You are on page 1of 54

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ AULA 08

ASSUNTO: Poderes administrativos: poder hierrquico; poder regulamentar; poder de polcia; uso e abuso do poder. disciplinar; poder

421. (FCC/TRE-AM/2010) A prtica, pelo agente pblico, de ato que excede os limites de sua competncia ou atribuio e de ato com finalidade diversa da que decorre implcita ou explicitamente da lei configuram, respectivamente: a) ato redundante e desvio de execuo. b) usurpao de funo e vcio de poder. c) excesso de poder e ato de discricionariedade. d) excesso de poder e desvio de poder. e) falta de poder e excesso de atribuio. Comentrios: De acordo com Hely Lopes Meirelles, o abuso de poder ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, ultrapassa os limites de suas atribuies ou se desvia das finalidades administrativas. Portanto, o abuso de poder pode ocorrer em duas hipteses: Vcio no elemento competncia: o agente pblico atua fora dos limites de sua competncia. Nesse caso, diz-se que ocorreu abuso de poder na modalidade excesso de poder. Vcio no elemento finalidade: o agente pblico, embora competente, atua de forma contrria satisfao do interesse pblico. Nesse caso, dizse que ocorreu abuso de poder na modalidade desvio de poder (ou desvio de finalidade).

Abuso de poder Desvio de poder (ou desvio de finalidade) Vcio de finalidade. Vcio de competncia. Excesso de poder

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Portanto, a resposta desta questo a letra d.

422. (FCC/TRE-AM/2010) Considere os conceitos abaixo, sobre os poderes administrativos. I. Poder que o Direito concede Administrao, de modo explcito ou implcito, para a prtica de atos administrativos com liberdade na escolha de sua convenincia e oportunidade. II. Poder de que dispe o Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos e ordenar a atuao dos seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal. III. Faculdade de punir internamente as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao. Os conceitos acima se referem, respectivamente, aos poderes a) regulamentar, vinculado e disciplinar. b) arbitrrio, disciplinar e de polcia. c) vinculado, subordinado e hierrquico. d) de polcia, disciplinar e hierrquico. e) discricionrio, hierrquico e disciplinar. Comentrios:

Poder aquele que a Constituio Federal confere aos Chefes do regulamentar Poder Executivo poder para editar normas gerais e abstratas que explicam a lei, complementando-a e dando sua correta aplicabilidade (sem alter-la). Poder disciplinar Poder de polcia Poder vinculado a prerrogativa que possui a Administrao Pblica de punir seus prprios agentes e particulares que com ela mantenham um vnculo especfico. a prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo. aquele concedido por lei Administrao Pblica para a prtica de ato administrativo de sua competncia, com determinao dos elementos e requisitos necessrios sua

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ formalizao. Poder discricionrio aquele mediante o qual o agente administrativo dispe de certa liberdade de atuao podendo tecer consideraes sobre a convenincia, a oportunidade e o contedo (mrito administrativo) para satisfazer o interesse pblico. aquele exercido em funo da relao de subordinao entre rgos e agentes dentro de uma mesma pessoa da Administrao Pblica.

Poder hierrquico

Logo, a resposta desta questo a letra e.

423. (FCC/TJ-SE/2009) Sobre o poder de polcia, considere: I. A diferena entre a polcia administrativa e a polcia judiciria se d, dentre outros elementos, pela ocorrncia ou no de ilcito penal. II. A Polcia Militar no atua na esfera da polcia administrativa, sendo corporao especializada. III. A polcia administrativa no envolve os atos de fiscalizao. IV. A auto-executoriedade um dos atributos do poder de polcia. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III. b) I e IV. c) II, III e IV. d) II e IV. e) III e IV. Comentrios: O item I est certo e o item III est errado. A atividade de polcia administrativa no se confunde com a de polcia judiciria. Pois: A polcia administrativa exercida sobre atividades privadas, bens ou direitos, enquanto a polcia judiciria incide diretamente sobre pessoas. A polcia administrativa desempenhada por rgos administrativos de carter fiscalizador integrantes dos vrios setores de toda a

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Adminisrao Pblica. Por outro lado, a polcia judiciria executada por corporaes especficas (polcia civil ou militar). Ser atividade de polcia administrativa a que incida na seara das infraes administrativas e atividade de polcia judiciria a que concerne ao ilcito de natureza penal.

Polcia Administrativa Atua sobre bens, direitos ou atividades desempenhada por rgos administrativos de carter fiscalizador Incide na seara das infraes administrativas

Polcia Judiciria Atua apenas sobre as pessoas privativa de corporaes especializadas (polcia civil e militar) Pune infratores da lei penal

O item II est errado. A polcia judiciria privativa de corporaes especializadas (polcia civil e militar), enquanto a polcia administrativa se reparte entre diversos rgos da Administrao, incluindo a prpria polcia militar, os vrios rgos de fiscalizao, aos quais a lei atribua esse mister, como os que atuam nas reas de sade, educao, trabalho, previdncia e assistncia social (Maria Sylvia Zanella Di Pietro). O item IV est certo.

Atributos do poder de polcia (DIA) Discricionariedade Imperatividade A administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato As medidas podem independentemente administrado ser adotadas so impostas do consentimento do

Autoexecutoriedade Os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial

Logo, a resposta desta questo a letra b.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

424. (FCC/TRE-PI/2009) Sobre o abuso de poder, correto afirmar que a) desvio de finalidade, sendo uma espcie de abuso, ocorre quando a autoridade, atuando fora dos limites da sua competncia, pratica o ato com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse pblico. b) tem o mesmo significado de desvio de poder, sendo expresses sinnimas. c) pode se caracterizar tanto por conduta comissiva quanto por conduta omissiva. d) a invalidao da conduta abusiva s pode ocorrer pela via judicial. e) se caracteriza, na forma de excesso de poder, quando o agente, agindo dentro dos limites da sua competncia, pratica o ato de forma diversa da que estava autorizado. Comentrios: As letras a, b e e esto erradas. O abuso de poder pode ocorrer em duas hipteses: Vcio no elemento competncia: o agente pblico atua fora dos limites de sua competncia. Nesse caso, diz-se que ocorreu abuso de poder na modalidade excesso de poder. Vcio no elemento finalidade: o agente pblico, embora competente, atua de forma contrria satisfao do interesse pblico. Nesse caso, dizse que ocorreu abuso de poder na modalidade desvio de poder (ou desvio de finalidade).

Abuso de poder Desvio de poder (ou desvio de finalidade) Vcio de finalidade. Vcio de competncia. Excesso de poder

A letra c est certa. O abuso do poder se caracteriza tanto pela forma omissiva como a comissiva, j que ambas so capazes de afrontar a lei e causar leso a direito individual do administrado.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra d est errada. A invalidao da conduta abusiva pode ocorrer pela via judicial ou pela via administrativa. Assim, a resposta desta questo a letra c.

425. (FCC/TRE-PI/2009) O poder de que dispem os Chefes de Poder Executivo de explicar a lei para a sua correta execuo, ou de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada por lei conhecido como poder a) regulamentar. b) hierrquico. c) discricionrio. d) vinculado. e) disciplinar. Comentrios:

Poder aquele que a Constituio Federal confere aos Chefes do regulamentar Poder Executivo poder para editar normas gerais e abstratas que explicam a lei, complementando-a e dando sua correta aplicabilidade (sem alter-la). Poder hierrquico Poder discricionrio aquele exercido em funo da relao de subordinao entre rgos e agentes dentro de uma mesma pessoa da Administrao Pblica. aquele mediante o qual o agente administrativo dispe de certa liberdade de atuao podendo tecer consideraes sobre a convenincia, a oportunidade e o contedo (mrito administrativo) para satisfazer o interesse pblico. aquele concedido por lei Administrao Pblica para a prtica de ato administrativo de sua competncia, com determinao dos elementos e requisitos necessrios sua formalizao. a prerrogativa que possui a Administrao Pblica de punir seus prprios agentes e particulares que com ela mantenham um vnculo especfico.

Poder vinculado

Poder disciplinar

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Poder de polcia a prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo.

Por isso, a resposta desta questo a letra a.

426. (FCC/TRE-PI/2009) A faculdade de punir internamente as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao diz respeito ao poder a) de auto-executoriedade. b) de polcia. c) disciplinar. d) de imprio. e) discricionrio. Comentrios:

Poder disciplinar a prerrogativa que possui a Administrao Pblica de punir seus prprios agentes e particulares que com ela mantenham um vnculo especfico.

Portanto, a resposta desta questo a letra c.

427. (FCC/TJ-PA/2009) Poder vinculado da Administrao Pblica, a) s tem aplicao no mbito do Poder Judicirio, mais especificamente no Supremo Tribunal Federal. b) permite ao administrador praticar o ato administrativo com liberdade de escolha quanto convenincia, oportunidade e contedo. c) um dos princpios expressos na Constituio Federal. d) significa que o administrador no precisa observar os elementos e requisitos previstos na lei. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) o que a lei confere Administrao para a prtica de atos de sua competncia, determinando os elementos e requisitos necessrios sua formalizao. Comentrios:

Poder vinculado aquele concedido por lei Administrao Pblica para a prtica de ato administrativo de sua competncia, com determinao dos elementos e requisitos necessrios sua formalizao.

Com efeito, a resposta desta questo a letra e.

428. (FCC/TJ-PA/2009) Em razo do poder discricionrio, a) administrador pode aplicar qualquer penalidade ao funcionrio faltoso mesmo que no expressamente prevista na Lei do Regime Jurdico dos Servidores da Unio. b) administrador tem livre arbtrio para a prtica do ato administrativo. c) a competncia para a prtica do ato administrativo automaticamente delegada para a autoridade subordinada. d) administrador tem liberdade de ao administrativa dentro dos limites permitidos em lei.
e) ato administrativo deve sempre observar o contedo imposto pela lei que

o autorizou. Comentrios:

Poder discricionrio aquele mediante o qual o agente administrativo dispe de certa liberdade de atuao podendo, nos limites da lei, tecer consideraes sobre a convenincia, a oportunidade e o contedo (mrito administrativo) para satisfazer o interesse pblico.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Logo, a resposta desta questo a letra d.

429. (FCC/TJ-PA/2009) Poder hierrquico a) poder de que dispem os chefes de Executivo de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada em lei. b) de que dispe o Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes. c) a faculdade de punir as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao. d) a faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefcio da coletividade. e) poder que as Corregedorias tm de investigar e aplicar penalidades em servidores pela prtica de atos administrativos ilegais.

Comentrios:

Poder hierrquico aquele exercido em funo da relao de subordinao entre rgos e agentes dentro de uma mesma pessoa da Administrao Pblica. So exemplos de exerccio desse poder: O superior dar ordens para o subordinado; A delegao e a avocao de competncias;

Logo, a resposta desta questo a letra b.

430. (FCC/TJ-PA/2009) Dentre os chamados Poderes da Administrao, aquele que pode ser qualificado como autnomo e originrio em determinadas situaes previstas na Constituio Federal o poder a) hierrquico, que permite autoridade superior a possibilidade de punio disciplinar independentemente de expressa previso legal.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) disciplinar, na medida que permite a imposio de sanes no previstas em lei. c) regulamentar, que permite o exerccio da funo normativa do Poder Executivo com fundamento direto na Constituio Federal. d) discricionrio, que permite Administrao Pblica atuar sem expressa vinculao lei, nos casos em que inexista disciplina normativa para o assunto. e) de polcia, que permite Administrao Pblica a prtica de atos administrativos, preventivos e repressivos, para a disciplina de situaes no previstas pela legislao. Comentrios: Poder regulamentar aquele de que dispem os Chefes de Poder Executivo de explicar a lei para a sua correta execuo, ou de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada por lei. Contudo, normas gerais e abstratas editadas pela Administrao Pblica de forma independente ou autnoma (decretos autnomos) em relao a regras gerais no so admitidas no Direito Administrativo brasileiro, ressalvadas situaes excepcionais previstas necessariamente na Constituio Federal de 1988.

CF, ART 84, VI: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: (...) VI - dispor, mediante decreto, sobre: a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos;

Logo, a resposta desta questo a letra c.

431. (FCC/TCE-PI/2009/Adaptada) No Direito Administrativo brasileiro, o poder disciplinar fundamenta as condutas de superior hierrquico de apurao

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ de infraes de servidores pblicos e aplicao das sanes administrativas cabveis. Comentrios: CERTO. O poder disciplinar a prerrogativa que possui a Administrao Pblica de punir seus prprios agentes e particulares que com ela mantenham um vnculo especfico.

IMPORTANTE: O poder disciplinar no recai apenas sobre os agentes pblicos, mas tambm sobre os particulares que tenham um vnculo especfico com a Administrao Pblica (por exemplo: celebrao de um contrato com a Administrao).

432. (FCC/MPE-RS/2008) Sobre os poderes da Administrao, considere: I. Faculdade de que dispem os Chefes de Executivo de explicitar a lei para sua correta execuo, ou de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada em lei. II. Poder de que dispe o Executivo de distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores de seu quadro de pessoal. Estes conceitos referem-se, respectivamente, aos poderes a) regulamentar e hierrquico. b) normativo e disciplinar. c) disciplinar e discricionrio d) de polcia e hierrquico. e) hierrquico e normativo. Comentrios:

Poder Faculdade de que dispem os Chefes de Executivo de regulamentar explicitar a lei para sua correta execuo, ou de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada em lei. Poder Prof. Anderson Luiz Poder de que dispe o Executivo de distribuir e escalonar www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ hierrquico as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores de seu quadro de pessoal.

Por isso, a resposta desta questo a letra a.

433. (FCC/TJ-RR/2008) "Atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos." Este texto corresponde definio de poder a) disciplinar, sendo tal noo conflitante com a atual Constituio federal, na medida em que apenas lei pode limitar o exerccio de direito ou liberdade. b) normativo, sendo tal noo compatvel com a atual Constituio federal, posto no haver o ordenamento constitucional acolhido o princpio da reserva legal absoluta. c) de polcia, sendo tal noo compatvel com a atual Constituio federal, pois normal que haja limitao ao exerccio de direitos e liberdades em defesa de outros direitos ou valores constitucionalmente tutelados. d) hierrquico, sendo tal noo conflitante com a atual Constituio federal, posto que pertinente a um regime autoritrio, incompatvel com o Estado Democrtico de Direito. e) regulador, sendo tal noo compatvel com a atual Constituio federal, dada a afirmao da funo social dos direitos, integrante da ordem econmica constitucional. Comentrios:

Poder de polcia Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 12

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos (Lei n 5.172/66, art. 78).

Logo, a resposta desta questo a letra c.

434. (CESPE/TRE-MT/2010) H excesso de poder quando o agente pblico decreta a remoo de um servidor no como necessidade do servio, mas como punio. Comentrios: ERRADO. De acordo com Hely Lopes Meirelles, o abuso de poder ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, ultrapassa os limites de suas atribuies ou se desvia das finalidades administrativas. Portanto, o abuso de poder pode ocorrer em duas hipteses: Vcio no elemento competncia: o agente pblico atua fora dos limites de sua competncia. Nesse caso, diz-se que ocorreu abuso de poder na modalidade excesso de poder. Vcio no elemento finalidade: o agente pblico, embora competente, atua de forma contrria satisfao do interesse pblico. Nesse caso, dizse que ocorreu abuso de poder na modalidade desvio de poder (ou desvio de finalidade).

Abuso de poder Desvio de poder (ou desvio de finalidade) Vcio no elemento finalidade. Vcio no elemento competncia. Excesso de poder

IMPORTANTE: A remoo de ofcio s pode ser praticada com o objetivo de suprir carncia de pessoal. Assim, independentemente das justificativas apresentadas, a remoo de ofcio de servidor realizada com propsito diverso desse ofender, sempre, o princpio da finalidade. Todo ato da Administrao deve ser praticado com o propsito de satisfazer o interesse pblico. Qualquer ato praticado em desacordo com o interesse da Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 13

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ coletividade ser invlido por desvio da finalidade.

435. (CESPE/TRE-MT/2010) possvel a delegao do poder de polcia a particular mediante celebrao de contratos administrativos, em especial nos locais em que a presena do poder pblico seja deficiente. Comentrios: ERRADO. Segundo o STF, apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado.

IMPORTANTE: Apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado.

436. (CESPE/TRE-MT/2010) Poder regulamentar a prerrogativa conferida administrao pblica de editar atos de carter geral que visam complementar ou alterar a lei, em face de eventuais lacunas e incongruncias. Comentrios: ERRADO. O poder regulamentar aquele que a Constituio Federal confere aos chefes do Poder Executivo poder para editar normas gerais e abstratas que explicam a lei, complementando-a e dando sua correta aplicabilidade (sem, contudo, alter-la). Com efeito, cabe ao Poder Executivo a tarefa de expedir regulamentos para dar a fiel execuo da lei (art. 84, IV, CF/88). So os chamados decretos de execuo. Ressalta-se que aps a EC n 32/01, excepcionalmente, o Poder Executivo pode editar decretos que inovem o ordenamento jurdico, isto , criando novas regras diretamente da Constituio, independentes de qualquer lei. So os chamados decretos autnomos. Desta forma, segundo o art. 84, VI da CF, o Presidente da Repblica pode dispor, mediante decreto, sobre a organizao e funcionamento da Administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos, e a extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Ademais, o pargrafo nico do art. 84 da CF permite que o Presidente da Repblica delegue tais atribuies aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da Repblica ou ao Advogado-Geral da Unio.

437. (CESPE/TRE-MT/2010) No exerccio do poder disciplinar, cabe administrao apurar e aplicar penalidades aos servidores pblicos e s demais pessoas sujeitas disciplina administrativa. Comentrios: CERTO. O poder disciplinar pode ser definido como a prerrogativa que possui a Administrao Pblica de punir seus prprios agentes e particulares que com ela mantenham um vnculo especfico.

IMPORTANTE: O poder disciplinar no recai apenas sobre os agentes pblicos, mas tambm sobre os particulares que tenham um vnculo especfico com a Administrao Pblica (por exemplo: celebrao de um contrato com a Administrao).

438. (CESPE/TRE-MT/2010) A hierarquia atribuio exclusiva do Poder Executivo, que no existe na esfera do Poder Judicirio e do Poder Legislativo, pois as funes atribudas a esses ltimos poderes so apenas de natureza jurisdicional e legiferante. Comentrios: ERRADO. O poder hierrquico aquele exercido em funo da relao de subordinao entre rgos e agentes dentro de uma mesma pessoa da Administrao Pblica. So exemplos de exerccio desse poder: O superior dar ordens para o subordinado; A delegao e a avocao de competncias;

Logo, a hierarquia atribuio dos Poderes Executivo, Judicirio e Legislativo.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 439. (CESPE/TRE-MT/2010) Poder de polcia administrativa manifesta-se por meio de atos concretos e especficos, mas no de atos normativos, pois estes no constituem meios aptos para seu adequado exerccio. Comentrios: ERRADO. O Poder de polcia (ou poder de polcia administrativa) prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo. O exerccio desse poder fundamenta-se no princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado e manifesta-se no somente por meio de atos concretos e especficos, mas tambm mediante atos normativos. Diferentemente do poder disciplinar e do poder hierrquico, o poder de polcia no se baseia na existncia de qualquer vnculo especfico entre as partes.

IMPORTANTE: O poder de polcia no se baseia na existncia de qualquer vnculo especfico entre as partes, razo pela qual alcana terceiros, fora de sua estrutura funcional da Administrao Pblica.

440. (CESPE/TRE-MT/2010) No exerccio do poder de polcia, a administrao age sempre com auto-executoriedade, no dependendo de outro poder para torn-lo efetivo. Comentrios: ERRADO. So atributos do poder de polcia: a discricionariedade (a administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato), a auto-executoriedade (os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial) e a imperatividade (as medidas podem ser adotadas so impostas independentemente do consentimento do administrado). Nem todo ato de polcia goza de auto-executoriedade. Por exemplo: a Administrao Pblica no pode se valer da auto-executoriedade (ou executoriedade) em relao cobrana de multas no quitadas espontaneamente pelo administrado.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 441. (CESPE/PM-DF/2010) Ao apurar infraes e aplicar penalidades aos servidores pblicos, a administrao pblica exerce o poder hierrquico. Comentrios: ERRADO. O poder disciplinar pode ser definido como a prerrogativa que possui a Administrao Pblica de punir seus prprios agentes e particulares que com ela mantenham um vnculo especfico.

IMPORTANTE: Ao apurar infraes e aplicar penalidades aos servidores pblicos, a administrao pblica exerce o poder disciplinar.

442. (CESPE/DPE-PI/2009) Em razo da impossibilidade de que as leis prevejam todas as contingncias que possam surgir na sua execuo, em especial nas diversas situaes que a administrao encontrar para cumprir as suas tarefas e optar pela melhor soluo, necessria a utilizao do poder administrativo denominado poder a) hierrquico. b) de polcia. c) vinculado. d) regulamentar. e) disciplinar. Comentrios: O poder regulamentar aquele que a Constituio Federal confere aos chefes do Poder Executivo poder para editar normas gerais e abstratas que explicam a lei, complementando-a e dando sua correta aplicabilidade. Logo, a resposta desta questo a letra d.

443. (CESPE/TRT-17Regio/2009) A administrao exerce o poder de polcia por meio de atos e operaes materiais de aplicao da lei ao caso concreto, compreendendo medidas preventivas e repressivas. A edio, pelo Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 17

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Estado, de atos normativos de alcance geral no pode ser considerada meio adequado para o exerccio do poder de polcia. Comentrios: ERRADO.

IMPORTANTE: O exerccio do poder de polcia fundamenta-se no princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado e manifesta-se no somente por meio de atos concretos e especficos, mas tambm mediante atos normativos.

444. (CESPE/TRE-MG/2009) Considerando que h verdadeira relao de coordenao e de subordinao entre os rgos integrantes da administrao pblica, no constitui decorrncia do poder hierrquico a) a possibilidade de dar ordens aos subordinados. b) controle da atividade de rgos inferiores para exame quanto legalidade de atos e ao cumprimento de obrigaes. c) a possibilidade de avocao de atribuies no-exclusivas do rgo subordinado. d) a delegao de atribuies no-privativas. e) a limitao ao exerccio de direitos individuais em benefcio do interesse pblico. Comentrios: O Poder de polcia (ou poder de polcia administrativa) prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo. Logo, a resposta desta questo a letra e.

445. (CESPE/TRE-GO/2009) Um aougue recebeu a visita de agentes da Vigilncia Sanitria, que pretendiam aferir as condies de higiene do Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ estabelecimento. Constataram diversas irregularidades, entre as quais: carnes acondicionadas indevidamente e sem comprovao de procedncia; funcionrios no utilizavam os equipamentos bsicos exigidos por lei; pssimas condies de limpeza das geladeiras. Diante desse quadro, os agentes pblicos multaram o dono do aougue e fecharam o estabelecimento at que as irregularidades fossem sanadas. Considerando a atuao da administrao na situao hipottica acima, assinale a opo correspondente ao poder administrativo exercido no caso descrito. a) poder hierrquico b) poder disciplinar c) poder discricionrio d) poder de polcia Comentrios: So exemplos de exerccio do poder de polcia: a edio de atos normativos pela Administrao, regulamentando as condies e restries estabelecidas em lei; a fiscalizao do cumprimento destas normas; concesso de licena (ato vinculado) e autorizao (ato discricionrio); interdio de atividade, demolio de obra irregular, apreenso/destruio de mercadorias e aplicao de multa etc. Portanto, a resposta desta questo a letra e.

446. (CESPE/IBAMA/2009) O poder de polcia delegvel a particulares e a outros rgos e entidades pblicas, apesar de decorrer da imperatividade do poder estatal e da prpria fora de coero sobre os administrados. Comentrios: ERRADO. Segundo o STF, apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado. Por conseguinte, as autarquias e as fundaes pblicas de direito pblico, que tm personalidade jurdica de direito pblico, podem exercer o poder de polcia administrativa, que uma atividade tpica de Estado.

IMPORTANTE: Apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades www.pontodosconcursos.com.br 19

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ tpicas de Estado. As autarquias e as fundaes pblicas de direito pblico podem exercer poder de polcia administrativa. Porm, as fundaes pblicas de direito privado e os particulares no podem.

447. (CESPE/IBAMA/2009) Os atos praticados com esteio no poder de polcia administrativa possuem os atributos da presuno de legitimidade, autoexecutoriedade e imperatividade. Comentrios: ERRADO. So atributos do poder de polcia: a discricionariedade (a administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato), a autoexecutoriedade (os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial) e a imperatividade (as medidas podem ser adotadas so impostas independentemente do consentimento do administrado).

448. (CESPE/ABIN/2008) Decorre do poder disciplinar do Estado a multa aplicada pelo poder concedente a uma concessionria do servio pblico que tenha descumprido normas reguladoras impostas pelo poder concedente. Comentrios: CERTO. O poder disciplinar a prerrogativa que possui a Administrao Pblica de punir seus prprios agentes e particulares que com ela mantenham um vnculo especfico.

IMPORTANTE: O poder disciplinar no recai apenas sobre os agentes pblicos, mas tambm sobre os particulares que tenham um vnculo especfico com a Administrao Pblica (por exemplo: celebrao de um contrato com a Administrao).

449. (CESPE/OAB/2008) Poder de polcia somente pode ser exercido de maneira discricionria.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: ERRADO. So atributos do poder de polcia: a discricionariedade (a administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato), a auto-executoriedade (os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial) e a imperatividade (as medidas podem ser adotadas so impostas independentemente do consentimento do administrado). No exerccio do poder de polcia, ainda que a discricionariedade seja regra, possvel que a lei estabelea, em relao a determinados atos, total vinculao da atuao administrativa a seus preceitos.

450. (CESPE/OAB/2008) Uma autarquia ou uma empresa pblica estadual est ligada a um estado-membro por uma relao de subordinao decorrente da hierarquia. Comentrios: ERRADO. Na descentralizao no h hierarquia entre a Administrao Direta e a Indireta. Esta relao caracterizada pela vinculao (e no pela subordinao). Pois, a Administrao Direta exerce sobre a Administrao Indireta o chamado controle finalstico, tutela administrativa ou superviso (tambm chamada, na esfera federal, de superviso ministerial).

451. (CESPE/OAB/2008) No exerccio do poder regulamentar, a administrao no pode criar direitos, obrigaes, proibies, medidas punitivas, devendo limitar-se a estabelecer normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida. Comentrios: CERTO. O poder regulamentar aquele que a Constituio Federal confere aos chefes do Poder Executivo poder para editar normas gerais e abstratas que explicam a lei, complementando-a e dando sua correta aplicabilidade (sem, contudo, alter-la). No exerccio do poder regulamentar, a Administrao Pblica no pode, por exemplo, conceder direitos, criar obrigaes ou impor proibies. Para tanto, deve haver previso em lei. A, sim, um ato administrativo poder regulamentar essa lei.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

452. (CESPE/Natal-RN/2008) As sanes impostas aos particulares pela administrao pblica so exemplos de exerccio do poder disciplinar. Comentrios: ERRADO. O poder disciplinar no recai apenas sobre os agentes pblicos, mas tambm sobre os particulares que tenham um vnculo especfico com a Administrao Pblica (por exemplo: celebrao de um contrato com a Administrao). Diferentemente do poder disciplinar e do poder hierrquico, o poder de polcia no se baseia na existncia de qualquer vnculo especfico entre as partes, razo pela qual alcana terceiros, fora de sua estrutura funcional da Administrao Pblica.

453. (CESPE/Natal-RN/2008) Poder de polcia, regido pelo direito administrativo, o meio pelo qual a administrao pblica exerce atividade de segurana pblica, seja por meio da polcia civil, seja pela polcia militar, a fim de coibir ilcitos administrativos. Comentrios: ERRADO.

Polcia Administrativa Atua sobre bens, direitos ou atividades desempenhada por rgos administrativos de carter fiscalizador Incide na seara das infraes administrativas

Polcia Judiciria Atua apenas sobre as pessoas privativa de corporaes especializadas (polcia civil e militar) Pune infratores da lei penal

454. (CESPE/Natal-RN/2008) Com o estado de direito, passou-se a afirmar a existncia de uma funo de natureza administrativa cujo objeto a proteo do bem-estar geral, mediante a regulao dos direitos individuais, expressa ou implicitamente reconhecidos no sistema jurdico. Nesse contexto, o poder Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ pblico, alm de impor certas limitaes, emite atos preventivos de controle, aplica penalidades por eventuais infraes e, em determinados contextos, exerce coao direta em face de terceiros para preservar interesses sociais. Raquel M. U. de Carvalho. Curso de direito Juspodivum, 2008, p. 327 (com adaptaes). O texto acima trata do poder a) discricionrio. b) de polcia. c) regulatrio. d) disciplinar. Comentrios: O Poder de polcia (ou poder de polcia administrativa) prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo. Por isso, a resposta desta questo a letra b. administrativo. Salvador:

455. (CESPE/Teresina-PI/2008) Tendo por base norma constitucional estadual, Joo, fiscal de tributos, reteve temporariamente mercadorias que estavam em poder de Maria, com o objetivo de arrolar bens encontrados em situao de ilcito tributrio at a comprovao da posse legtima dos bens por parte de Maria. Na situao descrita, Joo atuou no exerccio do poder de polcia. Comentrios: CERTO. So exemplos de exerccio do poder de polcia: a edio de atos normativos pela Administrao, regulamentando as condies e restries estabelecidas em lei; a fiscalizao do cumprimento destas normas; concesso de licena (ato vinculado) e autorizao (ato discricionrio); interdio de atividade, demolio de obra irregular, apreenso/destruio de mercadorias e aplicao de multa etc.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 456. (CESPE/TJDFT/2008) No exerccio do poder de polcia, a administrao pblica est autorizada a tomar medidas preventivas e no apenas repressivas. Comentrios: CERTO. O poder de polcia pode ser exercido em carter preventivo ou repressivo. O exerccio preventivo quando visa a evitar que o ilcito ocorra. Por outro lado, repressivo quando o exerccio ocorre aps a ocorrncia de dano ao interesse pblico. So exemplos de exerccio preventivo do poder de polcia: a edio de atos normativos pela Administrao, regulamentando as condies e restries estabelecidas em lei; a fiscalizao do cumprimento destas normas; concesso de licena (ato vinculado) e autorizao (ato discricionrio). So exemplos de exerccio repressivo do poder de polcia: interdio de atividade, demolio de obra irregular, apreenso/destruio de mercadorias e aplicao de multa

457. (CESPE/TJDFT/2008) Do objeto do poder de polcia exige-se tosomente a licitude. A discusso acerca da proporcionalidade do ato de poder de polcia matria que escapa apreciao de sua legalidade. Comentrios: ERRADO. Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade limitam a atuao e a discricionariedade dos poderes pblicos. Ou seja, vedam que a Administrao Pblica aja com excesso, praticando atos desproporcionais ou desarrazoados. Esses princpios exigem a adequao entre meios e fins, sendo vedado Administrao impor obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. Assim, se o ato implicar limitaes inadequadas, desnecessrias ou desproporcionais (no razoveis) dever ser anulado. O exame da proporcionalidade do ato ocorre conforme o caso concreto, um mesmo ato pode ser considerado proporcional em uma situao e desproporcional em outra, em funo da variao do interesse pblico. Por exemplo: o ato de interdio de uma padaria poder ser proporcional ou no, a depender do interesse pblico a ser protegido pelo referido ato. Se a padaria situada em um prdio que corre risco de desabar, o ato ser proporcional. Porm, ser desproporcional se resultar da comercializao de um tipo de queijo fora do prazo de validade. Nessa segunda hiptese, a aplicao de uma Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ multa seria menos gravosa para a populao, que continuaria a usufruir dos servios da padaria.

458. (CESPE/TRT-9Regio/2008) Pelo atributo da coercibilidade, o poder de polcia tem execuo imediata, sem dependncia de ordem judicial. Comentrios: ERRADO.

Atributos do poder de polcia (DIA) Discricionariedade Imperatividade ou coercibilidade Auto-executoriedade A administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato As medidas podem independentemente administrado ser adotadas so impostas do consentimento do

Os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial

459. (CESPE/TSE/2008) administrativa

Caracteriza

exerccio

de

poder

de

polcia

a) a aplicao de uma penalidade de suspenso a servidor que infringiu reiteradamente deveres funcionais. b) a realizao de uma sindicncia para apurar a culpa de um servidor, acerca de dano causado ao patrimnio da repartio em que ele trabalha. c) a aplicao de uma multa a restaurante que infringiu normas ligadas proteo da sade pblica. d) a apreciao de um recurso contra deciso que indeferiu pedido de concesso de licena para tratar de interesses particulares. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Poder disciplinar Poder disciplinar A aplicao de uma penalidade de suspenso a servidor que infringiu reiteradamente deveres funcionais A realizao de uma sindicncia para apurar a culpa de um servidor, acerca de dano causado ao patrimnio da repartio em que ele trabalha A aplicao de uma multa a restaurante que infringiu normas ligadas proteo da sade pblica A apreciao de um recurso contra deciso que indeferiu pedido de concesso de licena para tratar de interesses particulares

Poder de polcia Poder hierrquico

Com efeito, a resposta desta questo a letra c.

460. (CESPE/PF/2008) O poder de policia incide sobre pessoas e atividades, mas no sobre bens. Comentrios: ERRADO.

Polcia Administrativa Atua sobre bens, direitos ou atividades desempenhada por rgos administrativos de carter fiscalizador Incide na seara das infraes administrativas

Polcia Judiciria Atua apenas sobre as pessoas privativa de corporaes especializadas (polcia civil e militar) Pune infratores da lei penal

461. (CESPE/PF/2008) A expedio de autorizao de porte de arma de fogo constitui exerccio de poder administrativo regulamentar. Comentrios: Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 26

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ERRADO. So exemplos de exerccio do poder de polcia: a edio de atos normativos pela Administrao, regulamentando as condies e restries estabelecidas em lei; a fiscalizao do cumprimento destas normas; concesso de licena (ato vinculado) e autorizao (ato discricionrio); interdio de atividade, demolio de obra irregular, apreenso/destruio de mercadorias e aplicao de multa etc.

462. (ESAF/AFRFB/RFB/2009) O poder hierrquico e o poder disciplinar, pela sua natureza, guardam entre si alguns pontos caractersticos comuns, que os diferenciam do poder de polcia, eis que : a) a discricionariedade predominante nos dois primeiros fica ausente neste ltimo, no qual predomina o poder vinculante. b) entre os dois primeiros pode haver implicaes onerosas de ordem tributria, o que no pode decorrer deste ltimo. c) o poder regulamentar predomina nas relaes entre os dois primeiros, mas no exercido neste ltimo. d) os dois primeiros se inter-relacionam, no mbito interno da Administrao, enquanto este ltimo alcana terceiros, fora de sua estrutura funcional. e) no existe interdependncia funcional entre os dois primeiros, a qual necessria neste ltimo, quanto a quem o exerce e quem por ele exercido. Comentrios: O poder hierrquico aquele exercido em funo da relao de subordinao entre rgos e agentes dentro de uma mesma pessoa da Administrao Pblica. So exemplos de exerccio desse poder: O superior dar ordens para o subordinado; A aplicao de sanes disciplinares aos servidores pblicos; e A delegao e a avocao de competncias;

O poder disciplinar pode ser definido como a prerrogativa que possui a Administrao Pblica de punir seus prprios agentes e particulares que com ela mantenham um vnculo especfico.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ IMPORTANTE: O poder disciplinar no recai apenas sobre os agentes pblicos, mas tambm sobre os particulares que tenham um vnculo especfico com a Administrao Pblica (por exemplo: celebrao de um contrato com a Administrao).

O Poder de polcia (ou poder de polcia administrativa) prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo. O exerccio desse poder fundamenta-se no princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado. Diferentemente do poder disciplinar e do poder hierrquico, o poder de polcia no se baseia na existncia de qualquer vnculo especfico entre as partes.

IMPORTANTE: O poder de polcia no se baseia na existncia de qualquer vnculo especfico entre as partes, razo pela qual alcana terceiros, fora de sua estrutura funcional da Administrao Pblica.

Portanto, a resposta desta questo a letra d.

463. (ESAF/ATA/MF/2009) No Administrao: a) poder normativo. b) poder de polcia. c) poder hierrquico. d) poder independente. e) poder disciplinar. Comentrios:

se

pode

enumerar

como

poder

da

Segundo a doutrina, os principais poderes administrativos so: Poder vinculado; www.pontodosconcursos.com.br 28

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Poder discricionrio; Poder hierrquico; Poder disciplinar; Poder regulador; e Poder de polcia

vinculado discricionrio Poderes Adminstrativos hierrquico disciplinar regulador de polcia

Logo, a resposta desta questo a letra d.

464. (ESAF/Auditor/Natal-RN/2008) Marque a opo incorreta, quanto aos Poderes Administrativos. a) O poder regulamentar ou normativo uma das formas pelas quais se expressa a funo normativa do Poder Executivo. b) A Administrao Pblica, no uso do Poder disciplinar, apura infraes e aplica penalidades no s aos servidores pblicos como s demais pessoas sujeitas disciplina administrativa. c) A Administrao Pblica no pode, ao fazer uso do Poder de Polcia, restringir os direitos individuais dos cidados, sob pena de infringir a Constituio Federal. d) A organizao administrativa baseada em dois pressupostos fundamentais: a distribuio de competncias e a hierarquia. e) O Poder de Polcia tanto pode ser discricionrio como vinculado. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra a est certa. O poder regulamentar aquele que a Constituio Federal confere aos chefes do Poder Executivo poder para editar normas gerais e abstratas que explicam a lei, complementando-a e dando sua correta aplicabilidade. Com efeito, cabe ao Poder Executivo a tarefa de expedir regulamentos para dar a fiel execuo da lei (art. 84, IV, CF/88). So os chamados decretos de execuo. Ressalta-se que aps a EC n 32/01, excepcionalmente, o Poder Executivo pode editar decretos que inovem o ordenamento jurdico, isto , criando novas regras diretamente da Constituio, independentes de qualquer lei. So os chamados decretos autnomos. Desta forma, segundo o art. 84, VI da CF, o Presidente da Repblica pode dispor, mediante decreto, sobre a organizao e funcionamento da Administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos, e a extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos. Ademais, o pargrafo nico do art. 84 da CF permite que o Presidente da Repblica delegue tais atribuies aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da Repblica ou ao Advogado-Geral da Unio. A letra b est certa.

IMPORTANTE: O poder disciplinar no recai apenas sobre os agentes pblicos, mas tambm sobre os particulares que tenham um vnculo especfico com a Administrao Pblica (por exemplo: celebrao de um contrato com a Administrao).

A letra c est errada. O Poder de polcia (ou poder de polcia administrativa) prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo. Ou seja, a Administrao Pblica pode, ao fazer uso deste poder, restringir os direitos individuais dos cidados. A letra d est certa. A desconcentrao administrativa a distribuio de competncias, no mbito de uma mesma pessoa jurdica (ou seja, h hierarquia), com vista a agilizar a prestao dos servios. Em outras palavras, a distribuio interna de competncias no mbito de uma pessoa jurdica. Por exemplo: criao de Ministrios, Departamentos, Secretarias etc. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 30

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

A letra e est certa. So atributos do poder de polcia: a discricionariedade (a administrao pode valorar a convenincia e a oportunidade da prtica do ato), a auto-executoriedade (os atos so executados direta e imediatamente, no dependendo de ordem judicial) e a imperatividade (as medidas podem ser adotadas so impostas independentemente do consentimento do administrado). No exerccio do poder de polcia, ainda que a discricionariedade seja regra, possvel que a lei estabelea, em relao a determinados atos, total vinculao da atuao administrativa a seus preceitos. Logo, a resposta desta questo a letra c.

465. (ESAF/AFRF/SRF/2005) Considerando-se os poderes administrativos, relacione cada poder com o respectivo ato administrativo e aponte a ordem correta. 1) poder vinculado 2) poder de polcia 3) poder hierrquico 4) poder regulamentar 5) poder disciplinar ( ) decreto estadual sobre transporte intermunicipal ( ) alvar para construo de imvel comercial ( ) aplicao de penalidade administrativa a servidor ( ) avocao de competncia por autoridade superior ( ) apreenso de mercadoria ilegal na alfndega a) 3/2/5/4/1 b) 1/2/3/5/4 c) 4/1/5/3/2 d) 2/5/4/1/3 e) 4/1/2/3/5 Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Atos Administrativos decreto estadual sobre transporte intermunicipal alvar para construo de imvel comercial aplicao de penalidade administrativa a servidor avocao de competncia por autoridade superior apreenso de mercadoria ilegal na alfndega Poderes 4) regulamentar 1) vinculado 5) disciplinar 3) hierrquico 2) de polcia

Assim, a resposta desta questo a letra c.

466. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) Com relao ao poder de polcia, assinale a opo incorreta. a) No se pode falar em utilizao de poder de polcia pela Administrao indireta. b) Como regra, tal poder ser discricionrio. c) O meio de ao que concretize a atuao do poder de polcia encontra limites no princpio da proporcionalidade. d) Nem sempre as aes atinentes ao poder de polcia sero autoexecutveis. e) O poder de polcia no abrange apenas medidas repressivas. Comentrios: A letra a est errada. Segundo o STF, apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado. Por conseguinte, as autarquias e as fundaes pblicas de direito pblico, que tm personalidade jurdica de direito pblico, podem exercer o poder de polcia administrativa, que uma atividade tpica de Estado.

IMPORTANTE: Apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado. As autarquias e as fundaes pblicas de direito pblico podem exercer www.pontodosconcursos.com.br 32

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ poder de polcia administrativa. Porm, as fundaes pblicas de direito privado no podem.

A letra b est certa. No exerccio do poder de polcia, ainda que a discricionariedade seja regra, possvel que a lei estabelea, em relao a determinados atos, total vinculao da atuao administrativa a seus preceitos. A letra c est certa. Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade limitam a atuao e a discricionariedade dos poderes pblicos. Ou seja, vedam que a Administrao Pblica aja com excesso, praticando atos desproporcionais ou desarrazoados. Esses princpios exigem a adequao entre meios e fins, sendo vedado Administrao impor obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico.

IMPORTANTE: Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade so utilizados na aferio da legitimidade dos atos discricionrios que limitam direitos dos administrados, impem obrigaes ou aplicam sanes administrativas. Tais princpios atuam como limites imposio de restries aos administrados.

A letra d est certa. Nem todo ato de polcia goza de autoexecutoriedade. Por exemplo: a Administrao Pblica no pode se valer da auto-executoriedade (ou executoriedade) em relao cobrana de multas no quitadas espontaneamente pelo administrado. A letra e est certa. O poder de polcia pode ser exercido em carter preventivo ou repressivo. O exerccio preventivo quando visa a evitar que o ilcito ocorra. Por outro lado, repressivo quando o exerccio ocorre aps a ocorrncia de dano ao interesse pblico. So exemplos de exerccio preventivo do poder de polcia: a edio de atos normativos pela Administrao, regulamentando as condies e restries estabelecidas em lei; a fiscalizao do cumprimento destas normas; concesso de licena (ato vinculado) e autorizao (ato discricionrio). So exemplos de exerccio repressivo do poder de polcia: interdio de atividade, demolio de obra irregular, apreenso/destruio de mercadorias e aplicao de multa. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Logo, a resposta desta questo a letra a.

467. (ESAF/Analista/MPU/2004/Adaptada) O poder disciplinar pode alcanar particulares, desde que vinculados ao Poder Pblico mediante contratos. Comentrios: CERTO. IMPORTANTE: O poder disciplinar no recai apenas sobre os agentes pblicos, mas tambm sobre os particulares que tenham um vnculo especfico com a Administrao Pblica (por exemplo: celebrao de um contrato com a Administrao).

468. (ESAF/Analista/MPU/2004/Adaptada) No mbito do poder hierrquico, insere-se a faculdade de revogar-se atos de rgos inferiores, considerados inconvenientes, de ofcio ou por provocao. Comentrios: So exemplos de exerccio do poder hierrquico: O superior dar ordens para o subordinado; A aplicao de sanes disciplinares aos servidores pblicos; A delegao e a avocao de competncias; e A anulao e a revogao de atos de rgo inferiores. Portanto, a assertiva est certa.

469. (ESAF/AFC/CGU/2004) O mrito administrativo, na atuao do administrador pblico, cujo controle jurisdicional sofre restries, condiz em particular com o exerccio regular do seu poder Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 34

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) disciplinar b) hierrquico c) de polcia d) discricionrio e) vinculado Comentrios: Mrito administrativo a margem de liberdade, nos limites da lei, que a Administrao Pblica possui na valorao da convenincia e oportunidade para a prtica de ato administrativo discricionrio. Decorre, portanto, do poder discricionrio. Assim a resposta desta questo a letra d.

470. (ESAF/AFT/MTE/2003) Tratando-se dos poderes administrativos, correlacione as duas colunas, vinculando a cada situao o respectivo poder: 1) poder hierrquico 2) poder disciplinar 3) poder discricionrio 4) poder de polcia ( ) penalidade em processo administrativo ( ) nomeao para cargo de provimento em comisso ( ) delegao de competncias ( ) limitao do exerccio de direitos a) 2/3/1/4 b) 4/2/1/3 c) 4/3/2/1 d) 2/1/3/4 e) 4/2/3/1 Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Atos Administrativos penalidade em processo administrativo nomeao para cargo de provimento em comisso delegao de competncias limitao do exerccio de direitos Poderes 2) disciplinar 3) discricionrio 1) hierrquico 4) de polcia

A resposta desta questo, portanto, a letra a.

471. (ESAF/Auditor/Recife-PE/2003) Considerando-se os poderes administrativos, relacione cada poder com o respectivo ato administrativo e aponte a ordem correta: 1) poder vinculado 2) poder de polcia 3) poder hierrquico 4) poder regulamentar 5) poder disciplinar ( ) decreto estadual sobre ICMS ( ) ato de autorizao para funcionamento de estabelecimento comercial ( ) apreenso de mercadoria estragada em depsito alimentcio ( ) aplicao de penalidade administrativa a servidor desidioso ( ) delegao de competncia a autoridade inferior a) 3/2/5/4/1 b) 4/1/2/5/3 c) 1/2/3/5/4 d) 2/5/4/1/3 e) 3/1/2/4/5 Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Atos Administrativos decreto estadual sobre ICMS ato de autorizao estabelecimento comercial apreenso alimentcio aplicao desidioso de de para funcionamento em a Poderes 4) regulamentar de 1) vinculado

mercadoria penalidade

estragada administrativa

depsito 2) de polcia servidor 5) disciplinar 3) hierrquico

delegao de competncia a autoridade inferior

Portanto, a resposta desta questo a letra b.

472. (ESAF/Oficial de Chancelaria/MRE/2002) O poder de comando, que autoriza o titular de um rgo pblico a expedir determinaes gerais ou especficas a determinados subalternos, sobre cujas atividades mantm permanente autoridade, quanto ao modo de executar certos servios, comporta-se mais propriamente no campo da(do) a) descentralizao administrativa. b) poder disciplinar. c) poder hierrquico. d) poder regulamentar. e) poder de polcia. Comentrios: So exemplos de exerccio do poder hierrquico: O superior dar ordens para o subordinado; A aplicao de sanes disciplinares aos servidores pblicos; A delegao e a avocao de competncias; e A anulao e a revogao de atos de rgo inferiores. Assim, a resposta desta questo a letra c. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 37

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

473. (ESAF/Oficial de Chancelaria/MRE/2002) A autorizao dada por uma autoridade administrativa, discricionariamente, para o exerccio de determinada atividade, sem a qual esta seria uma prtica ilegal, podendo at constituir infrao penal, seria um ato mais prprio do chamado poder a) disciplinar b) hierrquico c) regulamentar d) de gesto e) de polcia O Poder de polcia prerrogativa que possui a Administrao Pblica para condicionar e limitar o exerccio de direitos e atividades individuais em prol do interesse coletivo.

IMPORTANTE: O poder de polcia no se baseia na existncia de qualquer vnculo especfico entre as partes, razo pela qual alcana terceiros, fora de sua estrutura funcional da Administrao Pblica.

Portanto, a resposta desta questo a letra e.

474. (ESAF/Procurador/BACEN/2002) Conforme a doutrina, o poder de polcia administrativa no incide sobre: a) direitos b) atividades c) bens d) pessoas e) liberdades Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Polcia Administrativa Atua sobre bens, direitos ou atividades Polcia Judiciria Atua apenas sobre as pessoas

Por isso, a resposta a letra d.

475. (ESAF/Auditor/Natal-RN/2001) Assinale, entre os atos abaixo, aquele decorrente do poder vinculado da Administrao Pblica. a) Nomeao de servidor para o exerccio de cargo de provimento em comisso. b) Decreto de desapropriao de imvel urbano para construo de hospital pblico. c) Autorizao para o uso temporrio de rea pblica. d) Concesso do ttulo de cidado honorrio do Municpio. e) Aposentadoria compulsria pelo implemento de idade. Comentrios: A aposentadoria compulsria praticado com base no poder vinculado. ato administrativo vinculado,

IMPORTANTE: O poder vinculado (ou poder regrado) aquele concedido por lei Administrao Pblica para a prtica de ato administrativo de sua competncia, com determinao dos elementos e requisitos necessrios sua formalizao.

Assim, a resposta desta questo a letra e. At a prxima aula! Bons estudos, Anderson Luiz

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ LISTA DAS QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 421. (FCC/TRE-AM/2010) A prtica, pelo agente pblico, de ato que excede os limites de sua competncia ou atribuio e de ato com finalidade diversa da que decorre implcita ou explicitamente da lei configuram, respectivamente: a) ato redundante e desvio de execuo. b) usurpao de funo e vcio de poder. c) excesso de poder e ato de discricionariedade. d) excesso de poder e desvio de poder. e) falta de poder e excesso de atribuio. 422. (FCC/TRE-AM/2010) Considere os conceitos abaixo, sobre os poderes administrativos. I. Poder que o Direito concede Administrao, de modo explcito ou implcito, para a prtica de atos administrativos com liberdade na escolha de sua convenincia e oportunidade. II. Poder de que dispe o Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos e ordenar a atuao dos seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal. III. Faculdade de punir internamente as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao. Os conceitos acima se referem, respectivamente, aos poderes a) regulamentar, vinculado e disciplinar. b) arbitrrio, disciplinar e de polcia. c) vinculado, subordinado e hierrquico. d) de polcia, disciplinar e hierrquico. e) discricionrio, hierrquico e disciplinar. 423. (FCC/TJ-SE/2009) Sobre o poder de polcia, considere: I. A diferena entre a polcia administrativa e a polcia judiciria se d, dentre outros elementos, pela ocorrncia ou no de ilcito penal. II. A Polcia Militar no atua na esfera da polcia administrativa, sendo corporao especializada. III. A polcia administrativa no envolve os atos de fiscalizao. IV. A auto-executoriedade um dos atributos do poder de polcia. Est correto o que se afirma APENAS em Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 40

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) I, II e III. b) I e IV. c) II, III e IV. d) II e IV. e) III e IV. 424. (FCC/TRE-PI/2009) Sobre o abuso de poder, correto afirmar que a) desvio de finalidade, sendo uma espcie de abuso, ocorre quando a autoridade, atuando fora dos limites da sua competncia, pratica o ato com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse pblico. b) tem o mesmo significado de desvio de poder, sendo expresses sinnimas. c) pode se caracterizar tanto por conduta comissiva quanto por conduta omissiva. d) a invalidao da conduta abusiva s pode ocorrer pela via judicial. e) se caracteriza, na forma de excesso de poder, quando o agente, agindo dentro dos limites da sua competncia, pratica o ato de forma diversa da que estava autorizado. 425. (FCC/TRE-PI/2009) O poder de que dispem os Chefes de Poder Executivo de explicar a lei para a sua correta execuo, ou de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada por lei conhecido como poder a) regulamentar. b) hierrquico. c) discricionrio. d) vinculado. e) disciplinar. 426. (FCC/TRE-PI/2009) A faculdade de punir internamente as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao diz respeito ao poder a) de auto-executoriedade. b) de polcia. c) disciplinar. d) de imprio. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 41

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) discricionrio. 427. (FCC/TJ-PA/2009) Poder vinculado da Administrao Pblica, a) s tem aplicao no mbito do Poder Judicirio, mais especificamente no Supremo Tribunal Federal. b) permite ao administrador praticar o ato administrativo com liberdade de escolha quanto convenincia, oportunidade e contedo. c) um dos princpios expressos na Constituio Federal. d) significa que o administrador no precisa observar os elementos e requisitos previstos na lei. e) o que a lei confere Administrao para a prtica de atos de sua competncia, determinando os elementos e requisitos necessrios sua formalizao. 428. (FCC/TJ-PA/2009) Em razo do poder discricionrio, a) administrador pode aplicar qualquer penalidade ao funcionrio faltoso mesmo que no expressamente prevista na Lei do Regime Jurdico dos Servidores da Unio. b) administrador tem livre arbtrio para a prtica do ato administrativo. c) a competncia para a prtica do ato administrativo automaticamente delegada para a autoridade subordinada. d) administrador tem liberdade de ao administrativa dentro dos limites permitidos em lei.
e) ato administrativo deve sempre observar o contedo imposto pela lei que

o autorizou. 429. (FCC/TJ-PA/2009) Poder hierrquico a) poder de que dispem os chefes de Executivo de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada em lei. b) de que dispe o Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes. c) a faculdade de punir as infraes funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao. d) a faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefcio da coletividade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) poder que as Corregedorias tm de investigar e aplicar penalidades em servidores pela prtica de atos administrativos ilegais.

430. (FCC/TJ-PA/2009) Dentre os chamados Poderes da Administrao, aquele que pode ser qualificado como autnomo e originrio em determinadas situaes previstas na Constituio Federal o poder a) hierrquico, que permite autoridade superior a possibilidade de punio disciplinar independentemente de expressa previso legal. b) disciplinar, na medida que permite a imposio de sanes no previstas em lei. c) regulamentar, que permite o exerccio da funo normativa do Poder Executivo com fundamento direto na Constituio Federal. d) discricionrio, que permite Administrao Pblica atuar sem expressa vinculao lei, nos casos em que inexista disciplina normativa para o assunto. e) de polcia, que permite Administrao Pblica a prtica de atos administrativos, preventivos e repressivos, para a disciplina de situaes no previstas pela legislao. 431. (FCC/TCE-PI/2009/Adaptada) No Direito Administrativo brasileiro, o poder disciplinar fundamenta as condutas de superior hierrquico de apurao de infraes de servidores pblicos e aplicao das sanes administrativas cabveis. 432. (FCC/MPE-RS/2008) Sobre os poderes da Administrao, considere: I. Faculdade de que dispem os Chefes de Executivo de explicitar a lei para sua correta execuo, ou de expedir decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada em lei. II. Poder de que dispe o Executivo de distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores de seu quadro de pessoal. Estes conceitos referem-se, respectivamente, aos poderes a) regulamentar e hierrquico. b) normativo e disciplinar. c) disciplinar e discricionrio d) de polcia e hierrquico. e) hierrquico e normativo.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 433. (FCC/TJ-RR/2008) "Atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos." Este texto corresponde definio de poder a) disciplinar, sendo tal noo conflitante com a atual Constituio federal, na medida em que apenas lei pode limitar o exerccio de direito ou liberdade. b) normativo, sendo tal noo compatvel com a atual Constituio federal, posto no haver o ordenamento constitucional acolhido o princpio da reserva legal absoluta. c) de polcia, sendo tal noo compatvel com a atual Constituio federal, pois normal que haja limitao ao exerccio de direitos e liberdades em defesa de outros direitos ou valores constitucionalmente tutelados. d) hierrquico, sendo tal noo conflitante com a atual Constituio federal, posto que pertinente a um regime autoritrio, incompatvel com o Estado Democrtico de Direito. e) regulador, sendo tal noo compatvel com a atual Constituio federal, dada a afirmao da funo social dos direitos, integrante da ordem econmica constitucional. 434. (CESPE/TRE-MT/2010) H excesso de poder quando o agente pblico decreta a remoo de um servidor no como necessidade do servio, mas como punio. 435. (CESPE/TRE-MT/2010) possvel a delegao do poder de polcia a particular mediante celebrao de contratos administrativos, em especial nos locais em que a presena do poder pblico seja deficiente. 436. (CESPE/TRE-MT/2010) Poder regulamentar a prerrogativa conferida administrao pblica de editar atos de carter geral que visam complementar ou alterar a lei, em face de eventuais lacunas e incongruncias. 437. (CESPE/TRE-MT/2010) No exerccio do poder disciplinar, cabe administrao apurar e aplicar penalidades aos servidores pblicos e s demais pessoas sujeitas disciplina administrativa.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 438. (CESPE/TRE-MT/2010) A hierarquia atribuio exclusiva do Poder Executivo, que no existe na esfera do Poder Judicirio e do Poder Legislativo, pois as funes atribudas a esses ltimos poderes so apenas de natureza jurisdicional e legiferante. 439. (CESPE/TRE-MT/2010) Poder de polcia administrativa manifesta-se por meio de atos concretos e especficos, mas no de atos normativos, pois estes no constituem meios aptos para seu adequado exerccio. 440. (CESPE/TRE-MT/2010) No exerccio do poder de polcia, a administrao age sempre com auto-executoriedade, no dependendo de outro poder para torn-lo efetivo. 441. (CESPE/PM-DF/2010) Ao apurar infraes e aplicar penalidades aos servidores pblicos, a administrao pblica exerce o poder hierrquico. 442. (CESPE/DPE-PI/2009) Em razo da impossibilidade de que as leis prevejam todas as contingncias que possam surgir na sua execuo, em especial nas diversas situaes que a administrao encontrar para cumprir as suas tarefas e optar pela melhor soluo, necessria a utilizao do poder administrativo denominado poder a) hierrquico. b) de polcia. c) vinculado. d) regulamentar. e) disciplinar. 443. (CESPE/TRT-17Regio/2009) A administrao exerce o poder de polcia por meio de atos e operaes materiais de aplicao da lei ao caso concreto, compreendendo medidas preventivas e repressivas. A edio, pelo Estado, de atos normativos de alcance geral no pode ser considerada meio adequado para o exerccio do poder de polcia. 444. (CESPE/TRE-MG/2009) Considerando que h verdadeira relao de coordenao e de subordinao entre os rgos integrantes da administrao pblica, no constitui decorrncia do poder hierrquico a) a possibilidade de dar ordens aos subordinados.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) controle da atividade de rgos inferiores para exame quanto legalidade de atos e ao cumprimento de obrigaes. c) a possibilidade de avocao de atribuies no-exclusivas do rgo subordinado. d) a delegao de atribuies no-privativas. e) a limitao ao exerccio de direitos individuais em benefcio do interesse pblico. 445. (CESPE/TRE-GO/2009) Um aougue recebeu a visita de agentes da Vigilncia Sanitria, que pretendiam aferir as condies de higiene do estabelecimento. Constataram diversas irregularidades, entre as quais: carnes acondicionadas indevidamente e sem comprovao de procedncia; funcionrios no utilizavam os equipamentos bsicos exigidos por lei; pssimas condies de limpeza das geladeiras. Diante desse quadro, os agentes pblicos multaram o dono do aougue e fecharam o estabelecimento at que as irregularidades fossem sanadas. Considerando a atuao da administrao na situao hipottica acima, assinale a opo correspondente ao poder administrativo exercido no caso descrito. a) poder hierrquico b) poder disciplinar c) poder discricionrio d) poder de polcia 446. (CESPE/IBAMA/2009) O poder de polcia delegvel a particulares e a outros rgos e entidades pblicas, apesar de decorrer da imperatividade do poder estatal e da prpria fora de coero sobre os administrados. 447. (CESPE/IBAMA/2009) Os atos praticados com esteio no poder de polcia administrativa possuem os atributos da presuno de legitimidade, autoexecutoriedade e imperatividade. 448. (CESPE/ABIN/2008) Decorre do poder disciplinar do Estado a multa aplicada pelo poder concedente a uma concessionria do servio pblico que tenha descumprido normas reguladoras impostas pelo poder concedente. 449. (CESPE/OAB/2008) Poder de polcia somente pode ser exercido de maneira discricionria.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 450. (CESPE/OAB/2008) Uma autarquia ou uma empresa pblica estadual est ligada a um estado-membro por uma relao de subordinao decorrente da hierarquia. 451. (CESPE/OAB/2008) No exerccio do poder regulamentar, a administrao no pode criar direitos, obrigaes, proibies, medidas punitivas, devendo limitar-se a estabelecer normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida. 452. (CESPE/Natal-RN/2008) As sanes impostas aos particulares pela administrao pblica so exemplos de exerccio do poder disciplinar. 453. (CESPE/Natal-RN/2008) Poder de polcia, regido pelo direito administrativo, o meio pelo qual a administrao pblica exerce atividade de segurana pblica, seja por meio da polcia civil, seja pela polcia militar, a fim de coibir ilcitos administrativos. 454. (CESPE/Natal-RN/2008) Com o estado de direito, passou-se a afirmar a existncia de uma funo de natureza administrativa cujo objeto a proteo do bem-estar geral, mediante a regulao dos direitos individuais, expressa ou implicitamente reconhecidos no sistema jurdico. Nesse contexto, o poder pblico, alm de impor certas limitaes, emite atos preventivos de controle, aplica penalidades por eventuais infraes e, em determinados contextos, exerce coao direta em face de terceiros para preservar interesses sociais. Raquel M. U. de Carvalho. Curso de direito Juspodivum, 2008, p. 327 (com adaptaes). O texto acima trata do poder a) discricionrio. b) de polcia. c) regulatrio. d) disciplinar. 455. (CESPE/Teresina-PI/2008) Tendo por base norma constitucional estadual, Joo, fiscal de tributos, reteve temporariamente mercadorias que estavam em poder de Maria, com o objetivo de arrolar bens encontrados em situao de ilcito tributrio at a comprovao da posse legtima dos bens por parte de Maria. Na situao descrita, Joo atuou no exerccio do poder de polcia. administrativo. Salvador:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 456. (CESPE/TJDFT/2008) No exerccio do poder de polcia, a administrao pblica est autorizada a tomar medidas preventivas e no apenas repressivas. 457. (CESPE/TJDFT/2008) Do objeto do poder de polcia exige-se tosomente a licitude. A discusso acerca da proporcionalidade do ato de poder de polcia matria que escapa apreciao de sua legalidade. 458. (CESPE/TRT-9Regio/2008) Pelo atributo da coercibilidade, o poder de polcia tem execuo imediata, sem dependncia de ordem judicial. 459. (CESPE/TSE/2008) administrativa Caracteriza exerccio de poder de polcia

a) a aplicao de uma penalidade de suspenso a servidor que infringiu reiteradamente deveres funcionais. b) a realizao de uma sindicncia para apurar a culpa de um servidor, acerca de dano causado ao patrimnio da repartio em que ele trabalha. c) a aplicao de uma multa a restaurante que infringiu normas ligadas proteo da sade pblica. d) a apreciao de um recurso contra deciso que indeferiu pedido de concesso de licena para tratar de interesses particulares. 460. (CESPE/PF/2008) O poder de policia incide sobre pessoas e atividades, mas no sobre bens. 461. (CESPE/PF/2008) A expedio de autorizao de porte de arma de fogo constitui exerccio de poder administrativo regulamentar. 462. (ESAF/AFRFB/RFB/2009) O poder hierrquico e o poder disciplinar, pela sua natureza, guardam entre si alguns pontos caractersticos comuns, que os diferenciam do poder de polcia, eis que : a) a discricionariedade predominante nos dois primeiros fica ausente neste ltimo, no qual predomina o poder vinculante. b) entre os dois primeiros pode haver implicaes onerosas de ordem tributria, o que no pode decorrer deste ltimo. c) o poder regulamentar predomina nas relaes entre os dois primeiros, mas no exercido neste ltimo.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) os dois primeiros se inter-relacionam, no mbito interno da Administrao, enquanto este ltimo alcana terceiros, fora de sua estrutura funcional. e) no existe interdependncia funcional entre os dois primeiros, a qual necessria neste ltimo, quanto a quem o exerce e quem por ele exercido. 463. (ESAF/ATA/MF/2009) No Administrao: a) poder normativo. b) poder de polcia. c) poder hierrquico. d) poder independente. e) poder disciplinar. 464. (ESAF/Auditor/Natal-RN/2008) Marque a opo incorreta, quanto aos Poderes Administrativos. a) O poder regulamentar ou normativo uma das formas pelas quais se expressa a funo normativa do Poder Executivo. b) A Administrao Pblica, no uso do Poder disciplinar, apura infraes e aplica penalidades no s aos servidores pblicos como s demais pessoas sujeitas disciplina administrativa. c) A Administrao Pblica no pode, ao fazer uso do Poder de Polcia, restringir os direitos individuais dos cidados, sob pena de infringir a Constituio Federal. d) A organizao administrativa baseada em dois pressupostos fundamentais: a distribuio de competncias e a hierarquia. e) O Poder de Polcia tanto pode ser discricionrio como vinculado. 465. (ESAF/AFRF/SRF/2005) Considerando-se os poderes administrativos, relacione cada poder com o respectivo ato administrativo e aponte a ordem correta. 1) poder vinculado 2) poder de polcia 3) poder hierrquico 4) poder regulamentar 5) poder disciplinar Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 49 se pode enumerar como poder da

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ( ) decreto estadual sobre transporte intermunicipal ( ) alvar para construo de imvel comercial ( ) aplicao de penalidade administrativa a servidor ( ) avocao de competncia por autoridade superior ( ) apreenso de mercadoria ilegal na alfndega a) 3/2/5/4/1 b) 1/2/3/5/4 c) 4/1/5/3/2 d) 2/5/4/1/3 e) 4/1/2/3/5 466. (ESAF/Gestor/SEFAZ-MG/2005) Com relao ao poder de polcia, assinale a opo incorreta. a) No se pode falar em utilizao de poder de polcia pela Administrao indireta. b) Como regra, tal poder ser discricionrio. c) O meio de ao que concretize a atuao do poder de polcia encontra limites no princpio da proporcionalidade. d) Nem sempre as aes atinentes ao poder de polcia sero autoexecutveis. e) O poder de polcia no abrange apenas medidas repressivas. 467. (ESAF/Analista/MPU/2004/Adaptada) O poder disciplinar pode alcanar particulares, desde que vinculados ao Poder Pblico mediante contratos. 468. (ESAF/Analista/MPU/2004/Adaptada) No mbito do poder hierrquico, insere-se a faculdade de revogar-se atos de rgos inferiores, considerados inconvenientes, de ofcio ou por provocao. 468. (ESAF/AFC/CGU/2004) O mrito administrativo, na atuao do administrador pblico, cujo controle jurisdicional sofre restries, condiz em particular com o exerccio regular do seu poder a) disciplinar b) hierrquico c) de polcia Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 50

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) discricionrio e) vinculado 469. (ESAF/AFC/CGU/2004) Uma determinada autoridade administrativa, de um certo setor de fiscalizao do Estado, ao verificar que o seu subordinado havia sido tolerante com o administrado incurso em infrao regulamentar, da sua rea de atuao funcional, resolveu avocar o caso e agravar a penalidade aplicada, no uso da sua competncia legal, tem este seu procedimento enquadrado no regular exerccio dos seus poderes a) disciplinar e vinculado b) discricionrio e regulamentar c) hierrquico e de polcia d) regulamentar e discricionrio e) vinculado e discricionrio 470. (ESAF/AFT/MTE/2003) Tratando-se dos poderes administrativos, correlacione as duas colunas, vinculando a cada situao o respectivo poder: 1) poder hierrquico 2) poder disciplinar 3) poder discricionrio 4) poder de polcia ( ) penalidade em processo administrativo ( ) nomeao para cargo de provimento em comisso ( ) delegao de competncias ( ) limitao do exerccio de direitos a) 2/3/1/4 b) 4/2/1/3 c) 4/3/2/1 d) 2/1/3/4 e) 4/2/3/1 471. (ESAF/Auditor/Recife-PE/2003) Considerando-se os poderes administrativos, relacione cada poder com o respectivo ato administrativo e aponte a ordem correta: 1) poder vinculado

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 2) poder de polcia 3) poder hierrquico 4) poder regulamentar 5) poder disciplinar ( ) decreto estadual sobre ICMS ( ) ato de autorizao para funcionamento de estabelecimento comercial ( ) apreenso de mercadoria estragada em depsito alimentcio ( ) aplicao de penalidade administrativa a servidor desidioso ( ) delegao de competncia a autoridade inferior a) 3/2/5/4/1 b) 4/1/2/5/3 c) 1/2/3/5/4 d) 2/5/4/1/3 e) 3/1/2/4/5 472. (ESAF/Oficial de Chancelaria/MRE/2002) O poder de comando, que autoriza o titular de um rgo pblico a expedir determinaes gerais ou especficas a determinados subalternos, sobre cujas atividades mantm permanente autoridade, quanto ao modo de executar certos servios, comporta-se mais propriamente no campo da(do) a) descentralizao administrativa. b) poder disciplinar. c) poder hierrquico. d) poder regulamentar. e) poder de polcia. 473. (ESAF/Oficial de Chancelaria/MRE/2002) A autorizao dada por uma autoridade administrativa, discricionariamente, para o exerccio de determinada atividade, sem a qual esta seria uma prtica ilegal, podendo at constituir infrao penal, seria um ato mais prprio do chamado poder a) disciplinar b) hierrquico c) regulamentar d) de gesto e) de polcia

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

474. (ESAF/Procurador/BACEN/2002) Conforme a doutrina, o poder de polcia administrativa no incide sobre: a) direitos b) atividades c) bens d) pessoas e) liberdades 475. (ESAF/Auditor/Natal-RN/2001) Assinale, entre os atos abaixo, aquele decorrente do poder vinculado da Administrao Pblica. a) Nomeao de servidor para o exerccio de cargo de provimento em comisso. b) Decreto de desapropriao de imvel urbano para construo de hospital pblico. c) Autorizao para o uso temporrio de rea pblica. d) Concesso do ttulo de cidado honorrio do Municpio. e) Aposentadoria compulsria pelo implemento de idade.

GABARITO

421-D 431-C 441-E 451-C 461-E 471-B

422-E 432-A 442-D 452-E 462-D 472-C

423-B 433-C 443-E 453-E 463-D 473-E

424-C 434-E 444-E 454-B 464-C 474-D

425-A 435-E 445-E 455-C 465-C 475-E

426-C 436-E 446-E 456-C 466-A

427-E 437-C 447-E 457-E 467-C

428-D 438-E 448-C 458-E 468-C

429-B 439-E 449-E 459-C 469-D

430-C 440-E 450-E 460-E 470-A

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ BIBLIOGRAFIA ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2009. Direito Administrativo

BARCHET, Gustavo. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Processo Administrativo Federal: Comentrios Lei n 9.784 de 29/1/1999. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. GARCIA, Emerson; ALVES, Rogrio Pacheco. Improbidade Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. So Paulo: Dialtica, 2010. JUSTEN FILHO, Maral. Prego: Comentrios Legislao do Prego Comum e Eletrnico. So Paulo: Dialtica, 2009. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

54

You might also like