You are on page 1of 27

Nesse exerccio foi baseado em um exemplo dado.

Feito malhas com espaamento de 0,2 cm, o objetivo era passar em cada quadradinho a linha correta at formar a imagem das letras e dos nmeros.

Usando a caneta, rgua e o compasso foram feitos at o nmero 36 da folha dada para os comandos do desenho geomtrico. Objetivo era encontrar, por

exemplo, o raio de uma circuferncia, a bissetriz de um tringulo ou formar um pentgono dentro de uma circuferncia.

22. Dividir uma circuferncia em 5 partes iguais. Traar os eixos AB e CD Identificar o centro O Determinar o ponto (a interseo da reta pro AO com seu eixo EF) Traar o arco por G unindo c com o eixo AB Determinar o ponto H na interseo do arco com AB Traar o arco por C unindo H com a

circuferncia Determinar o ponto J n interseo deste arco com a circuferncia Com o raio CJ, marcar sobre a circuferncia os pontos K,L e M Os pontos C,J,K,L e M so os vrtices do pentgono.

O retngulo ureo uma razo da proporo divina. Esta derivada da diviso de uma linha em dois segmentos, tais que a razo entre o segmento todo AB e sua parte mais longa AC igual razo entre AC e a parte menor CB. Essa razo de 1,61803 pra 1.

1 fazer um quadrado 2 Traar uma diagonal desde o ponto mediano A em um dos lados at o vrtice oposto de B. Essa diagonal torna-se o raio de um arco de circuferncia que intercepta o ponto C no prolongamento da linha inferior do quadrado. O retngulo menor e o quadrado se tornam um retngulo ureo.

3 Ao dividir-se o retngulo ureo, obtmse um retngulo ureo menor, denominado recproco. Resta uma rea quadrada depois da subdiviso, tambm chamada de gnmon.

4 O processo de subdiviso pode continuar indefinidamente proporcionais cada vez menores.

Construo da espiral urea Com um diagrama de subdivises da seo urea possvel construir uma espiral urea. Basta usar o comprimento dos lados dos quadrados das subdivises como raio de um segmento de crculo e ento traar e conectar os arcos em todos os quadrados do diagrama.

4 O processo de subdiviso pode continuar indefinidamente proporcionais cada vez menores.

Quadrados proporcionais Os quadrados do diagrama da subdiviso da seo urea mantm entre eles a proporo urea.

Mtodo de construo com tringulo 1 Comece com um tringulo reto cujos lados estejam na proporo 1:2. Trace um arco a partir de D, usando DA como raio e intersecte a hipotenusa. 2 Trace outro arco ao longo da hipotenusa a partir de C, usando CE como raio para intersectar a linha da base. 3 Do ponto B, onde o arco intersecta a linha de base, trace uma linha vertical que toca a hipotenusa.

Mtodo de construo com tringulo 4 O resultado so propores ureas ao definir o comprimento de AB e BC que so os lados do retngulo. A diviso do tringulo proporciona a criao dos lados de um retngulo com proporo urea,.

Propores ureas As divises e proporo do mtodo de construo com tringulos geram os lados de um retngulo ureo. Alm disso, o mtodo pode resultar em uma srie de crculos ou quadrados que mantm entre si a proporo urea. AB=BC+CD BC=CD+DE CD=DE+EF etc... REC+QUARD=REC UREO A+B= AB AB+C= ABC ABC+D= ABCD ABCD+E= ABCDE ABCDE+F = ABCDEF ABCDEF+G= ABCDEFG

Propores ureas em crculos e quadrados O mtdo de contruo de sees ureas por meio do tringulo tambm produz uma srie de crculos ou quadrados ureos.

O matemtico Fibonacci props a sequncia numrica: (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, ) Essa sequncia tem uma lei de formao simples: cada elemento, a partir do terceiro, obtido somando-se os dois anteriores. Por exemplo: 1+1=2, 2+1=3, 3+2=5 e assim por diante.

A partir de um retngulo ureo, se adicionarmos a esse retngulo um quadrado, obtemos um novo retngulo 32. Se adicionarmos agora um outro quadrado, obtemos um retngulo 53 determinando assim a sequncia de Fibonacci.

Se utilizarmos um compasso e traarmos o quarto de circunferncia inscrito em cada quadrado, encontraremos uma espiral formada pela concordncia de arcos cujos raios so os elemento da sequncia de Fibonacci. Um exemplo o Parthenon feito arquiteto grego Fidias. A fachada principal do edifcio um retngulo que continha um quadrado de lado igual altura. Essa forma sempre foi considerada satisfatria do ponto de vista esttico por suas propores sendo chamada retngulo ureo ou retngulo de ouro.

A composio abaixo sugerindo uma malha e uma estampa foi baseada em 9 retngulos ureos em quatro cores. Os retngulos laranja foram divididos em sua diagonal, tornando quatro tringulos retos. Um retngulo rosa foi divido em quatro partes a partir de seu vrtice.

Como uma estampa da composio 2D, de forma expandida em trs blocos com alturas referente Fibonacci ( 3cm, 5 cm e 8 cm).

O ponto a unidade da comunicao visual mais simples e irredutivelmente mnima sua presena. Quando fazemos uma marca, que seja a tinta da ponta da caneta, fazemos um elemento como um ponto de referncia ou indicador do espao, sendo esttico. Qualquer ponto possui um grande poder de atrao visual. No tem comprimento nem largura. Pode representar o incio, o fim de uma linha ou onde est duas linhas se cruzam. O ponto no ponto de vista simblico, considerado como elemento de origem. O ponto possui formato simples,

cor, tamanho mnimo e textura. Podendo ser cheio ou vazado, sua ocupao em uma representao visual pode ser classificada em adensamento que a concentrao de pontos para representar um determinado efeito, a rarefao o espaamento entre eles, estando dispersos, causando efeito contrario do adensamento ou concentrao nas bordas e vazio no centro. Quando esses pontos so organizado em forma sequencial, eles se ligam sendo capazes de dirigir o olhar.

Usando as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) os pontos cheios foram colocados dispersos no fundo preto, com tamanhos variados para representar faris dianteiros e traseiros de carros anoite indo e vindo em uma avenida tanto a composio 2D e como a 3D.

Segundo kandinsky, a linha geomtrica um ser invisvel. um rastro do ponto em movimento que produz-se aqui o salto do esttico para o dinmico, nunca esttica. O ponto por tanto, seria a origem do desenho que ao aplicar uma fora sobre o ponto daria a origem linha. Quando uma sequncia de pontos, eles muito prximos entre si de maneira que se

torna impossvel identific-los como unidade de forma individualmente, aumenta a sensao de direo e se transforma no elemento linha. No s tem comprimento como largura, sua forma por ser reta ou curva. Possui direo e posio (vertical, horizontal ou diagonal), sendo limitada por pontos e forma a borda de um plano.

Para Kandinsky assim se produz a estrela das linhas retas, organizadas em torno de um ncleo comum. Esta estrada pode tornar-se cada vez mais densa de modo a que as intersees criem um centro mais cerrado no qual um ponto possa se formar e desenvolver. Ele o eixo em volta do qual as linhas podem organizar-se e finalmente confundir-se uma nova forma nasceu, uma superfcie sob a forma definida de crculo. As linhas pontilhadas no ncleo e linhas retas nos raios solares, nas cores quentes transmitindo o calor do sol. Linhas curvas azuis, cor fria, para expressa as nuvens e o vento no cu.

O plano a trajetria de uma linha em movimento. Possui comprimento, largura, tem posio e direo limitado por linhas e define os limites extremos de um volume. Em uma superfcie bidimensional, todas as formas planas que no so comumemente reconhecidas como pontos ou linhas, so formas enquanto plano. Existe uma variedade de formato podendo se classificados como: Planos geomtricos (constitudos matematicamente), orgnicos (limitados por curvas livres, sugerindo fluidez e crescimento), retilneos

(limitados por linhas retas que no se relacionam umas com as outras matematicamente), irregulares (limitados por retas e curvas que tambm no se relacionam umas com as outras matematicamente), caligrficos (criados sem auxlio de instrumentos, composto por linhas orgnicas) ou acidentais (determinado pelo efeito de processos especiais ou obtidos ocasionalmente).

As figuras planas sendo representadas com os formatos bsicos da geometria com linhas retas para o retngulo, quadrado e tringulo e curva para o crculo que limita os limites extremos dos volumes.

A composio 3D apenas a volumetria da composio 2D usando a sequncia de Fibonacci.

You might also like