You are on page 1of 10

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao de Santarm

Educao e Comunicao Multimdia, 2 ano Ano Lectivo:2012/2013

TICA E DEONTOLOGIA DA COMUNICAO


1 Semestre

ESTATUTO

Docente: Ramiro Marques Discente: Cludia Alagoa (nr110233035)

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao de Santarm

ndice
Introduo ......................................................................................................................... 3 Definio .......................................................................................................................... 4 Tipos de Estatuto .............................................................................................................. 4 Estatuto Atribudo......................................................................................................... 4 Estatuto Adquirido........................................................................................................ 4 Estatuto Social .................................................................................................................. 5 Papel Social .................................................................................................................. 5 Lista de Estatutos .............................................................................................................. 6 Estatuto do Professor ........................................................................................................ 7 Concluso ......................................................................................................................... 9 Bibliografia ..................................................................................................................... 10 Webgrafia ....................................................................................................................... 10

Cludia Alagoa

Pgina | 2

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao de Santarm

Introduo
A realizao do presente trabalho foi feita no mbito da disciplina de tica e Deontologia da Comunicao, leccionada pelo professor Ramiro Marques, integrada no segundo ano do curso de Educao e comunicao Multimdia, 1 semestre. O tema desenvolvido ao longo das dez pginas do trabalho o estatuto. Em primeira anlise vou definir o conceito de estatuto e explicar quais os tipos que existem. Depois, muito ligado ao estatuto, vou esclarecer o termo estatuto social que ainda se ramifica no conceito papel social. Aps explorar os conceitos acima anunciados, criei uma lista de estatutos existentes na nossa sociedade. No esto presentes todos os estatutos que existem, porque so inmeros, mas esto os mais importantes e conhecidos. Em ltima anlise vou explorar um dos estatutos referidos na lista, tendo por base um documento desenvolvido pelo professor Ramiro Marques, fazendo um breve resumo do mesmo.

Cludia Alagoa

Pgina | 3

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao de Santarm

Definio
referente a diversas normas cuja finalidade regular relaes de certas pessoas pertencentes a uma determinada posio na sociedade. Ou seja, o estatuto alusivo posio que um determinado indivduo ocupa na hierarquia social. Isto acontece porque cada indivduo tem uma funo social que ir regular os seus comportamentos, sendo estes reconhecidos pela sociedade como um indicativo pertencente a uma determinada posio. Estes comportamentos j so esperados pelos outros membros da sociedade, pois, como j foi referido o que permite determinar a posio social a que pertence. O estatuto o nvel social em que o indivduo est inserido. E conforme seja esse mesmo nvel as formas de tratamento interpessoais vo se diferenciar. Nas pessoas com um nvel social mais elevado a forma de tratamento usado mais formal, como por exemplo Vossa Excelncia ou Sua Eminncia.

Tipos de Estatuto
A atribuio de um estatuto pode ser realizada segundo critrios naturais, ou seja, j atribudos ou segundo caractersticas adquiridas.

Estatuto Atribudo
Este tipo de estatuto acontece quando os direitos e deveres associados ao indivduo no dependem da sua vontade, ou seja, foram-lhe impostos. Isto acontece no caso de uma famlia real, ou seja, quem nasce no seio dessa famlia, vai ter um estatuto associado mesma, tendo que realizar papeis e aces sociais associadas a esse estatuto, como o caso de aparies pblicas em eventos ou realizar entrevistas, etc.

Estatuto Adquirido
O estatuto adquirido j foi alcanado atravs do esforo pessoal, do desempenho das aces, bem como a iniciativa e escolhas realizadas, que tudo junto contribui para alcanar uma posio social desejada. Neste caso pode-se destacar o exemplo dos escritores conhecidos. Para o serem tiveram de realizar escolhas e aces que os elevaram a um patamar social mais elevado.

Cludia Alagoa

Pgina | 4

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao de Santarm

Estatuto Social
Com a importncia de prevalecer uma ordem na hierarquia social, sendo esta uma escala de valores de uma sociedade, importante destacar a existncia do estatuto social. O estatuto social est associado a um conjunto de direitos e deveres que o indivduo obrigado a cumprir. Este conjunto de deveres e direitos muda consoante a posio social ocupada. Ao longo do percurso de vida o estatuto ir alterar-se, pelo que quem actualmente filho e estudante, mais tarde desempenhar o papel de pai e ter uma profisso, ou seja os deveres e direitos do indivduo vo igualmente mudando ao longo da vida. Dos conjuntos de funes que o indivduo tem de efectuar, algumas mais concretas so consideradas mais importantes, sendo mais reconhecidas e valorizadas.

Papel Social
Este conceito est associado ao estatuto social. Pelo que dependem um do outro. Os estatutos que os indivduos ocupam na sociedade condicionam os seus comportamentos e assim a forma como interagem com outros indivduos. J no desempenho do papel social, so esperados determinados comportamentos, definidos por um conjunto de direitos e deveres, que a sociedade espera ver respeitados, sendo este conjunto o estatuto social. Dependendo da circunstncia do dia-a-dia exigido comportamentos adequados a situaes especficas. Estes comportamentos so aprendidos atravs de condutas obrigatrias relativamente posio social que o indivduo ocupa. Cada indivduo ocupa mais do que um papel social, ou seja desempenha uma multiplicidade de papis, que por vezes podem entrar em conflito. O conflito de papis sociais acontece quando o individuo toma conscincia da incompatibilidade entre os diferentes papis que tem de desempenhar, formando assim situaes conflituosas, originando tenso e ansiedade.

Pai

Filho

Irmo

Marido

Professor

Cludia Alagoa

Pgina | 5

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao de Santarm

Lista de Estatutos
Estatuto do Estudante Estatuto do Estudante trabalhador

Estatuto do docente Professor Educador de Infncia

Estatuto do Trabalhador Estatuto da Ordem dos Advogados Estatuto do Voluntrio Estatuto do Emigrante Estatuto do Idoso Estatuto do Jornalista Estatuto das Instituies Estatuto de Associaes Estatuto Jurdico Estatuto dos Deputados Estatuto da Igualdade Estatuto da Criana e do Adolescente Existem inmeros estatutos, pois tal como foi referido anteriormente, o estatuto diz

respeito a direitos e deveres, havendo estatuto para indivduos, instituies e ordens sociais, criando uma lista bastante extensa de estatutos sociais.

Cludia Alagoa

Pgina | 6

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao de Santarm

Estatuto do Professor
Antnio Nvoa, em 1991, questiona-se sobre o estatuto do professor, em que reflecte acerca da importncia dos professores e da perda de prestgio nesta profisso que pertence ao grupo mais numeroso da sociedade contempornea. Segundo Ramiro Marques1, devido s mudanas na estrutura social o estatuto dos docentes sofreu alteraes, provocando um conjunto de problemas, que este docente acaba por enumerar, tendo em conta Esteve (1991). 1. Presses sociais demasiado elevadas: Actualmente o professor no tem apenas o dever de transmitir conhecimentos culturais aos discentes mas tambm cuidar a nvel psicolgico e afectivo dos mesmo. O professor vai ajudar o aluno a desenvolver o seu intelecto e a construir a sua identidade vocacional. Isto vai colocar grande presso no docente pois, a sociedade espera que ele cumpra estes deveres, que anteriormente no competiam s a este mas tambm aos familiares.

2. Perda da influncia das redes naturais de apoio: Muito devido ao facto da famlia ser um agente de apoio para a vida social da criana e actualmente j no assumir esse papel e estando a escola a perder terreno na influncia do processo de socializao da criana, existe um factor que toma ambos os lugares. Os mdia tomam lugar na influncia cultural do discente, atravs da televiso e computadores, que so os meios mais usados. Os jovens passam uma enumera quantidade de tempo nestes suportes no despendendo tempo para os assuntos escolares e para estrem como as famlias.

3. Quebra do consenso social sobre os objectivos da escola: A este ponto j no certo o que deve ser leccionado nas escolas, bem como os objectivos, pois os alunos so cada vez mais multiculturais, resultantes de um diferente processo de socializao. Sendo que os valores e estilos de vida so completamente dispersos do que o que os professores leccionam.
1

Fonte: http://www.eses.pt/usr/ramiro/estatuto.htm Pgina | 7

Cludia Alagoa

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao de Santarm Segundo Ramiro Marques o rumo a ser levado para mudar este panorama ()construir um currculo que d espao e voz s culturas das minorias tnicas. () Quanto mais multicultural se apresenta a sociedade e o currculo, maior a necessidade de um cdigo de boas maneiras.

4. A desvalorizao social da escola e dos diplomas: O motivo para os alunos perderem a motivao para o estudo e para a escola deve-se ao facto de, actualmente, o grau acadmico e os diplomas obtidos j no servirem para elevar um indivduo a um estatuto social superior. Devido a este facto, o trabalho do professor j no levado em conta, a sociedade culpa os docentes pelo fracasso das escolas, no obtendo estas influncias sobre os alunos. Obtendo cada vez mais descrdito.

5. O descrdito do prestgio da profisso docente: Antigamente o estatuto de professor era levado com grande prestgio em comparao com outras profisses, pois eram pessoas com um nvel acadmico superior, mas hoje em dia ser-se professor j no tem o mesmo crdito. Actualmente as profisses de prestgio no se vm pelas que requerem maior nvel acadmico mas sim pelo factor econmico. Pelo que a profisso de professor das mais mal pagas. Para um maior sucesso nesta rea requerido bons alunos para elevarem o nvel de professores e das escolas, porque as escolas tambm so um ponto a ter em vista, visto que para uma escola ter sucesso e haver vaga para professores, necessrio ter prestigio e ter enumeras inscries. Isto requer, bons docentes e bons equipamentos.

6. Ausncia de uma cultura de bons costumes nas escolas: Os bons costumes entre professores e alunos tm vindo a alterar nos ltimos 20 anos. Os cdigos de conduta alteraram-se, sendo mais explcito nas escolas pblicas. Na opinio do docente, existem boas maneiras que pertencem ao censo comum da sociedade, tais como: esperar pela sua vez, no interromper quem est a falar, no usar palavres em publico, cumprimentar as pessoas sempre que se chega a um sitio ou quando cruzamos com elas, dar lugar a pessoas idosas, doentes ou deficientes, no falar mal das outras pessoas, no prometer o que no se capaz de cumprir, etc. Todas estas condutas foram-se perdendo um pouco ao longos dos anos, sendo evidente que nas escolas o cdigo de conduta deve ser ensinado aos alunos. Cludia Alagoa Pgina | 8

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao de Santarm

Concluso
O estatuto , acima de tudo, referente ao nvel social de um individuo. sabido que o estatuto pode ser atribudo ou adquirido, pois o individuo pode j nascena pertencer a um determinado nvel social, pelo que no tem de fazer nada para o ter, sendo este o estatuto atribudo, mas quando se nasce sem o nvel social pretendido, atravs de aces que se vai subindo at ao patamar desejado, definindo o estatuto adquirido. O estatuto social resume-se a um conjunte de deveres e direitos pertencentes a determinado estatuto, ou nvel social, que o individuo obrigatoriamente tem de desempenhar, pois isso que a sociedade espera dele. Ainda proveniente do estatuto social, surge o papel social, que se define pelas diversas aces que o individuo vai desempenhar na sociedade, podendo este desempenhar mais do que um papel. Existem inmeros estatutos na sociedade que correspondem ao individuo, a instituies, a associaes e outras organizaes, isto porque tudo o que existe em sociedade tem de corresponder a um conjunto de normas e direitos que tm de seguir, ou seja, estatutos associados.

Cludia Alagoa

Pgina | 9

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao de Santarm

Bibliografia
Andrade, Moinhos, Ana Bela, Rosa, Sociologia Cursos Profissionais, Mdulos 1 a 4, Pltano Editora, ed. Setembro 2009 Santos, Sofia, Material de Apoio ao Mdulo - Psicologia, Mdulo 4, ed. Outubro 2009

Webgrafia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto http://www.infopedia.pt/$estatuto-social http://www.eses.pt/usr/ramiro/estatuto.htm

Cludia Alagoa

Pgina | 10

You might also like