You are on page 1of 13

INSTITUTO FEDERAL DE SO PAULO

MORADIAS ECOLGICAMENTE CORRETAS.

Trabalho entregue como parte das exigncias da disciplina Organizaes e Mtodos, Tecnlogo em Gesto da Produo Industrial, IFSP - Campus SEDE.

Douglas Renan Padoan 0973351 Felipe de Andrade Albieri 0973343 Genival Lima Alves 0973386 Jos Wandeilson Silva 0973807

Professor: Jos Barrozo. So Paulo Junho/ 2010.

1. DESCRIO DA EMPRESA 1.1 Sumrio Executivo Este Plano de Negcio tem como objetivo apresentar os estudos e anlise de potencialidade e viabilidade, nos aspectos mercadolgico, financeiro e operacional da criao de uma indstria de construo civil, a DFGS Engenharia e Construo LTDA, que ter seu foco na construo de moradias prticas, eficientes, auto-suficientes, mais ao mesmo tempo inovadoras, que se diferenciam das demais pelo fato de facilitar a incluso social e melhorar o padro de vida, buscando o desenvolvimento sustentvel. O mercado de construo civil tem crescido cada vez mais nos ltimos anos, principalmente fora das grandes cidades, buscando a criao de novos plos industriais. Esse mercado movimenta bilhes de reais por ano. neste contexto que propomos a abertura de uma nova empresa nesta rea, dinmica e prtica, cujo diferencial produtivo pode se tornar um processo bastante lucrativo. 1.2 Dados da Empresa DADOS DA EMPRESA NOME: DFGS Engenharia e Construo LTDA. ENDEREO: Av. Paulista, 1002 So Paulo SP ENDEREO ELETRNICO: www.dfgs.com.br TELEFONE: (11) 2574-5555 E-MAIL PARA CONTATO: contato@dfgs.com.br 1.3 Dados dos Dirigentes DADOS DOS DIRIGENTES NOME: Felipe de Andrade Albieri RESPONSABILIDADE NO PROJETO: Presidente TELEFONE: 9306 1196 E-MAIL PARA CONTATO: felipealbieri@dfgs.com.br DADOS DOS DIRIGENTES NOME: Douglas Renan Padoan RESPONSABILIDADE NO PROJETO: Diretor Jurdico TELEFONE: 8045-1344 E-MAIL PARA CONTATO: oimperadordepoa@dfgs.com.br DADOS DOS DIRIGENTES NOME: Jos Wandeilson Silva RESPONSABILIDADE NO PROJETO: Diretor Financeiro TELEFONE: 9728 5968 E-MAIL PARA CONTATO: ronaldo@dfgs.com.br DADOS DOS DIRIGENTES NOME: Genival Lima Alves RESPONSABILIDADE NO PROJETO: Inovao Tecnolgica TELEFONE: 9217-9213 E-MAIL PARA CONTATO: genivalalves@dfgs.com.br

1.4 Viso Tornar-se uma empresa grande e reconhecida pelo mercado e pelo pblico por nossa dedicao, qualidade de servios e potencial criativo. Alcanar mercados cada vez mais impensveis com coerncia e seriedade, preocupando com a satisfao dos nossos clientes e o bem-estar do planeta 1.5 Misso Oferecer construes criativas e eficazes, que satisfaam nossos consumidores, a comunidade e ao meio ambiente objetivando a excelncia empresarial e o crescimento sustentvel, buscando a diminuio de emisses de carbono e melhor aproveitamento de formas renovveis e limpas de energia 2. ANLISE DO MERCADO O incentivo governamental para o setor de construo civil e os benefcios para investimentos e emprstimos podem ser tomados como exemplos de tendncias. Como exemplos de ameaas, podem ser considerados o aumento de competitividade no setor escolhido ou retrao da economia. Atravs do cruzamento das informaes disponveis sobre o ambiente externo e interno, pode- se definir a viabilidade preliminar do empreendimento, bem como traar um plano de ao para melhor aproveitar as brechas no mercado que no esto sendo atendidas. O ideal, evidentemente, investir numa situao em que o ambiente externo apresente boas oportunidades e o empreendimento tenha pontos fortes 2.1 Identificao do Pblico Alvo O tipo de cliente so as classes (B e C) espalhadas pelas regies Do sudeste do Brasil atingindo por volta de 20 milhes de pessoas. Alm de ajudar ao Meio Ambiente, tambm permite que esse grupo de pessoas tenha acesso a materiais para a construo da casa prpria a um preo mais acessvel. 2.2 Tendncias de Mercado Pesquisa de Oramentos Familiares do IBGE analisa a composio dos gastos e do consumo das famlias segundo as classes de rendimento, entre julho de 2006 e julho de 2009 e permite verificar, na comparao com as pesquisas anteriores, algumas mudanas expressivas nas despesas e nos hbitos dos brasileiros. Uma das grandes mudanas foi forma de alocao dos recursos Pesquisa promovida pelo Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente mostra que 80% dos brasileiros esto dispostos a pagar mais para empresas que realizam projetos em favor do meio-ambiente. 40% dizem ter adotado o chamado consumo consciente. Em pesquisas promovidas pelo Instituto Araku pelo consumo consciente. O mercado estimado pelas empresas envolvidas neste processo em torno de 120 milhes de reais para os prximos 10 anos, atendendo principalmente as regies Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil. Ainda segundo estudos da Alcoa/Tetra Park, esses valores podem atingir o patamar de R$ 1 Bilho de Reais, caso espalhasse esse tipo de tecnologia no Brasil.

2.3 Diferencial Competitivo O diferencial competitivo da DFGS esta na causa ambiental. Tubos de creme dental, garrafas plsticas, embalagens longa-vida e chupetas velhas ganharam um novo destino: ao invs de se juntarem ao lixo, servem de matria-prima para a construo civil, tornando-se produtos valorizados pela arquitetura eco-eficiente. No dia-a-dia da construo civil, a mudana de hbito comea na primeira lio dos ambientalistas: a prtica dos "3R" (reduzir, reutilizar e reciclar). Cada vez mais comprometidos com questes ambientais, engenheiros e arquitetos passam a ter tambm o respaldo da indstria na fabricao de produtos ecologicamente corretos. 2.4 Metas Especficas A empresa DFGS pretende penetrar no mercado em curto prazo nas regies de So Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, tornando-se reconhecida no segmento de construes eficazes disponibilizando a maior variedade de moradias ecologicamente corretas. 2.5 Marketing De Acordo com Churchill (2000), Marketing a viso de que uma organizao deve procurar satisfazer as necessidades e os desejos dos seus clientes como modo de alcanar os objetivos da organizao. Nesse sentido a DFGS busca atender seus clientes com qualidade, buscando sempre a inovao de seus produtos e servios para melhor satisfao dos mesmos. A empresa DFGS ter como diferencial competitivo o bom atendimento aos clientes, o melhor servio de construo civil da regio e a garantia da qualidade e higiene de seus produtos. Alm disso, estaro sendo atendidas as necessidades dos clientes em casos de mordias para portadores de necessidades especiais. 3 DESCRIO DO PROJETO MORADIAS ECOLOGICAMENTE CORRETAS O projeto Moradia Ecologicamente Correta consiste em uma moradia com a estrutura eco eficiente utilizando resduos que seriam jogados em lixes para a produo de materiais usados na construo civil. A iniciativa resulta em muitas recompensas, tais como: evitar agresses ao meio ambiente, custo benefcio e o direito a uma moradia digna aos cidados brasileiros. O trabalho pretende resgatar e reintroduzir os materiais reciclveis como tecnologia opcional para construo da moradia. Alm de encontrar uma nova utilizao para um resduo gerado de forma aceleradamente e em larga escala, o uso desses materiais reduz o preo de produo de uma construo e ocupa o lugar de outros insumos que seriam extrados da natureza. Os materiais reciclados atendem aos requisitos de desenvolvimento ambientalmente responsvel, que equilibra o consumo com a sustentabilidade do planeta.

3.1 Tijolos Pet O PET (polietileno tereftalato de etila) hoje uma resina muito popular e com uma das maiores taxas de crescimento em aplicao como material e embalagem. Isso se deve, sem dvida, s suas excelentes propriedades: reciclvel, elevada resistncia mecnica, aparncia nobre (brilho e transparncia), barreira a gases, etc. Ao analisar um produto que aliasse resistncia a praticidade e benefcio para o meio ambiente criaram o tijolo com PET. Ele primeiro produto a reutilizar uma garrafa PET inteira em sua fabricao que traz inovao para a construo civil. O tijolo ecolgico fabricado de maneira manual e a matria-prima bsica garrafas PET, cimento, quartzo e areia. Os tijolos no precisam ser queimados em um forno, logo no proporcionam agresso ao ecossistema e, por isso so conhecidos como ecolgicos. No se trata de reciclagem - a garrafa no passa por nenhum processo termoplstico de despolimerizao, quando lhe retirada a resina bsica do PET. O projeto desenvolve blocos de concreto para a construo de moradias, contendo em seu interior garrafas fechadas e vazias de PET. O objetivo o de economizar areia, tornando as paredes mais leves. Ao reduzir substancialmente a quantidade de insumo, o novo tijolo tende a baixar os custos na construo de casas. O tijolo pode ser empregado na construo de paredes de casas. Enquadra-se na categoria bloco de vedao, de acordo com a NBR 10007/04 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Bloco de vedao todo aquele que consegue suportar a prpria carga. No pode, porm, ser empregado como bloco estrutural, ou seja, como um pilar capaz de suportar o peso de um telhado. Outras vantagens existentes so os isolamentos - trmico e acstico. A literatura afirma que o PET uma barreira trmica. Como o tijolo projetado com salincias e reentrncias, o encaixe dispensaria cimento na liga. O resultado seria uma parede lisa que tambm dispensaria emboo e reboco. Uma camada de argamassa leve seria suficiente para deixar a parede em condies de receber a pintura final. Em estudos comprovou-se que o monobloco PET no sofre nenhuma dilatao no interior do tijolo mesmo quando este colocado prova com maarico a 75 C, temperatura limite para a despolimerizao da resina. Mesmo economizando 40% de argamassa com a utilizao da garrafa PET, tijolo possui uma resistncia bem maior que a exigida pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). A norma brasileira requer a resistncia mnima de (3Mpa) no teste de esmagamento do tijolo de vedao, mas em testes realizados com a prensa, o Tijolo com PET indicou de 6 a 17 Mega pascal, o que significa uma resistncia de compactao enorme, superior do tijolo feito de barro. Os tijolos de cimento estruturados com garrafas PET so fabricados utilizando-se de formas desenhadas e desenvolvidas, que possuem caractersticas prprias, oferecendo vantagens tcnicas, funcionais e ecolgicas. Dentro do espao entre os painis so colocadas garrafas verticalmente e o espao entre elas pode receber a mistura de areia, cimento e gua. Destacam-se por apresentarem duas juntas subseqentes (machos) e duas juntas subseqentes (fmeas), que se encaixam mutuamente no sentido vertical e horizontal, permitindo timo encaixe e superposio. Vale ressaltar que o tijolo confeccionado em trs tamanhos, a fim de evitar o corte de blocos a serem utilizados nas amarraes de paredes. Depois de seco, a estrutura deve ser removida e os painis estaro prontos para a construo das paredes

de concreto que podem ser revestidas ou simplesmente pintadas. Nessas paredes so embutidas, onde necessrios, tubos para gua, esgoto e eletricidade, tambm as janelas e portas nos lugares adequados. Assim poderiam ser construdas quaisquer casas, edifcios, muros, paredes de conteno, divisrios, mveis de alvenaria, estuques, forros ou quaisquer outras coisas que requeiram construo. A construo de casas trata-se de um sistema simples de encaixe e amarrao das paredes, utilizando os tijolos de tamanhos adequados ( 42x42cm, 42x32cm, 42x22cm ) para os contornos das janelas e portas. Trata-se de um sistema simples, fcil, reforado, economicamente vivel e ecologicamente correto. Alm de tudo atendem s pessoas com menor poder aquisitivo que enfrentam dificuldades para ter uma moradia de qualidade. O levantamento de paredes ocorre com maior velocidade, devido ao tamanho maior das peas quando comparadas aos tijolos convencionais e em funo do sistema de encaixe dos blocos (o bloco de cimento no exige argamassa de assentamento), o que tambm permite que as paredes sejam erguidas com alinhamento mais definido. O mtodo de reciclagem utilizado possibilita o aproveitamento de 100% das embalagens PET. A inovao no s minimiza o descarte inadequado dessas embalagens, como auxilia o cumprimento da Lei do PET ( LEI 3369/00 ) que obriga quem produz ou vende plstico a recomprar 25% do material e apoiar financeiramente cooperativas de catadores que fazem coleta e reciclagem . H tambm vrias outras vantagens na utilizao desses blocos, como: - So produzidos 16 tijolos com um saco de cimento; - Rapidez na montagem (tamanho das peas e alinhamento s na primeira fiada; - Ecologicamente correto (cada tijolo contm oito garrafas PET em uma casa de 40m utiliza-se 3400 garrafas PET; - O tijolo confeccionado em trs tamanhos, a fim de evitar o corte de blocos a serem utilizados nas amarraes de paredes; - H muita matria- prima disponvel; - H, ainda, a vantagem nada desprezvel da economia de transporte que poder advir da produo do bloco de cimento na prpria obra.

3.2 Placas e telhas Tetra Pak A fabricao de placas e telhas mais um dos produtos no mercado fabricados a partir de embalagens longa vida. A Tetra Pak , fabricante das embalagens longa vida, vem desenvolvendo tecnologias e parcerias com diversos recicladores no pas, com o objetivo de gerar negcios na rea de reciclagem das embalagens longa vida ps-consumo. A embalagem longa vida composta por trs materiais: papel, polietileno e alumnio, nas propores, em peso, de 75%, 20% e 5%, respectivamente. A etapa primria da reciclagem realizada em uma indstria papeleira, onde as embalagens so introduzidas em um hidrapulper para extrao das fibras de papel, que fornecem alta qualidade aos insumos produzidos. Aps retirada das fibras de papel, restam ainda as camadas de polietileno e alumnio para serem processadas. Este material matria-prima para a etapa secundria da reciclagem, onde faz-se o beneficiamento destas camadas. Uma alternativa para a etapa secundria da reciclagem das embalagens longa vida a extruso das camadas de polietileno / alumnio, que possibilita a produo de diversos materiais como brindes, coletores de lixo, base de vassouras, entre outros. Outra alternativa a produo de placas e telhas, objetivo deste trabalho. As placas tm sido empregadas como matria prima alternativa para a indstria moveleira e para a de construo civil. As telhas so opo para as de fibrocimento, principalmente em prdios, reas cobertas e propriedades rurais.

3.3 Piso Anti-derrapante de Resduo Chupetas A indstria farmacutica tem endereo certo para mandar o refugo de borracha da produo de chupetas. No so os aterros, mas sim a empresa Brasibor, que, com as sobras, desenvolve pisos atxicos, autotravantes e antiderrapantes, ideais para playgrounds. So placas de 33 x 25 cm e 20 cm de espessura. A borracha reaproveitada tambm est entre os revestimentos do bem e ideal para quadras poliesportivas e playgrounds, tambm so utilizadas por paisagistas em caminhos, junto grama. Todavia, o fator mais importante a considerar o benefcio ambiental que advm da transformao da borracha reciclada de pneus em variados e teis produtos. Quando simplesmente recolhidos a ptios, os pneus velhos vo durar por centenas, talvez milhares, de anos. Para cada metro quadrado de piso de borracha reciclada, mais de 1 mil chupetas so reaproveitadas, e no so lanados em ptios ou aterros.

3.4 Oramento das construes Esse o investimento mais elevado. Para esta fase do projeto pode-se utilizar um fator de custo por m2 construdo, para isso deve-se levar em conta o custo unitrio bsico (CUB) da construo civil que se enquadre no tipo da edificao para o projeto, considerando:

Estado/Cidade; Padro da obra; Dimenses da obra; Classificao

Deve-se avaliar ainda a necessidade de se contratar um consultor experiente, que pode prevenir a ocorrncia de erros bsicos nestas estimativas que podem comprometer posteriormente, tanto a tomada de deciso quanto o andamento da execuo do projeto

3.5 Oramento do Terreno Esse tambm um investimento muito elevado. Neste momento percebe-se a importncia da escolha do terreno, pois seu valor depende da valorizao imobiliria local. O relevo e o tipo do solo do terreno escolhido tm influncias fundamentais sobre o custo da construo, pois determinam os investimentos necessrios para a preparao do solo e o custo das fundaes. 3.6 Oramento dos Projetos Alm do custo do terreno e da construo propriamente dita importante considerar os custos com os projetos de arquitetura e engenharia, taxas governamentais, estudos e licenas eventuais, como o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatrio de Impacto sobre o Meio Ambiente (RIMA), caso sejam necessrios. 3.7 Outros custos relacionados ao projeto Devem ser considerados tambm os custos referentes s despesas do gerenciamento do projeto. Entram neste grupo de despesas as horas de profissionais da equipe de projeto no diretamente alocadas a nenhuma entrega especfica. Um exemplo seriam os esforos de planejamento ou controle, e custos de viagens para anlise de mercado, dentre outros. 4 FINANAS 4.1 Estratgias de Promoo e Vendas A divulgao ser feita atravs de outdoors, internet, telemarketing e anncios em jornais como O Estado de So Paulo e o Jornal da Tarde, que so de maiores circulao em SP. Tambm sero feitas faixas e distribuio de panfletos por toda a regio. Sero feitas algumas promoes de produtos, quando os pedidos forem feitos em maior volume daremos descontos especiais. 4.2 Relacionamento com o Cliente As construes so rigorosamente fiscalizada e preza pela higiene durante todo o processo de fabricao e entrega de suas obras. Caso venha ocorrer algum problema com o cliente em relao ao produto, haver a troca ou a devoluo do dinheiro. A organizao tem um servio de ps-venda, onde os clientes podero avaliar os servios da mesma, fazendo suas crticas, observaes e elogios colaborando para o desenvolvimento e crescimento desta, garantindo a fidelizao dos clientes. 4.3 Analise de retorno de investimento Nesta fase do Plano de Negcio, necessrio realizar uma anlise minuciosa, pois todo o trabalho realizado ser traduzido em nmeros, permitindo a anlise da viabilidade e posterior tomada de deciso, contudo, sugere-se como mnimo as seguintes atividades: 4.4 Estimativa dos preos praticados no mercado Aqui deve ser realizado o levantamento de algumas informaes, como o valor praticado do m2 para venda e a rea mdia dos imveis do mesmo tipo. Com isso pode-se estimar o valor de venda das unidades do empreendimento, que

ser considerado nos clculos a seguir. Perodo de Pay-Back: Perodo exigido para que um investimento gere fluxos de caixa suficientes para recuperar o custo inicial. Com base na regra do perodo de Pay-Back, um investimento aceito se seu perodo de Pay-Back calculado for menor do que algum nmero predeterminado de anos. 4.5 Clculo do Valor Presente Lquido Valor Presente Lquido (VPL) = Valor Presente dos Fluxos de Caixa Futuros Custo de Investimento (Avaliao de Fluxos de Caixa Descontados). Um investimento dever ser aceito se seu valor presente lquido for positivo, e rejeitado se for negativo. 4.6Clculo da Taxa Interna de Retorno Taxa Interna de Retorno (TIR): A taxa de desconto que faz com que o VPL de um investimento seja nulo. Com base na regra da TIR, um investimento aceito se a TIR maior do que o retorno exigido. Caso contrrio deve ser rejeitado. 5 GESTO DE PESSOAS 5.1 Perfil dos Dirigentes Os profissionais que compem o quadro de funcionrios da DFGS Engenharia e Construo LTDA. 5.1.1 Gerente Administrativo Financeiro Jos Pereira Perfil do profissional: Graduado em Administrao Geral e Cincias Contbeis, com especializao em finanas. Possui habilidades com clculos, anlise financeira, facilidade em negociao e transparncia no relacionamento profissional. uma pessoa comprometida com o desenvolvimento sustentvel dos negcios da empresa e est sempre buscando melhoria contnua nas atividades realizadas. Misso do Cargo: Comandar os negcios e investimentos da empresa, visando o trabalho de acordo com os mandamentos legais e com as normas contbeis, orientando-se por altos padres ticos. Principais responsabilidades: A responsabilidade do cargo envolve a manuteno e o controle das movimentaes bancrias e do fluxo de caixa, assim como, a administrao e controle das despesas da empresa. 5.1.2 Gerente de Marketing Ana Maria Lopes Perfil do profissional: Graduada em Administrao Geral, especializada em Administrao Mercadolgica, possui cursos no exterior e tem experincia de 10 anos como ex-gerente de finanas do Atual Hotel Ltda. Trata-se de uma pessoa motivadora, acostumada a trabalhar em equipe. Misso do Cargo: Ter como atribuio principal trabalhar com o marketing da empresa voltado para o cliente, planejando as atividades e as estratgias, visando alcanar os objetivos comerciais estabelecidos, o desenvolvimento dos negcios e a satisfao do cliente.

Principais responsabilidades: Suas principais responsabilidades envolvem coordenar a equipe de venda e atendimento, acompanhar as tendncias do mercado, assim como, planejar, criar e coordenar a comercializao dos empreendimentos vendidos, estabelecendo diferenciao dos concorrentes. 5.1.3 Gerente de Logstica Jos da Silva Perfil do profissional: Formada em Administrao de Empresas, com nfase em gesto de logstica, possui experincia na rea de recursos materiais e patrimoniais. Trabalha h 15 anos na rea de logstica da empresa Minas Mquinas Ltda e tem experincia na rea de informtica. uma pessoa com boa capacidade de relacionamento, capaz de gerir com eficincia suas atividades e os funcionrios sob seu comando. Misso do Cargo: Gerenciar as atividades de compras, transportes, armazenagens dos produtos comercializados pela empresa, buscar melhoria contnua das atividades realizadas. Principais responsabilidades. responsvel pelas estratgias de compra, buscando parcerias com os fornecedores atuais e com possveis fornecedores, visando assegurar a continuidade de fornecimento dos produtos comercializados. Alm do mais, deve gerenciar o estoque e o patrimnio fsico da empresa. uma pessoa de bom relacionamento capaz de gerir com eficincia suas atividades. 5.1.4 Gerente de Gesto de recursos materiais e patrimoniais. Mrcia Aparecida Santos Perfil do profissional: Graduada em Administrao de Empresas mestre em Gesto de Recursos Materiais e Patrimnio de Empresas pela PUC/SP. uma pessoa que tem habilidade para trabalhar em equipe e de forma colaborativa, buscando assegurar a execuo rpida e eficiente dos processos relacionados sua rea de atuao. Misso do Cargo: Administrar as estratgicas de negociao com fornecedores, planejar e coordenar as atividades da empresa, acompanhar, controlar e gerir os processos relacionados estocagem e utilizao dos materiais e patrimnio da empresa. Principais responsabilidades: As principais responsabilidades do cargo envolvem a prtica de negociao com fornecedores, o gerenciamento de estoques, o cuidado e controle do patrimnio fsico da empresa. responsvel por acompanhar as tendncias do mercado no setor. 5.1.5 Gerente de Recursos Humanos Malaquias da Silva Perfil do profissional: Formada em Administrao de Empresas, com especializao em gesto de pessoas, possui experincia de 15 anos na rea de RH do Banco Ita, uma pessoa motivadora e est sempre comprometida com o desenvolvimento pessoal dos funcionrios. Misso do cargo: Entre as suas principais atribuies esto planejar, analisar e executar as prticas de recursos humanos da empresa, especialmente, em relao ao plano de cargos e salrios. Deve manter as equipes motivadas e

comprometidas e, para isso, deve estimular um ambiente aberto e motivador, que encoraje a troca de idias e as contribuies dos funcionrios em todos os nveis e direes. Principais responsabilidades: As principais responsabilidades do cargo envolvem o planejamento e execuo, em prazo hbil, de processos de recrutamento e seleo de pessoal, de atividades de socializao organizacional, de treinamento e desenvolvimento, de avaliao do desempenho e da estruturao do plano de cargos e salrios. Alm disso, a rea de RH dever ter como meta proporcionar competitividade organizao atravs da qualificao e aperfeioamento contnuo de seu quadro de pessoal. 5.2 Estratgica funcional Os mtodos adotados para compor seu quadro de funcionrios: 5.2.1 Recrutamento Segundo Chiavenato (2004) o recrutamento o processo de procurar empregados em perspectiva e estimul-los a solicitar cargos na empresa. Mas para que essa relao seja possvel necessrio que a empresa comunique e divulgue as suas oportunidades de trabalho a fim de que as pessoas saibam como procur-las e iniciar seu relacionamento. A empresa adotar tanto o recrutamento interno, quanto externo. 5.2.1.1.Recrutamento interno Preenchimento da vaga para o pessoal que est na empresa e tem vantagens, isto , ter uma anlise do candidato ao cargo, atravs de anlise do histrico do trabalhador dentro da empresa. Se no houver aproveitamento de candidatos internos, sero publicadas as vagas para os candidatos externos interessados. Atravs de promoes e transferncia a empresa incentivar a permanncia e a fidelidade dos funcionrios dentro da empresa. 5.2.1.2. Recrutamento externo O recrutamento externo ser utilizado sempre quem no estiver disponvel no prprio quadro de funcionrios da empresa, profissional com as qualificaes exigidas para o cumprimento de algum cargo. Os processos de recrutamento devero ser enviados para o endereo de e-mail da gerncia de recursos humanos, ou tambm, entregues diretamente na portaria da empresa, para posterior processamento de seleo. 5.2.2. Seleo de Pessoal A seleo de pessoas funciona como uma espcie de filtro que permite que algumas pessoas possam ingressar na organizao Chiavenato (2004). Aps analisar os currculos recebidos, ser realizado um processo seletivo, avaliando-se as caractersticas dos candidatos que se enquadrem melhor no perfil do cargo desejado. Os candidatos que foram selecionados aps a anlise curricular sero submetidos a uma entrevista com o Gerente Administrativo da rea solicitada para averiguao de suas qualidades e capacidade. Aps a entrevista, os candidatos que foram aprovados passaro por testes psicomtricos e de personalidade para avaliao de seu perfil pessoal. Aqueles candidatos aprovados participaro de uma entrevista coletiva final, para checagem e aprovao dos candidatos finalistas. Os candidatos aprovados

sero encaminhados para o exame mdico admissional e devero apresentar os documentos para contratao (carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, PIS, certificado de bons antecedentes, comprovante de residncia, comprovante de escolaridade e para os homens a carteira de reservista). Os candidatos selecionados passaro por um perodo de experincia na empresa por um perodo de trs meses, conforme estabelece a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) 6.Concluses Conforme podemos deduzir pelo estudo apresentado, ter uma viso do contexto em que se trabalha, uma das premissas para o sucesso das organizaes inseridas em mercados competitivos. Dentro deste pensamento, a figura do cliente fundamental, pois vem dele a definio dos requisitos para o produto que, conjugados com o que a empresa capaz e est disposta a fornecer ao mercado, resulta em um produto com maiores condies de competir. O setor da construo civil, devido as suas peculiaridades, possui uma certa inrcia para mudanas e, embora algumas prticas inovadoras possam ser observadas em um certo nmero de empresas, no sentido de auscultar o mercado, ainda no so significativas as mudanas no setor neste sentido. No entanto, o foco na sustentabilidade o futuro dos negcios, futuro este que se desenha ser a um prazo no muito longo.

7.0 Bibliografia KOTLER, Philip. Administrao de Marketing: anlise, planejamento, implementao e controle. So Paulo: Atlas, 1998 http://www.efetividade.net/2007/10/10/modelo-de-plano-de-negocioscomo-fazer-o-seu-com-efetividade/ Acessado em 21/03/2010 http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/planeje-suaempresa/plano-de-negocio Acessado em 01/04/2010 http://www.esteticaguia.com.br/home.asp? regid=3&mregid=&pregid=&prid=1 Acessado em 11/05/2010

You might also like