You are on page 1of 26

5

INTRODUO

As pginas seguintes mostraro como possvel desenvolver um kit de gravao e simulao de circuitos baseados em microcontroladores,

especificamente no 8051. Com os modestos tpicos a seguir, queremos mostrar que possvel o desenvolvimento de tal tecnologia, bastando apenas compreenso do funcionamento bsico dos blocos de funcionamento de um microcontrolador. Esse estudo pode ser entendido para microcontroladores de outros fabricantes, tais como os microcontroladores da srie PIC, Motorola e at mesmo Holtek.

1.1 Objetivos

Este trabalho visa criao de um modelo aberto de programao e simulao de hardware com a arquitetura do 8051, neste caso explicitaremos o funcionamento dos microcontroladores das sries AT89S51 e AT89S52, execuo dos processo de gravao tanto pela porta serial como paralela. Tambm mostraremos sugestes de alguns softwares para gravao. O projetista de circuitos poder solucionar muitos processos que exijam repetio ao longo do tempo e isto com o mnimo de circuitos extras. No de nosso intuito esgotar o assunto, pois necessrio muita pesquisa para que o projetista possa desenvolver suas aplicaes. Nossa proposta que se baseia no conceito de laboratrio porttil, porm com uma certa flexibilidade na arquitetura, para que o usurio desenvolva quaisquer aplicaes que sua imaginao permitir, respeitando os limites de processamento do equipamento. 1.2 Objetivos especficos O projeto visa no somente uma arquitetura robusta para desenvolvimento de processos, mas tambm uma vasta gama de aplicaes que sero propostas atravs de um stio na Internet, sugestes para aplicaes, e na documentao do equipamento, assim como entradas e sadas da placa para a realizao de processos e leitura de dados.

MICROCONTROLADORES

Microcontroladores so componentes que podem executar diversas funes, possuem memria interna (ROM) que permite gravar programas criados pelos projetistas. Tais programas controlam as portas de entrada e sada de dados destes dispositivos, facilitando assim a criao de projetos complexos com o mnimo de dispositivos e o mximo de eficincia, dependendo apenas da criatividade do projetista. Com o crescimento da informtica e da construo de componentes eletrnicos mais eficientes, em 1974 foi lanado o primeiro microcontrolador pela Texas, o TMS 1000, com apenas 4 bits, RAM e ROM. Em 1977, a Intel lanou o 8048 que possua memria externa (ROM) e memria de dados (RAM). Os anos 80 iniciaram uma revoluo no processo de automao. A Intel lanou o 8051, que possui 4K de memria de programa e 128 bytes de memria de dados. Desde o lanamento do microcontrolador TMS 1000, vemos uma exploso de fabricantes e conceitos de microcontroladores tais como os da ATMEL, HOLTEK, MOTOROLA, MICROCHIP, dentre outros. (1)

1.1 Microcontroladores versus Microprocessadores

Microcontroladores so diferentes de microprocessadores. A diferena est na funcionalidade do primeiro. O microprocessador necessita de componentes extras para que possa executar suas funcionalidades, tais como memrias e perifricos, para enviar e receber dados. Os microcontroladores foram projetados para possurem memrias e perifricos de entrada e sada agregadas em um s circuito integrado, onde nenhum outro componente externo necessrio para execuo de suas tarefas. Isso possibilita maior economia de espao, tempo e viabilidade para construo do projeto. (2) Para aplicaes especficas necessrio que o controle do processo seja dedicado a um pequeno conjunto de tarefas. Para tal aplicao os microcontroladores levam vantagem para controlar o ambiente externo. Estes possuem circuitos eletrnicos mais adequados para a conexo ao ambiente e seu custo acaba sendo reduzido, em comparao aos microprocessadores, que so construdos para a otimizao de processamento de dados, necessitando de auxlio de diversos componentes externos, tais como: memrias, co-processadores, dispositivos perifricos, dentre outros. Desta forma, sua principal aplicao torna-se mais eficiente na execuo de processamento de alto volume de dados. (3)

1.2 O microcontrolador 8051

So microcontroladores que incorporam memria de programa e dados em sua estrutura interna. Possibilitam expanso para at 64 Kbytes de programa e mais 64 Kbytes de dados. O acesso portas internas de I/O permitido, canal de comunicao UART full duplex, interrupes nesting com clock de 12 a 60 Mhz. Atravs de softwares, possvel a execuo de complexas operaes aritmticas e lgicas. A escolha do 8051 para o desenvolvimento do projeto foi devido as caractersticas de seu hardware interno: - RAM Interna de uso geral de 128 bytes e 128 bytes para os registradores especiais; - ROM de 4 Kbytes; - 4 portas I/O; - 2 timers de 16 bits; - Uma interface serial; - Capacidade de 64 Kbytes de endereamento externo de ROM; - Capacidade de 64 Kbytes de endereamento externo de RAM; - Processador booleano; - Ciclos tpicos de instruo de 1 a 2 us a 12Mhz; - Instruo direta de diviso e multiplicao; - Entradas de interrupo externa; Outras caractersticas importantes a ressaltar seriam as portas de comunicao do 8051, este possui: - 8 portas de comunicao de uso geral, via software, sendo possvel ler e escrever nessas portas, sendo chamadas de (Port P1). - 8 portas de uso geral para comunicao externa caso o projetista no as utilize para comunicao externa com RAM/ROM/EPROM. Essas portas so chamadas (Port P2). - 8 portas de comunicao com RAM externas, interface entre os perifricos internos do chip e externos a ele. Entradas programveis tambm podem ser utilizadas com I/O. So conhecidas como (Port P3). (4) O HARDWARE BSICO

10

Quase todos os processadores atualmente so utilizados em sistemas embarcados. Seu incio ocorre na fabricao de computadores pessoais, mas diferentes destes que so utilizados para executar uma tarefa especfica. O projeto a ser apresentado visa execuo de algumas aplicaes, de acordo com a necessidade do usurio, sejam elas multitarefa ou individuais. As aplicaes a serem desenvolvidas dependem das caractersticas fsicas externas de cada hardware que so projetados para executarem tarefas genricas independendo de seus hardware interno. As aplicaes sero bem sucedidas de acordo com o nvel de proteo fsica do hardware que estar sujeito ao meio ambiente o qual esse ser submetido. 2.1 O circuto de Clock O circuito interno do microcontrolador formado por um circuito oscilador, chamado de clock. Depende de uma ligao externa atravs de cristal e capacitores. o relgio interno do microprocessador para execuo de qualquer atividade interna ou externa mquina. (NICOLESI, 2009, p98) O circuito abaixo nos mostra a ligao feita para que o circuito funcione adequadamente, reparemos na figura 1 o uso de capacitores e o cristal ligados nos pinos 18 e 19.

Figura 1. Circuito oscilador. Os capacitores podem ser entre 10pf a 30pf e o cristal de at 12Mhz para as verses AT89Sxxx. A ligao do cristal permite que o circuito funcione adequadamente, energizado pelos capacitores, oscila, gerando um sinal peridico que uma forma

11

de onda prxima de uma senide. O sinal que vem do cristal entra no oscilador interno que o transforma numa onda quadrada. Esta servir como relgio para o microcontrolador. Em alguns casos, uma fonte de clock pode ser uma TTL do tipo NOT. Abaixo os tipos de configuraes que podem ser realizadas:

Figura 2. Circuitos osciladores a Cristal e TTL Sendo o CLOCK o elemento que gera e controla os ciclos e o microcontrolador um equipamento dinmico, necessrio entender como funciona o ciclo de mquina. Vamos definir cada pulso P como um ciclo de oscilao e a cada dois P (P1 e P2) um estado S.

Figura 3. Os ciclos de mquina. Na imagem acima temos um ciclo de mquina igual a 12 ou seja, se temos um cristal de 12 MHz ligado ao circuito temos: 12 x (perodo do clock) = 12 x (1/12 x 106)=1 microsegundo. 2.2 O Reset (RST)

12

O reset ou RST do 8051 efetuado atravs do pino 9, quando ligamos o CHIP este deve possuir um circuito externo. Quando h a energizao do circuito (+Vcc 5 Volts), o capacitor esta descarregado e assim aplicado um pulso de alto no pino RST que na sequncia vai a zero. O tempo dado pelo circuito RC. Desta forma o reset forado faz o capacitor se descarregar e carregar novamente, aplicando um pulso alto no RST. Ao projetar um gravador de microcontroladores, necessrio ficar atendo a estes detalhes e sempre que ligar o equipamento, efetuar um reset forado atravs de uma chave normalmente aberta, desta forma o circuito fica habilitado para a gravao. (5)

Figura 4. O circuito de reset.

13

2.3 Os Ports de uso geral Abaixo descrevemos algumas as portas de comunicao com o mundo externo ao 8051, chamaremos por conveno de Ports. (1) Abaixo a pinagem do 8051.

Figura 5 :Pinagem do AT89S51/52 Port P0: Vo dos pinos 32 a 39, esses oito pinos fsicos formam o barramento de 1 byte. Utilizado para a comunicao de entrada e sada (Input/Output) de dados. um barramento de uso geral, mas tambm pode ser um barramento multiplexado, nesse caso pode ser usado utilizamos uma memria externa que pode ser lida ou escrita via software. Port P1: Seguem dos pinos 1 a 8, formando um Byte, tambm so utilizadas como porta (I/O) de dados. Pode ser utilizados tambm como barramento de uso geral, geralmente em kits comerciais so utilizadas para comunicao com Displays de LCD. Ateno: Os pinos 6, 7 e 8 ou os Ports 1.5, 1.6 e 1.7 tambm so utilizados para gravao do microcontrolador atravs da porta paralela.

14

Port P2: Os pinos fsicos de 21 a 28 tambm formam um Byte, tambm utilizados como (I/O). So utilizados como barramento de uso geral ou para trabalharmos com memrias externas. Em kits comerciais so muito utilizados para a comunicao com Displays. Port P3: Essas portas de comunicao possuem funes especiais, pois so elas que efetuamos a comunicao serial, controle das interrupes, timers e contadores, tambm podemos utilizar como escrita e leitura de dados de uso geral.(4)(5) Ports Funo P3.0 RXD Port de entrada Serial P3.1 TXD Port de sada serial P3.2 INT0 Interrupo externa (T0) P3.3 INT1 Interrupo externa (T1) P3.4 T0 Entrada Externa para Timer0 P3.5 T1 Entrada Externa para Timer1 P3.6 WR Port para escrita em memria externa (DADOS) P3.7 RD Port para leitura da memria externa (DADOS) Tabela 1. Funes dos ports (pinos). ALE/PROG: O Pino 30 o pino responsvel pela demultiplexao de dados e bits menos significativos. Gera um pulso de entrada enquanto a memria do tipo de FLASH programada. (1)(2)(4)(5) PSEN (Pino 29): Ativamos esse pino quando queremos acessar uma memria externa, lendo seus cdigos. EA/VPP: Conectamos esse pino ao VCC para a execuo interna dos programas, Estando em nvel lgico 1 (5+) o microcontrolador enxerga sua memria interna, aps isso faz a leitura das memrias externas. Em nvel lgico zero o microcontrolador, faz apenas leituras de memrias externas.

15

2.4 Memria Flash Os microcontroladores da srie AT89S51/52 possuem dois modos de gravao que podem ser pelas portas serial ou paralela.

Figura 6 Caractersticas das formas de onda da gravao em modo paralelo.

Figura 7 Caractersticas das formas de onda da gravao serial.

16

2.5 Comunicao Serial Sncrona e assncrona A transmisso na porta serial pode ser realizada de forma sncrona ou assncrona, realizada em equipamentos do tipo DTE (Data Terminal Equipment - PC) e DCE (Data Communication Equipment - microcontrolador). Na comunicao serial sncrona utilizamos a sada para envio ou recepo de dados e a outra para levar o sinal de sincronismo, assim o receptor enxergar quem o bit 0 e quem o bit 1. J a comunicao serial assncrona no depende do sinal de sincronismo, ela gera um padro de transmisso para cada byte transmitido. O sistema de recepo espera um bit de incio (start) (ocorre a transio de 1 para 0), inicia a recepo dos outros bits do byte transmitidos. Ao cont-los, o sistema fica esperando o bit de parada (stop) (neste momento ocorre a transmisso de 0 para 1), a comunicao encerada. (2) (8) O 8051 possui um modo de comunicao sncrona (Modo 0) e trs modos de comunicao assncrona (Modos 1, 2 e 3). Mostraremos agora alguns clculos para exemplificar seu funcionamento.

Os computadores baseados na arquitetura PC, apresentam basicamente trs sadas, USB (Universal Serial Bus), COM1 e LPT1 (antiga porta de impresso). Chamamos de comunicao serial porque h a transmisso um byte, bit por bit Conexo da comunicao serial mostrada abaixo atravs do conector DB9 tipo fmea. Chamamos esse tipo de comunicao serial, porque as informaes so transferidas bit a bit de forma seqencial e programada previamente, assim o receptor retransmite as informaes de forma que a informao no perca sua integridade original. Na figura 9 temos um modelo de conexo da porta de comunicao serial, neste caso a podem ser a COM1, COM2, etc. (4)(8)

17

1 Carrier Detect (CD) sinal de entrada para uso de modem externo vindo do DCE 2 Received Data (RD) Incoming Data (de um DCE para um DTE) ou sinal RX 3 Transmitted Data (TD) Outgoing Data (de um DTE para um DCE) ou sinal TX. 4 Data Terminal Ready (DTR) o sinal de sada controlado pelo DTE, avisa que quer transmitir. 5 Signal Ground Common ou sinal Figura 8. Comunicao serial Onde pino 1 TX, pino 2 RX e pino 3 GND. (Na placa) Onde pino 3 TX, pino 2 RX e pino 5 GND. ( No PC ) terra entre os dispositivos envolvidos. 6 Data set Ready (DSR) ou sinal de entrada controlado pelo DCE, que avisa que pode receber. 7 Request To Send (RTS), sinal de entrada controlado pelo DTE, para avisar que quer transmitir. 8 Clear To Send (CTS), sinal de entrada controlado pelo DCE, que avisa que pode receber. 9 Ring Indicator (RI) o sinal de entrada de modem de campanhia.

Figura 9. Conector DB9, tipo fmea para cabo.

Figura 10. Conector DB9 tipo macho

Abaixo o esquema de ligao serial entre o microcontrolador e o PC, onde: Eq.: corresponde ao equipamento com microcontrolador. PC.: Computador IBM-PC.

18

Figura 11. Modelo de conexo DB9 Para ligaes em serial com um atravs de um conector DB25, podemos utilizar a pinosgem abaixo:

Onde pino 2 TX , pino 3 RX e pino 7 GND. ( No PC )

Onde pino 1 TX, pino 2 RX e pino 3 GND. (Na placa)

Figura 12. Ligao da porta paralela, conector DB25 com a serial do microcontrolador. Generalizado podemos realizar conexes seriais entre DB25 para DB25, DB9 para DB9 ou mistas.

Figura 13. Conexes DB9 DB9, DB25 DB25, DB9 DB25 Nmero 2 3 4 5 6 Nome TXD - Transmit Data RXD - Receive Data RTS - Request To Send CTS - Clear To Send DSR - Data Set Ready Designao Transmisso de dados Recepo de dados Pedido de emisso Emprstimo a emitir Dados prontos

19

7 8 20 22

GND - Signal Ground CD - Carrier Detect DTR - Data Terminal Ready RI - Ring Indicator

Massa lgica Deteo de portador Terminal pronto Indicador de campainha elctrica

Tabela 2. Funes de cada pino na conexo serial DB25. Abaixo a ligao da porta de comunicao paralela, atravs do conector DB25.

Figura 14. Conector DB25, tipo macho para cabo.

20

2.6 A tecnologia MAX232 O integrado MAX232 produzido pela MAXIM, sua funo de converter os sinais RS232 para os +/-12 volt necessrios transmisso e receber do seu porto srie os 0/5 volt TTL, diretamente pela porta do microcontrolador. O standard RS232 define um conjunto de especificaes para a transmisso srie de dados entre dispositivos DTE e DCE . O RS232 foi desenvolvido com o intuito de ligar um terminal de dados (no nosso caso um computador) com um modem, para a transmisso distncia dos dados produzidos, neste caso a porta serial do PC COM1, COM2, etc, com o microcontrolador 8051, mas pode ser utilizado para a comunicao com microcontroladores de outros fabricantes.

Figura 15. Circuito de ligao do MAX232.


Fonte: http://www.rogercom.com/PortaSerial/PortaSerial.htm

21

TIPOS DE CONEXES SERIAL

Abaixo, alguns modelos de comunicao serial que so adotados para ligao de diversos dispositivos. (13) Cabos null-modem para comunicao entre 2 computadores atravs da porta serial com suporte a controle de fluxo via hardware.(Rogrio, 2011)

Figura 16. Cabo Serial para conectar DB9 com DB9.

Figura 17. Cabo Serial para conectar DB25 com DB9.

22

Figura 18. Cabo Serial para conectar DB25 com DB25.

CABOS DE COMUNICAO SEM SUPORTE A CONTROLE DE FLUXO VIA HARDWARE

Figura 19. Cabo Serial para conectar DB9 com DB9.

23

Figura 20. Cabo Serial para conectar DB25 com DB9.

Figura 21. Cabo Serial para conectar DB5 com DB5.

24

Figura 22. Teste de porta serial sem a necessidade de se conectar dois equipamentos.

Figura 23. Com o DB9

25

O FUNCIONAMENTO DO CIRCUITO

O MAX 232 leva

26

O PROGRAMA DE GRAVAO

O programa que utilizamos sugesto do Engenheiro Rafael Ferrari (14)

Figura 24. Programa de gravao. Passo 1. Escolha o modelo de chip que ir gravar, neste caso clique em Chip e escolha o modelo que esta usando. Passo 2. Se seu arquivo est no formato Hex (hexadecimal) clique em Tools (ferramentas) e depois HEX - > BIN onde BIN o formato binrio que vai para o microcontrolador. Passo 3. Clique em Write (escrever, gravar) Passo 4. Encontre o seu arquivo HEX ou BIN. Passo 5. Observe a barra de progresso.

O comando Erase, serve para apagar o contedo que se encontra nas memrias Flash/EEPROM. Tambm apaga os Lock Bits que impedem a gravao do

27

microcontrolado.

28

CONCLUSES

O projeto foi pensado inicialmente para ser um circuito de simulao de microcontroladores da srie 8051, porm essa modalidade de circuito mostrou-se difcil essa, pois para ocorrer uma simulao, necessrio o desenvolvimento de software especfico. Averiguamos tambm que o circuito pode ser simulado se ativarmos as portas de comunicao PSEN (pino 29) e ALE (pino 30), mantendo ativado (+5Vcc) na porta EA (pino 31) o microcontrolador entra em modo leitura . Recomendamos que em projetos futuros sejam desenvolvido tal Hardware, expandindo pinos ou barramentos nas portas de comunicao. Em desenvolvimento de sistema de Hardware para funes especficas, recomendvel que o projetista inclusse sempre que possvel uma parte microcontrolada, com expanses nas portas, jumpeamentos especficos e respectivas entradas/sadas de comunicao, desta forma podemos criar circuitos inteligentes que necessitam somente pouca mudana no Hardware, sendo que sua funcionalidade fique apenas na parte de software.

29

BIBLIOGRAFIA

(1) Histria dos microcontroladores . Disponvel em: http://www.artigos.com/components/com_mtree/attachment.php? link_id=6681&cf_id=24. Acesso em 27 de maro de 2011-03-27 (2) NICOLOSI, Denis Emlio Campion Microntrolador 8051: detalhado 8 ed. So Paulo: rica, 2007. (3) Processos em Sistemas embarcados MOURA, Danilo Santos. Disponvel em: www.lisha.ufsc.br/~guto/teaching/theses/danillo-bsc.pdf. Acesso em 29 de maro de 2011 (4) NICOLESI, Bronzeri Microcontrolador 8051 com Linguagem C: Prtico e Didtico - 2 ed. So Paulo: rica, 2008. (5) SIMPLCIO, Fernando de Sousa Programao em Basic para microcontroladores 8051: com base na IDE BASCON 8051: teoria e prtica - 1 ed. So Paulo: rica, 2006. (6) NEUROTREND, Technology Solutions Ltda. Disponvel em: http://www.jonasbairros.xpg.com.br/apostila%20manual%20kit%20micro %20controlador%208051.doc Acesso em 01/11/2011 (7) Microcontroladores - RUIZ, Wilson. Disponvel em: http://alexandrejaragao.vilabol.uol.com.br/Apostilas/microcontroladores.pdf Acesso em 01/11/2011 (8) Datasheet, ATMEL. Disponvel em: http://www.keil.com/dd/docs/datashts/atmel/at89s52_ds.pdf Acesso em 01/11/2011

30

(9) SWEET, Michael R. Disponvel em: http://www.easysw.com/~mike/serial/serial.html Acesso em 03/11/2011 (10) Minicomputadores, e Micro. Disponvel em: http://www.dca.fee.unicamp.br/courses/EA078/1s2004/arquivos/turma_ab/cap8.pdf Acesso em 03/11/2011 (11) Canzian, Edmur. Disponvel em: http://www.professores.aedb.br/arlei/AEDB/Arquivos/rs232.pdf Acesso em 03/11/2011 (12) ATMEL, Hardware. Disponvel em: http://www.atmel.com/dyn/resources/prod_documents/doc4316.pdf Acesso em 3 de novembro de 2011 (13) Antnio Rogrio, Messias. - Disponvel em: http://www.rogercom.com/PortaSerial/PortaSerial.htm Acesso em 3 de novembro de 2011 (14)Ferrari, Rafael. Disponvel em: http://www.rafa.eng.br/index.htm Acesso em 3 de novembro de 2011.

You might also like