You are on page 1of 10

TEXTO E COESO TEXTUAL

Prof.Ms. Giselda dos Santos Costa CEFET-PI UNED /FLORIANO- 2003


giseldacostas@hotmail.com Cohesion is the chain that keeps our text together. It is the ebb and flow of meaning. If organization is the skeleton of a text, cohesion is the musculature which hold the skeleton together. Dr. Karin Wenz ( English department, University of Kassel)

INTRODUO
Este trabalho tem como finalidade examinar algumas concepes de texto e Coeso Textual que vem sendo realizadas por Vrios lingistas no campo da gramtica textual, surgida na Europa, aonde vem tendo grande impulso nas ultimas dcadas, em diversos paises. Na primeira parte, faremos uma rpida retrospectiva do que seja Lingstica Textual, a sua origem e abordando o objeto principal de estudo desta cincia, que o texto. A seguir, apresentamos uma viso panormica de vrios conceitos de texto como construo de sentido, e faremos paralelos ou contrastes destas concepes de acordo com vrios pesquisadores nesta rea de estudo. Finalizando, enfatizamos conceitos e divises sobre Coeso Textual, abordando Os trabalhos de Halliday e Hasan (1976), Marcuschi (1983), Bronckart (1999) e Koch (2000).No entanto, daremos mais detalhes e exemplos dos mecanismos de coeso textual dos trabalhos de Bronckart e Koch por considerarem Os trabalhos mais recentes, dentro do campo de pesquisa da Lingstica Textual.

LINGUISTICA TEXTUAL
Favero e Koch (1988) destacam que origem do termo Lingstica Textual pode ser encontrada em Coseriu (1955), embora, no sentido que lhe atualmente atribudo, tenha sido empregado pela primeira vez por Weinrich (1966,1967). Essas autoras (1988) afirmam que as principais causas do surgimento das 1

gramticas textuais so as lacunas das gramticas de frase no tratamento de fenmenos tais como a cor referencia a pronominalizao, a seleo dos artigos (definidos ou indefinidos), a ordem das palavras no enunciado, a relao tpico - comenta rio, a entoao, as relaes entre sentenas no ligadas por conjunes e a concordncia dos tempos verbais. Tambm, elas escrevem neste mesmo trabalho (1988), que a gramtica textual surgiu com a finalidade de refletir sobre fenmenos lingsticos inexplicveis por meio de urna gramtica de enunciado. Os estudos realizados por Sitya (1995) ressaltam que a lingstica textual constitui um novo ramo da lingstica, que comeou a desenvolver-se na dcada de 60, na Europa. Nesta dcada, Os lingistas constataram que a lingstica da frase estava sendo insuficiente para resolver certos fenmenos lingsticos de natureza mais abrangente do que Os da frase, corno Os fenmenos sinttico-semnticos ocorrentes entre enunciados e seqncias de enunciados. Havia urna demanda que exigia uma lingstica mais voltada para Os mecanismos da organizao textual responsveis pela construo do sentido. J na dcada de 70, o texto passou a ser abordado sob dois pontos de vista: dos mecanismo sinttico - semnticos responsveis pela produo do sentido; e, de outro ponto, analisando o texto corno objeto cultural produzido a partir de certas condies culturais em urna relao dialgica com as condies hist6ricas de outros textos. (Sitya, 1995). Somente em tomo dos anos 80, chegavam ao Brasil, os primeiros estudos da Lingstica Textual que proponham analisar o texto como seqncias lingsticas coerentes em Si. Segundo Sitya (1995), a Lingstica Textual prope estudar as frases e organiza-las em um texto significativo, observando as condies de produo do texto, como os aspectos sociais - histricos e culturais - e os processos sinttico-semnticos que se estabelecem, alm de observar as estruturas lingsticas que constituem um texto. Para Koch (1990), citado em Sitya (1995:17):
A Lingstica do Texto constituda de princpios e/ou modelos cujo objetivo no e predizer a boa ou m formao dos textos, mas permitir representar os processos e mecanismos de tratamento dos dados textuais que os usurios pem em ao quando buscam compreender e interpretar uma seqncia lingstica estabelecendo o seu sentido e, portanto, calculando sua coerncia".

Em Marcuschi (1983:12-13), citado em Koch (2000),encontrarmos a seguinte "definio provisria" de Lingstica Textual e de seu objeto:

"Proponho que se veja a Lingstica do texto, mesmo que provisria e genericamente, como o estudo das operaes lingsticas e cognitivas reguladoras e controladoras da produo, construo, funcionamento e recepo de textos escritos e orais".

Com a evoluo destes estudos que buscou-se analisar o texto como uma unidade lingstica com propriedades estruturais especificas. O texto, ento, passou a ser considerado como urna unidade significativa.

O TEXTO: CONSTRUCO DE SENTIDO


A Lingstica Textual , hoje, um plo de investigao terica da lingstica contempornea (Marcuschi, 1983). Sua proposta de trabalho consiste em tornar com unidade bsica, ou seja, corno objeto particular de investigao, no mais a palavra ou a frase, mas sim o texto, por serem os textos a forma especifica de manifestao da linguagem (cf Favero e Koch, 1988). Para Sitya (1995), a funo da Lingstica do Texto , pois, estudar os processos e mecanismos de construo textual que do significado ao texto, o que os consumidores da linguagem buscam entender em uma situao de comunicao. Nas duas ultimas dcadas, pesquisadores na rea de Lingstica Textual e da Analise do Discurso tem se dedicado a investigao do estatuto do texto como unidade de analise na linguagem. Nessa trajetria, autores corno Kress (1989), Halliday e Hasan (1985), Fairclough (1989), Bronckart ( 1999) e Koch ( 2000) e tantos outros no citado aqui, tem discutido a constituio e a produo de sentido do texto. As diferentes ticas adotadas pelos pesquisadores na rea da lingstica possibilitam o surgimento de varias acepes para o termo texto. Entre outras acepes, o termo texto pode ser representado por "uma passagem falada ou escrita que forma um todo unificado" (Halliday e Hasan, 1976:1). Assim, o texto, reconhecido corno uma unidade de analise pode ser interpretado como uma unidade de linguagem em uso. Pode tambm ser definido como urna unidade semntica, ou seja, uma unidade de sentido. Adotando urna perspectiva do texto em que o componente social no aparece privilegiado, Beaugrande e Dressler (1981) argumentam que urna cincia de textos deve ser capaz de descrever ou explicar caractersticas comuns e distintivas entre textos. Texto, para esses autores, urna ocorrncia comunicativa que preenche sete critrios de textualidade: coerncia, coeso - centrados no texto - e, intencionalidade, aceitabilidade, 3

situacionalidade, infomatividade e intertextualidade - centrados no usurio. Esses critrios definem e criam comunicao verbal e, a ausncia deles pode acarretar o rompimento da comunicao. E esta tambm a posio de Schmidt (1978:170), para quem o texto "qualquer expresso de um conjunto lingstico numa atividade de comunicao - no mbito de um jogo de atuao comunicativa - tematicamente orientado e preenchendo uma funo comunicativa reconhecvel, ou seja, realizando um potencial ilocucionrio reconhecvel". Seguindo a mesma proposta, Cristal (1988) define texto corno: Unidades de lngua com uma funo comunicativa definvel, caracterizada por princpios como coeso, coerncia e informao formal do que constitui sua textura ou textualidade. Com base nesses princpios, os textos so classificados em tipos de textos, tais como sinais de estrada, relatrios de noticias, poemas, conversas, etc. Texto definido por Koch (1992) como uma manifestao verbal constitudos de elementos lingsticos selecionados e ordenados pelos falantes, durante a atividade verbal, de modo a permitir aos parceiros, na interao, no apenas a depreenso de contedos semnticos, em decorrncia da ativao de processos e estratgias de ordem cognitivas, como tambm a interao (ou atuao) de acordo com pratica socioculturais. A partir de uma perspectiva em que processos sociais e lingsticos esto necessariamente inter-relacionados, Fairclough (1985:24) define texto como "um produto mais que um processo - um produto do processo de produo". Adotando urna abordagem similar, Bronckart (1999:75) chama texto toda unidade de produo de linguagem. Situada, acabada e auto-suficiente (do ponto de vista da ao ou da comunicao). Dessa forma, texto pode ser considerado o resultado, o produto do processo comunicativo que, para ser reconhecido corno texto, deve seguir determinados princpios que garantam a construo de sentido em urna determinada situao comunicativa ou contexto. O mais novo trabalho de Koch (2000) ressalta que o texto deixa de ser entendido como urna estrutura acabada (produto), passando a ser abordado no seu pr6prio processo de planejamento, verbalizao e construo. Nesta abordagem, Koch (2000) afirma que o texto pode ser concebido como resultado parcial de nossa atividade comunicativa, que compreende processos, operaes e estratgias que tem lugar na mente humana, e que so postos em ao em situaes concretas de interao social.

COESO TEXTUAL
4

O texto, de acordo com Beaugrande e Dressler (1981), enquanto ocorrncia comunicativa deve satisfazer sete critrios que funcionam como princpios constitutivos da comunicao social. Entre esses critrios responsveis pela textualidade, encontra-se a coeso que se refere aos componentes da estrutura de superfcie de um texto. A coeso relaciona-se com o modo corno Os componentes do universo textual conectam-se numa relao de dependncia para a formao de urna seqncia linear. Em outras palavras, a coeso diz respeito aos processos de seqncializao que asseguram urna ligao lingstica entre Os elementos da superfcie textual. Segundo Marcuschi (1983) citado em Koch (2000), Os fatores de coeso so aqueles que do conta da seqncializao superficial do texto, isto , os mecanismos formais de urna lngua que permitem estabelecer, entre Os elementos lingsticos do texto, relaes de sentido. Neste mesmo trabalho, Marcuschi apresenta quatro grupos de fatores de "conexo seqencial": repetidores, substituidores, seqenciadores e moduladores. O conceito de coeso, de acordo com Halliday e Hasan (1976) um conceito semntico e refere-se s relaes de sentido que ocorrem no interior do texto e que se organizam superficial e linearmente no texto, reconhecvel na sua superfcie atravs de recursos semnticos, tais como marcas lingsticas, ndices formais e conetivos. Esses elos que encadeiam o texto e permitem a construo do sentido global, possibilitam a concatenao das partes do texto atravs de marcas fornecidas pelo sistema lxico gramatical de urna lngua. Nesse sentido, algumas formas de coeso so realizadas atravs do vocabulrio (lxico) e outras, atravs da gramtica. Para sistematizar o conceito de coeso Halliday e Hasan (1976) propem a distino dos mecanismos coesivos em cinco categorias, divididas de acordo com o modo como os itens lexicais e gramaticais relacionam-se com o texto e no texto: referncia, Substituio, elipse, conjuno e coeso lexical. Os estudos realizados por Bronckart (1999) apresentam o termo 'Mecanismos de Textualizao" que podem ser reagrupados em trs grandes conjuntos: conexo, coeso nominal e coeso verbal. Portanto, neste trabalho vamos dar maiores detalhe os mecanismos de coeso. Segundo Bronckart, os mecanismos de coeso nominal introduzem os argumentos e organizam sua retomada na seqncia do texto: so realizados por um subconjunto de unidades que chamarmos de anforas esse procedimento concorrem, portanto, sobretudo para a produo de um efeito de estabilidade e de continuidade. 5

Bronckart tambm divide esses mecanismos em duas funes: Introduo e Retomada. A funo introduo consiste em marcar, em um texto, a insero de uma unidade de significao nova (ou unidade de fonte), que a origem de urna cadeia anafrica e geralmente realizada por um sintagma nominal indefinido; e a funo de retornada consiste em reformular essa unidade fonte (ou antecedente) no decorrer do texto e , geralmente realizadas pelas diversas anforas pronominais assim corno por sintagmas nominais cujos determinantes so definidos. Tambm, neste trabalho, Bronckart inclui a marca que pode considerar como produto de urna transformao de apagamento de um pronome. Vamos analisar um exemplo tirado de Bronckart (1999:268):
(a) Aime fez algumas compras ,(b) depois subiu em um nibus Chausson. (c) Durante o trajeto de dezoito quilmetros, folheou um jornal local.. (d) Subitamente, descobriu no jornal local a informao que tinha procurado em vo (e) Aime guardou o jornal quando desceu do nibus numa pequena cidade...

Neste exemplo Bronckart explica que duas cadeias anaf6ricas se sobrepem. Na Primeira, que envolve o personagem - heri do romance, a unidade-fonte foi introduzida desde o comeo do texto e as formas nominais e pronominais que constituem a serie (Aime, , , , ela, Aime, ) assumem uma funo de retornada desse antecedente. Na Segunda cadeia, observa-se a introduo da unidade-fonte, que marcada por um sintagma nominal indefinido ( um jornal local) e esse antecedente , a seguir, retornado por urna serie de sintagmas nominais definidos (o jornal local, o jornal). Bronckart tambm ressalta em seu trabalho que o antecedente de uma cadeia anafrica no necessariamente urna forma nominal como supomos. Vejamos um exemplo:
"Em um segmento como os combates foram retomados na Bsnia oriental e esse novo desenvolvimento conduziu.... " (Bronckart ,1999:269)

A anfora nominal esse novo desenvolvimento tem corno antecedente a totalidade da orao que a precede. J coeso verbal estabelece retomada entre series de predicados, ou ainda, entre series de sintagmas verbais. Nesses sintagmas, as unidades lexicais (os verbos) contribuem, em princpios, sobretudo para a evoluo do contedo temtico e produzem, por isso, um efeito de progresso. E uma abordagem com mais detalhe que Bronckart (1999) faz no seu mais novo trabalho. Dentre os estudos que abrangem a coeso, encontramos as pesquisas de Koch (2000:21) conceituando a coeso como: 6

O fenmeno que diz respeito ao modo como os elementos lingsticos presentes na superfcie textual se encontram interligados, por meio de recursos tambm lingsticos, formando seqncias vinculadoras de sentidos"

Ainda para Koch (2000), a coeso divida em duas grandes modalidades: a remisso e a seqnciaao. A coeso por remisso pode desempenhar a funo de (re)ativao de referentes e de sinalizao textual. A reativao de referentes no texto realizado atravs de referenciaro anafrica ou catafrica, formando-se, deste modo, cadeias coesivas mais ou menos longas. Esse tipo de remisso pode ser efetuado por meio de recurso de ordem "gramatical". Muitas vezes, a reativao de referentes, a partir de "pistas" expressas no texto, se d via infernciao. Vejamos Os exemplos: a) Paulo e Jos so excelente advogados. Eles se formaram na academia do Largo de So Francisco. (anfora) b) Realizara todos os seus sonhos, menos este: o de entrar para a Academia (catfora) (Koch,1993:21). c) "psicanlise: Tenha a bondade de se deitar, minha senhora.

- Isso nunca, doutor. Todos os meus problemas comeram assim". (Eliachar,1979:32) ( anafrica)

A sinalizao textual, por sua vez, segundo a autora, tem a funo bsica de organizar o texto, fornecendo, ao interlocutor, apoios para o processamento textual, atravs de orientaes para cima, para baixo ( no texto escrito), para a frente e para trs, ou, ainda, estabelecendo urna ordenao entre segmentos textuais ou partes de texto. Tambm, em casos de "apontamento" para trs, pode incluir tipos de remisso com funo "distributiva". Como exemplos: a ) Corno foi mencionado acima: postulo a existncia de duas grandes modalidades de coeso.(Koch,2000: 38) b) Paulo, Jos e Pedro devero formar duplas com Lucia, Mariana e Renata, respectivamente. (Koch, 2000:38). Porm, neste caso de sinalizao, Koch (2000), concorda que seja adequado 7

falar de "dixis textual", como tem postulado, entre outros, K.Ehlich. Isto , no se trataria aqui de relaes de referencia ou correferncia, mas antes de "mostraro" ditica no interior do pr6prio texto. Para Ehlich (1981), citado em Koch (2000), as expresses diticas permitem ao falante obter uma organizao da ateno comum dos interlocutores com referncia ao contedo da mensagem. Seguindo a mesma proposta, Bronckart (1999) afirma que algumas ocorrncias de pronomes pessoais, em particular da primeira e da segunda pessoa, podem no se inscrever em uma cadeira anafrica e remeter diretamente a uma instancia exterior ao texto (ao agente produtor ou a seus destinatrios): trata-se, portanto, de pronomes diticos. Vejamos alguns exemplos de dixis textual: a) Resolveu renunciar a tudo: riqueza, honrarias, e posio social. (Koch, 2000:37) b) No estava habituado a coisas como estas: ser servido, receber atenes e homenagens. A mesma autora (2000) afirma que a coeso seqenciadora aquela atravs da qual se faz o texto avanar, garantido-se, porm, a continuidade dos sentidos. Seguindo a classificao de Halliday e Hasan (1976) sobre os mecanismos responsveis pela coeso do texto pode-se considerar que a unidade de sentido ocorre tambm pelo uso adequado dos mecanismos de coeso e a relao desses com, os objetivos do evento comunicativo em que se inserem.

CONSIDERAES FINAlS
Pode-se dizer que, no Brasil, a Lingstica Textual j atingiu 30 anos de pesquisas e vem tendo um grande desenvolvimento nas questes relativas ao processamento do texto. Como grandes destaques brasileiros nessa rea de pesquisa, temos Koch e Marcuschi. A partir dos conceitos de texto apresentados aqui, o que observamos que existem pesquisadores dentro da linha estruturalista empenhando-se na descrio das propriedades especificas do texto; enquanto outros buscam a linha da gramtica gerativa, construindo modelos de gramticas textuais, atravs da pesquisa de macroestruturas semnticas subjacentes aos diversos tipos de textos. O que mais se destacou, foi a posio de Bronckart (1999), que ainda considera texto como produto, definio essa que Koch (2000) no concorda. Vimos tambm conceitos e divises de coeso textual por 8

vrios pesquisadores, e nesses trabalhos, verificamos que Bronckart (1999) destaca a coesao verbal; no entanto, observarmos os trabalhos de Weinrich citado em Favero e Koch (1988), Marcuschi (1983) e Koch (2000) que eles apenas fazem referncias a estes mecanismos. Tambm Bronckart no enfatiza a categoria das catafricas nominais apenas as anafricas. J nos trabalhos de Koch, (2000) ela enfatiza os dois mecanismos de coeso. Porm, todos concordam que a linearidade textual mais de que urna mera seqncia. O texto conta com dispositivos, os quais fornecem a coeso, tais como: dixis, anfora etc. Esses dispositivos coesivos constroem entidades sintticos maiores (estrutura hierrquica) que conduzem ao macrotextual corno pargrafos, sees e captulos. Essas estruturas podem ser consideradas como um ponto de referencia (landmarks) que fornece ao leitor informao de localizao explicita dentro do texto.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BRONCKART, J. P.1999. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo scio - discursivo. Sao Paulo, EDUC. BEAUGRANDE, Robert de. & Wolfgang DRESSLER. 1981. Introduction to text linguistics. London, Longman. CRYSTAL. David. 1988. Dicionrio de lingstica e fontica. Rio de Janeiro, Zahar. FARCLOUGH, N. 1985. Media discourse. New York, Edward Arnold. FAJRCLOUGH, N. 1989.Language and power. New York, Longrnan. FAVERO, Leonor Lopes & KOCH, Ingedore Villaa. 1988.Lingstica textual: introduo. So Paulo, Cortez. FAVERO, Leonor Lopes. 1991. Coeso e coerncia textuais. So Paulo, Atica. HALLIDAY, M.A.K. 1985. An introduction to functional grammar. London, Edward Arnold. HALLIDAY, M.A.K. & Ruqaiya HASAN. 1976. Cohesion in English. Londres, Longrnan. KOCH, Ingedore Villaa. 1984. Argumentao e linguagem. So Paulo, Cortez. KOCH, Ingedore Villaa. 1993. A coeso textual. So Paulo, Contexto. KOCH, Ingedore Villaa. 2000.O texto e a construo dos sentidos. Sao Paulo, Contexto. KRESS, G. 1989. Linguistic processes in sociocultural practice. Oxford, Oxford University Press. MARCUSCHI, Luiz Antonio. 1983. Lingstica de texto: que e como se faz? Recife, 9

UFPE. SITYA, Celestina Vit6ria Moraes. 1995. A lingstica textual e a analise do discurso: uma abordagem interdisciplinar. Rio Grande do Sul, URI. __________________________________________________________
Como citar este artigo: COSTA, G.S. 2003. Texto e coeso textual. [Online] Disponvel em: < http://www.............> . Consulta em: ........6

10

You might also like