You are on page 1of 16

Curso de Programao

Manual de Apresentao

Do Manual de Apresentao e do Curso em Geral


O presente manual visa servir como apresentao do curso ministrado ao abrigo da iniciativa ttouchCoach. Nestas folhas encontrar uma descrio sumria do curso e de como este poder servir as suas ambies pessoais e profissionais. No deixe de conhecer o que a nossa equipa de profissionais tem para lhe oferecer e mais importante como tem para o oferecer! Seja nico, seja inovador, supere-se! Supere os outros e marque a diferena. Vemo-nos na prxima pgina e at j!

Contedos
Do Manual de Apresentao e do Curso em Geral...............................................................2 Contedos..............................................................................................................................3 Introduo..............................................................................................................................4 Motivao...............................................................................................................................5 Mas eu no sei programar...............................................................................................6 Porqu em dispositivos mveis?.....................................................................................7 Programa................................................................................................................................8 1. Linux...............................................................................................................................9 2. Programao I.............................................................................................................10 3. Programao Orientada por Objectos.........................................................................11 4. O Sistema Android.......................................................................................................13 5. Bases de Dados...........................................................................................................15 6. Programao II/Projecto..............................................................................................16 Modo de Funcionamento do Curso......................................................................................17 Vantagens............................................................................................................................18

Introduo
Tem estado atento s necessidades do mercado de emprego? O mercado das TI tem desenvolvido como nenhum outro; em qualquer era da histria tm-se revelado artistas nicos e surpreendentes, mas no como agora bom, talvez haja comparao com a gerao do Renascimento e os incontveis pintores, msicos e escultores. Tambm programar e no apenas na ptica do autor uma arte. H muita gente que programa, mas nem toda a gente o sabe fazer da forma que o mercado requer: exigente, respon svel, sem perder a to necessria criatividade. Este curso para alm de lhe dar todas essas competncias, ainda o desafia a fazer as suas prprias aplicaes com visibilidade imediata no emergente e mais exigente mercado do mundo: o dos smartphones. Todo o dinheiro que as suas aplicaes lucrarem no mercado neste caso Android reverter a seu favor, no decorrer do prprio curso! No s aprende a fazer, como aprende a comercializar as suas aplicaes mveis!

Motivao

Motivao

Mas eu no sei programar...


E depois? para o ensinar que o curso serve. O problema da maioria dos cursos de programao e da informtica em geral de que os programas de ensino no acompanham o frentico ritmo a que a informtica tem evoludo. Com este modelo ambicionamos que o formando aprenda e desenvolva as suas competncias no em como era a informtica h 5 ou 10 anos atrs, mas para agora, onde muitos telemveis tm mais potncia que o computador de l de casa! De forma escalvel, controlada e totalmente personalizada s suas necessidades e dificuldades, aprender a programar no mais moderno e adequado formato de ensino. Quer fazer uma aplicao para controlar os gastos de l de casa? Ns ensinamos. Quer fazer um jogo para impressionar os seus amigos? Ns ensinamos. Quer estar apto/a para as reais e actuais necessidades do mercado de emprego? Ns ensinamos. No impomos um projecto; venha com o seu projecto e ns ensinamos a faz-lo!

Porqu em dispositivos mveis?


A srio? Tem estado atento s notcias? J h relatos de pessoas que transportam o computador no bolso e fazem tudo a partir de l. As vendas de PC tm cado a um ritmo de 1.2%, afectando em milhes este mercado1. J o mercado mobile suplantou 35% a venda de PC2. E mais se pode acrescentar de que a realidade do mercado de emprego tem pedido cada vez mais insistentemente programadores na rea mobile: J esto entre ns h algum tempo; mas a demanda no cessa de aumentar, em quantidade e qualidade3.

1 2 3

Dados de IHS iSuppli ibidem http://www.computerworld.com/s/article/9217885/Your_next_job_Mobile_app_developer_ 7

Programa

Programa

1. Linux
Com mais de 20 anos de existncia, este sistema operativo gratuito e open-source, que faz tanto ou mais que um congnere comercial, uma forte aposta em estabilidade, segurana e facilidade de uso. Contedo do mdulo: Software livre: Licenas; Distribuies Linux; Operar em Linux: Modo consola; Sistema de janelas X (Gnome e KDE); Instalao e uso de software em Linux;

2. Programao I
Para comear a trabalhar preciso preparar bem o posto de trabalho, conhecer as ferramentas e aprender os rudimentos, at dominar artisticamente estas mesmas ferramentas. Contedo do mdulo: IDE (Eclipse); Linguagens de Programao; Um programa: Partes constituintes; Variveis; Estruturas de Controlo; Funes; Projecto.

10

3. Programao Orientada por Objectos


Se C fosse assim to bom, no seria preciso inventar o C++! O presente mdulo consiste em explicar detalhadamente os processos de construir software de qualidade, devidamente estruturado. Contedo do mdulo: Classes; Classes Abstractas e Interfaces; Herana; Polimorfismo; UML; Tipos abstractos de dados; Projecto.

11

4. O Sistema Android
Assente em sistema operativo Linux, o projecto Android surge em 2007, como iniciativa da Open Handset Alliance (consrcio de empresas de hardware, software e telecomunicaes focadas em desenvolver normas abertas no mercado das telecomunicaes). O presente mdulo visa contextualizar o formando no mundo Android. Contedos do mdulo: O Android no mundo: do nascimento aos dias de hoje; O ambiente de desenvolvimento Android; Anatomia de uma aplicao Android: Ciclo de vida de uma aplicao; Activity, Manifest e Intent; Recursos numa aplicao Android; Layout de uma aplicao; Projecto.
12

5. Bases de Dados
Qualquer aplicao requer um stio comum onde alojar informao: desde as informaes de um catlogo digitalizado, at tabela de High-Scores de um jogo. O SQLite a ferramenta em Android que d conta do recado, e preciso dominar esta componente fulcral em qualquer software que se queira bem desenvolvido e estruturado. Contedos do mdulo: Modelo E-R; Sistemas de gesto de bases de dados; Linguagem SQL; SQLite; Projecto.

13

6. Programao II/Projecto
Mesmo com mais um mdulo de programao ainda tanto fica por ensinar. Este mdulo foca-se em coleces de dados estticas e dinmicas, unidimensionais e multidimensionais; e de outras utilidades s funes. Forte componente de projecto e apoio criao e lanamento no mercado de aplicao prpria. Contedos do mdulo: Estruturas estticas e dinmicas de tipos de dados: arrays, matrizes e vectores; Recursividade entre funes; Projecto; Lanamento de aplicaes no

14

Modo de Funcionamento do Curso


Tendo em conta o pblico-alvo do curso, os objectivos e a motivao vocacional da equipa, um curso que apresenta um custo e um modo de funcionamento nico, por um preo de lanamento imperdvel! 1 1 hora Cada mdulo tem a durao total de 30 horas; 8 sesses por mdulo, de 4 horas cada uma com excepo da ltima, de duas horas, para exame vezes 6 mdulos ao preo promocional de 1 por hora, mais custos administrativos. Formao presencial com direito a esclarecimento de dvidas remotamente com o formador;

Nota: O formando deve trazer o seu prprio porttil.

15

Vantagens
As empresas procuram quem j sabe fazer e tem provas dadas disso. No final de cada mdulo: O formando tem direito a um certificado; Acrescenta mais uma aplicao ao seu portfolio pessoal;

Pense que se uma aplicao sua custar 1 que seja, e a vender a uma s pessoa, j recuperou o investimento de uma hora de formao. Um ensino ajustado a si e ao mercado de emprego!
Contacto ANIMEPAF David Sanguinetti anime.paf@gmail.com david.sanguinetti@gmail.com 21 080 96 66 96 251 77 00

16

You might also like