You are on page 1of 20

MAIO / 2009

TRANSGNICOS
ndice

4
Presena no nosso dia-a-dia
4 Na alimentao 6 Na sade 7 Em processos industriais

14
Ganhos para a agricultura e para o Brasil
14 15 15 15 rea cultivvel mundial por habitante Mais renda no campo Quanto o Brasil tem a ganhar Vantagens para o pequeno produtor

8
O que so
8 Linha do tempo 9 Base dos transgnicos na Pr-histria 9 O que mais os transgnicos podem proporcionar

10
Testes apontam segurana alimentar e ambiental
10 10 11 11 Avaliao pela CTNBio Transgnicos liberados no Brasil Rigidez dos testes cientficos Aval internacional

16
Adoo e consumo no Brasil e no mundo
16 rea no Brasil 17 Expanso internacional

18 12
Benefcios ambientais
13 Reduo da poluio 13 O Brasil agradece

Investimentos na cincia

2
TRANSGNICOS A CINCIA EM FAVOR DO CONSUMIDOR

A cincia em favor do consumidor

s transgnicos esto presentes no dia-a-dia dos consumidores de todo o mundo h mais de 12 anos. Enquanto voc l este guia, pessoas de mais de 50 pases esto consumindo produtos com ingredientes transgnicos, como um hambrguer que contm soja geneticamente modificada ou uma cala jeans produzida com algodo transgnico. Depois de anos de consumo de transgnicos, no restam dvidas sobre a sua segurana para a sade e o meio ambiente. Falando em meio ambiente, as lavouras transgnicas esto trazendo grandes benefcios para o planeta. Essas plantaes so de manejo mais simples, pois requerem menos aplicaes de agrodefensivos e menor utilizao de mquinas agrcolas, o que reduz a emisso de poluentes e o consumo de gua. A primeira gerao de plantas geneticamente modificadas (GM) tem como base o melhoramento de caractersticas agronmicas, no sentido de diminuir a perda de produtividade no campo causada pelo ataque de insetos, vrus, fungos e bactrias, alm de reduzir a competio por nutrientes e gua com outras plantas indesejveis que crescem nas plantaes. As sementes geneticamente modificadas tambm tm um papel fundamental no aumento sustentvel da produo agrcola, necessrio para alimentar a crescente populao mundial. Os transgnicos permitem produzir mais comida, com melhor qualidade, a um custo mais baixo e sem necessidade de aumentar a rea plantada. Por conta desses e outros benefcios, tais sementes j so cultivadas em uma rea duas vezes maior que o territrio da Frana. Alm de informaes sobre os alimentos transgnicos, este guia traz curiosidades sobre outros usos importantes da biotecnologia, como a fabricao de queijos, pes e medicamentos a exemplo da insulina usada no tratamento de diabticos, que produzida por meio de microorganismos transgnicos.

Organismos transgnicos so usados na fabricao de alimentos, roupas, medicamentos e at produtos de limpeza

Boa leitura! 3

Os transgnicos esto presente


1. Na alimentao
engenharia gentica permite agregar benefcios aos mais diversos alimentos que consumimos, por meio de bactrias, enzimas, leveduras e outros micro-organismos geneticamente modificados (GM). Estima-se que 70% de todos os alimentos processados contenham pelo menos um ingrediente derivado de soja ou milho, que podem ser transgnicos. Mais da metade da produo nacional de soja geneticamente modificada. Em 2008, diferentes variedades de milho transgnico passaram a ser cultivados no pas, aumentando ainda mais a presena da biotecnologia na nossa alimentao.

Biotecnologia mesa
H mais de duas dcadas, bactrias, leveduras e fungos geneticamente modificados atuam diretamente nos processos de fermentao, preservao e formao de sabor e aromas de muitas bebidas e alimentos do dia-a-dia, a exemplo de: Iogurtes Queijos Embutidos Picles Pes e massas Cerveja Vinho Sucos Aspartame

A cincia est desenvolvendo plantas biofortificadas que reduzem a anemia e outros problemas relacionados deficincia de micronutrientes, que atingem cerca de 3 bilhes de pessoas

Neuza Brunoro, professora do Departamento de Nutrio e Sade da Universidade Federal de Viosa (MG)

4
TRANSGNICOS A CINCIA EM FAVOR DO CONSUMIDOR

s no nosso dia-a-dia
O futuro dos alimentos
Cientistas de todo o mundo j esto desenvolvendo plantas biofortificadas, geneticamente modificadas para possuir mais vitaminas, protenas e outras substncias importantes para a sade, como as que atuam na reduo do risco de doenas cardiovasculares, materno-infantis, gastrointestinais, oculares e at diferentes tipos de cncer.

O que vem pela frente


Morangos enriquecidos com vitamina C leos de canola e soja com mais gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir o colesterol (LDL) Batatas ricas em protenas e vitaminas
Processos de fermentao utilizados na produo de vinho, queijos, iogurtes e sucos so uma das formas mais antigas da utilizao da biotecnologia

Trigo com mais vitamina B9 (cido flico), que contribui para aumentar a defesa imunolgica do organismo Milho e soja com mais aminocidos, que formam as protenas

Rotulagem de transgnicos
O consumidor respeitado No Brasil, o artigo 40 da Lei de Biossegurana (11.105/05) prev a rotulagem dos transgnicos conforme o Decreto n 4680/03. Esse decreto determina que todos os alimentos ou ingredientes alimentcios com presena de organismos geneticamente modificados (OGM) acima de 1% da composio final do produto sejam rotulados. Assim como ocorre com qualquer outro produto, a rotulagem garante ao consumidor o direito informao e escolha na hora da compra. E tenha certeza: se o produto contm informao sobre a presena de OGM, porque sua segurana foi previamente avaliada pelo rgo responsvel, a Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana (CTNBio). A avaliao de segurana de um OGM feita antes de seu lanamento no mercado. S so colocados no mercado os OGMs considerados seguros para o consumo e para o meio ambiente pela autoridade competente, explica a advogada Patrcia Fukuma, especialista em Relaes de Consumo.

Alimentos produzidos com o uso da engenharia gentica so consumidos h mais de 20 anos

Os transgnicos esto presente


2. Na sade
Presente
A engenharia gentica contribui para grandes avanos da medicina H muito tempo, a medicina faz uso da biotecnologia como uma ferramenta fundamental para realizar diagnsticos mais rpidos e precisos de muitas doenas e para encontrar a cura ou prevenir enfermidades cujos tratamentos so custosos. Como tudo comeou Uma das primeiras aplicaes comerciais da biotecnologia na sade tambm uma das mais teis: a produo da insulina humana com base em micro-organismos transgnicos. At a dcada de 80, ela era extrada de bois e porcos, e, frequentemente, causava alergias. De l pra c, diabticos do mundo inteiro se beneficiam dessa tecnologia, que tornou a insulina mais segura e aumentou a eficincia dos tratamentos.

A engenharia gentica foi responsvel por avanos na sade, nos processos industriais e na alimentao, e tornou a vida das pessoas mais confortvel
Alda Lerayer, Diretora-Executiva do CIB

Mais de 400 medicamentos so produzidos

por meio da aplicao da biotecnologia, entre eles, vitaminas, anticorpos e remdios para o combate AIDS.
A biotecnologia j contribui para a fabrica-

o de kits para diagnsticos de doenas.


transgnico o hormnio do crescimento

(hGH), contra o nanismo, que afeta 10 mil crianas brasileiras.


O Instituto Butantan produz, anualmente,

cerca de 50 milhes de doses da vacina contra a hepatite B, desenvolvida por meio da engenharia gentica.
Hormnio do crescimento, vitamina C e vacina contra hepatite B so algumas das 400 aplicaes da biotecnologia na sade

Futuro
A terapia gnica uma tcnica j em testes

que pode alterar a funo de clulas humanas e tratar desde doenas cardacas at o cncer e a AIDS.
Pesquisadores da Universidade de Tquio

(Japo) desenvolveram, com base em arroz transgnico, uma vacina contra o vibrio da clera, que poder estar disponvel para a sociedade em breve.
Uma batata geneticamente modificada por

pesquisadores da Universidade de Cornell (EUA) pode ajudar no desenvolvimento de uma vacina comestvel contra o HPV, ou vrus do papiloma humano, principal causador do cncer do colo de tero.
O tratamento de cnceres de colo de tero,

mama, prstata e fgado deve ganhar o reforo de medicamentos desenvolvidos em vegetais modificados no Instituto Tecnolgico de Monterrey (Mxico).

6
TRANSGNICOS A CINCIA EM FAVOR DO CONSUMIDOR

s no nosso dia-a-dia
3. Processos industriais

s micro-organismos tm sido melhorados geneticamente no apenas para a produo de

alimentos e remdios, como tambm para favorecer as indstrias de papel, txtil, qumica, petrolfera, ambiental e de minerao. No nosso dia-a-dia, convivemos com inmeros produtos industriais fabricados por meio da aplicao de micro-organismos transgnicos, como roupas e produtos de limpeza. No sabo em p, por exemplo, enzimas produzidas por bactrias geneticamente modificadas so usadas para degradar a gordura dos tecidos e resistir s condies do processo de lavagem.

Biotecnologia na cala jeans?


H alguns anos, era comum colocar a cala jeans nova com pedras e cido em mquinas para obter um efeito desbotado e aumentar a maciez do tecido, num processo conhecido como stonewashing. Graas biotecnologia, foram desenvolvidos micro-organismos transgnicos capazes de dar ao jeans as mesmas caractersticas, eliminando-se, assim, um processo altamente poluidor do meio ambiente.

Micro-organismos transgnicos so usados para dar maciez ao jeans

O que so os transgnicos
A cincia ajuda o homem no desenvolvimento de alimentos mais seguros, saudveis e nutritivos

egundo o farmacutico bioqumico Flvio Finardi, professor da Universidade de So Paulo (USP), os transgnicos so organismos que receberam um ou mais genes de outros seres vivos para apresentar novas caractersticas. Os genes contm as informaes que definem as caractersticas naturais dos organismos, como a cor dos olhos de uma pessoa ou o perfume de uma flor. Ao receber um ou mais genes de outro organismo, um vegetal pode se tornar resistente a pragas ou mais nutritivo, por exemplo. importante lembrar que os transgnicos so apenas uma das aplicaes da biotecnologia, cincia que est contribuindo para melhorar a qualidade de vida em diversos aspectos.

A biotecnologia tem sido utilizada no apenas no desenvolvimento de plantas, como tambm animais e micro-organismos. Seus benefcios j podem ser observados em diversas reas: Medicina Indstria farmacutica A palavra biotecnologia formada por Indstria de alimentos trs termos de origem grega: bio, que quer Indstria de higiene dizer vida; logos, conhecimento; e tecnos, Agricultura que designa a utilizao prtica da cincia. Pecuria

Cerca de 70% dos alimentos processados no Brasil contm pelo menos um ingrediente derivado de soja, que pode ser transgnica, ou de outros organismos geneticamente modificados

Linha do tempo

Pr-Histria
O homem comea a utilizar o cruzamento de plantas e animais com o objetivo de melhor-los para utilizao e consumo

1865
O monge austraco Gregor Mendel lana as bases da gentica ao explicar a transmisso de caractersticas de gerao para gerao

1953
A estrutura da molcula de DNA descoberta pelo norteamericano James Watson e pelo britnico Francis Crick, permitindo o surgimento da biotecnologia moderna

1972
O bioqumico Paul Berg consegue combinar duas molculas de DNA em laboratrio, criando a tcnica do DNA recombinante

8
TRANSGNICOS A CINCIA EM FAVOR DO CONSUMIDOR

Frutas e hortalias transgnicas podero demorar mais para amadurecer, evitando perdas

A base dos transgnicos est na pr-histria


Se tomarmos como exemplo tcnicas primitivas envolvendo plantas, animais e micro-organismos, veremos que a biotecnologia a base dos transgnicos um ramo de conhecimento milenar ou at pr-histrico. Alm disso, mesmo antes da descoberta da gentica, processos de fermentao utilizados na produo de queijos, vinhos, pes e iogurtes j utilizavam formas rudimentares da biotecnologia.

Os transgnicos nada mais so do que a evoluo de tcnicas milenares


Alda Lerayer, DiretoraExecutiva do CIB, Ph.D. em Gentica de Plantas e Micro-organismos

O que mais os transgnicos podem proporcionar


Alm de j reduzir as perdas na lavoura e desenvolver produtos mais nutritivos, a engenharia gentica poder diminuir a quantidade de substncias indesejveis nos alimentos, como as que naturalmente podem causar alergias, afirma o professor Finardi. A transgenia j permite o desenvolvimento de alimentos como: frutas e hortalias que demoram mais para amadurecer, reduzindo perdas; plantas com valor nutricional enriquecido, a exemplo do arroz com mais vitaminas; plantas mais adaptadas s condies adversas do ambiente, como a seca.

1978
Cientistas dos Estados Unidos produzem com sucesso, em laboratrio, a insulina humana por meio de micro-organismos transgnicos

1983
Trs grupos de cientistas conseguem adicionar genes de uma bactria em duas plantas, desenvolvendo, assim, os primeiros vegetais transgnicos

1994
Ocorre o primeiro lanamento comercial de uma planta transgnica, uma variedade de tomate, nos Estados Unidos

1995 - presente
29 pases passaram a importar produtos transgnicos e outros 25 pases j plantam e importam, entre eles, o Brasil

Testes apontam a segurana do


O meio ambiente e a sade so alvo de estudos cientficos

odo alimento geneticamente modificado s liberado para consumo depois de passar por uma srie de testes que avaliam a segurana para o meio ambiente e para a sade humana e animal. Em mais de 12 anos de uso em todo o mundo, pessoas de cerca de 50 pases consumiram alimentos transgnicos em larga escala, sem nenhum registro de impacto negativo no meio ambiente ou na sade humana e animal. Entidades como a FAO e a OMS, entre outras, j se posicionaram oficialmente a favor dos transgnicos
Antes de chegar ao consumidor, todo transgnico exaustivamente analisado por meio de rgidos testes laboratoriais e de campo

CTNBio avalia a biossegurana


No Brasil, a Lei de Biossegurana (Lei n o 11.105/05) exige que qualquer organismo geneticamente modificado (OGM) passe pela avaliao criteriosa da Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana, a CTNBio. Trata-se de um grupo de 54 doutores em todas as reas relacionadas segurana dos transgnicos, como meio ambiente, sade humana, sade animal, agricultura, sade do trabalhador, entre outras. Ou seja, so cientistas, representantes de vrios Ministrios e da sociedade civil. Eles avaliam, um a um, cada pedido de pesquisa ou comercializao de OGM no Brasil, e s liberam um produto transgnico aps analisar o resultado de diversos testes de biossegurana.

Reduo das micotoxinas no milho Bt


O milho Bt caracterizado pela insero de um gene da bactria Bacillus thuringiensis (Bt), que induz a planta a produzir uma protena txica apenas para determinadas pragas. Assim, o milho Bt permite reduzir os ataques de insetos s plantaes em at 90% e diminui, consequentemente, a probabilidade de crescimento de fungos na espiga, a partir dos locais perfurados pelos insetos-pragas. Esses fungos produzem micotoxinas, substncias extremamente danosas para o homem e para os animais, pois agem diretamente no fgado, inibindo a sntese de protenas, causando queda no nvel de anticorpos e enzimas. Em razo dessas alteraes, pode haver o aparecimento de leses e hemorragias, que podem levar ao cncer e morte. Vale lembrar que cerca de 45% do milho produzido no Brasil contaminado por micotoxinas, sobretudo nas sa-

fras de perodos chuvosos. Por inibir as perfuraes das espigas pelas larvas dos insetos, o milho Bt reduz, ento, a presena de micotoxinas, sendo este mais um benefcio da variedade transgnica em relao convencional para a sade humana e animal.

esquerda, milho convencional, atacado por lagartas, apresenta crescimento de fungo que produz micotoxina. Acima, milho Bt

10
TRANSGNICOS A CINCIA EM FAVOR DO CONSUMIDOR

os transgnicos
A rigidez dos testes cientficos
Para avaliar possveis impactos ao meio ambiente, so realizados experimentos de laboratrio e de campo que analisam se o organismo transgnico interage com plantas, insetos e outros animais da mesma forma que o no-transgnico. Tambm se avalia como o material gentico do OGM se dispersa no ambiente e quais as possibilidades de cruzamento com plantas convencionais. Quanto sade humana, so feitas avaliaes toxicolgicas e nutricionais, entre outras. Para o professor Menossi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), importante destacar a avaliao aprofundada dos transgnicos no que diz respeito a possveis alergias, procedimento que no aplicado aos alimentos convencionais. Alm disso, vale destacar que, preferencialmente, a cincia busca trabalhar com a insero de genes que j tenham um histrico de uso seguro na alimentao ou mesmo que, indiretamente, estejam presentes no nosso dia-a-dia. Um bom exemplo o gene da bactria Bacillus thuringiensis, que confere resistncia aos insetos-pragas que atacam o milho. H mais de duas dcadas, a protena desta bactria, que naturalmente encontrada no solo, passou a ser utilizada na agricultura convencional e, posteriormente, na agricultura orgnica como uma das formas de controle de insetos-pragas na lavoura, e, portanto, integram a nossa alimentao diria, no oferecendo nenhum risco sade humana ou animal.

Desde o incio da dcada de 90, h produtos GM no mercado internacional sendo comercializados. Ao longo desses anos, no existem evidncias de efeito colateral para a sade de quem consome esses alimentos ou para o meio ambiente
Elbio Rech, engenheiro agrnomo, Ph.D. em Gentica Celular e Molecular e pesquisador da Embrapa

Os transgnicos so testados como nenhum outro alimento, sendo to ou mais seguros que os convencionais
Marcelo Menossi, bilogo, Ph.D. em Gentica Molecular e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Os transgnicos representam o progresso cientfico, econmico e social do Pas. Ficar para trs acarretaria um risco muito alto para o Brasil
Crodowaldo Pavan, bilogo com doutorado e ps-doutorado na Universidade de Columbia e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC) (1930 2009)

Aval internacional
Diversas organizaes internacionais de renome apoiam a biotecnologia e os produtos derivados do uso dessa tcnica. Entre elas, esto: Organizao das Naes Unidas para Alimentao e Agricultura (FAO/ONU) Organizao Mundial da Sade (OMS) Academia de Cincias do Vaticano Agncia de Biotecnologia da Austrlia Agncia de Controle de Alimentos do Canad Alm disso, cientistas de importantes academias de cincia nacionais e internacionais j divulgaram relatrios tcnicos apoiando a adoo de plantas transgnicas na agricultura como forma de ajudar o homem a aumentar a produo e a qualidade dos alimentos.

Todas as sementes transgnicas liberadas so seguras para a biodiversidade

11

Transgnicos trazem benefcios


A biotecnologia diminui os impactos do homem sobre a natureza
s lavouras transgnicas, alm de serem seguras para o meio ambiente, oferecem benefcios em relao s convencionais no que diz respeito preservao do planeta. Isso acontece porque as plantas transgnicas disponveis no mercado diminuem a necessidade de aplicao de defensivos agrcolas para combater as pragas. Assim, tambm se gasta menos gua na preparao dos agrodefensivos e menos combustveis nos tratores e mquinas usados para aplicar esses produtos na lavoura. Segundo o bilogo Marcelo Menossi, da Unicamp, a biotecnologia vem sendo utilizada h anos para minimizar os impactos do homem sobre a natureza. Para se ter uma ideia dos avanos, j esto sendo testadas plantas transgnicas capazes de despoluir o solo e a gua. Esto sendo desenvolvidas tambm plantas tolerantes a estresses abiticos, a exemplo da seca e de solos salinos, alm de trabalhos importantes, inclusive no Brasil, com o eucalipto e a cana-de-acar.

A engenharia gentica torna algumas lavouras mais produtivas e, desta forma, contribui para reduzir a necessidade de plantio em novas reas

12
TRANSGNICOS A CINCIA EM FAVOR DO CONSUMIDOR

ambientais
Reduo da poluio
Somente em 2007, o uso de variedades GM diminuiu em 14,2 bilhes de quilos as emisses mundiais de dixido de carbono, em decorrncia do uso menor de mquinas agrcolas. Para se ter uma ideia da importncia ambiental dessa reduo, ela representaria tirar das ruas, por um ano, 6,3 milhes de carros equivalente frota de veculos da Grande So Paulo. Os dados so do relatrio Impacto Global da Biotecnologia: efeitos socioeconmicos e ambientais 1996-2007, da consultoria britnica PG Economics.

O Brasil agradece
Dono de uma das maiores riquezas naturais do mundo, o Brasil tem muito a ganhar com os benefcios ambientais das sementes transgnicas. As variedades j liberadas de soja e algodo transgnicos vo gerar para o meio ambiente do Pas, nos prximos 10 anos, a reduo:
Menos combustvel, gua e defensivos so usados nas plantaes transgnicas

Do consumo de 382,3 milhes de litros de diesel O suficiente para abastecer por 10 anos uma frota de 160 mil caminhonetes.

Do consumo de 56,2 bilhes de litros de gua O equivalente ao consumo, em uma dcada, de uma cidade de 130 mil habitantes.

Da emisso de 1,1 milho de toneladas de CO2 O mesmo que plantar uma floresta com 9,3 milhes de rvores.
Fonte: Cleres

Com a chegada dos milhos transgnicos, liberados comercialmente no Pas em 2008, esses benefcios devero ser ainda maiores

13

Ganhos para a agricultura bras


As sementes transgnicas diminuem as perdas na produo
agricultura encontrou na biotecnologia um de seus maiores aliados para a produo mais eficiente de plantas. Pragas, doenas e problemas climticos, por exemplo, sempre foram grandes obstculos produo de alimentos, e a aplicao da engenharia gentica na agricultura permitiu o desenvolvimento de cultivos com mais qualidade e menos perdas. Assim, a produo de alimentos aumenta. Alm disso, a biotecnologia tem permitido o desenvolvimento de diversas plantas resistentes a insetos e tolerantes a herbicidas (facilitando o controle mais eficiente do mato que cresce nas plantaes), o que resulta em lavouras mais produtivas. Isso reduz a necessidade de aumento da rea plantada para produzir alimentos populao. Um exemplo importante, desenvolvido pela Embrapa, o feijo transgnico resistente ao vrus do mosaico dourado, praga que destri as lavouras.

Populao mundial X rea agrcola

Populao mundial (em bilhes)

rea agrcola (em bilhes de hectares)

Crescimento observado de 1961 a 2006: Populao = 113% rea agrcola= 0%

Crescimento previsto de 2010 a 2050: Populao = 32% rea agrcola= 0%

Enquanto a populao cresce, as terras aptas para a agricultura permanecem as mesmas, o que exige que se produza cada vez mais alimentos em espaos menores

Fonte: FAO e Unctad

Veja o que os agricultores dizem sobre os transgnicos


As sementes transgnicas tornam a vida do produtor mais fcil. Depois que comecei a plantar, passei a ter mais tempo para outras atividades, por isso pretendo cultiv-las cada vez mais na minha lavoura
Luiz Alberto Serenato, produtor de soja (Paran)

As sementes transgnicas so importantes opes para o agricultor, especialmente pela reduo dos custos com os herbicidas
Mario Broek, produtor de soja (Gois)

Quero usar transgnicos porque diminuiro meus custos e tornaro o plantio mais fcil
Rubens Tonon, produtor de milho (Gois)

Na prxima safra, prefiro usar sementes transgnicas porque as convencionais tm me causado muitas perdas
Adriano Lieshout, produtor de milho (Gois)

O algodo transgnico Bt reduziu pela metade meus custos com inseticidas, alm de ter permitido retomar o plantio dessa cultura na nossa regio
Adelino Martins, agricultor familiar de Catuti (Minas Gerais)

14
TRANSGNICOS A CINCIA EM FAVOR DO CONSUMIDOR

ileira
Mais renda no campo
Um estudo realizado entre 2002 e 2004, pelo Centro Comum de Pesquisa da Comisso Europeia, mostrou que agricultores da Espanha que cultivaram o milho transgnico Bt (resistente a insetos) obtiveram uma margem de lucro bruta de at 122 euros (aproximadamente R$ 366) por hectare/ano, acima da margem registrada nas lavouras convencionais. Esse aumento de rentabilidade resultado do nmero menor de aplicaes de inseticidas no milho Bt.

Quanto o Brasil tem a lucrar


Entre 2007 e 2017, as variedades transgnicas podero gerar para a agricultura brasileira ganhos de:

US$ 6,9 bilhes


para a cultura do milho
O algodo transgnico Bt reduziu pela metade meus custos com inseticidas
Adelino Martins, agricultor familiar de Catuti (Minas Gerais)

US$ 2,1 bilhes


para a cultura do algodo
Fonte: Cleres

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Reading (Reino Unido) com os transgnicos, h reduo no custo da produo e economia de 14 horas de trabalho por hectare

No importa o tamanho da propriedade, todos ganham


De acordo com o Servio Internacional para a Aquisio de Aplicaes em Agrobiotecnologia (ISAAA), 12,3 milhes de pequenos agricultores de todo o mundo plantaram sementes geneticamente modificadas em 2008 e conheceram os benefcios dos transgnicos, a exemplo do aumento da renda. Como os produtores familiares utilizam, em geral, menos tecnologia (mquinas, assistncia tcnica e fertilizantes) que os grandes agricultores, so os que mais ganham com a reduo nos custos de manejo da cultura e com a maior facilidade para cuidar da lavoura. Prova disso um estudo de trs anos realizado por pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, com 2 mil pequenos agricultores da frica do Sul. A anlise apontou o aumento da produtividade do algodo transgnico resistente a insetos em relao ao convencional, elevando as margens de lucro de US$ 86 para US$ 93 por hectare. Outro dado revela que essa variedade de algodo permite diminuir as aplicaes de inseticidas na lavoura, reduzindo os custos da produo e economizando 14 horas de trabalho por hectare.

15

Transgnicos crescem no Brasil


As vantagens e a segurana da tecnologia levam cada vez mais pases a plantar e importar

erca de 125 milhes de hectares foram plantados com transgnicos em 25 pases em 2008, segundo relatrio do ISAAA. A rea maior que o dobro do territrio da Frana, ou cerca de quatro vezes e meia o Estado de So Paulo.

rea com transgnicos no Brasil


No Brasil, foram plantados 15,8 milhes de hectares com sementes de soja e algodo transgnicos em 2008, com um crescimento de 5,3% em relao ao ano anterior. Com a liberao do milho geneticamente modificado no incio de 2008, a tendncia que o Brasil ultrapasse a Argentina, ficando atrs apenas dos Estados Unidos em rea plantada com transgnicos. rea plantada com transgnicos

Os habitantes dos 25 pases que plantaram transgnicos em 2008 correspondem a mais de 55% da populao mundial. Levando em conta as importaes, pessoas de 55 pases consomem transgnicos

rea plantada com transgnicos no mundo em 2008


Milhes de hectares

1 2 3 4 5 6 7 8 9

EUA Argentina Brasil ndia Canad China Paraguai frica do Sul Uruguai

62,5 21,0 15,8 7,6 7,6 3,8 2,7 1,8 0,7 0,6 0,4 0,2 0,1

14 Espanha 15 Chile 16 Colmbia 17 Honduras 18 Burquina Fasso 20 Romnia 21 Portugal 22 Alemanha 23 Polnia 24 Eslovquia 25 Egito

0,1 <0,1 <0,1 <0,1 <0,1 <0,1 <0,1 <0,1 <0,1 <0,1 <0,1

19 Repblica Checa <0,1

10 Bolvia 11 Filipinas 12 Austrlia 13 Mxico

Fonte: James, Clive (2008)

Quanto isso representa da rea total

Soja Milho Algodo

14,2 milhes de hectares 1,3 milho de hectares 0,3 milho de hectares

63,9% 10,6% 35,0%


Fonte: Isaaa/Conab

16
TRANSGNICOS A CINCIA EM FAVOR DO CONSUMIDOR

e no mundo
Mercado recebe transgnicos de portas abertas
A liberao de uma variedade de soja transgnica em 2003 permitiu ao Brasil aumentar a competitividade da produo nacional e garantir uma posio relevante no mercado mundial de gros. Caso contrrio, no estaramos entre os maiores exportadores de soja, ao lado dos Estados Unidos e da Argentina, que adotaram o gro geneticamente modificado em 1996. Como maiores importadores de soja desses trs pases, destacam-se a China e a Unio Europeia, bloco que importa tambm grandes quantidades de milho precisamente, 14,6 milhes de toneladas na safra 2007/2008, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Exportaes tambm crescem


Os grficos mostram que Brasil e Argentina conseguiram aproveitar o crescimento do mercado mundial de soja e derivados para aumentar suas exportaes no perodo aps a liberao da semente transgnica (em 1996, na Argentina, e em 2003, no Brasil): Brasil
Milhes de toneladas* 50 40 30 20 10 0 2002/2003 2007/2008

A Organizao das Naes Unidas para Alimentao e Agricultura (FAO) concluiu no haver diferenas entre os alimentos transgnicos do mercado e seus pares convencionais, a no ser a(s) nova(s) caracterstica(s) que o(s) gene(s) inserido(s) no alimento transgnico permitiu(ram) expressar

43,0 37,1

Argentina
Milhes de toneladas* 50

48,6
40 30 20 10 0 1996/1997 2007/2008

12,0

*Total em peso equivalente-gro Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) Elaborao: CIB

17

O investimento na cincia
Empresas pblicas e privadas injetam altos valores em pesquisas de ponta
assim, possvel desenvolver novos produtos e realizar descobertas teis para a sociedade. No Brasil, h cooperativas, universidades e empresas pesquisando novas tecnologias e novos produtos relacionados aos transgnicos, o que aumenta as opes para os agricultores. Por isso, em todo o mundo, existem leis para garantir que apenas as instituies que criaram produtos ou desenvolveram tecnologias podero us-los ou autorizar o uso por outras pessoas/empresas. Assim, a entidade registra a patente de seu invento, que o que assegura que o produto foi realmente desenvolvido por ela. Quando isso acontece, a detentora da patente pode cobrar royalties para ceder o direito de uso de sua tecnologia, por um perodo determinado pela legislao de cada pas 20 anos, no caso do Brasil. Os royalties so a compensao financeira pelo uso autorizado da tecnologia, retribuindo o esforo intelectual e os investimentos realizados para o seu desenvolvimento.

No caso das sementes transgnicas, os

royalties garantem viabilidade econmica para o desenvolvimento de novas tecnologias

18
TRANSGNICOS A CINCIA EM FAVOR DO CONSUMIDOR

O Conselho de Informaes sobre Biotecnologia (www.cib.org.br) uma organizao no-governamental e uma associao civil sem fins lucrativos e sem nenhuma conotao poltico-partidria ou ideolgica. Seu objetivo bsico divulgar informaes tcnico-cientficas sobre a Biotecnologia e seus benefcios, aumentando a familiaridade de todos os setores da sociedade com o tema.

EXPEDIENTE Coordenadora-Geral: Editor Executivo: Redao: Consultores Tcnicos:

Alda Lerayer Antonio Celso Villari Dbora Marques Elibio Rech - agrnomo, Ph.D. em Gentica Molecular e pesquisador da Embrapa Recursos Genticos e Biotecnologia Jos Maria da Silveira - agrnomo, doutor em Economia e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Marcelo Gravina - agrnomo, Ph.D. em Fitopatologia e Biologia Molecular e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Marcelo Menossi - bilogo, Ph.D. em Gentica Molecular e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Patrcia Fukuma - advogada especialista em Relaes de Consumo

Apoio Operacional:

Jacqueline Ambrosio Julia Corradi Joo Paulo Mendes Silva Projeto Grfico: Srgio Brito Fotos: CIB; Srgio Andrade Tratamento de imagens: Dandalo Gabrielli

19

Como saber mais sobre transgnicos


Se voc quer saber mais sobre biotecnologia e transgnicos, confira os sites do CIB em www.cib.org.br e www.biotecpragalera.org.br. Neles, voc encontra notcias nacionais e internacionais sobre as pesquisas que esto sendo desenvolvidas e entrevistas especiais com cientistas que trabalham com biotecnologia. Os sites tambm do acesso a todas as publicaes do CIB, como outros guias especficos sobre o milho, o algodo e o eucalipto. O Biotec pra Galera, desenvolvido especialmente para os jovens, traz ainda uma seo com o Dr. Jairo Bouer, que entrevista, na linguagem da garotada, os maiores especialistas no assunto.

SITES RELACIONADOS
Abrabi Associao Brasileira das Empresas de Biotecnologia www.abrabi.org.br AGBIOS www.agbios.com AgroBio Colmbia www.agrobio.org AgroBio Mxico www.agrobiomexico.org.mx Anbio Associao Nacional de Biossegurana www.anbio.org.br Argenbio (Argentina) www.argenbio.org CBI Council for Biotechnology Information (Estados Unidos) www.whybiotech.com ChileBio www.chilebio.cl CTNBio Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana www.ctnbio.gov.br Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria www.cenargen.embrapa.br ISAAA Servio Internacional para a Aquisio de Aplicaes em Agrobiotecnologia www.isaaa.org O DNA vai escola www.odnavaiaescola.org

www.cib.org.br

Porque Biotecnologia (Argentina) www.porquebiotecnologia.com.ar SBB Sociedade Brasileira de Biotecnologia www.sbbiotec.org.br SBG Sociedade Brasileira de Gentica www.sbg.org.br

www.biotecpragalera.org.br

MAIO / 2009

You might also like