You are on page 1of 41

l

l l

Instrues gerais

2009 SEBRAE-MG Todos os direitos reservados. permitida a reproduo total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio, desde que divulgadas as fontes.

SEBRAE-MG ROBERTO SIMES Presidente do Conselho Deliberativo AFONSO MARIA ROCHA Diretor Superintendente LUIZ MRCIO HADDAD PEREIRA SANTOS Diretor Tcnico MATHEUS COTTA DE CARVALHO Diretor de Operaes Unidade de Atendimento Individual ao Empreendedor SEBRAE/MG Gerente Mara Regina Veit

Equipe Tcnica Gabriela Aguiar de Godoy Viviane Soares da Costa Wellington Damasceno de Lima Colaborao Alessandro Flvio Barbosa Chaves, Any Myuki Wakabayashi, Cssio Silva Duarte, Cludio Afrnio Rosa, Denise Monteiro Sapper, Helena Leite Dolabella, Jefferson Ney Amaral, Jos Mrcio Martins, Magno Henrique Martins Alves, Roberto Marinho Figueiroa Zica, Snia Rodrigues Pereira Gomes

Consultoria Jurdica Fernandes Advogados Associados

Instrues gerais

Apresentao
Quer abrir o seu prprio negcio? Ponto de Partida: aqui comea o sucesso
O Ponto de Partida um produto do Sebrae-MG, que rene informaes essenciais sobre vrios aspectos da abertura de um negcio. Ele dividido em dois manuais: um com aspectos gerais e outro com especficos.

Neste manual, voc encontrar informaes relativas ao desenvolvimento de um empreendimento, que respondem a questes do tipo como identifico uma oportunidade?, quais so os aspectos legais para formalizao?, tenho perfil empreendedor?, entre outras.

Os temas abordados envolvem aspectos importantes na constituio de negcios e contribuem para o planejamento de seu empreendimento. Lembre-se que a atitude de buscar informaes antes da abertura de uma empresa contribui para a constituio de empreendimentos mais bem preparados para atuar no ambiente competitivo atual.

No entanto, o presente manual contm orientaes gerais para orientar o candidato a empresrio, no podendo o Sebrae-MG se responsabilizar pelo resultado final do empreendimento. O sucesso do negcio depender de outros fatores como, por exemplo, experincia, comportamento empreendedor, mercado, entre outros.

O Sebrae-MG dispe de programas que orientam e capacitam empreendedores e empresrios no desenvolvimento dos negcios. Para mais informaes, visite um dos Pontos de Atendimento, acesse www.sebraemg.com.br ou ligue 0800 570 0800.

Ateno: recomendvel consulta ao Ponto de Partida especfico da atividade de seu interesse para obter outras informaes importantes e complementares sobre o empreendimento.

data de atualizao: jul/2009

Instrues gerais

Sumrio
Por onde comear? 1 - Avaliao do perfil empreendedor Na prtica 2 - Identificao da oportunidade 2.1 - Plano de negcio 2.2 - Pesquisa de mercado 2.3 - Acesso a servios financeiros Na prtica  - Aspectos legais .1 - Regularizao ambiental .2 - Passo a passo para registro . - Lei Geral das micro e pequenas empresas Na prtica  Implantao do negcio Relacionamento com o cliente, Gesto financeira, Layout Exposio interna Vitrine Estoque Imvel Msica ambiente, Compra de produtos e equipamentos Gesto de pessoas, Atendimento Mundo virtual Capacidade produtiva, Logstica, Divulgao Parcerias, Energia eltrica, Meses de frias Dicas para o sucesso Fatores que inviabilizam Na prtica 5- Gesto do negcio Na prtica Referncias 05 06 06 07 07 07 08 1 16 16 18 20 2 2 2 2 26 27 28 29 0 1 2  5 5 6 7 7 8

data de atualizao: jul/2009

Instrues gerais

Por onde comear?


Conhea as etapas que voc dever percorrer para abrir seu negcio
Neste manual, voc encontrar uma sugesto de caminho a ser percorrido para a abertura do seu negcio. A inteno orient-lo em relao aos processos que devem ser seguidos, para que voc tenha conhecimento suficiente para depois de abrir, manter a sua empresa no mercado. Lembre-se que, alm das indicaes de cursos e leituras deste manual, muito importante que voc continue buscando informaes em outros meios e instituies especializadas.

5
Gesto do Negcio

4 3
Aspectos Legais Implantao do Negcio

Avaliao do Perfil Empreendedor

qqqqqqq qqqqqqq qqqqqqqqq 2 qqqqqqqqq qqqqqqqqqqq 1 qqqqqqqqqqq qqqqqqqqqqqqq qqqqqqqqqqqqq qqqqqqqqqqqqqqq qqqqqqqqqqqqqqq qqqqqqqqqqqqqqqqq qqqqqqqqqqqqqqqqq qqqqqqqqqqqqqqqqqqqq qqqqqqqqqqqqqqqqqqqq
Identificao da Oportunidade
data de atualizao: jul/2009

Instrues gerais

1 - Avaliao do perfil empreendedor


Conhea as principais caractersticas de empreendedores de sucesso
Vai abrir um negcio? Ento saiba que o primeiro passo desse projeto conhecer as caractersticas de empreendedores que deram certo e verificar se voc se identifica com elas.

Conhecer o ramo de atuao e buscar sempre novas informaes; Possuir capacidade de liderar e motivar; Correr riscos calculados; Ser otimista, organizado e criativo; Possuir comprometimento e determinao; Ser persistente, no desistir e superar obstculos; Ser independente e autoconfiante; Estabelecer metas; Buscar oportunidades e tomar iniciativa; Acompanhar o desempenho dos concorrentes; Planejar e realizar um monitoramento sistemtico das aes.

preciso ressaltar que nem sempre uma pessoa rene todas as caractersticas que marcam a personalidade de um empreendedor de sucesso. No entanto, se voc se identificou com a maioria delas, ter grandes chances de se dar bem. Mas, se descobriu pouca afinidade com sua vida profissional, reflita sobre o assunto e procure desenvolver-se.

Na prtica
Como o Sebrae pode auxiliar nesta etapa
Teste: Perfil do Empreendedor Acesse www.sebrae.com.br, clique em Atendimento e depois em Teste do perfil do empreendedor

Cursos: Oficina do Empreendedor, Aprender a empreender, Empreendedorismo Rumo ao prprio negcio, Empretec, Saber empreender

Informaes: 0800 570 0800 / www.sebraemg.com.br

data de atualizao: jul/2009

Instrues gerais

2 - Identificao da oportunidade
O que montar? Como saber se vivel?
Voc est em dvida para escolher que tipo de negcio abrir? Uma dica: escolha um que voc tenha afinidade e, no mnimo, um pouco de experincia. Veja se voc possui algum dom ou habilidade que possa ser transformado em negcio. importante que voc saiba tambm que no adianta somente gostar da atividade, pois ser preciso gerenci-la. Para isso, voc ter que obter conhecimentos sobre o mercado, planejar as atividades e, se necessrio, obter recursos para deslanchar o negcio. Observe bastante e converse com vrias pessoas, pois elas tero diferentes percepes sobre vrios aspectos e assuntos. Aps anlise, observao e conversas, possvel enxergar a oportunidade de iniciar um negcio e identificar variveis favorveis e desfavorveis de um setor ou atividade. Os passos a seguir tambm podero orientlo nesse caminho.

2.1 - Plano de negcio


uma ferramenta que orienta a implantao de um novo empreendimento. O plano de negcio contribui para a competitividade e longevidade da nova empresa, tornando mais claro o caminho e indicando a direo mais acertada a ser seguida. um documento com as principais variveis do negcio, que ir ajudar a responder questes importantes relativas ao negcio antes do lanamento.

comum que haja mudanas profundas no projeto ou at mesmo o abandono da idia inicial, quando se comea a pesquisar e checar as suposies iniciais para a montagem do Plano de Negcio. Essa uma das principais vantagens do documento: muito mais fcil modificar um negcio que ainda est somente no papel.

2.2 - Pesquisa de mercado


A elaborao de uma Pesquisa de Mercado tem como objetivo reduzir o risco e o grau de incerteza, fornecendo informaes essenciais para analisar a viabilidade do empreendimento. So coletadas informaes junto ao consumidor, fornecedor ou concorrentes para orientar a tomada de deciso e soluo de problemas. A pesquisa de mercado a ferramenta certa para, por exemplo, suprir a necessidade de desenvolver estratgias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores e identificar a estrutura da concorrncia.

data de atualizao: jul/2009

Instrues gerais

2.3 - Acesso a servios financeiros


Escolher uma oportunidade de negcio ou ter uma ideia um importante passo para quem deseja constituir uma empresa. Entretanto, a necessidade de recursos financeiros para concretizao desse projeto tem sido um limitador para muitos empreendedores brasileiros. Apesar do indce de sobrevivncia de empresas constitudas em 2005, em Minas Gerais, aproximar-se de 85%, de acordo com pesquisa realizada pelo Vox Populi em 2007, o empreendedor deve cuidar para que sua empresa no se enquadre na lista das que encerram suas atividades antes da hora. Ainda de acordo com a pesquisa, a maior dificuldade enfrentada pelas empresas, tanto ativas quanto extintas, em 2005, estavam relacionadas a aspectos financeiros (como falta de capital de giro) e elevada carga tributria.

Antes de arriscar o seu patrimnio, que talvez demorou toda uma vida para se formar ou investir recursos obtidos por meio de emprstimos, necessrio planejar e avaliar todos os aspectos do negcio com muito cuidado. Observar o cenrio econmico e o mercado em que pretende se inserir, atentar para futuras crises e adotar mecanismos de controle do negcio so algumas das atitudes que contribuem para a sobrevivncia dos negcios.

Alm disso, caso opte por um financiamento bancrio, voc deve refletir se realmente precisa do recurso. Se houver necessidade, caber a voc avaliar as melhores opes com calma para que sua deciso no crie problemas, ao invs de solucion-los. O Sebrae-MG poder auxiliar nessa deciso, por meio de orientaes, consultorias, palestras, informativos e capacitaes (ver box Na prtica, no final do captulo).

Financiamento de empreendimentos no Brasil De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor 2007 (GEM), maior estudo mundial sobre empreendedorismo, o montante total de recursos necessrios para empreender no Brasil obtido, em sua maioria, por meio de familiares prximos, como maridos e esposaas, pais, avs, irmos (a pesquisa apontou que 62% recorreu a familiares). Dos pesquisados, menos de 10% buscaram linhas de crdito bancrio especfica para novos empreendimentos.

A poupana pessoal do empreendedor a principal fonte de recursos para iniciar um negcio

data de atualizao: jul/2009

Instrues gerais

Importante: o Sebrae no instituio financeira, pois no est autorizado pelo Banco Central a emprestar recursos. No entanto, realiza uma srie de aes e atividades que apoiam o empreendedor no acesso s instituies financeiras e na obteno de crdito.

Empresas em implantao Para quem tem uma ideia de negcio e gostaria de conseguir um financiamento

Existe financiamento para empresas em implantao, mas o acesso no fcil. Os bancos analisam caso a caso e avaliam critrios como:

Bom histrico de relacionamento do cliente com o banco; Apresentao de bom projeto de viabilidade econmico-financeira; Presena de garantias; Experincia gerencial; Experincia no ramo de atividade; Risco da proposta (avalia o objetivo, finalidade, valor e prazo do crdito e sua adequao); Recursos prprios.

Empresas informais Para quem j tem o negcio, mas ele no formalizado (sem CNPJ)

No Brasil, estabelecimentos informais podem ser atendidos por Cooperativas de Crdito, Instituies de Microcrdito e o Programa de Gerao de Emprego e Renda (Proger), por meio de operaes de microcrdito. Tanto as cooperativas, quanto as instituies de microcrdito atendem aos pequenos negcios por meio de financiamento para investimentos e/ou capital de giro. Os limites, prazos e taxas de juros variam de acordo com a estratgia de cada instituio, com exceo da Sociedades de Crdito ao Microempreendedor (SCM), que, por fora de lei, somente podem emprestar at R$ 10 mil por cliente. Cabe ao empreendedor pesquisar qual instituio possui produtos e servios mais adequados s suas necessidades.

Outra informao relevante que a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas trouxe diversos benefcios e facilidades burocrticas para que os empreendimentos possam se formalizar. O Sebrae pode auxiliar na identificao dessa anlise (ver box Na prtica, no final do captulo).

data de atualizao: jul/2009

Instrues gerais

Garantias e exigncias A insuficincia ou falta de garantias tem sido um dos principais fatores que impedem a obteno de recursos junto s instituies financeiras. Como forma de solucionar ou reduzir esses problemas, as micro e pequenas empresas contam com alguns mecanismos que oferecem o complemento das garantias exigidas pelo Sistema Financeiro Nacional.

Dificilmente se consegue um financiamento para realizar investimento na ausncia de avalistas ou garantias reais. Entretanto, existem alternativas que podem viabilizar a operao, garantindo as exigncias bancrias. So exemplos destes mecanismos de garantia complementar o Fundo de Aval s Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fampe), o Fundo de Aval para Gerao de Emprego e Renda (Funproger) e as Sociedades de Garantia de Crdito.

Como conseguir financiamento? Os agentes financeiros precisam de informaes qualificadas para identificar os riscos nas situaes de emprstimos, a capacidade de pagamento do tomador do financiamento e fazer as recomendaes em relao melhor reestruturao e tipo de financiamento a oferecer. bastante comum s instituies do mercado financeiro, ao realizarem suas anlises, classificar as caractersticas pessoais e financeiras do tomador do crdito, chamadas de Cs do Crdito. So eles: Carter (histrico / cadastro), Capacidade (de devolver o crdito solicitado), Capital (patrimnio), Colateral (garantias) e Condies.

Quais so os tipos? Crdito para investimento fixo: destinado compra de mquinas/equipamentos e execuo de obras civis necessrias implantao, modernizao, expanso e melhoria do processo produtivo; Crdito para capital de giro: para compra de mercadorias, reposio de estoques, despesas administrativas. Ou seja, para o giro operacional da empresa; Crdito misto: o capital de giro associado ao investimento fixo. Por exemplo, a empresa financiou uma mquina e poder necessitar de capital de giro para a matria-prima.

Uma vez constitudo o negcio, os tipos de financiamento so: Antecipao de receita: os valores a receber das vendas a prazo da empresa podem se transformar em garantias ou recursos vista, por meio das seguintes formas de financiamento: - Desconto de duplicatas e promissrias: a empresa passa esses ttulos ao banco e obtm capital de giro para alavancar seus negcios, antecipando os recebimentos de suas vendas a prazo; - Desconto de cheques: os cheques pr-datados so entregues e descontados antecipadamente no banco,

data de atualizao: jul/2009

10

Instrues gerais

que fornece empresa recursos para cobrir eventuais necessidades de caixa; - Faturas de cartes de crdito: a empresa cede seus crditos futuros ao banco e obtm capital de giro para alavancar seus negcios, colocando as faturas de carto como garantia da operao. Conta garantida: linha de crdito rotativo vinculada conta corrente da empresa. Os recursos so liberados a qualquer hora, por solicitao do cliente. A garantia pode ser composta por cauo de cheques pr-datados, duplicatas ou notas promissrias. As taxas so, geralmente, maiores que as das modalidades anteriores. Onde buscar recursos? Para solicitar financiamento junto s instituies financeiras, com exceo das entidades que atuam com microcrdito, necessrio que sua empresa j tenha CNPJ e as certides negativas de dbito em dia. importante tambm comparar as taxas cobradas pelas instituies, pois ajuda tanto no alcance de novas linhas como na negociao de dvidas antigas.

Bancos de desenvolvimento: tm como objetivo principal fornecer os recursos necessrios, de mdio e longo prazo, em programas e projetos que tenham como objetivo a promoo do desenvolvimento econmico e social. Sites: www.bndes.gov.br; www.bdmg.mg.gov.br; www.bnb.gov.br; Bancos oficiais: so responsveis pela operacionalizao de linhas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), geralmente com condies mais atrativas para os pequenos negcios. Sites: www.bb.com.br; www.cef.com.br; Bancos privados: oferecem solues de acordo com o porte e a necessidade das empresas, sendo as condies dos financiamentos de acordo com as exigncias de cada banco. Site: www.febraban.com.br; Cooperativas de crdito: so associaes autnomas formadas por pessoas, com o objetivo de prestar servios de natureza bancria aos seus cooperados. Para obter os servios de uma cooperativa necessrio tornar-se um cooperado. As taxas e as condies de acesso ao crdito e a outros servios financeiros so, geralmente, bastante atrativas. Sites: www.crediminas.com.br; www.cecremge.org.br; www.unicredbh.com.br; Instituies de microcrdito: atendem aos pequenos negcios que se caracterizam, em sua maioria, como informais, por meio de financiamentos para investimentos e/ou capital de giro. Site: www.sebraemg.com.br; Financeiras: empresas ligadas geralmente a grupos econmicos ou bancos, especializadas em financiamentos para bens de consumo (ex.: mesas, cadeiras, prateleiras, etc.). Sites: www.bacen.gov.br; www.febraban.com.br.

data de atualizao: jul/2009

11

Instrues gerais

Avalie suas necessidades Dicas ao buscar financiamento Antes de tudo, preciso se certificar de que o financiamento de fato a melhor sada. Dinheiro emprestado no a soluo para rombos constantes no fluxo de caixa. Identifique a origem do problema antes de bater porta do banco. Caso decida pelo emprstimo, planeje bem a abertura e expanso do negcio para identificar e administrar os riscos e a capacidade de pagamento. Calcule seus lucros Antes de fechar uma operao, analise se o lucro gerado pela empresa suficiente para o pagamento. Se sua meta for pegar dinheiro para investir, lembre-se: o emprstimo s vivel se os custos das operaes forem menores do que a margem de lucro resultante do investimento. Escolha a linha certa Se o financiamento for mesmo a sada, escolha a melhor linha em relao aos juros e aos prazos. Com isso, as dificuldades so reduzidas na negociao do emprstimo, voc pode comparar as alternativas, o que leva contratao de um emprstimo que melhor atenda s suas necessidades. Tenha cuidado com os custos Ao calcular os custos da operao, leve em conta o peso dos encargos adicionais, pois as instituies financeiras muitas vezes cobram o seguro e tarifas de abertura de crdito, de registro de ttulos e de elaborao de contrato. Fique atento tambm aos custos representados por tarifas e tributos, que incidem direta ou indiretamente sobre o emprstimo, entre eles, o Imposto sobre Operaes Financeiras (IOF). Prepare os documentos Tenha em mos a documentao pessoal dos scios e da empresa (CPF dos scios, contrato social, balanos, declaraes de imposto de renda e as certides negativas do INSS e do FGTS) quando for procurar o gerente, para dar mais agilidade operao. O banco avaliar a sade financeira do seu negcio para determinar o limite de crdito e, sobretudo, no caso de capital de giro, o tamanho das taxas de juros. Custos extras so capazes de aumentar, e muito, a conta S pegue um financiamento se puder pagar depois! Lembre-se que crdito proporciona oportunidades, no cria

Justifique o motivo do emprstimo Deixe claro como voc vai usar o dinheiro. A maioria dos bancos pede que voc preencha um formulrio com tais informaes. Guarde todas as notas fiscais, recibos, comprovantes de pagamento, etc, para prestar contas futuramente se for necessrio.

data de atualizao: jul/2009

12

Instrues gerais

Separe as contas do negcio das despesas pessoais Fuja da tentao de recorrer ao crdito pessoal para financiar o negcio. A prtica atrapalha o banco na hora de analisar as finanas da empresa. E l se vo suas chances de conseguir um bom limite de crdito ou juros mais baixos. Cuidado com as operaes casadas

Jamais misture o caixa da empresa com o pessoal

Leve em considerao os produtos e servios oferecidos pelo banco atrelados ao financiamento. Ex.: ttulos de capitalizao, seguro de vida, etc. Previna-se para as emergncias Mesmo sem precisar de dinheiro agora, vale deixar uma linha de crdito pr-aprovada no banco. Se a situao apertar, voc no precisar aceitar emprstimos com juros altos enquanto espera a aprovao de uma linha mais em conta. Alm disso, sempre mais fcil conseguir com o gerente um limite de crdito maior e juros melhores quando voc no est no vermelho. Voc tambm pode gerar uma reserva financeira, se administrar bem os nveis de estoque e fluxo de caixa. Emprstimo precisa ser pago, caso contrrio a dvida aumenta e torna-se um problema grave.

Fique de olho! Garanta o sucesso do financiamento!

Crdito no cria oportunidades, mas ajuda a alcan-las; Reflita se o financiamento realmente necessrio para o sucesso da empresa; Tenha capital prprio. No indicado que todo o recurso usado para abertura do negcio seja originrio de financiamento das instituies financeiras; Tenha capacidade de pagamento; Possua garantias. A instituio que conceder o financiamento precisa se prevenir contra quaisquer riscos. Portanto, importante que voc tenha bens para garantir o pagamento do emprstimo, caso haja algum problema; Faa um Plano de Negcio consistente, que retrate a realidade do negcio; Utilize o crdito sempre para a finalidade para a qual foi obtido: capital de giro, investimento fixo ou misto. A m gesto e a falta de sintonia entre as contas a pagar e a receber, do a falsa impresso de que necessrio fazer um financiamento; Evite usar cheque-especial ou cartes de crdito como forma de financiamento, pois as taxas cobradas so mais altas; Algumas instituies solicitam, em mdia, seis meses de faturamento contbil comprovado para solicitar um financiamento.

data de atualizao: jul/2009

1

Instrues gerais

Na prtica
Como o Sebrae e outras instituies podem auxiliar nesta etapa
Srie Como Elaborar Manual Como elaborar um Plano de Negcio Permite identificar e restringir os erros no papel, ao invs de voc comet-los no mercado. Voc definir os objetivos do negcio e conhecer os passos que devem ser dados para que eles sejam alcanados, diminuindo os riscos e as incertezas.

Manual Como elaborar uma Pesquisa de Mercado Aprenda como e quando formular e aplicar uma pesquisa de mercado. Com o manual voc ter acesso s pesquisas mais usadas para micro e pequenas empresas, como as para implantao de novos negcios e aquelas aplicadas em empresas j existentes.

Manual Como elaborar controles financeiros Apresenta controles prticos, procedimentos e sugestes teis para que voc, proprietrio da empresas de pequeno porte, possa aprimorar a gesto de seu negcios e, consequentemente, ganhe mais dinheiro com os recursos existentes.

Os manuais odem ser adquiridos nos Pontos de Atendimento do Sebrae-MG ou consultados, gratuitamente, no site do Sebrae-MG. Srie Guia do Empreendedor

Cartilha Identificao de Oportunidades Apresenta maneiras de identificar as oportunidades de negcios e como saber aproveitlas. Pode ser consultada, gratuitamente, no site do Sebrae-MG.

Consultoria de Gesto - presencial, por telefone ou on-line, nos temas: Finanas, Legislao, Marketing, Recursos-Humanos.

data de atualizao: jul/2009

1

Instrues gerais

Ponto de Partida Lembre-se de fazer download dos manuais especficos de cada atividade, gratuitamente, no site do Sebrae-MG. Dessa forma, fica mais fcil identificar qual o melhor negcio para voc.

Srie Empreendedor Individual Faa download dos manuais com atividades especficas para empreendedores individuais, gratuitamente, no site do Sebrae-MG. Dessa forma, fica mais fcil identificar qual o melhor negcio para voc.

Bssola Sebrae Software que o auxilia na anlise de mercado, indicando a localizao geogrfica de
L

O O

BSSOLA
L
S S

clientes potenciais, dos concorrentes e fornecedores. Aps informar o endereo de um possvel ponto comercial, o ramo de atuao e pblico-alvo do futuro empreendimento, o software levantar informaes como o padro socioeconmico dos moradores, a diviso por classe social, nmero mdio de habitantes, nvel de renda, de domiclios, dados econmicos, geogrficos, a quantidade de estabelecimentos similares na regio e os possveis fornecedores, entre outros.

Curso de Controles Financeiros

Chat de Orientao ao Crdito

Acesso a Servios Financeiros do Sebrae: www.uasf.sebrae.com.br Site que tem como objetivo aproximar o sistema financeiro ao segmento das micro e pequenas empresas para ampliar o acesso e reduzir os custos do crdito e demais servios financeiros.

Fampe e Sociedades de Garantia de Crdito: www.sebrae.com.br

Funproger: www.bb.com.br

Informaes: 0800 570 0800 / www.sebraemg.com.br

data de atualizao: jul/2009

15

Instrues gerais

3 - Aspectos legais
Formalize sua empresa e obtenha vantagens 3.1 - Regularizao ambiental
A regularizao ambiental a adequao do empreendimento junto ao poder pblico em relao ao Licenciamento Ambiental, Autorizao Ambiental de Funcionamento, Certido de Dispensa, Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos, ao Cadastro de Uso Insignificante, Supresso de Vegetao Nativa e Interveno em rea de Preservao Permanente.

Para solicitar a regularizao preencha o Formulrio de Caracterizao do Empreendimento (FCE), que poder ser acessado pelo site: www.semad.mg.gov.br.

O FCE um documento que viabiliza a solicitao de diversas autorizaes, como aprovao para o Uso da gua, Licenciamento Ambiental e Autorizao para Extrao Florestal. Aps o preenchimento, entregue o documento na Superintendncia Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel (Supram) e aguarde anlise.

A Supram, aps apreciao da FCE entregue, poder gerar um Formulrio de Orientao Bsica (FOB) no qual constam todos os documentos necessrios para a formalizao dos processos de licenciamento, de Autorizao Ambiental de Funcionamento, aprovao do Uso de guas, Cadastro de Uso Insignificante de gua, Supresso Nativa e Interveno em rea de Preservao Permanente, quando forem os casos.

Os empreendimentos ou atividades dispensados dos instrumentos de Licena Ambiental ou Autorizao Ambiental de Funcionamento, aps ser analisada a FCE pela autoridade competente, no recebero o FOB, mas sim uma Certido de Dispensa emitida pelo rgo ambiental estadual competente, mesmo sendo passvel de licenciamento ambiental junto ao municpio.

Somente depois de recebida toda a documentao exigida no FOB, quando necessrio, que ser publicado no Dirio Oficial do Estado o requerimento de licena ambiental.

Os empreendimentos com pequeno ou mdio potencial poluidor so obrigados a obterem a Autorizao Ambiental de Funcionamento (AAF), ficando dispensados do licenciamento ambiental.

J os empreendimentos de maior porte e maior potencial poluidor so obrigados a efetuarem o processo de

data de atualizao: jul/2009

16

Instrues gerais

licenciamento requerendo as licenas prvia (LP), de instalao (LI) e de operao (LO).

A Deliberao Normativa n 7 do COPAM a norma legal que regulamenta o licenciamento ambiental dentro do Estado de Minas Gerais e estabelece critrios para a classificao dos empreendimentos e seu porte e potencial poluidor. Para consulta na ntegra na DN n 7 consulte o site www.semad.mg.gov.br.

Conforme j dito, dependendo da atividade e do potencial poluidor o empreendedor dever apresentar na Supram os documentos exigidos no FOB para regularizao ambiental. Lembre-se: a regularizao

ambiental no termina com a obteno da LO ou AAF, pois sempre ser necessria a manuteno das regularidades ambientais implcitas ou explcitas na licena ambiental ou na AAF.

Outro ponto importante o Cadastro Tcnico Estadual que o empreendedor dever se inscrever no prazo mximo de 0 dias, a contar do incio de suas atividades, por meio de preenchimento de formulrio eletrnico disponvel no site www.siam.mg.gov.br.

Esse cadastro somente obrigatrio para as atividades constantes nos anexos I e II da Lei Estadual n 1.90, de 29 de dezembro de 200. Para saber se sua atividade est inclusa nos anexos e obter informaes, acesse o site: www.siam.mg.gov.br

O cadastro, aps o devido preenchimento e emisso automtica de um protocolo, dever ser impresso e mantido pelo usurio.

Para maiores informaes o empreendedor dever consultar diretamente a Fundao Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gesto das guas (Igam) ou as Superintendncias Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel (Suprams).

A defesa do meio ambiente competncia comum da Unio, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municpios, por isso, necessrio que o empreendedor consulte tambm a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou a Prefeitura para obter maiores esclarecimentos de eventuais exigncias locais onde pretende explorar suas atividades.

data de atualizao: jul/2009

17

Instrues gerais

3.2 - Passo a passo para registro


muito importante que voc oficialize seu negcio. Quando voc deixa de trabalhar na informalidade, sua empresa pode atuar de forma mais competitiva, gerando resultados oficiais, como gerao de emprego e renda, possibilidade de obteno de linhas de crdito subsidiadas, participao em licitaes pblicas, reconhecimento social, etc.

Como legalizar a empresa Veja abaixo algumas orientaes do caminho a ser percorrido

1) Verifique a possibilidade de instalao do negcio no local de sua escolha, consultando Prefeitura local, para obteno do Alvar de Funcionamento.

2) Realize consulta da situao fiscal dos scios (CPF) junto Secretaria da Receita Federal e Secretaria Estadual da Fazenda. Ser verificada a existncia de pendncias ou irregularidades que impeam a obteno da inscrio nos cadastros fiscais (federal e estadual).

3) Verifique a possibilidade de registro do nome empresarial, consultando a Junta Comercial ou o Cartrio de Registro. Em relao ao Registro da Marca escolhida, faa a verificao no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

4) Elabore o Contrato Social, que dever ser levado para registro na Junta Comercial (Jucemg) ou no Cartrio de Registro. Inclua as informaes abaixo no documento:

Qualificao dos scios; Nome empresarial; Forma de constituio societria; Endereo; Objetivos sociais; Capital social; Forma de administrao; Distribuio dos resultados; Sucesso; Declarao de desimpedimento; Foro e demais clusulas que os scios considerem necessrias.

data de atualizao: jul/2009

18

Instrues gerais

* Consulte o modelo de contrato social no site da Junta Comercial: www.jucemg.mg.gov.br

5) Documentos necessrios para obteno do registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ) do Ministrio da Fazenda (www.receita.fazenda.gov.br):

CD preenchido com o sistema do CNPJ; Documento Bsico de Entrada do CNPJ (formulrio prprio), original e uma cpia simples, com a firma do scio gerente reconhecida em cartrio; Uma via original do Contrato Social, Estatuto Social ou requerimento de empresrio, devidamente anotado pela Junta Comercial do Estado ou Cartrio do Registro Civil das Pessoas Jurdicas.

6) Documentos necessrios para a obteno da Inscrio Estadual (cadastro de contribuintes do ICMS da Secretaria da Fazenda Estadual - (www.fazenda.mg.gov.br):

Formulrio DECA: Declarao Cadastral, em duas vias; Formulrio DECA: Declarao Cadastral - Anexo I, em duas vias; Formulrio DCC: Declarao Cadastral do Contabilista e Empresa Contbil, em trs vias, referente ao incio de escriturao e ao pedido de permanncia de livros em escritrio de contabilidade, quando for o caso; Formulrio de solicitao para enquadramento/alterao de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, em duas vias; Cpia dos atos constitutivos (contrato social ou estatuto ou declarao de firma individual) devidamente registrados na JUCEMG; Cpias do CPF dos scios, quando tratar-se de pessoa fsica, e do CNPJ do scio, quando tratar-se de pessoa jurdica; Cpia do carto CNPJ ou da ficha de inscrio no CNPJ; Cpia do alvar de localizao fornecido pela Prefeitura ou, na sua falta, prova de propriedade (escritura registrada), contrato de locao ou de comodato do imvel (com firmas reconhecidas); Formulrio requerimento/certido dbito, em uma via, para: a) o titular, quando se tratar de firma individual; b) os scios, quando se tratar de sociedade por quotas limitadas; c) os diretores, quando se tratar de sociedade annima; Cpia legvel da identidade dos responsveis scios; Cpias da procurao e da identidade do procurador (quando for o caso); Taxa de expediente.

data de atualizao: jul/2009

19

Instrues gerais

OBS.: possvel que voc obtenha o registro unificado, que permite legalizao imediata junto Receita Federal do Brasil, Secretaria de Fazenda Estadual e, em alguns casos, Prefeitura Municipal. Para isso, verifique o procedimento para execuo do Cadastro Nacional Sincronizado, no site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br/cadastrosincronizado). At o momento, o nico municpio contemplado pelo cadastro, em Minas Gerais, Belo Horizonte.

7) Envie documentao informada pela Receita Federal do Brasil aos rgos envolvidos no processo de registro: Receitas Federal e Estadual e Prefeitura Municipal.

8) Para empreendimentos que envolvam outras peculiaridades ou outras exigncias legais, ser preciso apresentar:

Licena ambiental; Licena sanitria; Licena do Corpo de Bombeiros; Disponibilidade de capacidade eltrica; Registo especfico em rgo de classe; Entre outras.

9) Verifique as exigncias diretamente nos rgos.

Para mais informaes: Consulte um contador ou advogado; Sites dos rgos envolvidos no registro, como: Minas Fcil, Secretaria de Estado de Fazenda, Prefeitura Municipal, Copasa, Cemig.

3.3 - Lei Geral das micro e pequenas empresas


As microempresas e empresas de pequeno porte recebem tratamento jurdico diferenciado e favorecido no Brasil, assegurado pela Constituio da Repblica, no artigo 179. A finalidade incentivar a atuao de pequenos empreendedores, pela simplificao de obrigaes administrativas, tributrias, previdencirias e creditcias e de outros benefcios de incluso scio-econmica.

data de atualizao: jul/2009

20

Instrues gerais

Conceituao legal Empreendedor Individual (EI) Empresrio individual com receita brutal anual de at R$ 6 mil.

Microempresas So as sociedades empresrias, as sociedades simples e o empresrio individual, cuja receita bruta anual no ultrapassa R$ 20 mil.

Empresas de Pequeno Porte Sociedades empresrias, simples e empresrio individual, cuja receita brutal anual maior que R$ 20 mil e no ultrapassa R$ 2. milhes.

Saiba mais sobre o EI A figura do Empreededor Individual (EI), que tira da informalidade milhes de pequenos empreendedores, facilitando a formalizao do negcio. Atualmente, esses trabalhadores no pagam contribuio ao INSS e por isso no tem direito aposentadoria ou qualquer outro benefcio (auxlio-doena, auxlio-maternidade).

Portanto, se voc aderir ter direito a aposentadoria por idade, auxlio doena, facilidade ao crdito, conta bancria, licenamaternidade, auxlionatalidade, licena por acidente de trabalho e aposentadoria por invalidez. No caso de aposentadoria, o valor estipulado de um salrio mnimo nacional vigente poca. Estar dispensado de contabilidade e pode ter um empregado. Na prtica, os benefcios so ainda maiores, pois voc poder participar de licitaes pblicas, aumentar o nmero de clientes (atendendo empresas, pois poder emitir notas fiscais) e prestar servios para empresas pblicas (exemplo: pequenos consertos nas escolas, hospitais etc).

Atividade Econmica do Empreendedor Individual

Recolhimento Fixo Mensal

Tributos includos

Comrcio R$ 52,15 Indstria

ICMS: R$ 1,00 Contribuio Previdenciria Individual: R$ 51,15 ISS: R$ 5,0 R$ 56,15 Contribuio Previdenciria Individual: R$ 51,15

Prestao de Servios

data de atualizao: jul/2009

21

Instrues gerais

Excluso Algumas empresas esto excludas do regime diferenciado e favorecido previsto na Lei Geral das Microempresas, mesmo que a receita bruta anual realizada esteja dentro dos limites estabelecidos na lei. Para mais informaes, consulte o seu contabilista.

Super Simples 1 - Definio Super Simples o nome utilizado popularmente para o Simples Nacional. Ambos so sinnimos e podem ser igualmente utilizados para identificar o Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

O Super Simples no um imposto nico. Trata-se de um regime especial de tributao, institudo pela Lei Geral, que implica no recolhimento mensal, por documento nico de arrecadao, de vrios impostos e contribuies.

2 - Opo pelo Super Simples O Estatuto Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Geral das MPE) permite que as microempresas e as empresas de pequeno porte faam opo pelo Super Simples. A no opo pelo Super Simples no impede que o empreendedor individual, as microempresas e empresas de pequeno porte usufruam das outras vantagens no tributrias previstas na Lei Geral.

3 Vantagens para sua empresa Seguem abaixo alguns dos benefcios da Lei Complementar 12, mais conhecida como Lei Geral:

Maior facilidade para vender para o governo; Linhas de crdito especficas; Maior acesso aos recursos para investimento em tecnologia de rgos e entidades; No incidncia de impostos sobre as receitas de exportaes; Cadastro unificado e desburocratizao na abertura da empresa; Formao de consrcio para compra e venda; Baixa (fechamento) automtica da empresa; Pagamento de impostos e contribuies (IRPJ, CSSL, PIS, COFINS, IPI, INSS patronal, ICMS e ISSQN) em uma nica guia de recolhimento; Etc..

data de atualizao: jul/2009

22

Instrues gerais

Na prtica
Como o Sebrae e outras instituies podem auxiliar nesta etapa

Cartilha Como vender ao governo de Minas Gerais Aponta os benefcios legais para sua empresa vender para o governo, os detalhes, documentao, dicas, entre outros assuntos. Pode ser consultada, gratuitamente, no site do Sebrae-MG.

Consultoria de Gesto - presencial, por telefone ou on-line, nos temas: Finanas, Legislao, Marketing, Recursos-Humanos.

Registro: www.jucemg.mg.gov.br / www.receita.fazenda.gov.br / www.fazenda.mg.gov.br / www.receita.fazenda.gov.br/cadastrosincronizado

Lei Geral: www.sebraemg.com.br/leigeral www.df.sebrae.com.br/downloads/pdf/resumo_lei_geral.df

Informaes: 0800 570 0800 / www.sebraemg.com.br

data de atualizao: jul/2009

2

Instrues gerais

4 Implantao do Negcio
Conhea os aspectos gerais do seu futuro empreendimento
A seguir voc encontra diversas dicas que vo orient-lo a desenvolver seu negcio. importante lembrar que algumas sero muito teis para o seu empreendimento, diferente de outras, j que tudo depender da rea de atuao escolhida (comcio, indstria ou prestao de servios).

Relacionamento com o cliente essencial que o empreendedor conhea seu cliente para oferecer exatamente aquilo que deseja e est disposto a adquirir. Sendo assim, muito importante manter um cadastro dos clientes, com todas as informaes possveis sobre ele. Essas caractersticas devem ser tanto pessoais (idade, sexo, endereo, etc), quanto comerciais (ltima compra, produtos ou servios adquiridos, valor gasto, etc). Dessa forma, sempre que voc ou seus colaboradores entrarem em contato com o cliente podero oferecer aquilo que ele gostaria de forma pr-ativa e tambm complementar os desejos dele com sugestes. Ele se sentir muito bem atendido, respeitado e confortvel para realizar mais compras na sua empresa. No setor de prestao
de servios tal ao de extrema importncia, visto que o relacionamento com o cliente o produto em si.

Gesto financeira

necessrio o controle cuidadoso da vida financeira do negcio, a fim de garantir lucratividade. Destaca-se o gerenciamento das vendas a prazo, que exige boa disponibilidade de capital de giro (conjunto de valores necessrios para a empresa fazer seus negcios acontecerem, girarem), de modo a manter a empresa funcionando no perodo entre a venda e o recebimento dos pagamentos efetuados pelos clientes. Uma boa alternativa estabelecer prazos de pagamentos de fornecedores compatveis com os de recebimentos dos valores devidos pelos clientes, pois dessa forma, voc recebe dos clientes e pode pagar os fornecedores. O ideal a antecipao dos recebimentos (entrada de receitas) e o adiamento dos pagamentos (sadas de receitas).

Layout

a maneira como homens, mquinas e equipamentos esto dispostos em um determinado local. O layout deve apresentar solues para a melhor utilizao do espao disponvel e que resultem em um processamento mais efetivo, pela menor distncia, no menor tempo possvel.

Os objetivos do layout so a reduo no custo e a maior produtividade, por meio de: Melhor utilizao do espao disponvel;

data de atualizao: jul/2009

2

Instrues gerais

Reduo da movimentao de materiais, produtos e pessoal; Fluxo mais racional (evitando paradas no processo de produo); Menor tempo de produo/ atendimento; Melhores condies de trabalho.

Um bom layout deve preencher seis requisitos bsicos: 1- integrao; 2- mnima distncia; 3- fluxo; 4- uso do espao cbico (devem ser utilizadas as trs dimenses - horizontal, vertical e longitudinal) 5- satisfao e segurana; 6- flexibilidade.

Para que voc desenvolva o layout do atendimento, necessrio avaliar os seguintes itens: Qual a entrada principal do local? Qual o trajeto que o consumidor deve fazer at chegar ao produto desejado? Nesse trajeto, o que o cliente deve ver primeiro? A que distncia os produtos devem ficar? Em que local deve estar a sada principal? Como devem estar dispostos os guarda-volumes, carrinhos, etc.? Em que posio estratgica deve estar o estacionamento? (qual o risco de o cliente estacionar e ir ao concorrente?) Como devem estar dispostos o caixa e o balco de pacotes? Como deve ser feita a reposio dos produtos, sem atrapalhar o trfego de clientes no local? No comrcio ou na prestao de servios, o atendimento est diretamente ligado ao consumidor final. Ento, a disposio dos mveis, o espao til ocupado e, principalmente, a disposio dos produtos devem oferecer uma situao confortvel para o ato de consumo.

Exposio interna

O ideal que voc explore o interior do negcio, de maneira a levar o cliente a ter contato com outros produtos, alm daqueles dispostos na vitrine. A exposio criativa, aliada decorao diferenciada, cria um ambiente agradvel para o cliente. Isso pode ser feito em qualquer uma das reas, apesar de ser mais usada no comrcio. Nada impede que uma fbrica de calados exponha os produtos na entrada da empresa de forma criativa e interessante ou que um escritrio de arquitetura exiba seus melhores projetos na recepo, em um quadro de vidro moderno.

data de atualizao: jul/2009

25

Instrues gerais

Vitrine

O sucesso de um negcio depende muito da exposio correta dos produtos. A vitrine pode ser considerada como a melhor propaganda de uma loja, por exemplo, e j est comprovado que existe uma estreita relao entre as artes de expor mercadorias e de vender. A vitrine convence muitas pessoas a entrarem na loja e se sentirem motivadas a verem outros produtos. Independentemente da rea fsica e do material com que trabalha, voc tem condies de montar ou aperfeioar sua loja de forma prtica e criativa, dando destaque s peas colocadas a venda.

Trocamos os produtos sempre que os clientes param de entrar na loja - Ana Lcia Leite, proprietria das lojas de roupa Pele Morena (BH - MG)

A fachada, as vitrines e a entrada da loja precisam de planejamento criterioso, pois a elas cabe o importante papel de transmitir de imediato as caractersticas do estabelecimento e despertar o interesse de consumo nos clientes.

A vitrine pode ser um excelente recurso de vendas e deve causar impacto queles que transitam pela frente do estabelecimento. Mas, somente uma montagem criativa ser capaz de atrair a ateno das pessoas. Levandose em conta que os pontos comerciais esto sempre decorados, preciso muita criatividade e pesquisa para se destacar. importante saber, ainda, que as vitrines tm que ser renovadas periodicamente.

Os produtos em exposio devem receber suportes que os valorizem. No se esquea de que as mercadorias que devero estar em evidncia e no a decorao. A viso esttica do empresrio, muitas vezes, no a mais adequada para ser utilizada na vitrine. A disposio dos produtos deve seguir um planejamento que envolva organizao visual, criatividade, bom gosto, limpeza e boa iluminao. Faa cursos de vitrinismo ou contrate profissionais especializados para montar a vitrine de sua loja.

importante manter uma mensagem na vitrine, seja de divulgao de artigos novos ou de incentivo sada de produtos encalhados. A mensagem deve estar em sintonia com a ocasio (estaes do ano, datas comemorativas, etc.). O cartaz um recurso que pode chamar a ateno, desde que seja de bom gosto e utilizado corretamente, com moderao.

data de atualizao: jul/2009

26

Instrues gerais

Tipos de mensagens: 1) Mensagem decorativa: visa motivar os consumidores a conhecerem a loja, ou seja, se a vitrine agradvel, de se esperar que a loja tambm seja; 2) Mensagem institucional: a vitrine refora o padro, o tipo, a classe, a categoria da loja; 3) Mensagem promocional: utilizada quando a situao pede maior esforo de venda, como nos finais das estaes, quando os estoques tm que ser renovados e preciso realizar promoes.

Estoque

A vitrine vende. E s vendido o que se tem em estoque. Por melhor e mais bonito que determinado artigo seja, no o coloque na vitrine se ele for pea nica ou se o estoque estiver acabando.

O nvel de estoque deve possibilitar o atendimento da procura dos clientes e reduzir ao mnimo as sobras. As compras so efetuadas em sincronia com as vendas, procurando manter no estoque produtos em quantidade suficiente para atender s vendas do perodo compreendido entre o pedido e a chegada da mercadoria, com margem de segurana para eventuais atrasos na entrega.

Nas projees de vendas, fatores conjunturais tambm precisam ser analisados. A ttulo de exemplo, em cidades cuja economia depende fortemente da agricultura, o ideal avaliar a perspectiva da safra e das cotaes de preos dos produtos agrcolas da regio, porque um bom resultado nesse setor tender a se refletir no comrcio, na indstria e na prestao de servios. Tambm devem ser considerados os resultados obtidos com estratgias adotadas por voc, como, por exemplo, investimento em propaganda, liquidaes, etc.

Em relao ao controle do estoque, ele deve ser feito a partir do momento em que so recebidas as mercadorias encomendadas ao fornecedor. Para isso, existem algumas regras muito simples de serem seguidas:

a) ao receber os materiais, compar-los com a relao existente na nota fiscal do fornecedor e tambm com o pedido solicitado pela empresa, para conferir quantidade, qualidade e condies de entrega; b) conferir se os preos apresentados na nota fiscal esto de acordo com o pedido ou com os valores negociados com o fornecedor; c) verificar se os produtos perecveis ou quebrveis esto em condies de armazenamento; d) assinar o canhoto da nota fiscal, se tudo estiver em ordem.

A pessoa encarregada de controlar o estoque deve ter uma viso espacial do setor, sabendo exatamente

data de atualizao: jul/2009

27

Instrues gerais

o que tem, onde tem e para que serve determinado material. Por isso, o sistema de armazenamento e codificao tambm deve ser desenvolvido para facilitar a localizao do material. Por meio de anotaes precisas, possvel passar informaes seguras sobre o volume dos estoques ao setor de compras. Antes de implantar um sistema de controle de estoque, recomenda-se fazer um planejamento, para avaliar qual mtodo poder ser mais eficiente para o tipo de empresa.

importante que voc avalie os seguintes aspectos: Facilidade de controle para as pessoas envolvidas; Facilidade de interpretao dos dados; Eficincia na coleta de informaes para o setor de compras.

As etapas para o planejamento de implantao do controle de estoque so as seguintes: Reunio e classificao dos produtos ou materiais a serem estocados; Escolha do sistema de codificao; Determinao de um modelo de ficha de controle; Contagem fsica do estoque; Programao de compras e reposio.

Imvel

Aluguel: Localizao: observe a infraestrutura de servios prestados na redondeza (inclusive presena de concorrentes) e os meios de transporte que servem regio (seu pblico ter facilidade de encontr-lo?); Busque referncias da imobiliria com pessoas que j utilizaram os servios e pela consulta ao cadastro de fornecedores do Procon; Se a negociao for direta com o proprietrio, bom que se elabore um contrato, que oficializar o acordo e resguardar as partes de problemas futuros decorrentes de uma negociao verbal; Antes de assinar o contrato exija o laudo de vistoria da imobiliria, que dever ser protocolada junto imobiliria ou administradora, ficando uma via com voc; Ao desocupar o imvel, solicite uma nova vistoria, devolva as chaves mediante uma carta protocolada junto imobiliria ou ao proprietrio. Assim, voc se isenta de possveis problemas. Consulte a Prefeitura do seu municpio para relaizar a consulta prvia e saber se seu negcio poder ser instalado no local pretendido.

Compra: Confie a compra do seu imvel a um Corretor de Imveis / Empresa Imobiliria;

data de atualizao: jul/2009

28

Instrues gerais

Certifique-se de que o imvel est registrado em nome do vendedor e solicite a certido de nus; Solicite a apresentao das certides pessoais do distribuidor, a estadual, a federal e atrabalhista; Verifique junto a Prefeitura se no h dbitos de IPTU (solicite certido negativa); se for terreno verifique a guia amarela para ter conhecimento dos parmetros de construo e do zoneamento, e ainda consulte se no h multas referentes limpeza do lote; Escolha um cartrio de confiana para escriturar o imvel e registre-o o mais breve possvel. Lembre que as certides tm validade de 0 dias; Consulte as empresas de gua e luz quanto existncia de dbitos e faa transferncia de titularidade. Consulte a Prefeitura do seu municpio para relaizar a consulta prvia e saber se seu negcio poder ser instalado no local pretendido. Compra online:
Verifique a origem do vendedor (endereos, referncias, telefones, endereo do imvel a ser adquirido, etc.);

No pague adiantado antes da assinatura dos contratos; importante visitar pelo menos uma vez o imvel ou nomear algum de confiana para faz-lo; Se voc no pode estar no local da compra e venda, melhor ser nomear um procurador. Se voc no tem algum de sua confiana na localidade, procure um consultor estabelecido.

Msica ambiente

um item que pode incrementar o negcio, se for o caso. A msica deve ser escolhida com critrio e representar o gosto geral dos clientes. No deixe, entretanto, de conferir as exigncias do Escritrio Central de Arrecadao e Distribuio (ECAD) em relao ao recolhimento de direitos autorais. Toda atividade de negcio (seja indstria, comrcio ou servios) que usa msica como um dos elementos para o desenvolvimento do negcio, mesmo que a execuo no seja a atividade-fim do negcio, dever recolher direitos autorais junto ao ECAD.

Compra de produtos e equipamentos

O fornecedor obrigado a entregar ao consumidor oramento prvio, discriminando o valor da mo de obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condies de pagamento e as datas de incio e trmino dos servios. Tudo isso deve estar por escrito.

Caso no haja combinao diferente, o valor orado ter o prazo de validade de 10 dias, contados do seu recebimento pelo consumidor, e dever ser cumprido integralmente pelo fornecedor.

data de atualizao: jul/2009

29

Instrues gerais

ideal realizar no mnimo trs oramentos, comparar as condies (preo, data e forma de pagamento, entre outras) e se possvel pegar referncias com pessoas que j tenham adquirido os mesmos produtos ou contratado os mesmos servios.

Evite efetuar o pagamento antes da entrega dos produtos e equipamentos ou do trmino dos servios. Se for possvel pagar vista uma boa opo, pois possvel solicitar desconto ao fornecedor.

qw

Gesto de pessoas

Uma empresa s tem sucesso se possui uma equipe alinhada aos objetivos do negcio, atuando com comprometimento e dedicao. Para que isso seja possvel importante saber selecionar as pessoas certas para trabalharem na sua empresa.

H algumas caractersticas a serem observadas: Identifique se o candidato se encaixa no perfil da vaga. Se a vaga para vendedor em uma loja, a pessoa precisa falar bem, ser comunicativo e educado. No pode ser uma pessoa tmida por exemplo; Incentive o trabalho do funcionrio com elogios (pelo mrito) e crticas construtivas (orientao pelo erro); Alce desafios motivadores para a equipe; Abra um canal de comunicao para receber sugestes e crticas dos colaboradores; Incentive a constante capacitao e busca de conhecimento; Mostre ao funcionrio que ele responsvel absoluto pelo trabalho desenvolvido, portanto, se o fizer bem feito vai crescer profissionalmente e pessoalmente; Faa com que os colaboradores vistam a camisa da empresa e se sintam realmente parte do negcio e responsveis pelo sucesso da empresa. Eles devem se sentir o que realmente so: parceiros e no subalternos.

Atendimento

Hoje em dia, j no basta atender s necessidades dos clientes, preciso superar as expectativas e agradlos. Por isso, o ideal que o empreendimento conte com colaboradores bem treinados, capacitados, educados e comunicativos, que consigam descobrir o que os clientes desejam, auxiliando-os e orientando-os nas compras.

Raramente, os clientes apresentam, por conta prpria, sua avaliao da qualidade do atendimento recebido. Muitas vezes, as informaes que um cliente insatisfeito deixou de dar, poderia ter permitido a tomada de
data de atualizao: jul/2009

0

Instrues gerais

aes corretivas por parte da empresa. Dessa forma, muito importante manter um cadastro de clientes atualizado, para que sempre sejam realizadas pesquisas de satisfao, incentivando o retorno por parte dos clientes, norteando as aes a serem tomadas na loja.

Alm disso, voc poder oferecer carto personalizado do empreendimento (se for o caso), que fideliza o cliente, garantindo-lhe praticidade na hora da compra, podendo ser utilizado para pagamentos vista ou a prazo.

importante lembrar tambm que todos na empresa tm o dever e a responsabilidade de identificar e relatar servios cujos resultados no so desejveis. Quando isso acontece, a no-conformidade deve ser registrada, analisada e corrigida. Aes corretivas, visando a eliminao da causa para prevenir a repetio do problema, tm que ser tomadas em grau adequado magnitude e ao efeito do problema. Aps a implementao, as aes corretivas devem ser monitoradas para assegurar sua efetividade.

Mundo virtual

A Internet est cada vez mais presente na vida de todos os empreendedores. Sendo assim, muito vlido ficar atento a forma de auxiliar no crescimento de sua empresa, usando os recursos da web. Um exemplo saber identificar informaes, pesquisar de forma correta na rede, pelos mecanismos de busca existentes.

Alm disso, a presena da sua empresa no mundo virtual imprescindvel. muito importante que seu negcio tenha um site bem elaborado, que mostre aos clientes seu diferencial, principais produtos e servios (inclusive usando fotografias), histrico da empresa, notcias do setor, contatos (telefone, e-mail e Fale Conosco), entre outras informaes. Com a disponibilizao de ferramentas fceis de manusear na Internet, voc mesmo pode elaborar um site caso no tenha recursos para contratar os servios de um profissional. Entretanto, a qualidade e a gama de opes oferecidas tende a diminuir, se tornando aconselhvel, assim que possvel, a continuidade ao projeto por um profissional.

Colocar o seu produto na internet tambm uma tima maneira de alcanar clientes fora de sua cidade, Estado ou at mesmo pas. E isso pode ser feito por meio do site, o que significa divulgao 24 horas por dia. O nmero de internautas que compram pela web vem crescendo bastante. Esses clientes so interessados em variedade de produtos, prazo rpido de entrega, preo justo e parcelamento. Portanto, oferea o mximo de alternativas de pagamento para o consumidor. Porm, deve-se analisar se o seu produto pode mesmo ser vendido online e ser transportado para outras cidades. fundamental deixar claro para o cliente da existncia de taxa de entrega da mercadoria e a vantagem da segurana de compra pelo carto de crdito.

data de atualizao: jul/2009

1

Instrues gerais

A aparncia do produto e as informaes devem ser criteriosamente analisadas, pois o cliente deve encontrar no site todas as informaes sobre o produto. Quando um cliente entra em um site com imagens ruins ele tem a mesma sensao de entrar em uma loja bagunada, com uma vitrine confusa, no despertando, assim, o interesse pelo produto.

Para angariar novos clientes, use uma mala direta virtual, com base em um banco confivel de e-mails, evitando envi-los para pessoas que no querem receb-los, pois isso irrita o potencial cliente, em vez de conquist-lo. Comprar banners e selos em grandes sites da web uma opo de divulgao, mas pode ter um custo elevado. Deve-se analisar a verba disponvel para essa estratgia.

Outras opes interessantes so: tornar-se parceiro do shopping de um portal, pois o preo costuma ser menor para a hospedagem e anunciar em sites de classificados online, onde todos os anncios tm fotos do produto a ser vendido, alm de permitir acompanhar o nmero de pessoas que clicaram no anncio.

Capacidade produtiva Quantidade mxima de produtos ou servios que a empresa pode produzir em um intervalo de tempo. Quando a empresa souber calcular sua capacidade produtiva, ela consegue reduzir custos desnecessrios, aumenta a receita e a qualidade. Dessa forma, aproveita o mximo dos recursos fsicos e humanos existentes.

Logstica

O transporte dos produtos de uma empresa, assim como a movimentao de materiais, armazenamento, processamento de pedidos e gerenciamento de informaes fazem muita diferena se realizados de forma eficiente. Os custos diminuem e o aproveitamento do tempo aumenta. Alm disso, o cliente se torna mais satisfeito ao encontrar o produto com mais facilidade e de forma gil no mercado.

Divulgao

Ningum conhece melhor o seu negcio que voc. Mas isso no significa que ele conhea profundamente o seu pblico alvo a fim de saber onde encontr-lo e como falar com ele, a abordagem para maior motivao, o apelo, a mensagem adequada ao cliente, os meios adequados e a utilizao da verba, alm da avaliao dos resultados que devem estar de acordo com os objetivos.

A divulgao pode ser feita de inmeras formas: anncios em jornais, revistas, rdio e TV, elaborao de site, folders, cartazes, panfletos, faixas, brindes, eventos, etc. Caso haja verba suficiente, interessante elaborar um Plano de Comunicao com a ajuda de uma Agncia de Publicidade e uma empresa de Assessoria
data de atualizao: jul/2009

2

Instrues gerais

de Comunicao, alm de contar com profissionais de Marketing capacitados.

No entanto, sabemos que as micro e pequenas empresas ao serem criadas no dispem de verba suficiente para elaborar aes de mdia mais complexas. Mas nem por isso devem abandonar essa atividade de divulgao da marca do negcio. extremamente necessrio fazer com que os consumidores conheam de alguma forma sua empresa e lembrem-se da marca sempre que possvel. O ideal contar com a ajuda de um profissional free-lancer por exemplo ou contratar uma pequena agncia, para ter mais facilidade de negociao, reduo de custos e ajuste realidade do pequeno negcio, alm de maior rapidez e velocidade nas aes. O compartilhamento de ideias com profissionais externos facilita a estruturao de diferentes estratgias de marketing.

O risco de voc, dono da empresa, optar por fazer a criao, definir estratgias e meios de divulgao, sem conhecimento do mercado e do cliente, pode acarretar em enganos prejudiciais s vendas e imagem da empresa. Exemplo: caso o seu negcio seja uma loja voltada para pblico jovem e voc opte por divulgar em uma rdio com um pblico ouvinte que no seja o seu, interferir significamente no resultado. O importante para a tomada de decises avaliar, sempre, o que se encaixa mais ao perfil da sua empresa.

Algumas aes mais simples de serem executadas tambm podem dar retorno para a empresa. Usar a Internet uma forma simples e fcil de atingir muitas pessoas ao mesmo tempo. Com recursos diversos, possvel criar um e-mail gratuito com o nome da empresa para enviar comunicados aos clientes (promoes, eventos, etc), assim como receber sugestes e dvidas. Ainda possvel criar comunidades da empresa em sites de relacionamento muito visitados, como Orkut, My Space, Facebook, Twitter, entre outros. Confeco de panfletos tambm uma ao interessante, pois podem ser distribudos em locais diversos e o custo de produo baixo.

Quando for ocorrer a inaugurao da empresa, algumas faixas podem ser espalhadas pelas ruas da regio, avisando a data da abertura das atividades, assim como produtos e servios que sero oferecidos. Caso haja possibilidade de oferecer brindes para os clientes que comparecerem inaugurao, ou um coquetel de boas vindas, seria uma forma eficiente de se criar uma boa primeira impresso, alm de auxiliar em uma futura propaganda boca a boca.

A confeco de cartes de visita da empresa com contatos telefnico, endereo e e-mail tambm algo simples de ser feito. Atualmente, as grficas desenvolvem layouts sem custo para os clientes e s cobram pela impresso, que tambm tem um preo muito acessvel.

data de atualizao: jul/2009



Instrues gerais

Mas a ao mais importante, que sempre traz retorno para o negcio, um excelente atendimento e oferecimento de produtos e servios de qualidade. Essa a melhor forma de propaganda, pois os clientes tornam-se multiplicadores, indicando a empresa para amigos e parentes.

Parcerias

muito importante que voc pesquise quais so as entidades ligadas ao seu segmento de trabalho, associaes, entidades, sindicados, etc. Dessa forma, voc poder analidar as vantagens de associao, filiao ou parceria. Muitas vezes, como voc estar sendo representado por uma entidade de grande porte, com muitas empresas asociadas, pode ser que suas oportunidades no mercado sejam potencializadas.

Energia eltrica

No deixe de consultar a concessionria da energia de sua regio para mais informaes sobre o consumo de energia e alternativas para seu negcio. Em Minas Gerais, a Cemig pode ser consultada para avaliao do impacto de sua empresa na rede eltrica de determinada regio. necessrio informar a quantidade de equipamentos e o consumo previsto. Dependendo do consumo energtico mensal, a concessionria poder recomendar mudana na tenso de fornecimento de modo a oferecer economia das contas de energia no mdio prazo.

Meses de frias

Nos meses de frias, alm das viagens, as pessoas tambm tm gastos com IPVA, IPTU, lista escolar, uniforme etc. Uma loja de varejo pode organizar, em perodo de frias, em que muitas pessoas esto viajando, algumas promoes, liquidaes de estoque, aes que faam com que os clientes e outros potenciais achem interessante adquirir produtos nesse perodo mais conturbado financeiramente.

Um bom meio de atrair mais clientes prolongar as promoes de Natal e dividir o valor das compras em um nmero de vezes atraente, mas sempre dentro das possibilidades financeiras da loja. Pode-se oferecer promoes para os consumidores que no tiveram pacincia de enfrentar a multido do dia 2 para encontrar presentes.

Ao oferecer descontos, vendas casadas e parcelamento, o cliente entra na loja e j comea a ver os preos praticados, o valor dos descontos e pode acabar levando o produto.

Preparar a loja tambm um atrativo. Preocupe-se com o ambiente interno para receber bem o cliente.

data de atualizao: jul/2009



Instrues gerais

Com aes bem estruturadas as vendas podem crescer. Planejamento fundamental. O ideal estruturar um Plano de Marketing, prevendo aes durante todo o ano, ms a ms. Isso facilita bastante.

- Evitar procedimentos burocrticos que atrapalhem a gesto do negcio; - Manter o canal de comunicao aberto com os funcionrios; - No desperdiar dinheiro, nem gastar mais do que ganha; - Reinvestir na empresa, sempre;

- Os funcionrios devem ter boa apresentao e capacidade para prestar o melhor atendimento aos clientes; - Pensar como o seu pblico. Ter conscincia de seus desejos e dificuldades ajuda muito; - Oferecer marcas conhecidas facilita a comercializao e voc pode pegar carona na divulgao feita pelo fabricante; - Avalie os estoques constantemente para verificar mercadorias encalhadas e tomar atitudes rpidas. - Lembre-se que o bom vendedor aquele que apresenta alta taxa de converso, ou seja, aquele que mais transforma atendimentos em vendas; - Outro ponto importante acompanhar de perto todos os procedimentos administrativos da empresa e fazer a seleo cuidadosa de colaboradores com boa formao e boa apresentao.

Fatores que inviabilizam - Falta de experincia gerencial; - Insuficincia de capital de giro para que a loja tenha tempo de conquistar o pblico; - Produtos de baixa qualidade; - Localizao errada; - Crescimento mal planejado; - Erro de avaliao da concorrncia e do momento certo de comear o negcio.

data de atualizao: jul/2009

= =
5

Dicas para o sucesso

Instrues gerais

Na prtica
Como o Sebrae e outras instituies podem auxiliar nesta etapa
Srie Como Elaborar Manual Como elaborar um planejamento de Recursos Humanos: o texto apresenta vrias ferramentas de recrutamento e seleo, treinamento e desenvolvimento e a remunerao. Alm disso, h o dimensionamento da quantidade necessria de pessoas para o trabalho, orientao, admisso e demisso, avaliao do desempenho, relaes sindicais, segurana, sade e bem-estar, que complementam a gesto de pessoas. Manual Como elaborar campanhas promocionais: o objetivo orient-lo na realizao de aes promocionais. So dadas algumas dicas para aplicao no dia a dia do seu negcio, com e sem uma agncia de comunicao, alm do aprofundamento em alguns conceitos essenciais. Alm disso, voc ter acesso a alguns segredos da propaganda. Os manuais podem ser adquiridos em um dos Pontos de Atendimento do Sebrae-MG ou consultados, gratuitamente, no site do Sebrae-MG.

Srie Nas Trilhas da Informao Cartilha Pesquisando na Internet Neste primeiro volume da srie, voc encontrar dicas para realizar uma pesquisa eficiente e segura na Internet, por meio de mecanismos de busca. Pode ser consultado, gratuitamente, no site do Sebrae-MG.

Consultoria de Gesto - presencial, por telefone ou on-line, nos temas: Finanas, Legislao, Marketing, Recursos-Humanos.

CDL - Cmara dos Dirigentes Logistas Av. Joo Pinheiro, 495 - BH MG / (31) 3249-1799 / 3249-1749 / www.cdlbh.com.br

SENAC - Servio Nacional de Aprendizagem Comercial R. Tupinambs, 1062, Centro /BH MG / 0800-314440 / www.mg.senac.br / informacao@mg.senac.br

Informaes: 0800 570 0800 / www.sebraemg.com.br

data de atualizao: jul/2009

6

Instrues gerais

5- Gesto do Negcio
O trabalho continua!
Muitas pessoas acreditam que aps o negcio ser criado e comear a se desenvolver bem, nada mais precisa ser feito, j que os esforos realizados para a abertura foram enormes. Mas essa uma ideia errada. Quando o negcio j se encontra em atividade, preciso encontrar formas de continuar destacando a empresa no mercado e canalizar a ateno em diversas aes de manuteno.

Uma forma de fazer isso participando de feiras e eventos. Nesses espaos, possvel verificar desempenho de produtos e servios do setor, apresentar sua empresa para o mercado, aumentar e fortificar os relacionamentos. O pblico ter contato direto com o negcio e voc poder analisar tanto o comportamento dele, como analisar o de seus fornecedores. possvel tambm firmar vrias oportunidades de negcios. No se esquea de manter-se sempre em dia com as tendncias, participe de capacitaes gerenciais, faa cursos (lembre-se que boas opes na web) e leia muito sobre sua rea de atuao.

Alm disso, nesses eventos, por meio de palestras, seminrios e workshops, possvel adquirir conhecimentos atuais sobre o mercado, novas tecnologias e tendncias que possam ser incorporadas a sua empresa. No se esquea de continuar com a divulgao, elaborar estratgias de marketing, vendas, comercializao e etc..

Na prtica
Como o Sebrae e outras instituies podem auxiliar nesta etapa
Srie Como Elaborar Manual Como elaborar um plano de marketing Essa ferramenta de gesto deve ser sempre utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanas e identificando tendncias. possvel tambm definir resultados e formular aes para atingir competitividade. Manual Como elaborar estratgia de comercializao Mostra como acontecimentos do ambiente externo podem afetar um negcio. Estimula a busca de informaes sobre gesto para que voc tenha uma viso abrangente dos elos que constituem a cadeia varejista, das compras, at a entrega do produto.

data de atualizao: jul/2009

7

Instrues gerais

Manual Como elaborar um plano de vendas Tem o objetivo de orient-lo a definir estratgias, planejar e gerir de maneira competente as vendas e apresentar tcnicas para prestar um atendimento personalizado e eficaz aos clientes, auxiliando no alcance das metas de marketing.

Manual Como elaborar um plano de cadastro, crdito e cobrana O objetivo servir de instrumento para que voc possa conceder crdito com mais segurana e menos inadimplncia, com a finalidade de aumentar o faturamento, estreitar o relacionamento com os clientes e melhorar a sade financeira do negcio.

Os manuais podem ser adquiridos em um dos Pontos de Atendimento do Sebrae-MG ou consultados, gratuitamente, no site do Sebrae-MG.

Informaes: 0800 570 0800 / www.sebraemg.com.br

data de atualizao: jul/2009

8

Instrues gerais

Referncias
Assemblia Legislativa de Minas Gerais. Disponvel em: <http://www.almg.gov.br>. Acesso em: 25 nov. 2008.

CARVALHAIS, Roselaine dos Santos; PATTO, ngela Ramalho. Como elaborar um plano de vendas / Organizadoras: Vera Helena Lopes, Marli Aparecida Menezes Simes Queiroz, Renata Duarte Foscarini. Belo Horizonte: Sebrae-MG, 2007.

EL CHECK, Roberto. Como Elaborar Estratgia de Comercializao. Organizadoras: Vera Helena Lopes, Marli Aparecida Menezes Simes Queiroz, Renata Duarte Foscarini. Belo Horizonte: Sebrae-MG, 2007.

Empreendedorismo no Brasil: 2005. Relatrio Executivo. Curitiba: IBQP, 2006. 28 p. Disponvel em: <http:// www.ibqp.org.br/empreendedorismo/home/>. Acesso em: 17 nov. 2008.

Empreendedorismo no Brasil: 2007. Carlos Artur Krger Passos et al. Curitiba: IBQP, 2008. 167 p. Disponvel em: <http://www.ibqp.org.br/empreendedorismo/home/>. Acesso em: 17 nov. 2008.

Fatores condicionantes e taxa de mortalidade das MPE Minas Gerais 2005. Vox Populi, 2007. 5p. Disponvel em: <http://www.sebraeminas.com.br/arquivos/informativos/informacoeseconomicas/Pesquisa Mortalidade2005%20MinasGerais.pdf/>. Acesso em: 17 nov. 2008.

GOMES, Isabela Motta. Manual Como Elaborar um Plano de Marketing. Belo Horizonte: Sebrae-MG, 2005.

______. Manual Como Elaborar uma Pesquisa de Mercado. Belo Horizonte: Sebrae-MG, 2005.

OLIVEIRA, Dilson Campos. Manual Como Elaborar Controles Financeiros. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005.

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Disponvel em: < http://www.pbh.gov.br/procon>. Acesso em: 12 jan. 2009.

Revista Pequenas Empresas Grandes Negcios (agosto de 2007).

ROSA, Cludio Afrnio. Como elaborar um plano de negcio / Organizado por Flvio Lcio Brito; colaboradores

data de atualizao: jul/2009

9

Instrues gerais

Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais. Disponvel em: < http:/ www. sebraemg.com.br>. Acesso em: 02 fev. 2009.

Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas. Disponvel em: < http://www.sebrae.com.br>. Acesso em: 10 dez. 2008.

Sindicato dos Corretores de Imveis. Disponvel em: < http://www.sindimoveis.com.br>. Acesso em: 13 nov. 2008.

Unidade de acesso a servios financeiros Sebrae-MG. Acesso a servios financeiros. Belo Horizonte: SebraeMG, 2008.

ZICA, Roberto Marinho. Manual de atendimento individual: acesso a servios financeiros.

data de atualizao: jul/2009

0

l l l
www.sebraemg.com.br 0800 570 0800

You might also like