You are on page 1of 8

Budo O caminho do guerreiro

Em um pas atormentado durante muito tempo por guerras e conflitos, os samurais desenvolveram um rigoroso cdigo tico no-escrito, conhecido como BUSHIDO, que fornecia parmetros para se viver e morrer com dignidade. Hoje em dia, em um Japo mais seguro, este cdigo de conduta desenvolveu-se para uma filosofia de vida, o BUDO.

Filosofias do Budo
As filosofias do budo, foram escritas por famosos Kendo-kas e mestres zen tais como Miyamoto Musashi, Yagyu Munenori, Sekishusai, Soho Takuan e muitos outros, a cerca de 500 anos atrs. Budo pode ser traduzido como caminho das artes marciais, bu significa "marcial" ou "militar" e do "caminho". Todas as artes marciais japonesas so chamadas de budo, quando estas possuem conotao filosfica. Na idade mdia (Sengoku-gidai), principalmente em seu crepsculo, surgiram grandes gnios da luta. Atravs das experincias vividas, eles se preocupavam em manter, mesmo em poca de paz, o Ken-no-kokoro, o esprito da esgrima, considerado o alicerce do bushido (caminho do samurai), o qual desenvolveu-se em conjunto para a formao humana com ken (espada). O homem no consegue viver em sociedade usando somente sua fora animal ou instinto. Surgiu ento um apoio mental, recorrendo-se pratica do zen (mtodo que d equilbrio mental). O Kendo chegou a um alto nvel de perfeio, pois "ken-no-miti", o caminho da esgrima, a meta de formao do samurai, favorecendo inclusive na era Tokugawa, o controle e o aprimoramento ao mximo da fora mental e das tcnicas. As lutas de Kendo permitiram enfrentar adversrios fisicamente maiores com possibilidades de vence-los, impondo a paz e a disciplina, mostrando assim que j naquela poca, os nobres procuravam aprimorar a mente e o corpo.

Objetivos da prtica do Budo


Em resumo, deve-se a pratica do budo, a tarefa de contribuir na evoluo do homem, ajudando-o a enfrentar e encarar a realidade com energia e coragem. A meta descobrir o caminho de cada ser humano dentro das suas limitaes e possibilidades. O homem, em sua evoluo fsica e espiritual passa pelo estgio primrio, secundrio, atingindo um nvel superior. Esta busca de perfeio deve ser o caminho da vida, que a cada dia se aprimora. Esta escolha do caminho permite ao homem viver, sentir, perceber, aperfeioar-se, enriquecendo-se at a morte. A percepo atua, de acordo com o grau de sensibilidade, por meio dos rgos dos sentidos, levando a diferentes reaes e comportamentos. Alm desses valores perceptivos, existe a riqueza espiritual que se manifesta pelo grau de emoes, satisfaes e podem conduzir a verdadeira felicidade. Esta energia espiritual pode levar a um magnetismo favorvel na personalidade e formao de um alto grau de cultura do homem. O instrumento para o caminho da vida a tcnica que d nimo, motivao e estmulo. Para, utiliza-la, o homem aperfeioa sua habilidade e seu talento mantendo um bom controle do fsico e da mente. Aqui, talvez esteja o verdadeiro caminho da vida. O que vem a seguir, um profundo tratado filosfico sobre esta proposta milenar do budo, baseada em obras de grandes mestres do passado. Tais textos permitem ao leitor, ter um vislumbre de como deve comportar-se um guerreiro diante de uma situao de risco, seja na vida cotidiana ou em competies esportivas por exemplo, atravs do treinamento fsico, mental e espiritual.

Preparo mental
O Budo diz: o estado mental deve ser igual ou inabalvel na hora da luta como nas horas normais da vida cotidiana. A mente deve ser livre, clara, ampla e equilibrada. No pode se tornar tensa e nem totalmente relaxada, sem se prender a nada, e sim, calma tranqila; a vontade, no parando por nenhum instante.

Quando fisicamente se est calmo (parado, esttico) a mente deve ser inversa, isto , em estado de alerta. Quando o corpo est em forte movimento, o esprito deve manter-se calmo, como em dias normais. Evitar que o fsico e a mente sejam arrastados ou influenciados um pelo outro. No se preocupar demasiadamente com seu prprio corpo e nem se distrair ocupando seu pensamento com assuntos banais, mas evitar que o adversrio perceba sua meta real na luta. Sua mente no deve se tornar turva, para que possa captar a imagem correta e conduzir o seu pensamento a uma posio mais nobre e instantnea. Pesquisar cada vez mais no sentido de aperfeioar e lapidar o esprito, aumentando cultura e conhecimento. Cultivar a fora de vontade, conhecendo o bem e o mal, o correto e o incorreto. Conhecer e assimilar as mais variadas modalidades de lutas e tcnicas com a prpria experincia, no se deixando iludir. Tudo isto deve ser praticado sempre, para poder corresponder instantaneamente quando for solicitado nas horas de necessidade ou grande ocupao, pois isso no se conseguir aprender em curto espao de tempo.

Ki, Shin e Tai


Ki (poder ou fora que d ao ao homem mentalmente). Energia no mecnica. Shin ou Kokoro (corao ou sentimento) Tai (fora do corpo, inclusive as tcnicas). Ki - uma qualidade que o homem deve adquirir, da qual origina toda a fora e ao. Pode-se tambm definir como uma energia baseada no controle mental ou psicolgico. possvel fortalece-la infinitamente, com a prtica do Budo, auxiliada pela fora de deciso. "Ki" se consegue atravs de treino consciente, no qual se adquiri confiana e experincia. Quando o "Ki" do homem une-se ao da natureza (leis naturais) surgir uma fora infinitamente grande. O domnio e o uso do "Ki" se consegue ampliar mais que 100% da prpria capacidade, possibilitando maior proveito na vida cotidiana, no modo de agir e pensar. A energia hidroeltrica um exemplo de unio entre o homem e a natureza. Miyamoto Musashi quando adolescente, num dos duelos que travou, enfrentou um adversrio fortssimo, profissional de esgrima, conseguindo derrota-lo aproveitando a queda de rochas como fator surpresa. Este outro exemplo de unio homem-natureza. "Shin" ou "Kokoro" (sentimentos) - Tambm se deve observar, utilizar e fortificar os sentimentos, como objetivo de treino. Tentando cada vez mais lapida-los ao alto grau de formao espiritual. Na unio do "Ki" e do "kokoro" surgem sentimentos naturais: a nobreza, lealdade, coragem, honra, responsabilidade, etiqueta, etc. "Tai" (corpo) - O corpo deve ser forte, rpido, flexvel, resistente, rico em reflexos, assimilando todas as modalidades de tcnicas. Uso total do corpo, descarregando as agressividades e tenses nervosas acumuladas. O Budo exige muita disciplina durante o perodo de treinamento, tanto no incio, como no trmino da luta, devendo-se comportar com rigorosa etiqueta em suas normas. Seu treinamento no visa apenas a vitria numa luta ou seu orgulho pessoal e sim um melhor estado fsico, uma vida cotidiana mais satisfatria, a preparao para enfrentar qualquer problema. Durante a luta deve-se encarar com grande importncia a distncia em relao ao oponente, alm da velocidade, tcnica e equilbrio no ataque e defesa, devendo-se adquirir inicialmente, de forma concreta a base ou fundamento correto na sua modalidade esportiva, garantindo assim um bom alicerce em sua formao.

A postura durante a luta


Falando em postura, alguns mestres observaram durante a luta o comportamento dos animais selvagens e concluram, por exemplo, que um gato quando enfrenta um adversrio, curva a coluna, demonstrando sua aparncia bem maior, para impressionar o oponente e proteger-se contra agresses.

Segundo Musashi, o homem um ser superior e diz o seguinte: "kamae" existe, mas tambm deixa de existir, portanto, no recomendvel ficar preso ou ocupado com uma posio, pois o objetivo derrotar o adversrio e a sua tcnica. Deste modo pode-se dizer que existe ou no Kamae, pois se altera de acordo com o oponente, o local, a situao, podendo ser tomada a forma mais adequada e no perder o objetivo principal, que seria derrotar o adversrio. Portanto, havendo a necessidade de utilizar maiores variedades de ataques e contra-ataques, no se prender a isto e sim fixar o pensamento num nico objetivo, que a maneira para dominar o oponente. Sem isso, nunca poder derrota-lo. Diz um provrbio sobre treinamento: "Hoje venci o eu de ontem. Amanh vencerei o meu interior e no futuro vencerei o meu superior". "Kamae" - formas ou posies de lutar que cada lutador possui e j conhece. No entanto, qual seria a posio ideal? - Musashi diz o seguinte: seu rosto deve manter-se firme, a cabea o centro de gravidade do corpo, deve-se manter equilibrado, sem abaixar ou erguer, sem torcer ou inclinar. Seu olhar firme, cujo movimento deve ser calmo e estvel. No recomendvel contrair a testa exibindo rugas, admitindo-se estas entre as sobrancelhas e ao incio da linha do nariz. As vistas devem piscar menos e diminuir o angulo de abertura dos olhos. Sua fisionomia tranqila, a linha do nariz normal, contraindo levemente o pescoo para endireitar a posio da cabea; do ombro at ao longo do corpo seus tnus ou tonificaes musculares so uniformes.

Como olhar durante a luta


"Seus olhares devem ser amplos e maiores em todos os sentidos" "Kam" significa ver o "contedo" e ser observado em primeiro lugar para notar a real qualidade das coisas. Depois vem "Kem", que significa olhar seus movimentos superficiais ou estticos. Olhar, ler e compreender superficialmente os movimentos distantes e observar, enfrentar e saber os objetivos reais dos movimentos prximos. Ver e entender o "contedo", evitando a influncia das atitudes estticas ou aparncias. Nas lutas de mais de um adversrio, deve se olhar os lados e arredores, sem movimentar os olhos. Busque resolver os problemas mais necessrios em primeiro lugar, sem esquecer dos secundrios. Na movimentao ou na forma de execuo, no estacione ou pare. Existem sentidos e valores que progridem e se alteram. Quando parar significa a morte, no parar significa a vida. A gua em movimento no estagna nem putrefaz. Qualquer treino deve ser pesquisado continuamente possibilitando alteraes e progresso.

Formas de lutar
Assim, atravs dos treinos, adquirir e assimilar as cinco formas de luta e todas as tcnicas. O corpo aumenta sua flexibilidade, tomas decises corretas e obtm o ritmo certo, facilitando os reflexos e impulsos. No inicio, vence um adversrio, depois dois, trs e muitos outros, aprendendo o certo e o errado na luta e, gradativamente, comeando a perceber seu real objetivo. No se deve apressar e nem precipitar nos treinos e sim conhecer vrios tipos de adversrios, inclusive o preparo mental deles, alcanando essa meta com as prprias experincias vividas.

Desequilbrio mental
So vrias as causas da perda de equilbrio mental: trauma psicolgico, no caso de perigo, situaes imprevistas, dvidas, emoes descontroladas, acidentes, medo, etc. que podem influenciar o adversrio e tambm a si prprio. Portanto, muito importante, principalmente durante uma luta, enfrentando o oponente a frente, a exigncia e necessidade do maior controle do seu estado psicolgico. Aquele que conseguir esse controle perante seu atacante, j ter uma grande vantagem, possibilitando uma vitria com relativa facilidade. Assim, para abalar o estado mental do adversrio preciso citar situaes, como golpes falsos, etc., utilizando ao mximo os recursos e conhecimentos adquiridos atravs

de pesquisas profundas, as quais so necessrias. Conseguindo desequilibrar psicologicamente o adversrio, este se torna inseguro e abalado, perdendo o controle fsico.

"Kiai" (gritos de guerra)


O 'Kiai' pode ser aplicado em trs momentos: inicial, durante e final. Os gritos de guerra servem para aumentar, acelerar e expor a fora de ao do homem. Portanto podem ser aplicados contra incndios vendavais e as fortes ondas martimas, para criar coragem e energia para enfrent-los. Na luta individual, para colocar o adversrio em movimento, o grito antecipa os golpes. No necessrio utilizar o grito, simultaneamente com os golpes. No decorrer da luta, ele servir para incentivar numa situao, numa onda quente a correnteza da vitria (e este tambm baixo, forte e profundo). Usase tambm como agente animador numa torcida. Devem-se tomar precaues ao gritar, pois se o grito for usado fora do ritmo e tempo ou em ocasies imprprias, poder surgir como contra efeito, tornando-se prejudicial.

Mente em "Ken" (ataque) e "Tai" (defesa)


"Ken", significa atacar violentamente e vencer com enrgica iniciativa, isto , como uma exploso total de foras. "Tai", esperar o ataque do adversrio, mas com bastante precauo, estando fsica e mentalmente pronto para o mesmo, refletindo instantaneamente e no apenas para defender-se logo. Neste caso, o reflexo deve ser como "antecipar a iniciativa do ataque do oponente". Pode-se colocar o corpo em "ken" (ataque) e a mente em "Tai" (defesa), ou vice-versa. Isto pode ser chamado como alternncia da mente e do corpo em Ken e Tai. A razo disto est em no deixar que a mente e o corpo estejam em Ken (ataque), porque surgiro algumas falhas no descontrole de um deles. como se fosse um automvel com excesso de velocidade e o motorista em estado mental agitado, havendo assim uma grande possibilidade de perigo. Sendo ao contrrio o corpo e a mente em Tai, simultaneamente, a luta tornar-se- montona e ser surpreendido pelo adversrio, o que tambm no recomendvel. Ento o ideal seria o controle harmonioso entre o corpo e a mente sempre em alternncia.

Ouvir o som do vento e da gua


O homem pode se dividir em duas partes: parte externa ou superficial e interna ou mental. O controle ideal seria semelhante ao do Texto anterior, mas tambm pode dizer-se que, para um lutador, sua parte externa deve colocar-se em estado calmo e a parte interna em estado dinmico e ativo. Yagyu Tajimano kami diz: "O vento em si no emite nenhum som. Mas, se vier a soprar mais baixo e em contato com diversos tipos de obstculos, emite vrios tipos de sons. A gua quando cai, no tem som, mas ao chocar-se contra algum obstculo, produz diversos sons. Assim, deve-se reagir calmamente de acorod com as circunstncias e necessidades. Deve-se manter a calma superficialmente, porm, no interior deve-se se estar em ao para se aprimorar." No Budo, o corpo em movimento nervoso no recomendvel e tambm se deve evitar a influncia mental pela movimentao superficial. Existem os termos IN, que se pode traduzir como plo negativo, lua, noite, dorsal e YOU, plo positivo, Sol, dia, facial. Ambos so necessrios para compreenso de tudo que nos cerca. Devem ser ajustados equilibradamente, simultaneamente com a sua parte externa e interna do corpo. Quando a sua parte interna for YOU (ativa), a parte externa IN (calma) ou virce-versa, dever sempre haver um equilbrio entre a mente e o corpo. O "Ki" pode ser expresso na alegria, no estado de ateno, de alerta de vontade, nos anseios, etc. e assim se pode trabalhar com o KI (energia de ao) em grande uso no seu interior e com cuidado e

precauo no exterior ou, no interior calma e exterior ativo. Expondo o KI desse modo, tudo isso deve ser natural como o amanhecer e o anoitecer. Assim, Ken (ataque), Tai (defesa), Dou (movimento) e Sei (parado) devem ser ajustados harmonicamente e alternadamente no seu interior e exterior do corpo ou inversamente. Um pssaro d'gua que flutua sobre a mesma, aparentemente est calmo, mas por baixo da superfcie da gua est utilizando cuidadosamente suas patas a procura de iscas. Existem duas faces opostas chegando perfeio, cujo trabalho do corpo no seu ntimo e no exterior se torna uma ao conjunta, perfeitamente livre e espontnea. Jubei Yagyu analisando o provrbio acima citado, diz: "Durante a luta tenha sua mente tranqila consigo mesmo, at possa ou consiga ouvir o sussurro do vento e da gua."

A gua o esprito real e o gelo falso


O esprito real quer dizer: conseguir vencer, analisar e agir de modo correto do seu estado mental normal, o que no fica preso a qualquer coisa. O esprito falso, ao contrrio, se torna preso a um pensamento isolado. Agora, se seus espritos reais se concentrarem apenas num lugar, tornando-se slido, transformar-se-o em espritos falsos. Deste modo, no poder reagir naturalmente contra os diversos tipos de problemas que surgem ao redor. A gua e o gelo so semelhantes, mas no iguais, pois com o gelo no se pode lavar. Derretendo-o e permitindo que se escoe livremente em todas as direes, torna-se ento utilizvel. Com a mente acontece o mesmo, no se deixar prender, pois ficando slida, perde a flexibilidade e no poder ser utilizada. Derretendo-a e permitindo que se escoe por todo seu corpo, onde quer que seja, em todo lugar, livremente, assim se pode dizer que o esprito real. Quando a mente fica presa por uma flor vermelha, esquecendo-se do tronco, razes e folhas, perde-se a viso do conjunto. O homem, as vezes, refletindo sobre suas atos, logo percebe porque estava to nervoso e descontrolado por assuntos to banais. Isto quer dizer que a mente estava presa e slido.

A vitria completa pode ser sua derrota completa


Existe um provrbio que diz: "Conhecendo-se o adversrio e conhecendo-se a si prprio, pode se lutar cem vezes que no haver perigo. No conhecendo o adversrio, porm conhecendo-se a si, s vezes se pode ganhar ou perder. Mas, se no se conhece o adversrio e nem a si prprio, nunca se conseguir vencer." necessrio admitir corajosa as prprias falhas o que poder ser a causa da derrota. No exceder sua capacidade e nem se rebaixar. O excesso de orgulho e outras falhas acontecem devido falta de viso realista, coragem e cultura. preciso conhecer o seu "eu" fraco e o forte para adquirir a vitria.

Dominar com "Iguem" (Kuraidori) e vencer com "Ao energtica" (Ikioi)


"Iguem" ou "Kuraidori" significa que o homem domina o adversrio no pela tcnica da luta e nem pela fora, mas sim por uma espcie de energia irradiada que se manifesta pelo grau de formao espiritual, cultural e do carter do indivduo. "Iguem" no se altera por influncia externa ou circunstncias, porque isto uma qualidade adquirida do homem. Com o "Iguem" e uma vez que o individuo tomou a posio de luta (kamae) que a posio realmente perfeita, exercendo uma presso dominadora contra o oponente, sem a necessidade de movimentos, sua atitude nunca ser influenciada ou abalada pelos movimentos adversrio. "Ikioi" um movimento ou ao bastante forte e esmagadora, alm de dominadora, contra o adversrio. "Iguem" calmo, mas no ntimo contm mil variaes e alteraes de reflexos, prontos contra qualquer tipo de ataque do adversrio. Junto com o movimento "Ikioi", cuja ao esmagadora, anula as mil tentativas do oponente.

Assim diz-se: Enfrente o adversrio com Iguem e vena com o Ikioi. So as duas coisas num objetivo s. Dentro de Iguem, contm Ikioi e vice-versa. Quando apresentar Iguem forte, no temer o oponente e nem ter dvidas de si prprio.

Ato de prudncia e seu procedimento dirio


Para expor com perfeio toda capacidade de conhecimento, deve-se agir de modo prudente, habitual e constante, em qualquer circunstncia. A maioria das tcnicas, atos fenomenais e lendrios transcritos, foram baseados na dedicao e seu melhor controle mental e no com o auxlio de milagres. Mesmo possuindo tcnicas fenomenais, caso for surpreendido numa hora de distrao, no conseguir realizar um trabalho consciente. Portanto, na hora de sentar-se, verifique discretamente ao seu redor, em todos os sentidos e direes, de modo a prevenir-se contra qualquer incidente. Tambm, quando estiver perto de uma porta, observar cuidadosamente, preparando-se contra o perigo. Assim como no exemplo citado acima, deve-se ser prudente no modo de agir, de proceder, preparando-se fsica e mentalmente para estar apto a qualquer situao, atravs do seu treino e prtica constante. S assim conseguir uma reao satisfatria em qualquer ambiente. Para uma pessoa bem treinada no seu modo de proceder, com o olhar, pode transformar seu olhar em um golpe que se denomina "Mitsume", isto , um olhar relmpago e dominador, em que o adversrio perde suas reaes e reflexos, sendo que, esta falha, numa frao de segundo, poder ser uma das causas de derrota. O gato, com seu olhar, consegue paralisar o rato e este esquece-se das pernas para fugir, preocupando-se com o olhar fulminante do gato. Os acontecimentos imprevistos podem ser diablicos e fatais, apresentados sob mil variaes e quem no estiver preparado, mesmo possuindo boas tcnicas, poder falhar na unio da tcnica, mente e corpo que refletem inconscientemente as suas capacidades com perfeio.

Takekurabe
Takekurabe significa aferio de altura. Isso explica o ato de aproximar-se ou chocar-se contra o adversrio, para evitar de tomar uma postura rebaixadora. Em qualquer situao, para penetrar no adversrio, necessrio que o corpo se alongue, se estenda ao todo que fique mais solto, vontade, cheio de reflexos, evitando que se torne encolhido ou espremido. Assim, deve-se enfrentar o adversrio, corajosamente, frente a frente, dominador, exercendo presso no adversrio e com fora, como se fosse numa aferio de altura.

O segredo das tcnicas


A luta no magia, portanto, no h necessidade de esconder certas tcnicas, fazendo segredo. O bom mtodo seria transmitir as tcnicas mais fceis de assimilar, evoluindo para as mais difceis, juntamente com as teorias mais simples de adaptao e, pouco a pouco, de acordo com o progresso do indivduo se aprofundando nos assuntos mais complexos. Na luta, as vezes, melhor utilizar as tcnicas fenomenais, no s por aquele que est com o nvel tcnico em condies de entender do assunto e ter capacidade para utiliza-las com grande aproveito, como por aquele que j um mestre. No Budo, o mestre pode se orgulhar, mesmo que ensine tudo que conhece. Ningum consegue super-lo porque existe constante progresso e aprimoramento entre professor e o aluno. No merece respeito, aquele que leva o Budo, exibindo aos leigos os seus mil e um manejos, impressionando-os. O Budo no show, portanto deve ser modesto e servir para o aperfeioamento de algo mais na formao de sua personalidade. Possuir bons princpios e confiana, evitando tomar o caminho malvolo e a autodestruio conseqentemente.

A importncia dos treinos e seus reflexos


Existe uma tendncia no campo esportivo de que as teorias antecipam-se s praticas em geral. As posies de lutas so mais fceis de assimilar do que as movimentaes na luta. Estas tendncias ocorrem principalmente quando o adepto tenta se aperfeioar fugindo de sua prtica e permanecendo longe das experincias vividas. Os reflexos e as tcnicas instantneas no nascem com os pensamentos ou clculos e sim atravs do fenmeno natural que a maior repetio e a sedimentao constante dos treinos e estes se revelam de um modo mais econmico e perfeito contra diversas formas e tipos de ataques. O treino deve objetivar a vitria, descobrir o caminho real da vida e com persistncia no treino, o corpo adquire suas teorias. Atravs dos treinos, atingindo certo nvel, consegue-se diminuir os problemas e tenses que abalam a mente, que trabalham em conjunto e unidade. Os movimentos na luta tornam-se automticos e inconscientemente reagem contra qualquer situao em que se encontrem de modo tranqilo. Toda esta automatizao se adquire com o aprimoramento da pesquisa no treino e a dedicao, conseguindo ultrapassar seus ensinamentos, atingindo ento o "Satori" (perfeio, iluminao) que no se aprende atravs de ensinamentos e isto se descobre com o prprio corpo. Ento surge a dvida - como deve ser o seu treino para que as teorias no se antecipem s prticas? Isto, Yagyu esclarece atravs da denominao - "grau da lua e da gua" (Suiguetsu-no-Kurai). A Lua reflete na gua em diversas formas, por motivos de muito tipos de ondas influenciadas pelo ambiente, mas a imagem real nica. O indivduo bem formado e equilibrado, mesmo de um ambiente sujo, no se contamina, em perfeito estado. como uma jia bem lapidada que mesmo dentro da lama, no perde o brilho. Porm, uma pedra no lapidada, a sujeira e a poeira facilmente aderem a ela. manter o estado mental em "Mushim", quer dizer no ficar escravizado por interesses e idias confusas e tambm de mal conceito mental. No se define a imagem real do estado mental mas, pode concretizar-se, exemplificando como a gua que no possui forma definida, se situando em qualquer recipiente, quer seja redondo ou quadrado, livremente. No se deve preocupar somente com um contedo de treinamento. Assim nos golpes a aplicar, acompanham as tcnicas, para as quais participam suas leis e princpios fundamentais. A fora mental a origem das tcnicas e a forma ou base de lutar a origem dos movimentos nos golpes. Atravs da lealdade consigo mesmo, consegue-se adquirir a vitria, mas com o engano e malandragem, a vitria vem raramente. No se deve progredir com teorias emprestadas, fugindo das prprias experincias que vive.

A luta
Um estilo explica: quando enfrentar o adversrio seriamente, em frente, surgem duas faces na mente. Uma para venc-lo e domin-lo, outra o medo tentando fugir da situao, pois a outra uma coragem falsa e imposta. Aceitar esta realidade e trein-la para fortific-la cada vez mais se faz necessrio para ter o domnio perfeito das tcnicas, inclusive o seu fsico. A essncia do BUDO utilizar ao mximo o trabalho fenomenal da mente, pesquisando-a, sedimentando-a gradativamente para o melhor. Um cego aproxima-se da cobra sem medo, pois ele no a v e no conhece o perigo. No incio do treino, surge uma etapa em que se enxerga o medo e no consegue se movimentar, mas com persistncia, ultrapassando essa barreira, aprende-se a se afastar do perigo.

Quem bom no zen bom na luta?


Seus objetivos so distintos, mas muitos falam de seu relacionamento e se confundem. Zen para ultrapassar o mundo da vida ou da morte, para adquirir a paz espiritual ou mental, conseguindo assim a mente clara e o bom raciocnio, anulando todos os problemas que nos cercam. Deste modo, estando numa situao, no meio de mil adversrios, mesmo o seu corpo sendo triturado, consegue manter o estado mental consciente. Mas este estado mental no serve para livr-lo da morte. Mas, sim, para no tem-la. Portanto, a diferena no budo seria afastar ou defender-se da morte com auto-confiana. Assim, o estado mental em equilbrio pode enfrentar e resolver os problemas de modo mais conveniente e til para si. Concluindo, s o treino mental no basta, necessrio fortalecer a tcnica atravs do corpo, evitando desta maneira, a influncia malfica. Assim a mente nunca ser ameaada.

You might also like