You are on page 1of 6

Estudos de casos A gravidez na adolescncia: Atualmente vem se notando um grande nmero de adolescentes grvidas, o que mostra uma falta

de orientao por falta dos pais e tambm por parte das escolas. Aninha possui um amor platnico por Joo, e decide conversar com suas amigas. Elas depois de a ouvirem decidiram marcar um encontro. Aninha uma menina do interior e muito inocente, Joo um garoto da cidade cheio de malcia. No dia do encontro, Joo Polvoj sabendo que Aninha era apaixonada por ele, usou seu charme para encanta-la. Jogou um papo no primeiro encontro e a respeitou. J no segundo encontro Joo preferiu um lugar mais reservado para conversar sobre seus sentimentos, aproveitando- se da situao em que estavam, acabaram tendo uma relao sexual e Aninha engravidou. Como a escola poderia ter orientado seus alunos previamente? E posteriormente? Um casal de namorados ( Pedro e Juju), em uma sala do nono ano do Ensino Fundamental, namoravam a um certo tempo. O casal j estava com uma vida sexual ativa, porm no

utilizavam qualquer tipo de proteo o que culminou em uma gravidez. O namorado ao ficar sabendo que ia ser pai, a abandonou. Como a escola deve proceder nessa situao? Qual ser o papel da professora, da diretora e da coordenao pedaggica para que essa menina no abandone os estudos? Como a escola deve agir para evitar esses casos de gravidez na adolescncia?

Homossexual Joo um homossexual com 16 anos, foi ao banheiro e certos alunos falaram palavras a seu respeito, como: - Voc uma bichinha! O assunto correu no colgio e chegou a coordenao pedaggica. A coordenadora orientou o garoto a usar o banheiro no horrio fora do intervalo. Ser que a coordenadora pedaggica agiu corretamente nessa situao? Quais os outros caminhos que a coordenadora poderia ter tomado?

Devid, aos seus 6 anos pegou as bonecas de sua irm. Escondido ele brincava com elas, pois tinha o receio que algum poderia v- lo. Um dia seu primo o viu brincando com as bonecas e o chamou de viadinho. Devid, chorou, mas no contou para ningum, enquanto seu primo contou para toda famlia. Como os pais de Devid devem agir nessa situao? Como a escola deve abordar essa situao no contexto escolar? Dois amigos de sala de aula, cursando o oitavo ano do Ensino Fundamental, descobrem que seus sentimentos um para com outro vo alm da amizade um sentimento de romance. Como a escola dever lidar com a turma para que os alunos no sejam alvo de piadinhas?

Pedofilia

Mariana tem 7 anos e est cursando o segundo ano do ensino fundamental.No primeiro ano, era uma menina muito estudiosa, alegre e tinha um relacionamento harmonioso com toda sua turma. No segundo ano, a professora da menina comeou a notar que ela estava muito mudada, chorava do nada, tinha horror quando via um homem na escola, no queria brincar mais com as outras crianas, no tinha mais um bom rendimento escolar e frequentemente aparecia com manchas rochas no pescoo e nos braos. A professora estava desconfiando que Mariana estava sofrendo abusos sexuais por parte de seu padrasto. Como deve agir a professora perante esse caso? Ela deve avisar a direo da escola para que encaminhe-se o caso para o Conselho tutelar?

Sexualidade infantil A professora do 1 ano do Ensino Fundamental, percebeu que seus alunos estavam desenvolvendo sua sexualidade muito precoscimente as fases descritas por Froid . Ela imediatamente decidiu que precisava tomar algumas decises para tratar o assunto.

Como a professora dever abordar o assunto? Ser preciso realizar uma reunio de pais? Como

Garoto de programa (1) uma garoto de 15 anos que ao passar por situaes de necessidades bsicas como: falta de recursos para compra de alimentos, vestimentas, etc. Decide escondido de sua famlia ir para pontos estratgicos do centro da cidade para em troca de dinheiro praticar atos sexuais. Por fazer isso durante a noite, seu rendimento escolar diminuiu, uma vez que, estudava no turno da manh. Como os professor podem auxiliar o menino ou como podem agir evitando que os atos no ocorram novamente? Ser que a escola precisa enviar o caso para o Conselho tutelar?

Amor pela professora Na sala do 7 ano, o aluno Carlos sentiu- se atrado pela professora, onde comeou alimentar esse sentimento de maneira que j estava deixando a professora constrangida pela situao. Como a professora deve agir sobre essa situao sem trazer grandes danos ao emocional de Carlos?

You might also like