You are on page 1of 33

Operadores Logsticos Frigorificados

Equipe: Mrcia Helena Borr marciahbeng@gmail.com Naraiana Agapito naraagapito@yahoo.com.br

Florianpolis, 22 de agosto de 2006.

Atualmente,
mudana dos hbitos alimentares

+
maior exigncia de qualidade por parte dos consumidores

necessidade de utilizao da refrigerao

Armazenagem
Atividade que permite manter bens materiais, secos ou refrigerados, em instalaes adequadas, podendo ser alfandegada ou no alfandegada. Para prestar servios eficientes de armazenagem, o prestador se servios logsticos deve: Dispor de instalaes adequadas para o exerccio da atividade de armazenagem: Dispor de sistema de administrao de armazns adequado a cada caso Ser capaz de controlar e responsabilizar-se pelas avarias;

Armazenagem frigorificada De simples depositrias de estoques reguladores estticos, as indstrias de armazenagem frigorificadas passam a oferecer servios integrados e a ampliar o seu papel na preservao da cadeia do frio.

Conceito de Cadeia do Frio Para a Vigilncia Sanitria a "Cadeia do Frio" consiste basicamente em resfriar o produto desde a sua produo e mant-lo frio ao longo de toda a seqncia at o consumo final.

A Refrigerao no Brasil Dcada de 70: Crescimento de exportaes de produtos agrcolas. Oferta de 2,2 milhes de m3 armazenamento frigorificado. De acordo com IBGE (1990), o governo possua, em 1972, uma capacidade frigorificada de cerca de 100 mil m3. Em 1987, este valor subiu para 1,4 milhes de m3, chegando a 2,1 milhes em 1995. J os Estados Unidos, Frana e Espanha, tiveram, naquela poca, respectivamente 31,9; 5,4; e 3,3 milhes de m3 de capacidade frigorificada.

O aumento da capacidade frigorificada no Brasil cresceu devido as exportaes de alimentos congelados (principalmente a carne bovina e suco concentrado de laranja). Tm-se, ainda, uma grande necessidade de refrigerao tambm no setor de bebidas, leite e seus derivados, margarinas e determinados tipos de chocolates.

Segundo a ABIAF (Associao Brasileira da Indstria de Armazenagem Frigorificada): O setor registra um crescimento mdio de 10% ao ano. Cerca de 2% do PIB do Brasil circula em forma de mercadorias refrigeradas. O Brasil tem pouco mais de 2 milhes de m3 de cmaras frigorficas de uso pblico. Contra 48 milhes nos Estados Unidos, 60 milhes na Europa e 25 milhes no Japo. Do total de cmaras brasileiras, cerca de 87% pertencem iniciativa privada e o restante a empresas governamentais.

Para construir um armazm frigorificado, sem contabilizar o terreno, que custa em mdia US$ 120 o m3, sendo que para construir uma cmara necessrio no mnino 40 mil m3. A idade mdia das cmaras frigorficas no Brasil de 20 anos, o que implica em custos muito maiores de manuteno quando comparado a uma cmara nova.

Logstica para Cargas Frigorificadas Os principais pontos de origem da carga frigorificada brasileira esto localizadas no centro-sul brasileiro, mas especificamente na regio sul. Para a movimentao dessa carga so utilizados caminhes truck e carretas. No caso da carga destinar-se aos centros de distribuio e aos portos, em funo dos processos de carga e descarga, h a exigncia dos caminhes possurem paleteiras e capacidade para 26 a 28 paletes. Em alguns casos, a exportao tambm feita em contineres frigorificados.

7% 27%

0% 1%

Sul Sudeste Centro-oeste


65%

Nordeste Norte

Fonte: Gazeta Mercantil (2000). Figura 1 Distribuio Regional da Abate Inspecionado de Frangos, em % no Brasil 1997.

23%

29%

Santa Catarina So Paulo Paran

24%

24%

Rio Grande do Sul

Fonte: Gazeta Mercantil (2000). Figura 2 Participao dos Principais Estados Produtores no Abate Inspecionado de Frangos, em % no Brasil 1997.

Tabela 1 - Total de Exportaes Brasileiras de Carne Bovina. Perodo de Janeiro a Julho de 2006

Total Carne In natura Carne Industrializada Midos Total

Toneladas 651.542 153.483 50.007 855.032

Toneladas Equivalente Carcaa 958.150 383.708 50.007 1.391.865

US$ 1.596.977 411.229 69.592 2.077.798

OPERADORES LOGSTICOS FRIGORIFICADOS Etapas de recebimento de mercadorias: Identificao; Endereamento; Armazenagem; picking (empacotamento); diviso em lotes; separao e carregamento de cargas. Alguns operadores logsticos passam a se encarregar tambm do transporte e at da alocao do produto na gndola e nos expositores frigorficos da loja varejista, cobrindo todo o processo.

Estruturas precrias e no atendam s regulamentaes, normas e crescentes exigncias dos clientes. O conceito just-in-time, se tornou uma referncia para o setor acabando com os grandes estoques, o que exige um inter-relacionamento muito maior entre todas as partes, para evitar quebra na cadeia de abastecimento.

Principais dificuldades encontradas pelos operadores logsticos frigorificados: Minimizar tempo em trnsito; Controlar temperaturas; Promover movimentaes inteligentes; Com a ajuda de softwares, combinar e agendar entregas com prazos definidos, garantindo assim, a validade do produto.

1.

Quebra no Elo da Cadeia do Frio

Quando se trata de armazns frigorificados necessrios para a conservao de produtos perecveis, duas grandes cadeias de atividades tornam-se intimamente ligadas: Cadeia de abastecimento relacionada a aspectos logsticos. est diretamente

Cadeia do frio - esta ligada conservao das propriedades do produto em condies adequadas.

Portanto, falhas em qualquer uma comprometem a outra necessariamente.

das

cadeias

A garantia da cadeia do frio, por exemplo, deve ser iniciada desde a produo ou colheita at a casa do consumidor, para que seja completa.

2.

Custos

Um caminho para transportar carga frigorificada custa em torno de 40 % a mais do que uma carga seca. E com as estradas no estado em que se encontram, necessrio uma manuteno constante e cara. Devido climatizao, os custos tanto na armazenagem quanto na distribuio so cerca de 30% maiores quando comparados a uma operao envolvendo produtos secos.

Peso da energia no custo operacional muito significativo.

Dificuldade de conseguir fornecimento de eletricidade para atender a demanda atual

Cerca de 84% do consumo de eletricidade em instalaes frigorificadas concentra-se no processo de refrigerao das cmaras.

Diante dos problemas apontados, existem algumas medidas que podem ser tomadas: O operador logstico deve criar alternativas tcnicas e operacionais em parceria com seus fornecedores, como por exemplo, o transporte colaborativo de cargas. A logstica e a manuteno do frio so os pontos primordiais. Como os custos para construir uma cmara fria, hoje a tendncia terceirizar transporte e armazenagem. Compartilhar recursos no transporte e na armazenagem a sada para baixar custos e outra vantagem a agilidade na entrega, uma vez que descarrega mercadorias de vrios clientes num mesmo local.

Servios oferecidos pelos operadores logsticos frigorificados: Armazenagem Controle de estoque Embalagem Montagem de Kits e conjuntos Gerenciamento intermodal Distribuio Porta-a-porta Transferncia Milk run Logstica reversa Suporte fiscal Desenvolvimento de projetos

Tecnologias empregadas pelos operadores logsticos frigorificados:

Consulta pela internet WMS ERP Rastreamento da frota por satlite ou rdio Roteirizao

Cuidados que devem ser observados:


Temperatura: manter temperatura adequada no armazm e no transporte; Controle: o monitoramento de temperatura deve ser minuto a minuto tanto do armazm quanto no caminho; Shelf life: os prazos de validade devem ser observados, no giro de estoques deve-se utilizar o sistema FIFO (primeiro que entra, primeiro que sai); Perdas: analisar as condies de conservao do produto para no ocorrer deteriorao biolgica, qumica ou fsica; Ocupao mxima: deve-se aproveitar toda rea disponvel no armazm e no caminho.

Proper air flow

Norma ABNT NBR 14701 "Transporte de Produtos Alimentcios Refrigerados Procedimentos e Critrios de Temperatura Visa atender aos padres mnimos desejveis para a preservao da cadeia do frio. Obriga o uso de registradores de temperatura para permitir o acompanhamento das condies de acondicionamento e transporte do produto. Deve-se evitar o contato direto do produto com as superfcies internas da carroceria e permitir a livre circulao do ar.

Consideraes Finais

Com o crescimento da demanda por produtos congelados e resfriados e as gradativas mudanas dos conceitos na prestao de servios, a indstria de armazenagem frigorificada vem registrando significativas mudanas operacionais e no foco de seus negcios ao longo dos ltimos anos.

Um grande nmero de empresas do setor est deixando de ser apenas simples armazns e se transformando em operadores logsticos capacitados para prestar servios de alto valor agregado a seus clientes. A conscientizao do consumidor e dos prestadores de servios no controle da cadeia de frio valoriza o produto e destaca sua utilizao, incrementando ainda mais a demanda.

Referncias
ARAJO, M. P; MARTINS, R. S. Transporte de Cargas Frigorificadas na Indstria Avcola: Evidncias para uma Interpretao Luz da Teoria dos Custos de Transao. Disponvel em: http://www.fearp.usp.br/egna/resumos/Araujo. Acesso em: 17 de agosto de 2006. GLOSSRIO DE VIGILNCIA SANITRIA. Disponvel em: http://eglossario.bvs.br/glossary/public/scripts/php/page_search.php?lang=&letter=C. Acesso em: 17 de agosto de 2006. KARAM, M. Os detalhes da qualidade. Disponvel em: http://www.valoronline.com.br/especiais/valorsetorial/logistica/cargas_pereciveis.aspx. Acesso em: 17 de agosto de 2006. MALINVERNI, C., 2001. A Logstica e seus Desafios. Revista Tecnologistica Disponvel em: http://www.tecnologistica.com.br/report_mes.htm. Acesso em: 17 de agosto de 2006. MUNIZ, I., V. A embalagem na logstica da cadeia do frio. Disponvel em: http://www.guiadelogistica.com.br/ARTIGO161.htm. Acesso em: 17 de agosto de 2006. Revista ABRAVA. Muda o conceito de armazenagem frigorificada. N 183, Ano 25, Junho/2001. TANABE, C. S.; CORTEZ, L. A. B. Perspectivas da cadeia do frio para frutas e hortalias no Brasil. MERCOFRIO 98 - Feira e Congresso de Ar Condicionado, Refrigerao, Aquecimento e Ventilao do Mercosul. Disponvel em: http://www.revistadofrio.com.br/pdf/artigo5.pdf. Acesso em: 17 de agosto de 2006. TURCO, D., 2005. Disponvel em: http://www.revistadistribuicao.com.br/conteudo.asp?ContentId=366. Acesso em: 17 de agosto de 2006. VIEIRA, G., A. Aspectos modernos da higiene em ambientes frigorificados e a conservao dos alimentos. Disponvel em: http://alimentoseguro.locaweb.com.br/marketplace827.asp. Acesso em: 17 de agosto de 2006.

You might also like