You are on page 1of 16

A teoria da Umwelt de Jakob von Uexkll

THURE VON UEXKLL

Resumo Se vco ets sdeno cpaaz de ednenetr etsa fsrae, pqorue sau Uwlemt leh pagroromu praa cguonesir ftrliar de tdoo eses fxiee cfunsoo de ppceteros anepas aliuqo qeu vlae a pnea ser ldoi sdneguo sues issnteeres de cnosturo ed cntonehciemo. Eis a presena da Umwelt em seu aparato perceptivo-operacional. Neste artigo, Thure von Uexkll elabora comedidamente os subconceitos nevrlgicos que se articulam organicamente para formar o superconceito da Umwelt. Comea por apresentar os pressupostos do processo vital a partir da categoria do tempo, passando ento explanao continusta do Crculo Funcional e da extraindo mais dois aspectos importantes do processo vital, a saber, o cdigo e o contexto. S a partir de ento, o autor apresenta as denotaes que seu pai atribua aos termos autonomia, ego, sujeito, texto biolgico, ambiente e tegumento habitvel. O artigo estria a observao conclusiva de uma biossemitica como teoria da traduo em que os observadores humanos devem cuidar para no ceder a antropomorsmos, mas saber demarcar e distinguir trs tipos de semiose: informao, sintomatizao e comunicao. Palavras-chave Umwelt, percepo, operao, crculo funcional, biossemitica, teoria da traduo Abstract Sulhod you be cblaape to cohenmperd tihs sencnete, taht is bcauese yuor Uwlemt hsa pgramormed yuo to sceuecd in fteilrnig fmro lal tihs cinofnusg bdlnue of pepecrts olny taht is wroth rdnieag aincocrdg ot yuor iesnetrts fo kdgnwolee binulidg. Here comes the work of Umwelt in its perceptual-operational apparatus. In this article, Thure von Uexkll carefully sews up the basal subconcepts organically arranged to shape the superconcept of Umwelt. He starts introducing the presuppositions of a life process based on the category of time, and then coming to explain the continuum-based Functional

19

19-48

Circle, to deduce two more substantive aspects of life process, as such, the code and the context. From amidst that warming-up, the author let us know how his father was used to mean some terms such as autonomy, self, subject, biological text, environment and dwelling integument. The article offers the brand-new conclusion of a biosemiotics as a theory of translation, in which the human observers should never come to commit anthropomorphisms, but instead they ought to demarcate and discern among three kinds of semiosis, i.e., those of information, symptomatization and communication. Key words Umwelt, perception, operation, functional circle, biosemiotics, theory of translation.
No cremos, contudo, que o processo vital seja o resultado da estrutura orgnica, mas sim o ritmo, a melodia de certo modo segundo os quais o organismo organiza e reorganiza a si mesmo... Igualmente impensvel parece a mim a idia de que o processo vital evolua a partir de processos fsicos e qumicos especcos. A fonte da vida no repousa neles, pois do contrrio ela no teria unidade. (Karl Ernst von Baer, 1983)

AD PERSONAM

e objeto se denem como elementos inter-relacionados em um todo maior. Ele rejeitava tanto o objetivismo positivista quanto o subjetivismo idealista, criticandoos por serem metafsicos. Historicamente, sua teoria se refere a Kant e a conceitos da losoa natural romntica, que Schelling ao desenvolver posteriormente o conceito do clnico geral escocs John Brown (1786) e sua traduo alem por Rschlaub (1796) descreveu como uma sntese de foras criativas do organismo e das inuncias de seu ambiente (Tsouyopoulos, 1983) e que o siologista Johannes Peter Mller (1801-1856) expandiu para a lei da energia vital especca. Karl Ernst von Baer (1792-1876), que descobriu o vulo mamfero e o elo original (germ line), continuou essa tradio em oposio destacada abordagem positivista at ento dominante das cincias naturais contemporneas. A denio do objeto por Uexkll antecipa a denio de sistema aberto, que, ao contrrio de um sistema fechado, interage com seu ambiente. Visto que cada processo de observao implica interaes entre o observador e o sistema observado, sistemas fechados geralmente no podem ser observados. Assim nenhuma armao denitiva pode ser feita sobre eles, nem mesmo se existem ou no (Weizscker, 1974). Portanto, impossvel examinar objetos isolados de seu ambiente; em cada caso pode-se observar to-s interaes entre sujeitos (incluindo sujeitos observadores) e objetos.

A TEORIA

UEXKLL

DA

UMWELT

VON

DE

THURE

JAKOB VON UEXKLL 19-48

OS PRESSUPOSTOS DE SUA TEORIA

n. 7 | abril 2004

Jakob von Uexkll (1864 1944) estudou zoologia em Dorpat (atual Trtu) e em seguida desenvolveu pesquisas sobre problemas biolgicos do comportamento e neuropsicolgicos nos Institutos de Fisiologia e Biologia Marinha em Heidelberg e Npoles, respectivamente. Ele um dos fundadores da moderna pesquisa do comportamento (etologia), que foi posteriormente denida e desenvolvida por Konrad Lorenz e Niko Tinbergen mais como uma cincia da siologia comportamental. Em 1924 (aos 60 anos), a Universidade de Hamburgo concedeu-lhe a oportunidade de fundar um instituto para a Pesquisa da Umwelt denida em termos de uma biologia comportamental como ele a entendia.

galxia
|

A unidade do processo vital A premissa epistemolgica da teoria de Jakob von Uexkll no nem objetivista nem subjetivista, mas como se descreveria atualmente sistmica. Isso quer dizer que ele entendia o processo vital como um sistema coerente em que sujeito 20

n. 7 | abril 2004

galxia

Foto 1. Jakob von Uexkll

21

VON

Outro elemento das condies prvias essenciais para a observao de objetos, Uexkll acrescentou ao enfatizar a inuncia que os sujeitos tm em cada interao entre objetos e sujeitos devido a suas atividades receptoras e efetoras, especcas da espcie. A partir disso, desenvolveu seu conceito da Umwelt especca da espcie o segmento ambiental de um organismo, que denido por suas capacidades especcas da espcie tanto receptoras quanto efetoras (denidas por Uexkll como percepo e operao). Tempo como ritmo do processo vital A idia bsica da unidade complementar Uexkll diz contrapontual de sujeito e objeto, que evita qualquer subjetivismo e objetivismo, gera conseqncias ao conceito de tempo de Uexkll: como o ritmo ou estrutura do processo vital em si, o tempo no subjetivo nem objetivo; antes, so ambos, em um relacionamento mtuo. Para ilustrar tal idia quero destacar dois campos em que o problema do subjetivismo/ objetivismo do tempo desempenha um papel importante (bem como controverso). O primeiro campo refere-se ao conceito do tempo em fsica. Trata-se do problema no resolvido de como relacionar o tempo vivenciado, com seu passado irrecupervel e seu futuro aberto, com o tempo fsico:
Devemos sempre pressupor estruturas do tempo vivenciado em fsica ou o verdadeiro, ao contrrio, que a fsica (cujas equaes bsicas so constantes com relao inverso do parmetro de tempo, enquanto ao mesmo tempo esto invertendo os impulsos iniciais) nos mostra que o tempo real simtrico e o tempo vivenciado um acrscimo subjetivo? (Zucker, 1974)

sintomtico do atual cisma cartesiano nas cincias culturais e naturais que (em discusses sobre o conceito de tempo), por um lado, lsofos como Bergson, Husserl e Heidegger exponham suas idias de experincia humana de tempo e, por outro lado, fsicos denam o conceito de tempo de forma a medir e descrever seus resultados; tambm sintomtico que contribuies ao conhecimento dos processos biolgicos fundamentais subordinados experincia de tempo no sejam mencionadas. Isso tem resultado numa discusso improdutiva, pois a contribuio da biologia supera a alternativa da posio subjetivista ou objetivista, e prova a irreversibilidade e abertura do tempo mediante a evidncia de seus processos semiticos fundamentais. J no incio de 1860, e assim antes da inveno do cinematgrafo1, Karl Ernst von Baer destacou a relatividade do tempo como uma funo de fatores biolgicos baseados numa linha de raciocnio puramente biolgica, e a partir da desenvolveu o princpio de lapso temporal e efeitos cmera-lenta. Ele tambm postulou teoricamente sobre a menor unidade de tempo e adotou o termo momento para design-la. Jakob von Uexkll desenvolveu ainda mais essa idia ao mostrar como (em princpio) o futuro aberto fora todos os seres vivos a se orientarem por meio de clculos probabilsticos, usando a estratgia de calcular seu futuro segundo suas necessidades biolgicas. Clculos probabilsticos, que interpretam o presente como referncia a, ou signo de, possibilidades de satisfaes futuras de necessidades, so, contudo, processos de signos ou semioses. Baseado nisso Uexkll desenvolveu sua teoria do signo, em que o presente funciona como um signo e o futuro como o signicatum ou signi2.
1. (N. do T.) O cinematgrafo foi criado em 1895 pelos irmos Lumire. Em 1834, William George Horner realizara experincias com um tambor cheio de furos laterais e com uma srie de imagens coladas na face interna do tambor e que, ao ser rotacionado, criava a iluso de movimento, graas ao princpio da persistncia visual. O invento foi batizado como zootrpio e comeou a ser comercializado em 1867. Houve outros experimentos da mesma natureza (ver o livro de Laurent Mannoni, A grande arte da luz e da sombra. So Paulo: Senac, 1995) que serviram de ponto de partida para Thomas Edison desenvolver o cinetoscpio em 1877. Parece-nos lcito imaginar que Karl Baer, mdico muito bem informado e viajado, provavelmente ouvira falar do invento de Horner e de seus princpios de funcionamento, da a estranheza no argumento do autor em querer atribuir a Baer uma espcie de herosmo pela antecedncia dos princpios tcnico-cientcos do cinematgrafo. (N. do T.) Signicado, em lingstica francesa. Tem havido uma certa diculdade na equiparao terminolgica das cincias da linguagem entre uma lngua e outra, caso alis muito comum, porquanto nem sempre h correspondncia idiomtica exata entre os termos tcnicos de uma cincia, e cuja biunivocidade tradutria s alcanada aps longo tempo. Contudo, a tradio editorial das tradues sobre cincias lingsticas tem consagrado a seguinte correspondncia entre esses termos tcnicos, respectivamente em francs, portugus e ingls: Signi = Signicado = Signied; Signiant = Signicante = Signier; Sens = Sentido = Sense; Signication = Signicao = Meaning (ou Signication).

19-48

TEORIA

UEXKLL

DA

UMWELT
DE

THURE

JAKOB VON UEXKLL 19-48

n. 7 | abril 2004

O segundo campo, aquele da teoria da informao ou probabilidade, pareceria de incio no ter nada a ver com o problema do tempo. Em termos reais, contudo, ambos esto intimamente relacionados. Cientistas notveis so da opinio de que as probabilidades devem ser meramente interpretadas em termos de desconhecimento subjetivo. O que os fsicos no podem aceitar sobre essa interpretao no o determinismo que nega o futuro a ser desvendado, mas como escreve Zucker (1974) dois outros pontos:
Em primeiro lugar, a cincia da fsica ao repousar sobre o conceito de probabilidade parece... (na situao atual) lidar com sombras das crenas pessoais dos fsicos, ou seja, dos prprios fsicos e no dos objetos da fsica; em segundo, seramos incapazes se probabilidade apenas signica carncia pessoal de conhecimento de distinguir entre a ignorncia devido carncia de conhecimento e a ignorncia que no pode ser compensada por qualquer conhecimento novo.

galxia
| n. 7 | abril 2004

2.

22

galxia

23

A estrutura do tempo j havia sido delineada na denio de semiose de Leibniz: O signo um elemento percebido do qual um elemento despercebido pode ser deduzido (Nth 1985). Na denio do processo sgnico por Uexkll, a estrutura temporal da semiose se torna evidente: percepo (a recepo e decodicao de signos) denida como um especicador semntico (meaning-specier) com referncia a uma utilizao semntica (meaning-utilization) a ser realizada no futuro. Com ns utilizao semntica, a corretividade da designao semntica (meaning-assignment), e ento o prognstico implicado nisso, testada. Visto que a relao entre sujeito e objeto (como um elemento de referncia da designao semntica e da utilizao semntica) tambm uma relao de signos (ou seja, providos com uma estrutura de tempo), a questo de se essa relao subjetiva ou objetiva no faz sentido. Isso pode apenas estar certo ou errado (para um intrprete). A experincia de tempo, que difere de espcie para espcie, tem uma profunda inuncia sobre a experincia do mundo externo (o automundo3 especco da esAinda h quem traduza Meaning por Signicado, mas o tradutor decidiu aqui respeitar a tradio da terminologia lingstica apresentada acima, bem como traduzir por Semntico(a) o uso de Meaning (Bedeutung) quando adjetivo ou genitivo restritivo. Sempre que parecer necessrio dirimir qualquer dubiedade, o termo original, em ingls por Thure, e em alemo por Jakob, ser apresentado entre parnteses em itlico. (cf. Ducrot, Oswald, Todorov, Tzvetan. Dictionaire encyclopdique des sciences du langage. Paris: Seuil, 1972. pp. 132, 138, 160; Crystal, David. Dictionary of Linguistics and Phonetics. Londres: Blackwell, 1997. pp. 236, 350; Jota, Zlio. Dicionrio de Lingstica. Braslia: INL, 1981. pp. 299-302.) (N. do T.) Automundo, no texto em ingls Self-world. No decorrer do texto o autor s associa a palavra Umwelt (em alemo comum Meio Ambiente) diretamente a um conceito apresentado e volta a utiliz-lo mais uma nica vez na concluso do artigo. Nesse nterim, continua utilizando o termo automundo vrias vezes. A estilstica do texto e a construo de suas frases no so tpicas da lngua inglesa, o que nos faz pensar que o texto em ingls j seja uma traduo do original em alemo feita pelo prprio autor. Da a desconana de que esse termo Self-world tenha sido uma soluo terminolgica sugerida por ele para Umwelt, como tambm assinalado na traduo do texto Jakob von Uexklls Theory of Meaning (Bedeutungslehre) para uma edio especial da revista Semiotica (IASS-AIS), volume 42-1 (1982, edio especial), quando ento o autor ventila uma possvel sinonmia entre tais termos em alemo e ingls (cf. pg 87 daquele volume). O leitor tambm pode acompanhar a suspeita dessa dubiedade, em que ento surge a idia dicotmica, por um lado, de um ambiente [Umgebung] externo ao intrprete e com caractersticas objetivas independentes deste e, por outro lado, um automundo uma construo programtica interna especca de cada espcie de intrprete acerca do que subjetivamente merece ser percebido daquele ambiente externo, segundo as disposies e interesses comportamentais da espcie , o que novamente nos leva a desconar de um sutil intercambiamento entre automundo e Umwelt. Se conrmarmos que assim , ento a histrica diculdade de equiparao terminolgica de Jakob von Uexkll estaria resolvida, graas sugesto do prprio lho e autor deste texto.

pcie). J em 1860, Karl Ernst von Baer descreveu brilhantemente essa observao em sua famosa palestra "Which is the right concept of nature?" (Qual o correto conceito de natureza?). Jakob von Uexkll deniu o termo momento como o intervalo de tempo em que a diferena entre antes e depois no existe ainda, e mediu sua extenso para o homem e para vrias espcies animais: enquanto 1/18 de segundo para o homem, o momento para o caracol quatro vezes maior, e para o peixe-beta trs vezes menor. Disso podemos concluir que no automundo do caracol todos os movimentos ocorrem muito mais rapidamente (sob marcao de lapso temporal) do que para ns, enquanto que no do peixe-beta eles ocorrem muito mais devagar (Uexkll 1936).
O CRCULO FUNCIONAL COMO UM MODELO SGNICO

19-48

TEORIA

UEXKLL

DA

UMWELT

VON

DE

THURE

JAKOB VON UEXKLL 19-48

Um instrumento para o observador de semioses biolgicas A medio do momento torna possvel denir a unidade bsica da durao do processo sgnico em sistemas vivos. Isso importante para a anlise de processos sgnicos em diferentes organismos. O fato de que os signos que os organismos recebem de seu ambiente e do qual seus automundos especcos da espcie so compostos so devido a seus diferentes receptores e efetores (na terminologia de Uexkll rgo perceptivo [Merkorgan, Rezeptor]4 e rgo operacional [Wirkorgan, Effektor]) interpretados de um modo especco da espcie, bem como o fato de que a marcao dos processos sgnicos procede igualmente de um modo especco da espcie, so ambos de fundamental importncia. Eles mostram claramente que armaes que ns como observadores humanos fazemos sobre processos sgnicos que procedem no de ns mesmos, mas de outros seres vivos, so interpretaes de outras interpretaes ou seja, meta-interpretaes. Alm da estrutura temporal dinmica dos processos sgnicos como meio de orientao para organismos em um futuro aberto, Uexkll destacou claramente a metaposio do observador humano. Em ambos esses pontos, sua teoria do signo difere das teorias do signo que se referem aos processos sgnicos humanos sem reetir a respeito do problema do antropomorsmo, e que so baseados em uma
O tradutor resolveu compartilhar tal elucubrao terminolgica hipottica com o leitor a m de convid-lo ao debate de especulaes que so fundamentais para a formulao de conceitos. (N. do T.) O texto em ingls no traz os termos de Jakob, em alemo. Tais termos so um acrscimo nosso a esta edio.

3.

galxia

n. 7 | abril 2004

| n. 7 | abril 2004

galxia

4.

24

25

concepo esttica da estrutura de relaes entre os elementos da semiose (como por exemplo Ogden e Richards [1923], que a descrevem como triangular). Krampen enfatizou o ponto (1990: II.5.4-5) de que a maioria dos modelos semiticos representa relaes de signos como descries de estado. Diferentemente disso, Uexkll descreve as relaes entre os elementos do processo sgnico como um sistema dinmico organizado em forma de crculo. O modelo que ele desenvolveu para tal e descreveu como Crculo Funcional (functional circle [Funktionskreis]) no pretende representar processos sgnicos humanos; mas foi concebido para o observador humano a m de interpretar processos sgnicos em animais. Ele desenvolveu esse modelo durante seus estudos sobre animais, pela perspectiva de observaes empricas. A m de dar prosseguimento a suas reexes sobre o assunto, quero descrever antes um exemplo concreto da orientao de um organismo no curso de um processo sgnico, e assim explicar o modelo do crculo funcional nos termos desse exemplo. O carrapato como intrprete: o crculo funcional Os carrapatos (Ixodinae), pequenos insetos [sic]5 relativos aos acarinos, se xam em organismos de sangue quente para se alimentar. So capazes de viver sem alimento por muitos meses, mas necessitam de sangue para gerar ovos fecundados. Possuem apenas trs receptores (rgos perceptivos), que podem captar trs diferentes signos perceptivos" (perceptual signs [Merkzeichen]): (1) signos olfativos causados pelo cido beta-oxibutrico6, que pode ser encontrado no suor de todos os organismos de sangue quente; (2) signos tteis como o induzido pelo couro peludo dos mamferos e (3) signos temperaturais produzidos pelo calor das reas drmicas lisas. Cada signo se refere a uma resposta especca iniciada pelo signo. Jakob von Uexkll descreve a seqncia e a interao dos trs processos sgnicos como se segue:
O carrapato permanece inerte debaixo da ponta de um galho, no mato. Sua posio permitelhe despencar sobre um mamfero transeunte. No h estmulo de todo ambiente que ele possa
5. (N. do T.) Segundo a taxonomia zoolgica, os carrapatos so aracndeos. Insetos so hexpodes, aracndeos so octpodes, como todo carrapato adulto, alm de outras diferenas. Apenas na fase de larva os carrapatos so hexpodes. Mas, com exceo dos artrpodes aquticos, a cultura popular costuma enquadrar qualquer outro artrpode como inseto, inclusive aranhas, opilies e centopias. (N. do T.) cido butrico, mais conhecido como cido butanico (C4H8O2), responsvel pelo odor da transpirao vencida e pelo cheiro da manteiga estragada (butrico, do grego boutron/ = manteiga).

UEXKLL

receber. Ento se aproxima o mamfero de cujo sangue ele precisa (como alimento) para gerar sua prognie. E agora algo verdadeiramente estupendo acontece: de todos os fatores estimulantes produzidos pelo corpo mamfero apenas trs em uma seqncia especca se tornam estmulos. Fora do mundo superproporcional, o carrapato circundado por trs brilhos estimuladores (signos perceptivos) como sinais luminosos no escuro e servem ao carrapato como faris que infalivelmente o dirigem rumo a sua vtima (1934: 11-12).

19-48

TEORIA

DA

UMWELT

VON

A m de assegurar esse resultado, os trs signos permitem ao carrapato executar trs operaes: o odor do cido butanico induz um impulso nas patas do carrapato que o foram a despencar do galho em que permanecia. Com sorte ele cai sobre a presa, cujo couro peludo produz agora signos tteis que o levam a se desemborcar, enquanto extingue o signo olfativo cido butanico. Assim continua at que a poro nua da pele produza um terceiro signo perceptivo, calor, que ento extingue o signo anterior e provoca uma terceira reao em que o carrapato pica a pele do mamfero com sua probscide.
No h dvida de que esses so reexos que sucessivamente substituem um ao outro e so induzidos por efeitos respectivamente fsicos e qumicos objetivamente mensurveis. Aqueles, contudo, que se contentam com essa armao e acreditam que esta seja a soluo do problema mostram to-s que no viram o problema como todo. O ponto em questo no o estmulo qumico do cido butanico, nem o estmulo mecnico (induzido pelo couro peludo), nem o estmulo temperatural, mas apenas o fato que daquelas centenas de fatores estimulantes produzidos pelo corpo mamfero somente trs deles se tornaram portadores de pistas perceptveis para o carrapato, o que levanta a questo "Por que s esses trs e nenhum outro?" (Uexkll e Kriszat 1934: 11).

DE

THURE

JAKOB VON UEXKLL 19-48

6.

26

galxia

A resposta : por no ser o carrapato um sistema mecnico em que todas as causas fsicas, qumicas e trmicas produzem efeitos respectivos, mas um intrprete que seletivamente (segundo um cdigo inato) interpreta as mudanas fsicas, qumicas e trmicas de seus receptores como signos. Uexkll os chama de signos perceptivos que se referem a (ainda no percebveis) pistas perceptivas de um objeto como uma contrapartida a um comportamento especco. Assim, os trs signos perceptivos estruturam o futuro aberto passo a passo, servindo de certo modo como uma diretriz do comportamento do carrapato. Cada um dos trs processos de interpretao descreve um processo integrado e coerente, um processo sgnico ou semiose, em que o carrapato, como sujeito capaz de operar e perceber, e o mamfero, como objeto acessvel percepo e operao do carrapato, determinam um ao outro (como sujeito e objeto). O objeto envolvido na operao apenas porquanto deve possuir as qualidades necessrias que, por um 27

galxia

n. 7 | abril 2004

| n. 7 | abril 2004

lado, podem servir como portadores de pistas perceptivas e, por outro lado, como portadores de pistas operacionais (Uexkll e Kriszat 1934: 12). Assim, para o sujeito a pista perceptiva (perceptual cue [Merkmal]) caracterizada pelo fato de que pode ser extinta por uma pista operacional (operational cue [Wirkmal]). Para descrever as operaes do processo sgnico como um todo em um modelo, Uexkll concebeu o crculo funcional. Nesse ponto o sujeito um intrprete que recebe sinais do seu ambiente por meio de rgos perceptivos (receptores). Segundo a espcie biolgica do intrprete (pssaro, peixe, mamfero, carrapato etc.) e dependendo de sua disposio individual, que serve como um interpretante (fome, sede, estimulao sexual etc. = necessidade, apetite ou disposio comportamental segundo Morris 1938), os sinais ganham uma signicao ao ser signo. De modo a designar uma signicao, o sinal codicado como um signo perceptivo que como um ser capaz de perceber indica um objeto (comida, presa, parceiro sexual etc.) ainda no percebido ou uma de suas vrias qualidades que servem como um ponto de referncia apto pista operacional de um comportamento adequado. Falando metaforicamente, cada sujeito animal agarra seu objeto com duas mandbulas de torqueses uma mandbula perceptiva e outra operacional. Com a primeira mandbula ele concede ao objeto uma pista perceptiva e com a segunda, uma pista operacional. Assim, propriedades particulares do objeto se tornam portadoras de pistas perceptivas, j outras se tornam portadoras de pistas operacionais. Visto que todas as propriedades de um objeto esto bem ligadas por meio da estrutura do objeto, as propriedades representadas pela pista operacional devem exercer sua inuncia por meio do objeto sobre as propriedades que carregam a pista perceptiva, bem como modicar a pista perceptiva em si. Isso mais bem descrito dessa forma: a pista operacional extingue a pista perceptiva (Uexkll e Kriszat 1934: 10). O objeto tal como o percebemos, com todas as suas qualidades variadas e objetivamente determinveis, surge no processo sgnico, que representado pelo crculo funcional, apenas como uma estrutura conectora objetiva" (objective connecting structure [Gegengefge]) (ou seja, como um elo entre a pista operacional e a perceptiva), e mesmo esse elo ocorre no processo sgnico apenas como a inuncia da pista operacional sobre a pista perceptiva.

19-48

TEORIA

UEXKLL

DA

UMWELT

VON

DE

THURE

JAKOB VON UEXKLL 19-48

Figura 1. O crculo funcional

Ainda podemos encontrar no modelo todos os elementos que esto envolvidos em um processo sgnico e cujo sistema de interaes constitui a unidade da semiose. O modelo descreve as funes desempenhadas por um organismo sendo um sujeito (= intrprete), por sinais ambientais sendo signos (= interpretandia), e por condies biolgicas do organismo sendo uma disposio comportamental (= interpretante). Somos confrontados com um resultado surpreendente quando tentamos identicar o objeto (= interpretatum) com os conceitos sgnicos tericos j conhecidos: para o intrprete, o carrapato em nosso exemplo, tal objeto denitivamente no existe. Seu objeto semitico difere fundamentalmente dos objetos estticos que ns como seres observadores podemos perceber. Para o observador humano de nosso exemplo, o mamfero que passeia pelo local do carrapato sobre a rvore permanece um objeto constante, com aparncia espao-temporal idntica, durante todo o processo de observao. Em contraste a isso, para o carrapato o objeto semitico tem uma estrutura temporal no curso do qual seu aparecimento espacial submetido a uma mudana radical: ele aparece e desaparece enquanto interage com o sujeito segundo um programa xo, quase do mesmo modo que na descrio de Piaget sobre o esquema das respostas circulares sensrio-motoras (1936). Em nosso exemplo, o objeto aparece primeiramente como uma nuvem de 29

galxia

n. 7 | abril 2004

| n. 7 | abril 2004

28

galxia

cheiro. A nuvem de cheiro desaparece no momento em que o objeto transformado em uma oresta de obstculos que (como o couro peludo) bloqueia o caminho do carrapato para a fonte de calor. To logo o carrapato alcana a fonte de calor, as propriedades tteis desaparecem novamente e o objeto se transforma em um ponto de torneira quente. Contudo, a diculdade em identicar o objeto de uma biossemiose em termos das expectativas inerentes semitica dos processos sgnicos humanos tambm pode ser proveitosa. Ela chama ateno a um fato que facilmente negligenciado em conceitos semiticos: o objeto, que denido como um signicante (signicatum), existe to-s na mente humana como um todo coerente denvel distintamente em espao e tempo ou seja, uma abstrao. Na experincia imediata do homem, tambm primariamente um objeto semitico que como um programa de interao dene o processo em que a abertura do futuro diminui gradualmente, quando a probabilidade do prognstico inerente ao programa aumenta progressivamente. Abertura e probabilidade no so subjetivas nem objetivas, mas sempre ambas em uma relao recproca. Contexto e cdigo A despeito dos trs termos da trade de Peirce signo, interpretante e objeto signicado e um quarto representando o intrprete7 que est mudando, dois outros termos importantes podem ser extrados do exemplo: o cdigo e o contexto, com este ltimo se submetendo a uma modicao essencial. O cdigo de um carrapato pode ser descrito como um sistema de trs signos, sendo cada signo composto da sensao de um receptor (um signo olfativo, um ttil e um perceptivo termo-sensvel) e as respostas comportamentais correspondentes, os signos operacionais (operational signs [Wirkzeichen]), no decorrer do qual o objeto semitico formado, transformado e desaparece novamente. Exatamente como os signos do cdigo Morse esto para os signos do alfabeto, os signos do cdigo do carrapato correspondem a certos processos qumicos, fsicos e trmicos do ambiente (cido butanico, a oposio de obstculos e a radiao do calor). Os ltimos trs processos so tambm descritos como sinais. Uexkll denomina-os
7. (N. do. T) Na semitica peirceana, o intrprete no congura um quarto elemento distinto do interpretante, como parece sugerir o autor. O intrprete, em Peirce, parte do interpretante caractere terceiro da semiose dinmico, ou ainda, uma entre muitas instncias particulares de interpretante dinmico possvel para tal signo. Assim, o interpretante est aqum e alm do intrprete, e contm este como elemento de seu processo total.

portadores sgnicos (sign-carriers [Zeichentrger]) ou portadores semnticos (meaning-carriers [Bedeutungstrger]). Cada componente de um objeto orgnico ou inorgnico vai se tornando no momento em que entra no estgio de vida de um sujeito animal que assume o papel de um portador semntico como um, podemos dizer, complemento no corpo do sujeito que serve de usurio semntico (meaning-utilizer [Bedeutungsverwerter]) (Uexkll 1982: 30). Alm do cdigo, que representa o repertrio dos signos disponveis, podemos encontrar uma seqncia xa por que os diferentes signos so encadeados. Para que a semiose seja induzida e prossiga, essencial que a seqncia permanea inalterada. Isso quer dizer que os signos devem ser arrumados em termos de um texto a m de se tornarem signos para o carrapato denitivamente. Apenas aps o odor do cido butanico ser percebido e respondido pela despencada do carrapato do galho que os signos tteis podem ser percebidos e respondidos por seu desemborcamento etc. Tal seqncia representa ento um programa que signos, como os tons individuais de uma melodia, devem seguir a m de serem reconhecidos como tais em outras palavras, apenas por meio desse programa que um sentido (sense [Richtung]) total pode ser concedido s signicaes (meanings [Bedeutungen]) individuais. Essa estrutura de inter-relaes descrita com freqncia como um contexto. Contudo, til guardar esse termo para um sistema diferente de relaes. Aquele ento que se refere totalidade das ocorrncias ambientais em que o texto est embutido e do qual recebe a matria-prima de sinais e portadores sgnicos que, aps terem recebido uma signicao, so traduzidos em signos individuais. Em nosso exemplo o texto do carrapato est relacionado com o contexto de certas ocorrncias na natureza circundante: o signo perceptivo odor da presa como o sinal codicado cido butanico relacionado com o contexto do surgimento de um mamfero; o signo perceptivo resistncia ttil se refere aos obstculos de seu couro peludo; e o signo perceptivo aquecido, que introduz o verso nal da melodia do carrapato ou a frase nal de seu texto, corresponde poro nua da pele servindo de torneira de sangue nesse contexto ambiental. O texto (a melodia ou programa) da melodia do carrapato mostra-nos o universo subjetivo do carrapato, em que o mamfero aparece como objeto semitico composto de trs processos sgnicos sucessivos. O contexto que deve ser produzido pelo ambiente para o texto a ser recitado ou a melodia a ser tocada representa a contrapartida objetiva ao universo subjetivo do carrapato, ou o que o observador humano pode identicar como uma contrapartida em seu ambiente humano. Esse contexto corresponde ao que descrevemos como um nicho. Por um nicho entende31

19-48

TEORIA

UEXKLL

DA

UMWELT

VON

DE

THURE

JAKOB VON UEXKLL 19-48

galxia

n. 7 | abril 2004

| n. 7 | abril 2004

30

galxia

UEXKLL

mos uma seo da natureza que fornece os recursos essenciais para que um ser vivo ou uma espcie sobreviva e se reproduza e em que os perigos so mantidos dentro de limites tolerveis. Os tipos de recursos e perigos que permitem a uma seo ambiental tornar-se nicho dependem do ser vivo individual ou de sua espcie.
AUTONOMIA, EGO, E O TERMO SUJEITO

Enfatizar o fato de que os sistemas vivos surgem como intrpretes que respondem a signos e que no esto, ao contrrio dos mecanismos, sujeitos aos efeitos de foras, reala a diferena entre fenmenos orgnicos e inorgnicos: no mundo inorgnico, modicaes que observamos sobre um objeto podem ser atribudas a causas que agem do exterior sobre ele. Para os seres vivos, contudo, efeitos externos s so importantes se como estmulos encontram uma disposio receptividade (ou seja, se esto convertidos em signos). No primeiro caso estamos falando de heteronomia para denotar que a regulao do comportamento do objeto inanimado est sujeito a foras externas. No segundo caso o termo autonomia aplicado para enfatizar o fato de que a lei de atividade deve ser buscada no organismo em si. Uexkll sublinhou o fato de que mesmo a clula, com sua estrutura simples, responde de um modo muito mais autnomo que heternomo, ao que ele se referiu como as ego-qualidades da clula. Assim ele explicou o fenmeno que em cincia moderna descrito como a capacidade de os sistemas vivos em distinguir entre o ego (self) e o no-ego (non-self) ou, em outras palavras, a responder qualidade do no-ego de um modo autopreservativo (self-preserving). Visto pelo ponto de vista semitico, isso signica que os sistemas vivos no s possuem cdigos especcos da espcie, mas tambm que usam seus subcdigos (servindo ao propsito de interagir com diferentes objetos de seu ambiente, tais como presa, inimigo ou parceiro sexual) de um modo especco ou seja, segundo a disposio comportamental especca do sistema. Para os sistemas vivos, mesmo para uma nica clula, o cdigo especco do sistema tem, portanto, o efeito de um programa privado. Os receptores servem como codicadores para a recepo individual do sistema ou seja, eles ligam sinais a signicaes que correspondem s condies especcas (disposies comportamentais) do sistema. Em outras palavras, os signos recebidos por sistemas vivos so, de certo modo, mensagens privadas que s podem ser compreendidas pelo recipiente. Clulas do mesmo tipo ou organismo tm conseqentemente, por assim dizer, uma competncia individual e uma nacional. Assim todas as clulas imunolgicas so capazes de identicar clulas estranhas que entram no organismo como 32

estrangeiras. O tipo de reao s clulas estranhas, contudo, depende da disposio comportamental individual (privada) de cada clula. A incrvel variedade de anticorpos, com suas funes altamente diferenciadas, e a capacidade de interao entre vrias clulas so evidncia da competncia sgnica individual de cada clula que vai sendo adquirida no decorrer de sua prpria maturao. Isso de importncia tanto terica quanto prtica: a importncia prtica emerge da observao que tanto a competncia sgnica nacional (homognea em nvel de tipo de clula) quanto a individual (variavelmente diferenciada) so pr-requisitos essenciais para o desenvolvimento de organismos multicelulares com rgos diferenciados por funo. Clulas nervosas e imunolgicas, por exemplo, devem como qualquer outra clula de um rgo de um organismo responder segundo suas funes individuais (como uma clula retiniana, um leuccito-T, ou uma clula do msculo cardaco etc.) e disposio individual, bem como segundo seu tipo especco (clulas nervosas, imunolgicas, musculares). A importncia terica mostrada pelo fato de que as descries de todos os processos sgnicos em que o observador no o intrprete original (falando estritamente, se refere a tudo exceto suas prprias interpretaes) so interpretaes de interpretaes ou, como tenho colocado, meta-interpretaes. Esse ponto descreve um problema primordial em biossemitica, do qual voltarei a falar mais adiante no texto.
TEXTOS BIOLGICOS ESCREVEM A SI MESMOS

19-48

TEORIA

DA

UMWELT

VON

DE

THURE

JAKOB VON UEXKLL 19-48

Os termos da semitica so emprestados da lingstica. Somos ento levados a crer que eles so forjados pelo autor que seleciona os signos, escreve os textos e observa o contexto. Contudo, signos e textos biolgicos escrevem-se a si mesmos e estabelecem suas prprias relaes com o contexto do ambiente circundante. A vida uma maneira de os signos produzirem um outro signo (Sebeok 1979). Uexkll fala de planos que se materializam com o desenvolvimento dos organismos, de melodias que direcionam o intercmbio de signos entre sistemas vivos na forma de duetos ou corais, e de contagens que o biossemioticista deve encontrar e registrar. Para ilustrar a diferena entre as condies humanas e biolgicas, por exemplo, ele compara a aranha, que constri sua teia de modo a se ajustar ao corpo da presa, a um alfaiate, que tira as medidas de seu cliente e as transfere a um pedao de papel servindo de padro para seu trabalho sob medida de recortar o tecido e costurar as partes num todo. O terno completo representa assim se realmente feito sob medida uma cpia perfeita do corpo do cliente. 33

galxia

n. 7 | abril 2004

| n. 7 | abril 2004

galxia

19-48

Em contraste com isso,


a alfaiate aranha, sendo capaz de conceber uma cpia perfeita da mosca, no conta com nenhum apoio que est disposio do alfaiate humano. No pode nem mesmo tirar suas prprias medidas denindo o tamanho de um corpo cujo formato completamente diferente do da mosca. E ainda capaz de correlacionar o tamanho das malhas com o tamanho do corpo da mosca. Ela ajusta a fora elstica dos os trelados por ela fora ativa do corpo da mosca em vo. (...) A coisa mais estupenda de tudo isso, contudo, o fato de que a aranha entrelaa sua teia mesmo sem jamais ter visto o corpo de uma mosca antes (Uexkll 1940; Uexkll 1982: 42).

Uexkll comparou o procedimento metdico da aranha entrelaando sua teia com o processo sistemtico da formao germinal, que em todos os animais multicelulares comea com os trs compassos de uma simples melodia: mrula, blstula e gstrula, e assim destaca que a seqncia do desenvolvimento morfogentico implica uma contagem que, embora no perceptvel pelos sentidos, determinam percepo sensual. O termo contagem usado para se referir a uma regra que rege o processo de composio de texto de letras ou uma melodia de tons. Contagens tais como essas direcionam qualquer ser humano que compe um texto ou as notas de uma melodia sendo composta. As contagens que aqui determinam a seqncia perceptvel das letras ou notas no podem ser percebidas enquanto direcionamos nossa ateno s letras ou notas individuais apenas. Contudo, no momento em que entendemos as letras como elementos de palavras e frases, podemos facilmente ler a signicao de um texto ou podemos, tratando-se de notas, ouvir a melodia como uma unidade. Aqui a contagem tem sido concebida por seres humanos e a tcnica de registr-la no papel tem sido aprendida e praticada; o texto transporta sua signicao em um idioma que nos familiar. As contagens para o projeto da teia de aranha bem como os arranjos e rearranjos de um organismo, contudo, no foram concebidos por seres humanos, nem tcnica humana alguma contribui para sua realizao. Em ambos os casos, estamos preocupados com textos cuja signicao como aquela de uma escrita desconhecida deciframos quando compreendemos a teia ou o organismo como uma unidade. Termos tais como plano, melodia e contagem sugerem a si mesmos mais uma vez quando queremos decifrar o intercmbio de informaes entre os elementos dos quais uma clula composta e que regulam seus processos metablicos, e quando somos ensinados que os signos do cdigo genticos so arrumados da mesmssima maneira que as palavras e frases de um texto. Levando portanto em considerao que os signos enleirados em uma cadeia de DNA so rearranjados e 34

recombinados no decorrer do desenvolvimento de uma clula, temos a impresso de estar em uma posio que nos permite observar textos biolgicos escrevendose e reescrevendo-se durante o processo de organizao segundo a contagem para compor um sistema vivo. Os misteriosos processos descritos por tais termos como plano, melodia e contagem no perdem nada de seu carter misterioso; contudo, eles se tornaro mais familiares a ns se mantivermos em mente que eles se referem a estruturas de organizao subjacentes a sistemas. A teoria dos sistemas nos mostra que no momento em que os elementos so integrados em um sistema, surgem novas qualidades que so desconhecidas no nvel de seus elementos. Desse abrupto e imprevisvel surgimento de novas qualidades o termo emergncia foi consagrado (Sperry 1980; Popper 1982; Medawar e Medawar 1977). Planos, melodias e contagens descrevem estruturas de organizao para elementos em um sistema.
AMBIENTE E TEGUMENTO HABITVEL CRCULO FUNCIONAL E SISTEMA RETROATIVO

A TEORIA

UEXKLL

DA

UMWELT

VON

DE

THURE

JAKOB VON UEXKLL 19-48

O crculo funcional pode ser descrito como um modelo para a contagem segundo o qual os animais integram seus automundos compostos de sinais e portadores sgnicos, recebidos de seu ambiente (environment [Umgebung]), com os sistemas em que seus organismos funcionam como subsistemas. A melodia da contagem do crculo funcional tem quatro compassos: signo perceptivo, pista perceptiva, signo operacional e pista operacional. Assim um novo verso comea com um novo signo perceptivo continuando a melodia (ou o texto) com os mesmos quatro compassos. Tratando-se da pista perceptiva, uma seo do ambiente incorporada no sistema como um objeto (semitico) assimilado, como Piaget formulou. A pista operacional est encarregada de utiliz-lo segundo a signicao que ele tem para o sistema, assim de certo modo digerindo-o e descarregando-o novamente. Desse modo, a biossemiose pode ser descrita em termos do metabolismo de uma segunda pele envolvendo o organismo de um animal como uma slida, ainda que invisvel para o observador, camada ambiental. Uma funo essencial dessa segunda pele construir um espao de orientao para o comportamento motor do animal que o habilite a se mover continuamente em busca da presa, a fugir do perigo etc. Nesse sentido, os rgos perceptivos dos animais devem projetar pistas perceptivas indicando objetos do ambiente que, dessa maneira, ganham signicado de modo que podem ser identicados pelas pistas operacionais medida que ocorrem ao caar a presa, a se esquivar dos inimigos, a se alimentar etc. 35

galxia

n. 7 | abril 2004

| n. 7 | abril 2004

galxia

Os vegetais, que no possuem nenhum rgo operacional capaz de mov-los de um lugar para outro, e que no esto portanto nem aptos a abordar objetos nem a fugir deles, no constroem automundos. Eles to-somente formam tegumentos habitveis (dwelling-integument [Wohnhlle]) produzidos pelos receptores da superfcie celular de sua camada envoltria. Aqui os signos perceptivos e os signos operacionais, que no possuem qualidades espaciais de pistas perceptivas e pistas operacionais, se mostram sucientes. O modelo para esses processos sgnicos tossemiticos no , por conseguinte, o crculo funcional, que descreve a semiose com pistas perceptivas e operacionais para objetos, mas sim o sistema retroativo (feedback system). Trata-se de descrever um processo sgnico em que os signos perceptivos so codicados por um receptor (o sensor do sistema ciberntico) e os signos operacionais, mediante a atividade de um efetor (o dispositivo regulador do sistema ciberntico), ajustam o valor real de um sistema varivel (o tegumento habitvel de um vegetal ou clula) de modo a faz-lo concordar com o valor referencial requerido. Podemos alcanar uma introviso (insight) mais profunda sobre as condies vivas intrnsecas dos vegetais se nos imaginarmos como cegos, surdos e completamente paralisados. Em um estado como esse, dependeramos exclusivamente dos sinais sensoriais de nossa pele. Nesse ponto de vista, nossa pele de fato serve ao propsito de um tegumento habitvel ao redor do qual nossos olhos e ouvidos e o movimento de nossos membros com suas reas tteis compem a segunda pele de uma camada envoltria slida, embora invisvel ao observador externo. Jakob von Uexkll descreve isso da seguinte maneira:
Cada ser humano, dando uma olhada ao redor de um campo aberto, permanece no meio de uma ilha redonda com a esfera celestial azul acima. Esse o mundo concreto em que o homem est destinado a viver e que contm tudo que ele capaz de ver com seus olhos. Esses objetos visveis esto dispostos segundo a importncia que tm para sua vida. Tudo que est perto e pode ter efeito sobre o ser humano est presente em tamanho natural. Todos os objetos distantes e portanto inofensivos so pequenos. Os movimentos de objetos distantes podem continuar invisveis para ele, enquanto ele est atento aos que lhe so prximos... Objetos que o abordam invisivelmente, pois que esto encobertos por outros objetos, produzem barulhos, ou um cheiro, que podem ser notados por seus ouvidos e nariz respectivamente, quando enm esto bem prximos por meio de seu sentido de toque. O ambiente prximo caracterizado por um muro protetor de sentidos que se torna cada vez mais denso. Os sentidos do toque, do cheiro, da escuta e da viso revestem o ser humano como quatro camadas de um manto que se torna cada vez mais nos em direo ao exterior (Uexkll 1936).

Visto sob a luz da biossemitica, nosso corpo como um organismo, sua pele como o tegumento habitvel e nosso universo subjetivo se apresentam como estruturas dinmicas de tempo ou, em outras palavras, como textos que tm escrito e reescrito a si mesmos. Por perspectiva, mesmo um ser humano, de fato, cada um de ns se apresenta como um texto que tem escrito a si mesmo e que se manter escrevendo pelo resto da vida. Uma idia como essa parece ser inicialmente fabricada e muito estranha para ns. Contudo, ela reete algo que aparentemente experienciamos de modo inconsciente; como um processo, em certa medida similar a falar ou escrever um longo texto, em que ns que somos os verbos, substantivos e predicados reunidos em uma contnua corrente de novas frases. Sebeok (1985) escreveu que Ulysses S. Grant, o dcimo-oitavo presidente do Estados Unidos, aps longa e dolorosa enfermidade e ao mesmo tempo privado de falar para sempre, redigiu a seguinte frase para seu mdico pouco antes de sua morte: Acho que sou um verbo em vez de um pronome pessoal. Um verbo algo que signica ser, fazer ou sofrer. Eu signico todos os trs.
OBSERVAES CONCLUSIVAS

19-48

TEORIA

UEXKLL

DA

UMWELT

VON

DE

THURE

JAKOB VON UEXKLL 19-48

Biossemitica como uma teoria da traduo Para Uexkll, um problema primordial da biossemitica a questo de como o observador humano (com seu sistema sgnico inescapavelmente antropossemitico) pode reconhecer, decodicar e representar processos sgnicos dos seres vivos que observa sem distorc-los. Isso basicamente um problema de traduo, mas de um tipo especco. Jakobson descreveu trs tipos de traduo: (1) tradues de signos em outros signos de uma mesma lngua, a qual se refere como traduo intralingstica ou parfrase; (2) tradues entre lnguas diferentes, que ele chamou de traduo interlingstica ou traduo no sentido estrito da palavra e (3) tradues para um sistema sgnico no-verbal, que ele descreve como traduo intersemitica ou transmutao (Krampen et al.1981: 349-350). A traduo de um poema em uma melodia, por exemplo, seria uma transmutao, embora continue dentro do escopo dos sistemas sgnicos antropossemiticos. Em biossemitica, contudo, estamos preocupados com tradues de sistemas sgnicos zoo- ou tossemiticos no-humanos no sistema sgnico humano de uma lngua especca; em outras palavras, estamos preocupados com as transmutaes na direo contrria e de uma outra dimenso. 37

galxia

n. 7 | abril 2004

| n. 7 | abril 2004

36

galxia

Antes de entrar na discusso sobre os problemas ligados a esse tipo de traduo, todavia, deve ser respondida a pergunta de se processos sgnicos em animais e vegetais so como defendido por Uexkll realmente questo primordial. Muitos bilogos so, decerto, da opinio de que todas as atividades observadas em animais e vegetais podem, no nal das contas, ser explicadas como sendo mecanicamente determinadas reunidos em um sistema mais engenhoso e complexo do que, por exemplo, os movimentos das nuvens ou os galhos de uma rvore pelo vento, de fato, mas em princpio pertencendo mesma categoria. Eles tambm assinalam que a natureza de uma explicao cientca de estruturas como essas implica que seus mecanismos causais tm sido revelados. Em seus olhos, os processos sgnicos so a melhor metfora para ocultar nossa ignorncia sobre as verdadeiras relaes. A refutao do argumento positivista Uexkll mostrou que esse argumento positivista resultado de dois equvocos. O primeiro equvoco se refere premissa infundada de que a fsica e a qumica revelariam a realidade (um mundo de coisas-em-si, de acordo com Kant) independente do observador humano. Na realidade, contudo, os defensores desse argumento esto preocupados com interpretaes de processos naturais a propsito dos quais as intenes e conceitos humanos so projetados sobre a natureza. As cincias exatas lidam com processos sgnicos mediante os quais interpretamos a natureza de um especco e bastante limitado ponto de vista. O segundo equvoco a suposio de que as interpretaes fsicas e qumicas dos processos em sistemas vivos e as interpretaes sgnicas tericas seriam mutuamente excludentes. Na verdade, elas no so alternativas, mas as duas abordagens complementam uma a outra de maneira indispensvel: a explicao dos processos fsicos e qumicos que estimulam os receptores de um sistema vivo um pr-requisito para identicar os estmulos, sinais, ou portadores sgnicos (materiais) que so codicados como signos pelos sistemas vivos. Agora quero discutir detalhadamente ambas as refutaes do argumento positivista no que se referem validade de uma abordagem biossemitica: (1) A primeira proposio de Uexkll de acordo com as verdades fundamentais da fsica moderna (Einstein, Bohr, Heisenberg etc.) destacou o fato de que as cincias naturais nunca esto, em realidade, preocupadas com os objetos de seus conceitos, mas sempre to-s com seus conceitos de objetos. A realidade objetiva das cincias naturais uma construo de nossa mente, e todas as metforas sobre as quais podemos esboar para a interpretao dos estmulos so derradeiramente 38

derivadas da experincia humana de nosso prprio eu. Isso tambm se refere ao conceito de causalidade, visto que relaes causais como j foram salientadas por Hume no podem ser diretamente observadas na natureza (Speamann e Lw 1981). foroso portanto examinar a estratgia por meio da qual a mente humana constri um mundo exterior objetivo de relaes causais-mecnicas. Essa investigao mostra que a estratgia de nossa mente composta de processos sgnicos, embora Peirce estabelea uma distino fundamental entre processos mecnicos (nos termos em que os fenmenos so descritos nas cincias naturais) e signos. Segundo Peirce, processos sgnicos so denidos por trs elementos (o signo, o signicatum e o interpretante), enquanto processos mecnicos (operaes de fora bruta) so determinados por dois elementos apenas (causa e efeito). Assim, argumenta ele, os trs elementos de signos nunca podem ser reduzidos a dois apenas (Krampen 1989). Essa aparente contradio pode ser resolvida ao examinar a estratgia que nossa mente emprega para compor um mundo exterior objetivo com a estrutura causal-mecnica. Uma investigao tal como essa pode se basear na observao de que os processos fsicos e qumicos podem ser manipulados apenas (!) por processos do mesmo tipo. O termo manipular derivado da palavra latina para mo, manus, signicando originalmente tratar algo com as mos de modo a servir ao propsito de algum. Tem sua origem na experincia fundamental do homem, cuja mo seu rgo preferido para manejar objetos. Partindo desse sentido literal, a palavra indica que as frmulas fsicas e qumicas, bem como o corpo gigante dos princpios formados pelas cincias exatas, explicam a natureza por nossas mos para manej-la. Essas interpretaes possibilitam-nos chegar aos resultados que ns desejamos e prever aqueles efeitos que so indesejados. Causas mecnicas so, no m das contas, metforas para o poder formativo da mo humana. Em termos sgnicos tericos, essa concluso signica que processos mecnicos so interpretaes de fenmenos em que no dois elementos (causa e efeito), mas, como em um processo sgnico real, trs elementos so usados: causa como signo, efeito como signicatum, e o repertrio de manipulaes humanas derradeiramente, o movimento de msculos como interpretante. Com referncia ao problema da relao entre o observador humano e o sistema vivo observado, essa linha de raciocnio implica que as causas fsicas e qumicas que estimulam ou modicam as reaes de organismos so signos de efeitos fsicos e qumicos sobre seus receptores, em que estimulam os efeitos de manipulaes humanas ou podem ser estimulados pelas manipulaes humanas tramadas para corresponder aos propsitos. 39

19-48

TEORIA

UEXKLL

DA

UMWELT

VON

DE

THURE

JAKOB VON UEXKLL 19-48

galxia

n. 7 | abril 2004

| n. 7 | abril 2004

galxia

(2) A segunda tese contra o argumento positivista, como expresso por Uexkll na citao acima, descreve o fato de que a estimulao de reaes de um organismo pode sempre ser explicado por causas fsicas e qumicas. Aqueles, contudo, que consideram que isso prova suciente, ele acrescenta, e acreditam ter resolvido o problema dessa forma, mostram to-s que no compreenderam o problema denitivamente. O problema real como ele o observou , por um lado, a pergunta sobre como explicar que daqueles incontveis processos fsicos e qumicos no ambiente do organismo s aqueles e somente aqueles assumiram a qualidade de causas que induzem processos comportamentais, e por outro lado, a observao de que o comportamento estimulado no pode de fato ser interpretado simplesmente como um efeito passivo da causa que o induziu. O problema portanto no a explicao mecnica dos processos sgnicos tericos, mas a explicao sgnica terica de nossas interpretaes mecanicistas. Trs tipos de semiose O problema em encontrar essa explicao pode ser resolvido quando lembramos o fato de que h trs tipos distintos de semiose (Bttner 1980; Frank 1964; Nth 1985), caracterizados pelos diferentes papis de transmissor e recipiente8 no processo semitico e que, portanto, preenchem diferentes funes. (1) Semioses da informao. Nesses casos o ambiente inanimado desempenha o papel de quase-transmissor. Esse contexto ambiental no est envolvido em nenhuma funo semitica, que inteiramente preenchida pelo recipiente. O recipiente designa uma signicao aos sinais recebidos (portadores sgnicos ou semnticos), como por exemplo aquela de um territrio, uma via de fuga, um canal ou no caso do observador humano de causas mecnicas, que podem ser estimulados mediante manipulaes.

THURE

(2) Semioses da sintomatizao. Aqui o transmissor um ser vivo que transmite sinais por meio de seu comportamento ou sua disposio sem direcion-los rumo ao recipiente esperado para responder. Refere-se a este tipo de signos como sintomas. Eles do ao experiente observador indicaes do estado ou condio do ser vivo que emite os sinais. Eles so de importncia central na cincia mdica (Thure von Uexkll 1984). Aqui, tambm, o recipiente sozinho que preenche a funo de interpretao. G.H. Mead (1968) batizou os signos desse tipo como gestos tolos, e destacou que eles no so capazes de organizar nenhuma atividade grupal, mas to-somente estgios preliminares delas. (3) Semioses de comunicao. apenas esse tipo que permite ao transmissor e ao recipiente compartilhar suas funes semiticas, em que ambos so tambm recipientes de informao sobre o interpretante, que atribui a signicao intencionada pelo transmissor aos signos transmitidos. Mead (1968) batizou-os de gestos inteligentes e declarou que eles so um pr-requisito para, e a base de, todas as atividades grupais. Essa anlise comparativa mostra que as interpretaes causais-mecnicas por que o observador identica as causas responsveis pela estimulao de reaes em sistemas vivos so semioses de informao. Elas interpretam sees do ambiente do ser vivo observado como movimentos que estimulam manipulaes e o que mais importante podem ser estimulados por manipulaes, que por sua vez como evidncia de que a interpretao est correta produzem novamente a reao observada de um animal. Ademais, a anlise mostra que a identicao das causas fsicas e qumicas pode to-s ser o primeiro passo na investigao do processo biossemitico; esse primeiro passo, contudo, essencial para o ulterior desenvolvimento da interpretao. O prximo passo uma semiose de sintomatizao que interpreta o comportamento ou a disposio do ser vivo observado como um sintoma de uma necessidade biolgica (fome, construo do ninho, fuga etc.). A necessidade corresponde ao interpretante, que em biossemitica designa uma signicao a um sinal fsico ou qumico (de acordo com a necessidade) e dessa forma converte o sinal em signo. Em conexo com o exemplo do carrapato, a identicao da frmula qumica para o cido beta-oxibutanico fornece-nos a chave para a sntese em laboratrio, assim tornando disponvel os meios necessrios para manipulaes que podem estimular o efeito da substncia qumica sobre o carrapato. Esse procedimento corresponde ao primeiro passo da anlise biossemitica, que torna possvel iden41

19-48

TEORIA

UEXKLL

DA

UMWELT

VON

DE JAKOB VON UEXKLL 19-48

galxia

8.

(N. do T.) Poderiam muito bem ser emissor e receptor, mas o autor usa os termos Transmitter e Recipient, em vez dos famigerados Sender e Receiver, ou Addresser e Addressee, muito comuns nos textos de comunicao social. Portanto, o tradutor preferiu, por cautela, usar os termos literais menos familiares e simpticos de Transmissor e Recipiente, por julgar haver algo diferente na inteno do texto, cujos argumentos so de natureza oriunda das cincias biolgicas, e no das cincias sociais. O autor s usa o termo Receptor para se referir aos rgos perceptivos, em contraposio a Efetor (Effector) para os rgos operacionais, dos sistemas vivos. Da a suspeita de que paira nas entrelinhas do texto alguma sutileza semntica diversa, para que o autor tenha elegido os termos incomuns, mesmo em lngua inglesa, de transmissor e recipiente.

n. 7 | abril 2004

| n. 7 | abril 2004

40

galxia

ticar o sinal ou portador material de uma signicao (mensagem). O segundo passo a interpretao do comportamento ou a disposio do carrapato como um sintoma da falta de alimento. Esse passo fornece ao observador a informao sobre o interpretante que na semiose do carrapato atribui a signicao de um signo ao cheiro do cido butanico, que se refere fonte de alimento (como um objeto signicado ou signicatum). A semiose da informao e a semiose da sintomatizao so dois passos indispensveis e complementares em cada biossemiose. Elas permitem que o observador reconstrua o processo sgnico dos seres vivos observados por ele. Essa reconstruo, contudo, apenas lhe fornece a estrutura exterior e no a interior da biossemiose. Jakob von Uexkll enfatizou esse aspecto inmeras vezes. A anlise da semiose do carrapato fornece ao observador o fato de que o carrapato tem um receptor de cido butanico, mas no oferece nenhuma informao sobre o que o carrapato cheira com isso. De fato, mesmo a descrio desse processo de recepo como cheiroso , estritamente falando, um antropomorsmo inaceitvel, pois as qualidades interiores de sensaes de outro ser vivo permanecem inacessveis a ns.
A existncia de qualidades subjetivas tambm pode ser alegada com referncia s clulas sensoriais de animais no momento em que sabemos que elas respondem aos estmulos sensitivos em outras palavras que elas percebem do mesmo modo que ns. (...) [Mas] nesse caso no sabemos a signicao das qualidades subjetivas. A signicao das qualidades subjetivas das clulas sensoriais s est acessvel a ns se ns mesmos formos o sujeito perceptivo (Uexkll 1928: 45)

UEXKLL

fsicos e qumicos, que so diretamente acessveis ao observador, so representados pela estrutura conectora objetiva. A estrutura conectora objetiva continua do lado de fora do automundo subjetivo do ser vivo observado, e est envolvida em seu processo sgnico apenas como uma interveno indutora para seu signo perceptivo e como um elemento de ligao com seu signo operacional. Interior e exterior como categorias semiticas Krampen (1989) tem delineado um esquema que, como meio de investigao, possibilita comparar as vrias teorias dando uma denio do processo sgnico (semiose). O esquema se baseia na experincia de que o observador de um processo sgnico pode apenas observar o canal em que os sinais so transmitidos, os receptores do recipiente, seu organismo e sua reao. Tudo que procede no recipiente no nterim da recepo do sinal e da reao permanece invisvel para o observador. Sob a luz dessas observaes, pode-se dizer que o recipiente (ou seu organismo) se apresenta ao observador sob a aparncia de uma caixa-preta sobre o processo interior da qual ele pode apenas especular. Todas as descries de processos que acontecem no mundo ntimo do recipiente e explicam a resposta especca do recipiente a um certo sinal so construes que o observador resultando de sua experincia mesma como um recipiente de signos de seu prprio mundo ntimo projeta naquele organismo receptor de sinais que observado. Considerando tais condies, o esquema pode ajudar tambm a pr em perspectiva o problema que temos de levar em conta quando comparamos processos sgnicos humanos (antropossemiticos) com animais e vegetais (zoo- e tossemiticos). Um desses problemas em particular a pergunta sobre a que nos referimos quando usamos os termos interior e exterior. No esquema de Krampen esses dois termos se referem a relaes espaciais que descrevem o espao que percebido pelo observador humano e onde ele localiza o canal para transmitir os sinais, o organismo do recipiente e suas reaes. A m de descobrir se o recipiente de sinais observado compe ou no algum espao de qualquer modo (os vegetais, como vimos, constroem to-s um tegumento habitvel, sendo no mais que bidimensional), e caso sim, com o que seu espao se parece, devemos proceder do fato de que espao e tempo so produtos semiticos. Uexkll descreveu esse aspecto como se segue:
Enquanto temos assumido at agora que no pode haver nenhum sujeito vivo sem o tempo, devemos dizer de agora em diante que o tempo no existe sem o sujeito vivo. (...) O mesmo se aplica ao espao: no pode haver nem tempo nem espao sem um sujeito vivo (1970: 14).

19-48

TEORIA

DA

UMWELT

VON

DE

THURE

JAKOB VON UEXKLL 19-48

O fato de que essencial para a semiose de informao ser complementada pela semiose de sintomatizao em cada signo sempre intricou os semioticistas. Sebeok (1979) escreveu sob o cabealho o signo bilateral:
Esse termo signica que o signo composto de duas metades absolutamente essenciais das quais uma aistheton, perceptvel (sensitivo), e a outra noeton, apreensvel (ou racional): o signiant, um efeito perceptvel sobre ao menos um dos rgos sensitivos do intrprete, e o signi.

galxia

42

galxia

Podemos compreender os signos de outros seres vivos se conseguirmos decodicar a estrutura exterior da semiose. Contudo, no podemos perceber (ouvir, cheirar, ver, sentir) nenhum signo estrangeiro. Isso impedido pelo carter privado inerente a cada signo. Tradues de processos sgnicos zoo- ou tossemiticos em linguagem humana so interpretaes de interpretaes estrangeiras. Essas podem como j disse ser denominadas como meta-interpretaes. Como um instrumento disso, Uexkll desenvolveu o modelo do crculo funcional. Nele, os processos objetivos

n. 7 | abril 2004

| n. 7 | abril 2004

43

Assim, seria uma formulao enganosa dizer que o processo sgnico do carrapato descrito acima permitiria que o animal orientasse a si mesmo no tempo e no espao, j que essa descrio sugeriria que se refere aos conceitos do observador humano sobre tempo e espao, de nenhuma importncia para a orientao do carrapato. O problema a ser resolvido antes como o carrapato capaz de compor seu tempo-de-carrapato e espao-de-carrapato com seu prprio sistema sgnico. A m de encontrar uma resposta para essa pergunta, o observador tem de primeiramente comparar as estruturas anatmicas e siolgicas que ele mesmo e o ser vivo observado possuem como instrumento de sua orientao comportamental. Ele no pode pressupor a existncia de tempo e espao como fatores metafsicos. Por esse motivo Uexkll tem dado uma descrio detalhada do sistema sgnico responsvel por compor o espao humano. Ela abrange signos organizativos" (organizing signs [Ordnungszeichen]), que so produzidos pelas clulas tteis de nossa pele e pelas clulas retinianas de nossos olhos. Essas clulas perceptivas ou receptoras respondem a todos os estmulos com signos locais, que so projetados em nosso mundo fenomnico como localidades. Assim um mosaico de localidades formado, as localidades com o qual esto conectadas pelos signos direcionais" (directional signs [Richtungszeichen]) e compem um plano bidimensional. A terceira dimenso surge apenas depois que o efeito de atividades musculares est envolvido, essas atividades musculares causam o movimento das superfcies tteis de nossa pele, especialmente as de nossas mos, bem como a alterao do raio de curvatura das lentes do olho, e seus efeitos so processados centralmente em relao ao mosaico bidimensional das localidades (Krampen et al. 1981: 251-279). Piaget descreveu, como mencionado acima, o modelo do crculo funcional, em que funes perceptivas e funcionais interagem como um processo circular sensrio-motor por meio do qual os fenmenos alm da superfcie do corpo podem ser assimilados como objetos ou seja, temporariamente integrados ao sistema vivo como elementos de sua estrutura a ser localizado l dentro, compreendido, transformado, para ser manipulado por dentro. O resultado de ambas as anlises de semiose espao-compositora em seres humanos primeira vista surpreendente: a anlise contesta a suposio que no s humanos adultos, mas tambm animais e bebs viveriam em um espao dentro do qual os objetos podem, de modo similar, ser localizados, compreendidos e manipulados. Elas mostram, ao contrrio, que na semiose espao-compositora de bebs e animais, so formadas estruturas espao-temporais em que sujeitos e objetos ainda so combinados em uma mistura indistinta estruturas que so compostas como conseqncia dessas semioses, transformadas no decorrer de seu desenvolvimento, e se dissolvem com sua concluso. 44

O espao uma abstrao que a mente humana, comeando a assumir o papel dominante por volta do segundo ano de vida, compe como um esquema de orientao para nossa imaginao. Isso cria assim um receptculo em que armazenamos objetos ausentes para manipulao imaginria (operaes experimentais, nos termos de Freud). Se o espao e como temos mostrado no incio do texto o tempo so produtos de semioses especcas, ento temos de modicar o esquema de Krampen, em que empregamos denies semiticas para os termos interior e exterior. Com esse propsito, devemos levar em considerao que cada sistema sgnico denido por seu cdigo: apenas aqueles que conhecem o cdigo podem entender as mensagens transmitidas pelos signos desse sistema. Eles esto como ilustrado pela palavra incluso (insider) por dentro desse sistema sgnico. Aqueles que no conhecem o cdigo so tratados pelo sistema como intrusos (outsiders). Eles continuam por fora dos limites semnticos e ex-cludos do sistema. Essa verso modicada do esquema de Krampen representa a situao de um observador humano que quer estudar processos sgnicos de animais e vegetais inicialmente como um incluso de seu sistema sgnico antropossemiticos e um intruso de sistema sgnico zoo- e tossemitico, sobre o qual seu interesse est centrado. A extenso antropossemitica dentro da qual ele pode observar o canal de transmisso de sinais, os receptores e o organismo do recipiente bem como suas reaes, inclui processos sgnicos que na forma de processos fsicos e qumicos direta ou indiretamente estimulam manipulaes humanas e seus efeitos. Dentro desse escopo, o recipiente (animal ou vegetal) representado como um sistema mecnico cujos instrumentos (mecnicos) de recepo so modicados por certos processos fsicos e qumicos a serem precisamente identicados em cada caso que portanto, tratando-se de um procedimento desconhecido, induzem o processo comportamental no sistema mecnico. At esse ponto o esquema representa o observador em seu espao antropossemitico, dentro do qual o recipiente (o ser vivo observado) caracterizado como uma caixa-preta, como sendo intruso do sistema sgnico antropossemitico. Como resultado ao prximo passo, o observador se coloca na posio do ser vivo observado, que at aqui tem sido tratado por um sistema sgnico antropossemitico como um intruso, e tenta se tornar um incluso de seu sistema sgnico. Com tal objetivo ele deve decifrar o cdigo do sistema sgnico do recipiente, que est inicialmente desconhecido por ele. Para tomar esse passo de uma maneira cienticamente vericvel e compreensvel, ele contempla o comportamento do ser vivo observado com um signo per45

19-48

TEORIA

UEXKLL

DA

UMWELT

VON

DE

THURE

JAKOB VON UEXKLL 19-48

galxia

n. 7 | abril 2004

| n. 7 | abril 2004

galxia

ceptvel do qual ele pode inferir a existncia de uma realidade no-perceptvel no organismo do ser vivo. Ele considera, em outras palavras, que o comportamento de um ser vivo seja um sintoma da condio de seu organismo, e essa condio como uma necessidade ou disposio comportamental que assim converte as mudanas nos receptores em um signo sob o aspecto de sua importncia para suas necessidades (a disposio comportamental) do ser vivo. Ou posto de outra forma: a resposta (como um sintoma da condio biolgica do ser vivo) leva o observador ao interpretante como um elemento do cdigo que ele deseja decifrar, o conhecimento do qual habilita o observador a mudar do papel de um intruso para aquele de um incluso do sistema sgnico observado. Semitica e biossemitica O aspecto especco da teoria dos signos de Jakob von Uexkll a introduo do intrprete como um elemento essencial de cada semiose. O intrprete corresponde como uma contrapartida ou complemento ao interpretante de Peirce. Enquanto o interpretante, em uma cincia de semitica que dene a si mesmo como lingstica, est sempre relacionado ao ser humano (que portanto no precisa ser mencionado particularmente como um intrprete), a teoria da Umwelt de Uexkll requer que o interpretante seja denido como um instrumento especco da espcie, de intrpretes de espcies especicamente diferentes9. Assim o problema do observador humano e seu papel como intrprete de processos sgnicos vegetais e animais so as perguntas essenciais dessa abordagem. Ele explica porque Uexkll espera que o bilogo (zologo, botnico ou citologista) esteja atento ao fato de que todas as descobertas de suas observaes so interpretaes de interpretaes (de outro intrprete). Em relao ao problema da natureza bilateral de signos, isso resulta de nosso papel de meta-intrpretes de biossemioses cuja metade sensual, perceptvel (ou sensitiva) (Sebeok 1979), como portadora sgnica fsica, e qumica composta segundo o modelo do efeito de manipulaes humanas estimuladas sobre os receptores de sistemas vivos, enquanto a metade apreensvel (ou racional) (Sebeok 1979) representa a signicao que o efeito estimulado tem para um sistema vivo especco (o intrprete).

THURE

A cincia da semitica geral em que a linguagem apenas uma das mirades de sistemas sgnicos em um universo semitico tem de relativizar os exemplos usados nos tratados e livros-texto sobre processos sgnicos para mostrar aos adeptos a signicao de tais termos como icnico, indicial etc. Assim, por exemplo, o clssico exemplo de fumaa signica fogo tem de ser relativizado ao considerar o fato de o que fumaa e fogo signicam nos mundos subjetivos do morcego ou do carrapato etc. se algo como a fumaa existe neles de algum modo e com o qu o fogo poderia parecer como um objeto semitico em seus mundos subjetivos.
Onde quer que conheamos as qualidades ou seja, estritamente falando, apenas em ns mesmos podemos imediatamente compor a imagem do mundo com suas qualidades das percepes objetivadas do sujeito. Aqui o sujeito diretamente confrontado com seu prprio mundo fenomnico. Onde no temos acesso algum s qualidades de um sujeito, no podemos falar de um mundo fenomnico, mas to-s de um mundo subjetivo que est composto de nossas qualidades. Visto que tambm no temos acesso algum aos signos perceptivos de outros seres vivos, dependemos de descobrir quais qualidades de nosso mundo fenomnico tem importncia como pistas perceptivas no mundo subjetivo de um animal. Essas pistas perceptivas (que tm de ser traduzidas em signos perceptivos para nossos propsitos a m de estarmos denitivamente atentos a eles) so tratadas por ns como nossas qualidades, tanto quanto isso possvel para ns, e incorporados quelas categorias inatas que possumos a priori. Para justicar esse modo de proceder podemos armar o fato de que a estrutura anatmica dos rgos sensitivos em animais integra aquelas qualidades em sistemas que nossa percepo percebe [sic] como um sistema integrado de qualidades. Em tempo, no devemos esquecer nunca que ns contanto que faamos pesquisas no campo da biologia no podemos prescindir de nossa posio como observadores exteriores (Uexkll, 1928).

19-48

TEORIA

UEXKLL

DA

UMWELT

VON

DE JAKOB VON UEXKLL 19-48

REFERNCIAS
BAER, K. E. von. (1983). Entwicklung und Zielstrebigkeit in der Natur. In: BOEGNER, K. (ed.), Schriften. Stuttgart: Verlag Freies Geistesleben. BTTNER, M. (1980). Zeichensysteme der Tiere. Ein Versuch angewandter Semiotik. Stuttgart: (dissertao no publicada). FRANK, H. (1964). Kybernetik: Brcke zwischen des Wissenschaften. Frankfurt: Umschau Verlag. KRAMPEN, M. (1981). Phytosemiotics. Semiotica 36 (3/4), 187-209. _______ (1990). Modelle der Semiose. In: POSNER, R. et al. (eds.), Handbuch der Semiotik. Berlim: Walter de Gryter. KRAMPEN, M. et al. (ed.) (1981). Die Welt als Zeichen: Klassiker der modernen Semiotik. Berlim: Severin and Siedler. MEAD, G. H. (1968). Geist, Identitt und Gesellschaft aus der Sicht des Sozialbehaviourismus. Frankfurt: Suhrkamp.

galxia

n. 7 | abril 2004

| n. 7 | abril 2004

9.

(N. do T.) Observe toda construo morfossinttica extremamente alem dessa frase. Em ingls cou assim: (...) that the interpretant be dened as a species-specic instrument of species-specically different interpreters. (cf. nota de rodap n 4)

46

galxia

47

Ich und sein Gehirn. Munique: Piper. SEBEOK, T. A. (1979). Theorie und Geschichte der Semiotik. Munique: Rowohlt Verlag. Grants nal interpretant. Modern Language Notes 100, 922-934. SPAEMANN, R.; LW, R. (1981). Die Frage Wozu? Geschichte der Wiederentdes teleologischen Denkens. Munique: Piper. SPERRY, R. W. (1960). A modied concept of consciousness. Psychological Review 76, pp. 532-536. TSOUYOPOULOS, N. (1983). Natur und Subjektivitt Zur Auseinandersetzung mit der Naturphilosophie de jungen Schelling. In: Re ferate, Voten und Protokolle der II. internat. Schelling-Tagung, Zurique. Stuttgart: Frommann-Holzboog. UEXKLL, Jakob von. (1928). Theorische Biologie. Berlim: Springer. _______ (1936). Worlds Unseen Before. Berlim: Fischer. _______ (1940). Bedeutungslehre. Leipzig: Barth. UEXKLL, Jakob von; KRISZAT, G. (1934). A Stroll through the Worlds of Animals and Men. Trad. inglesa de Clair Schiller (ed). In: Instinctive Behavior, 1957. Nova Iorque: International Universities Press. UEXKLL, Thure von (1982). Jakob von Uexklls The Theory of Meaning. Trad. inglesa de Thure von Uexkll. Semiotica 42 (1). WEIZSCKER, E. von. (1974). Offene Systeme. Stuttgart: Klett. ZUCKER, F. J. (1974). Information, Entropie, Komplementaritt und Zeit. In: WEIZSCKER, E. von (ed.), Offene Systeme I, Stuttgart: Klett.

48

galxia

n. 7 | abril 2004

Traduo realizada em 2002. Agendada em setembro de 2003, aprovada pelo autor em novembro de 2003 e pelo conselho cientco em fevereiro de 2004.

THURE

VON

UEXKLL

MEDAWAR, P. B.; MEDAWAR, J. S. (1977). The Life Science: Current Ideas of Biology. Nova Iorque: Harper and Row. MORRIS, C. W. (1938). Foundations of the Theory of Signs. Chicago: University of Chicago Press. NTH, W. (1985). Handbuch der Semiotik. Stuttgart: Metzler. OGDEN, C. K.; RICHARDS, I. A. (1923). The Meaning of Meaning. Londres: Routledge and Kegan Paul. POPPER, K. R. (1982). Der Materialismus berwindet sich selbst. In: POPPER, K. R.; ECCLES, J.C. (eds.), Das

19-48

You might also like