You are on page 1of 82

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ AULA 04

ASSUNTO: Lei de Improbidade Administrativa (Lei n 8.429/92)

176. (FCC/MPE-RS/2008) No que se refere aos atos de improbidade administrativa correto afirmar: a) retardar, ou deixar de praticar indevidamente ato de ofcio, no configura ato de improbidade administrativa. b) para caracterizao de qualquer ato de improbidade administrativa indispensvel que tenha havido dano ao patrimnio pblico. c) o sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente no est sujeito s cominaes da Lei de Improbidade. d) as condutas descritas na Lei n 8.429/92 como caracterizadoras de improbidade administrativa tm carter meramente exemplificativo. e) na aplicao das penalidades previstas na Lei de Improbidade, o juiz deve levar em conta as sanes penais e administrativas previstas na legislao especfica. Comentrios: A letra a est errada. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica (art. 11, II). A letra b est errada. A aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da: Efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento. Aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

A letra c est errada. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes desta lei at o limite do valor da herana (art. 8).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra d est certa. Tendo em vista a utilizao do vocbulo notadamente nos arts. 9, 10 e 11, infere-se que a enumerao dos atos de improbidade administrativa pela Lei n 8.429/92 meramente exemplificativa. A letra e est errada. Na fixao das penas previstas nesta lei o juiz levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente (art. 12, pargrafo nico). Portanto, a resposta desta questo a letra d.

177. (FCC/TRT-24Regio/2007) administrativa:

Sobre

os

atos

de

improbidade

I. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da Lei 8.429/92 (Lei da Improbidade Administrativa) at o limite do valor da herana. II. A posse e o exerccio de agente pblico ficam condicionados apresentao de declarao dos bens e valores que compem o seu patrimnio privado, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente. III. Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade. IV. A sentena que julgar procedente ao civil de reparao de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinar o pagamento ou a reverso dos bens, conforme o caso, em favor da pessoa jurdica prejudicada pelo ilcito. RESPONDA: a) Apenas as proposies I e IV esto corretas. b) Apenas as proposies I, II e IV esto corretas. c) Apenas as proposies I e IV esto incorretas. d) Apenas a proposio II est incorreta. e) Todas as proposies esto corretas. Comentrios: O item I est certo. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes desta lei at o limite do valor da herana (art. 8). Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 2

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

O item II est certo. A posse e o exerccio de agente pblico ficam condicionados apresentao de declarao dos bens e valores que compem o seu patrimnio privado, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente (art. 13). O item III est certo. Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade (art. 14). O item IV est certo. A sentena que julgar procedente ao civil de reparao de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinar o pagamento ou a reverso dos bens, conforme o caso, em favor da pessoa jurdica prejudicada pelo ilcito (art. 18). Logo, a resposta desta questo a letra e.

178. (FCC/Procurador/TCE-CE/2006) O conceito de "agente pblico", para fins de sujeio lei de improbidade administrativa (Lei n 8.429/92), mais amplo que o de "servidor pblico", previsto na Lei n 8.112/90, porque aquele conceito abrange a) os ocupantes de cargos pblicos na administrao indireta, o que no contemplado pela Lei n 8.112/90. b) as pessoas fsicas e jurdicas que recebem e administram dinheiros pblicos, a qualquer ttulo. c) os exercentes de funes pblicas diversas, mesmo que no detentores de cargos pblicos. d) os ocupantes de cargos pblicos em comisso, de livre provimento e nomeao, que no so tidos como servidores pblicos. e) os partcipes e beneficirios de atos de improbidade administrativa, mesmo que no mantenham qualquer vnculo com a Administrao. Comentrios: considerado agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao,

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades citadas como sujeito passivo (art. 2). Assim, a resposta desta questo a letra c.

179. (FCC/Auditor/TCE-CE/2006) Consideradas as disposies contidas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal n 8.429/92), os chamados "atos de improbidade administrativa" a) tm como elemento essencial para sua configurao o enriquecimento ilcito do sujeito ativo. b) tm como elemento essencial para sua configurao a ocupao de cargo em comisso ou por mandato pelo sujeito ativo. c) tm como elemento essencial para sua configurao a presena mnima de dois agentes pblicos como sujeitos ativos. d) podem levar aplicao da pena de perda da funo pblica, indisponibilidade de bens e ao ressarcimento ao errio, mas no suspendem os direitos polticos do agente. e) sujeitam o sucessor hereditrio do agente s penas previstas na referida Lei, at o limite do valor da herana. Comentrios: A letra a est errada. H 3 espcies de improbidade administrativa. So elas: Improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9). Improbidade administrativa que causa leso ao errio (prejuzo aos cofres pblicos) (art. 10). Improbidade administrativa que consiste na princpios da Administrao Pblica (art. 11) violao aos

Enriquecimento ilcito Improbidade administrativa (3 espcies) Leso ao errio Violao aos princpios da Administrao Pblica

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ As letras b e c esto erradas. Para que o agente pblico sujeite-se aos ditames da LIA no necessrio que possua vnculo efetivo com Administrao Pblica ou ento, desta, receba remunerao. Assim, as condutas dos mesrios de eleies e dos jurados do Tribunal do Jri, por exemplo, tambm podem ser avaliadas segundo a LIA. A letra d est errada. Os atos de improbidade administrativa importaro (PRIS) (CF, art. 37, 4): Perda da funo pblica; Ressarcimento ao errio; Indisponibilidade dos bens; e Suspenso dos direitos polticos. A letra e est certa. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes desta lei at o limite do valor da herana (art. 8). Por isso, a resposta desta questo a letra e.

180. (FCC/Auditor/TCE-CE/2006) Improbidade Administrativa. a) As hipteses ensejadoras de sano previstas na Lei n 8.429/92 so taxativas. b) Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo constitui ato de improbidade atentatrio contra os princpios da Administrao Pblica. c) A comprovao do "prejuzo ao Errio" requisito essencial e obrigatrio para o enquadramento de conduta do agente pblico em quaisquer das hipteses de improbidade previstas na Lei n 8.429/92. d) O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico no est sujeito s cominaes da Lei n 8.429/92. e) Deflagrada apurao de ato de improbidade em sede de controle interno, facultado, Administrao, dar conhecimento ao Tribunal de Contas do respectivo procedimento administrativo apurativo. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra a est errada. Tendo em vista a utilizao do vocbulo notadamente nos arts. 9, 10 e 11, infere-se que a enumerao dos atos de improbidade administrativa pela Lei n 8.429/92 meramente exemplificativa. A letra b est certa. Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da Administrao Pblica (art. 11, VI). A letra c est errada. A aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da (art. 21): Efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento. Aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

A letra d est errada. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes desta lei at o limite do valor da herana (art. 8). A letra e est errada. A comisso processante dar (obrigatoriamente) conhecimento ao Ministrio Pblico e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existncia de procedimento administrativo para apurar a prtica de ato de improbidade (art. 15). Assim, a resposta desta questo a letra b.

181. (FCC/Juiz Substituto/TRT-16Regio/2006) Com base na 8.429/92 - Improbidade Administrativa, assinale a alternativa INCORRETA:

Lei

a) As disposies da Lei 8429/92 so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica de ato de improbidade, ou dele se beneficie sob qualquer forma, direta ou indireta. b) Ocorrer nulidade quando o Ministrio Pblico no intervir no processo como fiscal da lei, nos processos em que no atua como parte. c) As aes destinadas a levar a efeito as sanes previstas na Lei n 8.429/92 podem ser propostas at 5 (cinco) anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 6

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) possvel a transao nesse tipo de ao que visa reparao de dano ou perda dos bens havidos ilicitamente, desde que proposta pelo Ministrio Pblico e traga vantagens para a pessoa jurdica prejudicada pelo ilcito. e) O Ministrio Pblico pode propor medida cautelar para indisponibilidade dos bens do agente ou de terceiro que tenha praticado ato de improbidade administrativa. Comentrios: A letra a est certa. As disposies desta LIA so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta (art. 3). A letra b est certa. O Ministrio Pblico, se no intervir no processo como parte, atuar obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade (art. 17, 4). A letra c est certa. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas na LIA podem ser propostas at cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana (art. 23, I). A letra d est errada. vedada a transao, acordo ou conciliao nas aes de improbidade administrativa (art. 17, 1). A letra e est certa. Independentemente da representao da autoridade administrativa prevista no art. 7 da Lei, o MP poder requerer a indisponibilidade dos bens do indiciado. Logo, a resposta desta questo a letra d.

182. (FCC/Analista/TRE-SP/2006) Com relao lei de improbidade administrativa, INCORRETO afirmar: a) irrelevante a aprovao das contas pelo Tribunal de Contas competente para a caracterizao do ato de improbidade administrativa. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) O Ministrio Pblico, se no intervier no processo como parte, atuar, obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade. c) As sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n 8.429/92) no so obrigatoriamente cumulativas. d) pressuposto necessrio, para a tipificao dos atos de improbidade administrativa que causam prejuzo ao errio, a obteno de vantagem patrimonial pelo agente. e) No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimnio. Comentrios: A letra a est certa. A aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da (art. 21): Efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento. Aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

A letra b est certa. O Ministrio Pblico, se no intervir no processo como parte, atuar obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade (art. 17, 4). A letra c est certa. O art. 12 da Lei n 8.429/92 estabelece as penas aplicveis ao responsvel pela prtica de atos de improbidade administrativa. As cominaes previstas no referido artigo, que podem ser aplicadas isoladamente ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato, independem das penalidades penais, civis e administrativas, previstas em legislao especfica. Por exemplo: um servidor pblico pratica um ato que configura infrao disciplinar punvel com a pena de demisso. Esse ato est previsto no Cdigo Penal, como crime contra a Administrao Pblica, e na Lei n 8.429/92, como ato de improbidade administrativa. Nessa hiptese, ele ser punido administrativamente, com a pena de demisso; ademais, no h impedimento para que seja punido criminalmente e, tambm, por improbidade administrativa.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra d est errada. A tipificao dos atos de improbidade administrativa que causam prejuzo ao errio independe da obteno de vantagem patrimonial pelo agente. A letra e est certa. No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio (art. 6). Portanto, a resposta desta questo a letra d.

183. (FCC/Analista/TRE-AP/2006) Com relao Lei de improbidade administrativa (Lei n 8.429/92) certo que a) a autoridade judicial competente poder determinar o afastamento do agente pblico do exerccio do cargo, com prejuzo da remunerao, quando a medida se fizer necessria instruo processual. b) constitui apenas infrao administrativa a representao por ato de improbidade contra agente pblico, quando o autor da denncia o sabe inocente. c) a perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos se efetivam com a publicao da sentena condenatria, independentemente do efetivo trnsito em julgado. d) a aplicao das sanes nela previstas independem da aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas. e) as aes destinadas a levar a efeitos as sanes penais nela previstas devem ser propostas, em qualquer hiptese, em at 2 anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana. Comentrios: A letra a est errada. A autoridade judicial ou administrativa competente poder determinar o afastamento do agente pblico do exerccio do cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao, quando a medida se fizer necessria instruo processual (art. 20, pargrafo nico).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra b est errada. Constitui crime a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente (art. 19). A letra c est errada. A perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria (art. 20). A letra d est certa. A aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da (art. 21): Efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento. Aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

A letra e est errada. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas na LIA podem ser propostas at cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana (art. 23, I). Com efeito, a resposta desta questo a letra d.

184. (FCC/Tcnico /TRE-AP/2006) A suspenso dos direitos polticos, para os fins da Lei de Improbidade Administrativa, Lei n 8.429/92, s se efetiva a) no momento da representao de terceiros junto ao Judicirio. b) quando a medida for necessria instruo processual. c) na data em que foi proposta a ao judicial. d) com a instaurao do inqurito civil pelo Ministrio Pblico. e) com o trnsito em julgado da sentena condenatria. Comentrios: A perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria (art. 20). Logo, a resposta desta questo a letra e.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

185. (FCC/Tcnico/TRE-AP/2006) Com relao Lei de improbidade administrativa, Lei n 8.429/92, considere as seguintes assertivas: I. As disposies da lei de improbidade administrativa so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade. II. Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano. III. No caso de enriquecimento ilcito, o agente pblico perder os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio, mas o terceiro beneficirio no. Est correto o que se afirma APENAS em: a) I e II. b) I e III. c) II. d) II e III. e) III. Comentrios: O item I est certo. As disposies desta LIA so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta (art. 3). O item II est certo. Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano. (art. 5). O item III est errado. A letra b est certa. O Ministrio Pblico, se no intervir no processo como parte, atuar obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade (art. 17, 4). Pelo exposto, a resposta desta questo a letra a.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 186. (FCC/Analista/TRE-MG/2005) No que tange aos atos de improbidade administrativa, a Lei n 8.429/92 dispe que a) o Ministrio Pblico atuar sempre como parte e o rgo pblico lesado, como fiscal da lei. b) a aprovao das contas pelo Tribunal de Contas respectivo requisito indispensvel para sua caracterizao. c) os particulares que concorrerem para sua prtica somente sero responsabilizados na esfera penal e mediante a comprovao de dolo ou culpa. d) a constatao de sua prtica gera a responsabilidade objetiva do agente. e) a aplicao das sanes independe da efetiva ocorrncia de dano ao errio. Comentrios: A letra a est errada. O Ministrio Pblico, se no intervir no processo como parte, atuar obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade (art. 17, 4). A letra b est errada e a letra e est certa. A aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da (art. 21): Efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento. Aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

A letra c est errada. As disposies desta LIA so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta (art. 3). A letra d est errada. A constatao da prtica de atos de improbidade administrativa gera a responsabilidade subjetiva do agente (depende de dolo ou culpa). Por isso, a resposta desta questo a letra e.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

187. (FCC/Procurador/PGE-SE/2005) elemento caracterstico do regime da ao de improbidade administrativa estabelecido pela Lei n 8.429/92 a) a competncia privativa do Ministrio Pblico para seu ajuizamento. b) a possibilidade de resultar na aplicao de pena privativa de liberdade, desde que o mesmo fato j no tenha gerado condenao em processo penal. c) a extenso de sua tutela a atos praticados por qualquer agente pblico, servidor ou no. d) a possibilidade de resultar na aplicao de pena de perda de direitos polticos. e) a transmisso das cominaes da Lei ao sucessor causa mortis do ru, independentemente do valor da herana. Comentrios: A letra a est errada. A Lei n 8.429/92 confere, de forma clara, competncia ao Ministrio Pblico para a propositura de ao civil de improbidade administrativa. Todavia, de acordo com o art. 17 da Lei, a ao judicial para apurao de eventual prtica de improbidade administrativa no prerrogativa do MP. Pois, a referida ao pode ser proposta pelo MP ou pela pessoa jurdica interessada. Entende-se por pessoa interessada aquela em cujo mbito ocorreu a prtica do ato de improbidade administrativa. Esta ao judicial, que possui natureza civil, ser proposta em at 30 dias aps a efetivao da medida cautelar de sequestro de bens, se for o caso. As letras b e d esto erradas. Os atos de improbidade administrativa importaro (PRIS) (CF, art. 37, 4): Perda da funo pblica; Ressarcimento ao errio; Indisponibilidade dos bens; e Suspenso dos direitos polticos. A letra c est certa. As disposies desta LIA so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta (art. 3). Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 13

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

A letra e est errada. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes desta lei at o limite do valor da herana (art. 8). Logo, a resposta desta questo a letra c.

188. (FCC/Tcnico/TRT-15Regio/2005) Murilo, servidor pblico federal, percebeu vantagem econmica para intermediar a liberao de verba pblica de qualquer natureza. Esse fato, caracteriza ato de improbidade administrativa, como dispe a Lei n 8.429/92, por: a) causar prejuzo ao errio. b) enriquecimento ilcito. c) atentar contra os princpios da Administrao Pblica. d) violar os direitos dos servidores pblicos federais. e) constituir ilcito penal inafianvel. Comentrios:

ENRIQUECIMENTO ILCITO Perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza.

LESO AO ERRIO Liberar verba pblica sem a estrita observncia das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicao irregular.

Portanto, a resposta desta questo a letra b.

189. (FCC/Tcnico/TRT-15Regio/2005) Para os fins da Lei de Improbidade Administrativa (Lei n 8.429/92), NO considerado agente pblico, aquele que na Administrao direta, exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, a) funo, por designao. b) mandato, por eleio. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c) cargo, por nomeao. d) servio, por terceirizao. e) emprego, por contratao. Comentrios: considerado agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades citadas como sujeito passivo (art. 2). Logo, a resposta desta questo a letra d.

190. (FCC/Analista/TRT-15Regio/2004) Em conformidade com a lei que trata da improbidade administrativa (Lei n 8.429/92), correto afirmar que a) o Ministrio Pblico, se no intervier no processo como parte, poder atuar facultativamente, como fiscal da lei. b) o agente pblico perder, mas no o terceiro beneficirio, os bens acrescidos ao seu patrimnio, quando for caso de enriquecimento ilcito. c) a representao para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade exclusiva do Ministrio Pblico. d) a aplicao das sanes previstas nesta lei independe de efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. e) o sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico estar sujeito ao ressarcimento do dano, ainda que supere o valor da herana. Comentrios: A letra a est errada. O Ministrio Pblico, se no intervir no processo como parte, atuar obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade (art. 17, 4). A letra b est errada. No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio (art. 6).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra c est errada. De acordo com o art. 17 da Lei, a ao judicial para apurao de eventual prtica de improbidade administrativa no prerrogativa do MP. Pois, a referida ao pode ser proposta pelo MP ou pela pessoa jurdica interessada. A letra d est certa. A aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da (art. 21): Efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento. Aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

A letra e est errada. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes desta lei at o limite do valor da herana (art. 8). Assim, a resposta desta questo a letra d.

191. (FCC/Juiz Substituto/TRF-5Regio/2001) A ao judicial para apurao da prtica de ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei n 8.429/92, a) de iniciativa exclusiva do Ministrio Pblico. b) comporta transao, desde que haja concordncia expressa da pessoa jurdica interessada e ressarcimento dos danos causados ao patrimnio pblico. c) deve ser extinta, sem aplicao de sano, ante a aprovao, pelo Tribunal de Contas competente, das contas do administrador responsvel pelo ato impugnado. d) pode acarretar a aplicao de sanes independentemente da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. e) imprescritvel. Comentrios: A letra a est errada. De acordo com o art. 17 da Lei, a ao judicial para apurao de eventual prtica de improbidade administrativa no

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ prerrogativa do MP. Pois, a referida ao pode ser proposta pelo MP ou pela pessoa jurdica interessada. A letra b est errada. vedada a transao, acordo ou conciliao nas aes de improbidade administrativa (art. 17, 1). A letra c est errada e a letra d est certa. A aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da (art. 21): Efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento. Aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

A letra e est errada. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas nesta lei podem ser propostas (art. 23): At 5 anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana. Dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico, nos casos de exerccio de cargo efetivo ou emprego. Logo, a resposta desta questo a letra d.

(CESPE/TRT-17Regio/2009) A respeito dos atos de improbidade administrativa, julgue os itens a seguir de acordo com a Lei n. 8.429/1992. 192. (CESPE/TRT-17Regio/2009) Retardar, indevidamente, ato de ofcio constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. Comentrios: Certo. Nos termos da Lei n 8.429/92, os agentes pblicos de qualquer nvel ou hierarquia so obrigados a velar pela estrita observncia dos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe so afetos (art. 4). Assim, constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 17

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies (art. 11). So exemplos de atos de improbidade administrativa que violam os princpios da administrao pblica: Praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio. Revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo. Negar publicidade aos atos oficiais. Frustrar a licitude de concurso pblico. Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo. Revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio.

LESO AO ERRIO Frustrar a licitude licitatrio ou indevidamente. de

PRINCPIOS DA ADM. PB.

processo Frustrar a licitude de concurso pblico. dispens-lo

193. (CESPE/TRT-17Regio/2009) Concorrer, dolosa ou culposamente, para que terceiro se enriquea ilicitamente constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio. Comentrios: Certo.

ENRIQUECIMENTO ILCITO

LESO AO ERRIO

Perceber vantagem econmica.

Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriquea ilicitamente.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

194. (CESPE/Tcnico/TRE-MG/2009) No constitui ato de improbidade administrativa, considerado pela Lei n. 8.429/1992 como atentatrio aos princpios da administrao pblica, a) praticar ato administrativo que dispense ou declare a inexigibilidade de processo licitatrio. b) retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio. c) revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio. d) negar publicidade aos atos oficiais. e) deixar de prestar contas quando for legalmente obrigado a faz-lo. Comentrios: Letra a. So exemplos de atos de improbidade administrativa que violam os princpios da administrao pblica (Lei n 8.429/92): Praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio. Revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo. Negar publicidade aos atos oficiais. Frustrar a licitude de concurso pblico. Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo. Revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio.

(CESPE/Analista/STJ/2008) Quanto Lei de Improbidade ( Lei n. 8.429/1992 ), julgue os itens a seguir. 195. (Analista/STJ/2008) Se um indivduo pretende tomar posse e entrar em exerccio em cargo pblico efetivo no mbito do STJ, nesse caso, como no se trata de cargo em comisso, ele no estar obrigado a fornecer a declarao de bens e valores que compem seu patrimnio privado, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: Errado. considerado agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades citadas como sujeito passivo (art. 2). Segundo o art. 13, a posse e o exerccio de agente pblico ficam condicionados apresentao de declarao dos bens e valores que compem o seu patrimnio privado, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente. Tal medida visa a instituir um mecanismo que permita controlar a licitude da evoluo patrimonial do agente pblico. A declarao compreender imveis, mveis, semoventes (bovinos, ovinos, sunos, caprinos, equinos, etc.), dinheiro, ttulos, aes, e qualquer outra espcie de bens e valores patrimoniais, localizado no Pas ou no exterior, e, quando for o caso, abranger os bens e valores patrimoniais do cnjuge ou companheiro, dos filhos e de outras pessoas que vivam sob a dependncia econmica do declarante, excludos apenas os objetos e utenslios de uso domstico (art. 13, 1).

IMPORTANTE: A declarao compreende: Imveis Mveis Semoventes Dinheiro Ttulos Aes Bens e valores patrimoniais No Pas ou no exterior. Abrange cnjuge ou companheiro, filhos e dependentes. Exclui apenas os objetos e utenslios de uso domstico.

A fim de efetivar o controle da evoluo patrimonial a Lei dispe que a declarao de bens ser atualizada anualmente e na data em que o agente pblico deixar o exerccio do mandato, cargo, emprego ou funo (art. 13, 2).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Em substituio declarao obrigatria, bem como s devidas atualizaes, o agente pblico poder (faculdade) entregar cpia da Declarao do Imposto de Renda Pessoa Fsica apresentada Receita Federal (art. 13, 4). O agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa ser punido com a pena de demisso, a bem do servio pblico, sem prejuzo de outras sanes cabveis (art. 13, 3).

IMPORTANTE: A declarao de bens ser atualizada anualmente e na data em que o agente pblico deixar o exerccio do mandato, cargo, emprego ou funo. O agente pblico poder (faculdade) entregar cpia da Declarao do Imposto de Renda Pessoa Fsica apresentada Receita Federal. O agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa ser punido com a pena de demisso, a bem do servio pblico, sem prejuzo de outras sanes cabveis.

(CESPE/Analista/STF/2008) O Ministrio da Sade firmou convnio com uma instituio privada, com fins lucrativos, que atua na rea de sade pblica municipal. O objeto desse convnio era a instalao de uma UTI neonatal no hospital por ela administrado. Conforme esse convnio, a referida instituio teria o encargo de, utilizando-se de subvenes da Unio, instalar a UTI neonatal e disponibilizar, para a comunidade local hipossuficiente, pelo menos 50% dos leitos dessa nova UTI. No entanto, essa instituio acabou por utilizar parte desses recursos pblicos na reforma de outras reas do hospital e na aquisio de equipamentos mdico-hospitalares de baixssima qualidade. Maria, que ali foi atendida, viu sua filha recm-nascida falecer nesse hospital. Apurouse, por meio de percia, que a morte da recm-nascida ocorreu por falha tcnica na instalao e devido baixa qualidade dos equipamentos ali instalados. Em face dessa constatao e visando evitar novas mortes, o municpio suspendeu provisoriamente o alvar de funcionamento da referida UTI, notificando-se o hospital para cincia e eventual impugnao no prazo legal. Considerando a situao hipottica apresentada acima, julgue os itens, acerca dos contratos administrativos, dos servios pblicos, da responsabilidade civil e da Lei n. 8.429/1992.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 196. (CESPE/Analista/STF/2008) No houve, no caso em tela, ato de improbidade, j que os dirigentes de instituio privada no respondem por ato de improbidade, de que trata a Lei n. 8.429/1992. Comentrios: Errado. Podem ser sujeito passivo do ato de improbidade administrativa (art. 1): Os rgos da Administrao Direta e Indireta, de quaisquer dos Poderes (PL, PE e PJ) de quaisquer esferas de governo (U, E, DF e M) e dos Territrios. A empresa incorporada ao patrimnio pblico ou a entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimnio ou da receita anual. A entidade que receba Benefcio, Incentivo ou Subveno, fiscal ou creditcio, de rgo pblico (por exemplo: as ONGs) bem como aquelas para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de 50% do patrimnio ou da receita anual (pargrafo nico). (*) (*) Nesses casos, diferentemente dos demais, a sano patrimonial limitada (proporcional) repercusso do ilcito sobre a contribuio dos cofres pblicos.

ATENO: No preciso saber como essa limitao ocorre na prtica. Para provas de concurso pblico basta conhecer a redao do pargrafo nico de art. 1. Esto tambm sujeitos s penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimnio de entidade que receba subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico bem como daquelas para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de cinqenta por cento do patrimnio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sano patrimonial repercusso do ilcito sobre a contribuio dos cofres pblicos.

IMPORTANTE: Sujeitos Passivos: Administrao Direta e Indireta + 3 Poderes + U/E/DF/M/T.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Incorporada ou +50% BIS ou -50% (LIMITADA)

197. (CESPE/Procurador/PGE-PI/2008) O servidor pblico processado por ato de improbidade administrativa que importe em violao aos princpios da administrao pblica est sujeito perda do cargo pblico. Comentrios: Certo. O art. 12 da Lei n 8.429/92 estabelece as penas aplicveis ao responsvel pela prtica de atos de improbidade administrativa. Ressalta-se que as cominaes previstas no referido artigo, que podem ser aplicadas isoladamente ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato, independem das penalidades penais, civis e administrativas, previstas em legislao especfica. Por exemplo: um servidor pblico pratica um ato que configura infrao disciplinar punvel com a pena de demisso. Esse ato est previsto no Cdigo Penal, como crime contra a Administrao Pblica, e na Lei n 8.429/92, como ato de improbidade administrativa. Nessa hiptese, ele ser punido administrativamente, com a pena de demisso; ademais, no h impedimento para que seja punido criminalmente e, tambm, por improbidade administrativa. Amigos, esse artigo muito cobrado em provas de concursos pblicos. Por isso, tenham muita ateno ao estud-lo! Memorizem-no!

COMINAES POR ENRIQUECIMENTO ILCITO Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio. Ressarcimento integral do dano, quando houver. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 8 a 10 anos. Pagamento de multa civil de at 3 vezes o valor do acrscimo patrimonial. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 10 anos.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

COMINAES POR LESO AO ERRIO Ressarcimento integral do dano. Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 5 a 8 anos. Pagamento de multa civil de at 2 vezes o valor do dano. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 5 anos;

COMINAES POR VIOLAO AOS PRINCPIOS DA ADM. PBLICA Ressarcimento integral do dano, se houver. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 3 a 5 anos. Pagamento de multa civil de at 100 vezes o valor da remunerao percebida pelo agente. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 3 anos.

Do exame da gravidade dessas sanes, percebe-se que a Lei n 8.429/92 estabeleceu uma idia de hierarquia entres as espcies de improbidade administrativa. Assim, os atos que importam enriquecimento ilcito seriam os mais lesivos e juridicamente reprovveis. J os atos que causam prejuzo aos cofres pblicos (sem importar enriquecimento ilcito do agente) ocupam uma posio intermediria. Por fim, os atos que violam os princpios da Administrao Pblica so menos graves que os demais. Nesse diapaso, o pargrafo nico do art. 12 estabelece que na fixao das penas previstas na Lei o juiz levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente. Isso significa que as sanes previstas na Lei da Improbidade Administrativa podem ser

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ graduadas pelo juiz, em face da extenso do dano ou do proveito patrimonial obtido pelo agente.

IMPORTANTE: ENRIQUECIMENTO LESO PRINCPIOS

SUSPENSO 8 a 10 anos 5 a 8 anos 3 a 5 anos

MULTA at 3 x ganho at 2 x dano at 100 x R$

PROIBIO 10 anos 5 anos 3 anos

198. (CESPE/Procurador/PGE-PI/2008) Ser punido com pena de multa o agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens e valores que compem seu patrimnio, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente. Comentrios: Errado. Ser punido com a pena de demisso, a bem do servio pblico, sem prejuzo de outras sanes cabveis, o agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa (art. 13, 3).

199. (CESPE/Procurador/PGE-PI/2008) Segundo a Lei n. 8.429/1992 Lei de Improbidade Administrativa -, para que o servidor pblico seja punido com as penalidades nela previstas, imprescindvel a efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. Comentrios: Errado. Segundo o art. 21, a aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da: Efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento. Aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Isso significa que um agente pblico responsvel pela prtica de ato de improbidade administrativa, em regra, no pode usar como justificativa para se eximir das sanes cabveis, os seguintes argumentos: os atos que cometi no causaram dano ao patrimnio pblico. Alm disso, as contas que gerenciei foram aprovadas pela CGU (ou pelo TCU).

200. (CESPE/TRT-9Regio/2007) As penalidades previstas na lei de improbidade (Lei n. 8.429/1992) se aplicam, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma, direta ou indiretamente. Comentrios: Certo. Podem ser sujeito ativo da improbidade administrativa: Os agentes pblicos. Os terceiros.

IMPORTANTE: Sujeitos Ativos: Agentes pblicos. Terceiros.

De acordo com a LIA, considerado agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades citadas como sujeito passivo (art. 2). Portanto, para que o agente pblico sujeite-se aos ditames da LIA no necessrio que possua vnculo efetivo com Administrao Pblica ou ento, desta, receba remunerao. Assim, as condutas dos mesrios de eleies e dos jurados do Tribunal do Jri, por exemplo, tambm podem ser avaliadas segundo a LIA. Percebam que a Lei n 8.429/92 tambm estende a responsabilizao pela prtica de ato de improbidade administrativa a terceiros (arts. 3, 5, 6 e 8), quais sejam, aqueles que: Mesmo no sendo agente pblico, induzam (deem a idia) ou concorram (auxiliem) para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficiem sob qualquer forma direta ou indireta. www.pontodosconcursos.com.br 26

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Figurem como sucessores do agente pblico que praticou o ato de improbidade administrativa ou sucessores dos terceiros referidos no item acima (induzam/concorram/beneficiem-se).

Deve ficar claro que a prtica de ato de improbidade administrativa pressupe o envolvimento de um agente pblico. Assim, a responsabilizao de particular depende de co-autoria com um agente pblico. No que tange aos sujeitos ativos, a Lei n 8.429/92 estabelece que: Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano (art. 5). No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio (art. 6). O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da LIA at o limite do valor da herana (art. 8).

Em relao ao sucessor do mprobo, notem que as sanes de natureza pecuniria cominadas na LIA limitam-se ao valor da herana. Tal fato decorre do regramento contido no art. 5, XLV da Constituio Federal, segundo qual, nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido.

IMPORTANTE: Em relao ao sucessor do mprobo, as sanes de natureza pecuniria cominadas na LIA limitam-se ao valor da herana (art.8).

201. (CESPE/Analista/TJDFT/2003) O dever de probidade exige que o administrador pblico desempenhe suas atribuies com o mximo de rigor em relao moralidade. Os atos de improbidade, de acordo com a Lei n. 8.429, de 2 de junho de 1992, so aqueles que determinam enriquecimento ilcito, causam prejuzo ao errio e atentam contra os princpios da administrao pblica, sendo passveis de sanes administrativas, civis e polticas, conforme o caso, dispensando a ao penal para as situaes em que o Poder Judicirio decidir por aplicar a perda do cargo pblico combinada com a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 27

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: Errado. Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e na gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. (CF, art. 37, 4) (CESPE/AGU/2002) Marcos governador de um estado-membro do Brasil e, por isso, tem o poder de remover servidores pblicos de uma localidade para outra, para melhor atender ao interesse pblico. Um servidor do estado namorava a filha de Marcos, contrariamente a sua vontade. A autoridade, desejando pr um fim ao romance, removeu o servidor para localidade remota, onde, inclusive, no havia servio telefnico. Acerca da situao hipottica apresentada e considerando os preceitos constitucionais da administrao pblica, a doutrina e a legislao de improbidade administrativa (Lei n. 8.429/1992), julgue os itens que se seguem.

202. (CESPE/AGU/2002) Na hiptese, tambm haveria ato de improbidade, em tese, pois houve violao de princpios administrativos, mesmo sem ter havido dano direto ao errio. Comentrios: Certo. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies (art. 11).

203. (CESPE/Fiscal/SEFAZ-AL/2002) Um indivduo apresentou perante o Ministrio Pblico uma representao imputando ato de improbidade administrativa contra agente pblico, configurador exclusivamente de infrao administrativa, ciente de que era inocente. Instaurado inqurito civil para apurar os fatos concluiu-se pela improcedncia da imputao, tendo o Ministrio Pblico arquivado os autos. Nessa situao, o indivduo responder pelo crime previsto na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/1992). Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Certo. O art. 19 da Lei tipifica como crime (pena: deteno de 6 a 10 meses e multa) a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente. Ademais, o denunciante est sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou imagem que houver provocado (art. 19, pargrafo nico).

IMPORTANTE: Constitui crime a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente. Alm da sano penal, o denunciante est sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou imagem que houver provocado.

204. (ESAF/AFRFB/2009) Quanto disciplina da Lei de Improbidade Administrativa Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, incorreto afirmar: a) considera-se agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no art. 1 da Lei. b) aplicam-se tambm as disposies da Lei de Improbidade Administrativa, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. c) o Supremo Tribunal Federal excluiu da sujeio Lei de Improbidade Administrativa os agentes polticos que estejam sujeitos ao regime de crime de responsabilidade. d) ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano e, no caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio. e) tratando-se de penalidades personalssimas, em nenhuma hiptese, poder o sucessor ser alcanado por sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra a est certa. considerado agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades citadas como sujeito passivo (art. 2). A letra b est certa. A Lei n 8.429/92 estende a responsabilizao pela prtica de ato de improbidade administrativa a terceiros (art. 3), quais sejam, aqueles que: Mesmo no sendo agente pblico, induzam (dem a idia) ou concorram (auxiliem) para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficiem sob qualquer forma direta ou indireta. Figurem como sucessores do agente pblico que praticou o ato de improbidade administrativa ou sucessores dos terceiros referidos no item acima (induzam/concorram/beneficiem-se).

A letra c est certa.

JURISPRUDNCIA DO STF: INFORMATIVO N 471 Quanto ao mrito, o Tribunal, por maioria, julgou procedente a reclamao para assentar a competncia do STF para julgar o feito e declarar extinto o processo em curso no juzo reclamado. Aps fazer distino entre os regimes de responsabilidade poltico-administrativa previstos na CF, quais sejam, o do art. 37, 4, regulado pela Lei 8.429/92, e o regime de crime de responsabilidade fixado no art. 102, I, c, da CF e disciplinado pela Lei 1.079/50, entendeu-se que os agentes polticos, por estarem regidos por normas especiais de responsabilidade, no respondem por improbidade administrativa com base na Lei 8.429/92, mas apenas por crime de responsabilidade em ao que somente pode ser proposta perante o STF nos termos do art. 102, I, c, da CF. (...) Rcl 2138/DF, rel. orig. Min. Nelson Jobim, rel. p/ o acrdo Min. Gilmar Mendes, 13.6.2007. (Rcl-2138)

A letra d est certa. Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano (art. 5).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra e est errada. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da LIA at o limite do valor da herana (art. 8). Pelo exposto, a resposta desta questo a letra e.

205. (ESAF/Analista/ANA/2009) O dirigente de um rgo pblico sediado em Braslia e os servidores responsveis pelas licitaes e compras desse rgo compareceram a um evento de demonstrao de um novo produto de informtica que estava sendo lanado no mercado e que poderia interessar ao rgo adquiri-lo. O evento ocorreu em um hotel resort situado no Nordeste e as despesas de transporte, hospedagem e alimentao desses agentes pblicos foram custeadas pela empresa fornecedora do produto porque o rgo pblico no dispunha de verba para tanto. Esse tipo de conduta dos agentes pblicos: a) lcita porque o rgo no dispunha de verba para pagar as dirias que so devidas nos deslocamentos no interesse do servio. b) configura ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio. c) configura ato de improbidade administrativa somente na hiptese de o produto vir a ser adquirido pelo rgo, por preo superior ao de mercado. d) no configura ato de improbidade administrativa porque agiram no interesse do rgo e no no interesse pessoal deles. e) configura ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito no exerccio da funo. Comentrios: Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir (receber, obter) qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida (as despesas de transporte, hospedagem e alimentao desses agentes pblicos foram custeadas pela empresa fornecedora do produto) em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade em rgos pblicos. Lembrem-se de que a Lei bastante rigorosa, no exigindo que haja prejuzo ao errio para a configurao do enriquecimento ilcito. Portanto, a resposta desta questo a letra e.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 206. (ESAF/Auditor/SEFAZ-CE/2007) So conseqncias da prtica de ato de improbidade pelo agente pblico infrator, exceto: a) a perda da funo pblica, aps sentena condenatria transitada em julgado. b) a perda dos direitos polticos, aps sentena condenatria transitada em julgado. c) ressarcimento integral do dano, se houver. d) pagamento de multa civil. e) proibio de contratar com o Poder Pblico. Comentrios: Os atos de improbidade administrativa importaro (PRIS): Perda da funo pblica; Ressarcimento ao errio; Indisponibilidade dos bens; e Suspenso dos direitos polticos.

Lembrem-se de que os direitos polticos sero suspensos e a perda ser da funo pblica. Portanto, a resposta desta questo a letra b.

207. (ESAF/AFC/CGU/2008) A respeito da improbidade administrativa de que trata a Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, incorreto afirmar que: a) caracteriza-se como ilcito disciplinar, mas no constitui ato de improbidade administrativa, deixar de prestar contas quando estiver obrigado a faz-lo. b) se constitui pela aquisio, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico. c) caracteriza ato de improbidade administrativa utilizar-se o agente pblico de veculo oficial para realizar compras para sua famlia, mesmo quando autorizado por superior hierrquico. d) agente pblico que exerce atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa fsica ou jurdica, que tenha interesse suscetvel de ser Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 32

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente de suas atribuies, durante a atividade, incorre em ato de improbidade administrativa. e) retardar ou deixar de praticar indevidamente ato de ofcio configura improbidade administrativa. Comentrios: A letra a est errada. Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo constitui ato de improbidade administrativa que viola os princpios da administrao pblica (art. 11, VI). A letra b est certa. Adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9, VII). A letra c est certa. Utilizar, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 da LIA, bem como o trabalho de servidores pblicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9, IV). A letra d est certa. Aceitar emprego, comisso ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse suscetvel de ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico, durante a atividade constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9, VIII). A letra e est certa. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio constitui ato de improbidade administrativa que viola os princpios da administrao pblica (art. 11, II). Assim, a resposta desta questo a letra a.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 208. (ESAF/AFT/2006) Incorre em ato de improbidade administrativa, definido como enriquecimento ilcito no exerccio da funo pblica, o AuditorFiscal do Trabalho que: I. deixa de autuar uma empresa, que cometeu infrao legislao do trabalho, porque o proprietrio da mesma seu amigo pessoal. II. presta servios de consultoria, durante o perodo de frias, para empresa sediada no municpio onde exerce as suas funes. III. adquire, no exerccio do cargo, bens de valor incompatvel com sua renda, caso no consiga comprovar a origem lcita dos recursos. IV. doa, a pessoa fsica ou jurdica, bens pertencentes ao rgo em que exerce as suas funes, sem observncia das formalidades legais. V. age negligentemente no cumprimento de suas obrigaes funcionais. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II e III. c) apenas as afirmativas II, III e V. d) apenas as afirmativas II e III. e) apenas as afirmativas I, IV e V. Comentrios: O item I est errado. O AFT no recebeu qualquer vantagem patrimonial para deixar de autuar a referida a referida empresa. O item II est certo. A conduta do AFT configura o chamado conflito de interesse. O item III est certo. Tal fato configura a evoluo patrimonial incompatvel com a renda. O item IV est errado. Pois, tal conduta configura ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio. O item V est errado. Tal conduta configura ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Por isso, a resposta desta questo a letra d.

209. (ESAF/AFC/CGU/2006/Adaptada) Os empregados das denominadas empresas estatais (empresas pblicas e sociedades de economia mista) esto submetidos aos ditames da Lei da Improbidade Administrativa (Lei n 8.429, de 2.6.1992). Comentrios: Certo. Os empregados pblicos sujeitam-se aos ditames da Lei de Improbidade Administrativa.

210. (ESAF/AFC/CGU/2006) Configura ato de improbidade administrativa no exerccio da funo pblica: I. o servidor adquirir bens cujo montante seja incompatvel com a sua renda se no conseguir comprovar a origem lcita dos mesmos. II. o funcionrio do Ministrio da Sade que, fora do horrio normal de expediente, presta servios de informtica a uma empresa que no fornecedora de bens ou servios para esse Ministrio. III. o servidor do setor de fiscalizao de uma agncia reguladora que, nos perodos de frias, presta consultoria para empresa da rea de regulao dessa agncia. IV. o servidor que, por negligncia, atesta a realizao de servio que no foi realizado. V. o chefe do setor de compras que recebe passagem area e estadia em hotel, pagas por um fornecedor interessado em fazer demonstrao de novos produtos. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas II, IV e V. c) apenas as afirmativas I, III, IV e V. d) apenas as afirmativas I, IV e V. e) apenas as afirmativas I, III e V. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ O item I est certo. Adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9, VII). O item II est errado. No caso citado, no h conflito de interesse. Portanto, no fica configurado ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito. O item III est certo. Aceitar emprego, comisso ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse suscetvel de ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico, durante a atividade constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9, VIII). O item IV est certo. Agir negligentemente na arrecadao de tributo ou renda, bem como no que diz respeito conservao do patrimnio pblico constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio (art. 10, X). O item V est certo. Receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem mvel ou imvel, ou qualquer outra vantagem econmica, direta ou indireta, a ttulo de comisso, percentagem, gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9, I). A resposta desta questo, portanto, a letra c.

211. (ESAF/AFC/CGU/2006) Sobre a Lei da Improbidade Administrativa correto afirmar: I. as sanes nela previstas aplicam-se, tambm, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ II. a indisponibilidade dos bens, para dano, pode ser requerida antes de condenatria. fins de garantir o ressarcimento do transitar em julgado a sentena

III. reputa-se agente pblico a pessoa que exercer um cargo pblico, ainda que sem remunerao. IV. o Ministrio Pblico deve ser informado da existncia de procedimento administrativo instaurado para apurar a prtica de ato de improbidade, antes mesmo da sua concluso. V. havendo fundados indcios de enriquecimento ilcito, pode ser requerido o seqestro dos bens do beneficirio, antes mesmo de concludo o procedimento administrativo. Esto corretas: a) apenas as afirmativas I, II, III e IV. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, IV e V. d) apenas as afirmativas II, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, II, III e V. Comentrios: O item I est certo. A Lei n 8.429/92 estende a responsabilizao pela prtica de ato de improbidade administrativa a terceiros (art. 3), quais sejam, aqueles que: Mesmo no sendo agente pblico, induzam (dem a idia) ou concorram (auxiliem) para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficiem sob qualquer forma direta ou indireta. Figurem como sucessores do agente pblico que praticou o ato de improbidade administrativa ou sucessores dos terceiros referidos no item acima (induzam/concorram/beneficiem-se).

O item II est certo. As medidas cautelares de indisponibilidade e sequestro de bens podem ser requeridas antes de transitar em julgado a sentena condenatria. O item III est certo. considerado agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades citadas como sujeito passivo (art. 2). O item IV est certo. Instaurado o processo administrativo disciplinar para apurar a prtica de improbidade administrativa, a comisso processante dar conhecimento ao Ministrio Pblico e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existncia do referido procedimento apuratrio (art. 15). O item V est certo. Se houver fundados indcios de responsabilidade, a comisso representar ao Ministrio Pblico ou procuradoria do rgo para que requeira ao juzo competente a decretao do sequestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio pblico (art. 16). Destarte, a resposta da questo a letra b.

212. (ESAF/AFC/CGU/2006) As sanes previstas na Lei da Improbidade Administrativa: I. dependem, para aplicao, pblico. da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio

II. no se aplicam, se as contas do responsvel tiverem sido aprovadas pelo Tribunal de Contas. III. prescrevem em cinco anos, contados da data da prtica do ato, nos casos de agente pblico que no seja titular de cargo ou emprego efetivo. IV. prescrevem em cinco anos, contados da data da prtica do qualquer hiptese. ato, em

V. podem ser graduadas pelo juiz, em face da extenso do dano ou do proveito patrimonial obtido pelo agente. Assinale a opo correta. a) Apenas a afirmativa V est correta. b) Todas as afirmativas esto erradas. c) Esto corretas apenas as afirmativas III, IV e V. d) Esto corretas apenas as afirmativas I e V. e) Todas as afirmativas esto corretas. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Os itens I e II esto errados. A aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da: Efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento. Aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

Os itens III e IV esto errados. As sanes previstas na Lei da Improbidade Administrativa prescrevem em 5 anos, contados do trminino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana. O item V est certo. Na fixao das penas previstas na Lei o juiz levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente (art. 12, pargrafo nico). Pelo exposto, a resposta desta questo a letra a.

213. (ESAF/Auditor/SEFAZ-MG/2005) Um servidor pblico do Estado de Minas Gerais praticou um ato que configura infrao disciplinar grave, punvel com a pena de demisso. Esse mesmo ato est previsto na Lei n 8.429/92 como ato de improbidade administrativa e, no Cdigo Penal, como crime contra a Administrao Pblica. Ele foi punido administrativamente, com a pena de demisso. Nessa hiptese: a) no poder ser punido criminalmente porque ningum pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato. b) a sano administrativa disciplinar impede a sano por improbidade administrativa porque ambas tm a mesma natureza e finalidade. c) no h impedimento para que seja punido criminalmente e, tambm, por improbidade administrativa. d) poder ser punido criminalmente, tambm, mas, no, por ato de improbidade administrativa. e) a punio por ato de improbidade administrativa depender da ocorrncia de dano ao errio. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ As sanes aplicveis ao responsvel pela prtica de atos de improbidade administrativa, previstas no art. 12 da Lei n 8.429/92, independem das penalidades penais, civis e administrativas, previstas em legislao especfica e podem ser aplicadas isoladamente ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato. Portanto, a resposta desta questo a letra c.

214. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) Um servidor pblico do Estado de Minas Gerais praticou um ato que configura crime contra a Administrao Pblica, previsto no Cdigo Penal. Esse mesmo ato tambm configura infrao disciplinar grave, punvel com a pena de demisso, e est previsto na Lei n 8.429/92 como ato de improbidade administrativa. Ele foi processado e condenado criminalmente, com sentena transitada em julgado. Nessa hiptese: I. poder ser punido, tambm, com base na Lei de Improbidade Administrativa, em que pese a gravidade das sanes previstas nessa Lei. II. a condenao criminal impede a sano por improbidade administrativa porque ambas tm a mesma finalidade. III. no h impedimento para que seja punido administrativamente e, tambm, por improbidade administrativa. IV. poder ser punido administrativamente, tambm, mas, no, por ato de improbidade administrativa. V. a punio por ato de improbidade administrativa depender da comprovao de enriquecimento ilcito. Est(o) correta(s): a) apenas as afirmativas I, III e V. b) apenas as afirmativas II e IV. c) apenas as afirmativas I e III. d) apenas a afirmativa I. e) apenas a afirmativa II. Comentrios: As sanes aplicveis ao responsvel pela prtica de atos de improbidade administrativa, previstas no art.12 da Lei n 8.429/92, independem das penalidades penais, civis e administrativas, previstas em legislao especfica.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Portanto, os itens I e III esto certos, enquanto os itens II e IV esto errados. O item V est errado. Pois, a punio por ato de improbidade administrativa independe da comprovao de enriquecimento ilcito. Logo, a resposta desta questo a letra c.

215. (ESAF/Auditor/SEFAZ-RN/2005) De acordo com o 4 do art. 37 da Constituio Federal, I. os atos de improbidade administrativa so apenas os relacionados nesse dispositivo constitucional, no sendo lcito ao legislador ordinrio apontar outras hipteses de improbidade, sob pena de afrontar a Constituio Federal; II. a perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos so penas alternativas, no sendo lcito ao julgador aplic-las cumulativamente; III. a indisponibilidade de bens uma medida de natureza cautelar que visa a garantir o ressarcimento do errio; IV. a aplicao das penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa impede que se intente a ao penal, pelos mesmos fatos; V. a lei deve estabelecer a gradao das penas a serem aplicadas, por ato de improbidade administrativa; VI. a propositura da ao de improbidade administrativa no impede que se intente a ao penal, pelos mesmos fatos. Esto corretas as afirmativas: a) I, II e IV. b) I, II e VI. c) I, V e VI. d) III, V e VI. e) III, IV e V. Comentrios: O item I est errado. O art. 37, 4 da CF apenas prev as sanes para os atos de improbidade, sem relacion-los. Conforme o dispositivo constitucional, os atos de improbidade administrativa importaro (PRIS): Perda da funo pblica; Ressarcimento ao errio; Indisponibilidade dos bens; Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 41

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e Suspenso dos direitos polticos (o item II est errado), na forma e na gradao previstas em lei (o item V est certo), sem prejuzo da ao penal cabvel (o item IV est errado e o item VI est certo). O item III est certo. A indisponibilidade recair sobre bens que assegurem o integral ressarcimento do dano, ou sobre o acrscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilcito (art. 7, pargrafo nico). Pelo exposto, a resposta desta questo a letra d.

216. (ESAF/Auditor/SEFAZ-RN/2005) Configura enriquecimento ilcito no exerccio da funo pblica: a) agir negligentemente na arrecadao de tributo. b) a liberao de verba pblica sem a observncia das normas pertinentes. c) permitir a aquisio de bem pblico por valor superior ao de mercado. d) frustrar a licitude de processo licitatrio. e) o servidor pblico aumentar o seu patrimnio de forma desproporcional sua renda, se no conseguir justificar a origem ltica desse aumento. Comentrios: A letra e est certa. Evoluo patrimonial incompatvel com a renda = enriquecimento ilcito. As demais condutas configuram atos de improbidade administrativa que causam leso ao errio. Logo, a resposta desta questo a letra e.

217. (ESAF/Auditor/SEFAZ-RN/2005) Assinale a afirmativa correta. a) As sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa somente se aplicam aos que ostentam a condio de agente pblico. b) O herdeiro do servidor pblico que se enriqueceu ilicitamente no exerccio da funo pode perder o quinho da herana que seja fruto do enriquecimento ilcito. c) A indisponibilidade dos bens, para fins de garantir o ressarcimento do dano, nos casos de improbidade administrativa, somente pode ser requerida depois de transitar em julgado a condenao imposta.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) Para fins da Lei de Improbidade Administrativa, somente pode ser considerado agente pblico a pessoa que ocupe um cargo pblico remunerado. e) Empregado de sociedade de economia mista no est sujeito Lei de Improbidade Administrativa. Comentrios: A letra a est errada. As sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa se aplicam aos agentes pblicos e aos terceiros. A letra b est certa. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da LIA at o limite do valor da herana (art. 8). A letra c est errada. A medida cautelare de indisponibilidade de bens pode ser requerida antes de transitar em julgado a sentena condenatria. As letras d e e esto erradas. Considera-se agente pblico, para os efeitos da LIA, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas como sujeito passivo do ato de improbidade administrativa (art. 2). Assim, a resposta desta questo a letra b.

218. (ESAF/Auditor/SEFAZ-RN/2005/Adaptada) Um Auditor-Fiscal do Tesouro do Estado do Rio Grande do Norte, aps encerrar a fiscalizao de um contribuinte, recebeu do mesmo, como recompensa pela forma educada com que conduziu a fiscalizao, uma semana de estada, com a famlia, num resort de propriedade desse contribuinte. Nessa hiptese, pode-se afirmar que a conduta desse servidor configura ato de improbidade administrativa. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Tal conduta configura ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo pblico). Por isso, a assertiva est certa.

219. (ESAF/Juiz Substituto/TRT-7Regio/2005) A improbidade administrativa objeto da Lei n 8.429/92. Assinale, nesse contexto, a afirmativa falsa. a) Para os efeitos da Lei n 8.429/92, reputa-se agente pblico todo aquele que exerce funo em entidade privada que receba subveno do Poder Pblico, correspondente a pelo menos 50% de seu patrimnio. b) No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou o terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio. c) O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito ao ressarcimento do dano, at o limite do valor da herana. d) Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano. e) Incorre em improbidade administrativa a pessoa que mesmo no sendo agente pblico induza ou concorra para a prtica do ato danoso ou dele se beneficie. Comentrios: A letra a est errada. Podem ser sujeito passivo do ato de improbidade administrativa (art. 1): Os rgos da Administrao Direta e Indireta, de quaisquer dos Poderes (PL, PE e PJ) de quaisquer esferas de governo (U, E, DF e M) e dos Territrios. A empresa incorporada ao patrimnio pblico ou a entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimnio ou da receita anual. A entidade que receba Benefcio, Incentivo ou Subveno, fiscal ou creditcio, de rgo pblico (por exemplo: as ONGs) bem como aquelas para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de 50% do patrimnio ou da receita anual (pargrafo nico).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Notem que no ltimo tpico, h duas entidades: a BIS e a -50%. Todavia, a questo misturou as duas, criando uma entidade no prevista na Lei. A letra b est certa.

COMINAES POR ENRIQUECIMENTO ILCITO Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio. Ressarcimento integral do dano, quando houver. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 8 a 10 anos. Pagamento de multa civil de at 3 vezes o valor do acrscimo patrimonial. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 10 anos.

A letra c est certa. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes desta lei at o limite do valor da herana (art. 8). A letra d est certa. Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano (art. 5). A letra e est certa. A Lei n 8.429/92 estende a responsabilizao pela prtica de ato de improbidade administrativa a terceiros (art. 3), quais sejam, aqueles que: Mesmo no sendo agente pblico, induzam (dem a idia) ou concorram (auxiliem) para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficiem sob qualquer forma direta ou indireta. Figurem como sucessores do agente pblico que praticou o ato de improbidade administrativa ou sucessores dos terceiros referidos no item acima (induzam/concorram/beneficiem-se).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Portanto, a resposta desta questo a letra a.

220. (ESAF/AFC/CGU/2004) A representao por ato de improbidade, previsto na Lei n 8.429/92, contra agente pblico, quando o autor da denncia o sabe inocente, a) alm de constituir crime, sujeita o denunciante a indenizar o denunciado por danos materiais e morais. b) sujeita-o, apenas, a responder por danos morais. c) sujeita-o, apenas, a responder por denunciao caluniosa. d) no acarreta nus ou responsabilidade ao denunciante. e) acarreta a perda dos direitos polticos do denunciante. Comentrios: Constitui crime a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente (art. 19). Alm da sano penal, o denunciante est sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou imagem que houver provocado (art. 19, pargrafo nico). Logo, a resposta desta questo a letra a.

221. (ESAF/AFRF/2003) Das condutas relacionadas a seguir, indique todas aquelas que podem configurar ato de improbidade administrativa de um Auditor-Fiscal da Receita Federal: I. por negligncia no exerccio da funo, deixar de adotar as medidas necessrias cobrana do tributo devido por uma empresa, vindo tal fato acarretar a prescrio da dvida; II. revelar fato que chegou ao seu conhecimento em razo das suas atribuies e que deveria permanecer em segredo; III. receber hospedagem grtis em um hotel de luxo, a ttulo de presente de um contribuinte que ele acabou de fiscalizar; IV. prestar assessoria a uma empresa sediada no mesmo municpio onde ele exerce as suas funes. a) I, II e III

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) I, II, III e IV c) II, III e IV d) I, III e IV e) I, II e IV Comentrios: O item I est certo. Agir negligentemente na arrecadao de tributo ou renda, bem como no que diz respeito conservao do patrimnio pblico configura ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio (art. 10, X). O item II est certo. Revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo configura ato de improbidade administrativa que viola os princpios da administrao pblica (art. 11, III). O item III est certo. Receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem mvel ou imvel, ou qualquer outra vantagem econmica, direta ou indireta, a ttulo de comisso, percentagem, gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico configura ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9, I). O item IV est certo. Aceitar emprego, comisso ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse suscetvel de ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico, durante a atividade configura ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9, VIII). Logo, a resposta desta questo a letra b.

222. (ESAF/AFT/2003) No se inclui entre as possveis conseqncias do ato de improbidade administrativa, constitucionalmente previstas: a) perda da funo pblica Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 47

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) suspenso dos direitos polticos c) confisco de bens d) ressarcimento ao errio e) ao penal cabvel Comentrios: Os atos de improbidade administrativa importaro (PRIS): Perda da funo pblica; Ressarcimento ao errio; Indisponibilidade dos bens; e Suspenso dos direitos polticos.

Assim, a resposta desta questo a letra c.

223. (ESAF/AFT/2003) Tratando-se da Lei Federal administrativa (Lei n 8.429/92), assinale a afirmativa falsa.

de

improbidade

a) A mencionada Lei aplica-se tambm a atos de improbidade contra o patrimnio de entidade privada que receba subveno de rgo pblico. b) Para os efeitos desta Lei, reputa-se agente pblico todo aquele que exera qualquer funo ou encargo remunerado em rgo da Administrao Pblica, sob qualquer vnculo jurdico. c) Ocorrendo leso ao patrimnio pblico, por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano. d) Pode haver ato de improbidade administrativa ainda que no tenha ocorrido dano ao patrimnio pblico, mas por mera inobservncia de princpio da Administrao Pblica. e) Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico, caber autoridade administrativa responsvel pelo inqurito, obrigatoriamente, representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra a est certa. Podem ser sujeito passivo do ato de improbidade administrativa (art. 1): Os rgos da Administrao Direta e Indireta, de quaisquer dos Poderes (PL, PE e PJ) de quaisquer esferas de governo (U, E, DF e M) e dos Territrios. A empresa incorporada ao patrimnio pblico ou a entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimnio ou da receita anual. A entidade que receba Benefcio, Incentivo ou Subveno, fiscal ou creditcio, de rgo pblico (por exemplo: as ONGs) bem como aquelas para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de 50% do patrimnio ou da receita anual (pargrafo nico).

A letra b est errada. Considera-se agente pblico, para os efeitos da LIA, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas como sujeito passivo do ato de improbidade administrativa (art. 2). A letra c est certa. Ocorrendo leso ao patrimnio pblico, por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano (art. 5). A letra d est certa. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies (art. 11). A letra e est certa. Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar enriquecimento ilcito, caber a autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. (art. 7). Por isso, a resposta desta questo a letra b.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 224. (ESAF/AFT/2003) Nos termos da Lei de Improbidade Administrativa (Lei n 8.429/92), na fixao das penas previstas, o Juiz levar em conta: a) a escolaridade do ru. b) a natureza e hierarquia do cargo exercido. c) o meio utilizado para a leso ao patrimnio pblico. d) a extenso do dano causado. e) o reconhecimento da culpa pelo ru. Comentrios: Na fixao das penas previstas na LIA o juiz levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente (art. 12, pargrafo). Logo, a resposta desta questo a letra d.

225. (ESAF/Auditor/SEFAZ-Fortaleza-CE/2003) Um Auditor do Tesouro Municipal de Fortaleza que presta assessoria a uma empresa contribuinte do ISS, sediada nesse Municpio, a) no comete ato de improbidade administrativa se a atividade de assessoria no for de natureza tributria. b) comete ato de improbidade administrativa somente se a empresa tiver sido por ele fiscalizada. c) no comete ato de improbidade administrativa se a atividade de assessoria for fora do horrio de expediente. d) comete ato de improbidade administrativa. e) no comete ato de improbidade administrativa. Comentrios: Aceitar emprego, comisso ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse suscetvel de ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico, durante a atividade constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9, VIII). Por isso, a resposta desta questo a letra d.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

226. (ESAF/Auditor/SEFAZ-Fortaleza-CE/2003) Das condutas relacionadas a seguir, indique aquelas que configuram ato de improbidade administrativa do Auditor do Tesouro Municipal: I. possuir bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional sua evoluo patrimonial ou cuja origem no possa ser comprovada por suas rendas lcitas e declaradas. II. agir negligentemente na cobrana do ISS devido por uma empresa, dando causa prescrio da dvida. III. usar o carro oficial em viagem particular em fim de semana. IV. violar o sigilo fiscal de contribuinte. a) I e III b) I, III e IV c) I e IV d) I e II e) I, II, III e IV Comentrios: Item I: adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9, VII). Item II: agir negligentemente na arrecadao de tributo ou renda, bem como no que diz respeito conservao do patrimnio pblico constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio (art. 10, X). Item III: utilizar, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 da LIA, bem como o trabalho de servidores pblicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito (art. 9, IV).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Item IV: revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo constitui ato de improbidade administrativa que viola os princpios da adminitrao pblica (art. 11, III). Portanto, a resposta desta questo a letra e.

227. (ESAF/Auditor/SEFAZ-Fortaleza-CE/2003) correta.

Assinale

assertiva

a) Servidor de autarquia no est sujeito s disposies da Lei da Improbidade Administrativa. b) O terceiro, no servidor, que se beneficia do ato de improbidade administrativa, no pode ser condenado a restituir o benefcio indevido. c) No est sujeito s disposies da Lei de Improbidade Administrativa aquele que no seja agente pblico, mesmo que tenha concorrido para a prtica do ato mprobo. d) O herdeiro do servidor que se enriqueceu ilicitamente no exerccio da funo no est sujeito a perder o quinho da herana que seja fruto do enriquecimento ilcito. e) A perda da funo pblica uma das sanes cominadas na Lei da Improbidade Administrativa. Comentrios: A letra a est errada. Os atos de improbidade praticados por qualquer agente pblico, servidor ou no, contra a administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de Territrio, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimnio ou da receita anual, sero punidos na forma da LIA (art. 1). Considera-se agente pblico, para os efeitos da LIA, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas como sujeito passivo do ato de improbidade administrativa (art. 2).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ As letras b e c esto erradas. A Lei n 8.429/92 estende a responsabilizao pela prtica de ato de improbidade administrativa a terceiros (art. 3), quais sejam, aqueles que: Mesmo no sendo agente pblico, induzam (dem a idia) ou concorram (auxiliem) para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficiem sob qualquer forma direta ou indireta. Figurem como sucessores do agente pblico que praticou o ato de improbidade administrativa ou sucessores dos terceiros referidos no item acima (induzam/concorram/beneficiem-se).

A letra d est errada. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes desta lei at o limite do valor da herana (art. 8). A letra e est certa. Os atos de improbidade administrativa importaro (PRIS): Perda da funo pblica; Ressarcimento ao errio; Indisponibilidade dos bens; e Suspenso dos direitos polticos.

Face ao exposto, a resposta desta questo a letra e.

228. (ESAF/TRF/2003) Pela Lei Federal n 8.429/92, o agente pblico dever prestar declarao de seus bens. Tal declarao somente no inclui a seguinte categoria de bens: a) Semoventes b) Mveis c) Dinheiro d) Utenslios de uso pessoal e) Ttulos e aes Comentrios: A declarao de bens compreende: Imveis Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 53

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Mveis Semoventes Dinheiro Ttulos Aes Bens e valores patrimoniais No Pas ou no exterior. Abrange cnjuge ou companheiro, filhos e dependentes. Exclui apenas os objetos e utenslios de uso domstico. Assim, a resposta desta questo a letra d.

229. (ESAF/AFRF/2002) Considerando a legislao sobre improbidade administrativa, Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, assinale a opo incorreta. a) Constitui crime a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio quando o autor da denncia o sabe inocente. b) A perda da funo pblica s se efetiva com o trnsito em julgado da sentena condenatria. c) A autoridade administrativa ou judicial competente pode determinar o afastamento do agente pblico de seu cargo, sem direito a remunerao, quando a medida for necessria instruo processual. d) A aplicao das sanes decorrentes desta legislao independe da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. e) A prescrio para as aes destinadas a efetivar as sanes desta legislao ocorre em at cinco anos aps o trmino do mandato eletivo. Comentrios: A letra a est certa. Constitui crime a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente (art. 19). Alm da sano penal, o denunciante est sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou imagem que houver provocado (art. 19, pargrafo nico).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra b est certa. A perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria. (art. 20). A letra c est errada. A autoridade judicial ou administrativa competente poder determinar o afastamento do agente pblico do exerccio do cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao, quando a medida se fizer necessria instruo processual (art. 20, paragrafo nico). A letra d est certa. A aplicao das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da (art. 21): Efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento. Aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

A letra e est certa. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas nesta lei podem ser propostas at 5 anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana (art. 23, I). Por isso, a resposta desta questo a letra c.

230. (ESAF/AFRF/2002/Adaptada) O fato de um servidor pblico federal, investido em cargo que lhe confere competncia legal, para conceder determinado benefcio fiscal e no exerccio dessa sua funo, deliberadamente, concede esse benefcio a algum, mas sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie, causando com isso leso ao Errio comete ato de improbidade administrativa, como tal previsto em lei (Lei n 8.429/92, art. 10). Comentrios: Conceder benefcio administrativo ou fiscal sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio (art. 10, VII). Logo, a assertiva est certa.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

231. (ESAF/AFRF/2002) Quanto ao procedimento administrativo e ao processo judicial relativos Lei de Improbidade Administrativa, falso afirmar: a) havendo fundados indcios de responsabilidade, a Comisso Processante poder requerer ao Ministrio Pblico que solicite ao Judicirio o seqestro de bens do agente. b) a ao principal, com rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico no prazo de at 30 dias da efetivao da medida cautelar. c) caso o acusado reponha o prejuzo causado ao errio, possvel a conciliao nos autos da ao de improbidade. d) a sentena que julgar procedente a ao civil de reparao de dano determinar o pagamento do dano ou a reverso de bens a favor da pessoa jurdica prejudicada pelo ato ilcito. e) a representao que solicitar a investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade no poder ser verbal, sendo escrita ou reduzida a termo e assinada. Comentrios: A letra a est certa. Havendo fundados indcios de responsabilidade, a comisso representar ao Ministrio Pblico ou procuradoria do rgo para que requeira ao juzo competente a decretao do seqestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio pblico (art. 16). A letra b est certa. A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar (art. 17). A letra c est errada. vedada a transao, acordo ou conciliao nas aes de improbidade (art. 17, 1). A letra d est certa. A sentena que julgar procedente ao civil de reparao de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinar o pagamento ou a reverso dos bens, conforme o caso, em favor da pessoa jurdica prejudicada pelo ilcito (art. 18).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra e est certa. A representao, que ser escrita ou reduzida a termo e assinada, conter a qualificao do representante, as informaes sobre o fato e sua autoria e a indicao das provas de que tenha conhecimento (art. 14, 1). Por isso, a resposta desta questo a letra c.

232. (ESAF/Auditor/SEFAZ-PA/2002) Em relao legislao referente improbidade administrativa, assinale a opo incorreta. a) O sucessor do agente pblico que tiver obtido enriquecimento ilcito responder pelo ressarcimento do dano, integralmente. b) Os bens do indiciado como responsvel pela leso ao patrimnio pblico ficaro indisponveis, ainda que no tenha havido enriquecimento ilcito. c) Ocorrendo leso ao patrimnio pblico, ainda que por ato culposo, haver o integral ressarcimento do dano. d) Comprovado o enriquecimento ilcito, o terceiro beneficirio perder os bens acrescidos ao seu patrimnio. e) As disposies desta legislao podem se aplicar mesmo s pessoas que no sejam agentes pblicos. Comentrios: A letra a est errada. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da Lei de Improbidade Administrativa at o limite do valor da herana (art. 8). A letra b est certa. Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar enriquecimento ilcito, caber a autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado (art. 7). A letra c est certa. Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano (art. 5). A letra d est certa. No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio (art. 6).

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

A letra e est certa. A Lei n 8.429/92 estende a responsabilizao pela prtica de ato de improbidade administrativa a terceiros (art. 3), quais sejam, aqueles que: Mesmo no sendo agente pblico, induzam (dem a idia) ou concorram (auxiliem) para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficiem sob qualquer forma direta ou indireta. Figurem como sucessores do agente pblico que praticou o ato de improbidade administrativa ou sucessores dos terceiros referidos no item acima (induzam/concorram/beneficiem-se).

Logo, a resposta desta questo a letra a.

233. (ESAF/Procurador/Fortaleza-CE/2002) Assinale, entre os seguintes atos, aquele que no se insere no rol dos atos de improbidade administrativa que atentam contra os princpios da Administrao Pblica, nos termos da Lei Federal n 8.429/92: a) retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio. b) ordenar ou permitir a realizao de despesas no autorizadas em lei ou regulamento. c) frustrar a licitude de concurso pblico. d) deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo. e) negar publicidade aos atos oficiais. Comentrios: Ordenar ou permitir a realizao de despesas no autorizadas em lei ou regulamento configura ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio (art. 10, IX). So exemplos de atos de improbidade administrativa que violam os princpios da administrao pblica (art. 11): Praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio. Revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Negar publicidade aos atos oficiais. Frustrar a licitude de concurso pblico. Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo. Revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio.

LESO AO ERRIO Frustrar a licitude licitatrio ou indevidamente. de

PRINCPIOS DA ADM. PBLICA a licitude de concurso

processo Frustrar dispens-lo pblico.

Logo, a resposta desta questo a letra b.

234. (ESAF/AFRF/2001) Os atos de improbidade administrativa importaro, para o servidor pblico, as seguintes conseqncias, exceto: a) perda da funo pblica b) perda dos direitos polticos c) indisponibilidade dos bens d) responder ao penal cabvel e) ressarcimento do errio Comentrios: Os atos de improbidade administrativa importaro (PRIS): Perda da funo pblica; Ressarcimento ao errio; Indisponibilidade dos bens; e Suspenso dos direitos polticos. Lembrem-se de que os direitos polticos sero suspensos e a perda ser da funo pblica. Portanto, a resposta desta questo a letra b. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 59

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

235. (ESAF/AFRF/2001) Tratando-se de atos de improbidade administrativa que causam prejuzo ao errio, a pena prevista de suspenso dos direitos polticos est fixada: a) de cinco a oito anos b) de seis a oito anos c) de oito a dez anos d) de trs a cinco anos e) de dois a trs anos Comentrios:

IMPORTANTE: ENRIQUECIMENTO LESO PRINCPIOS

SUSPENSO 8 a 10 anos 5 a 8 anos 3 a 5 anos

MULTA at 3 x ganho at 2 x dano at 100 x R$

PROIBIO 10 anos 5 anos 3 anos

Com efeito, a resposta desta questo a letra a.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ LISTA DAS QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 176. (FCC/MPE-RS/2008) No que se refere aos atos de improbidade administrativa correto afirmar: a) retardar, ou deixar de praticar indevidamente ato de ofcio, no configura ato de improbidade administrativa. b) para caracterizao de qualquer ato de improbidade administrativa indispensvel que tenha havido dano ao patrimnio pblico. c) o sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente no est sujeito s cominaes da Lei de Improbidade. d) as condutas descritas na Lei n 8.429/92 como caracterizadoras de improbidade administrativa tm carter meramente exemplificativo. e) na aplicao das penalidades previstas na Lei de Improbidade, o juiz deve levar em conta as sanes penais e administrativas previstas na legislao especfica. 177. (FCC/TRT-24Regio/2007) administrativa: Sobre os atos de improbidade

I. O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da Lei 8.429/92 (Lei da Improbidade Administrativa) at o limite do valor da herana. II. A posse e o exerccio de agente pblico ficam condicionados apresentao de declarao dos bens e valores que compem o seu patrimnio privado, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente. III. Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade. IV. A sentena que julgar procedente ao civil de reparao de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinar o pagamento ou a reverso dos bens, conforme o caso, em favor da pessoa jurdica prejudicada pelo ilcito. RESPONDA: a) Apenas as proposies I e IV esto corretas. b) Apenas as proposies I, II e IV esto corretas. c) Apenas as proposies I e IV esto incorretas. d) Apenas a proposio II est incorreta. e) Todas as proposies esto corretas.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

178. (FCC/Procurador/TCE-CE/2006) O conceito de "agente pblico", para fins de sujeio lei de improbidade administrativa (Lei n 8.429/92), mais amplo que o de "servidor pblico", previsto na Lei n 8.112/90, porque aquele conceito abrange a) os ocupantes de cargos pblicos na administrao indireta, o que no contemplado pela Lei n 8.112/90. b) as pessoas fsicas e jurdicas que recebem e administram dinheiros pblicos, a qualquer ttulo. c) os exercentes de funes pblicas diversas, mesmo que no detentores de cargos pblicos. d) os ocupantes de cargos pblicos em comisso, de livre provimento e nomeao, que no so tidos como servidores pblicos. e) os partcipes e beneficirios de atos de improbidade administrativa, mesmo que no mantenham qualquer vnculo com a Administrao. 179. (FCC/Auditor/TCE-CE/2006) Consideradas as disposies contidas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei Federal no 8.429/92), os chamados "atos de improbidade administrativa" a) tm como elemento essencial para sua configurao o enriquecimento ilcito do sujeito ativo. b) tm como elemento essencial para sua configurao a ocupao de cargo em comisso ou por mandato pelo sujeito ativo. c) tm como elemento essencial para sua configurao a presena mnima de dois agentes pblicos como sujeitos ativos. d) podem levar aplicao da pena de perda da funo pblica, indisponibilidade de bens e ao ressarcimento ao errio, mas no suspendem os direitos polticos do agente. e) sujeitam o sucessor hereditrio do agente s penas previstas na referida Lei, at o limite do valor da herana. 180. (FCC/Auditor/TCE-CE/2006) Improbidade Administrativa. a) As hipteses ensejadoras de sano previstas na Lei n 8.429/92 so taxativas. b) Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo constitui ato de improbidade atentatrio contra os princpios da Administrao Pblica. c) A comprovao do "prejuzo ao Errio" requisito essencial e obrigatrio para o enquadramento de conduta do agente pblico em quaisquer das hipteses de improbidade previstas na Lei n 8.429/92. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 62

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico no est sujeito s cominaes da Lei n 8.429/92. e) Deflagrada apurao de ato de improbidade em sede de controle interno, facultado, Administrao, dar conhecimento ao Tribunal de Contas do respectivo procedimento administrativo apurativo. 181. (FCC/Juiz Substituto/TRT-16Regio/2006) Com base na 8.429/92 - Improbidade Administrativa, assinale a alternativa INCORRETA: Lei

a) As disposies da Lei 8429/92 so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica de ato de improbidade, ou dele se beneficie sob qualquer forma, direta ou indireta. b) Ocorrer nulidade quando o Ministrio Pblico no intervir no processo como fiscal da lei, nos processos em que no atua como parte. c) As aes destinadas a levar a efeito as sanes previstas na Lei n 8.429/92 podem ser propostas at 5 (cinco) anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana. d) possvel a transao nesse tipo de ao que visa reparao de dano ou perda dos bens havidos ilicitamente, desde que proposta pelo Ministrio Pblico e traga vantagens para a pessoa jurdica prejudicada pelo ilcito. e) O Ministrio Pblico pode propor medida cautelar para indisponibilidade dos bens do agente ou de terceiro que tenha praticado ato de improbidade administrativa. 182. (FCC/Analista/TRE-SP/2006) Com relao lei de improbidade administrativa, INCORRETO afirmar: a) irrelevante a aprovao das contas pelo Tribunal de Contas competente para a caracterizao do ato de improbidade administrativa. b) O Ministrio Pblico, se no intervier no processo como parte, atuar, obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade. c) As sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n 8.429/92) no so obrigatoriamente cumulativas. d) pressuposto necessrio, para a tipificao dos atos de improbidade administrativa que causam prejuzo ao errio, a obteno de vantagem patrimonial pelo agente. e) No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimnio.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 183. (FCC/Analista/TRE-AP/2006) Com relao Lei de improbidade administrativa (Lei n 8.429/92) certo que a) a autoridade judicial competente poder determinar o afastamento do agente pblico do exerccio do cargo, com prejuzo da remunerao, quando a medida se fizer necessria instruo processual. b) constitui apenas infrao administrativa a representao por ato de improbidade contra agente pblico, quando o autor da denncia o sabe inocente. c) a perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos se efetivam com a publicao da sentena condenatria, independentemente do efetivo trnsito em julgado. d) a aplicao das sanes nela previstas independem da aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas. e) as aes destinadas a levar a efeitos as sanes penais nela previstas devem ser propostas, em qualquer hiptese, em at 2 anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana. 184. (FCC/Tcnico /TRE-AP/2006) A suspenso dos direitos polticos, para os fins da Lei de Improbidade Administrativa, Lei n 8.429/92, s se efetiva a) no momento da representao de terceiros junto ao Judicirio. b) quando a medida for necessria instruo processual. c) na data em que foi proposta a ao judicial. d) com a instaurao do inqurito civil pelo Ministrio Pblico. e) com o trnsito em julgado da sentena condenatria. 185. (FCC/Tcnico/TRE-AP/2006) Com relao Lei de improbidade administrativa, Lei n 8.429/92, considere as seguintes assertivas: I. As disposies da lei de improbidade administrativa so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade. II. Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano. III. No caso de enriquecimento ilcito, o agente pblico perder os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio, mas o terceiro beneficirio no. Est correto o que se afirma APENAS em: a) I e II.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) I e III. c) II. d) II e III. e) III. 186. (FCC/Analista/TRE-MG/2005) No que tange aos atos de improbidade administrativa, a Lei n 8.429/92 dispe que a) o Ministrio Pblico atuar sempre como parte e o rgo pblico lesado, como fiscal da lei. b) a aprovao das contas pelo Tribunal de Contas respectivo requisito indispensvel para sua caracterizao. c) os particulares que concorrerem para sua prtica somente sero responsabilizados na esfera penal e mediante a comprovao de dolo ou culpa. d) a constatao de sua prtica gera a responsabilidade objetiva do agente. e) a aplicao das sanes independe da efetiva ocorrncia de dano ao errio. 187. (FCC/Procurador/PGE-SE/2005) elemento caracterstico do regime da ao de improbidade administrativa estabelecido pela Lei n 8.429/92 a) a competncia privativa do Ministrio Pblico para seu ajuizamento. b) a possibilidade de resultar na aplicao de pena privativa de liberdade, desde que o mesmo fato j no tenha gerado condenao em processo penal. c) a extenso de sua tutela a atos praticados por qualquer agente pblico, servidor ou no. d) a possibilidade de resultar na aplicao de pena de perda de direitos polticos. e) a transmisso das cominaes da Lei ao sucessor causa mortis do ru, independentemente do valor da herana. 188. (FCC/Tcnico/TRT-15Regio/2005) Murilo, servidor pblico federal, percebeu vantagem econmica para intermediar a liberao de verba pblica de qualquer natureza. Esse fato, caracteriza ato de improbidade administrativa, como dispe a Lei n 8.429/92, por: a) causar prejuzo ao errio. b) enriquecimento ilcito.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c) atentar contra os princpios da Administrao Pblica. d) violar os direitos dos servidores pblicos federais. e) constituir ilcito penal inafianvel. 189. (FCC/Tcnico/TRT-15Regio/2005) Para os fins da Lei de Improbidade Administrativa (Lei n 8.429/92), NO considerado agente pblico, aquele que na Administrao direta, exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, a) funo, por designao. b) mandato, por eleio. c) cargo, por nomeao. d) servio, por terceirizao. e) emprego, por contratao. 190. (FCC/Analista/TRT-15Regio/2004) Em conformidade com a lei que trata da improbidade administrativa (Lei n 8.429/92), correto afirmar que a) o Ministrio Pblico, se no intervier no processo como parte, poder atuar facultativamente, como fiscal da lei. b) o agente pblico perder, mas no o terceiro beneficirio, os bens acrescidos ao seu patrimnio, quando for caso de enriquecimento ilcito. c) a representao para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade exclusiva do Ministrio Pblico. d) a aplicao das sanes previstas nesta lei independe de efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. e) o sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico estar sujeito ao ressarcimento do dano, ainda que supere o valor da herana. 191. (FCC/Juiz Substituto/TRF-5Regio/2001) A ao judicial para apurao da prtica de ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei n 8.429/92, a) de iniciativa exclusiva do Ministrio Pblico. b) comporta transao, desde que haja concordncia expressa da pessoa jurdica interessada e ressarcimento dos danos causados ao patrimnio pblico. c) deve ser extinta, sem aplicao de sano, ante a aprovao, pelo Tribunal de Contas competente, das contas do administrador responsvel pelo ato impugnado.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) pode acarretar a aplicao de sanes independentemente da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. e) imprescritvel. (CESPE/TRT-17Regio/2009) A respeito dos atos de improbidade administrativa, julgue os itens a seguir de acordo com a Lei n. 8.429/1992. 192. (CESPE/TRT-17Regio/2009) Retardar, indevidamente, ato de ofcio constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. 193. (CESPE/TRT-17Regio/2009) Concorrer, dolosa ou culposamente, para que terceiro se enriquea ilicitamente constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio. 194. (CESPE/Tcnico/TRE-MG/2009) No constitui ato de improbidade administrativa, considerado pela Lei n. 8.429/1992 como atentatrio aos princpios da administrao pblica, a) praticar ato administrativo que dispense ou declare a inexigibilidade de processo licitatrio. b) retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio. c) revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio. d) negar publicidade aos atos oficiais. e) deixar de prestar contas quando for legalmente obrigado a faz-lo. (CESPE/Analista/STJ/2008) Quanto Lei de Improbidade ( Lei n. 8.429/1992 ), julgue os itens a seguir. 195. (CESPE/Analista/STJ/2008) Se um indivduo pretende tomar posse e entrar em exerccio em cargo pblico efetivo no mbito do STJ, nesse caso, como no se trata de cargo em comisso, ele no estar obrigado a fornecer a declarao de bens e valores que compem seu patrimnio privado, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente. (CESPE/Analista/STF/2008) O Ministrio da Sade firmou convnio com uma instituio privada, com fins lucrativos, que atua na rea de sade pblica Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 67

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ municipal. O objeto desse convnio era a instalao de uma UTI neonatal no hospital por ela administrado. Conforme esse convnio, a referida instituio teria o encargo de, utilizando-se de subvenes da Unio, instalar a UTI neonatal e disponibilizar, para a comunidade local hipossuficiente, pelo menos 50% dos leitos dessa nova UTI. No entanto, essa instituio acabou por utilizar parte desses recursos pblicos na reforma de outras reas do hospital e na aquisio de equipamentos mdico-hospitalares de baixssima qualidade. Maria, que ali foi atendida, viu sua filha recm-nascida falecer nesse hospital. Apurouse, por meio de percia, que a morte da recm-nascida ocorreu por falha tcnica na instalao e devido baixa qualidade dos equipamentos ali instalados. Em face dessa constatao e visando evitar novas mortes, o municpio suspendeu provisoriamente o alvar de funcionamento da referida UTI, notificando-se o hospital para cincia e eventual impugnao no prazo legal. Considerando a situao hipottica apresentada acima, julgue os itens, acerca dos contratos administrativos, dos servios pblicos, da responsabilidade civil e da Lei n. 8.429/1992. 196. (CESPE/Analista/STF/2008) No houve, no caso em tela, ato de improbidade, j que os dirigentes de instituio privada no respondem por ato de improbidade, de que trata a Lei n. 8.429/1992. 197. (CESPE/Procurador/PGE-PI/2008) O servidor pblico processado por ato de improbidade administrativa que importe em violao aos princpios da administrao pblica est sujeito perda do cargo pblico. 198. (CESPE/Procurador/PGE-PI/2008) Ser punido com pena de multa o agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens e valores que compem seu patrimnio, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente. 199. (CESPE/Procurador/PGE-PI/2008) Segundo a Lei n. 8.429/1992 Lei de Improbidade Administrativa -, para que o servidor pblico seja punido com as penalidades nela previstas, imprescindvel a efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. 200. (CESPE/TRT-9Regio/2007) As penalidades previstas na lei de improbidade (Lei n. 8.429/1992) se aplicam, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma, direta ou indiretamente.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 201. (CESPE/Analista/TJDFT/2003) O dever de probidade exige que o administrador pblico desempenhe suas atribuies com o mximo de rigor em relao moralidade. Os atos de improbidade, de acordo com a Lei n. 8.429, de 2 de junho de 1992, so aqueles que determinam enriquecimento ilcito, causam prejuzo ao errio e atentam contra os princpios da administrao pblica, sendo passveis de sanes administrativas, civis e polticas, conforme o caso, dispensando a ao penal para as situaes em que o Poder Judicirio decidir por aplicar a perda do cargo pblico combinada com a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio. (CESPE/AGU/2002) Marcos governador de um estado-membro do Brasil e, por isso, tem o poder de remover servidores pblicos de uma localidade para outra, para melhor atender ao interesse pblico. Um servidor do estado namorava a filha de Marcos, contrariamente a sua vontade. A autoridade, desejando pr um fim ao romance, removeu o servidor para localidade remota, onde, inclusive, no havia servio telefnico. Acerca da situao hipottica apresentada e considerando os preceitos constitucionais da administrao pblica, a doutrina e a legislao de improbidade administrativa (Lei n. 8.429/1992), julgue os itens que se seguem. 202. (CESPE/AGU/2002) Na hiptese, tambm haveria ato de improbidade, em tese, pois houve violao de princpios administrativos, mesmo sem ter havido dano direto ao errio. 203. (CESPE/Fiscal/SEFAZ-AL/2002) Um indivduo apresentou perante o Ministrio Pblico uma representao imputando ato de improbidade administrativa contra agente pblico, configurador exclusivamente de infrao administrativa, ciente de que era inocente. Instaurado inqurito civil para apurar os fatos concluiu-se pela improcedncia da imputao, tendo o Ministrio Pblico arquivado os autos. Nessa situao, o indivduo responder pelo crime previsto na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/1992). 204. (ESAF/AFRFB/2009) Quanto disciplina da Lei de Improbidade Administrativa Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, incorreto afirmar: a) considera-se agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no art. 1o da Lei. b) aplicam-se tambm as disposies da Lei de Improbidade Administrativa, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 69

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. c) o Supremo Tribunal Federal excluiu da sujeio Lei de Improbidade Administrativa os agentes polticos que estejam sujeitos ao regime de crime de responsabilidade. d) ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano e, no caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio. e) aplicam-se tambm as disposies da Lei de Improbidade Administrativa, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. 205. (ESAF/Analista/ANA/2009) O dirigente de um rgo pblico sediado em Braslia e os servidores responsveis pelas licitaes e compras desse rgo compareceram a um evento de demonstrao de um novo produto de informtica que estava sendo lanado no mercado e que poderia interessar ao rgo adquiri-lo. O evento ocorreu em um hotel resort situado no Nordeste e as despesas de transporte, hospedagem e alimentao desses agentes pblicos foram custeadas pela empresa fornecedora do produto porque o rgo pblico no dispunha de verba para tanto. Esse tipo de conduta dos agentes pblicos: a) lcita porque o rgo no dispunha de verba para pagar as dirias que so devidas nos deslocamentos no interesse do servio. b) configura ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio. c) configura ato de improbidade administrativa somente na hiptese de o produto vir a ser adquirido pelo rgo, por preo superior ao de mercado. d) no configura ato de improbidade administrativa porque agiram no interesse do rgo e no no interesse pessoal deles. e) configura ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito no exerccio da funo. 206. (ESAF/Auditor/SEFAZ-CE/2007) So conseqncias da prtica de ato de improbidade pelo agente pblico infrator, exceto: a) a perda da funo pblica, aps sentena condenatria transitada em julgado. b) a perda dos direitos polticos, aps sentena condenatria transitada em julgado. c) ressarcimento integral do dano, se houver.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) pagamento de multa civil. e) proibio de contratar com o Poder Pblico. 207. (ESAF/AFC/CGU/2008) A respeito da improbidade administrativa de que trata a Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, incorreto afirmar que: a) caracteriza-se como ilcito disciplinar, mas no constitui ato de improbidade administrativa, deixar de prestar contas quando estiver obrigado a faz-lo. b) se constitui pela aquisio, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico. c) caracteriza ato de improbidade administrativa utilizar-se o agente pblico de veculo oficial para realizar compras para sua famlia, mesmo quando autorizado por superior hierrquico. d) agente pblico que exerce atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa fsica ou jurdica, que tenha interesse suscetvel de ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente de suas atribuies, durante a atividade, incorre em ato de improbidade administrativa. e) retardar ou deixar de praticar indevidamente ato de ofcio configura improbidade administrativa. 208. (ESAF/AFT/2006) Incorre em ato de improbidade administrativa, definido como enriquecimento ilcito no exerccio da funo pblica, o AuditorFiscal do Trabalho que: I. deixa de autuar uma empresa, que cometeu infrao legislao do trabalho, porque o proprietrio da mesma seu amigo pessoal. II. presta servios de consultoria, durante o perodo de frias, para empresa sediada no municpio onde exerce as suas funes. III. adquire, no exerccio do cargo, bens de valor incompatvel com sua renda, caso no consiga comprovar a origem lcita dos recursos. IV. doa, a pessoa fsica ou jurdica, bens pertencentes ao rgo em que exerce as suas funes, sem observncia das formalidades legais. V. age negligentemente no cumprimento de suas obrigaes funcionais. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas I, II e III.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c) apenas as afirmativas II, III e V. d) apenas as afirmativas II e III. e) apenas as afirmativas I, IV e V. 209. (ESAF/AFC/CGU/2006/Adaptada) Os empregados das denominadas empresas estatais (empresas pblicas e sociedades de economia mista) esto submetidos aos ditames da Lei da Improbidade Administrativa (Lei n 8.429, de 2.6.1992). 210. (ESAF/AFC/CGU/2006) Configura ato de improbidade administrativa no exerccio da funo pblica: I. o servidor adquirir bens cujo montante seja incompatvel com a sua renda se no conseguir comprovar a origem lcita dos mesmos. II. o funcionrio do Ministrio da Sade que, fora do horrio normal de expediente, presta servios de informtica a uma empresa que no fornecedora de bens ou servios para esse Ministrio. III. o servidor do setor de fiscalizao de uma agncia reguladora que, nos perodos de frias, presta consultoria para empresa da rea de regulao dessa agncia. IV. o servidor que, por negligncia, atesta a realizao de servio que no foi realizado. V. o chefe do setor de compras que recebe passagem area e estadia em hotel, pagas por um fornecedor interessado em fazer demonstrao de novos produtos. Esto corretas: a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas II, IV e V. c) apenas as afirmativas I, III, IV e V. d) apenas as afirmativas I, IV e V. e) apenas as afirmativas I, III e V. 211. (ESAF/AFC/CGU/2006) Sobre a Lei da Improbidade Administrativa correto afirmar: I. as sanes nela previstas aplicam-se, tambm, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

72

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ II. a indisponibilidade dos bens, para dano, pode ser requerida antes de condenatria. fins de garantir o ressarcimento do transitar em julgado a sentena

III. reputa-se agente pblico a pessoa que exercer um cargo pblico, ainda que sem remunerao. IV. o Ministrio Pblico deve ser informado da existncia de procedimento administrativo instaurado para apurar a prtica de ato de improbidade, antes mesmo da sua concluso. V. havendo fundados indcios de enriquecimento ilcito, pode ser requerido o seqestro dos bens do beneficirio, antes mesmo de concludo o procedimento administrativo. Esto corretas: a) apenas as afirmativas I, II, III e IV. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, IV e V. d) apenas as afirmativas II, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, II, III e V. 212. (ESAF/AFC/CGU/2006) As sanes previstas na Lei da Improbidade Administrativa: I. dependem, para aplicao, pblico. da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio

II. no se aplicam, se as contas do responsvel tiverem sido aprovadas pelo Tribunal de Contas. III. prescrevem em cinco anos, contados da data da prtica do ato, nos casos de agente pblico que no seja titular de cargo ou emprego efetivo. IV. prescrevem em cinco anos, contados da data da prtica do qualquer hiptese. ato, em

V. podem ser graduadas pelo juiz, em face da extenso do dano ou do proveito patrimonial obtido pelo agente. Assinale a opo correta. a) Apenas a afirmativa V est correta. b) Todas as afirmativas esto erradas. c) Esto corretas apenas as afirmativas III, IV e V. d) Esto corretas apenas as afirmativas I e V. e) Todas as afirmativas esto corretas.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

73

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 213. (ESAF/Auditor/SEFAZ-MG/2005) Um servidor pblico do Estado de Minas Gerais praticou um ato que configura infrao disciplinar grave, punvel com a pena de demisso. Esse mesmo ato est previsto na Lei n 8.429/92 como ato de improbidade administrativa e, no Cdigo Penal, como crime contra a Administrao Pblica. Ele foi punido administrativamente, com a pena de demisso. Nessa hiptese: a) no poder ser punido criminalmente porque ningum pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato. b) a sano administrativa disciplinar impede a sano por improbidade administrativa porque ambas tm a mesma natureza e finalidade. c) no h impedimento para que seja punido criminalmente e, tambm, por improbidade administrativa. d) poder ser punido criminalmente, tambm, mas, no, por ato de improbidade administrativa. e) a punio por ato de improbidade administrativa depender da ocorrncia de dano ao errio. 214. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) Um servidor pblico do Estado de Minas Gerais praticou um ato que configura crime contra a Administrao Pblica, previsto no Cdigo Penal. Esse mesmo ato tambm configura infrao disciplinar grave, punvel com a pena de demisso, e est previsto na Lei n 8.429/92 como ato de improbidade administrativa. Ele foi processado e condenado criminalmente, com sentena transitada em julgado. Nessa hiptese: I. poder ser punido, tambm, com base na Lei de Improbidade Administrativa, em que pese a gravidade das sanes previstas nessa Lei. II. a condenao criminal impede a sano por improbidade administrativa porque ambas tm a mesma finalidade. III. no h impedimento para que seja punido administrativamente e, tambm, por improbidade administrativa. IV. poder ser punido administrativamente, tambm, mas, no, por ato de improbidade administrativa. V. a punio por ato de improbidade administrativa depender da comprovao de enriquecimento ilcito. Est(o) correta(s): a) apenas as afirmativas I, III e V. b) apenas as afirmativas II e IV. c) apenas as afirmativas I e III.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) apenas a afirmativa I. e) apenas a afirmativa II. 215. (ESAF/Auditor/SEFAZ-RN/2005) De acordo com o 4 do art. 37 da Constituio Federal, I. os atos de improbidade administrativa so apenas os relacionados nesse dispositivo constitucional, no sendo lcito ao legislador ordinrio apontar outras hipteses de improbidade, sob pena de afrontar a Constituio Federal; II. a perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos so penas alternativas, no sendo lcito ao julgador aplic-las cumulativamente; III. a indisponibilidade de bens uma medida de natureza cautelar que visa a garantir o ressarcimento do errio; IV. a aplicao das penas previstas na Lei de Improbidade Administrativa impede que se intente a ao penal, pelos mesmos fatos; V. a lei deve estabelecer a gradao das penas a serem aplicadas, por ato de improbidade administrativa; VI. a propositura da ao de improbidade administrativa no impede que se intente a ao penal, pelos mesmos fatos. Esto corretas as afirmativas: a) I, II e IV. b) I, II e VI. c) I, V e VI. d) III, V e VI. e) III, IV e V. 216. (ESAF/Auditor/SEFAZ-RN/2005) Configura enriquecimento ilcito no exerccio da funo pblica: a) agir negligentemente na arrecadao de tributo. b) a liberao de verba pblica sem a observncia das normas pertinentes. c) permitir a aquisio de bem pblico por valor superior ao de mercado. d) frustrar a licitude de processo licitatrio. e) o servidor pblico aumentar o seu patrimnio de forma desproporcional sua renda, se no conseguir justificar a origem ltica desse aumento. 217. (ESAF/Auditor/SEFAZ-RN/2005) Assinale a afirmativa correta.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) As sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa somente se aplicam aos que ostentam a condio de agente pblico. b) O herdeiro do servidor pblico que se enriqueceu ilicitamente no exerccio da funo pode perder o quinho da herana que seja fruto do enriquecimento ilcito. c) A indisponibilidade dos bens, para fins de garantir o ressarcimento do dano, nos casos de improbidade administrativa, somente pode ser requerida depois de transitar em julgado a condenao imposta. d) Para fins da Lei de Improbidade Administrativa, somente pode ser considerado agente pblico a pessoa que ocupe um cargo pblico remunerado. e) Empregado de sociedade de economia mista no est sujeito Lei de Improbidade Administrativa. 218. (ESAF/Auditor/SEFAZ-RN/2005/Adaptada) Um Auditor-Fiscal do Tesouro do Estado do Rio Grande do Norte, aps encerrar a fiscalizao de um contribuinte, recebeu do mesmo, como recompensa pela forma educada com que conduziu a fiscalizao, uma semana de estada, com a famlia, num resort de propriedade desse contribuinte. Nessa hiptese, pode-se afirmar que a conduta desse servidor configura ato de improbidade administrativa. 219. (ESAF/Juiz Substituto/TRT-7Regio/2005) A improbidade administrativa objeto da Lei n 8.429/92. Assinale, nesse contexto, a afirmativa falsa. a) Para os efeitos da Lei n 8.429/92, reputa-se agente pblico todo aquele que exerce funo em entidade privada que receba subveno do Poder Pblico, correspondente a pelo menos 50% de seu patrimnio. b) No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou o terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio. c) O sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito ao ressarcimento do dano, at o limite do valor da herana. d) Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano. e) Incorre em improbidade administrativa a pessoa que mesmo no sendo agente pblico induza ou concorra para a prtica do ato danoso ou dele se beneficie. 220. (ESAF/AFC/CGU/2004) A representao por ato de improbidade,

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

76

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ previsto na Lei n 8.429/92, contra agente pblico, quando o autor da denncia o sabe inocente, a) alm de constituir crime, sujeita o denunciante a indenizar o denunciado por danos materiais e morais. b) sujeita-o, apenas, a responder por danos morais. c) sujeita-o, apenas, a responder por denunciao caluniosa. d) no acarreta nus ou responsabilidade ao denunciante. e) acarreta a perda dos direitos polticos do denunciante. 221. (ESAF/AFRF/2003) Das condutas relacionadas a seguir, indique todas aquelas que podem configurar ato de improbidade administrativa de um Auditor-Fiscal da Receita Federal: I. por negligncia no exerccio da funo, deixar de adotar as medidas necessrias cobrana do tributo devido por uma empresa, vindo tal fato acarretar a prescrio da dvida; II. revelar fato que chegou ao seu conhecimento em razo das suas atribuies e que deveria permanecer em segredo; III. receber hospedagem grtis em um hotel de luxo, a ttulo de presente de um contribuinte que ele acabou de fiscalizar; IV. prestar assessoria a uma empresa sediada no mesmo municpio onde ele exerce as suas funes. a) I, II e III b) I, II, III e IV c) II, III e IV d) I, III e IV e) I, II e IV 222. (ESAF/AFT/2003) No se inclui entre as possveis conseqncias do ato de improbidade administrativa, constitucionalmente previstas: a) perda da funo pblica b) suspenso dos direitos polticos c) confisco de bens d) ressarcimento ao errio e) ao penal cabvel

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

77

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 223. (ESAF/AFT/2003) Tratando-se da Lei Federal administrativa (Lei n 8.429/92), assinale a afirmativa falsa. de improbidade

a) A mencionada Lei aplica-se tambm a atos de improbidade contra o patrimnio de entidade privada que receba subveno de rgo pblico. b) Para os efeitos desta Lei, reputa-se agente pblico todo aquele que exera qualquer funo ou encargo remunerado em rgo da Administrao Pblica, sob qualquer vnculo jurdico. c) Ocorrendo leso ao patrimnio pblico, por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano. d) Pode haver ato de improbidade administrativa ainda que no tenha ocorrido dano ao patrimnio pblico, mas por mera inobservncia de princpio da Administrao Pblica. e) Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico, caber autoridade administrativa responsvel pelo inqurito, obrigatoriamente, representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. 224. (ESAF/AFT/2003) Nos termos da Lei de Improbidade Administrativa (Lei n 8.429/92), na fixao das penas previstas, o Juiz levar em conta: a) a escolaridade do ru. b) a natureza e hierarquia do cargo exercido. c) o meio utilizado para a leso ao patrimnio pblico. d) a extenso do dano causado. e) o reconhecimento da culpa pelo ru. 225. (ESAF/Auditor/SEFAZ-Fortaleza-CE/2003) Um Auditor do Tesouro Municipal de Fortaleza que presta assessoria a uma empresa contribuinte do ISS, sediada nesse Municpio, a) no comete ato de improbidade administrativa se a atividade de assessoria no for de natureza tributria. b) comete ato de improbidade administrativa somente se a empresa tiver sido por ele fiscalizada. c) no comete ato de improbidade administrativa se a atividade de assessoria for fora do horrio de expediente. d) comete ato de improbidade administrativa. e) no comete ato de improbidade administrativa.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

78

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 226. (ESAF/Auditor/SEFAZ-Fortaleza-CE/2003) Das condutas relacionadas a seguir, indique aquelas que configuram ato de improbidade administrativa do Auditor do Tesouro Municipal: I. possuir bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional sua evoluo patrimonial ou cuja origem no possa ser comprovada por suas rendas lcitas e declaradas. II. agir negligentemente na cobrana do ISS devido por uma empresa, dando causa prescrio da dvida. III. usar o carro oficial em viagem particular em fim de semana. IV. violar o sigilo fiscal de contribuinte. a) I e III b) I, III e IV c) I e IV d) I e II e) I, II, III e IV 227. (ESAF/Auditor/SEFAZ-Fortaleza-CE/2003) correta. Assinale a assertiva

a) Servidor de autarquia no est sujeito s disposies da Lei da Improbidade Administrativa. b) O terceiro, no servidor, que se beneficia do ato de improbidade administrativa, no pode ser condenado a restituir o benefcio indevido. c) No est sujeito s disposies da Lei de Improbidade Administrativa aquele que no seja agente pblico, mesmo que tenha concorrido para a prtica do ato mprobo. d) O herdeiro do servidor que se enriqueceu ilicitamente no exerccio da funo no est sujeito a perder o quinho da herana que seja fruto do enriquecimento ilcito. e) A perda da funo pblica uma das sanes cominadas na Lei da Improbidade Administrativa. 228. (ESAF/TRF/2003) Pela Lei Federal n 8.429/92, o agente pblico dever prestar declarao de seus bens. Tal declarao somente no inclui a seguinte categoria de bens: a) Semoventes b) Mveis

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

79

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c) Dinheiro d) Utenslios de uso pessoal e) Ttulos e aes 229. (ESAF/AFRF/2002) Considerando a legislao sobre improbidade administrativa, Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, assinale a opo incorreta. a) Constitui crime a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio quando o autor da denncia o sabe inocente. b) A perda da funo pblica s se efetiva com o trnsito em julgado da sentena condenatria. c) A autoridade administrativa ou judicial competente pode determinar o afastamento do agente pblico de seu cargo, sem direito a remunerao, quando a medida for necessria instruo processual. d) A aplicao das sanes decorrentes desta legislao independe da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. e) A prescrio para as aes destinadas a efetivar as sanes desta legislao ocorre em at cinco anos aps o trmino do mandato eletivo. 230. (ESAF/AFRF/2002/Adaptada) O fato de um servidor pblico federal, investido em cargo que lhe confere competncia legal, para conceder determinado benefcio fiscal e no exerccio dessa sua funo, deliberadamente, concede esse benefcio a algum, mas sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie, causando com isso leso ao Errio comete ato de improbidade administrativa, como tal previsto em lei (Lei n 8.429/92, art. 10). 231. (ESAF/AFRF/2002) Quanto ao procedimento administrativo e ao processo judicial relativos Lei de Improbidade Administrativa, falso afirmar: a) havendo fundados indcios de responsabilidade, a Comisso Processante poder requerer ao Ministrio Pblico que solicite ao Judicirio o seqestro de bens do agente. b) a ao principal, com rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico no prazo de at 30 dias da efetivao da medida cautelar. c) caso o acusado reponha o prejuzo causado ao errio, possvel a conciliao nos autos da ao de improbidade. d) a sentena que julgar procedente a ao civil de reparao de dano determinar o pagamento do dano ou a reverso de bens a favor da pessoa jurdica prejudicada pelo ato ilcito. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 80

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) a representao que solicitar a investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade no poder ser verbal, sendo escrita ou reduzida a termo e assinada. 232. (ESAF/Auditor/SEFAZ-PA/2002) Em relao legislao referente improbidade administrativa, assinale a opo incorreta. a) O sucessor do agente pblico que tiver obtido enriquecimento ilcito responder pelo ressarcimento do dano, integralmente. b) Os bens do indiciado como responsvel pela leso ao patrimnio pblico ficaro indisponveis, ainda que no tenha havido enriquecimento ilcito. c) Ocorrendo leso ao patrimnio pblico, ainda que por ato culposo, haver o integral ressarcimento do dano. d) Comprovado o enriquecimento ilcito, o terceiro beneficirio perder os bens acrescidos ao seu patrimnio. e) As disposies desta legislao podem se aplicar mesmo s pessoas que no sejam agentes pblicos. 233. (ESAF/Procurador/Fortaleza-CE/2002) Assinale, entre os seguintes atos, aquele que no se insere no rol dos atos de improbidade administrativa que atentam contra os princpios da Administrao Pblica, nos termos da Lei Federal n 8.429/92: a) retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio. b) ordenar ou permitir a realizao de despesas no autorizadas em lei ou regulamento. c) frustrar a licitude de concurso pblico. d) deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo. e) negar publicidade aos atos oficiais. 234. (ESAF/AFRF/2001) Os atos de improbidade administrativa importaro, para o servidor pblico, as seguintes conseqncias, exceto: a) perda da funo pblica b) perda dos direitos polticos c) indisponibilidade dos bens d) responder ao penal cabvel e) ressarcimento do errio

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

81

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 235. (ESAF/AFRF/2001) Tratando-se de atos de improbidade administrativa que causam prejuzo ao errio, a pena prevista de suspenso dos direitos polticos est fixada: a) de cinco a oito anos b) de seis a oito anos c) de oito a dez anos d) de trs a cinco anos e) de dois a trs anos

GABARITO

176-D 181-D 191-D 201-E 211-B 221-B 231-C 182-D 192-C 202-C 212-A 222-C 232-A 183-D 193-C 203-C 213-C 223-B 233-B 184-E 194-A 204-E 214-C 224-D 234-B 185-A 195-E 205-E 215-D 225-D 235-A 186-E 196-E 206-B 216-E 226-E

177-E 187-C 197-C 207-A 217-B 227-E

178-C 188-B 198-E 208-D 218-C 228-D

179-E 189-D 199-E 209-C 219-A 229-C

180-B 190-D 200-C 210-C 220-A 230-C

BIBLIOGRAFIA

ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2009. BARCHET, Gustavo. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Processo Administrativo Federal: Comentrios Lei n 9.784 de 29/1/1999. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. GARCIA, Emerson; ALVES, Rogrio Pacheco. Improbidade Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. So Paulo: Dialtica, 2010. JUSTEN FILHO, Maral. Prego: Comentrios Legislao do Prego Comum e Eletrnico. So Paulo: Dialtica, 2009. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

82

You might also like