornar muito complicados para voc solucion-los por si prprio, alm de acarretar morosidade no processo. Cada benefcio acima de a , corresponde aos respectivos subsdios compensatrios como Subsdio compensatrio para tratamento mdico, Subsdio compensatrio durante a licena do trabalho, Penso compensatria por doena e/ou ferimento, Subsdio compensatrio pela seqela (deficincia), Subsdio compensatrio famlia do falecido e Auxlio funeral. Portanto, os benefcios que a seguradora fornece no caso de acidente durante o percurso do trabalho, estes so condizentes aos subsdios compensatrios quanto ao beneficirio, motivo do pagamento e teor do subsdio.

14

15

Seqncia do subsdio do Seguro contra acidentes de trabalho


Acidentes durante o trabalho ou no percurso do trabalho
No caso de ferimentos e doenas
Subsdio compensatrio durante Subsdio para as despesas do Pagamento das despesas mdicas a licena do trabalho (Kygyo tratamento mdico Hosh Kyfu) Pagamento de valor especial durante a licena do trabalho (Kygyo Tokubetsu Shiky-kin) No caso em que o trabalhador Quando receber o tratamento mdico Quando o acidentado receber acidentado no receber o salrio em hospitais para acidentes de tratamento mdico em hospitais devido a impossibilidade de trabalhar trabalho (Rsai Byouin) e/ou em que no so designados para por motivo de tratamento mdico, hospitais que so designados para acidentes de trabalho. recebe o subsdio a partir do 4. dia acidentes de trabalho (Rsai Hoken em diante (a contar do dia em que se Shitei Byouin) machucou e ficou parado devido ao tratamento mdico).

Penso compensatria por doena ou ferimento (Shby Hosh Nenkin) Penso especial por doena e/ou ferimento (Shby Tokubetsu Nenkin) Pagamento de valor especial por doena e/ou ferimento (Shby Tokubetsu Shiky-kin) Quando o acidentado no curar-se no perodo de 18 meses, a contar do dia em que iniciou o tratamento mdico e tambm caso a doena e/ou ferimento enquadrar-se entre 1 a 3 graus.

No caso de falecimento
Subsdio compensatrio famlia do Auxlio falecido (Izoku Hosh Kyfu) Subsdio especial famlia do falecido (Izoku Tokubetsu Kyfu) Pagamento de valor especial famlia do falecido(Izoku Tokubetsu Shiky-kin) Pagamento em parcela nica Penso funeral

Subsdio

compensatrio

pela

seqela

(deficincia) (Shgai Hosh Kyfu) Subsdio especial pela seqela (deficincia) (Shgai Tokubetsu Kyfu) Pagamento de valor especial pela seqela (deficincia) (Shgai Tokubetsu Shiky-kin)

Pagamento em parcela nica


Quando curar-se da Quando

Penso
curar-se da

doena e/ou ferimento doena e/ou ferimento conforme o item , conforme o item , mas ficar com seqelas mas ficar com seqelas (deficincia) de 8 ~ 14 (deficincia) de 1 ~ 7 graus. 16 graus.

Notificao sobre as condies de trabalho (modelo de formulrio)


ms dia Data: Ano Nome da empresa: nome do(a) trabalhador(a) a ser contratado(a) Endereo da empresa: Telefone da empresa: Nome do empregador: Perodo no estabelecido Perodo do contrato a / / ) Perodo estabelecido (de / / 1) Tem ou no renovao de contrato de trabalho: )] [renovao automticatalvez haja possibilidadeno h renovaooutros ( 2) A renovao de contrato decidida conforme o seguinte: quantidade de servio no momento em que vencer o perodo do contratoavaliao de condutas, resultado do desempenho no trabalhocapacidade, competncia situao da administrao empresarialsituao do grau de progresso no trabalho em que se dedica outros ( ) Local de trabalho Ao() Sr.(a): Teor/tipo de trabalho a ser executado Horrio de incio e trmino do expediente; Horrio de intervalo para descanso; Condies do trabalho no sistema de horrio irregular [circular o item em que se enquadra, de (1) a (3)]; Itens sobre horas-extras. 1. Horrio de incio e trmino do expediente: (1) Horrio de incio ( ) Horrio de trmino ( ) Caso os seguintes sistemas abaixo se apliquem aos trabalhadores (2) Sistema de horrio de trabalho irregular, etc.: sistema de horrio irregular de ( ) unidades ou sistema de turnos (revezamento), dependendo da combinao do horrio de trabalho conforme segue abaixo:
Horrio de incio ( Horrio de incio ( Horrio de incio ( ) Horrio de trmino ( ) Horrio de trmino ( ) Horrio de trmino ( ) Dias correspondentes ( ) Dias correspondentes ( ) Dias correspondentes ( ) ) )

(Unidade por ano, por ms, entre outros)

2. 3. 4. Folgas

(3) Sistema de horrio flexvel: os trabalhadores determinam os horrios de incio e de trmino. at ) Porm, o horrio flexvel : Incio ( das at ) Trmino (das No caso do sistema de horrio Core time (Horrio de presena obrigatria, ou seja, o horrio fixado caso necessrio, para todos os trabalhadores que trabalham neste sistema): horrio de trmino: horrio de incio: , artigo(s) , artigo(s) ,e Maiores detalhes esto estipulados no(s) artigo(s) , do regulamento interno de trabalho da empresa. no(s) artigo(s) ) minutos. Tempo de descanso (intervalo): ( Existncia ou no de trabalhos em horas-extras: Sim: horas por semana, horas por ms, horas por ano No tem. Existncia ou no de trabalho nos dias de folgas/feriados: dias por ms, dias por ano No tem. Sim:

Frias remuneradas anuais

Dias de folgas estabelecidos (folgas regulares): todos(as) os(as) ( -feira(s) Feriados nacionais e outros ( ) ) dias por semana, ( ) dias por ms Dias de folgas adicionais: ( ) Outros ( ) dias por ano No caso de sistema de trabalho irregular de unidade de 1 ano: ( (Dias de trabalho): -feiras) de toda semana Outros ( ) ( , artigo(s) , artigo(s) ,e Maiores detalhes esto estipulados no(s) artigo(s) , do regulamento interno de trabalho da empresa. no(s) artigo(s) 1. Frias remuneradas anuais: dias de frias. a) Para aquele que trabalhar por 6 meses consecutivos ou mais: b) Para aquele que trabalhar por menos de 6 meses consecutivos: simno dias de frias aps transcorrer meses de trabalho. Sim. Tem 2. Outros tipos de frias: ) b) Frias no remuneradas ( ) a) Frias remuneradas ( Maiores detalhes esto estipulados no(s) artigo(s) , artigo(s) , artigo(s) ,e , do regulamento interno de trabalho da empresa. no(s) artigo(s)

Salrios

1.

Salrio-base: ienes) b) Por dia ( ienes) c) Por hora ( a) Mensal ( ienes) d) Por produo: Valor bsico unitrio ( ienes) Salrio assegurado ( ienes) e) Outros tipos de pagamento salarial ( f) Categoria salarial, etc., estipuladas no regulamento interno de trabalho da empresa:

ienes)

2.

Valores e mtodos dos clculos de diversos auxlios: a) Auxlio de: ( ienes)Mtodo de clculo: ( ( ienes)Mtodo de clculo: ( b) Auxlio de: ( ienes)Mtodo de clculo: ( c) Auxlio de: ( ienes)Mtodo de clculo: ( d) Auxlio de: 3. Porcentagem do pagamento extra em horrio noturno, horas-extras e trabalhos nos dias de folga: a) Adicional das horas-extras: %) Se ultrapassar horas de trabalho estabelecidas pela lei: ( %) Se ultrapassar horas de trabalho estabelecidas pela empresa: ( b) Trabalho nos dias de folgas/feriados: %) Feriados estabelecidos pela lei: ( %) Feriados no estabelecidos pela lei: ( %) c) Trabalho noturno (adicional) : ( Dia do fechamento salarial: Dia do pagamento salarial: dia ( dia ( ) de cada ms ) de cada ms dia ( dia ( ) de cada ms ) de cada ms 5. 6.

) ) ) )

4.

Mtodo do pagamento salarial: ( ) 7. Dedues no pagamento salarial mediante o acordo firmado entre o representante dos trabalhadores e o empregador: simno 8. Aumento salarial: perodo , etc., e outros tipos de comentrios ) No tem. Sim: ( 9. Bonificao: ) No tem. Sim: ( perodo, valor, etc., e outros tipos de comentrios 10. Gratificao na demisso pela idade (em virtude da aposentadoria): ) No tem. Sim: ( perodo, valor, etc., e outros tipos de comentrios

Itens referentes demisso

1. Sistema de demisso pela idade (aposentadoria):

Sim. Com (

anos) No

2. Sistema de emprego contnuo: Sim. (at anos)No 3. Procedimentos a serem tomados quando da demisso voluntria (por motivos particulares): A carta (pedido) de demisso deve ser entregue com mais de ( ) dias de antecedncia. 4. Motivos e procedimentos quanto demisso:

Outros

Maiores detalhes esto estipulados no(s) artigo(s) , artigo(s) , artigo(s) , do regulamento interno de trabalho da empresa. artigo(s) Situao quanto a inscrio no Seguro Social (Shakai Hoken): [Seguro de Penso dos empregados, Seguro de Sade, Fundo de Penso dos empregados. Outros ( Inscrio no Seguro desemprego: Sim No Outros:

, e no(s)

)]

E outros, alm do acima mencionado, so de acordo com o regulamento interno da empresa.

(1) ((1)(5) (2) ) (3) (4) (5)

10

You might also like