You are on page 1of 5

LFG processo penal aula 01.

1 INQURITO POLICIAL (IP) Conceito: procedimento administrativo, inquisitrio e preparatrio, presidido pela autoridade policial, consistente em um conjunto de diligncias objetivando a identificao das fontes de prova e colheita de elementos de informao quanto autoria e materialidade do delito, a fim de possibilitar que o titular da ao penal possa ingressar em juzo. Cuidado com o termo circunstanciado diferente do IP. Termo circunstanciado a L 9.099/95 (art 69) deve ser utilizado em relao a uma infrao de menor potencial ofensivo.
Art. 69. A autoridade policial que tomar conhecimento da ocorrncia lavrar termo circunstanciado e o encaminhar imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vtima, providenciando-se as requisies dos exames periciais necessrios. Pargrafo nico. Ao autor do fato que, aps a lavratura do termo, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer, no se impor priso em flagrante, nem se exigir fiana. Em caso de violncia domstica, o juiz poder determinar, como medida de cautela, seu afastamento do lar, domiclio ou local de convivncia com a vtima. (Redao dada pela Lei n 10.455, de 13.5.2002))

Infrao de menor potencial ofensivo contravenes penais e crimes com pena mxima no superior a 2 anos, cumulada ou no com multa, submetidos ou no a procedimento especial, ressalvadas as hipteses envolvendo violncia domstica e familiar contra a mulher.

2 NATUREZA JURDICA DO IP. Procedimento administrativo (doutrina e jurisprudncia). Do IP no resulta a imposio direta de nenhuma sano (motivo de considerar que o IP no um processo e sim procedimento de natureza administrativa). Obs eventuais vcios do IP no causam a nulidade do processo a que der origem, salvo na hiptese de provas ilcitas.

3 FINALIDADE DO IP.

A colheita de elementos de informao quanto a autoria e materialidade do delito.


Art. 155. O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas. (Redao dada pela Lei n 11.690, de 2008) Pargrafo nico. Somente quanto ao estado das pessoas sero observadas as restries estabelecidas na lei civil. (Includo pela Lei n 11.690, de 2008)

Elementos informativos x provas Os elementos informativos so colhidos na fase investigatria, j as provas so colhidas, em regra, na fase judicial (excees: provas cautelares so aquelas em que h um risco de desaparecimento do objeto da prova em razo do decurso do tempo, em relao aos quais o contraditrio ser diferido. Em regra, dependem de autorizao judicial, ex: interceptao telefnica ou busca domiciliar - , no repetveis so aquelas que no tem como ser novamente coletadas ou produzidos, em virtude do desaparecimento da fonte probatria, em relao s quais o contraditrio ser diferido, em regra no dependem de autorizao judicial. Ex: exames periciais nas infraes cujos os vestgios podem desaparecer - . e antecipadas so aquelas produzidas com a observncia do contraditrio real perante a autoridade judiciria, em momento processual distinto daquele legalmente previsto, ou at mesmo antes do incio do processo, em virtude de situao de urgncia e relevncia. Ex: art 225 do CPP - Art. 225. Se qualquer testemunha houver de ausentar-se, ou, por
enfermidade ou por velhice, inspirar receio de que ao tempo da instruo criminal j no exista, o juiz poder, de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes, tomar-lhe antecipadamente o depoimento chamado de depoimento ad perpetuam rei memoriam. ART 366 do CPP Art. 366. Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar priso preventiva, nos termos do disposto no art. 312.)

Os elementos informativos no possuem a obrigatoriedade de observncia do contraditrio e da ampla defesa. J as provas, conforme o art. 155, ser obrigatria a observncia do contraditrio e da ampla defesa. Nos elementos informativos o juiz s deve intervir quando provocado e desde que seja necessria sua interveno. J quanto a prova, o papel do juiz ser dotado de iniciativa probatria durante o curso do processo, a qual deve ser exercida subsidiariamente. Obs vigora no processo penal o princpio da identidade fsica do juiz ART 399 2 do CPP.

Qual a finalidade dos elementos informativos? R servem como subsidio para a decretao de medidas cautelares. Auxiliam na formao convico do titular da ao penal (opnio delicti). J a prova tem como finalidade auxiliar na formao da convico do juiz (buscar a condenao ou absolvio do acusado). Quanto a questo da deciso exclusivamente os elementos informativos, isoladamente considerados, no podem fundamentar a convico do juiz, porm no devem ser desprezados, podendo se somar a prova produzida em juzo para fundamentar uma condenao ou absolvio (No STF o RE 425734 e o RE 287658) tem que usar de maneira subsidiria (a utilizao dos elementos de informao).

4 ATRIBUIO PARA A PRESIDENCIA DO IP.

NATUREZA DO CRIME E A ATRIBUIO PARA AS COMPETNCIA PARA O SEU INVESTIGAES. JULGAMENTO. Crime militar de competncia da As foras armadas por meio do justia militar da Unio. Inqurito Penal Militar realizado por um oficial denominado como encarregado. Crime militar de competncia da A policia militar e o corpo de bombeiro justia militar dos estados-membros. ir investigar conforme citado acima. Crime eleitoral de competncia da Policia federal. Imaginando cidades justia eleitoral. que no tenham delegacia da PF, o crime poder ser investigado pela PC. Crime federal de competncia da Polcia federal. Imaginando cidades justia federal. que no tenham delegacia da PF, o crime poder ser investigado pela PC Crime estadual competncia da Polcia civil/ a Polcia Federal Tb justia estadual investiga crimes da competncia da justia estadual (L 10.446/02), mas desde que o crime comum tenha uma certa repercusso interestadual ou internacional. 5 CARACTERSTICAS DO IP. A o IP uma pea escrita. Obs prestar ateno ao art 404 1 do CPP trata do procedimento comum ordinrio menciona que em juzo pode gravar os atos

judiciais. Sendo assim, a doutrina defende que se pode gravar atos judiciais, poderia ser aplicado analogicamente ao IP. B pea dispensvel. Se o titular da ao penal contar com elementos informativos obtidos em procedimento investigatrio diverso do IP, poder dispensar o inqurito. C pea sigiloso A surpresa e o sigilo so indispensveis a prpria eficcia das investigaes. Em situaes excepcionais a publicidade deve ser preconizado no IP, caso do retrato falado. A quem no se ope o sigilo do IP? R juiz (acesso amplo e irrestrito), mesma coisa se diga quanto ao MP. J o advogado, o advogado pelo estatuto da OAB ele teria direito a acessar os autos do IP, no havendo necessidade de procurao, salvo se houver informaes sigilosas nos autos, neste caso s poder ter acesso aos autos mediante procurao. Entretanto, o acesso que o advogado tem ao IP no se refere as diligncias que esto em andamento, somente as que esto j nos autos do procedimento do IP (smula vinculante n 14 - STF Smula Vinculante n 14 - PSV 1 - DJe n 59/2009 - Tribunal Pleno de 02/02/2009 - DJe n 26/2009, p. 1, em 9/2/2009 - DO de 9/2/2009, p. 1 Acesso a Provas Documentadas em Procedimento Investigatrio por rgo com Competncia de Polcia Judiciria - Direito de Defesa direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, j documentados em procedimento investigatrio realizado por rgo com competncia de polcia judiciria, digam respeito ao exerccio do direito de defesa. O advogado vai a delegacia e l ocorre uma negativa de acesso aos atos do IP se tem uma smula vinculante do STF poderia cogitar do ajuizamento de uma reclamao perante o Supremo (tecnicamente correto), mas seria um instrumento mais demorado. O MS seria um instrumento mais rpido, tendo em vista que tal negativa fere um direito do advogado conforme o estatuto da OAB (proteo de um direito lquido e certo do advogado, que ser o legitimado ativo). Caberia um HC? R deve ser utilizado em prol da proteo da liberdade de locomoo do investigado.

D O IP uma pea inquisitorial. No obrigatria a observncia do contraditrio e da ampla defesa no IP. Posio minoritria sustentam a possibilidade de ampla defesa no IP, e este direito de defesa pode ser um exerccio exgeno (

aquele efetivado fora dos autos do IP, por meio de um remdio constitucional ou mediante requerimentos endereados ao juiz e ao MP) e endgeno (aquele praticado nos atos do IP, por meio da oitiva do investigado ou de diligncias solicitadas pela defesa autoridade policial) OBS CUIDADO COM O ESTATUTO DO ESTRANGEIRO (L 6.815/80) prev um Inqurito para a expulso do estrangeiro, nesse inqurito a observncia do contraditrio e ampla defesa obrigatrio tecnicamente no h investigao, mas sim o procedimento para a expulso.

You might also like