You are on page 1of 16

1 OTIMIZAO DO SUPRIMENTO NO MBITO DO EXRCITO BRASILEIRO Rodrigo Fagundes e Ilsa Solka de Lemos

RESUMO: O presente estudo analisou os processos envolvidos no suprimento dos materiais da Classe II do Exrcito Brasileiro, o fardamento militar. A pesquisa documental, entrevistas e a observao direta ofereceram o material para a anlise. Os resultados indicaram que algumas situaes podem ser minimizadas pela utilizao efetiva dos conceitos da Logstica Integrada e que as maiores oportunidades de melhoria se do pelas potencialidades que a Tecnologia de Informao oferece, cujos saberes o Exrcito Brasileiro detm. Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos, Logstica Interna, Exrcito Brasileiro. ABSTRACT The present study analysed the processes involved in the supply of materials of the Class II of the Brazilian Army, the military uniform. The documental research, interviews and direct observation offered the material for the analysis. The results indicated that some situations could be minimized by the effective use of the concepts of Integrated Logistics, and that the bigger opportunities of improvement are given by the potentialities that Information Tecnology could offer, which knowledge the Brazilian Army possessess. Key-Words: Supply-Chain, Internal Logistic, Brazilian Army.

1 INTRODUO Ao longo da histria do homem, as guerras tm sido ganhas e perdidas atravs do poder e da capacidade da logstica ou de sua falta. O deslocamento de suprimentos e de tropas, em grandes distncias e, em um curto espao de tempo, se constituiu em um exerccio logstico altamente proficiente e determinou vitrias e derrotas. Nos ltimos anos, a logstica vem apresentando evoluo constante, sendo hoje um dos elementos-chave na formao da estratgia competitiva das organizaes. No inicio, era confundida com o transporte e a armazenagem de produtos. Hoje ela pode ser considerada como o ponto nevrlgico da cadeia produtiva integrada, atuando em estreita consonncia com o moderno gerenciamento da cadeia de suprimentos (NOVAES, 2001). Neste contexto, a busca pelo desenvolvimento das cadeias de suprimento preocupao em todas as atividades produtivas, sejam eles privadas ou pblicas. Porm, quando visualizamos a evoluo da logstica nas diversas reas de atuao, observa-se que, no mbito do Exrcito, especificamente, h uma certa carncia no uso de ferramentas de gesto logstica.
Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

2 Desta forma, buscando aprimorar os conceitos logsticos no mbito do Exrcito, instituio pioneira em logstica, observou-se a necessidade de realizar um trabalho que oferea condies para a otimizao dos suprimentos, mais especificamente, o fardamento militar nas suas diversas formas de apresentao. Utilizou-se a anlise dos processos e atividades logsticas envolvidas pela classe de materiais, buscando identificar oportunidades de melhoria. A pesquisa documental e entrevistas forneceram o material para a anlise. No captulo dois, feita uma breve explanao acerca da logstica e da influncia militar seguida da apresentao dos componentes da logstica. O captulo seguinte aborda o histrico e a organizao do Exrcito Brasileiro, onde se insere o Departamento Logstico. Ainda nessa seo, esto descritos os procedimentos que perfazem o processo de suprimento, alvo da pesquisa. O captulo quatro exibe a anlise dos resultados com as potencialidades e as fragilidades encontradas. Por fim, so oferecidas propostas de melhoria e a concluso do estudo. 2 LOGSTICA O sistema logstico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar tropas propiciando que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa. Semanticamente, a palavra tem suas razes na Frana proveniente do verbo loger (alojar). Gallo (2006) diz que o primeiro militar a utilizar esse termo foi o general Von Claussen de Frederico da Prssia que, mais adiante, foi desenvolvido pela Inteligncia Americana CIA, juntamente com os professores de Harvard, para a Segunda Guerra Mundial. Em meados de 1950, a logstica surge como matria na Universidade de Harvard, nos cursos de Engenharia e de Administrao de Empresas. A partir do momento em que os militares comearam a perceber o poder estratgico que o sistema logstico possua, maior ateno foi dada ao servio de apoio que as equipes prestavam no deslocamento de munio, vveres e socorro mdico nas batalhas. Conseqentemente, despertou-se o interesse em estudos nesta rea que foi crescendo aps

Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

3 os resultados observados na Segunda Guerra Mundial em relao ao sistema logstico utilizados pelos militares. Nascimento (2001) fala que a educao formal em logstica nasceu da necessidade de administrar as diferenas espaciais entre produo e consumo. O economista relata que em 1901 foi publicado o primeiro texto sobre custos de distribuio de produtos agrcolas, pois, nos EUA, as reas de produo estavam distantes dos grandes mercados de consumo. O economista diz, ainda, que em 1960, a Michigan State University, desenvolveu e iniciou os primeiros cursos formais para treinamento de logisticians (profissionais da logstica) prticos e acadmicos. A partir da, houve uma unio entre acadmicos e militares para utilizao dos conceitos da logstica militar nas atividades empresariais. Quatro condieschave foram identificadas: alteraes dos padres e atitudes da demanda dos consumidores, presso por reduo de custo nas indstrias, avanos na tecnologia de computadores e a experincia militar. Para todos os efeitos, a prtica da logstica empresarial moderna configura-se como uma nova disciplina. Isso no significa que as atividades relacionadas ao transporte, distribuio fsica, manuteno de estoques e processamento de pedidos no eram realizadas. Mas sim, s recentemente uma filosofia integrada de gerenciamento surgiu para agrupar e guiar seus passos. De acordo com Ballou (2001 p. 21) a misso da logstica dispor a mercadoria ou servio, no lugar certo, no tempo certo e nas condies desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a melhor contribuio empresa. Adotando este como o conceito principal, resta s empresas desenvolver e aperfeioar cada vez mais suas atividades logsticas, encarandoas como forma de desenvolver sua competitividade no mercado e incrementar seus lucros. 2.1 A herana militar da logstica no Brasil Segundo o Centro de Comunicao Social do Exrcito Brasileiro, as primeiras atividades logsticas desenvolvidas pelos militares brasileiros remontam poca imperial. Em 1821, durante a regncia de D. Pedro I, foram realizadas as primeiras tarefas referentes

Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

4 ao rancho da tropa, ao fardamento, ao material de acampamento, ao arreamento e utenslios necessrios. Nas Foras Armadas do Brasil, a logstica parte integrante do Servio de Intendncia, criado em 1920 com a vinda da Misso Militar Francesa. As atividades logsticas desenvolvidas nas organizaes militares do Brasil trabalham no sentido de desenvolver um planejamento eficaz e o provimento adequado, nos locais especificados e nas quantidades de suprimento necessrio. A logstica, atravs do Servio de Intendncia, evoluiu significativamente dentro das Foras Armadas. Hoje, esse setor deixou de ser apenas um servio de apoio ao combate, para ser um elemento que pode definir o curso de uma guerra. Em recente conflito da era Contempornea - a Guerra do Golfo - pde-se observar que o papel da logstica foi preponderante para a vitria das foras americanas prevendo e provendo os recursos de maneira eficaz e no momento exato. No cenrio atual, diante dos avanos tecnolgicos e da globalizao, as empresas tambm precisam vencer batalhas dirias. necessrio, que cada vez mais, os gerentes estejam vontade com as mudanas constantes e, s vezes quase instantneas, no mercado. Novaes (2003) ensina que, por muito tempo, as atividades relacionadas logstica eram tidas como um mero servio de apoio e que no agregavam valor, ou seja, um sistema gerador de custos sem nenhuma influncia no Planejamento Estratgico da organizao. A concluso de que as atividades logsticas passaram a desempenhar um papel de alta relevncia na organizao e na reduo dos custos s chegou s Organizaes Militares no Brasil depois que o meio empresarial j havia consolidado as funes logsticas em todo mundo. Somente no ano de 2000 foi institudo o Departamento Logstico, rgo de Direo Setorial (ODS) incumbido de prever e prover, no campo das atividades logsticas de suprimento, manuteno e transporte, os recursos e servios necessrios ao Exrcito Brasileiro e s necessidades de mobilizao dessas atividades. Por paradoxal que parea, o rgo que trouxe para o mundo os principais conceitos da logstica, hoje importa prticas da Logstica empresarial. 2.2 Os Componentes e as Atividades da Logstica
Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

5 A logstica, como ferramenta de otimizao dos processos da cadeia de suprimentos, organiza-se sob trs componentes, segundo Ballou (2001): a) a Administrao de Materiais enfoca principalmente o modo pelo qual os fluxos so iniciados e sincronizados. O objetivo da administrao de materiais fica evidenciado quando existe a necessidade de insumos para a produo e estes no esto disponveis no momento certo. b) a Distribuio Fsica o ramo da logstica que trata da movimentao, estocagem, e processamento de pedidos dos produtos prontos e costuma ser a atividade mais importante em termos de custos, pois pode absorver cerca de dois teros dos custos logsticos, afirma Ballou (2001). A tarefa de movimentar o produto no termina necessariamente quando os bens so entregues ao consumidor final. Este pode ser devolvido pelo cliente, por entrega equivocada, ou por algum defeito ou, ainda, caso o cliente mude de idia. Considere-se, tambm, a Logstica Reversa, que atua no controle do fluxo de matrias-primas, estoque em processo e produtos acabados com objetivo de recapturar valor ou realizar descarte adequado, (ROGERS, 2002) e c) Suporte organizacional que atua como suporte s reas de Marketing e de Produo. Se a definio de cargas e a programao de suprimento no considerar os custos de produo, poder gerar custo de entrega anti-econmico e a exigncia de nveis de estoques elevados. Para que seja possvel obter a eficincia mxima, a logstica encontra suporte em suas atividades primrias e de apoio. Dentro do conceito de atividades logsticas primrias, encontra-se a Gesto do transporte, que se refere aos diferentes arranjos para movimentar os produtos dos seus pontos de produo aos consumidores finais. Conforme Rocha (2001), o sistema de transporte forma as bases para o comrcio, gera ganhos que podem ser repassados aos consumidores, ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria no padro de vida da populao. Embora a escolha do modal de transporte, muitas vezes, seja baseada no custo final, importante que seja escolhido de acordo com a agilidade, a segurana e a eficincia necessrias operao. A Gesto de estoques atividade crucial para o controle dos custos logstico, uma vez que age como amortecedor entre a oferta e a demanda de produtos. O estudo dos
Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

6 estoques nas empresas to antigo quanto o prprio estudo da Administrao e sempre foi alvo da ateno da alta gerncia, pois estoque parado capital improdutivo, dizem Monteiro e Bezerra (2003). Por fim, tem-se o Processamento de pedidos que pode ser conceituado sucintamente como a atividade que inicializa a movimentao de produtos e a entrega de servios. O processamento rpido e exato dos pedidos pode minimizar o tempo de resposta ao cliente e suavizar o comportamento do fluxo de mercadorias pelo sistema logstico. Para Ballou (2001), essas trs atividades integradamente podem ser colocadas em perspectiva evidenciando sua importncia no que pode ser chamado de ciclo crtico de atividades logsticas. Como o resultado final de qualquer operao logstica prover servio para que os clientes obtenham mercadorias quando e onde eles quiserem, essas tm como seus principais facilitadores as atividades de apoio, a seguir caracterizadas. A Armazenagem de produtos, de acordo com Fleury et. al (2000), configura uma atividade que vem passando por profundas mudanas. A adoo de novos sistemas de informao aplicados ao gerenciamento da armazenagem, sistemas automticos de movimentao e separao de produtos e at mesmo reviso do conceito do armazm como uma instalao decorrente de uma abordagem gerencial da atividade. A Movimentao de materiais, normalmente agrega custos adicionais e dificilmente compensados por outras atividades. Alm dos cuidados com o ser humano, importante que materiais especficos sejam movimentados com equipamentos adequados e sejam transportados em embalagens que proporcionem o perfeito acondicionamento e o fcil acesso ao transporte. A chave para a rpida identificao do produto pela marca, quantidade ou peso o cdigo de barras - que possibilita a leitura por scanners - alm da chamada etiqueta inteligente que possibilita rastrear o material, dentro ou fora do depsito. A Embalagem do produto, conforme Moura & Banzato (2000), pode ser classificada em Primria que utilizada para dar-lhe forma apresentao, proteo, comercializao e manipulao, identifica o produto, informa suas caractersticas, demonstra o modo de us-lo e ainda confere uma aparncia atraente venda. J a secundria junta vrias embalagens primrias, podendo comportar as mais variadas
Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

7 quantidades, exercendo, essencialmente, as funes de transporte, manipulao e armazenamento da mercadoria. Obteno a atividade da logstica que trata da aquisio de materiais, seja para a linha produtiva, seja venda direta. Refere-se, pois ao conjunto de atividades/tarefas realizadas para que ocorra, no final, uma boa aquisio. As principais decises giram em torno de quantidades a serem obtidas, programao de compras, seleo de fontes de suprimento, entre outras. O Fluxo de informaes um dos elementos de grande importncia nas operaes logsticas. Pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidades de estoque, movimentaes nos armazns, documentao de transporte e faturas so algumas das formas mais comuns de informaes logsticas. O custo decrescente da tecnologia, associado a sua maior facilidade de uso, permite acessar meios para coletar, armazenar, transferir e processar dados com maior eficincia, eficcia e rapidez. O Electronic Data Interchange (EDI), por exemplo, um sistema que agiliza a transmisso de dados, trazendo como conseqncia a reduo de custos administrativos, de estoque, do ndice de divergncias na entrega, minimizando desgastes com o cliente por itens faltantes. O Sistema de Gerenciamento de Armazns (WMS) uma tecnologia que integra e processa as informaes de alocao e localizao de material e gerenciamento da capacidade produtiva de armazenagem. A Programao da produo tem por finalidade atender aos prazos de entrega dos produtos vendidos. Seu controle serve para verificar periodicamente se as etapas da produo esto dentro dos prazos e alocar recursos para que os prazos sejam cumpridos. E, por fim, para dar significado ao volume de custos que so envolvidos pela Logstica, importante dar ateno, no meramente possibilidade de reduo, mas de compensao de custos. Um bom exemplo se d atravs das atividades de armazenamento e transporte, onde observamos que quando o nmero de depsitos aumenta, o custo de transporte diminui. Isto acontece porque carregamentos mais volumosos podem ser feitos para os armazns a fretes menores. A abordagem de custo total reconhece que os custos individuais exibem comportamentos conflitantes, devendo ser examinados coletivamente e balanceados. O conceito de sistema total representa uma filosofia de gerenciamento de
Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

8 custos que considera todos os fatores afetados de alguma forma pelos efeitos da deciso tomada, inclusive os custos externos e os impactos causados nos estoques do comprador. Para Fleury et. al (2000), o resultado de todo o esforo logstico o Servio ao cliente que, segundo Lovelock e Wright (2006) a diferena entre os benefcios percebidos pelo cliente e o seu custo total. Os nveis de servio indicaro a qualidade do servio logstico prestado e, por conseqncia, o gerenciamento da cadeia de suprimento. Nveis de estoques e quantidades de pedidos processados so, geralmente, tabulados para formar estatsticas que permitam visualizar a eficincia dos servios. Outra prtica de elevada confiabilidade o envio de questionrios aos clientes, junto com as entregas, buscando obter sua percepo em relao ao servio prestado. 3 O EXRCITO BRASILEIRO: HISTRIA E ORGANIZAO O Exrcito honra no presente os exemplos legados por Caxias, seu Patrono, cultiva suas mais caras tradies e cumpre seu sagrado dever de preservar a soberania e a integridade do Brasil (As origens, 2006). A Fora Terrestre possui elementos que, conforme sua destinao, podem ser de combate - armas de Infantaria e Cavalaria; de apoio ao combate - Artilharia, Engenharia e Comunicaes, e finalmente, pelos elementos de apoio logstico - Servios de Intendncia e Sade e o Quadro de Material Blico. Estes atendem s atividades-fim do Exrcito, enquanto outros servios e quadros atendem s atividades-meio. Quando agrupados, esses elementos formam as unidades e subunidades de tropa: batalhes, regimentos, grupos, companhias, esquadres e baterias. O Centro de Comunicao (2006) divulga que o Servio de Intendncia responsvel pela distribuio de fardamentos, equipamentos e outros, alm dos variados tipos de munio e gneros alimentcios. Dentro das organizaes militares, este setor incumbido de outras misses, como transporte de pessoal e suprimentos; servio de banho e lavanderia; suprimentos reembolsveis e outros. Alm disso, os intendentes prestam assessoramento em Administrao Financeira, Contabilidade e Informtica aos

comandantes de Unidades Militares.

Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

9 Em 1987, a concluso de estudos para uma organizao bsica indicou a Logstica como um dos sistemas de primeira ordem do Exrcito Brasileiro. poca, havia dez sistemas de primeira ordem no mbito do sistema do Exrcito. Porm, em 1993, o Manual de Campanha C100-10 teve inserido, em seu bojo, a concepo sistmica da nova Organizao Bsica do Exrcito (OBE) e definiu os sistemas de segunda ordem do Sistema Logstico, a saber: Comando Logstico, Logstica Estratgica e Logstica Operacional. Em 1 de janeiro de 2001, foi ativado o mais novo rgo de Direo Setorial do Exrcito, o Departamento Logstico, com a seguinte misso: Prever e prover, nos campos das funes logsticas de suprimento, manuteno e transporte, os recursos necessrios ao Exrcito e as necessidades dessas atividades. Assim, anos aps o surgimento da Logstica no meio militar e a sua transposio para o meio empresarial, surge, dentro do Exrcito, rgo inspirador dessas atividades, uma concepo logstica que buscasse transformar as operaes logsticas militares em operaes geradoras de qualidade, agilidade e diferenciao, em dias de paz ou de guerra. O Departamento Logstico composto pelas diretorias: Suprimentos (DS); Transporte e Mobilizao (DTMob); Manuteno (DMnt); Material de Aviao do Exrcito (DMAvEx); Material de Comunicao, Eletrnica e Informtica (DMCEI) e Fabricao e Recuperao (DFPC). Considerando que esta pesquisa tem seu foco na cadeia de

suprimentos, a ateno volta-se para a Diretoria de Suprimentos (DS). O planejamento da Atividade Logstica de Suprimento elaborado em consonncia com as normas de planejamento do Governo Federal e dentro do conceito de que o Plano Plurianual (PPA) o instrumento bsico de planejamento e se desenvolve por um perodo de quatro anos. A DS elabora o Programa Interno de Trabalho (PIT), que o documento que compatibiliza as necessidades de suprimento com as disponibilidades oramentrias, alocando os recursos pelos diversos itens, agrupados em dez classes, entre as quais a Classe II - Material de Intendncia. Feito o levantamento das necessidades de material, inicia o processo de especificao e obteno dos itens. A obteno se d atravs de processo licitatrio

Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

10 realizado centralizadamente pela DS, o qual obedecer aos preceitos da Lei de Licitaes e Contratos n 8666/93 e outras, de acordo com a modalidade de licitao escolhida. Resumidamente, aps a obteno dos itens, esses so encaminhados aos rgos Provedores (OP) que procedero distribuio s Organizaes Militares de sua competncia. Dentro deste contexto, os B Sup como so chamados os Batalhes de

Suprimentos, so responsveis pelo recebimento dos suprimentos adquiridos pelo escalo superior, sua respectiva armazenagem, controle, manuteno, transporte e distribuio s OMs usurias. Em ocasies diversas, os B Sup tambm ficam responsveis, por determinao superior, por exemplo, gneros alimentcios. 4 ANLISE DOS RESULTADOS De acordo com delimitao do tema, concentramos a anlise na seo de suprimentos do material da Classe II, mais especificamente, o fardamento militar. A escolha deste item como objeto de estudo, deu-se pela extrema importncia que exerce no funcionamento das Organizaes Militares, pois somente estaro em servio, militares devidamente uniformizados. No h hipteses em que novos ou at mesmo antigos soldados, desenvolvam atividades militares no utilizando o fardamento adequado. Neste caso, a falta do suprimento de materiais da Classe II tornar-se-ia fator impeditivo da realizao das atividades militares em todas as suas formas. Para conhecer a estrutura do Departamento e o fluxo dos processos envolvidos no suprimento de fardamento militar foi realizada uma etapa qualitativa com entrevistas semiestruturadas com as trs Chefias do Departamento, suportadas por pesquisa documental. Para a coleta de dados visando anlise dos processos, foram entrevistados os principais agentes do processo logstico do 3 B Sup, quais sejam, o chefe da seo de suprimento da Classe II e quinze subordinados diretamente ligados ao referido processo. Os instrumentos de coleta foram agrupados em Logstica Interna, Recebimento e Armazenagem (MOURA, 1998), em que cada conjunto contempla vinte questes luz dos Componentes e das Atividades da logstica, registrando-se numa escala de 1 a 5 o grau de

Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

11 concordncia com as afirmativas ali presentes. Durante as entrevistas, procurou-se instigar os respondentes para que cada pontuao fosse acompanhada da respectiva justificativa. - Na Logstica Interna, a pontuao alcanou dez pontos, para o que Moura (1998) recomenda faa uma melhoria contnua em todas as suas atividades voltadas logstica. - A atividade de Recebimento alcanou nove pontos indicando que suas operaes de recebimento provavelmente so um gargalo na empresa. Promova um projeto urgente. - Na atividade de Armazenamento, a pontuao somou doze pontos para o que Moura (1998) sugere faa uma melhoria contnua em todas as suas atividades de armazenamento. Esses dados foram compilados e tornaram possvel a construo do Quadro demonstrativo das potencialidades e fragilidades representado na Figura 1. 5 PROPOSTAS DE MELHORIA Neste captulo, sero apresentadas as propostas de melhoria a partir da anlise realizada, buscando otimizar o suprimento dos materiais da Classe II na esfera militar.
Atividade Transporte Potencialidades Frota prpria, combustvel disponvel dentro da organizao com valor abaixo de mercado. Oportunidades de melhoria A atividade de uso mais gil e mais econmico. H deslocamentos subutilizados. No h rotina de data e horrios de entrega: o setor de recebimentos pode ser surpreendido com um carregamento enquanto est conferindo outro desembarque, o que pode acarretar demoras, sobrecarga no pessoal e falhas por conta disso. Controle realizado por fichrios e planilhas eletrnicas; no h automatizao para melhor aproveitamento dos recursos; alto fluxo de documentos impressos; operadores do depsito no dispe de computadores; materiais no identificados com cdigo de barras. No utilizado o conceito de logstica integrada (EDI); no h confiabilidade nas informaes devido s diversas linguagens utilizadas. Controle manual de quantidades e patrimnio (inventrio) com utilizao de fichrios e planilhas; sistema existente no permite que se abandonem controles paralelos. Primria e secundria no do boa proteo ao produto; no h diferenciao para itens diferentes

Manuteno dos estoques

Volume de movimentao de carga elevado; estrutura fsica adequada.

Processamento de pedidos

Armazenamento do produto

Embalagem do produto

Boa estrutura; existe padronizao; h seqncia hierrquica; responsabilidades definidas para cada etapa do processamento. Excelente espao fsico e reas de recebimento e expedio; funes bem definidas com responsabilidades de cada operador; diviso do depsito por clulas; estoque verticalizado. Permitem paletizao; fcil movimentao.

Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

12
Obteno Compras centralizadas, agrupa necessidades comuns gerando ganhos de escala; boa coordenao sistmica; etapas bem definidas, responsabilidades descentralizadas. D-se de maneira organizada; segue cadeia de comando (nveis hierrquicos). Obedece legislao vigente e das normas internas. H estrutura para implantao. ou identificao padro. Falta integrao por de meios eletrnicos; etapas em demasia; falhas por falta de clareza em documentos e especificidade dos itens; apenas duas previses de obteno anuais. Ocorre de forma lente; necessidade de documentos impressos, assinados e protocolados; alto grau de burocratizao; diferentes linguagens entre as organizaes inviabilizam cadeia integrada. Normas so estabelecidas pelo governo.

Fluxo da informao

No h acompanhamento dos nveis de servio junto ao publico interno e externo (fornecedores). Figura 1: Quadro demonstrativo das potencialidades e oportunidades de melhoria. Fonte: elaborado pelos autores.

Programao da produo Nveis de servio

Gesto do Transporte: quanto esta atividade, sugere-se que seja utilizada a frota de maneira plena, cujo procedimento traria economia, pois um s veculo poderia realizar o suprimento de duas ou at mesmo de trs unidades num s deslocamento, determinando-se rotas especficas de suprimento, evitando idas e vindas de vrios veculos at o rgo provedor. O B Sup, com os veculos disponveis, realizaria a distribuio dos materiais, deslocando-se a cada unidade por ele suprida. Este procedimento no comumente utilizado devido ao nmero reduzido de veculos e de pessoal. Seria, neste caso, possvel utilizar o eventual efetivo excedente em outras unidades, bem como a frota que deixaria de ser utilizada por ocasio da realizao do transporte pelo B Sup. Gesto de estoques: sugere-se para essa atividade a implantao de um sistema especfico para o controle dos estoques (WMS) a fim de dar maior confiabilidade s operaes. Sugere-se ainda estudar a possibilidade de reduo da documentao na forma impressa (pedidos, guias, controle de endereamento do depsito e outros). A melhoria seria viabilizada com computadores disponveis em todos os nveis de operao. Para melhor controle dos itens, desejvel a identificao nos produtos por cdigo de barras, oferecendo maior agilidade aos processos de recebimento, armazenagem e distribuio. Processamento de pedidos: nesta atividade, revela-se a necessidade de desenvolver um projeto de integrao da cadeia de suprimentos para que todas as etapas possam ser acompanhadas pelos interessados e at mesmo intervir nos procedimentos que possam contribuir para um melhor resultado. Esta ao enseja, naturalmente, certa
Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

13 desburocratizao do processo e a utilizao de prticas encorajadoras da integrao de toda a cadeia de suprimentos. O Sistema de Materiais do Exrcito (SIMATEx) vem sofrendo constantes alteraes ao longo dos seus aproximados cinco anos de vida, porm ainda no possibilita que as unidades abandonem sistemas paralelos. Importante ressaltar que a existncia de pessoal interno capacitado e qualificado para tal, permite o desenvolvimento de um sistema especfico para e pelo prprio Exrcito Brasileiro. Armazenagem: nesta atividade, sugere-se a adoo de procedimentos-padro para o recebimento e expedio dos materiais. Como exemplo, cita-se o estabelecimento de datas e horrios para os fornecedores e para os suprimentos realizados pelo B Sup. Esta ao ofereceria maior flexibilidade e maior possibilidade de planejamento da gesto da armazenagem pelos operadores. Novamente fica reforada a utilidade da identificao dos produtos atravs do cdigo de barras, racionalizando custos de pessoal e agregando valor de tempo aos processos de recebimento, armazenagem e distribuio. Embalagem: para as embalagens, sugere-se a cobrana de um padro de produo mais elevado pelas empresas fornecedoras, tanto para a primria quanto para a secundria. Ainda que o procedimento afete o valor final dos produtos, haveria reduo de custos pela evitao de danos nas mercadorias, por problemas de qualidade da embalagem. Outro aspecto diz respeito identificao nas embalagens, discutindo-se com os fornecedores a possibilidade de serem entregues j codificadas ou que permitam sua codificao na chegada e que, preferencialmente, haja distino dessas por tipos de itens. Obteno: importante nesta atividade seria a integrao dos agentes envolvidos, ou seja, unidades solicitantes, escalo logstico, diretoria de suprimento, departamento logstico e rgos provedores. Alm disto, automatizando procedimentos, seriam suprimidas etapas que no agregam valor ao processo, reduzindo quantidade de documentos e tempos de suprimento. desejvel que haja um plano de aquisio para situaes de emergncia, como incorporao especial ou rupturas no suprimento por algum problema com o fornecedor principal. , tambm, recomendvel que as unidades supridas sejam consultadas quanto aos requisitos de qualidade dos itens solicitados, permitindo que as prximas aquisies contemplassem melhorias crescentes de qualidade dos materiais.
Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

14 Fluxo da informao logstica: considerando que esta atividade est presente em todas as outras, sua ateno provoca maior impacto na eficincia das demais. O fluxo das informaes viabilizador de agilidade e confiabilidade. Sistemas organizados com linguagens padronizadas, informaes colocadas disposio em tempo real, possibilitam a gerao mais rpida de resultados, na medida em que as diversas reas compartilham informaes. Documentos e formulrios digitalizados facilitam e tornam mais rpido o fluxo das informaes. Estudar a possibilidade de reduo da burocracia nos processos aportaria maior grau operacionalidade e funcionalidade s atividades. Nveis de servio: os nveis de servio so, via de regra, diretamente proporcionais ao aproveitamento ou no de todas as potencialidades da cadeia logstica de suprimento. O aperfeioamento dos nveis de servio pode ser acompanhado por monitoramento, o que ao longo do tempo, encaminha a nveis de excelncia inimaginveis. Prticas como a mensurao da qualidade dos servios prestados e dos materiais fornecidos, medio dos tempos de suprimento, dos tempos de recebimento, o nvel de rejeies por lote de fornecimento, a medio da eficincia nas entregas pelos fornecedores e do prprio OP junto s unidade supridas, so algumas sugestes que este estudo pode oferecer. 6 CONCLUSO Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de buscar solues para a otimizao do suprimento dos itens de Classe II fardamento militar no mbito do Exrcito Brasileiro, para o que utilizou-se as dimenses de anlise da Logstica Integrada. Aps a anlise de todas as peas que compuseram a estrutura do trabalho, observouse que a otimizao dos processos e das atividades logsticas possvel, pois estas mostraram-se, em algumas situaes, passveis de melhoria quanto s demandas de suprimento exigidas pela organizao. Percebeu-se que algumas situaes podem ser solucionadas a partir da utilizao efetiva dos prprios conceitos da Logstica Integrada e que as maiores oportunidade de melhoria so dependentes da Tecnologia da Informao e do fluxo da informao logstica, realidades comumente inibidoras da eficcia nas cadeias de suprimento. Por outro lado, aplicaes desse tipo, seja pela expanso da capacidade de
Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

15 processamento dos computadores, seja pelo desenvolvimento de softwares especficos, vm consubstanciando solues altamente estimuladoras de resultados organizacionais. No caso em estudo, a alta qualificao existente na Instituio com relao a este saber, viabiliza o desenvolvimento de solues geis e customizadas. Assim, estima-se que os resultados desta pesquisa possam traduzir-se em qualidade no atendimento, reduo de rupturas e de atendimentos incompletos, reduo de custos de estoques, de aquisio e dos tempos de suprimento. Cabe ainda salientar o alto grau de abertura e colaborao oferecido pelos membros da Instituio ao longo da pesquisa. Foi possvel, tambm, observar que os envolvidos no processo de suprimentos trabalham permanentemente pela melhoria contnua. Destaca-se ainda, a oportunidade de conhecer em maior profundidade as operaes logsticas desenvolvidas pelo Exrcito Brasileiro e poder dedicar um estudo a esta instituio secular que atua diuturnamente na misso de defender as fronteiras do nosso pas alm de prestar pronto apoio sociedade.

REFERNCIAS AS ORIGENS do Exrcito Brasileiro. On line. Disponvel http://www.exercito.gov.br/01Instit/Historia/indice.htm. Acesso em 09 out. 2006. em:

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Traduo: Elias Pereira. Bookman, 2001. CENTRO DE COMUNICAO SOCIAL DO EXRCITO BRASILEIRO. A evoluo do apoio logstico no Exrcito Brasileiro. On line. Disponvel em: <www.exercito.gov.br/01Instit/Historia/Artigos/0031605.htm>. Acesso em 09 out. 2006 FLEURY, Paulo F., WANKE, Peter e FIGUEIREDO, Kleber. (org.) Logstica Empresarial: A Perspectiva Brasileira. So Paulo: Atlas, 2000. (UFRJ/COPPEAD). GALLO, talo Amauri. O Papel da Logstica na Globalizao. On line. Disponvel em: <http://www.guialog.com.br/ARTIGO56a.html>. Acesso em 18 set. 2006. LOVELOCK, Christopher e WRIGHT, Lauren. Servios: Marketing e Gesto. So Paulo: Saraiva, 2006.

Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

16 MONTEIRO, Aluisio e BEZERRA, Andr Luiz B. Vantagem Competitiva em Logstica Empresarial Baseada em Tecnologia de Informao. SEMEAD. So Paulo: Universidade de So Paulo, 2003 MOURA, Reinaldo A.; BANZATO Jos Maurcio. Embalagem, Unitizao e Conteinerizao. IMAM, So Paulo, 2000. MOURA, Reinaldo A.. Check sua Logstica Interna, IMAM, So Paulo, 1998. NASCIMENTO, Saumneo da Silva. A Logstica e as Dimenses Econmicas. 2001. On line. Disponvel em: <http://www.guialog.com.br/ARTIGO271.htm>. NOVAES, Antonio Galvo. Logstica e Gerenciamento da Cadeia de Distribuio: estratgia, operao e avaliao. Rio de Janeiro: Campus, 2003. ROCHA, Paulo Csar Alves. Logstica e Aduana. So Paulo: Aduaneiras. 2001. ROGERS, Dale S.. Seminrio Internacional de Logstica Reversa. So Paulo, maio 2002. Separata n 1 ao Boletim do Exrcito 27/02. Normas Relativas ao Suprimento (NARSUP).
1Rodrigo Fagundes: Administrador. E-mail: ten_rodrigof@hotmail.com Ilsa Solka de Lemos: Mestre em Administrao pelo PPGA/UFRGS, especialista em Gesto Empresarial pela UFRGS. Professora de graduao na PUCRS e nas Faculdades So Judas Tadeu e, em cursos de Psgraduao nas reas de Logstica e Planejamento Estratgico. E-mail: isasolka@yahoo.com.br

Autor da monografia Otimizao da Cadeia de Suprimentos no mbito do Exrcito Brasileiro apresentada ao Curso de Administrao, nfase em Comrcio Exterior da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas So Judas Tadeu. Professora orientadora da monografia que originou o artigo.

You might also like