You are on page 1of 5

EE641 - LABORATRIO DE ELETRNICA BSICA II

Roteiro - Aula 3
Bloco 1 (continuao) Calibrao e Ajuste de Set-Point
Devemos observar que, como o circuito que amplifica a tenso de calibrao Vcal um amplificador inversor, necessrio gerar uma tenso Vcal negativa, de 3.250 mV/(R4/R5) (por exemplo, para R4 = 9 x R5, Vcal de aproximadamente 361 mV). Na verdade, como dificilmente encontraramos resistores com valores comerciais exatos para montar um divisor resistivo que d o valor preciso da tenso necessria, usaremos um potencimetro de preciso (10 voltas) para permitir ajustar esta tenso em torno de 361 mV e corrigir pequenas variaes, nos possibilitando ajustar Vout = 250 mV para T = 25 oC. Para isto, como vemos na Figura 4, usamos um diodo zener para gerar uma tenso fixa de aproximadamente 3,3V (ou qualquer outro valor de zener prximo disponvel no almoxarifado), e fazemos um divisor resistivo, que permita que possamos variar a tenso Vcal de 150 mV a 550 mV, dando uma margem de ajuste de aproximadamente 200 mV em torno dos - 361 mV. O op-amp CI4 usado como amplificador buffer (ganho 1, alta impedncia de entrada e baixa impedncia de sada), para evitar que a impedncia do conjunto R6, R7, R8, RPot1, DZ1 no altere o ganho do amplificador montado anteriormente, com o CI4.
R4

+12V

R5

2 3 1 1 U1A LM324AN Vout Vout

GND DZ1 1N4728A 3,3 V

GND

R7

+12V

11

Vtemp

P4

-12V

RPot1 1K

13 12 4 14 U1D LM324AN Vcal Vcal

R8 -3,3V

-12V

-3,3V

Figura 4 Circuito para gerao da tenso Vcal

11

R6

P2

-12V

O circuito completo do condicionador de sinal e medidor de temperatura apresentado na Figura 5. Use esta figura para fazer anotaes (pinos dos CIs, valores dos resistores, etc.) para que fique mais fcil testar, verificar e medir o circuito aps estar montado.

Figura 5 Circuito completo do sensor de temperatura e condicionador de sinal

Assumindo que o controlador pode controlar temperaturas na faixa de 0 oC a 100 oC, usaremos um potencimetro que permita ajustar o set-point entre 0 e 1000 mV, j que o nosso circuito de condicionamento de sinal do sensor de temperatura fornece 10 mV/oC. Uma observao importante a atuao deste controlador se d apenas na adio de energia trmica e no na subtrao da mesma. Ou seja, embora o controlador possa controlar temperaturas na faixa de 0 a 100 oC, ele no opera em set-point igual ou inferior a temperatura ambiente.

Figura 6 - Circuito de gerao do set-point acoplado ao amplificador de erro que ser apresentado posteriormente. O circuito que gera o set-point apresentado na Figura 6, e utiliza o mesmo diodo zener usado anteriormente como referncia de 3,3 V. O op-amp CI3, ligado como amplificador de ganho 1 (buffer), necessrio para que a impedncia de R18 e RPot2 no alterem o ganho do amplificador de erro. O potencimetro RPot2 tambm deve ser um potencimetro de preciso (10 voltas), o que permite um ajuste no set-point com boa preciso.

Bloco 2 - Gerador de Onda Triangular para Circuito PWM


O bloco que ir ser usado para gerar uma onda triangular (na realidade prxima da triangular, mas cuja no linearidade no interfere com os nossos objetivos) , basicamente, um Op-amp com uma realimentao positiva, funcionando como um comparador com histerese. O bloco apresentado a seguir:

Figura 7 Gerador de onda triangular (aproximada) Para uma anlise simples do principio de funcionamento, vamos imaginar que, ao ser ligado o circuito, a tenso na sada do op-amp CI5 (V1) est em VCC (12 V), pois o op-amp est saturado. Dessa forma temos o diodo zener DZ2 polarizado reversamente e tendo uma queda de tenso de 6,2 V sobre ele (portanto operando como um zener convencional) e o diodo zener DZ3 est polarizado diretamente (com uma queda de tenso de aproximadamente 0,7 V), funcionando como um diodo normal. A tenso VA, que a soma da tenso nos dois diodos , portanto, de aproximadamente 7 V. O divisor resistivo R11-R12, com dois resistores iguais, divide esta tenso por dois e fornece aproximadamente 3,5 V no ponto V2, que a entrada no inversora do op-amp. Como ao ligar o circuito o capacitor C1 est descarregado, a tenso na entrada inversora do op-amp (Vc) tambm zero, j que o capacitor est completamente descarregado, e a tenso sobre ele nula. Vemos, portanto, que a tenso que neste momento sobre o resistor R9 de VA Vc = VA 0 = VA. Logo, a corrente inicial sobre R9 dada por IR9 = (VA 0) / R9 = VA / R9. Esta corrente, como no entra na entrada inversora do op-amp, obrigada a ir para o capacitor, e comea a carreg-lo.

O capacitor continua sendo carregado at que a tenso na entrada inversora (ou seja, a tenso sobre o prprio capacitor) seja ligeiramente maior do que a tenso na entrada no inversora. Isso ocorre quando Vc ligeiramente maior do que 3,5 V (V2 era igual 3,5 V). Neste instante, como o ganho de malha aberta do op-amp muito alto (Av normalmente da ordem de 100.000 a 1.000.000), a sada do op-amp, que igual a V1 = Av . (Vi+ Vi-), vai imediatamente para V1 = VEE = 12 V. Como consequncia, temos a inverso na polarizao dos dois zeners. DZ3 passa a operar como zener, com tenso de 6,2 V sobre ele e DZ2 passa a operar diretamente, como 0,7 V aproximadamente de queda sobre ele. A tenso VA ir, portanto, passar para um valor negativo, porm de mdulo igual ao que possua anteriormente, ou seja, aproximadamente 7 V. O divisor R11-R12 continua executando a mesma funo, e agora divide esta nova tenso (7 V) por dois, fornecendo uma tenso V2 = 3,5 V para a entrada no inversora do op-amp. Isso ocorre com um atraso que dado apenas pela capacidade do op-amp em mudar a sua sada de 12 V para 12 V, em alguns segundos. Como o capacitor continua carregado com aproximadamente 3,5 V, nesse momento a corrente que passa em R9 inverte de sentido (pois a sada do op-amp agora est em - 12 V), e passa a descarregar o capacitor com uma corrente inicial dada por IR9 = ( 7 3,5 ) / R9. Evidentemente o capacitor vai descarregar at que a tenso dele chegue ligeiramente abaixo de 3,5 V, quando a sada do op-amp passa para 12 V, e ento tudo se repete, ciclicamente. Pois temos praticamente a mesma condio inicial desta anlise (a nica diferena que agora o capacitor, no instante desta mudana, estava com 3,5 V sobre ele, e no zero, como quando ligamos o circuito). Portanto, o capacitor vai sempre se carregar at 3,5 V e depois descarregar at 3,5 V, de forma que temos um oscilador, fornecendo na sada VA uma onda quadrada com tenses de 7 V e 7 V, e sobre o capacitor (Vc) uma onda quase triangular, com amplitude entre 3,5 V e 3,5 V. A onda no ser perfeitamente triangular, pois a corrente de carga e descarga do capacitor no constante (IR9 depende de Vc), e isso provoca uma pequena no linearidade. Entretanto, essa no linearidade no muito grande, pois a corrente IR9 tem valores mximos e mnimos (em mdulo) dados por aproximadamente: IR9max = ( 7 0 ) / R9 e IR9min = ( 7 3,5 ) / R9

O objetivo do projeto deste bloco calcular os resistores e o capacitor, de forma que: - A frequncia de oscilao seja de aproximadamente 0,5 Hz; Tomar cuidados para que os valores de corrente sejam baixos (da ordem de uA), para permitir a utilizao de capacitores baratos (da ordem de 1 uF, por exemplo). O capacitor C1 no pode ser do tipo polarizado. D preferncia para capacitores de polister se disponvel no almoxarifado. Usar um osciloscpio para medir as formas de onda na sada (ateno, usar acoplamento DC, pois a frequncia de oscilao muito baixa, e no pode no se ver nada em AC).

You might also like