You are on page 1of 13

DATASIGA DOCUMENTOS DE TRANSPORTE

Sistema de Documentos de Transporte Internacional

DS CRT DS MIC/DTA

DATASIGA SISTEMAS E SOLUES

NDICE

DATASIGA TRANSPORTE.................................................................................... 3 Mdulos do Sistema................................................................................................. 4

MDULOS DE TRANSPORTE INTERNACIONAL........................................... 6 DS CRT....................................................................................................................... 9 DS MIC/DTA............................................................................................................. 10

MDULOS ADMINISTRATIVOS......................................................................... 11 DS Cadastro............................................................................................................. 11

RELATRIOS......................................................................................................... 19

BANCO DE DADOS............................................................................................... 21

DATASIGA DOCUMENTOS DE TRANSPORTE

Caractersticas tcnicas

Todos os relatrios emitidos pelo sistema podem ser enviados diretamente por email (pelo prprio sistema) e ser exportados nos seguintes formatos:

pdf (Acrobat Reader) doc (Word) xls (Excel) rtf (Word ou qualquer outro editor RTF) txt (documento texto) html (documento de internet)

Todos os relatrios emitidos pelo sistema podem ser alterados pelos prprios usurios. Alm disso, trabalha com:

- Multi-unidades cada unidade(filial) da empresa pode ter seus processos controlados de forma individual, com numeraes individuais, faturados com demonstrativos e notas fiscais individualmente.

- Acesso via internet todos os usrios podem ser instalados no servidor web (e as configuraes de cada estao) e serem acessadas por qualquer micro na internet. Desta forma no necessria a instalao mquina a mquina e todos podem acessar o sistema de qualquer lugar do planeta.

Mdulos do sistema MDULO DS CRT DS MIC/DTA MDULOS TRANSPORTE INTERNACIONAL DESCRIO Emisso de Conhecimento Rodovirio de Transporte atravs dos cadastros pr-configurados, impresso frente e verso do formulrio. Emisso automtica de Manifesto Internacional de Carga atravs dos cadastras pr-configurados, com fracionamento automtico de CRTs inseridos e impresso frente e verso do formulrio.

MDULO DS Cadastro

MDULOS ADMINISTRATIVOS DESCRIO Cadastro de clientes (com cadastro de unidades), estrangeiras, transportadoras e outros, Cadastro de veculos, Cadastro de motoristas, Cadastros de alfndegas, Cadastro de cidades, etc. Cadastro de contratos, Controle de vencimento de procuraes.

MDULOS DE TRANSPORTE INTERNACIONAL

DS CRT

A empresa que desenvolve atividades de transporte internacional possui muitas necessidades. Dentre estas a de emitir com rapidez e facilidade o Conhecimento Rodovirio de Transporte (CRT). Tambm necessria a formao de uma base de dados para consulta e informaes. Ele foi projetado para trabalhar de forma a dar ao setor de transporte agilidade e qualidade na confeco destes documentos. O acesso aos cadastros das empresas facilita o preenchimento do conhecimento. possvel tambm a exportao para vrios formatos como:pdf, doc, xls, html, txt, etc.

DS MIC/DTA
Assim como a emisso do conhecimento internacional , a emisso do Manifesto Internacional (MIC) deve ser facilitada pelo sistema.

preenchido de forma muito rpida tambm puxando os dados dos cadastros. Para se inserir um CRT no MIC, o sistema mostra a lista disponvel (CRTs j lanados), mas tambm disponibiliza a opo de ser preenchido de forma manual. Ao inserir um CRT j lanado, o sistema rateia os valores de forma proporcional (por FOB, frete, quantidade de volumes, peso bruto ou peso lquido), fazendo com que o fracionamento seja muito simples. A impresso se d de forma muito fcil, bastando escolher quais das vias a serem impressas. possvel tambm a exportao para vrios formatos como:pdf, doc, xls, html, txt, etc.

MDULOS ADMINISTRATIVOS

DS CADASTRO
fundamental, dentro da empresa de transporte, ter informaes precisas a respeito das empresas e pessoas que mantm vnculo ou contato. Por isso, no Datasiga Transporte podemos encontrar os seguintes cadastros: cadastro de proprietrios de veculos; cadastro de alfndegas;

cadastro de destinos; cadastro de pases; cadastro de volumes; cadastro de veculos; cadastro de motoristas. cadastro de clientes (exportadores e importadores), cadastro de empresas estrangeiras (exportadores e importadores), cadastro de transportadoras (nacionais e internacionais),

cadastro de empresa de transportes que substabelecem as procuraes (representantes), cadastro de fornecedores de produtos e servios, cadastro de contatos das empresas, cadastro de despachantes da prpria empresa de transporte e cadastro de ajudantes de despachante. Esses dados so acessados de forma gil e segura, compartilhados por todos os setores de uma empresa de transporte e utilizados na confeco de documentos, guias, formulrios, cobrana, etc. Para isto no Datasiga Transporte o cadastro centralizado, mantendo as informaes em um mesmo lugar. Isso evita a redigitao nos outros mdulos, e aumenta a confiabilidade nos dados. Como pontos a destacar, podemos citar: q Procuraes - no cadastro existe o controle de procuraes. Nele obtm-se o controle dos vencimentos das procuraes dos clientes, com dias para vencer e a quantos est vencida. Este controle emite carta de aviso, que dever ser enviada por correio ou fax para o cliente, avisando do vencimento. q Contatos - O sistema guarda os contatos de cada empresa, organizados por setor e por funo. Isto facilita muito a comunicao com importadores/exportadores, pois personaliza as relaes comerciais. q Informaes financeiras - possui uma rea destinada a guardar as informaes financeiras do cliente, como o vnculo com sua conta corrente o que serve para agilizar os lanamentos do mdulo de contas correntes, que veremos mais adiante. Contratos/negociaes - possui o cadastro de contratos (negociaes) de cada

cliente. So dados relacionados aos valores do transporte: valor dos honorrios, valor de SDA, valor do certificado de origem, etc. Estes dados serviro tanto para o setor operacional quanto financeiro. Possibilita, tambm, que o mesmo cliente tenha vrios contratos para diferentes negociaes.

RELATRIOS

O sistema Datasiga Transporte utiliza o mais moderno editor de relatrios do mercado.

Todos os relatrios emitidos pelo sistema podem ser alterados pelos prprios usurios.

Todos os relatrios emitidos pelo sistema podem ser exportados nos seguintes formatos: pdf (Acrobat Reader) doc (Word) xls (Excel) rtf (Word ou qualquer outro editor RTF) txt (documento texto) html (documento de internet)

Todos os relatrios emitidos pelo sistema podem ser enviados diretamente por e-mail.

BANCO DE DADOS

O sistema utiliza banco de dados cliente/servidor (MySQL). A computao no formato cliente/servidor difere em muito da comumente utilizada. Normalmente em uma rede, os microcomputadores (clientes) acessam uma base de dados, que pode estar em um micro servidor ou no, e realizam consultas diretamente utilizando processamento prprio. Em um formato cliente/servidor os micros (clientes) acessam um software servidor de banco de dados (servidor) que recebe as consultas solicitadas, processa-as e as devolve novamente para os clientes.

Desta forma, ocorre uma

mudana radical na forma de trabalho de todas as estaes. Tm-se um servidor de rede verdadeiramente, que ter capacidade de processamento muito maior do que a maioria das outras mquinas.

www.datasiga.com - datasiga@datasiga.com Fone: 55 3414-3321 Rua Gal. Cmara, 1593 Uruguaiana-RS-Brasil

You might also like