You are on page 1of 2

.: Politica Para Politicos :.

Conhecimento prtico, objetivo e apartidrio para o dia-a-dia do poltico

Louis tem que morrer para que o pas possa viver


Em 3 de dezembro de 1792, Robespierre pronunciou este discurso, no qual explicava porque a execuo do rei Louis XVI era necessria e indispensvel Pelo discurso pode-se ver que havia um setor da Conveno que temia esta deciso, e defendia o julgamento pblico do Rei. Robespierre, com sua lgica revolucionria inflexvel, fria e irredutvel, derruba estes argumentos com seu discurso, e encaminha a deciso de executar o Rei, sem julgamento. Esta uma pea de oratria clebre e peculiar. A oratria de Robespierre no dada a arroubos retricos, como era o caso de Danton, o maior de todos os oradores da Revoluo Francesa. Ao contrrio, Robespierre desfila argumentos lgicos, com preciso e firmeza, sempre com uma ameaa subliminar para os que no concordarem com ele. Sua linguagem destituda de qualquer emoo ou arrebatamento, mesmo falando sobre um tema to sensvel como a execuo do Rei, pondo termo a 800 anos de monarquia na Frana. O discurso A oratria de Robespierre no dada a arroubos retricos, tem argumentos lgicos e firmes

"A Assemblia tem-se afastado sem perceber do verdadeiro ponto em questo. No se trata de fazer um julgamento. Louis no ru, vocs no so juzes; vocs no so e no podem ser nada mais que representantes da nao. No uma questo de ditar uma sentena a favor ou contra um homem, mas sim de adotar uma medida de segurana pblica e realizar um ato de poltica nacional. Um Rei destronado numa Repblica bom apenas para duas coisas: perturbar a paz do Estado e destruir a liberdade, ou confirmar a paz e a liberdade. Louis foi Rei. Ento a Repblica foi estabelecida. Louis foi destronado por seus c rimes. Louis denunciou o povo francs como rebeldes. Ele pediu o auxlio dos exrcitos de seus colegas tiranos, e a vitria do povo significou que ele, somente ele, era o rebelde. Louis no pode ser julgado; ele j foi julgado. Ele est condenado, ou, se isto no for verdade, ento a soberania da Repblica no absoluta. Propor um julgamento para Louis, de qualquer forma que se faa, voltar atrs nos nossos passos em direo ao despotismo real e constitucional. uma idia contra-revolucionria, j que ela submete a prpria revoluo a julgamento. Se Louis pode ser julgado, ele pode ser absolvido, pode ser julgado inocente.... Cidados, cuidado.... Vocs esto sendo enganados por falsas noes. Quando uma nao se v forada a recorrer ao direito de se insurgir, ela retorna ao estado de natureza com relao ao tirano que a governava. Como pode este ltimo ento invocar em sua defesa o pacto social? Ele o destruiu.... O direito de punir o tirano e o direito de destron-lo so a mesma coisa. Eles no assumem formas diferentes. O julgamento do tirano a insurreio, sua sentena a perda do poder, sua punio o que a liberdade do povo exige. Ao dar uma plataforma para os defensores de Louis XVI vocs vo despertar todas os conflitos do despotismo com a liberdade. Ao fazer isto vocs concedem o direito de blasfemar contra a Repblica e contra o povo, uma vez que o direito de defender o dspota carrega consigo o direito de dizer qualquer coisa que promova a sua defesa. Agindo assim, vocs vo fazer surgir todas as faces, reanimar e reacender as cinzas adormecidas da Monarquia. Somos uma Repblica e Louis continua vivo, e vocs ainda se atrevem a interpor a pessoa do Rei entre ns e a liberdade. Tenhamos cuidado para evitar que, por um excesso de escrpulos, tornemo-nos criminosos; e tenhamos cuidado para evitar que por uma excessiva indulgncia com o culpado, no venhamos a nos instalar no lugar que ocupava. Porm, um novo problema surge.
www.politicaparapoliticos.com.br/imprimir.php?t=761536 1/2

Qual a punio que deve ser aplicada a Louis?

A pena de morte demasiado cruel. No, diz um outro, viver ser mais cruel, logo ele deve viver. Por mim, eu abomino a pena de morte que as leis que vocs passaram, to liberalmente impe, e eu no tenho nem amor nem dio pelo rei; somente o crime que eu odeio. Vocs pedem por uma exceo pena de morte para o nico homem em cujo caso ela se justifica?! com tristeza que eu pronuncio esta verdade bvia....LOUIS DEVE MORRER PARA QUE A PTRIA VIVA. Se fssemos um povo em paz, livre e respeitado, dentro e fora de nossas fronteiras, podia-se dar ouvidos ao conselho que vocs deram para sermos generosos. Mas, um povo cuja liberdade, depois de tanta luta e sacrifcios, ainda est em disputa; um povo cujas leis ainda so inexorveis apenas para os pobres e fracos; um povo que ainda est dividido pelos crimes da tirania; tal povo deseja ser vingado. Eu proponho ento que vocs adotem um decreto imediatamente para determinar o destino de Louis. Eu peo que a Conveno o declare um traidor do povo francs e um criminoso contra a humanidade. Eu peo que dele faamos um grande exemplo para o mundo inteiro, no mesmo lugar onde, em 10 de agosto, os generosos mrtires da liberdade pereceram."

Louis XVI, acusado de traio, foi condenado morte pela guilhotina, em janeiro de 1793

Francisco Ferraz

Acesse: www.politicaparapoliticos.com.br copyright2006 - AD2000 Consultoria Poltica Editor Responsvel: Francisco Ferraz

You might also like