You are on page 1of 5

PROGRAMA

diurno Curso: Mestrado em Educao Pr-escolar e 1 Ciclo do Ensino Bsico ps-laboral Ciclo: Ano: 2 1 Semestre: 1

Unidade Curricular: Educao para a Cidadania Cdigo: MPE1EB105 Departamento: Educao e Currculo

Aprovado em CTC

Docentes: Ramiro Marques e Marta Uva Coordenao cientfica: Ramiro Marques

Ano letivo: 2012-2013

Educao para a Cidadania

Introduo Esta unidade curricular visa dar a conhecer: 1) conceitos bsicos sobre tica e deontologia; 2) projetos de cdigos deontolgicos; 3) histria da tica; 4) dilemas ticos na prtica educativa e problemas de tica na prtica contempornea: aborto, eutansia, racismo, direitos humanos, pobreza extrema, guerra, paz, terrorismos

Objectivos - Conhecer conceitos bsicos de tica e deontologia. - Analisar cdigos deontolgicos. - Conhecer as principais teorias ticas. - Discutir dilemas, tenses e problemas ticos (decorrentes da prtica educativa). - Debater o estatuto da carreira docente. - Debater cdigos deontolgicos. - Conhecer as principais metodologias de educao para a cidadania. - Debater problemas de tica prtica contempornea.

Contedos - A tica, a Moral e a Deontologia. - Os valores e as suas caractersticas. - A cidadania e a Educao para a cidadania. - Cdigos deontolgicos. - O Estatuto da carreira docente. - A Constituio da Repblica Portuguesa e os direitos humanos. - Declarao universal dos direitos da criana. - As virtudes: o que so e como se adquirem.

Educao para a Cidadania - Como construir uma comunidade virtuosa. - O papel dos hbitos, das narrativas e da tradio na educao do carter. - O carter e os hbitos: a perspetiva de Aristteles. - A amizade e a sua relao com as outras virtudes. - A Educao do carter. - Educao do carter: metodologia dos 6 Es. - Manifesto da educao do carter. - Indisciplina e carter. - O papel do Estado na educao do carter. - Teoria tica da virtude. - Princpios bsicos na nova educao do carcter. - Metodologias de clarificao de valores. - O papel da filosofia para crianas na clarificao de valores e na educao para a cidadania. - tica de Kohlberg. - tica de Carol Gilligan. - tica de MacIntyre. - Problemas de tica prtica contempornea: aborto; eutansia; racismo; direitos humanos; igualdade de oportunidades; acesso cultura; pobreza extrema; guerra; paz; terrorismos

Metodologias - Apresentao e discusso dos contedos fundamentais apresentados. - Discusso, anlise e aprofundamento das situaes da prtica profissional mobilizando os referentes tericos da unidade curricular em questo. - Construo, apresentao e debate - em contexto de sala de aula - de produes (individuais e em grupo) decorrentes da anlise e reflexo sobre os contedos.

Educao para a Cidadania

Avaliao - Instrumentos de Avaliao: Registos de participao; conceo e apresentao de trabalhos em contexto de aula, de onde se destaca neste mdulo: i) uma produo escrita individual, sobre os contedos em desenvolvimento (realizado presencialmente em sala de aula); ii)uma apresentao (em grupo) sobre a(s) dimenso(es) tica(s) presente(s) nos projetos de estgio. - Para os alunos que optarem pela modalidade de avaliao por exame: prova escrita.

Bibliografia bsica - Bara, F. (Coord) (2003). Mi Querida Eduacion en Valores. Bilbao: Descle. - Estrela, M. T. e Caetano, A. P. (2010). tica Profissional docente, do pensamento dos professores sua formao. Lisboa: Educa. - Finlayson, J. (2005). Habermas: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press. - Frey, R. e Wellman, Ch. (2006). A Companion to Applied Ethics. Londres: Blackwell. - Habermas, J. (1984). The Theory of Communicative Action. Cambridge: Polity Press. - Lafollette, H. (2005). Ethical Theory. Londres: Blackwell. - Marques, R. (2000). Breve Histria da tica Ocidental. Lisboa: Pltano Editora. - Marques, R. (2003). Valores ticos e Cidadania na Escola. Lisboa: Ed. Presena. - Patrcio, M. (1999). Lies de Axiologia Educacional. Lisboa: Universidade Aberta. - Sanchez, M. (1999). Educacion en valores para una Sociedad Plural. Bilbao: Descle.

Stios e pginas de referncia: http://www.eses.pt/usr/ramiro/index.htm www.findarticle.com www.highbeam.com

Educao para a Cidadania

You might also like