You are on page 1of 10

Revista Eventos Pedaggicos v.2, n.2, p. 16 25, Ago./Dez.

2011

O DESENVOLVIMENTO CORPORAL NA EDUCAO INFANTIL Adriana Pacheco da Silva Santos* Jaqueline Pasuch**

RESUMO

Este artigo resultado de um estudo realizado em uma creche pblica pertencente rede municipal de educao de Sinop - MT. Objetivamos compreender o movimento corporal das crianas como parte do desenvolvimento integral das crianas. E tambm entender como os profissionais trabalham a especificidade do corpo infantil, dos movimentos das crianas durante a rotina da instituio de uma turma de crianas de dois a trs anos de idade. Optamos em focalizar a pesquisa na rea da Educao Infantil por entender que as crianas desta faixa etria apresentam caractersticas importantes no desenvolvimento corporal, visto que muitas vezes na educao infantil o movimento considerado como indisciplina, fazendo com que a criana, na maioria das vezes permanece quietas e sentadas em suas cadeiras. Diante de tal propsito, buscamos uma metodologia que nos possibilitasse apreender o movimento corporal da criana e encontramos na pesquisa qualitativa, atravs da observao participante, trilhas que nos conduziram construo de conhecimentos. Como pesquisadora, permanecemos na instituio investigada por quase trs meses, em horrios intercalados, utilizando o caderno de campo, no qual registramos as observaes realizadas, bem como as entrevistas com as professoras da referida turma. Os principais referenciais utilizados para o estudo foram: Vygotsky, Piaget, Vitor Fonseca e Henri Wallon. De acordo com o observado em campo e leituras tericas, ressaltamos com este estudo a importncia do movimento para as crianas e sua contribuio no desenvolvimento infantil pleno.

Palavras-chave: Educao. Educao Infantil. Maternal II. Movimento. Sociointeracionismo.

1 INTRODUO

Acadmica do 7 semestre do Curso de Pedagogia, campus Universitrio de Sinop, UNEMAT. Pertence ao Grupo de Orientao da professora Dra Jaqueline Pasuch. ** Professora formada na UFRSC em Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educao pela UFRGS. Concursada em Educao Infantil na UNEMAT - campus Universitrio de Sinop.

O presente artigo que ora apresentamos foi delimitada na primeira etapa da Educao Bsica Brasileira, a Educao Infantil, especialmente, com uma turma de 25 crianas de dois e trs anos de idade do maternal II, tendo o movimento corporal como foco principal de estudo. A mesma foi desenvolvida durante o curso de Pedagogia realizado entre os anos 2008/2 a 2011/2, na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitrio de Sinop. O universo pesquisado foi uma creche da rede pblica da cidade Sinop, e o objetivo deste trabalho foram verificar como os educadores organizam as atividades motoras e quais os espaos e tempos proporcionados neste processo. Desta forma, na investigao realizada observamos a questo do desenvolvimento corporal no cotidiano da educao infantil. Procuramos compreender quais aes envolvem o movimento corporal das crianas no contexto institucional e identificamos como o corpo infantil levado em considerao na ao educativa, seja nos planejamentos e organizaes de ambincias de aprendizagens, seja nas relaes estabelecidas entre as crianas e os profissionais nesta etapa de educao bsica. Para entendermos os questionamentos realizados a metodologia de pesquisa procurou seguir os preceitos de um estudo de caso. Segundo Chizzotti (1991), com um olhar etnogrfico de natureza qualitativa. Para Andr (2004), para a construo dos dados utiliza-se a metodologia observao participante, observando e registrando o cotidiano de uma instituio de educao infantil e tambm entrevistamos a professora da turma pesquisada e sua auxiliar. Neste sentido, a presente pesquisa procurou dialogar com vrios tericos das reas do conhecimento, entre eles: Piaget (1976), Vygotsky (1998) e Henry Wallon (1975). Tambm pontuamos consideraes sobre o movimento corporal baseados em estudos de Fonseca (1988). Com esta pesquisa pretendemos mostrar aos educadores, bem como a todos preocupados com a educao das crianas, a necessidade de se pensar a educao infantil com uma etapa da educao bsica, numa perspectiva diferente daquela que prioriza uma idealizao futurista da criana, forjada pelos adultos que no considera o ser criana envolvido na educao, produzindo e protagonizando o seu desenvolvimento pleno. Acreditamos que a pesquisa resultou na ampliao de conhecimentos acerca do tema e contribuiu com as discusses para a importncia do desenvolvimento corporal das crianas.

2 METODOLOGIA

O DESENVOLVIMENTO CORPORAL NA EDUCAO INFANTIL - Pgina 17

Para tal questionamento buscamos entender o movimento da criana na Educao Infantil, partindo sobre como seria visto pelos profissionais da Educao Infantil, a criana, seu corpo e movimento. Portanto procuramos uma instituio para apresentar a proposta de pesquisa e conseguir junto a ela, espao para tal realizao. Aps aceitao por parte da instituio, na semana seguinte iniciamos a pesquisa durante dias intercalados da semana em uma sala com 25 crianas de 2 a 3 anos, mas que 23 estavam indo creche. A coleta de dado ocorreu no perodo de 24 de agosto a 23 de novembro de 2010, quase trs meses foram dedicados coleta de dados, num total de quinze encontros que foram entrelaados junto ao meu estgio realizado nesta sala, podendo aprofundar mais os conceitos, assim percebemos as inmeras tenses a que o corpo da criana submetido a todo instante. Procuramos estar na creche em horrios e dias diferentes, de maneira a observar a diversidade de movimentos das crianas. Foi acompanhada a ida das crianas ao parque, s refeies, e s demais atividades dentro e fora da sala no perodo referido. A pesquisa foi de natureza descritiva qualitativa, a princpio com a reviso da literatura referente ao tema da pesquisa, e em seguida procedemos obteno de dados descritivos mediante ao contato com a situao, utilizando como instrumento de coleta de dados, a observao e a entrevista. Segundo Cervo e Berviam (2002) a pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos e fenmenos sem manipul-los, trabalhando com dados e fatos colhidos da realidade. No entanto para Andr (2004), as observaes so consideradas participantes porque temos que interagir ao estudo realizado e as entrevistas ajudam a esclarecer as duvidas encontradas durante a pesquisa:

A observao chamada de participante porque parte do princpio de que co pesquisador tem sempre um grau de interao com a situao estudada, afetando-a e sendo por ela afetado. As entrevistas tm a finalidade de aprofundar as questes e esclarecer os problemas observados (ANDR, 2004, p. 28).

Com as observaes participantes foi possvel recolher aes dos sujeitos neste contexto e os registros das observaes foram feitos num dirio de campo, e assim o procedimento metodolgico escolhido foi o estudo de caso.

O estudo de caso uma caracterizao abrangente para designar uma diversidade de pesquisas que coletam e registram dados de um caso particular ou de vrios casos a fim de organizar um relatrio ordenado e crtico de uma experincia, ou avali-la analiticamente, objetivando tomar decises a seu respeito ou propor uma ao transformadora (CHIZZOTTI, 1991.p. 102).

Pgina 18 - Adriana Pacheco da Silva Santos e Jaqueline Pasuch

A perspectiva deste trabalho buscou trazer um olhar sobre o movimento da criana, e quais os espaos utilizados para esses movimentos e tambm o tempo adquiridos para realizaes de atividades motoras e no se esquecendo de observar como a interao dos educadores nessas atividades de uma sala de Educao Infantil da rede pblica municipal de Sinop.

3 REFERENCIAL TERICO O intuito deste captulo conceituar as principais palavras da temtica abordada, movimento e corpo, e discutir como a instituio de Educao Infantil trabalha a questo do movimento para auxiliar no desenvolvimento da criana e mostrar a importncia de realizar um trabalho pedaggico na perspectiva de valorizar o movimento e a expresso corporal da criana. O movimento uma importante dimenso do desenvolvimento infantil. As crianas se movimentam desde que nascem adquirindo cada vez maior controle sobre seu corpo e interagindo com o mundo. Ao movimentarem-se, as crianas expressam sentimentos, emoes e pensamentos e posturas corporais, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento, e resultando nas interaes sociais e culturais com o meio, constituindo-se assim uma cultura corporal na qual o movimento aprendido e significativo. Fonseca (1988) comenta que o movimento humano construdo em funo de um objetivo. A partir de uma inteno como expressividade ntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. Para ele o movimento no s est relacionado com o desenvolvimento psquico como tambm nas relaes com o outro e em seu comportamento habitual. Fonseca (1988, p.88) afirma que: A ausncia de espao e a privao de movimento a verdadeira talidomida da atual sociedade continuando na famlia (urbanizao) e na escola. Segundo Fonseca as atividades desenvolvidas na escola com movimento esto ligadas evoluo das possibilidades motoras e as dificuldades escolares esto, portanto, diretamente relacionadas aos aspectos psicomotores.

atravs do movimento (ao) que a criana integra o dado sensitivo sensorial que lhe permite adquirir a noo do seu corpo e a determinao de sua lateralidade, estrutura que asseguram a estabilidade no universo vivido e uma melhor adaptao s exigncias das aprendizagens escolares bsicas, [...]. (FONSECA, 1988, p. 142).

O DESENVOLVIMENTO CORPORAL NA EDUCAO INFANTIL - Pgina 19

Nesse sentido, as instituies de Educao Infantil devem favorecer um ambiente fsico e social onde a criana se sinta protegida e acolhida, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios. Que para Vygotsky (1987) o espao fsico e social fundamental para o desenvolvimento das crianas, j que atravs da interao com esses fatores a criana constri seu conhecimento de si mesma enquanto sujeito. Na Educao Infantil o movimento deve ser visto como uma linguagem que permitem s crianas agirem sobre o meio onde esto inseridas, tomando conscincia de si e deste ambiente scio-cultural. Sabemos ento que o movimento fundamental para o desenvolvimento da criana, cujo uma criana em que se seu esquema corporal tiver uma m formao, no coordenar bem os movimentos e suas habilidades manuais tornaro limitadas. atravs do movimento corporal que as crianas se expressam e se comunicam. E nesse contexto, os ambientes e espaos, no mbito educacional, interferem no disciplinamento das crianas e no controle dos movimentos corporais. Percebe-se a dificuldade de alguns educadores em trabalhar com corpos em movimento e isso acaba por interferir na organizao dos espaos e ambientes, que passam a ser aliados no controle desses corpos. Segundo Vygotsky (1989), a criana pequena toma conscincia do mundo ao seu redor e sente necessidade de dele participar. Como ainda no tem condies plenas para essa interao, reproduz as atividades do mundo adulto nas suas brincadeiras, empregando os objetos disponveis, os quais sofrem alteraes de acordo com a necessidade da brincadeira, para ele a criana no um ser passivo e sim interativo. Tratando-se do desenvolvimento infantil, tambm no podemos deixar de citar Wallon (1975), ele foi o primeiro a fazer a relao existente entre os sentimentos e a evoluo do movimento. Para ele o movimento tem uma funo expressiva, em que a interao entre a criana e o adulto se d por uma troca afetiva comunicada por gestos e expresses faciais. Relaciona o movimento ao afeto, a emoo ao meio ambiente e aos hbitos da criana. Ele afirma que o movimento humano surge das emoes, em que a criana pura emoo e que a afetividade determina a sua atitude diante de qualquer experincia vivencial. Portanto, se a criana possuir um bom controle motor poder explorar o mundo exterior, fazer experincias concretas, adquirir vrias noes bsicas para o prprio desenvolvimento, tomar conhecimento de si mesma e do mundo que a rodeia. Na Educao Infantil deve ser destacado o trabalho de desenvolvimento de capacidades motoras centralizado nos movimentos de locomoo, mas muito comum nas creches, impor s crianas rgidas restries posturais, isto , imposio de longos momentos de espera, em fila ou sentada. A criana deve ficar quieta, sem se mover ou na realizao de atividades, onde

Pgina 20 - Adriana Pacheco da Silva Santos e Jaqueline Pasuch

qualquer deslocamento, gesto ou mudana de posio pode ser visto como desordem ou indisciplina contendo assim a controlar as manifestaes motoras infantis. A conscincia do corpo como nos afirma Piaget algo que se desenvolve naturalmente na infncia, claro, se esta tiver permisso de conhecer seu corpo, o que implica experimentar os movimentos, utiliz-los com habilidade e ter a sensao de domnio deste corpo. Piaget (1976) para entender o desenvolvimento da inteligncia, observou a criana e percebeu que desde que nasce ela j tem um tipo de inteligncia: a inteligncia motora, e que a primeira que o ser humano desenvolve, em que a criana a partir do contato com o ambiente, ela vai construindo um movimento intencional, considerada por Piaget como uma inteligncia sensrio-motora. Para ele o desenvolvimento da inteligncia um processo contnuo atravs da assimilao e a acomodao, em que a criana desenvolve sua inteligncia sensrio-motora atravs de diferentes esquemas de ao, que vo se aperfeioando, tornando-se mais variveis e adaptveis a diferentes situaes. Nesta perspectiva ele acredita que a motricidade interfere na inteligncia, antes da aquisio da linguagem, assim a inteligncia, portanto, relaciona-se com a motricidade. Podemos dizer que o movimento deve acontecer h todo momento, inclusive no ambiente escolar. Nossas crianas que ingressam na Educao Infantil no devem passar o dia inteiro sentadas, como pezinhos fixos ouvindo apenas o educador falar, porque a criana precisa movimentar-se livremente em um espao adequado e bem preparado, com situaes planejadas especialmente para trabalhar o movimento em todos os momentos. atravs do corpo, do movimento que as crianas percebem o mundo que a cerca.

4 ANLISE DOS DADOS As anlises dos dados da pesquisa revelaram que a maneira, como foram introduzidas e desenvolvidas as atividades e brincadeiras corporais na instituio observada parece ter sido precria para o desenvolvimento infantil. As observaes mostraram que isso, talvez no tenha favorecido a interao entre o grupo, nem a espontaneidade e a criatividade das crianas. No contexto investigado, as crianas vivenciavam uma prtica cotidiana de imposio dos limites da ao de seus corpos, ou ainda, de movimentos especficos em cada espao, o que fazia com que eu no as reconhecesse como sendo as mesmas quando estavam na sala e quando estavam no parque. Este fato mostra claramente a constante represso corporal que elas sofriam durante o perodo que permaneciam na sala e durante as atividades dirigidas, j
O DESENVOLVIMENTO CORPORAL NA EDUCAO INFANTIL - Pgina 21

que, no momento do parque, estavam livres da imposio das normas dos outros espaos, atitudes corporais como correr, pular, subir, era vivenciado pelas crianas, fato que no podia ser observado em outros momentos. Muitas das operaes realizadas com a turma levavam a normalizao das condutas, mostrando para as crianas que movimento sinnimo de indisciplina. Desta forma, a noo de disciplina da educadora que compunham aquele contexto, era a do no movimento, ou seja, disciplinar impedir o movimento das crianas, e aos poucos esta conduta mostra para as crianas que movimento sinnimo de desordem e indisciplina. necessrio que a criana tenha conhecimento do seu corpo, para que ela possa adquirir a confiana em seus movimentos, suas habilidades. As pessoas engajadas na educao infantil devem perceber a necessidade das atividades de movimento corporal para as crianas. Essas atividades quando desenvolvidas nesta turma limitava- se a brincadeiras nos aparelhos do parque ou brincadeiras livres nos espaos internos e externos da instituio, certa forma, nesta turma era priorizada a disciplina e a ordem. Durante as observaes podemos perceber que movimento torna-se secundrio, pois em um dia pode ser desenvolvida alguma atividade de movimento com as crianas e no outro no, tornando o movimento como se ele no traria benefcios para o desenvolvimento das crianas. Podemos observar que essa viso do movimento estar apenas relacionada ao corpo est presente em toda a proposta da instituio, pois o movimento visto como apenas movimentar-se, mas ele tem que ir alm do desenvolvimento das capacidades fsicas. As crianas nessa faixa etria que foram observadas geralmente, no tm desenvolvida uma imagem do prprio corpo e exatamente nesse perodo as crianas necessitam de atividades que desenvolvam sua imagem corporal, assim as atividades motoras de explorao e experimentao so essenciais na sua evoluo. Em relao s brincadeiras corporais interpretamos como um dado positivo sua presena no contexto observado. O seu significado para essa faixa etria essencial, pois promovem a integrao, o envolvimento na atividade e a alegria das crianas, favorecendo ainda, por meio de uma atividade o desenvolvimento infantil. Nas palavras de Vygotsky (1998, p.126), enorme a influncia do brinquedo no desenvolvimento de uma criana. No parque, os brinquedos e os ambientes eram de livre acesso s crianas. Ao chegarem nesse ambiente, s crianas sentiam-se livres para criar movimentos e inventar suas prprias brincadeiras, seus passos no eram controlados. Da minha convivncia com as crianas, foi possvel perceber

Pgina 22 - Adriana Pacheco da Silva Santos e Jaqueline Pasuch

que quando as crianas brincam, elas o fazem para satisfazer uma necessidade bsica que viver a brincadeira. Este estudo investigou a realidade da prtica dos movimentos corporais com as crianas em uma instituio pblica e a concluso mais importante que conseguimos chegar que realmente existe uma necessidade de estimular ao mximo as crianas em sua capacidade de criao principalmente ao que se refere aos movimentos, ou seja, expanso de atividades espontneas e criativas. Fica clara a importncia que os educadores tm em proporcionar atividades que permita a movimentao constante e de explorao mxima do ambiente, respeitando o estado de desenvolvimento de cada um. O resultado de nossa pesquisa traz a convico de que o ato de brincar, se movimentar, independente do espao em que ocorra, contribui com a formao de um cidado critico e atuante.

5 CONCLUSO

Na anlise do corpo e movimento da criana dentro da rotina estudada podemos perceber que h uma determinao normativa que tenta controlar o movimento das crianas dentro da rotina. Parece estar enraizado a concepo de que movimento sinnimo de desordem, para tal, tenta-se colocar o ser criana dentro de um padro escolar desde a Educao Infantil. Isso no significa que o poder de controle que se dirige s crianas, as atinja, pois, estas resistem como pode ser observado nos momentos que elas se abraam e empurram nas filas, se movimentam dentro da sala, ou ainda o prprio momento do parque. Mesmo assim, os esforos dirigem-se em tentar controlar este corpo, com o uso dos castigos e prmios. Havia um esforo da professora para normalizar as condutas corporais das crianas, acrescentando que lugar de baguna (movimento e barulho) s l fora no parque. Os deslocamentos, as conversas, as brincadeiras das crianas no podem ser entendidos como desordem e sim como uma manifestao natural. O movimento muito importante na vida das crianas, em que atravs da explorao elas vo construindo conhecimentos sobre as propriedades fsicas, aprendem sobre seus limites, usufrui de atividades ldicas e de lazer. Como jogos e brincadeiras, esportes, ginsticas, danas, ou seja, pelo movimento a criana conhece mais sobre si mesma e sobre o outro, aprendendo a se relacionar, assim o movimento parte integrante da construo da autonomia e da identidade. Parece que o movimento apenas d nfase ao desenvolvimento do corpo, em que quando as crianas pulam corda, por exemplo, elas estariam apenas desenvolvendo suas

O DESENVOLVIMENTO CORPORAL NA EDUCAO INFANTIL - Pgina 23

capacidades fsicas, como se o desenvolvimento das relaes de tempo e espao dependessem somente do fsico, como se o movimento seria restrito apenas a movimentar o corpo. A Educao Infantil deve reconhecer o movimento corporal como pressupostos o desenvolvimento da criana por inteiro, pois as crianas necessitam de um trabalho com movimento direcionado s suas vidas. Pois, diferentemente dos outros ambientes, esse espao poderia ter apresentado mais contribuies ao desenvolvimento infantil, em que os materiais pouco foram utilizados com o intuito de promover o desenvolvimento corporal, de modo que as crianas pudessem se movimentar de diversas formas, conhecendo assim seu prprio corpo.

THE CORPORAL DEVELOPMENT IN AN INFANT EDUCATION ABSTRACT1

This article is the resulted of a study realized in a public nursery school belonging to the municipal network from Sinop/MT- Brazil. Our objective was to understand the corporal movements of the children as part of their whole development and also understand as the professionals work the specificities of the infant body, of movements of the children during the diary routine of institutions, in a class of children between two to three years old. We choose to focus the investigation in the infant education area to understand that the children of this age group present important characteristics in their body development. Because into the infant education the movements are considered as indiscipline, doing with the children, in the most of the time, they belong quiet and seated on their chairs. In front of such a purpose, we sought for a methodology that would enable us to apprehend about the infant body movements and we found in the qualitative investigation, through participant observation, tracks that conduced us to construct the knowledge. As researchers, we stayed in the institutions that was investigated about three months, in intercalary schedule, using a field notebook, where we registered the observations realized as well as the interview with the teachers. The main references used to the study were: Vygotsky, Piaget, Vitor Fonseca and Henri Wallon. According we observed in the case study and theoretical reading, we emphasize with this study the importance of the movements for the children and their contribution for their complete development.

Transcrio realizada de prpria autoria e revisada pela professora Catichilene Gomes de Sousa, da E.E Nova Chance Sinop/MT. (CRLE Revista Eventos Pedaggicos). Pgina 24 - Adriana Pacheco da Silva Santos e Jaqueline Pasuch

Keywords: Infant Education. Maternal II. Movements. Social-interacionism.

REFERNCIAS

ANDR, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Etnografia da Prtica Escolar. 11. ed. So Paulo: Papirus, 2004. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2002. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em cincias humanas e sociais. So Paulo: Cortez, 1991. FONSECA, Vitor. Psicomotricidade: psicologia e pedagogia, So Paulo: Martins Fontes, 1988. PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1976. VYGOTSKY, Levi. S. A formao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. 6. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998. WALLON, Henri. Psicologia e educao da infncia. Lisboa: Estampa, 1975.

O DESENVOLVIMENTO CORPORAL NA EDUCAO INFANTIL - Pgina 25

You might also like