You are on page 1of 6

Edio n. 5. Janeiro de 2013.

PLANEJAMENTO 2013:
Chegou a hora de pensarmos o que vamos aprontar para este ano!

Ainda nesta edio: Ao Solidria Dicas de estudos Carnaval em Curitiba Programao Cultural de Fevereiro E mais...

rocesso seletivo: o PET-EQ est mais completo. Voc sabe como a gente seleciona os novos membros?

arnaval em Curitiba: para quem acha que no h nada para fazer no carnaval da capital, est muito enganado!

Pgina 2

PURGA News

Ao Solidria
No dia 14 de Dezembro de 2012 o PET-EQ realizou a ao solidria na Instituio Socorro aos Necessitados. O grupo fez uma doao de 17 Kg de alimentos e conheceu um pouco mais do trabalho feito pela Instituio. A entidade conta com dois lares diferentes: o Lar dos Idosos Recanto do Tarum, fundado em 1962, que proporciona atendimento integral a atualmente 105 idosos de gnero masculino. E, tambm, o Centro Dia Recanto do Tarum, que proporciona diversas atividades como: lazer, musicoterapia, fisioterapia, entre outras. Inaugurado em 2010, o Centro Dia funciona de segunda sexta e atende 20 idosos de ambos os sexos. Para saber um pouco mais sobre essa instituio acesse: http://www.socorroaosnecessitados.org.br

Planejamento 2013
No incio de cada ano, o PET-EQ se rene para a realizao do planejamento estratgico e do planejamento do MEC. Nessa reunio, so discutidas todas as atividades que sero realizadas ao longo do ano. nessa poca, tambm, que avaliamos a possibilidade de implementar novos projetos, alm de refletirmos sobre nossos valores e a filosofia que nos guia. Com as atividades propostas definidas, organizamos o calendrio anual, indicando o tempo para a preparao e a organizao de cada uma delas, bem como o perodo previsto para a realizao propriamente dita. Posteriormente, fazemos a diviso de coordenadorias. O planejamento deste ano ser feito no dia 26 deste ms. uma poca muito boa para o grupo, pois o momento em que paramos para pensar: o que precisamos fazer? onde podemos melhorar? que novas ideias podemos desenvolver?

Processo Seletivo 2012/2013


Na metade do ms de novembro iniciou-se o processo de vivncia realizado pelo PET. A vivncia durou um perodo de quatro semanas sendo dividida em atividades com o objetivo de apresentar aos candidatos o cotidiano das atividades realizadas pelo PET. Dentre as atividades propostas estavam includas a dinmicas de grupos, a participao em reunies junto aos membros integrantes do PET e apresentao de seminrios. Nas dinmicas foi enfatizado o trabalho em equipe onde os candidatos teriam que cooperar entre si de modo a concluir a atividade. Nas reunies os candidatos presenciaram como era o dia-a-dia dos integrantes do PET e participaram das discusses das atividades desenvolvidas pelo programa. Os seminrios foram divididos em trs apresentaes, a primeira referente a iniciao cientfica e grupos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidas dentro da universidade. A segunda era a criao de novas atividades que poderiam ser incorporadas ao grupo. A terceira uma apresentao individual de cada candidato com o intuito de explanar as experincias adquiridas ao longo do processo de vivncia. O processo seletivo foi realizado com sucesso e a nova equipe est disposta a contribuir cada vez mais com o progresso do grupo.

Edio de Janeiro

Pgina 3

Engenheira qumica elimina solventes em colas e selantes e cria produto sustentvel e inovador
Empreender foi para a engenheira qumica Wang Shu Chen uma questo de sade. Depois de trabalhar anos como pesquisadora de uma multinacional do setor qumico, um exame apontou que ela estava com 30% menos glbulos brancos no sangue, decorrente da exposio a solventes. A soluo foi deixar o emprego e buscar apoio para desenvolver uma cola sem solventes, conta Wang. Em 2001, seu projeto foi aprovado pelo Centro de Inovao, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec). A partir da, tive acesso aos laboratrios da Universidade de So Paulo, onde realizei pesquisas e testes que resultaram na produo de adesivos e selantes isentos de compostos nocivos sade e ao meio ambiente. Ela diz que sem o apoio de rgos pbicos, agncias de fomento e de investidores, no teria conseguido criar o negcio. Segundo Wang, atualmente a Adespec - Adesivos Especiais fatura R$ 12 milhes por ano, emprega 55 funcionrios e mantm forte ritmo de crescimento. E Wang continua investindo em inovao. Estamos desenvolvendo um produto a partir da nanotecnologia, que ser usado para colar placas de blindagem. Com a sade recuperada, a empresria diz orgulhosa que a Adespec foi a nica empresa de selantes convidada a participar da Rio +20. Foi um reconhecimento pelas solues inovadoras e sustentveis que criamos e que oferecem alto padro de eficincia. (O Estado de So Paulo)

Novo composto polimrico gera energia eltrica atravs de movimentos acionados pelo vapor dgua
Os cientistas h muito tempo se esforaram para criar baterias sustentveis e sensores autossuficientes de energia atravs de estmulos naturais, como a luz, calor, e at mesmo o movimento de andar. Agora, os pesquisadores desenvolveram um composto que gera energia a partir de movimentos acionados por uma fonte ambiental onipresente: o vapor dgua (Cincia, DOI: 10.1126/science.1230262). Trata-se de um polmero que requer apenas uma pequena quantidade de vapor de gua para gerar energia, diz Dr. Mingming Ma, um membro da equipe do MIT, liderada por Robert S. Langer que desenvolveu a substncia. Mesmo a umidade em sua pele suficiente, afirma Ma. "Voc pode coloc-lo em sua mo, e ele vai funcionar." A substncia composta por uma matriz de polipirrol rgida e um gel de poliol-borato macio. Quando o material absorve a umidade, as molculas de gua interrompem as ligaes de hidrognio entre o polipirrol e os componentes de poliol, e o composto incha. Esse inchao til quando o material colocado num gradiente de gua-vapor, como sob uma superfcie mida: uma folha de 30 m de espessura do composto enrola-se rapidamente e, em seguida, vira

continuamente como se estivesse realizando uma rotina de ginstica. Quando a folha capota, ela expele as molculas de gua a partir do lado exposto ao ar ambiente e as suga a partir do lado em que encontra-se contra a superfcie coberta de gua, repetindo-se o ciclo de queda.

Pgina 4

PURGA News

Dicas de estudos
Aps as frias, geralmente muito difcil retomar o ritmo das aulas, especialmente quando as frias so curtas e no meio do semestre! Assim, seguem algumas dicas que podero te ajudar. Ouvimos muito que no faz bem passar a noite sem dormir para estudar, pois a capacidade de nosso crebro de assimilar informaes e passlas da memria temporria para a memria permanente est associada ao bem estar fsico e mental. A absoro das informaes que o crebro julga importantes ocorre enquanto dormimos. Por isso, quando passamos a madrugada estudando, nossa mente tem uma sobrecarga de informaes para selecionar quais devem ser memorizadas permanentemente quando vamos dormir. O perodo de tempo em que realmente descansamos do sono chamado de sono R.E.M. (Rapid eye movement movimento rpido do olho). durante esses intervalos que sonhamos e fixamos as informaes mais importantes que tivemos no dia. Ento imagine ficar um dia sem dormir. Sero dois dias completos para o crebro assimilar as informaes que ele julgar mais importante em um perodo muito pequeno e ainda sem descansar. Por isso, evite ao mximo virar a noite estudando. s vezes depois da aula no lembramos direito o que foi passado, por isso, para tenhamos um timo domnio da memria com os estudos temos que sempre rev-los. Estudos comprovam que 4 horas aps uma aula ns esquecemos cerca de 25% de todo o contedo visto e 50% perdido em menos de 2 dias. Sempre rever o assunto, pensar nele e na aula durante o dia ajuda a fazer seu crebro a interpretar aquelas informaes como importantes e assim fix-las durante o descanso. Saber qual o tipo de memria voc tem outra coisa importante. H trs tipos: visuais, auditivos e sinestsicos.:
Os visuais memorizam com Auditivos so aqueles que

preferem escutar a aula a anotar as coisas passadas no quadro. A melhor forma de estudo para estes ler textos em voz alta, grifar palavras chaves em resumos, fingir que ensina algum sobre um problema e discutir o assunto com outras pessoas. O sinestsico seria o que associa todos os sentidos para aprender, principalmente os movimentos, para que se entenda melhor a lgica de uma matria. Cada pessoa tem um horrio em que o estudo rende mais, ento importante encontrlo. Como somos estudantes de Engenharia Qumica, temos sempre muita pra estudar, ento melhor deixar o assunto mais difcil para esse horrio. Alm disso, o intervalo entre os assuntos e as matrias essencial para assimilar os conhecimentos e separar o que foi aprendido. Procure relaxar no dia prova; estudar nesse dia pode te deixar mais nervoso e causar brancos durante a avaliao e no conseguir assimilar o que aprendeu.

facilidades esquemas e imagens. Ento montar diagramas e fazer desenhos sobre como e o que est ocorrendo em algum problema ir ajud-lo a aprender.

Programao Cultural em Fevereiro


Curitiba uma cidade cheia de ofertas culturais, neste prximo ms em especial h algumas atividades que se destacam. Uma delas a pea de teatro: At que o Casamento nos Separe, com dois paranaenses como protoganista, o espetculo retrata o cotidiano de uma casal atravs da narrativa teatral e ainda utilizando improvisos e stand-up comedy, com direo de Marco Zenini a pea ser exibida no Teatro Regina Vogue, nos dois primeiros finais de semana de fevereiro, 2 e 3 e 9 e 10. J no Teatro Lala Schneider, um dos show de humor que j um sucesso, o SomRisada nos dias 24 e 31 de Janeiro e 7 e 14 de Fevereiro. O espetculo ser em formato de Stand-up Comedy e o elenco composto por Alisson Diniz, Luciano Feitosa e Rodolfo Pereira. Para quem gosta de esculturas, poder ver a mostra de Edgar Degas no Museu Oscar Niemeyer, MON, at o dia 24 de fevereiro. O preo de R $2,00 (meiaentrada) e funciona das 10h as 18h.

Edio de Janeiro

Pgina 5

Na mostra poder ser visto 74 esculturas do artista frnces que so mantidas no acervo do Museu de Arte de So Paulo (MASP). Ainda no MON, h uma mostra sobre a produlo do aclamado curitibano, Paulo Leminski , ela estar disponpivel at 31 de maro. No quesito cinema, estreir no primeiro dia do ms o filme os Mise-

rveis, este que conquistou no ltimo domingo, dia 13 de Janeiro, trs Globos de Ouro, sendo um deles o de melhor Comdia ou Musical. O filme uma verso adaptado do musical da Broadway que esteve em cartaz por mais tempo em todo o mundo, e este por sua vez foi adaptado da obra de Victor Hugo.

Carnaval em Curitiba
Se aproveitar o carnaval estudando est fora de cogitao, o PET traz sugestes do que fazer para comemorar o feriado. Para a alegria de quem no vai conseguir fugir de Curitiba nesse feriado, tem sim como se divertir (e muito!) aqui mesmo. Confira a programao do que acontece na cidade durante o feirado: do Sheridans. Do dia 07/02 at dia 12/02 os amantes de rock podem curtir as bandas que passaro pela casa.

Soviet Se a batida da msica eletrnica o melhor programa para o carnaval, o Soviet ter atraes do dia 07/02 at dia 12/02 para quem quer fugir do tradicional.

Como dizem que Curitiba no tem mar, mas tem bar. Os barzinhos so sempre um bom programa com os amigos ou pra conhecer gente nova.

Programa totalmente diferente do normal? A tem a lista de sugestes:

Democratas Se voc no abre mo do samba nem ficando em Curitiba, o Democratas preparou 6 noites especias! Comeando com o Grito de Carnaval dia 07/02 at dia 12/02 tem noites especiais com o tema carnaval.

Psycho Carnival Se voc curte um cenrio mais underground, nos dias 07 12 de fevereiro ocorrer a 14 edio do Psycho Carnival. Na programao do festival deste ano esto includos shows de bandas nacionais e internacionais. Todas as apresentaes sero realizadas no Espao Cult no Largo da Ordem. (Mais inform a e s e m h t t p : / / blog.psychocarnival.com.br)

Sheridans Como na Irlanda no tem samba, a pedida pra quem gosta de rock a programao

Pgina 6

PURGA News

Zombie Walk

Parte da programao do Psycho Carnival a j famosa Zombie Walk. O evento que j est em sua 5 edio, conta com a participao de uma multido vestida de zumbis e diversos personagens de terror que caminham pelo centro da cidade. Este ano o evento acontecer no domingo dia 10 de fevereiro e ter atraes como um flash mob de dana da msica Thriller do cantor Michael Jackson e a Resistncia Zumbi, uma falsa caa zumbi. O local de concentrao dos participantes ainda ser confirmado no evento do Facebook.

Desfile das Escolas de Samba:

Quem gosta de assistir desfiles de escolas de samba no pode perder a edio curitibana que ocorrer no dia 9 de fevereiro na Av. Cndido de Abreu.

Charge do ms

Frase do ms
O futuro est sempre comeando agora.
Mark Strand

Contato
http://petequfpr.blogspot.com/ petequfpr@gmail.com 3361-3193

You might also like