You are on page 1of 8

AS NOTAS E MOEDAS DE EURO

Desde 1 de Janeiro de 2002, as notas e moedas de euro fazem parte do quotidiano de mais de 300 milhes de pessoas na rea do euro. Este folheto descreve as sete notas e as oito moedas de euro, bem como os seus elementos de segurana. As notas inspiradas nos estilos arquitectnicos que caracterizam sete perodos da histria da cultura europeia so idnticas em todos os pases da rea do euro. Em relao s moedas de euro, a face comum aos doze pases representa trs mapas diferentes da Europa, enquanto a face especfica de cada pas apresenta um desenho que reflecte a identidade nacional do respectivo Estado-membro. Nos termos de um acordo monetrio, o Mnaco, a Repblica de So Marino e o Vaticano esto autorizados a emitir as suas prprias moedas de euro. As notas e moedas tm curso legal em todos os Estados-membros da rea do euro.

BANCO CENTRAL EUROPEU Kaiserstrasse 29 D-60311 Frankfurt am Main Tel.: +49 69 1344 0 Fax: +49 69 1344 6000 E-Mail: info@ecb.int www.ecb.int

ESPECIFIC AESAES TCNIC ASNOTASNOTAS DE EURO ESPECIFIC TCNIC AS DAS DAS DE EURO

C5 Denominao: 5 euros Dimenso: 120 x 62 mm Cor: Cinzenta Perodo arquitectnico: Clssico

C10 Denominao:10 euros Dimenso: 127 x 67 mm Cor:Vermelha Perodo arquitectnico: Romnico

C20 Denominao: 20 euros Dimenso: 133 x 72 mm Cor: Azul Perodo arquitectnico: Gtico

C50 Denominao: 50 euros Dimenso: 140 x 77 mm Cor: Cor-de-laranja Perodo arquitectnico: Renascentista

C100 Denominao: 100 euros Dimenso: 147 x 82 mm Cor:Verde Perodo arquitectnico: Barroco e Rococ

C200 Denominao: 200 euros Dimenso: 153 x 82 mm Cor: Amarela Perodo arquitectnico: Arquitectura em ferro e vidro

C500 Denominao: 500 euros Dimenso: 160 x 82 mm Cor: Prpura Perodo arquitectnico: Arquitectura moderna do sculo XX

Filete de segurana Se observar a nota contra a luz, pode ver uma linha escura.

Banda laminada Se inclinar o holograma, pode ver o smbolo do euro e os algarismos referentes ao valor da nota.

ELEMENTOS DE SEGURANA DAS NOTAS DE L5, L10 E L20


Foram incorporados nas notas de euro diversos elementos de segurana no sentido de facilitar o reconhecimento das notas verdadeiras. Estas so impressas em papel fabricado com algodo puro, o que lhes confere um toque nico. Na frente das notas, vrias partes do desenho esto impressas em relevo e podem ser identificadas pelo toque. possvel ver outros elementos de segurana quando as notas so observadas contra a luz ou quando so inclinadas.

Marca de gua Se observar a nota contra a luz, pode ver uma imagem e os algarismos referentes ao valor da nota.

Banda iridescente Brilha, quando inclinada sob uma luz forte.

Elemento que muda de cor Se inclinar a nota, os algarismos referentes ao valor mudam de cor, passando de prpura para verde-azeitona ou castanho.

ELEMENTOS DE SEGURANA DAS NOTAS DE L50, L100, L200 E L500


Alguns dos elementos de segurana nas notas de e50, e100, e200 e e500 diferem dos existentes nas notas de menor valor, contribuindo para uma maior segurana.

Marca de gua Se observar a nota contra a luz, pode ver uma imagem e os algarismos referentes ao valor da nota.

Filete de segurana Se observar a nota contra a luz, pode ver uma linha escura.

Elemento laminado Se inclinar o holograma, pode ver uma imagem e os algarismos referentes ao valor da nota.

ESPECIFIC AES TCNIC AS AS DAS MONEDAS EURO ESPECIFIC AOES TECNIC DAS MOEDAS DE DE EURO
FACES COMUNS

L2
Dimetro: 25,75 mm Espessura do bordo: 2,20 mm Peso: 8,50 g Formato: circular Cor: coroa prateada; ncleo dourado Composio: coroa: cupronquel ncleo: trs camadas lato e nquel, nquel, lato e nquel Bordo: serrilhado com inscrio (diferente para cada pas)

L1
Dimetro: 23,25 mm Espessura do bordo: 2,33 mm Peso: 7,50 g Formato: circular Cor: coroa dourada; ncleo prateado Composio: coroa: lato e nquel ncleo: trs camadas cupronquel, nquel, cupronquel Bordo: liso e serrilhado

50

CNTIMOS

Dimetro: 24,25 mm Espessura do bordo: 2,38 mm Peso: 7,80 g Formato: circular Cor: dourada

Composio: ouro nrdico

Bordo: ondulado

20

CNTIMOS

Dimetro: 22,25 mm Espessura do bordo: 2,14 mm Peso: 5,74 g Formato: flor espanhola Cor: dourada

Composio: ouro nrdico

Bordo: liso

10

CNTIMOS

Dimetro: 19,75 mm Espessura do bordo: 1,93 mm Peso: 4,10 g Formato: circular Cor: dourada

Composio: ouro nrdico

Bordo: ondulado

CNTIMOS

Dimetro: 21,25 mm Espessura do bordo: 1,67 mm Peso: 3,92 g Formato: circular Cor: cor do cobre

Composio: ao cobreado

Bordo: liso

CNTIMOS

Dimetro: 18,75 mm Espessura do bordo: 1,67 mm Peso: 3,06 g Formato: circular Cor: cor do cobre Dimetro: 16,25 mm Espessura do bordo: 1,67 mm Peso: 2,30 g Formato: circular Cor: cor do cobre

Composio: ao cobreado

Bordo: liso com entalhe a meia altura

CNTIMO

Composio: ao cobreado

Bordo: liso

FACES NACIONAIS BLGICA


As moedas belgas apresentam o Rei Alberto II e o respectivo monograma um A maisculo sob uma coroa colocado entre as doze estrelas da Unio Europeia.

ALEMANHA
As moedas de e1 e e2 representam a guia, smbolo tradicional da soberania alem, rodeada pelas estrelas da Unio Europeia. A Porta de Brandenburgo, que simboliza a diviso e a posterior unificao da Alemanha, figura nas moedas de 10, 20 e 50 cntimos. As moedas de 1, 2 e 5 cntimos exibem um ramo de carvalho, que evoca o desenho das anteriores moedas alems de pfennig.

GRCIA
A moeda de e2 reproduz uma cena retirada de um mosaico de Esparta que retrata Europa, a figura mtica grega que deu o nome ao continente. A moeda de e1 exibe a coruja de uma antiga moeda ateniense de 4 dracmas. As moedas de 10, 20 e 50 cntimos apresentam figuras representativas gregas dos sc. XVIII, XIX e incio do sc. XX, enquanto as moedas de 1, 2 e 5 cntimos reproduzem, respectivamente, um trirreme ateniense, uma corveta e um petroleiro.

ESPANHA
A efgie do Rei Juan Carlos I de Borbn y Borbn apresentada nas moedas de e1 e e2. Miguel de Cervantes, o pai da literatura espanhola, figura nas moedas de 10, 20 e 50 cntimos, reflectindo a universalidade do Homem e da sua obra. A Catedral de Santiago de Compostela, um dos destinos de peregrinao mais famosos do mundo, representada nas moedas de 1, 2 e 5 cntimos.

FRANA
Uma rvore, simbolizando a vida, a continuidade e o crescimento, figura nas moedas de e1 e e2, rodeada pela mxima republicana Libert, galit, Fraternit. O tema clssico da semeadora figura nas moedas de 10, 20 e 50 cntimos. As moedas de 1, 2 e 5 cntimos ilustram uma Marianne jovem e feminina, um smbolo da Repblica Francesa.

FACES NACIONAIS IRLANDA


Todas as moedas irlandesas exibem a harpa cltica, o smbolo tradicional da Irlanda, e a palavra Irlanda em galico irlands (ire).

ITLIA
A moeda de e2 reproduz um retrato de Dante Alighieri, de Rafael. Na moeda de e1 figura o desenho de Leonardo da Vinci que ilustra as propores ideais do corpo humano. As moedas de 10, 20 e 50 cntimos reproduzem, respectivamente, O Nascimento de Vnus, de Botticelli, uma escultura de Umberto Boccioni e a esttua do Imperador Marco Aurlio. Os outros motivos so o Castelo del Monte (na moeda de 1 cntimo), a Mole Antonelliana (na moeda de 2 cntimos) e o Coliseu (na moeda de 5 cntimos).

LUXEMBURGO
As moedas exibem a efgie do Gro-Duque Henri e a palavra Luxemburgo escrita em luxemburgus (Ltzebuerg).

PASES BAIXOS
As moedas exibem dois desenhos diferentes em que figura o perfil da Rainha Beatriz. Nas moedas de e1 e e2, a inscrio Beatriz, Rainha dos Pases Baixos aparece em neerlands direita da efgie. Nas moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cntimos, a efgie est rodeada pela mesma inscrio. As doze estrelas da Unio Europeia figuram em ambos os desenhos.

USTRIA
A moeda de e2 apresenta um retrato da pacifista radical Bertha von Suttner. Wolfgang Amadeus Mozart, o famoso compositor austraco, figura nas moedas de e1. Alguns dos edifcios mais famosos de Viena adornam as moedas de 10 cntimos (Catedral de S. Estevo), de 20 cntimos (Palcio de Belvedere) e de 50 cntimos (Edifcio da Secesso). As moedas de 1, 2 e 5 cntimos apresentam, respectivamente, uma genciana, um edelweiss e uma prmula dos Alpes.

FACES NACIONAIS PORTUGAL


As moedas de e1 e e2 reproduzem os castelos e escudos da nao, rodeados pelas doze estrelas da Unio Europeia. No centro figura o selo real de 1144. O selo reproduzido nas moedas de 10, 20 e 50 cntimos remonta a 1142. No centro das moedas de 1, 2 e 5 cntimos v-se o primeiro selo real de 1134 e o nome do pas.

FINLNDIA
O fruto e as flores da framboesa rctica figuram na moeda de e2, e a moeda de e1 apresenta dois cisnes a voar. O leo herldico ilustrado nas moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cntimos.

MNACO
A moeda de e2 exibe a efgie do Prncipe Rainier III, rodeada pelas doze estrelas da Unio Europeia. A moeda de e1 representa os perfis do Prncipe Rainier III e do Prncipe Herdeiro Alberto, igualmente rodeados pelas doze estrelas. A moedas de 10, 20 e 50 cntimos reproduzem o selo do prncipe. As moedas de 1, 2 e 5 cntimos ilustram as armas dos Prncipes Soberanos do Mnaco.

SO MARINO
O edifcio do Governo (Palazzo Pubblico) figura na moeda de e2, enquanto a moeda de e1 exibe as armas oficiais da Repblica. A moeda de 50 cntimos exibe as trs torres: Guaita, Cesta e Montale. A moeda de 20 cntimos apresenta a efgie de So Marino, inspirada numa tela da Escola de Guercino, a Baslica de So Marino est ilustrada na moeda de 10 cntimos. As moedas de 1, 2 e 5 cntimos exibem, respectivamente, a terceira torre, a Esttua da Liberdade e a primeira torre.

VATICANO
Todas as moedas exibem o perfil de Sua Santidade o Papa Joo Paulo II, soberano do Estado da Cidade do Vaticano, bem como a inscrio Citt del Vaticano, em conjunto com as doze estrelas da Unio Europeia e as iniciais do desenhador e do gravador (GV e UP, respectivamente).

You might also like