You are on page 1of 43

ARNALDO V.

CARVALHO

CURSO INTENSIVO DE SHIATSU EMOCIONAL

2005

Viver e no ter a vergonha de ser feliz: A essncia do TAO vive aqui.


AVVC

NDICE
DEDICATRIA AGRADECIMENTOS PREFCIO INTRODUO Shiatsu: conceito e histrico Taosmo e o TAO Introduo aos Meridianos da Medicina Chinesa Viso de equilbrio e desequilbrio de diversas teorias psicolgicas Os meridianos e seu papel nas emoes O shiatsu emocional (reequilbrio emocional) Prtica Bsica Shiatsu emocional aplicado aos diversos problemas emocionais. PALAVRAS FINAIS COMO ENCONTRAR O AUTOR / FALE COM O AUTOR BIBLIOGRAFIA CONSULTADA E SUGERIDA SUMRIO NDICE PREFCIO INTRODUO 4 5 6 8 10

Ao vov Altamiro e a vov Belinha, que nem a morte separou.

AGRADECIMENTOS
Sem dvida esse escrito veio por mim, mas no s meu. Pertence a todos aqueles que permitiram com seu apoio e carinho, a concluso dessa obra. Agradeo aos meus mestres pessoais vivos na carne Clara e Maria Luisa, minhas filhas. E aos mestres vivos nos livros, nas lembranas e na energia csmica, Wilhelm Reich, ChiPo, Vov Altamiro, Buda, Confcio, Plato, Lin Yutang, Gandhi, Karol Woytila, Mauro Cortez, e todos os outros que atuam de maneira invisvel e minha mente no alcana neste momento. Jos ngelo Gaiarsa. Mercedes Avellaneda: Onde tudo comeou. Agradeo a Al Kali, pois sem ela esse escrito demoraria a sair. Maria Eugnia, Henrique, Ana Luiza, Alexandre, Mariana, Dimitri, Anabela, Fabin, Luciana, Berta, Fabiana, Carlos Arthur, Gilda, Helyete, Antnio Carlos, Belinha, Fiorentim, Izabela, Altamiro, Fernanda, Z Maria, Nelma, Lucio, Lucia, Rodrigo, Louise, Mario, Raquel, e todos os outros seres de luz que vivem em meu corao e de algum modo me ajudaram a amadurecer emocionalmente.

PREFCIO
Num tempo onde parece que tudo j foi criado, cada vez mais difcil escrever algo que realmente contribua, sem ser apenas eco do que j existe. Toda a leitura j escrita sobre shiatsu possui, de forma mais ou menos intensa, uma abordagem sobre o lado emocional. Dezenas, ou talvez at centenas j traaram suas correlaes entre Medicina Tradicional Chinesa e as diversas teorias psicolgicas vigentes. O desafio estava lanado: Como trazer uma contribuio real aos que pretendem aliar o poder do toque, a essncia filosfica do shiatsu e a complexa noo de equilbriodesequilbrio emocional dos dias de hoje? Shiatsu emocional uma nova-velha forma de abordagem teraputica. velha porque se baseia na essncia da filosofia que d embasamento e normatiza todo o trabalho corporal do shiatsu, e nova porque integra ao shiatsu estudos ocidentais sobre linguagem corporal e psicoterapia corporal, propondo que o reequilbrio emocional seja o foco de toda a prtica. Este escrito tem origem em minha busca por um tratamento emocional holstico que trouxesse resultados de forma eficaz, que fosse sensvel s questes transpessoais do indivduo, e que conseguisse finalmente a completa harmonia entre o pensamento oriental de sade e as queixas ocidentais relatadas em meu consultrio. Reunindo tradio e inovao, procuro trazer aqui algumas tcnicas inditas, desenvolvidas por mim ao longo dos anos, sem perder de vista em nenhum momento a essncia taosta que rege o shiatsu e lhe d atributo de sagrado. Ainda assim, seu contedo foi feito no s para terapeutas, tendo o leigo comum a possibilidade de desfrutar de muitas tcnicas que lhe sero teis no dia a dia. Boa leitura, espero que encontres o equilbrio, seno na leitura, na prtica do que leu; e que contagie a todos com essa nova energia. Niteri, 9 de maro de 2004 Arnaldo V. Carvalho

A jornada de mil milhas Comea com um nico passo. Lao Tse - Tao Te King

INTRODUO
Em eras passadas, as pessoas seguiam o Ser nico. Os cus eram radiantes e lmpidos. A terra estava em equilbrio. Os espritos se rejubilavam. Os vales eram cheios de vida. As dez mil coisas floresciam. Os lderes eram sbios E o povo vivia em harmonia. Tudo isso vinha da unificao.

Lao-Ts (TAO TE KING) O que o desequilbrio? Por que fico doente? Essas perguntas tm sido feitas repetidamente a mim durante o tempo em que tenho trabalhado como terapeuta. Confesso que nunca encontrei uma resposta absoluta para o caso. No acredito ainda que a resposta esteja na mo seja de um mdico ou terapeuta, seja de um sacerdote. Contudo, olhando bem para a boa condio humana, isto , para ser humano saudvel e prspero, acredito ter encontrado algumas pistas que nos aproximam de tais respostas. A primeira que a felicidade , em si mesma, a verdadeira condio de sade do ser humano. A segunda que em geral, ela escassa e relativa, sendo raros os seres humanos a obterem de forma perene se que isso possvel por seres humanos. E a terceira e ltima observao que a evoluo humana no se deu no estado da felicidade, mas por sua busca. A vida corprea est limitada por sua prpria falta de condio de auto-regulao e renovao, pois esta felicidade a chave para tanto. Paradoxalmente, essa faceta da natureza, a chave da prpria mecnica universal, que precisa, ela mesmo mudar, renovar. O ser vivo como um relgio suo de alta preciso, mas com uma ou duas engrenagens com defeitos infinitesimais. Esses defeitos so capazes de criar o desgaste necessrio morte e portanto, renovao da vida. (Por isso mesmo, no so propriamente defeitos, no?). A felicidade o fludo lubrificante do mecanismo, capaz de impedir o desgaste de suas peas por longo tempo. Contudo, a felicidade sempre ser condio de ser alcanada mais facilmente em conjunto. muito mais fcil rir diante de algum do que quando se est s; Assim, os tempos de harmonia do ser humano e da vida na terra s iniciaro quando todos estiverem conscientes da importncia do outro estar feliz, no s no Eu. E justamente isso que torna a terapia Shiatsu uma das mais interessantes formas de realizao do ser humano. Atravs dela, temos o toque fsico, o prazer, o alvio da dor, e o mais interessante, o feedback imediato por estar beneficiando o outro. Shiatsu a terapia do outro. O shiatsu torna as pessoas mais felizes, e assim sendo, estar reequilibrando, harmonizando, trazendo mais vida a vida de quem o pratica. O desequilbrio e a doena podem ser superados atravs da fora do coletivo, atravs do amor (outro nome da felicidade), atravs da vontade de oferecer ao outro. Oferecer ao outro simbolizar o oferecimento de sua vida ao cosmo. Essa a essncia da terapia.

Zen Shiatsu elevou o shiatsu a caminho espiritual. Shizuto Masunaga

SHIATSU
Shiatsu uma tcnica corporal de origem japonesa, fundamentada nas teorias da medicina tradicional chinesa. O objetivo da prtica do shiatsu manter, devolver e desenvolver o equilbrio energtico dos seres humanos. Atravs desse equilbrio, nos tornamos indivduos saudveis e prsperos. Shiatsu desenvolve especialmente a conscincia corporal, a percepo do outro, da espiritualidade (conscincia de ligao com o cosmo). Na prtica, a tcnica consiste na correo, atravs do toque, dos grandes circuitos energticos que percorrem o corpo e so conhecidos no oriente h milhares de anos. O toque fsico empregado em diversos pontos e caminhos pelo corpo, onde se situam esses circuitos. O toque clssico feito com os dedos, especialmente os polegares. Mas numa sesso de shiatsu, o praticante poder ainda utilizar os ps, cotovelos e outros. MTC (Medicina Tradicional Chinesa) Conjunto de prticas e preceitos de sade desenvolvidos e executados segundo as tradies do povo chins. Seus registros mais antigos possuem cerca de 6.000 anos. O que chamamos hoje medicina tradicional chinesa uma grande compilao feita somente no sculo XX. A China um pas continental e com imenso intercmbio cultural desde os tempos remotos. Suas diversas regies possuem caractersticas culturais prprias, incluindo-se a seus mtodos de cura. Histria da MTC e do Shiatsu Sua histria inicia-se junto com o da prpria sociedade chinesa. O registro mais notvel fala do imperador Fu-Hsi, que teria vivido por volta de 3200 a C. ou antes. Teria sido este imperador aquele que desenvolveu a teoria do tao e estudado, entre outras matrias, a nutrio e a fitoterapia. Ainda assim, o mais famoso dos antigos escritos chineses sobre sade humana sem dvida o Nei Ching, ou o Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo. Seus textos so apresentados na forma de dilogos, passados entre Huang-Ti, o Imperador Amarelo, e seu ministro Chi Po. No Nei Ching so relatados no s os mtodos de cura utilizados at hoje pela Medicina Tradicional Chinesa, mas ainda um pouco da histria que precedeu ao tratado. Cita-se inclusive, o uso de pedras para a prtica de acupuntura - o que j no tempo de Huang-Ti dava lugar s agulhas de metal.

ORIGEM DO SHIATSU
As geraes passaram e Hua-T'o, 150 a C. conhecido como Deus da Cirurgia, era um dos que recomendava massagem sobre os pontos de acupuntura com as pontas dos dedos. Naquele tempo, a presso com os dedos que hoje caracteriza o shiatsu era apenas uma das muitas tcnicas empregadas, no grande tronco histrico de massagens orientais conhecido como AN-MA. TAOSMO, O TAO E O ZEN (Essncia Mstica do Shiatsu) Se algum indaga do tao e o outro responde, nenhum dos dois o conhece Chuang-Ts. Os fundamentos e princpios da arte de cura do Shiatsu possuem profunda conexo com as filosofias orientais, sobretudo o Taosmo, o Zen e o Tao (confucionismo).

necessrio conhecer um pouco sobre cada um desses saberes milenares, para compreender a essncia do Shiatsu, e de onde deriva seu poder. O conceito de Tao tem pelo menos 5.200 anos, e partir dele e dos ideogramas do I Ching, desenvolveram-se as demais filosofias orientais. O filsofo Confcio compreendia o TAO como disciplina prtica, e cujo conhecimento s tem validade se for inteiramente prestado s questes prticas da vida. Os que seguiram Confcio e deram origem ao movimento chamado Confucionismo rejeitam o saber do TAO enquanto instrumento mstico ou religioso. Por outro lado, os taostas acreditam que a ordem estabelecida pelo equilbrio das foras naturais do Tao manifesta-se em tudo e todos antes e aps a vida, e reverenciam este aspecto. Parece que as duas vises, se unidas, so capazes de reproduzir mais uma vez o movimento celeste, constituinte do TAO (yin e yang). Um de ordem prtica e trata do aqui agora, das coisas da terra. O outro, subjetivo, mstico, e est preocupado com as coisas do cu. Assim o TAO, uma energia procurando e dando origem a outra, constantemente. a reproduo da prpria pulsao da vida. O Zen tem origem no Chan, uma seita budista levada da China ao Japo, e que rebatizada por volta de 1.200 pelos japoneses. uma forma de encarar a vida e possui como objetivo que se atinja o estado Bdico, ou a iluminao (a que os japoneses chamam de satori). O Zen absorve ainda o saber taosta, e enquadra ambos os saberes ao modo de vida japons.

O DESENVOLVIMENTO DO SHIATSU EMOCIONAL


O shiatsu, antes apenas uma prtica de sade, toma forma de sagrado, quando cai nas mos de monges zen budistas ou taostas. Este conceito veio ao mundo ocidental atravs do mestre japons Masunaga, que no s valorizou o trabalho de shiatsu enquanto pratica para a evoluo pessoal e espiritual, como popularizou por todo o mundo o Zen Shiatsu, onde terapeuta e cliente assumem uma relao superior de equilbrio e recuperao energtica. A partir do Zen Shiatsu, um expressivo terapeuta da atualidade chamado Wataru Ohashi, desenvolveu sua prpria tcnica, transformando o Zen Shiatsu em Ohashiatsu Toque para a Paz, de acordo com ele. Em sua prtica, os movimentos utilizados no Zen Shiatsu ganham mais mobilidade, tornam-se mais pulsantes, e portanto, mais condizentes com a idia de unir Shiatsu ao sagrado. Entendo que a essncia mstica ou divina s ser alcanada uma vez que os bloqueios emocionais se dissolvam. E para isso que criei o Shiatsu emocional. Ao longo da ltima dcada em que pude estudar exaustivamente a tcnica, no encontrei nada melhor do que o shiatsu para tratar de meus clientes com todo o tipo de molstia psquica: traumas, depresso, ansiedade, compulses, enfim, todo o tipo de distrbio, seja ele mais, seja ele menos somtico. O shiatsu emocional se mostrou til em casos de ps-acidentados com traumas neurolgicos; Se mostrou eficaz no tratamento de diversos tipos de insnia; Tratou com eficincia problemas relacionais, e ajudou muitos a ressignificar sua vida e suas relaes afetivas. Trouxe, mesmo, um novo sentido para algumas centenas de pessoas que puderam experimenta-lo. A idia que o Shiatsu Emocional seja uma ferramenta de trabalho, que consiga de forma suave realizar o resgate de padres harmoniosos emocionais. Ainda assim, o terapeuta que deseja trabalhar com Shiatsu Emocional deve ter em vista que sem haver conscincia de que no compreendemos quase nada sobre a vida, sem

reverenciar o Sagrado que existe tudo e todos sem questionamentos, e sem estar sempre buscando conhecer mais, o trabalho se descaracteriza. A dvida divide, e o Shiatsu emocional, como toda a forma de Shiatsu comprometida verdadeiramente com a harmonia interior, deve ser Integral.

O KI E O TAO
Toda vida surge Do yin e do yang medida que os dois Se combinam em novas Formas de harmonia Lao-Tse (Tao Te King) Como j vimos, C'hi em chins, significa energia. No oriente acredita-se que todas as substncias e todos os fenmenos tm origem numa fora natural, que emanada da Unidade, do Absoluto, sendo responsvel pela criao do Universo em seu aspecto dualista e relativo. Essa energia se apresenta sob dois aspectos bipolares e complementares, manifestando-se por exemplo, pela expanso e contrao, pela criao e destruio, etc., princpios pelos quais estes dois aspectos polarizadores da energia se combinam de forma varivel para constituir toda natureza. Estes aspectos so conhecidos como Yin e Yang. O Yin e o Yang so as duas polaridades surgidas da grande expanso infinita, tendo caractersticas peculiares: YIN Feminino Noite Interior Atrai yang Tendncia a adensar Reservado YANG Masculino Dia Exterior Atrai yin Tendncia a dispersar Expansivo

Tudo que existe relativamente Yin ou Yang, no existindo a neutralidade absoluta. A combinao Yin-Yang responsvel por todos os fenmenos possveis e imaginveis. Dentro do Yang existe a essncia do Yin e dentro do Yin existe a essncia do Yang, em desenvolvimento. Numa forma radical e extrema o Yang pode produzir o Yin e o Yin pode produzir o Yang. O conceito de Yin e Yang, sua presena em tudo na natureza e sua ao oposta e complementar, revelou aos antigos muitos aspectos do funcionamento e da constituio do corpo humano, como os conhecemos atualmente. No Nei Ching, por exemplo, h referncia a dois tipos de sangue: Yang, com as caractersticas do princpio claro da vida, e Yin, com as do princpio escuro da destruio. Hoje conhecemos os dois tipos de sangue como arterial, rico em oxignio e em substncias nutritivas, e venoso, carregado de substncias a serem eliminadas e pobre em oxignio. O funcionamento do sistema nervoso autnomo, formado pelos sistemas simptico e parassimptico,

estimulando e inibindo a funo de vrios rgos, est de acordo com o conceito complementar e polarizador de Yin e Yang. A sade muito depende do equilbrio entre o simptico e parassimptico, e o Nei Ching nos revela que a doena ocorre quando o equilbrio Yin-Yang perturbado. O sistema nervoso simptico Yang e age estimulando as funes dos rgos Yin, como o corao, e inibindo a funo dos rgos Yang, como a bexiga. O parassimptico sendo Yin age de maneira inversa estimulando a funo dos rgos Yang e inibindo a funo dos rgos Yin. Encontramos ainda no Nei Ching: "Se o Yin e o Yang no estiverem em harmonia, como se no houvesse outono em contraste com a primavera, inverno em contraste com vero. Quando Yin e Yang se separam, a fora da vida se esvai e o sopro da vida se extingue". Modernamente dizemos que uma "predisposio" permite que os germes se estabeleam no organismo provocando determinada patologia. Mas essa predisposio nada mais do que um estado de profundo desequilbrio energtico que debilita o organismo tornando-o vulnervel a agentes agressores. importante que a ateno esteja voltada para o equilbrio energtico, o qual representaria a melhor forma de imunidade, afastando o fantasma da predisposio.

INTRODUO AOS MERIDIANOS DA MEDICINA CHINESA


De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o Chi ou energia vital flui por canais invisveis que se distribuem sob a pele, chegando a todas as partes do corpo de modo a permitir a manuteno das funes orgnicas que garantem a vida. Destes canais, os antigos mdicos chineses destacaram doze que consideraram principais, por ligarem-se a rgos e vsceras (zangfu). Como a circulao desses canais principais se d num sentido circular, vertical, e espelhado (simtrico), passamos a chamar de MERIDIANOS todos os circuitos energticos elaborados pelos estudiosos de MTC (alm dos meridianos principais h centenas de meridianos secundrios e milhares de tercirios e quaternrios). Por serem invisveis a olho nu, esses meridianos energticos eram considerados pelos ocidentais imaginrios at a inveno, pelo cientista russo Kirlian, de um aparelho capaz de registrar o fenmeno energtico fotograficamente. Posteriormente, a prpria China - alm de outros pases que praticam oficialmente terapias baseadas em MTC (especialmente acupuntura) - desenvolveu aparelhos capazes de detectar e mapear os meridianos e seus pontos de acumulao de energia. Alm disso, a medicina ocidental tem avanado e produzido diversos trabalhos cientficos enfocando os meridianos chineses, onde utilizam aparelhos de medicina nuclear e outros para fundamentar a existncia dos meridianos. At pouco tempo, os estudiosos da MTC se perguntavam a respeito da descoberta dessa rede de distribuio energtica em pocas remotas. Como os mdicos antigos foram capazes de elaborar mapas to perfeitos desses canais de energia? E como chegaram a concluses to verdadeiras sobre os diversos distrbios que eles podem apresentar? Se tudo isso foi conseguido sem a ajuda de nenhum aparelho, por mais rudimentar que fosse, devemos buscar uma explicao com base apenas na sensibilidade humana. Era a nica resposta, que de qualquer forma no satisfazia totalmente.

Hoje, a investigao arqueolgica vem resgatando antigos documentos, e estudos tm demonstrado que houve uma evoluo lenta e gradual da cincia originada na sia. H uma hiptese de que a primeira descoberta energtica pelos orientais teria sido a percepo do ponto de acumulao de energia do rim, rim 1. A partir deste ponto, os chineses chegaram a outros e assim conseguiram mapear o sistema energtico at hoje conhecido. Contudo, tal evoluo ainda no demonstrada e os trechos internos dos meridianos so ainda uma incgnita. Desta feita, muito do que se produziu permanece apenas no plano da prtica bem sucedida, no sendo ainda possvel reproduzir a evoluo do sistema dos meridianos.

O SISTEMA ENERGTICO
O corpo humano, seguindo a natureza universal, obedece lei do Tao (yin-yang) quanto a sua estrutura. Desse modo, organiza-se em partes interativas e interdependentes. Nessa estrutura, a energia yin e yang se dispem da seguinte maneira: A parte superior do corpo yang, e a inferior yin; A superfcie do corpo yang e seu interior yin. A parte posterior yang e a anterior yin; O lado esquerdo yang e o direito yin; O lado externo yang e o lado interno yin. yang

Yang

Yin

Yin

Vimos que existem 6 meridianos yang e 6 meridianos yin, subdivididos em 3 meridianos yin que passam pelas mos, 3 meridianos yin que passam pelas pernas e outros tantos meridianos yang que seguem essa mesma rotina. Sendo assim, vamos analisar cada um deles durante as aulas, aprendendo seus trajetos e funes energticas.
GRAVE:

Meridianos so os canais de energia por onde circulam a energia vital (Ki). Existem 12 meridianos principais e 8 meridianos chamados vasos maravilhosos.

ZANG-FU E SUA RELAO COM OS MERIDIANOS


Zang e Fu, ou rgos e vsceras, so a base para a compreenso dos meridianos. Sua teoria foi desenvolvida a partir da teoria do Tao, da teoria dos 5 elementos (ou movimentos) e a observao dos aspectos fisiolgicos e fisiopatolgicos. Ela nos ensina a maneira com que a Medicina Chinesa entende os rgos internos e suas funes. Os meridianos principais relacionam-se com os rgos e vsceras descritos na Teoria dos Zang-Fu e possuem funo energtica semelhante esses. Dessa forma, os meridianos tem nomenclatura idntica aos Zang Fu, o que no significa exatamente que ele esteja ligado aquele rgo, e sim sua funo. Assim, quando se faz referncia ao meridiano do estmago, deve ser entendido que ele est vinculado uma funo energtica prxima digestiva. Embora se saiba que os antigos chineses tinham conhecimento desenvolvido sobre anatomia, esses conhecimentos no foram utilizados na criao da teoria dos Zang-FU. Na realidade, h uma valorizao da funo energtica dos rgos, e o relacionamento entre o meridiano e o rgo que lhe d o nome no contm descrio anatmica precisa. Dois desses meridianos, inclusive, no tem nome de um rgo especfico: o Circulao-Sexualidade e o Triplo-Aquecedor. Eles esto, na verdade, ligados a funes especiais de regularizao. O primeiro, completa as funes do meridiano do corao, e o segundo responsvel pela regulao trmica do organismo a partir do controle de trs calores (da seu nome): o calor da digesto, do sangue e da circulao sangnea e por fim o calor do sistema genito-urinrio.

PONTOS DE ADENSAMENTO ENERGTICO


Os pontos chamados de pontos de acupuntura so locais de concentrao de energia que localizam sobre os canais de energias (meridianos). Os pontos so os locais de exteriorizao (comunicao) da energia de determinado meridiano. O tamanho dos pontos no uniforme, sendo observados pontos maiores e menores com relao ao seu dimetro. So utilizados tambm para moxabusto, massagens e outras tcnicas. Localizao: Normalmente esto relacionados a pequenas depresses do corpo. A melhor maneira de localizar um ponto e antes de tudo procurar conhecer as estruturas anatmicas e os trajetos dos meridianos, pois mesmo utilizando as medidas chinesas ser sempre mais precisa a localizao dos pontos pela apalpao e respeito as particularidades anatmicas dos pacientes.

OS MERIDIANOS E SEU PAPEL NAS EMOES


Somente agora no sculo XXI, aps quase um sculo da psicanlise, que a cincia vem confirmando que impossvel o raciocnio no estrelado s emoes e sensaes. Essas sensaes corporais e as emoes, so combinadas numa mesma rea do crebro, e tm papel fundamental em nossos mecanismos essenciais de auto-afirmao. Naturalmente, o mesmo se d com os meridianos. Como energias reguladoras das funes vitais, desempenham papel fundamental na gerao e interao das emoes humanas, sendo sua harmonia causa e conseqncia de sade emocional, e seu desequilbrio, causa e conseqncia dos problemas emocionais: No importa se o problema se origina no meridiano. Trate-o, e voc ter resposta fsica e emocional. Da mesma forma que se voc fizer um tratamento emocional ou fsico bem sucedido, estar regulando automaticamente os meridianos correspondentes ao problema. Os meridianos tratam do corpo enquanto regulam o equilbrio psicoemocional, ao mesmo tempo.

PROPRIEDADES DOS MERIDIANOS


Veremos aqui as reas de regncia dos meridianos em relao s emoes, e o que o desequilbrio de um destes capaz de causar.

MERIDIANO DO PULMO (Yin - 11 pontos)


Shou Tai Yin Fei Jing Comea na regio subclavicular, sob o sulco delto-peitoral, subindo at a clavcula; desce percorrendo o brao e o antebrao por sua parte interna; antes de chegar ao punho faz um pequeno desvio lateral, mas logo em seguida retoma seu trajeto original. Passa na lateral do polegar e vai terminar no ngulo ungueal interno desse dedo. FUNES Resistncia a intruses externas as vias respiratrias produzem muco para no permitir antgenos de chegarem ao organismo. Os antgenos ficam flutuando e so colocados para fora. Relacionamento do mundo interior com o mundo exterior. Uma pessoa com respirao rpida e ofegante, por exemplo, sempre traz uma imagem apressada, ansiosa, como se no se permitisse viver cada momento em profundidade. Uma respirao curta indica pouco contato com o mundo exterior, e est presente nos principais distrbios psicolgicos que levam o indivduo a isolar-se. Por outro lado, respirao profunda nos facilita a meditao, e nela a conexo com o todo e a chegada de imagens ao crebro (entenda o ki do ar como correspondente energtico do oxignio um crebro oxigenado aumenta sua capacidade de visualizao) Purificao do organismo atravs da exalao (eliminao de gases) Domina o Ki. Lembrar que a pele, que tambm respira, igualmente regida pelo pulmo. Principais sintomas emocionais de desarmonia do meridiano do pulmo Kyo: Pouca sensibilidade, supersensvel crticas, falta de energia Ki, ansiedade, colapso mental quando sob presso, respirao curta resfriando-se facilmente, tosse, tende a acumular peso. Jitsu: Ansiedade obsessiva, respirao difcil, tendncia a produzir muco. MERIDIANO DA CIRCULAO-SEXUALIDADE ou SENHOR DO CORAO (yin 9 pontos) Shou Jue Yin Xin Bao Jing Nasce no trax, lateral ao mamilo. Percorre o lado interno do brao e antebrao, passa pela palma da mo e termina no ngulo ungueal interno do dedo mdio. Funes Complementa a funo do meridiano do corao relacionada ao sistema circulatrio Controle dos lquidos do corpo (sistema sangneo) Considera-se aparentado ao sistema nervoso parassimptico

Principais sintomas do Meridiano do Pericrdio KYO: Pessoa intimamente triste, deprimida, falta de amor prprio; no realiza projetos. Desligada. Jitsu: Inquietude, sensibilidade exagerada, disperso no trabalho, propensa a oscilaes, nervosa em pblico. Este meridiano tem vrios nomes em portugus. A justificativa histrica. Traduzir os escritos chineses sempre complicado, pois todos possuem uma linguagem subjetiva. O primeiro termo utilizado, mais ao p da letra, surge como Senhor do Corao. Entretanto, os pioneiros da MTC no ocidente procuravam relacionar todo o conhecimento aprendido com similares biolgicos (eram praticamente todos mdicos vindos de escolas cientificistas), e finalmente acabaram denominando este meridiano como pericrdio, posto que este o invlucro que protege o corao. Numa leitura mais moderna, passou-se a usar circulao sexualidade, j que a ele so atribudas funes de apoio e regulao desses sistemas. Contudo, vamos ficar com o primeiro termo, para ilustramos a interessante funo do meridiano. Imagine agora a poca medieval no oriente, com todos aqueles feudos chineses, dominados por um regime rgido e de patriarcalismo arcaico. O senhor feudal era o dono de tudo, e por tanto, o provedor de todos os habitantes de suas terras. Assim o meridiano Senhor do Corao. ele que prov o corao. Note que tambm esse Senhor patriarcal que possui as mulheres, portanto uma conotao sexual interessante. No esquecer que essas mulheres esto ligadas aos humores, e a estabilidade emocional a palavra-chave do meridiano Senhor do Corao.
(OBS: esta aluso meramente didtica)

Passemos agora ao mais yin dos meridianos: o do corao: No somos controlados por nossas emoes?

MERIDIANO DO CORAO (yin 9 pontos)


Shou Shao Yin Xin Jing Comea na parte externa do msculo peitoral, vai pela parte interna do brao e antebrao e vai terminar na extremidade do dedo mindinho. Funes Absoro de Informaes nutrio psquica-espiritual Controla o esprito e a emoo, vivacidade e afetividade. a verdadeira inteligncia emocional. Expresso verbal. Na tradio chinesa, o corao abre-se na lngua, que relacionada fala. interessante observarmos a fala como materializao dos sentimentos. Controla a energia psquica (conscincia, inteligncia), e a partir da todo corpo-mente. o supremo controlador. Na literatura clssica da medicina chinesa, diz-se que o meridiano alberga a mente, denominada SHEN

Domina Xue Relacionado ao corao e aos vasos sangneos Principais sintomas do Meridiano do Corao KYO: Falha de memria, sonhos repetitivos, insnia, batida forte do corao, timidez, vontade de urinar toda hora. JITSU: Face arroxeada, lngua seca, voz sonora, olhos que brilham muito, palpitaes cardacas, risos e soluos, histeria, tendncia a ansiedade e inquietao.

MERIDIANO DO BAO-PNCREAS (yin 21 pontos)


Zu Tai Yin Pi Jing Nasce logo acima do ngulo ungueal do dedo do p, segue pelo bordo interno da perna, face interna da coxa, passa pelo abdome e trax, chegando ao segundo espao intercostal, onde finalmente desce e termina no stimo espao intercostal, na lateral do trax. Funes: Fermentao e Digesto de Alimentos: Responsvel por secrees digestivas, como a saliva, o suco pancretico, etc. Relacionado fadiga e ansiedade psicolgica capacidade de digerir e/ou simplificar o contedo da vida. Tambm relacionado s funes sexo-urinrias e ao ciclo menstrual secreo de hormnios sexuais Regula o sangue e governa os msculos Mantm os rgos em posio. A obesidade e a flacidez indicam pouco equilbrio deste meridiano. Isso reforado pelo fato de que o bao-pncreas manifesta-se nos lbios da a chamada boca nervosa. Acende ki. Vmitos so um grande indcio do bloqueio deste meridiano. Principais sintomas meridiano do Bao-Pncreas Kyo: Ansiedade, inquietude, memria fraca, sono, m digesto, gases, gosto seco e pegajoso, consome muito lquido. JITSU: Cautela, ansiedade, timidez, pensa demais, isola-se; ventre dilatado, hiperatividade gstrica, apetite irregular, ombro rgido, corpo pesado, movimentos incertos.

MERIDIANO DOS RINS (yin, 27 pontos)


Zu Shao Yin Shen Jing Seu trajeto comea na planta do p. Contorna o malolo interno e sobe ento pelo lado interno da perna e coxa, at quase a regio da bexiga. Sobe a apenas meio tsun da linha mediana do corpo at o trax, na altura do apndice xifide, quando faz um pequeno desvio (trace uma linha imaginria que continuasse at o lado interno do mamilo: ali, na altura da base do peito, o meridiano volta a subir. Mantm ento seu sentido ascendente at chegar em seu ltimo ponto (R27) logo abaixo da extremidade clavicular proximal ao trax. Funes:

Filtra o sangue, purificando-o e produzindo a urina mantendo o equilbrio e a proporo correta de lquidos no organismo. Relacionado ao sistema glandular endcrino controlando a energia e vitalidade do corpo e o equilbrio psicolgico. Ligado a produo de hormnios sexuais e adrenalina instinto de sobrevivncia e evoluo. Rege a vontade, segurana e deciso (controle) Relaciona-se viso: A miopia, que na psicossomtica vista como medo do que est adiante (futuro), e por isso mesmo tem dificuldade de olhar alm do que est perto, aqui encontra uma razo. O sal causa problema renal porque seca demais os rins. O rim um dos rgos mais afetados na infncia. Sua relao com o medo bvia. Principais sintomas de Meridiano do Rim Kyo: Medo, pessimismo, desnimo, falta de motivao (determinao), cansao somtico, mau relacionamento familiar, ansiedade. JITSU: Agitao, stress, preocupao exagerada, incontinncia urinria, tenso na nuca e ombros. Consideraes teis

A ligao entre rins e corao energeticamente muito estreita. Os dois transportam os poisons do corpo. Poison em ingls quer dizer poo, e a podemos fazer uma aluso s poes mgicas, vitalizantes; mas tambm que dizer venenos. O veneno e o soro seguem por um caminho nico. Transportamos os dois dentro de ns. Como ela agir em meu serunidade? MERIDIANO DO FGADO (yin/madeira 14 pontos)
Zu Jue Yin Gan Jing Origina-se na extremidade do dedo (face interna), sobe pelo lado interno da perna e da coxa, chega ao abdome contornando o pbis e termina no sexto espao intercostal. Funes: Armazena os nutrientes e energia, liberando-os no momento necessrio tem uma funo no planejamento energtico. Desintoxicao do sangue pela manuteno da energia fsica Atua na digesto Produo da blis.

Principais sintomas do Meridiano do Fgado:


KYO Falta de garra e determinao; Irrita-se, pouca energia sexual. JITSU obstinao, teimosia, trabalha impulsivamente at a exausto, desequilbrio emocional, clera, irritao.

VASOS MARAVILHOSOS

Diferentemente dos meridianos principais, esses canais de circulao no possuem


trajetos bem definidos, embora sejam essenciais ao sistema bioenergtico do corpo. No ocidente se trabalha apenas com dois deles, considerados os principais. A razo disso , segundo alguns autores, por esses dois terem uma estrutura um pouco mais definida e ter relao direta com os meridianos principais. So eles Mai ou vaso governador e Du (Vaso da Concepo). A pequena circulao de energia (como se chama o conjunto de Mai e Du) tem uma funo reguladora de energia nos meridianos principais. Se existe um excesso de energia na circulao principal, este se escoa para os vasos maravilhosos. Os vasos maravilhosos funcionam tambm como um reservatrio, suprindo a grande circulao em caso de carncia energtica.

VASO GOVERNADOR (Yang 24 pontos)


Du Mai Possui 24 pontos, Nasce entre a ponta do cccix e o nus, segue pela linha central das costas, nuca, cabea e face terminando na gengiva da arcada superior. Comanda os meridianos yang. relacionado as funes do sistema nervoso central. Nota: Alguns autores dizem que ele comearia no perneo. Na verdade sua conexo com ren mai se d a nvel interno. Principais sintomas do Du Mai (vaso governador): Dor e rigidez de coluna

VASO DA CONCEPO (Yin 24 pontos)


Ren Mai Inicia-se entre o nus e o sexo (perneo), sobe em linha reta pela frente do tronco, terminando entre o queixo e o lbio inferior (ponta do queixo). Comanda os meridianos yin. sutil, regulariza os outros Age sobre as funes genito-urinrias (no seu segmento que vai do ponto 1 ao umbigo), a funo digestiva (do umbigo base do externo) e a funo respiratria (da base do externo ao queixo) Principais sintomas do Ren Mai (vaso da concepo) Hrnia, leucorria, tumorao, abdominal.

MERIDIANOS YANG
MERIDIANO DO INTESTINO GROSSO (yang 20 pontos)
Shou Yang Ming Da Chang Jing Comea na raiz da unha do dedo indicador. Segue pelo brao e pescoo at o vinco labial do nariz. Funes: Comanda o IG e suas funes de absoro de lquidos e resduos pesados Podemos usar a analogia que ele densificaria a matria venenosa e sutilizaria a boa.

Principais sintomas do Meridiano de Intestino Grosso:

Kyo: Desapontamento (NO), que o leva a Dispnia, corpo frio, erupes. Jitsu: Insatisfao e isolamento interior; Relacionado a falta de exerccio.

MERIDIANO DO TRIPLO AQUECEDOR (yang 23 pontos)


Shao Yang San Jiao Jing Inicia-se no ngulo ungueal externo do quarto dedo, seguindo pela borda externa deste; passa pelo dorso da mo, cruza o punho, sobe pelo meio do antebrao (a parte de externa) e brao, passa pela clavcula, ombros e regio escapular (onde faz conexo com VG14), ascende pelo pescoo, contorna o pavilho auricular e termina no ponto TA 23, junto sombrancelha. Funes: Controle de lquidos do corpo (sistema linftico e sangneo circulao perifrica) controle da temperatura do corpo Suplementa a ao do Intestino Delgado. Atravs da circulao dos nutrientes/energia, relaciona-se com rgos e controla funes orgnicas, de acordo com a regio por onde passa e os rgos a ela ligados (vide quadro abaixo). Aquecedor Superior Ligado aos rgos do trax: Pulmo, corao, circulao sexualidade; Funo cardio-respiratria Sintetiza o Ki e o Xue; sede do Zong Ki Onde Nasce o yang Aquecedor Mdio Relaciona-se com o estmago, o bao-pncreas, a vescula biliar, e o fgado; tem a funo de transportar e transformar a gua e os alimentos; sede do qi dos alimentos Aquecedor Inferior O inferior comunica-se com os rins, a bexiga, o intestino grosso, o intestino delgado; Separa o trbido do lmpido e excreta o trbido. Sede do ki original Regula o calor do sangue, da digesto e do sistema genito-urinrio

Embora essas muitas funes sejam realmente atribudas a ele, notvel dizer que genrico em toda a bibliografia uma funo primria, que seria de comunicao e distribuio. A palavra chave do triplo-aquecedor proteo. C/S Potencial criativo e relacionamento/renovao atravs do criado e/ou criador.

Principais sintomas do Meridiano do Triplo Aquecedor Kyo: pensamento obsessivo, Incapacidade de movimentar a articulao do cotovelo. Pensa muito e cansa de tanto pensar, estado emocional influencivel pelo clima, alergias, mal funcionamento do sistema linftico. Jitsu: Tenso, desassossego, tende ao excesso (perde senso de limite), face arroxeada, rigidez na nuca, m digesto, boca seca, dor lombar.

MERIDIANO DO INTESTINO DELGADO (yang 19 pontos) Shou Tai Yang Shao Chang Jing
Seu trajeto externo inicia-se no ngulo ungueal interno do dedo mindinho, muito prximo ao ponto final do corao. Vai seguindo pelo lado externo do brao, em direo a cabea. Cruza o ombro, faz um sobe-e-desce, passa pelo VG14 e ento sobe pelo pescoo at a face, na altura do fim do malar, onde traa uma linha quase horizontal em seu ltimo ponto, no meio do lbulo da orelha (muitos autores vo dizer que seu ltimo ponto na verdade ficaria logo a frente do pavilho auricular, e que no seria altura do malar, mas dos olhos.

Funes: Absoro de nutrientes Nutrio (recebe ki dos alimentos do estmago) Ajuda o bao no transporte da essncia dos alimentos. Recebe e estoca os fluidos Controla a descida do ki trbido (o que vai formar as fezes) Controla as vsceras da digesto. Separa o puro do impuro (nutrientes e resduos) Tambm. relacionado a circulao sangnea (nutrientes abs. Entram na circulao sangnea) Principais sintomas do Meridiano de Intestino Delgado KYO: Obsessivo (pensa muito na mesma tecla), determinao, tristeza profunda, sens. Exagerada (se magoando facilmente), anemia, magreza, m circulao. JITSU: Obstinao, desassossego, tende ao excesso (perde o senso do limite), face avermelhada, rigidez da nuca, m digesto, boca seca, dor lombar.

MERIDIANO DA BEXIGA (yang - 67 pontos)


Zu Tai Yang Pang Guang Jing Origina-se no canto interno do olho, sobe pela testa , cruza o crnio da frente para trs por fora da linha mediana, chegando portanto nuca, onde o ponto B10 se bifurca em dois segmentos que descem paralelos linha mediana. Os ramos passam pela regio gltea e face posterior da coxa, unificando-se na fossa popltea. Segue ento pela panturrilha, pelo lado externo do p e encerra-se na borda externa da unha do dedinho do p. Funes: Ajuda os rins e o intestino delgado a separar o fludo trbido. (Comanda a funo eliminadora renal) Recebe o fludo trbido e o excreta Regula a abertura da uretra Relacionado ao sistema nervoso autnomo em especial o sistema simptico, e assim a todas as funes orgnicas. Ligado aos rgos genitais e urinrios. Comanda a inconstncia de carter, elimina emoes negativas. Sintomas Desarmonia do Meridiano da Bexiga

KYO: Fadiga, medo, conuso mental, queixoso, mal funciona mento do sistema autnomo, urina muito, tendencia a se curvar. JITSU: Agitao, stress, preocupao exagerada, rigidez e sensibilidade do baixo ventre, pouca sensibilidade da parte de trs das pernas. MERIDIANO DA VESCULA BILIAR (44 pontos, yang) Zu Shao Yang Dan Jing
Comeando no canto externo do olho, passa pelas tmporas, percorrendo a seguir o crnio em um complexo ziguezague, at que desce at o pescoo; passa pelo trapzio, segue descendo pela parte lateral do tronco. E pelo quadril, perna, e dorso do p. Seu ponto final o quarto artelho.

Funes: Equilbrio da energia total do corpo agindo atravs do controle de secrees e hormnios como a blis, insulina e hormnios secretados pelo duodeno, e da distribuio de nutrientes ao organismo. Atua na digesto metabolismo de gorduras. Relacionado ao processo de decises sobre situaes prticas (residncia da coragem e julgamento) Estoca o excedente do Ki do fgado e o transforma em bile. Ajuda o estmago e o bao a transformar os alimentos. Auxilia o fgado no livre fluxo de Ki. Controla as articulaes (VB 34) Acionamento de mecanismos corporais, como a serotonina.

Principais sintomas do meridiano da vescula biliar)


Boca amarga, tontura, calafrios, cefalia, dor maxilar, dor no ngulo externo do olho, dor distenso supraclavicular, inchao subaxilar, dor torcica, axilar, ombro da face externa e membro inferior, dor e calor na borda externa do p, irritabilidade, suspiros freqentes, etc. KYO: Cansao, falta de atitude, insnia, irritabilidade; JITSU: Irritao, impacincia, preocupao fadiga, sempre com pressa, tenso nos ombros, sono atrasado, gosto amargo, rigidez na nuca. OBS: A vescula tambm considerada um rgo extraordinrio. A palavra chave da VB a sociabilidade. MERIDIANO DO ESTMAGO (45 pontos, yang) Zu Yang Ming Wei Jing Comea na cabea, cruza a face. Um outro sub-ramo que inicia-se da borda inferior do globo ocular encontra-se com o anteriormente descrito e segue pelo pescoo, o peito, na linha do mamilo, abdome, passa pela regio inguinal, descendo pela parte dianteira Do membro inferior e culminando no canto externo da unha do segundo artelho., Funes: Controla a transformao (absoro e degradao) dos alimentos; Ajuda o bao no transporte da essncia dos alimentos; Recebe e estoca os fluidos. Controla a descida do Ki trbido.

Controla as vsceras da digesto Relacionado aos ovrios, lactao e ao ciclo menstrual.

Principais sintomas do Meridiano do Estmago


Digesto lenta, lngua saburrosa, borborigmo com distenso abdominal, edema, dor gstrica, vmitos ou fome excessiva, sede, dor e inchao de garganta, sinusite, dor torcica e no joelho ao longo do trajeto do meridiano, calor, loucura, etc. KYO: Busca o caminho mais curto, no mastiga direito, m concentrao, refeies irregulares. De lua. JITSU: Pensa demais, ansioso para conseguir o que quer, obcecado, trabalha exageradamente, apressado, neurtico, dorme mal; Tenso no plexo solar, hiperatividade gstrica.

PONTOS SHU (Pontos de comando ou de assentimento)


So os pontos do meridiano da bexiga localizados nas costas. Eles se comunicam diretamente com os demais meridianos da grande circulao de energia, estimulando sua tonificao ou sedao.

OS CHAKRAS Chakra quer dizer roda em snscrito, e denota os centros de energia em forma de vrtices, dispostos sobre o corpo. Os chakras possuem uma interligao com os meridianos, mas tambm com a estrutura fsica e psquica da pessoa. Quando os chakras so despertos e ativados, o homem no apenas se torna ciente das esferas superiores da existncia, mas tambm adquire o poder de entrar nessas esferas, e ento,em contrapartida, fortalece e d vida s dimenses inferiores (MOTOYOAMA, 1993, p. 21). Segundo Motoyoama (1993), existem sete chakras, localizados em regies especficas, tendo cada qual a sua funo: Chackra Muladhara: Regio do cccix controla o sistema gnito-urinrio; Chackra Svadhishthana: Abaixo do umbigo (3 a 5 cm) controla o sistema gnitourinrio; Chackra Manipura: Ao redor do umbigo o prana penetra em todo o corpo fsico atravs da regio esfrica que circunda este chakra; Chakra Anahata: Prximo interseco da linha mediana com a linha que liga os dois mamilos (chakra do corao) controla o corao; Chackra Vishuddhi: Na garganta controla os rgo respiratrios; Chakra Ajna: Entre as sobrancelhas (terceira viso) controla as funes secretoras da glndula pituittia e as atividades intelectuais; Chakra Sahasrara: No alto da cabea controle total de todos os aspectos do corpo e da mente.

VISO DE EQUILBRIO E DESEQUILBRIO DE DIVERSAS TEORIAS PSICOLGICAS O equilbrio e o desequilbrio so um s. H estruturas pr-concebidas ou desenvolvidas ao longo da vida, que realam ou criam pontos fracos nas pessoas, que passam a estar sujeitas a um certo padro de desequilbrio. Para estudar isso, os pesquisadores criaram diversos sistemas de compreenso, atrelados sempre luz de suas prprias teorias, experincias e descobertas. Chamamos esses sistemas de estruturas de carter, padro psicofsico, ou, simplesmente, carter. Abaixo, ilustramos com uma tabela comparativa: Autor C. G. Jung Base terica Relao do eu interior como exterior Tipos psicolgicos Pensativo Extrovertido Pensativo introvertido Sentimental Extrovertido Perceptivo Extrovertido Perceptivo introvertido Intuitivo Extrovertido Intuitvo introvertido Desenvolvimento da Obsessivo personalidade, o inconsciente Narcisista e papel do inconsciente na Ertico psique Ertico narcisista Narcisista obsessivo Ertico obsessivo Anlise do carter Genital Neurtico Histrico Compulsivo Flico-narcsico Masoquista Realidade somtica (padres Estruturas overbound e de distresse somtico) underbound Rgida Densa Inchada Em colapso Pulsao da Vida Carter oral Masoquista Esquizide Psicoptico Rgido Ectoderma Endoderma Mesoderma

Sigmund Freud

Wilhelm Reich

Stanley Keleman

John Pierrakos

David Boadella

O shiatsu emocional nos aproxima da energia primal AVVC

O SHIATSU EMOCIONAL (REEQUILBRIO EMOCIONAL)


Vamos agora abordar o tema central desse estudo. J conhecemos um pouco das teorias ocidentais e suas motivaes. Percebemos como o desequilbrio se manifesta em meridianos e chakras. hora de tratarmos do pensamento e da prtica que caracterizam o Shiatsu emocional, especificamente.

Os 7 Preceitos do shiatsu emocional:


1. Cuidar-se para cuidar. Atitude zen como mundo, reverncia vida e trabalho teraputico e de autoconhecimento constante; 2. Estar consciente do poder do olhar, treina-lo e utiliza-lo com sabedoria; 3. Estimular o toque afetivo; 4. Criar e recriar novas situaes e bases emocionais; 5. Priorizar o horrio de tratamento ideal; 6. Estimular sempre a integrao dos 5 sentidos e a aproximao dos 4 ou 5 elementos; 7. Ateno integral aos seus clientes durante todo o tratamento. Relao terapeuta-cliente no shiatsu emocional O terapeuta de shiatsu emocional acredita nos afetivos como um potencializador. As terapias tradicionais encaram qualquer vnculo como um entrave ao tratamento, pois dependem de exteriorizaes frias. Acreditamos que no shiatsu emocional este problema esteja sanado, desde que o terapeuta siga corretamente cada preceito teraputico do sistema. o estar em constante contato consigo e em constante processo de regulagem atravs de terapia e interesse pelo autodesenvolvimento que faz o terapeuta de shiatsu emocional ser capaz de estabelecer um vnculo nico e novo a cada seo por maior ou por menor que seja esse vnculo. O shiatsu , em ltima instncia, uma terapia de reabilitao de vnculo entre os seres, que vai de encontro unidade familiar, desde a famlia humana s suas menores unidades. oportunidade para a famlia, inclusive, estar resolvendo seus conflitos. O Poder do Olhar Consciente no shiatsu emocional O olhar uma das mais poderosas ferramentas do terapeuta de shiatsu emocional. Entre um olho e outro existe a verdade. Quando duas pessoas se olham, conseguem de alguma forma toca-la. Isso abre os seres envolvidos no processo do olhar consciente para uma nova dimenso. o que inicia sempre a parte prtica da sesso de shiatsu emocional. A tcnica do olhar consciente constituda por diferentes atos mentais presentes no olhar: 1. Permitir-se ao olhar do outro: No primeiro momento, o olhar do terapeuta est aberto inspeo do olhar do outro. Isso mostra que o terapeuta est aberto, e que o cliente poder confiar nele. 2. Transmitir o olhar de fora-harmonia: Buscar em si sua fora interior, mentalizando o quo grande voc, e todo o amor que possui em voc, de modo que o outro perceba.

3. Olhar fixo de comando/pedido para o centro dos olhos, entre as sombrancelhas, com serenidade, mentalizando que ser iniciada uma sesso teraputica capaz de produzir mudanas harmoniosas na pessoa que a receber. Pede para que a pessoa esteja aberta, e confirma o respeito e dedicao integral pessoa que receber o shiatsu emocional. 4. Olhar de relaxamento: despedir-se do olhar do outro, avisando com os olhos, finalizando com um piscar lento e terno. O olhar consciente o chi kung do olhar. O Poder do Abrao no shiatsu emocional O abrao traz a fora que preenche os espaos deixados durante o atnedimento teraputicos. Livres, preenchem-se de energia afetiva, de luz. Todo trabalho de shiatsu emocional finaliza com abrao. A gua Sesses de shiatsu emocional necessariamente comeam e terminam com terapeuta e cliente bebendo um copo de gua. O ideal que se utilize gua mineral, mas no imprescindvel. Pode-se ainda, valer do poder de certos leos essenciais para aromatizar a gua. Os leos de hortel e limo so os mais indicados, e ajudaro a eliminar sinais de negatividade e abrir os praticantes para as mudanas. A gua recupera a permeabilidade energtica interna e comunicativa dos meridianos, facilitando assim a harmonizao promovida pela sesso de shiatsu. O Shiatsu emocional respeita o ritmo da energia no corpo A cronobiologia no uma cincia nova. No obstante, uma cincia negligenciada. Hoje se sabe que certos remdios para corao, sistema nervoso, entre outros, possuem um desempenho multiplicado, dependendo da hora do dia em que for tomado. O corpo humano tem um ritmo definido e os chineses j sabiam disso h pelo menos 5.000 anos... Eles perceberam que a energia se manifesta com mais intensidade em cada meridiano de acordo com a hora do dia, ou da posio do sol. Terapeutas que desejam seguir shiatsu emocional devem respeitar os seguintes aspectos: A O shiatsu emocional salvo em casos muito peculiares no deve ser feito no horrio do corao B O terapeuta deve procurar aps o primeiro atendimento orientar o cliente fazer tratamento na hora do meridiano que mais precisa trabalhar. Caso isso no seja possvel, orientar o cliente buscar prestar ateno em seu estado psicoemocional no horrio em questo, procurando, se possvel fazer uma pequena pausa em seus afazeres, respirar e visualizar.

C O terapeuta deve respeitar seu prprio ritmo biolgico, que precede s leis dos meridianos. Deve ainda, ficar atento possveis variaes pessoais de ritmo - somos todos parecidos, mas ningum igual.

Diagnstico no Shiatsu Emocional a combinao do que a pessoa que receber shiatsu disser com que o terapeuta sentir no corpo. Para o shiatsu emocional, ouvir o corpo a base formuladora e confirmadora de todo o tratamento. J dizia Ohashi: Diagnosticar tratando, tratar diagnosticando. Tipos de toque utilizados As presses podem ser feitas com polegares ou com a mo inteira, sendo cada caso um caso. Quanto ao ritmo da presso empregados, temos: A - Presso que vai graduando lentamente e volta, sem parar B - Presso firme e funda (tradicional) Aplicao de leos no Shiatsu Emocional A grande maioria dos profissionais do shiatsu despreza o emprego de leos durante suas sesses. A grande defesa que se faz contra leos e cremes de massagem que eles poderiam atrapalhar o fluxo energtico gerado no contato entre terapeuta e cliente. H razo nisso. Os diversos materiais sintticos e os derivados de petrleo, como vaselina, leo mineral, etc., podem interromper esse fluxo, pois sua natureza muito densa sendo bloqueadores da energia. Porm, encontramos na natureza leos de grande similaridade e alta permeabilidade energtica. So esses os leos essenciais, compostos vegetais poderosos e que atuam em sinergia com a energia Shiatsu. O shiatsu emocional prima pela busca de uma terapia que abranja na medida do possvel os cinco sentidos, e os leos aromaterapicos nos ajudam a propiciar isso. OBS: Os leos essenciais mais utilizados esto descritos no Apndice dessa apostila. A percepo do meridiano deve ser revelada/ensinada ao cliente Em shiatsu emocional, procuramos fazer com que o cliente sinta seus canais de energia. Para tanto, pode-se recorrer ao toque associado visualizao, ou pela simples percepo de caminhos doloridos, ou tensos definidos por padres de desarmonia da pessoa. o primeiro passo para que este perceba que est ligado na tomada do mundo. Uma boa dica pressionar a rea envolta do caminho dolorido, evidenciando que a dor no pela presso em si, mas porque a regio realmente est com problemas. Alongamentos no Shiatsu Emocional So utilizados alongamentos para fazer a corrente sangunea e energtica circular antes ou aps o shiatsu, dependendo da hora do dia e do ritmo interno do cliente. Quando h agitao ou noite, alongamos antes do shiatsu. Quando dia ou a pessoa est mole, hipotnica, aplicamos shiatsu emocional e seguimos com o alongamento.

Utilizao de Imagens mentais Shiatsu Emocional e a Dor Dois tipos de pessoa fazem tratamento com shiatsu emocional. A primeira a que tem dor, seja fsica, seja emocional, ou mista. A segunda a que busca crescimento interior. Mas mesmo nessa, sempre podemos verificar padres de desequilbrio. Em shiatsu emocional, temos profundo cuidado com a dor do outro. No h interesse particular na dor, procuramos evit-la. Contudo, determinados padres desarmnicos necessitam de toques profundos, e esses, vez por outra doem. A preocupao, nesse caso, que a presso infligida seja sempre a mnima possvel, no limite de ser capaz de restaurar o quadro. O limite de dor das pessoas que recebem tratamento de shiatsu emocional deve ser profundamente respeitado, por mais baixo que seja esse limite. H pontos em shiatsu emocional onde deve haver dor ser considerado natural, outros no. Alguns onde a dor alcanar seu limite. Outras onde o terapeuta no deve deixar isso acontecer. O terapeuta deve avisar quando pretender aplicar presso em pontos onde ele prev que v haver dor, permitindo que o cliente faa uma preparao respiratria e consciente adequada. As advertncias comuns ao cliente so: Aqui deve haver dor Aqui a dor no limite Aqui sem dor As dores, de acordo com sua natureza, sinalizam o o tipo de problema. Dores boas, que do alvio na regio so sinais de deficincia de energia na rea. Dores finas e agudas mas que passam rapidamente com a respirao indicam acometimento no yin da pessoa. Dores que do choque tambm. Cada meridiano manifesta a dor de forma mais ou menos padronizada. As respiraes do Shiatsu Emocional Durante anos pesquisei sobre respirao, suas manifestaes, comunicaes e possibilidade.Ao mesmo tempo, o trabalho de shiatsu me ensinava que cada meridiano possua uma dor inteiramente distinta das demais, causando alteraes mais ou menos definidas na pessoa. Percebi, ainda, que diante da dor a respirao se modificava, contraindo msculos que fazem parte do entorno da via respiratria. Passei a sugerir certos tipos de respirao especficos para cada meridiano. O resultado foi incrvel. Com a respirao dos meridianos, a dor cessa mais rpido, e o padro de harmonia num trecho do meridiano se recupera imediatamente. A descentralizao da energia mental o Hara Talvez o maior fator de desequilbrio na energia mental seja a prpria mente. Esta costuma escravizar a energia vital, tomando-a a maior parte do tempo para si, deixando o corpo com menos recursos que lhe seriam necessrios. A terapia do shiatsu emocional prima pela descentralizao dessa energia, utilizando para isso a invocao do Hara, o centro de energia vital do corpo, localizado no abdmen. O hara utilizado como fora motriz pelo

trabalho do terapeuta. no hara que se localiza nossa fonte maior de energia. Cada unidade viva tem o seu hara. Assim, o sistema solar tem o sol, e as clulas tem a mitocndria. O hara nosso sol, e encontra-se num processo constante de alimentao de ki para fornecer o calor da energia vital em forma de expanso, irradiando-o por todo o corpo.
O silncio o tempo que a voz d para o resto do corpo falar... Lizandre Balla

PRTICA BSICA Abertura bsica de uma sesso: a) b) c) d) e) f) g) h) i) Cumprimento gua (simples ou aromatizada) Ouvir Respirar e sintonizar Tocar e sentir Respirar e visualizar Reativar para sair Cumprimento abrao gua (simples ou aromatizada)

O incio O cliente deve escolher a posio inicial, a menos que o terapeuta deseje trabalhar algum meridiano inicial em particular. O shiatsu tradicional normalmente inicia das costas, pois ao se trabalhar a bexiga, j se d incio regulagem dos demais meridianos. Alm disso, a posio e as enervaes das costas, uma vez cedadas fazem o cliente relaxar, o que constitui uma vantagem. Entretanto, outras escolas privilegiam a abertura pela energizao do hara e a movimentao de sua energia. Para o shiatsu emocional o cliente intuitivamente deitar da forma como preciso. A liberdade, espontaneidade e o conforto, em shiatsu emocional, so considerados vitais ao sucesso do tratamento. Sendo assim, o terapeuta de shiatsu emocional avaliar o caso, e decidir por um dos pontos de abertura do shiatsu emocional. So eles: Costas: Iniciando pelo meridiano da bexiga. Abdmen: Iniciando pelo Hara Mos: Iniciando pelo centro de energia palmar e meridianos do pulmo e corao. Ps, costas (Ramma) e cabea podem ser utilizados como pr-incio, para manobras de relaxamento. Essas manobras iro facilitar o reequilbrio energtico do shiatsu. Porm, no so consideradas reas de abertura. O desenvolvimento: Se o trabalho iniciou na parte anterior do corpo, os primeiros meridianos privilegiados sero os yin, depois os yang. O importante que o movimento seja constante e pulsante,

seguindo, inclusive o ritmo da msica escolhida para a sesso. muito importante que o terapeuta esteja em harmonia com cada aspecto do local teraputico. Se por outro lado, o trabalho iniciar na parte posterior, os meridianos yang sero trabalhados antes dos yin, ao longo de toda a seqncia. Todos os meridianos vo sendo trabalhados, com o terapeuta seguindo a trajetria de cada um deles que estiver mais prximo dele. As manobras de encerramento: Ao fim toda a prtica de shiatsu emocional termina com o terapeuta atrs da cabea do cliente. Trabalha-se o rosto, a lateral do pescoo, a nuca, todo o crnio, e quando necessrio, as regies diafragmticas e cardacas. Aps essa seqncia. O cliente poder fazer uma visualizao, ou o terapeuta poder finalizar o processo com uma curta sugesto de respirao profunda e mente harmoniosa. SHIATSU EMOCIONAL EMOCIONAIS APLICADO AOS DIVERSOS PROBLEMAS

Um shiatsu para cada caso Temos a certeza de que h um s modo de tratar algum num dado momento e num certo local. Cada pessoa nica, vivendo o tempo todo um momento nico. Portanto, merece um tratamento nico. Ainda assim, daremos sugestes para determinadas circunstncias que se apresentem num dado tratamento. Shiatsu para angustiados Seqncia recomendada: A bsica com nfase na respirao, no diafragma e com presses abertas e firmes nas grandes regies, que costumam ficar muito tensas nesta rea. Sinergia de leos recomendados: Gernio, Rosa, Limo, Hortel, Eucalipto, Cipreste, Olbano (com muita prudncia), capim limo, tangerina, litsea cubeba com tomilho Msicas: New Age Shiatsu para quem tem pressa / ansiedade Os meridianos mais afetados costumam ser bexiga e estmago. Pressa e ansiedade possuem uma natureza yang. Sendo assim, recomendamos um shiatsu envolvendo muita respirao e sedao. Seqncia recomendada: preciso um trabalho progressivo. O ideal que a primeira sesso dure entre 30 e 40 minutos, aumentando de dez em dez minutos at o tempo regular do terapeuta. Mesmo que o cliente relaxe durante a sesso a ponto de adormecer, costuma ocorrer dele perceber a hora depois de estar super relaxado e retornar ao padro de pressa. Assim, o ideal que ele aprenda progressivamente a controlar seu ritmo em sintonia com o ritmo do mundo. Trabalhar muito bem a regio abdominal, e o meridiano da bexiga (inteiro), ps, mos, bao-pncreas. Sinergia de leos recomendados: Tangerina com gernio, Limo e Lavanda, Camomila, Ylangue e Rosas, Hortel, Pau Rosa e Nroli ou mesmo o petitgrain.

Msica: De inicio com agitao moderada, e depois tornando-se mais lenta. Shiatsu para quem no se sente vivo / desanimados Tonificar muito o meridiano do rim. Produzir uma massagem vibrante, contagiante, com ritmo de dana. Escutar bem as regies da pessoa. Alternar o toque shjiatsu a curtas minimassagens nas articulaes retesadas. Sinergia de leos recomendados: Alecrim com laranja, alecrim com canela, tomilho, tangerina e pomelo, lavanda com verbena. Tea-tree, tomilho e limo.Combinaes ctricas tambm so timas. Msicas: Mais alegres do que o gnero new age. Jazz suave, Mozart ou msicas mpb calmas que o cliente goste muito. Shiatsu para quem est perdido Seqncia recomendada: Bsica, com manobras de ligao entre partes do corpo e meridianos ao trmino de cada etapa. Sinergia de leos recomendados: limo com manjerico; patchouli com gengibre. Msicas: msica barroca, em geral, alegre. Shiatsu para raivosos Em geral a pessoa que passa por um ciclo ou pavio curto crnico precisa com urgncia resgatar o contato com a natureza, afim de equilibrar sua natureza interna. Seqncia recomendada: A seqncia bsica, com nfase nos trajetos de fgado e vescula (provavelmente doer muito). A respirao fundamental. O antes e depois fundamental. O olhar teraputico deve ser prolongado. A utilizao de fontes de gua, ambiente com iluminao cromoterpica, e ilustraes, pedras e demais elementos ligados natureza sero muito teis. Pode-se ainda utilizar pedras no tratamento, pressionando pontos com as pmesmas ou fixando-as em pontos de acupuntura. Os meridianos do estomago e baopncras tambm devem ser valorizados, bem como o da bexiga. Sinergia de leos recomendados: Manjerico, organo, lavanda, lavandin, manjerona, petitgrain, ylang. Msicas: Suaves, com elementos da natureza (sons de pssaros, gua, golfinhos, etc) Shiatsu para quem tem medo Seqncia recomendada: interessante o uso de lenis para o trabalho com o medo. O ideal que a pessoa a receber esteja sempre envolvida em lenis, ou pelo menos parcialmente. O conforto muito importante. Sinergia de leos recomendados: olbano (com prudncia), tomilho com olbano, lavanda, vetiver, gernio, alecrim, canela, sndalo, palmarosa. Todos juntos, aos pares, trios ou separados.

Msicas: Suaves e calmas. Pode ser new age ou msica romntica. Shiatsu para quem tem problemas (projetados dos pais ou no) em sua sexualidade Seqncia recomendada: A bsica, com trabalho profundo na regio da pelve, pescoo, e meridiano do rim. Do-in em pontos da circulao-sexualidade. Trabalhar lentamente o vaso da concepo. leos recomendados: Slvia;Rosas; Lavanda, Ylangue com gernio; Eucalipto com cravo e gernio, eucalipto com slvia e laranja. OBS: Prefiro para esse problema trabalhar com um s leo de cada vez. leos essenciais despertam sentidos distintos. Prefiro trabalhar as sensaes a serem despertadas uma a uma. Msicas: iniciar e encerrar com msicas bem harmoniosas. Msica energizante ao manipular regies-chave. Shiatsu para quem tem baixa estima / sente-se derrotado O ideal que voc consiga produzir bastante calor com as mos. Seqncia bsica, com passagem rpida pelos meridianos yang do plano posterior (preferir na regio lombosacral o trabalho com mo inteira, no com os dedos). Detenha-se em toda a seqncia na parte da frente. Ateno ao vaso da concepo, ao triplo aquecedor e ao corao. Trabalhar com calor e toque de grandes regies ao mesmo tempo.Utilizar bastante alongamento e pegadas de afirmao (sustentar membros, regies do tronco e pescoo levemente, de modo pessoa soltar aquela parte na sua mo, sentindo-se sustentado. Sinergia de leos recomendados: Alecrim e Lavanda; Limo, Hortel e Cravo; Hortel limo e noz moscada. Alecrim com hortel; Alecrim com gernio. Sndalo com Alecrim e tengarina. Msicas: Mozart, Bach (msica barroca alegre), ou msicas new age no muito introspectivas. Shiatsu para indecisos A nfase ser para o meridiano do pulmo e do corao. Seqncia bsica normal, priorizando a rea da cabea, os braos e fazendo muita respirao, antes, durante e depois de todo o processo. interessante aps a concluso da seqncia que se promova algum tipo de visualizao que traga limpeza, organizao e/ou abertura mental. Sinergia de leos recomendados: Manjerico com noz moscada e Menta; Rosa, sndalo e alecrim. Msicas: Mozart Shiatsu para quem se anula Seqncia recomendada: A bsica. nfase na nuca e notrabalho facial. Utilizar terapias expressivas, de grito e outras que promovam a regulagem da energia expressiva (chakra da garganta ou anel de couraa oral).

Sinergia de leos recomendados: Todos os refrescantes que promovem abertura, como alecrim, cnfora, menta, eucalipto combinados aos florais, especialmente a lavanda. Podese utilizar leos quentes como o gengibre e a canela em pontos-chave. Alecrim e gengibre uma tima sinergia para quem se anula, pois promove iniciativa e sensao de que se consegue. Lavanda no chakra cardaco e meridiano do corao tambm produz resultados excepcionais. Msicas: De relaxamento new age.

Shiatsu para macacos (quem no pra quieto num s canto).


Recomendo comear o trabalho pelo olhar teraputico prolongado. A este podem ser seguidos exerccios oro-faciais expressivos, e depois disso, shiatsu sentado. Caso haja o relaxamento necessrio, pode-se seguir com a seqncia deitado. Em geral, so pessoas com grande insegurana e controladores. Sinergia de leos recomendados: Os mesmos para medo e pressa (utilize duas combinaes, no yin coloque uma para medo, no yang, para pressa) Msicas: Msicas alegres e animadas, com ritmo no muito lento nem muito curto. Ao final da sesso, voc poder fazer de 2 a 10 minutos de respirao e visualizao, com msica new age que leve introspeco, estado hipntico ou meditativo.

PALAVRAS FINAIS

Estudar, estudar, estudar. hora de voltar a decorar de verdade, ou seja, fazer entrar no corao. Vivencie o processo aqui descrito, e v alm. O aprender o desdobramento pessoal do que j existe e se renova a medida que voc aprende. Somos os perpetuadores de um saber mutvel, e a cada vez que entramos nessa sintonia, aproximamo-nos do Todo. Aprenda com o corao. Preste ateno em voc. Tudo o que aqui est escrito se desdobra em voc, j voc. No preciso mais nada.

Amor. Arnaldo

O conhecimento mais amplo no o conhece necessariamente; o raciocnio no tornar os homens mais sbios. Os sbios decidiram-se contra estes dois mtodos. Chuang Tse

COMO ENCONTRAR O AUTOR / FALE COM O AUTOR


Caso queira entrar em contato com Arnaldo V. Carvalho, escreva para CAIXA POSTAL 106.066 NITERI RJ CEP 24230-970 Ou por e-mail: arnaldovc@portalverde.com.br

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA E SUGERIDA


Medicina Tradicional Chinesa Acupuntura Felix Mann. Ed. Hmus, 1971, Rio de Janeiro. Como Tratar Doenas Pela Massagem Reflexgena Massagem Reflexgena. Alfred Bierach. Ediouro. 1982. Que Acupuntura David S. Sussmann. Edit. Record. 1972 1973. Zen Shiatsu Mrio Jahara-Pradipto. Summus Editorial 1986. Reflexologia Como Restabelecer o Equilbrio Energtico. Kevin & Barbara Kunz. Crculo do Livro. 1984 Apostila Shiatsu, Moxabusto e Ventosas na Viso da Medicina Tradicional Chinesa- Gilberto Roque Sonoda. 1995. Apostila Tcnicas de Acupressura e Bioenergtica Josemar Barbosa Vidigal. Apostila Anatomia dos Meridianos da Medicina Chinesa Arnaldo de Vilhena e Carvalho. 1999 O livro do Do-in: Exerccios para o desenvolvimento fsico e espiritual. Michio Kushi. So Paulo. Ed. Ground, 1985. O que Acupuntura David S. Sussmann. Edit. Record. 1972 1973 Apostila Balaceamento Muscular Tcnicas Bsicas Marilda Horta e Clvis Horta. Shiatsu dos Ps Descalos Shizuko Yamamoto. Ed. Ground. 1983. Nei Ching O Livro de Ouro da Medicina Chinesa. Ed. Objetiva. Masunaga: Zen Shiatsu Wataru Ohashi: Ohashiatsu, Zen Shiatsu Tao Shiatsu Mario Jahara Pradipto Apostila Ohashiatsu Marco Antnio Duarte Carlos Inza. Acupuntura Y Orgonoma. In: Conveno Brasil Latino Amrica, Congresso Brasileiro E Encontro Paranaense De Psicoterapias Corporais. Foz Do Iguau. Anais. Centro Reichiano, 2004. Zen Exerccios Imagticos. Shizuto Masunaga. Siciliano. 1990. Revista Brasileira de Acupuntura - SMBA Sociedade Brasileira de Acupuntura Volume 3 Nmero 4 Outubro de 1996

Anatomia, Fisiologia Anatomia para a Educao Fsica. Eurys Maia e Dallalana. Ncleo Editorial UERJ. 1978. Princpios e Prtica de Fisioterapia. Willian Arnould-Taylor. Artmed. 1999 Alongue-se Bob Anderson. Summus Editorial. 1983. Aromaterapia

Aromaterapia. Beryl Tibbits. Editora EKO. 1994


Tudo Sobre Aromaterapia. Ado Roberto da Silva. 1998 Aromaterapia: Uso Teraputico das Essncias Vegetais. Eneida Duarte Gaspar. Pallas. 1995

Massagem em Geral & Miscelnea Elementos de Massoterapia Ren Marcos Orsi. Ed. gora. 1985 Manual bsico de Massagens. Dborah Fonseca. Ed. Sampa Medicina Natural Mrcio Bontempo. Ed. Nova Cultural. So Paulo, 1994. Apostila Balanceamento Muscular Tcnicas Bsicas Marilda Horta e Clvis Horta. Apostila de Aromaterapia de Jacyara Peruzzi. Apostila de Massagem do Curso de Formao para Tcnico em Habilitao Associao Fluminense de Reabilitao. Segredos do Toque Amoroso Massagem Psquica. Roberta DeLong Miller. Summus Editorial. Apostila curso livre de massoterapia O Tao da Liderana Pessoal - Diane Dreher. Rio de Janeiro: EDIOURO, 1998 A Sofrologia, o corpo e a Alma. Dr. Herv Jezic. Ed. Record. O Toque fsico e Cosciencia Corporal Tocar Ashley Montagu D sade ao seu corpo (Therze Bertherart) Tao, Taosmo, Confucionismo, Zen, filosofia oriental o Uma folha na Tempestade. Lin Yutang. Companhia Editora Nacional. o A importncia de Viver. Lin Yutang. Companhia Editora Nacional. o A importncia de compreender. Lin Yutang. Crculo do Livro. o Mente Zen, Mente de Principiante. Shunryu Suzuki. Ed. Palas Athenas. o Fritjof Capra. O Tao da Fsica. Cultrix. o O Zen e a Tradio Japonesa. Paul Arnold. Verbo Editorial. o TAO TE KING (Trad. Huberto Rhoden). Lao-Tse o o o o o o Contribuio da Psicologia O Labirinto Humano. Elsworth Baker. Summus Editorial. A Funo do Orgasmo. Wilhelm Reich. Anlise do Carter. Wilhelm Reich. Couraa Muscular do Carter (Reich 1980). Jos ngelo Gaiarsa. gora. O Espelho Mgico. Jos ngelo Gaiarsa. Liberdade sem Medo. A. S. Neill. Brasiliense. Amor, escola e Liberdade. A. S. Neill. Brasiliense. O Corpo em Terapia. Alexander Lowen. Summus Editorial. Prazer. William C. Shutz. Imago. Milagre da Orgonoterapia, O. Orson Bean

o o o
o

Via Internet: CHINESE MEDICAL PHILOSOPHY AND PRINCIPLES OF DIAGNOSIS - (Course A): North American College of Acupuncture. 1971

Contribuies da Medicina Tradicional Chinesa para a Sade -

http://www.iis.com.br/~linpires/t3.htm Calor Humano Vdeos: Massagem Teraputica e Relaxante. NGK Homevdeo. Shiatsu Clssico. Ros Garcias. Ohashiatsu. Marco Antonio Duarte.

APNDICE A: FUNO TERAPUTICA DOS LEOS ESSENCIAIS:


ALECRIM (Rosmarinus officinalis) O alecrim possui um aroma quente, estimulante e refrescante. Atua, principalmente, sobre o psiquismo do indivduo, como estimulante da concentrao mental. um poderoso hipertensor. Tnico para o stress, apatia e ansiedade. Reumatismo, artrite, gota, reteno de lquidos, clicas menstruais, resfriados, catarro, bronquite, asma, sinusite, dor de cabea (causada por fadiga). Anti-sptico, bom contra leses, queimadura, diurtico, sarna e pediculose. Evaporao: Rpida Sinergia: Mistura-se bem com Bergamota, Hortel-Pimenta, Eucalipto, Limo CANELA (Cinnamomum zeylanicum) Quem no conhece o cheiro da canela? rvore de grande porte e de folhas verde escuras, duras e brilhantes, a canela possui propriedades carminativas, estomquicas, antiespasmdicas, anti-spticas, parasiticidas e sudorferas. Possui ao psicolgica sobre a libido, atribuindo propriedades afrodisacas planta. Serve para astenia, fraqueza, vmito, infeces intestinais, inflamaes de dentes, pediculose, impotncia, asma e bronquite. Evaporao: Lenta Sinergia: Laranja, ilangue-ilangue, cravo, vetiver. CITRONELA (Cymbopogon nardus) leo que vm ganhando popularidade por suas propriedades repelentes (insetos). Anti-sptico, desodorante, sudorfero, fungicida, bactericida. Usado como repelente de insetos, serve ainda para dor de cabea, sinusite, cansao e doenas infecciosas. ATENO: Na amaznia chamam a citronela de patchouli, mas no o patchouli verdadeiro. Ela conhecida ainda como capim-cheiroso. Evaporao: Rpida Sinergia: Eucalipto, funcho, erva-cidreira (lemongrass), e ctricos diversos. CIPRESTE (Cupressus sempervirens) um leo fresco e aromtico, amarelo clarinho, que provoca sensaes de entusiasmo e de autoconfiana, sendo um restaurador dos nervos e sedativo. Anti-sptico, expectorante, sedativo. Acne, bronquite, catarro, doenas de pele, enurese, suor e cansao nos ps. Sinergia: Mistura bem com bergamota, alfazema, rosa, slvia, limo. CRAVO (Eugenia caryophyllata) Atua aliviando as dores musculares e articulares. um analgsico tradicional nas dores de dentes. D vigor fsico, prosperidade e coragem, proporciona bom relacionamento social. Evaporao: Lenta Sinergia: Citronela, lavanda, canela, zimbro. ERVA-CIDREIRA ou LEMONGRASS (Cymbopogum citratus)

Tambm muito conhecido como capim-limo, cuja planta muito utilizada em forma de ch. Possui propriedades anti-spticas, febrfugas, adstringentes, bactericidas, diurticas. Regula o sistema parassimptico, conferindo-lhe propriedades calmantes. Indicado para enxaqueca, nervosismo, letargia, negativismo, gripe, resfriado, acne, problemas digestivos. NOTA: Em vrias partes do pas chamam a Melissa (Melissa officinalis) de Erva Cidreira, e o capim-limo de Capim cheiroso, como a citronela; cuidado para no confundir. Evaporao: Rpida Sinergia: Com alecrim, rosa, alfazema e sndalo. EUCALIPTO (Eucalyptus globulus) Possui efeito descongestionante e um anti-sptico poderoso. Para se Ter uma idia, Eucalypto, possuem a capacidade de aniquilar, quando empregados num difusor, 70% dos estafilococos presentes no ar de uma sala, inclusive o bacilo da tuberculose. Este tipo de emprego mostra-se excelente em hospitais no combate a infeces. Analgsico, anti-reumtico, descongestionante. Equilibra a energia. Dores musculares, catarro, sinusite, picadas de insetos, inflamaes cutneas. Serve ainda para: herpes labial, artrite, distenses. Evaporao: Rpido Sinergia: Alfazema, mangerona, limo, alecrim, hortel, tea tree, citronela e laranja. GERNIO (Pelargonium odorantissimum) O gernio tem um aroma levemente de rosa, embora este seja mais perceptvel em alguns tipos de leo de gernio do que em outros. Alivia as sensaes de depresso e ansiedade ligadas menopausa. Diminui a produo de oleosidade pelas glndulas sebceas podendo assim ser empregado em casos de acne ou caspa. Adstringente, cicatrizante, sedativa. Queimaduras, dermatite, diabetes, tenso nervosa, nevralgia da face. Melhora a circulao e diminui a reteno de lquidos. Sinergia: Mistura-se bem com rosa, manjerico, erva cidreira, camomila, mirra, limo. LARANJA (Citrus cinensis) Um leo com um aroma alegre e quente que fcil de reconhecer. Ele amplamente usado na indstria alimentcia. Refrescante. Ajuda a combater a insnia, aliviando a tenso nervosa. Febre, indigesto, laxante, bom para clicas e gases. Palpitaes, dores de cabea, gripes, resfriados, calafrios, constipao, stress, tenso, revitalizao da ctis. Anti-inflamatrio local. Evaporao: Lenta Sinergia: Gernio, petitgrain, vetiver. LAVANDA ou ALFAZEMA (Lavandula officinalis) Ningum se engana com relao ao cheiro da lavanda com seu aroma fragrante, fresco e floral. Sendo o mais verstil dos leos, tem sido usado para fins teraputicos durante milnios. O lavanda possui caractersticas to boas e tantas utilidades que realmente pode ser misturado com quaisquer outros leos. No fique ctica com relao a enorme variedade de propriedades teraputicas. Voc poder comprovar isso na prtica. Efeito antidepressivo, muito usado na tenso pr-menstrual. Equilibra a energia, e tratando ainda de gripe, asma, bronquite, queimaduras e doenas de pele dores de cabea, choque, insnia, acne, alergias, eczemas, picadas de insetos, pele inflamada, gripe, infeces da garganta, clicas menstruais, distenses, reumatismo, artrite, flatulncia, clicas. Excelente para trazer tranqilidade ao relacionamento, eficiente para expandir o pensamento na atividade comercial. Evaporao: Rpida Sinergia: Gernio, manjerico, bergamota, limo, erva-cidreira. LAVANDIM (Lavandula latifolia) Essa espcie de lavanda possui uma ao mais suave, mas seu espectro de ao parecido. O lavandim, como qualquer leo essencial, deve ser usado na dosagem correta. Ele, por exemplo, indicado para insnia mas se a usarmos em excesso, poderemos agrava-la. Alivio do desconforto nasal nas afeces respiratrias. LIMO (Citrus limonum ou Citrus medica) No resfriado e na gripe, minora o incmodo fsico de certos sintomas. Estimulante do apetite. Voc sabia que o mais importante no limo, quando utilizado como ch para tratar gripes, no a vitamina C (que destruda ao ser fervida), mas sim o limoneno, um composto qumico com efeitos antivirticos, capaz de neutralizar o vrus da gripe em nosso corpo? tido como estimulante da concentrao, alm de ser calmante e ter efeitos antidepressivos. No corpo, atua como anti-sptico, carminativo, laxante, hipotensor, antiescorbtico,

hemosttico, febrfugo, anticelultico, bactericida, imunoestimulante da leucocitose, repelente de insetos. eficaz para tratar da afonia, reumatisbo, gota, gengivite, amidalite, halitose, trtaro, adenite, escorbuto, hipertenso, ictercia, litase biliar, sarnas, picadas de insetos, furnculo, verruga, torcicolo, astenia, ansiedade, nervosismo, meteorismo, inflamao das veias, pele gordurosa,unha quebradia, hemorragia nasal, vmito, gripe, resfriado, sinusite. ATENO: um leo essencial que se degrada rpido, mesmo sendo bem armazenado. Convm utiliza-lo rpido, num perodo mximo de um ano. Evaporao: Rpida. Sinergia: Combina bem com alecrim, bergamota, camomila, erva-cidreira, gernio, hortel, ilangue, manjerico, patchouli, verbena, rosa. MANJERICO (Ocimum basilicum) Popular por seu uso como tempero, o leo essencial do manjerico preserva suas conhecidas propriedades digestivas, mas indicado tambm para dor de garganta, tosse e rouquido, amidalite e afta, agalactia, priso de ventre, ansiedade, insnia, verruga, placa dentria, enxaqueca, picada de insetos. Sinergia: Bergamota, gernio, alecrim, cipreste, cedro, limo, tomilho, tea-tree. MENTA HORTEL-PIMENTA (Mentha piperita) Facilmente reconhecvel agradvel, fresco e animador. to popular que a maioria dos fabricantes de pasta de dente usam esta hortel para aromatizar seu produto. Muitas pessoas relacionam este leo a um auxlio na digesto mas ele tem muitas outras utilidades, uma das quais o clarear da mente. Alternado com eucalipto, excelente para sinusite. Outras utilidades: revigorante, vmitos, clicas, enjos, vertigens e mau hlito; bronquite, catarro, febre, resfriados, flatulncia, nuseas. Alivia nos resfriados, nas dores de cabea (relacionados a problemas digestivos e/ou hepticos). Refrescante, libera energias retidas por inibio, provoca alegria e desprendimento. No utilizar com homeopatia ou na gravidez. Evaporao: Rpida Sinergia: Alecrim, eucalipto, lavanda, bergamota e tea-tree. PALMA-ROSA (Cymbopogon martini) Um leo bom para ansiedade, que lembra o odor de rosas, por ambos possurem o geraniol como princpio ativo. A prpria farmacopia brasileira aceita este leo como substituto do de rosas, ainda mais pelo elevado custo desta ltima. utilizado como anti-sptico, regenerador celular, cicatrizante, citofiltico, emoliente, vermfugo e antiviral. Sinergia: Associa-se ao gernio, alfazema, benjoin, petitgrain, lemongrass, e rosa. PATCHOULI (Pogostemon cablin) Possui um cheiro picante e prolongado. Usado na profilaxia da pele. cicatrizante, anti-sptico e antifngico. Ansiedade, regenera tecidos (peles envelhecidas e ressecadas). Descongestionante e anti-sptico. Sinergia: Mistura bem com leo essencial de bergamota, gernio, mirra, rosa, lavanda, verbena, jasmim, vetiver, ilangue-ilangue, limo, canela, cravo. PETITGRAIN (Citrus aurantium) Da casca da laranja temos o leo essencial de laranja. Das folhas da laranjeira, o petitgrain. Na ansiedade e na estafa, tem efeito calmante e revigorante, atuando em todas as formas de stress. Lembra um pouco a ao da conhecida gua de flor de laranjeira (o leo especfico da flor at existe, mas carssimo e por isso muito pouco comercializvel). Sinergia: Com Rosa, benjoim, alfazema, gernio, limo, patrchouli, alecrim. ROSA (Rosa centifolia) Quem traz a lembrana da suave e aveludada ptala da rosa branca, bem como seu perfume e sua associao com a paz e com o amor, j comea a imaginar o que ela representa em termos de uso para tratamento de males emocionais. O leo essencial de rosa branca um excelente anti-depressivo, sendo especial para perdas. Como suaviza as inibies, pode acabar atuando como afrodisaco. Tambm facilita a concentrao. No corpo fsico, trata-se atravs de suas propriedades anti-spticas, adstringentes, tnicas, laxativas, vulnerrias, bactericidas e anti-histamnicas. Evaporao: Lenta Sinergia: Potencializa-se unido a rosa bergamota, e tambm: patchouli, benjoim, gernio, camomila, alfazema, petitgrain, vetiver, ilangue-ilangue, manjerico, tangerina.

TANGERINA (Citrus reticulata) Alivia tenses nervosas e sensaes de depresso. um leo de natureza muito yin, e o nico indicado para uso em bebs e gestantes desde o incio da gravidez. excelente contra problemas digestivos e at vmitos de crianas, uma vez que possui um efeito calmante sobre os intestinos. Estimula a circulao, sedativo e animador. Bom ainda para tratar de reteno de lquidos, inapetncia e para a pele oleosa. Sinergia: Com leo essencial de limo, petitgrain, gernio, rosa, ilangue-ilangue, lavanda e patchouli. TEA TREE ou MELALEUCA (Melaleuca alternifolia) De aroma quente e picante. Com efeitos bactericidas e antivirticos to fortes que podem substituir com grande facilidade os mais potentes antibiticos e sem que os vrus ou bactrias consigam tornar-se imunes a ele, como acontece ao contrrio, com os antibiticos sintticos, que tambm causaro efeitos colaterais. Cicatrizante, fungicida e anti-caspa. Anti-sptico e estimulante do sistema respiratrio. Expectorante. Para asma e bronquite. Antiinfeccioso, para leses e machucados. Fortalece o sistema imune, sendo muito indicado em todo o tipo de virose e seus sintomas. Sinergia: Vai bem com mirra, tomilho, alfazema, eucalipto, hortel, manjerico, bergamota, limo, gernio, petitgrain. TOMILHO (Thymus vulgaris) Este leo tem um aroma quente e levemente picante. um dos quais eu trabalho a menos tempo, mas sem dvida, dentre minhas ltimas prticas teraputicas, tem sido um dos que mais me surpreendem, no s pela variedade de indicaes como por sua eficincia, comprovada na prtica. anti-sptico, anti-espasmdico, anti-helmntico, antitussgeno, cicatrizante, diafortico, anticatarral, imunoestimulante, rubefaciente, bactericida, fungicida, antivirtico, parasiticida, antiqueda. Suas indicaes teraputicas incluem: stress, fadiga, bronquite, dor de cabea, amigdalite, tosse persistente, laringite, halitose, sinusite, cistite, vaginite, afeces renais, gastrite, reumatismo, gota, lumbago, oxiros, dermatite, verruga. Sinergia: Observa-se efeito sinrgico com leo essencial de tea tree, alfazema, eucalipto, bergamota, gernio, limo, palma-rosa, grapefruit, cipreste, alecrim. VETIVER (Vetiveria zizanoides) Espcie nativa da Indonsia e da ndia, possui um aroma de fumaa que lembra uma fogueira feita de ramos frescos, cheirada durante uma caminhada pela floresta. Este aroma lhe d uma sensao de fora particularmente til em casos de perda recente ou outros traumas. Dores musculares, artrite, reumatismo, insnia, depresso, stress, falta de auto-confiana. Sinergia: Mistura-se com limo, patchouli, mirra, tangerina, eucalipto, gernio, ilangue-ilangue, alfazema, lemongrass, cedro, canela, rosa. YLANG-YLANG (Cananga odorata) Um aroma muito doce e floral. Como muito doce, convm misturar com lavanda ou usar em pequenas quantidades, para no causar dores de cabea ou enjo. Ligeiramente euforizante e afrodisaco. Ylang Ylang que podem ser empregados para diminuir a liberao de adrenalina no sangue diminuindo assim a presso sangnea. Para diminuir movimentos peristlticos das mulheres grvidas no momento do parto Popular nos anos 20, quando era importado sob o nome de Kananga do Japo. Normaliza a pele, poros abertos, mordidas de insetos, respirao acelerada, tenso nervosa. Acalma a raiva e o medo. Sinergia: rosa, bergamota, patchouli, canela, cravo, laranja, gernio.

FAZENDO UM LEO DE MASSAGEM


Para fazer um leo de massagem, necessrio que o leo essencial seja diludo em um leo neutro, tambm de origem vegetal, que servir de base. Para o shiatsu emocional vamos utilizar o leo essencial sempre diludo a 5% para adultos, 3% para crianas de 6 a 10 anos e 1% para criancinhas. leos recomendados: Girassol, canola, maracuj, semente de uva, babau, milho, gergelim.

You might also like