You are on page 1of 9

Cromoterapia Tcnica

A Cromoterapia uma cincia natural e holstica que utiliza as cores, para restabelecer as disfunes que se apresentam em nossos corpos: fsico, etrico, emocional, mental e espiritual. As cores usadas na cromoterapia so as do espectro solar: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, ndigo e Violeta. Cores so as diferentes freqncias vibratrias da luz visvel. A cor de maior freqncia vibratria (mais rpida) do espectro visvel, o Violeta e a de menor freqncia (mais lenta) Vermelho. Os raios acima do Violeta so ultravioleta e abaixo do Vermelho so infravermelho e no so captados pela viso humana. Os receptores da pele reconhecem informaes luminosas, transformam-nas em impulsos nervosos e as transmitem para os sistemas nervoso e endcrino.

As cores de vibrao mais lentas so Quentes: Vermelho, Laranja e Amarelo e as de vibrao mais rpida so Frias: Azul, ndigo e Lils. No meio, o Verde o equilibrador.

As Cores e Suas Funes Teraputicas As cores se destinam a um s propsito, neste estgio de nossa evoluo: A manuteno e regenerao de todos os seres vivos do nosso planeta. Sabemos que cada cor irradia a sua vibrao de acordo com sua freqncia. Esta dinmica de cores utilizada terapeuticamente para aliviar os males do fsico, energtico, emocionais, mentais e espiritual e tambm com aes profilticas atravs de energizaes para prevenes dos desequilbrios e doenas. Estude com ateno cada funo, utilizando este aprendizado sempre com respeito e cuidado e lembre-se, em caso de dvida ou doena mais grave consulte o mdico.

Funes Teraputicas das Cores Vermelho

Utilizamos muito o Rosa que atua no Sistema Circulatrio. Funciona como: Ativador, Acelerador, Desobstruidor, Purificador e Vitalizador. Ao Teraputica: Ativador e Acelerador: acelera o fluxo de sangue, aliviando o mal estar, em pessoas com presso baixa; em pessoas com franqueza, ativa o fsico; Desobstruidor: de veias e artrias, permitindo maior fluxo de sangue; Purificador: elimina as impurezas e gorduras depositadas no interior das veias e vasos, desobstruindo o aparelho circulatrio; Vitalizador: nos estados anmicos, proporcionando um melhor aproveitamento da energia do organismo, atravs de acelerao sangnea; Alertas Quanto a Utilizao: Presso arterial alta: por acelerar o fluxo da corrente sangnea.

Laranja Atua nos Sistemas Esqueltico, Muscular e Circulatrio. Funciona como: Regenerador, Ativador, Energizador e Eliminador de Gorduras.

Ao Teraputica: Regenerador: do sistema esqueltico; Ativador e Energizador Auxiliar: nas medulas sseas nos casos de fraqueza, fisura e fraturas e energizador muscular em clientes com traumatismos; Eliminador de Gorduras: da corrente sangunea e em reas localizadas; Alertas Quanto a Utilizao: Energia muito densa: deve ser precedida no tratamento do sistema esqueltico com a cor amarela aplicando 03 vezes criar resistncia funo revitalizadora do laranja.

Amarelo Atua nos Sistemas Esqueltico, Muscular e Nervoso. Funciona como: Energia Fortalecedora, Excitante, Fortificante, Reativador, Regenerador, Purificador, Desintegrador, e Ajuste da Cor Laranja. Ao Teraputica: Ambientes: Energizador: nos estados anmicos sempre aconselhvel deixar uma luz amarela no quarto de repouso do cliente. Tratamentos: Energia Fortalecedora: Aura espiritual em casos de

convalescena ps-operatria; fraqueza, pela perda de energia; Excitante: nos nervos e msculos e das funes peristlticas dos intestinos; Fortificante e tnico: nos campos nervosos, musculares e tecidos; Regenerador: de tecidos; dos problemas ligados ossatura e medula ssea; Purificador: ao exercida sobre o sistema linftico para limpar as impurezas; Desintegrador: de clculos renais e biliares; Ajuste para Cor Laranja: como fora de ajuste para a cor laranja, o amarelo aplicado 3 vezes antes, para aplicao do laranja, tanto nas parte ssea. Alertas Quanto a Utilizao: No tem contra-indicaes.

Verde Atua nos Sistemas Circulatrio, Digestivo, Muscular e Nervoso. Funciona como: Energia Harmonizador, Dilatador, Equilibrador, Regenerador, Relaxante, Isolante, Antisptico, antiinfeccioso e Antiinflamatrio. Ao Teraputica:

Ambientes: Locais pblicos: ideal para salas de espera de consultrios, por ser Harmonizador, Equilibrador e Anti-Sptico. Tratamentos: Harmonizador: aura das pessoas em desequilbrio; Anti-sptico: esteriliza o local eliminando as bactrias, preveno nos estados infecciosos; Dilatador: age sobre artrias, veias e vasos, sendo muito usado nos problemas circulatrios, como nos casos de presso alta, varizes e m circulao e nos partos age dilatando a musculatura e parte ssea da bacia; Equilibrador: do ser humano integralmente, tanto no fsico como no psquico; Regenerador: atua na regenerao do aparelho digestivo; Relaxante: da rea muscular e nervosa, retira a tenso nas reas correspondentes e de intensa utilidade nos processos traumticos; Isolante: na corrente sangunea debelando infeces; Antiinfeccioso e Antiinflamatrio: para qualquer tratamento de um mal infeccioso e inflamatrio; Azul Atua nos Sistemas Nervoso, Circulatrio, Digestivo, Muscular e Esqueltico. Funciona como: Equilibrador, Calmante, analgsico, Regenerador Celular, Absorvente, Fixador e Reajustador.

Ao Teraputica: Ambientes: Tranqilizante: aconselhvel colocar uma lmpada azul no quartos de crianas somente quando estiverem agitadas e inquietas e adultos quando estiverem com insnia e ansiedade. Tratamentos: Equilibrador: aura das pessoas com males fsicos/espirituais; Calmante: usado no sistema nervoso; Analgsico: agindo nos campos nervosos e musculares; Regenerador Celular: com ao em todo o corpo; Absorvente e Eliminador: de gases estomacais e intestinais no aparelho digestivo; Fixador: de energias nos diversos campos e azul geral ao final das aplicaes; Reajustador: para cor lils no trabalho de cauterizao, fixando ou removendo excessos e efetuando eventuais correes de erros durante as aplicaes; Alertas Quanto a Utilizao: Locais pblicos: h restries ao uso do azul em salas de espera, pelo efeito anestsico e depressivo que ocasiona queles que ficam longo perodo sob seu efeito.

ndigo Atua no sistema circulatrio, o coagulante, e como tal, atua exclusivamente sobre o sangue, sobre a corrente sangnea. Sua ao benfica se faz sentir em todos os sentidos com incrvel rapidez. Tratamentos: Coagulante: por sua eficcia no controle de hemorragias usado sobre ferimentos com sangue, artrias, veias e vasos. Alertas Quanto a Utilizao: Precaues: observar que alguns sangramentos pelo nariz sem causa aparente so eliminao de excessos naturais.

Lils Atua nos Sistemas Digestivo, Respiratrio, Urinrio, Reprodutor. Na Cromoterapia funciona como: Bactericida (paralizador de infeces) e Cauterizador. Ao Teraputica: Ambientes:

Neutralizador: de energias negativas utilizado para a higienizao de ambientes. Tratamentos: Bactericida: paralizador das infeces, funciona como higienizador de feridas internas e externas, eliminando as bactrias; Cauterizador: pelo intenso raio de ao, cauteriza (cicatriza) e elimina as infeces. Alertas Quanto a Utilizao: Regio da Cabea: Aconselhamos utilizar a cor lils at a altura do lbulo da orelha, exceto com plena conscincia do cromoterapeuta.

You might also like