You are on page 1of 5

2TESTE DE AVALIAO PORTUGUS_10 ANO_TURMA_A 30 DE NOVEMBRO 2012 GRUPO I (100 pontos) A (70 pontos) Leia atentamente o texto que

se segue:

ANO LETIVO 2012/2013

PROFESSORA: Elisabete Tavares

Apresente, de forma clara e bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem:
1. Transcreva do primeiro pargrafo do texto a expresso que traduz o facto/ acontecimento que deu origem a esta crnica de Batista Bastos. (10 pontos) 2. Das afirmaes seguintes assinale aquela que pode traduzir o tema da crnica. (10 pontos) a) Esta crnica uma reflexo acerca da forma como os polticos manipulam as palavras para mentir e ocultar factos. b) Esta crnica uma reflexo acerca da beleza e da honra das palavras bem escolhidas. c) Esta crnica uma reflexo acerca do facto da lngua portuguesa ser frequentemente maltratada. d) Esta crnica uma reflexo acerca dos autores clssicos da lngua portuguesa. 3. H muito que se perdeu a noo de que as palavras tm honra. (linha 1) 3.1.Explique de que modo os polticos contribuem para que falte a honra s palavras. (5 pontos) 4. O discurso poltico conduz-nos ao nojo da frase. (linha 9,10) 4.1. Refira a estratgia sugerida pelo cronista para evitar o problema descrito na expresso anterior. (5 pontos) 5. Releia o segundo pargrafo do texto. 5.1. Transcreva expresses que onde se evidenciem as seguintes marcas de subjetividade prprias da crnica (no pode utilizar uma expresso mais do que uma vez). (20 pontos) a) adjetivao valorativa. b) expresso de opinio. c) tomada de posio eufrica. d) uso da 1 pessoa verbal. 6. L-se-o o por a publicado e a pobreza lexical chega a ser confrangedora. (linha 20) 6.1. Segundo o cronista, a que se deve a pobreza lexical do vocabulrio da lngua? (5 pontos) 7. Ser o gosto da palavra, a alegria de com elas trabalhar h longussimos anos, a circunstncia de ser um leitor com flego () (linha 29/30). 7.1. Explique o significado da expresso destacada. (5 pontos) 8. Foge das palavras velhas; mas no receies o uso de palavras antigas. (linha 22) 8.1. Explique o uso das aspas nesta expresso. (5 pontos)

ANO LETIVO 2012/2013

PROFESSORA: Elisabete Tavares

3
9. De entre as afirmaes seguintes assinale aquela(s) que pode(m) traduzir a intencionalidade comunicativa do cronista. (5 pontos) a) Com esta crnica, o autor pretende salientar as virtudes da sua escrita purista e erudita. b) Com esta crnica, o autor pretende criticar aqueles que desvirtuam a lngua, desrespeitando a gramtica e o vocabulrio. c) Com esta crnica, o cronista pretende chamar a ateno dos leitores para a importncia da modernizao da lngua. d) Com esta crnica, o autor pretende homenagear alguns dos seus professores e vrios grandes escritores portugueses do sculo XX.

B (30 pontos)
O texto que se segue apresenta 201 palavras. Aplicando as tcnicas de condensao textual adequadas, elabore o seu resumo num texto de 70 a 80 palavras. No sculo XXI, a hiperinformao apetrecha o ser humano de conhecimento em vastas reas do saber, mas convm refletir profundamente (1.1) no tipo de aquisies recebidas (1.2), quantas vezes de modo involuntrio, seno inconsciente. A formao do jovem , diariamente, condicionada pelos media. O fcil acesso a mltiplos universos portal aberto a informao excessiva, possvel geradora de desinformao e consequente estruturao de um novo modo de pensar. Mergulhado num mar sem fim de informaes, muitas vezes, no triadas, o aluno corre o perigo de ficar hiperinformado e paradoxalmente mal informado. A imprensa escrita, a televiso, a rdio tm funes preponderantes na sociedade atual (1.3). No fossem elas j, justamente denominadas o quarto poder (1.4). A estes meios de comunicao juntou-se a poderosa Internet, que liga o ser humano ao seu semelhante, em qualquer ponto do globo. Nesta teia to sofisticada, o jovem ter de saber discernir, selecionar o que lhe interessa, desenvolvendo progressivamente a competncia de apreciao crtica. , pois, importante avaliar as consequncias do imediatismo vertiginoso dos meios audiovisuais (1.5). A pessoa bem informada pensa, reflete, escolhe, retm. Dosear o gosto pelo audiovisual, equilibr-lo harmoniosamente com a informao escrita, afigura-se ser o percurso ideal para a formao de um jovem que se pretende esclarecido.

ANO LETIVO 2012/2013

PROFESSORA: Elisabete Tavares

4
GRUPO II (60 pontos) 1. Para cada um dos itens que se seguem, escolha a alnea que corresponde opo correta, de acordo com o sentido do texto B. (15 pontos- 5x 3 pontos)

1.1.

Na expresso refletir profundamente, a classe morfolgica da palavra sublinhada a. advrbio de frase b. adjetivo relacional c. advrbio de predicado. d. advrbio conectivo. No enunciado convm refletir profundamente no tipo de aquisies recebidas, o locutor realiza um ato de fala a. Assertivo b. Compromissivo c. Diretivo d. Expressivo. No enunciado A imprensa escrita, a televiso e a rdio tm funes preponderantes na sociedade atual, o locutor realiza um ato de fala a. Assertivo b. Compromissivo c. Diretivo d. Declarativo assertivo. e. Na expresso o quarto poder a classe morfolgica da palavra sublinhada : a. Determinante b. Quantificador c. Adjetivo d. Nome No enunciado , pois, importante avaliar as consequncias do imediatismo vertiginoso o locutor realiza um ato de fala: a. Assertivo b. Compromissivo c. Diretivo d. Expressivo.

1.2.

1.3.

1.4.

1.5.

2. L, atentamente, as seguintes expresses retiradas do TEXTO A. Elas serviro de base s respostas aos itens 2.1, 2.2 e 2.3.

a) H muito que se perdeu a noo de que as palavras tm honra. (linha 1) b) Mas tambm escritores e jornalistas () as entregam s suas pessoais negligncias. (linha 4
e 5)

c) d) e) f) g)

O discurso poltico conduz-nos ao nojo da frase () (linha 9 e 10) Pessoalmente, tento limpar o reiterado registo da aldrabice e da ignorncia.(linha 10) Garrett no era, propriamente, uma flor imaculada. (linha 12,13) Mas, foi um mestre inigualvel na arte da escrita. (linha 13,14) Desaprendeu-se o vocabulrio da lngua. (linha 19)

ANO LETIVO 2012/2013

PROFESSORA: Elisabete Tavares

5
2.1. Identifique o tipo de sujeito das expresses das alneas a), b), c), d), g) do item 2. Na folha de teste, faa corresponder a alnea ao nmero correto, de acordo com o seguinte. (15 pontos) 1. 2. 3. 4. 5. Sujeito simples Sujeito composto Sujeito nulo subentendido Sujeito nulo indeterminado Sujeito nulo expletivo

2.2- Identifique a funo sinttica dos grupos destacados nas expresses das alneas a), b), c), d), e) e f) do item 2. Na folha de teste faa corresponder a alnea ao nmero correto de acordo com o seguinte. (18 pontos) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Predicado Complemento direto Complemento indireto Complemento oblquo Modificador do grupo verbal Modificador de frase Predicativo do sujeito

2.3. Identifique os grupos frsicos constituintes da frase da alnea g) do item 2. (9 pontos)

GRUPO III (40 pontos)

Dosear o gosto pelo audiovisual, equilibr-lo harmoniosamente com a informao escrita, afigura-se ser o percurso ideal para a formao de um jovem que se pretende esclarecido.
Num texto correto e bem estruturado, com o mnimo de 100 e o mximo de 150 palavras, desenvolva a ideia da frase acima transcrita, seguindo a seguindo planificao. 1 pargrafo: 2 pargrafo: 3 pargrafo: Meios de comunicao Social e a suas funes na sociedade atual. O meio de comunicao social mais influente na nossa sociedade. Concluso crtica sobre o tema desenvolvido

(O desrespeito pelo nmero mnimo e mximo de palavras implica uma desvalorizao de 1 a 5 pontos)

ANO LETIVO 2012/2013

PROFESSORA: Elisabete Tavares

You might also like