You are on page 1of 8

Actualidade da tica de Aristteles

Realizado no mbito da unidade curricular de tica e Deontologia da Comunicao, este trabalho tm como objectivo reflectir sobre esta parte da filosofia a tica e muito em particular sobre a sua actualidade. Como do conhecimento comum, existe uma grande diversidade de formas de entender a tica, como cincia que estuda os valores e comportamentos humanos. No objectivo deste trabalho falar sobre a que ramo da filosofia deve ou no pertencer a tica, ou o que a filosofia e que filsofos so mais importantes que outros. sim com a humildade de quem aprende, que pretendo reflectir um pouco sobre um tema que ganha cada vez maior conscincia numa sociedade ps-moderna que dista j muitos anos da antiguidade clssica. Reflectiremos em particular num ponto de vista sobre a tica que nos dado por Aristteles e ao que ele chama de Virtudes. Como da praxe num trabalho como este, existem algumas etapas na sua realizao que so consideradas fundamentais, antes de prosseguirmos, como por exemplo o que a tica, ou quem foi Aristteles.

tica
Mas o que a tica? A tica a parte da filosofia que estuda um conjunto de regras, condutas e valores morais e como elas so definidas e interpretadas pelas pessoas numa determinada poca. A etimologia da palavra tica prove do Grego e de Latim Ethica e significa, aquilo que pertence ao caracter.

Alexandre Duro 110236003 - ECM-PL 2012-2013 - tica e Deontologia da Comunicao

Aristteles
Aristteles nasceu numa cidade grega chamada Estagiros em 384 AC, no ceio de uma famlia diferenciada com acesso aos crculos de poder e conhecimento, o que lhe vai valer alguma peripcias mas tambm a possibilidade de viajar. Muda-se adolescente para Atenas para estudar na academia de Plato com quem convive durante 20 anos at a morte do seu professor. As opinies de Aristteles nem sempre coincidem com as de Plato, no se sabe se por isso, mas Aristteles preterido pelo sobrinho de Plato nos destinos da Academia o que leva a abandonar Atenas em 347 AC onde apenas voltaria anos mais tarde para funda a sua prpria escola a que d o nome de Liceu, por se encontrar perto de um templo erigido a Lcio. Alvo de perseguies pessoais e polticas abandona novamente Atenas e refugia-se na cidade de Clcia onde morre em 322 AC aos 62 anos de idade.
Mais informao sobre a vida de Aristteles sugiro consultar (http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica_pedagogia/%C3%A9tica%20deArist%C3%B3teles.pdf)

tica e Aristteles Aristteles trabalha sobre vrias reas como a Lgica, Psicologia, Fsica, biologia, Metafsica, Poltica, Retrica, Poesia e entre outras mais a tica. Para ele esta ultima a menos exacta das cincias pois tm como objecto assuntos modificveis. A tica para Aristteles ocupa-se de algo que no fundamental ao Homem mas que segundo ele s pode ser adquirida atravs do hbito, As virtudes e os vcios.
2

Alexandre Duro 110236003 - ECM-PL 2012-2013 - tica e Deontologia da Comunicao

O objectivo ltimo da tica portanto possibilitar a conquista da felicidade. O Homem tem em si um conjunto caractersticas base segundo Aristteles que constituem o seu carcter. atravs da moral que essas caractersticas devem ser moldadas para se ajustarem a razo. A razo deve por isso seguir um meio-termo que Aristteles considera como o caminho Ideal. Ou seja o filsofo aponta-nos o justo meio como o caminho a seguir e considera a Virtude e o vcio coma a bitola. A Virtude como o ponto meio de equilbrio, entre os extremos onde se encontra o vcio. Um exemplo clssico a coragem. A coragem em si mesma uma virtude, mas os seus excessos como a cobardia ou a temeridade, so considerados por Aristteles como vcios que condicionam a felicidade das pessoas.

Vcios e Virtudes
Como o tema do meu trabalho reflecte sobre tica e actualidade das virtudes Aristotlicas, importante estabelecer um paralelismo entre aquilo que o filsofo defende e a nossa actualidade. Quais os desafios que nos dias de hoje mais requisitam a tica como ferramenta essencial? O desenvolvimento tecnolgico e cientfico, lana desafios cada vez mais difceis e urgentes de superar por esta disciplina.

Alexandre Duro 110236003 - ECM-PL 2012-2013 - tica e Deontologia da Comunicao

So os novos paradigmas sejam eles do foro da privacidade, mdicos, do direito a liberdade, ou outros que motivam cada vez mais as pessoas para o estudo da tica. A busca pela globalidade das pessoas por uma sociedade cada vez mais justa, mais equitativa e respeitadora, origina esta procura. J no se trata mais de uma tica pessoal construda numa qualquer experincia prpria mas uma tica que estudada e aprendida, nas instituies acadmicas. Muitos so os cursos onde esta disciplina faz parte, mas ela comea tambm a ganhar expresso nas empresas com os cdigos internos de conduta e at mesmo formaes aos funcionrios que visam o estmulo e a positivao do ambiente empresarial. Mas como referi em cima, a tica cada vez mais estudada e aprendida um pouco por todo lado e isto muito importante pois que o prprio Aristteles a isto se refere, vejamos. Aristteles considera que o ensino das virtudes morais em geral requere uma prtica contnua dessas mesmas virtudes de modo a que ela se tornem parte integrante do hbito de conduta. Considera ainda Aristteles que esta prtica fundamental para a busca da felicidade. Aristteles identifica a busca da felicidade como o fim ltimo da vida e ele torna isso bem claro em um dos seus maiores tratados, a tica a Nicmaco. Aqui o filsofo considera, que a felicidade apenas provem do cumprimento do dever das suas obrigaes.

Alexandre Duro 110236003 - ECM-PL 2012-2013 - tica e Deontologia da Comunicao

S com o comprimento dessas obrigaes morais que o Homem pode alcanar a felicidade e no com a aquisio de bens matrias. E que para a manuteno e aquisio de bens matrias preciso tambm a prtica das virtudes em detrimento dos vicio. Para Aristteles tudo o que virtudes, so coisas do bem e que devem ser atribudas Alma. A melhor forma de reflectirmos sobre este justo meio, na minha opinio ser atravs da seguinte tabela de virtudes e vcios.

Vicio Cobardia Insensibilidade Avareza Vileza Modstia Moleza Indiferena Descrdito prprio Rusticidade Enfado Desavergonhado Malevolncia

Virtude Coragem Temperana Liberalidade Magnificncia Respeito Prprio Prudncia Gentileza Veracidade Agudez de Esprito Amizade Modstia Justa Indignao

Vicio Temeridade Libertinagem Esbanjamento Vulgaridade Vaidade Ambio Irascibilidade Orgulho Zombaria Condescendncia Timidez Inveja

Tabela 1- http://www.ifch.unicamp.br/cpa/boletim/boletim05/08silva.pdf

Alexandre Duro 110236003 - ECM-PL 2012-2013 - tica e Deontologia da Comunicao

Actualidade
Vamos ento transportar para o nosso dia-a-dia, para os nossos locais de trabalho, estudo, para o nosso ambiente familiar, a prtica destas virtude e vcios, vejamos o primeiro exemplo da tabela. Cobardia Coragem Temeridade

Come ser ter como colega de trabalho algum que cobarde, imagine ser bombeiro ou polcia e ter assim um colega, como acha que se sentira? Como acha que o trataria. Melhor ainda, qual acha que seria o futuro profissional desse seu colega?

Avareza

Liberalidade

Esbanjamento

Como ser ter algum na famila ou no circulo de amigos que carrega a Avareza consigo, ou que um caso perdido de esbanjamento? Como so esta pessoas vista pela sociedade? Como ser um esbanjador encarado numa empresa que vida o lucro?

Alexandre Duro 110236003 - ECM-PL 2012-2013 - tica e Deontologia da Comunicao

Todos ns j tivemos em algum grau, sentimentos de desdem por estas pessoas. Mas at agora temos visto sempre estas reflexes nos outros, e no em ns. Para poder-mos procurar a felicidade segundo Aristtetes devemos seguir os seus concelhos de sobre a prtica rotinada e continua das virtudes e combater o vicios em ns mesmos.

Concluses finais
Para muitas pessoas a maioria das reflexes filosficas j foram feitas pelos Gregos na Antiguidade, mas uma conscincia cada vez maior e um acesso a educao e formao por uma grande parte da humanidade, faz com que estes e outros temas voltem a ganhar actualidade. Aristteles e a sua tica no so excesso. A busca da Felicidade to actual agora como ento, assim como os medos e preoucupaes o so. O prazer e dor embora ganhando matizes diferentes, acentam nos mesmos pressupostos de ento, acerca disto Aristteles diz-nos o seguite;

por causa do prazer que praticamos m aces e por causa da dor que nos abstemos de praticar aces nobres.

Aristteles diz-nos que a vida feliz s pode ser aquela que passa pela livre prtica da Virtude na mediania , obviamente a pratica destas condutas no ser desprovida de esforo e coragem como nos diz o filsofo;

as coisas boas e nobres da vida s so alcanadas pelos que agem nobremente.

Alexandre Duro 110236003 - ECM-PL 2012-2013 - tica e Deontologia da Comunicao

Para finaliza diz-nos ainda que a esta prtica e atitude no se aplica s ao ser humano mas sim a todas entidades por ele criadas, sejam elas privadas ou estatis. Segundo este roteiro tico, um Estado tanto mais feliz quanto mais prudente e bom, quanto mais moderado e prudente for, evitando a desigualdade a todos os nveis. O Justo meio no implica seguramente uma perda de personalidade mas uma restruturao da personalidade individual e colectiva. Implica uma mudana no conceito de virtude. O Homem Vituoso ou a entidade Virtusoa no pode ser mais aquela que detentora de mais poder ou dinheiro, beleza, ou outros predicados qualqueres a que estamos habituados a classificar os outros. Aps a experincia desta Unidade Curricular de tica e Deontologia da Comunicao, fiquei com vontade de no futuro conhecer mais sobre as diferentes vertentes da tica, pois acredito que tero um papel muito importante na construo das sociedades do futuro, Reinventado doutrinas e modelos polticos muito gastos.

Webgrafia
https://www.google.com/imghp?hl=pt-PT&tab=wi http://www.ramiromarques.pt.vu/ http://www.infopedia.pt/pesquisa.jsp?qsFiltro=0&qsExpr=%C3%89tica http://pt.glosbe.com/pt/la/%C3%A9tica http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=%C3%A9tica http://www.youtube.com/watch?v=AFq665jizs0 http://www.portoeditora.pt/espacolinguaportuguesa/dol/dicionarios-online/

Alexandre Duro 110236003 - ECM-PL 2012-2013 - tica e Deontologia da Comunicao

You might also like