You are on page 1of 12

ARGUMENTAO LGICA

A Lgica formal tambm chamada de lgica simblica preocupa-se, basicamente, com a estrutura do raciocnio. Os conceitos so rigorosamente definidos, e as sentenas so transformadas em notaes simblicas precisas, compactas e no ambguas. Argumento a relao que associa um conjunto de proposies P1,P2,P3,..Pn , chamadas premissas( hipteses) , a uma proposio C , chamado de concluso(tese) do argumento. ESTRUTURA DO ARGUMENTO:

p 1 ^ p 2 ^ p 3 ^ p 4 ^ p 5 ... p n C (Premissas/Hipteses) (Concluso/Tese)

SILOGISMO:

Quando temos um argumento formado por trs proposies, sendo duas premissas e um concluso trata-se ento de um SILOGISMO. P1: premissa P2: premissa C: concluso Exemplos : I- P1 :Todos os professores so dedicados (V) P2: Todos os dedicados so bem sucedidos (V) Todos os professores so bem sucedidos (V)

II P1: Todos os professores so dedicados (V) P2: Josimar dedicado ( V) C: Josimar professor ( V / F)

Dedicados Dedicados Josimar


Representao por diagrama: Professores Josimar

SILOGISMO CATEGRICO: Um silogismo denominado categrico quando composto por trs proposies categricas, e as trs proposies categricas devem conter ao todo, trs termos e cada um dos termos devem estar exatamente em duas das trs proposies que compem o silogismo. Ex.: No silogismo P1: Todo aluno dedicado aprovado P2: Josilton um aluno dedicado C : Josilton ser aprovado

EXEMPLOS DE ARGUMENTOS: P1: De acordo com a acusao, o ru roubou um carro ou roubou uma motocicleta. P2: O ru roubou um carro. C: Portanto, o ru no roubou uma motocicleta. P1: Se juzes fossem deuses, ento juizes no cometeriam erros. P2: Juzes cometem erros. C: Portanto, juzes no so deuses. P1: Todo cachorro verde. P2: Tudo que verde vegetal. C: Logo, todo cachorro vegetal.

A Lgica no se preocupa com o valor lgico das premissas e da concluso, se preocupa apenas com a forma e a estrutura que as premissas se relacionam com a concluso, ou seja, se o argumento vlido ou invlido. Isto quer dizer que para ser argumento necessrio possui FORMA.

VALIDADE DE UM ARGUMENTO
Um argumento ser Vlido, legtimo ou bem construdo quando a concluso uma conseqncia obrigatria do seu conjunto de premissas. Sendo as premissas de um argumento verdadeiras, isto implica necessariamente que a concluso ser verdadeira. A validade de um argumento depende to somente da relao existente entre as premissas e a concluso.

p 1 (V)^ p 2 (V) ^ p 3 ( V) ^ p 4 (V) ^ p 5 (V) ... p n (V) C( V)


Percebemos que existe um conectivo de conjuno que opera as premissas, logo para que a concluso seja verdadeira torna-se necessrio as premissas serem verdadeiras, at mesmo porque se uma das premissas for falsa tornar a concluso falsa. Logo temos que a verdade das premissas garante a verdade da concluso o argumento.

APLICAO

ANALISANDO ALGUNS ARGUMENTOS ABAIXO :


I - Se estudo, obtenho boas notas. Se me alimento bem, me sinto disposto. Ontem estudei e no me senti disposto, logo obterei boas notas mas no me alimentei bem. Temos: P1: estudo obtenho boas notas. P2: me alimento bem me sinto disposto. P3: Ontem estudei ^ no me senti disposto logo C: Obterei boas notas ^ no me alimentei bem. Partindo do princpio de que todas as premissas so verdadeiras, temos: P1: estudo (V) obtenho boas notas. (V) = (V) = (V) (V)

P2: me alimento bem (F) me sinto disposto. (F)

P3: Ontem estudei (V) ^ no me senti disposto (V) =

Aps a valorao das premissas podemos verificar se a verdade das premissas realmente garante a verdade da concluso? Vejamos: logo C: Obterei boas notas ( VERDADE) ^ no me alimentei bem. (VERDADE) VERDADE Sendo assim temos que o argumento vlido.

II- Se ontem choveu e estamos em junho, ento hoje far frio. Ontem choveu e hoje fez frio. Logo estamos em junho. Temos: P1: (ontem choveu ^ estamos em junho) hoje far frio. P2: ontem choveu ^ fez frio logo C: estamos em junho Partindo do princpio de que todas as premissas so verdadeiras, temos: P1: (ontem choveu(V) ^ estamos em junho(V/F) hoje far frio. (V) = (V) P2: ontem choveu(V) ^ fez frio(V) = (V) logo C: estamos em junho(V/F)

Aps a valorao das premissas podemos verificar se a verdade das premissas realmente garante a verdade da concluso? Vejamos: logo C: estamos em junho(V/F) Sendo assim temos que o argumento invlido. III- Choveu ontem ou segunda-feira feriado. Como no choveu ontem, logo segundafeira no ser feriado. Temos: P1: (choveu ontem V segunda-feira feriado). P2: no choveu ontem logo C: segunda-feira no feriado Partindo do princpio de que todas as premissas so verdadeiras, temos:

P1: choveu ontem (F) v segunda-feira feriado(V). = (V) P2: no choveu ontem = (V) logo C: segunda-feira no feriado (F)

Aps a valorao das premissas podemos verificar se a verdade das premissas realmente garante a verdade da concluso? Vejamos: logo C: segunda-feira no feriado=F Sendo assim temos que o argumento invlido.

IV - (IPEA -2008 CESPE) Julgue o item seguinte, a respeito de lgica. Considere o argumento formado pelas proposies A: Todo nmero inteiro par; B: Nenhum nmero par primo; C: Nenhum nmero inteiro primo, em que A e B so as premissas e C a concluso. Nesse caso, correto afirmar que o argumento um argumento vlido. COMENTRIO:

Um desafio para voc... Responda:

( CESPE 2008- DELEGADO POLICIA CIVIL/TO) Uma proposio uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas no ambos. Uma deduo lgica uma seqncia de proposies, e considerada correta quando, partindo-se de proposies verdadeiras, denominadas premissas, obtm-se proposies sempre verdadeiras, sendo a ltima delas denominada concluso. Considerando essas informaes, julgue os itens a seguir, a respeito de proposies. 01- Considere verdadeiras as duas premissas abaixo: O raciocnio de Pedro est correto, ou o julgamento de Paulo foi injusto. O raciocnio de Pedro no est correto. Portanto, se a concluso for a proposio, O julgamento de Paulo foi injusto, tem-se uma deduo lgica correta. 02- Considere a seguinte seqncia de proposies: (1) Se o crime foi perfeito, ento o criminoso no foi preso. (2) O criminoso no foi preso. (3) Portanto, o crime foi perfeito. Se (1) e (2) so premissas verdadeiras, ento a proposio (3), a concluso, verdadeira, e a seqncia uma deduo lgica correta. 03- (CESPE MCT 2008) Considere as seguintes proposies. A: Nenhum funcionrio do MCT celetista. B: Todo funcionrio celetista foi aprovado em concurso pblico. C: Nenhum funcionrio do MCT foi aprovado em concurso pblico. Nesse caso, se A e B so as premissas de um argumento e C a concluso, ento esse argumento vlido. Resposta: 1 E 2 C 3 E

Argumentao Lgica QUESTES DE CONCURSOS PBLICOS 01) (CESPE-2007) Considerando que uma argumentao correta quando, partindo-se de proposies presumidamente verdadeiras, se chega a concluses tambm verdadeiras, julgue o prximo item. 1 Suponha-se que as seguintes proposies sejam verdadeiras. I Todo brasileiro artista. II Joaquim um artista. Nessa situao, se a concluso for Joaquim brasileiro, ento a argumentao correta. Texto para as questes de 2 e 3 Proposio uma sentena que pode ser julgada como verdadeira V , ou falsa F , mas no como V e F simultaneamente. Letras maisculas do alfabeto so freqentemente usadas para simbolizar uma proposio bsica. A expresso AB simboliza a proposio composta A e B e tem valor lgico V somente quando A e B forem V, nos demais casos, ser F. A expresso AB simboliza a proposio composta A ou B e tem valor lgico F somente quando A e B forem F, nos demais casos, ser V. A expresso da forma A a negao da proposio A, e possui valores lgicos contrrios aos de A. A expresso AB uma proposio composta que tem valor lgico F somente quando A for V e B for F, e nos demais casos, ser V, e pode ser lida como: se A ento B. Uma argumentao lgica correta consiste de uma seqncia finita de proposies, em que algumas, denominadas premissas, so V, por hiptese, e as demais, as concluses, so V por conseqncia da veracidade das premissas e de concluses anteriores.

02) (CESPE-2008) Considere que as seguintes proposies so premissas de um argumento: Csar o presidente do tribunal de contas e Tito um conselheiro. Csar no o presidente do tribunal de contas ou Adriano impe penas disciplinares na forma da lei. Se Adriano o vice-presidente do tribunal de contas, ento Tito no o corregedor. Com base nas definies apresentadas no texto acima, assinale a opo em que a proposio apresentada, junto com essas premissas, forma um argumento correto. A) Adriano no o vice-presidente do tribunal de contas. B) Se Csar o presidente do tribunal de contas, ento Adriano no o corregedor. C) Se Tito corregedor, ento Adriano o vice-presidente do tribunal de contas. D) Tito no o corregedor. E) Adriano impe penas disciplinares na forma da lei. 03) (CESPE-2008) Considere que as proposies abaixo sejam premissas de determinado argumento: Se Roberto brasileiro, ento Roberto tem plena liberdade de associao. Roberto no tem plena liberdade de associao ou Magnlia foi obrigada a associar-se. Se Carlos no interpretou corretamente a legislao, ento Magnlia no foi obrigada a associar-se. Assinale a opo que correspondente proposio que verdadeira por conseqncia da veracidade dessas premissas. A) Roberto no brasileiro nem tem plena liberdade de associao. B) Se Roberto brasileiro, ento Carlos interpretou corretamente a legislao. C) Se Carlos no interpretou corretamente a legislao, ento Roberto brasileiro. D) Carlos interpretou corretamente a legislao ou Magnlia foi obrigada a associar-se. E) Se Magnlia foi obrigada a associar-se, ento Roberto no tem plena liberdade de associao. 04) (CESPE-2008) Uma proposio uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas no ambos. Uma deduo lgica uma seqncia de proposies, e considerada correta quando, partindo-se de proposies verdadeiras, denominadas premissas, obtm-se proposies sempre verdadeiras, sendo a ltima delas denominada concluso. Considerando essas informaes, julgue os itens a seguir, a respeito de proposies. 1 Considere verdadeiras as duas premissas abaixo: O raciocnio de Pedro est correto, ou o julgamento de Paulo foi injusto. O raciocnio de Pedro no est correto. Portanto, se a concluso for a proposio, O julgamento de Paulo foi injusto, tem-se uma deduo lgica correta. 2 Considere a seguinte seqncia de proposies: (1) Se o crime foi perfeito, ento o criminoso no foi preso. (2) O criminoso no foi preso. (3) Portanto, o crime foi perfeito. Se (1) e (2) so premissas verdadeiras, ento a proposio (3), a concluso, verdadeira, e a seqncia uma deduo lgica correta. 05) Considere as premissas: P1: Os bebs so ilgicos P2: Pessoas ilgicas so desprezadas P3: Quem sabe amestrar um crocodilo no desprezado. Assinale a nica alternativa que uma conseqncia lgica das trs premissas. A)Bebs no sabem amestrar crocodilos.

B)Pessoas desprezadas so ilgicas C)Pessoas desprezadas no sabem amestrar crocodilos D)Pessoas ilgicas no sabem amestrar crocodilos E)Bebes so desprezados. 06) (CESPE-2007) Assinale a opo que apresenta um argumento vlido. A) Quando chove, as rvores ficam verdinhas. As rvores esto verdinhas, logo choveu. B) Se estudo, obtenho boas notas. Se me alimento bem, me sinto disposto. Ontem estudei e no me senti disposto, logo obterei boas notas mas no me alimentei bem. C) Se ontem choveu e estamos em junho, ento hoje far frio. Ontem choveu e hoje fez frio. Logo estamos em junho. D) Choveu ontem ou segunda-feira feriado. Como no choveu ontem, logo segunda-feira no ser feriado. 07(CESPE/2004/) Julgue os itens a seguir: 1 A seguinte argumentao invlida. Premissa 1: Todo funcionrio que sabe lidar com oramento conhece contabilidade. Premissa 2: Joo funcionrio e no conhece contabilidade. Concluso: Joo no sabe lidar com oramento. 2 A seguinte argumentao vlida. Premissa 1: Toda pessoa honesta paga os impostos devidos. Premissa 2: Carlos paga os impostos devidos. Concluso: Carlos uma pessoa honesta. 08) (CESPE-2004) Julgue os itens a seguir. 1 A seqncia de proposies Se existem tantos nmeros racionais quanto nmeros irracionais, ento o conjunto dos nmeros irracionais infinito. O conjunto dos nmeros irracionais infinito. Existem tantos nmeros racionais quanto nmeros irracionais. uma argumentao da forma P Q. Q P 2 A argumentao Se lgica fcil, ento Scrates foi mico de circo. Lgica no fcil. Scrates no foi mico de circo. vlida e tem a forma PQ P Q 09) (CESPE) Uma noo bsica da lgica a de que um argumento composto de um conjunto de sentenas denominadas premissas e de uma sentena denominada concluso. Um argumento vlido se a concluso necessariamente verdadeira sempre que as premissas forem verdadeiras. Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem. 1. Toda premissa de um argumento vlido verdadeira.

2. Se a concluso falsa, o argumento no vlido. 3. Se a concluso verdadeira, o argumento vlido. 4. vlido o seguinte argumento: todo cachorro verde, e tudo que verde vegetal, logo todo cachorro vegetal. 10) (CESPE)

Considerando os argumentos I e II acima, julgue os prximos itens. 1 O argumento I no vlido porque, mesmo que as premissas P1 e P2 sejam verdadeiras, isto no acarreta que a concluso seja verdadeira. 2 O argumento II vlido porque toda vez que as premissas P1 e P2 forem verdadeiras, ento a concluso tambm ser verdadeira. 11) (CESPE) Julgue o item seguinte a respeito de raciocnio lgico. 1 Considere o seguinte argumento: Um cidado que se preocupa, em sua juventude, em fazer uma poupana financeira tem, como conseqncia, uma velhice financeiramente tranqila. Nesse caso, a premissa desse argumento Um cidado que se preocupa, em sua juventude, em fazer uma poupana financeira. 12) (CESPE) Uma proposio uma declarao que pode ser avaliada como verdadeira (V) ou falsa (F). Se P e Q representam proposies, as formas simblicas P, PQ, PQ e PQ representam a composio de proposies pelo uso de operadores. A forma P representa a negao de P e, portanto, V quando P F, e vice-versa. A forma PQ representa a disjuno, ou seja, ou P ou Q, que F se e somente se P e Q forem F. A forma PQ representa a conjuno P e Q, que V se e somente se P e Q forem V. A forma PQ representa a implicao, ou seja, P implica Q (l-se se P ento Q), que F se e somente se P for V e Q for F. Sempre que proposies da forma P e PQ (ou QP) so V, pode-se concluir que Q tambm V e por isso, uma seqncia que contm essas proposies, sendo Q a ltima delas, constitui uma argumentao vlida. Com base nessas informaes, julgue os itens seguintes. 1 Considere a seguinte seqncia de proposies. I Se Nicole considerada uma tima atriz, ento Nicole ganhar o prmio de melhor atriz do ano. II Nicole no considerada uma tima atriz. III Portanto, pode-se concluir que Nicole no ganhar o prmio de melhor atriz do ano. Nesse caso, essa seqncia constitui uma argumentao vlida, porque, se as proposies I e II so verdadeiras, a proposio III tambm verdadeira. 2 Suponha que as proposies I, II e III a seguir sejam verdadeiras. I Se o filme Dois Filhos de Francisco no teve a maior bilheteria de 2005, ento esse filme no teve o maior nmero de cpias vendidas.

II Se o filme Dois Filhos de Francisco teve a maior bilheteria de 2005, ento esse filme foi exibido em mais de 300 salas de projeo. III O filme Dois Filhos de Francisco teve o maior nmero de cpias vendidas. Nessa situao, correto concluir que a proposio O filme Dois filhos de Francisco foi visto em mais de 300 salas de projeo uma proposio verdadeira. 13) (CESPE) Uma argumentao verbal pode ser representada em forma simblica implicativa do tipo (P 1 P2 ... Pn) Q, em que P1, P2 , ... , Pn, chamadas premissas, e Q, chamada concluso, so proposies. Proposies so declaraes para as quais se pode atribuir um valor V (verdadeiro) ou um valor F (falso). Uma forma implicativa, ou uma implicao, simplesmente representada por P Q, F se, e somente se, P for V e Q for F, caso contrrio, a implicao V. Em forma verbal, l-se se P ento Q. Uma argumentao verbal vlida se, e somente se, a implicao que a define, em forma simblica, for sempre V, isto , se as premissas so supostas V, ento, obrigatoriamente, a concluso V. Com base nessas informaes, julgue a validade de cada argumentao descrita nos itens a seguir. 1 Premissa P1: Se esse nmero maior do que 5, ento o quadrado desse nmero maior do que 25. Premissa P2: Esse nmero no maior do que 5. Concluso Q: O quadrado desse nmero no maior do que 25. 2 Premissa P1: Se a casa for perto do lago, ento poderemos nadar. Premissa P2: No poderemos nadar. Concluso Q: A casa no perto do lago. 14) (CESPE-2008) Julgue o item seguinte a respeito de raciocnio lgico. 1 Suponha um argumento no qual as premissas sejam as proposies I e II abaixo. I Se uma mulher est desempregada, ento, ela infeliz. II Se uma mulher infeliz, ento, ela vive pouco. Nesse caso, se a concluso for a proposio Mulheres desempregadas vivem pouco, tem-se um argumento correto. 15) (CESPE-2007) Julgue o item seguinte a respeito de raciocnio lgico. 1 Considere as seguintes proposies: P: Mara trabalha e Q: Mara ganha dinheiro Nessa situao, vlido o argumento em que as premissas so Mara no trabalha ou Mara ganha dinheiro e Mara no trabalha, e a concluso Mara no ganha dinheiro. 16) (CESPE/TCU-2004)

As letras P, Q e R representam proposies, e os esquemas acima representam quatro formas de deduo, nas quais, a partir das duas premissas (proposies acima da linha tracejada), deduz-se a concluso (proposio abaixo da linha tracejada). Os smbolos e so operadores lgicos que significam, respectivamente, no e ento, e a definio de dada na seguinte tabela verdade.

Considerando as informaes acima e as do texto, julgue os itens que se seguem, quanto forma de deduo. 1 Considere a seguinte argumentao. Se juzes fossem deuses, ento juzes no cometeriam erros. Juzes cometem erros. Portanto, juzes no so deuses. Essa uma deduo da forma IV. 2 Considere a seguinte deduo. De acordo com a acusao, o ru roubou um carro ou roubou uma motocicleta. O ru roubou um carro. Portanto, o ru no roubou uma motocicleta. Essa uma deduo da forma II. 3 Dadas as premissas P Q; Q; R P, possvel fazer uma deduo de R usando-se a forma de deduo IV. 4Na forma de deduo I, tem-se que a concluso ser verdadeira sempre que as duas premissas forem verdadeiras. 17) (CESPE/TCU-2004) A seguinte forma de argumentao considerada vlida. Para cada x, se P(x) verdade, ento Q(x) verdade e, para x = c, se P(c) verdade, ento conclui-se que Q(c) verdade. Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir. 1 Considere o argumento seguinte. Toda prestao de contas submetida ao TCU que expresse, de forma clara e objetiva, a exatido dos demonstrativos contbeis, a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gesto do responsvel julgada regular. A prestao de contas da Presidncia da Repblica expressou, de forma clara e objetiva, a exatido dos demonstrativos contbeis, a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gesto do responsvel. Conclui-se que a prestao de contas da Presidncia da Repblica foi julgada regular. Nesse caso, o argumento no vlido. 2 Considere o seguinte argumento. Cada prestao de contas submetida ao TCU que apresentar ato antieconmico considerada irregular. A prestao de contas da prefeitura de uma cidade foi considerada irregular. Conclui-se que a prestao de contas da prefeitura dessa cidade apresentou ato antieconmico. Nessa situao, esse argumento vlido. 18) (CESPE-2005) No Brasil, os pobres tm mais poder que os ricos. Isso ocorre porque o sistema poltico adotado no Brasil a democracia, no qual a vontade da maioria prevalece, e, no Brasil, existem mais pobres que ricos. Com relao ao argumento apresentado acima, julgue os itens seguintes. 1 A afirmativa No Brasil, os pobres tm mais poder que os ricos, citada no texto, uma premissa. 2 A orao no Brasil, existem mais pobres que ricos a concluso do texto. 3 O trecho o sistema poltico adotado no Brasil a democracia, no qual a vontade da maioria prevalece uma hiptese. 4 O argumento apresentado no texto um exemplo de argumento indutivo. 19) (CESPE-2005) Considere os enunciados I e II a seguir. I Desde que a Ponte JK, que liga o Lago Sul ao Plano Piloto, foi inaugurada, o trfego entre o Lago Sul e o Plano Piloto melhorou. II Houve muitas mudanas nas tcnicas de construo, desde que a Ponte JK foi construda. Julgue os seguintes itens, acerca desses enunciados. 1O enunciado I um argumento. 2 O enunciado II um argumento.

20) (CESGRANRIO-2008) O silogismo uma forma de raciocnio dedutivo. Na sua forma padronizada, constitudo por trs proposies: as duas primeiras denominam-se premissas e a terceira, concluso. As premissas so juzos que precedem a concluso. Em um silogismo, a concluso conseqncia necessria das premissas. Corresponde a um silogismo: (A) Premissa 1: Todo brasileiro gosta de futebol. Premissa 2: Jos gosta de futebol. Concluso: Jos brasileiro. (B) Premissa 1: Todo brasileiro gosta de futebol. Premissa 2: Todo brasileiro desportista. Concluso: Todo desportista gosta de futebol. (C) Premissa 1: Joo mortal. Premissa 2: Nenhum homem imortal. Concluso: Joo homem. (D) Premissa 1: Todo peixe nada. Premissa 2: Alguns mamferos nadam. Concluso: Alguns mamferos so peixes. (E) Premissa 1: Nenhum mamfero peixe. Premissa 2: Alguns mamferos nadam. Concluso: Algum animal que nada no peixe. 21) (ESAF) Considere o seguinte argumento: Se Soninha sorri, Slvia miss simpatia. Ora, Soninha no sorri. Logo, Slvia no miss simpatia. Este no um argumento logicamente vlido, uma vez que: a) a concluso no decorrncia necessria das premissas. b) a segunda premissa no decorrncia lgica da primeira. c) a primeira premissa pode ser falsa, embora a segunda possa ser verdadeira. d) a segunda premissa pode ser falsa, embora a primeira possa ser verdadeira. e) o argumento s vlido se Soninha na realidade no sorri. 22) (CESPE-2005) Julgue o item 1 Considere o argumento formado pelas proposies A: Todo nmero inteiro par; B: Nenhum nmero par primo; C: Nenhum nmero inteiro primo, em que A e B so as premissas e C a concluso. Nesse caso, correto afirmar que o argumento um argumento vlido. Gabarito 01 E 09 02 E 10 03 B 11 04 CE 12 05 A 13 06 B 14 07 EE 15

EEEC CE C EE EC C E

17 EE 18 ECCC 19 EE 20 21 22 23

08 CE 16 CECC 24

You might also like