You are on page 1of 16

Bricoficha

Pintar interiores 1.8

Bricolage DecoraoJardim

Lista de materiais
Nvel de dificuldade: Mdio

Trinchas e pincis:
Tanto as trinchas como os pincis tm utilizaes prprias.

Lixadeira vibratria:
Um colector de p ou a ligao a um aspirador sero de grande utilidade. Ferramentas elctricas

Tintas e vernizes

Rolos:
Escolha o rolo em funo do tipo de tinta e da superfcie.

Raspador de tinta:
Para raspar a tinta dos caixilhos ou vidros.

Tintas e vernizes

Tintas e vernizes

Tabuleiro de pintor:
A grelha permitir repartir uniformemente a tinta do rolo.

Proteces:
Fita adesiva e toldos de plstico evitaro a limpeza aps o trabalho. Tintas e Vernizes

Tintas e vernizes

Pistola de Pintura:
Uma pistola eltrica sem ar produz menos rudo que um modelo ligado a um compressor. Ferramentas elctricas

Esptula:
Com lmina flexvel.

Ferramentas manuais

Soprador de ar quente:
Com os acessrios, este aparelho facilita muito a decapagem.

Escadote:
Estar mais seguro sobre um modelo com plataforma.

Ferramentas manuais
2

Ferramentas manuais

Bricoficha

A preparao

Regras gerais: A tinta decora e protege as superfcies. Para trabalhos exteriores, a sua funo principal reside na proteo, enquanto que, para paredes interiores, tem uma funo decorativa. Por esta razo no bastar a aplicao de uma s demo, mas sim de um "tratamento" completo e apropriado. Deve ter em ateno: O material da superfcie (gesso, madeira, ...); O estado dessa superfcie (fissuras, ...); A humidade da sala (sala de estar, casa-de-banho); O aspecto desejado (mate, acetinadolacado).

Liberte o espao: Na vspera, de preferncia, retire da sala os mveis mais pequenos, tapetes e cortinados. Para pintar em redor de um interruptor ou tomada, desligue o fusvel do circuito e desmonte o espelho.

Protees: No h nada mais aborrecida que uma sala repleta de manchas de tinta, depois de terminado o trabalho. Portanto, cubra os restantes mveis com toldos de plstico, sem esquecer o cho. Proteja os rodaps, ombreiras e tudo o que no deve ser pintado com fita de proteo adesiva.

Plano de aco: Elabore primeiramente o seu plano de ao antes de meter mos obra. Comece pelo tecto, depois as paredes, e a seguir as madeiras. O cho, se o desejar pintar, ficar para ltimo lugar. Quantidade: Calcule primeiro a superfcie a pintar, e, em funo do poder de cobertura da tinta, indicado na embalagem, calcule a quantidade de tinta necessria. No se esquea de incluir a superfcie das janelas e das portas. Este resultado dever ser multiplicado por dois se aplicar duas camadas. Para um suporte poroso, faa um clculo por excesso. As paredes e os tectos que nunca foram pintados absorvem muita tinta, dai que alguns fornecedores aconselhem a aplicao de uma demo de primrio, ou de tinta bastante diluda em gua. Pode diminuir a quantidade se o suporte estiver j pintado com uma tinta semelhante. Compre toda a tinta de uma s vez, para evitar eventuais diferenas de tonalidade.
3

Bricoficha

O tecto

Limpeza: Antes de pintar deve limpar. Se o tecto estiver pintado com cal (se esfregar verificar que a superfcie liberta p), lave-o com gua morna com sabo. Se a tinta lascar, ser prefervel elimin-la completamente com um raspador.

Lavar com lexvia: Se o tecto estiver pintado, lave-o com uma esponja embebida em gua misturada com lexvia ou com um pouco de amonaco. Para sua esperana, a sala deve ter uma ventilao eficaz!

Betume: Encha os buracos e fissuras com betume (gesso ou qualquer outro produto de enchimento base de gua). Alargue primeiramente as fissuras com um raspador normal ou triangular. Molhe com gua antes de aplicar o produto de enchimento. Aguarde a secagem completa.

Polimento: Passe ligeiramente o tecto com lixa de gro fino, sobretudo fissuras e buracos que acabou de encher. Lixe o tecto manualmente, com a folha de lixa enrolada num taco de madeira.

Um conselho: Um tecto j pintado com uma tinta acrlica, deve ser novamente pintado com o mesmo tipo de tinta. A tinta acrlica "respira", enquanto que as tintas de esmalte no. Precaues a tomar: Antes de comear a pintar, rena o material que ser necessrio : rolo, pincel, trapos, tabuleiro, um misturador, um balde e um escadote. Evite as correntes de ar para evitar que o p se deposite sobre as superfcies pintadas de fresco.
4

Bricoficha

O tecto

Tecto novo e so: Sobre um tecto novo e so pode-se aplicar uma tinta acrlica diluvel em gua. Prefira uma tinta inodora e de secagem rpida. Aplique uma ou duas demos, de acordo com as necessidades. A aplicao preliminar de uma tinta de base diminuir a porosidade do suporte. Tecto velho: Sobre um tecto velho e sujo pode-se utilizar uma tinta de esmalte diludo em aguarrs, depois de ter sido lavado com lixiva neutra e passado por gua. Aplique uma ou duas demos, de acordo com as necessidades.

Tcnica: Um tecto pinta-se com rolo ou pincel. O rolo permite uma aplicao mais regular da tinta. No o mergulhe profundamente dentro do tabuleiro. S obter bons resultados na aplicao de camadas finas. Para poupar esforos utilize um cabo extensvel. Deve comear a pintar paralelamente fonte de luz (ex.: janela).

ngulos: Comece a partir de um ngulo. Utilize um pincel na juno da parede com o tecto : o rolo no chegar aos cantos. Aplique a tinta ao longo dos bordos, a uma largura de 5 cm (nunca volta da sala, numa s vez) . Depois, com um rolo, cubra imediatamente a parte delimitada.

Zig-zag: No trace linhas paralelas com o rolo, mas efectue uma espcie de movimento em "W", para depois voltar em sentido contrrio, descrevendo um movimento em "M" : assim conseguir cobrir uma parte do tecto sem levantar o rolo. Estenda bem a camada de tinta.

Direco: Assim, trabalhe sempre por pequenas superfcies, ou seja, 1 m de cada vez. Siga na direo do lado mais pequeno do tecto. Antes de aplicar a segunda demo, respeite escrupulosamente o tempo de secagem indicado pelo fabricante.
5

Bricoficha

As paredes

Gesso: No gesso deve aplicar um produto de fixao antes da aplicao da tinta de base. Se utilizar tinta acrlica, o tratamento prvio no ser necessrio. O gesso dever estar seco e isento de gordura ou p. Painis derivados da madeira: Todos os tipos de tinta se adequam a este tipo de painis. Cubra-os primeiramente com um produto especial para madeira, tornando as suas superfcies menos porosas e absorventes, e com melhor aderncia s demos posteriores.

Betume: Quando uma parede, antes de ser pintada, foi revestida com papel, os buracos (deixados pelos pregos arrancados, por exemplo) e outras irregularidades devem ser cheios ou alisados com betume. Se as reparaes a efectuar forem grandes, escolha um betume suficientemente elstico.

Polimento: Em seguida lixa a superfcie com uma lixa de gro no demasiado fino. Assim poder alisar as partes betumadas e eliminar os restos de papel de parede. Se deixar o papel, possivel que se formem bolhas quando aplicar a tinta, que desaparecem durante a secagem. Escove cuidadosamente toda a superfcie antes de abrir a lata de tinta e prosseguir com o trabalho.

Locais hmidos: As cozinhas e casas-de-banho so, naturalmente, mais hmidas. A gua transforma-se em vapor, este condensa-se e deposita-se em forma de gua nas paredes, tectos e caixilharia. Portanto, os locais hmidos devem ser pintados com tinta reguladora da humidade : esta, por vezes abundante, poder evaporar-se para o exterior, atravs das paredes e tecto. Para as paredes em alvenaria existem tintas microporosas que deixam a superfcie "respirar". Ventilao: Antes de pintar uma sala hmida, enxugue-a convenientemente. Abra previamente portas e janelas, durante vrios dias, para arejar. Assim evitar que a humidade permanea nas paredes, tectos ou caixilharias, sob as demos de tinta. Lavagem: A tinta para tectos pode ser de qualidade inferior das paredes : o tecto, geralmente, suja-se muito menos. Para as paredes, a tinta dever, de preferncia, permitir a lavagem com lixivia neutra e ser mais resistente, particularmente nas cozinhas e casas de banho.
6

Bricoficha

As paredes

Tcnica: Tal como o tecto, a parede pode ser pintada com rolo ou pincel. Aplicam-se as mesmas regras : no carregue demasiadamente o rolo. Saiba tambm que uma demo espessa no dar nunca um resultado to satisfatrio como duas demos finas.

Junes: Nos ngulos das paredes ou nas junes entre o tecto e a parede, utilize sempre o pincel. Proceda da mesma forma para molduras das portas e janelas.

Cruzar: Trabalhe a superfcie com o rolo, cruzando as passagens, sem as sobrepr. As ltimas passagens do rolo devem ser dadas na horizontal, ou seja, perpendicularmente s janelas.

Direco: Trabalhe uma superfcie de 1 m2 de cada vez. Com o rolo, comece por um ngulo, do alto, traando bandas verticais. Faa com que as partes sucessivamente pintadas fiquem bem sobrepostas.

Passagens cruzadas: Se pintar com o pincel comece pela parte superior da parede, a toda a sua largura e at abaixo. Aplique a tinta em pequenas passagens verticais, cruzando-as depois com passagens horizontais, estendendo bem a tinta. Finalmente, alise de baixo para cima.
7

Bricoficha

As placas de gesso

Pregos: Frequentemente utilizam-se placas de gesso para o acabamento das paredes. A tcnica para as pintar um pouco particular, sobretudo devido aos pregos e parafusos. Os pregos devem ficar o mais enterados possvel, com a ajuda do martelo de orelhas (carpinteiro).

Betume: Sobre os pregos enterrados aplique um betume apropriado. Depois de convenientemente seco, aplique uma segunda camada de betume, alisando bem a superfcie entre a primeira e a segunda camada.

Polimento: Deixe o betume secar por completo e lixe com lixa fina, efectuando movimentos circulares. A superfcie deve ficar perfeitamente plana, sobretudo fissuras e rebordos cheios com betume.

Junes: As junes exigem um maior cuidado. Com uma esptula larga aplique uma camada de betume, alisando bem os bordos. Deixe secar, aplique uma segunda camada, e lixe. As placas de gesso cartonado podem ser pintadas assim que as juntas estiverem secas (ao fim de 24 horas). Pode aplicar primeiro uma demo de primrio, adequado a este material.

Tinta de base especial: As placas de gesso absorvem uma grande quantidade de tinta. Portanto, convm aplicar previamente uma tinta de basewww.aki.pt especial, antes de aplicar a tinta.
8

Bricoficha

A madeira

Resina e ns: Com um canivete aquecido, elimine a resina da madeira nova, ou esta correria o risco de, aps algum tempo, ser atacada pelos produtos qumicos da tinta e de escorrer. Retire os ns com um formo para madeira, e encha os buracos com pasta de madeira. Lixe com lixa grossa.

Sub-capa: As superfcies brutas que nunca foram tratadas, devem levar uma sub-capa. Deve respeitar o tempo de secagem antes de polir. Escolha sempre uma sub-capa em funo da demo de acabamento posterior.

Polimento: As fibras da madeira, depois de secas, tm tendncia a endireitar ligeiramente. Depois de seca, lixe a sub-capa com lixa fina ou palha de ao. Retire toda a poeira.

Fibra de madeira: Depois de encher as irregularidades com pasta de madeira, aplique duas demos de tinta. Em superfcies pequenas siga a direco das fibras. Em grandes superfcies (como portas) pinte cruzando as passagens, e acabe na direco das fibras. Partes escondidas: muito importante que, sobretudo no caso da madeira bruta, que partes escondidas ou em contacto, por exemplo, com a parede, fiquem correctamente protegidas. Aplique, portanto, duas demos de sub-capa (primrio). Locais hmidos: Os caixilhos situados em locais hmidos devem ser cobertos com tinta que no deixe passar o ar, e composta com leo de linhaa ou resina sintctica. Areje bem o local anteswww.aki.pt de pintar, para que este enxugue o melhor possvel.
9

Bricoficha

A madeira pintada

Limpeza: Para limpar madeira pintada, retire a poeira e desengordure-a com gua e amonaco (3%), sem a molhar demasiado. Deixe secar durante vrios dias. Se algumas madeiras (portas, ombreiras, janelas) estao cobertas com espessas camadas de tinta danificada, decape-a por completo. S o faa se for absolutamente necessrio : a madeira est melhor protegida quanto maior a quantidade de camadas de tinta. Para eliminar tintas mal aplicadas ou empoladas, pode utilizar um soprador de ar quente, um produto decapante ou lixar.

Maarico: Aquea a superficie a decapar (limpa), movimentando ligeiramente a chama. Ateno: o calor dever derreter a tinta, sem queimar a madeira. Depois de amolecida, pode retirar a tinta com um raspador.

Soprador de ar quente: O decapante elctrico sopra ar muito quente : no o utilize muito perto dos vidros, para no os partir. Utilize um raspador especial e trabalhe de cima para baixo. Numa porta trabalhada, elimine primeiramente a tinta da moldura e depois os recantos.

Decapantes qumicos: So lquidos que atacam a tinta. Estes produtos so muito corrosivos, portanto proteja bem as mos com luvas de borracha e, eventualmente, os olhos com culos de proteco. Espalhe o decapante com o pincel. Retire as portas para as trabalhar na horizontal. Existem decapantes base de solventes e outros base de soda custica.

Aco dos decapantes: Os decapantes atacam a tinta, cujos restos ficam muito fceis de retirar. No entanto, tm um inconveniente: depositam-se nas fendas das madeiras velhas e so difceis de eliminar. Se utilizar um produto base de solventes, trabalhe de preferncia na horizontal, em especial se o produto for muito lquido.
10

Bricoficha

O polimento

Decapar com a lixadeira: Uma lixadeira vibratria ou excntrica perfeita para decapar a madeira. Efectue um movimento regular na superfcie a polir, exercendo umapresso ligeira mas uniforme. No deixe que a poeira se acumule sobre o papel abrasivo. Proteja a boca e o nariz.

Aspirao do p: Aps cada operao de polimento, ou aplicao de tinta, dever verificar se a superfcie ficou lisa para que a camada seguinte adira correctamente. Elimine a poeira com uma escova macia e seca (um saco de aspirao no suficiente).

Polimento manual: As superfcies polidas com a mquina devem ser acabadas naturalmente, para que fiquem perfeitamente lisas. Para isso, utilize a lixa apropriada ao trabalho a realizar. Tipo de gro: O gro de 30-60 serve para o pr-polimento de superfcies no aplainadas, assim como para a eliminao de tintas velhas. A lixa de gro mdio permite a preparao das portas, por exemplo, assim como a decapagem de tintas velhas para uma pintura pistola. As superfcies ficam perfeitamente lisas. difcil exercer uma presso constante no polimento manual. Recomendamos portanto a utilizao de um suporte, ou seja, um pequeno pedao de madeira ou cortia no qual se enrola a folha de lixa. Tinta de base: Como no caso das superfcies brutas (madeiras novas), dever, antes de tudo aplicar uma tinta de base, de forma a preparar a superfcie para os tratamentos posteriores. Aps secagem, encha as irregularidades e lixe de novo (de preferncia mo, para obter um resultado mais fino). Portas e janelas: No interior, as portas e janelas levam uma demo a mais que no exterior. A humidade que penetra na madeira poder assim, escapar-se (para o exterior). A tinta (ou o verniz) no dever tocar as juntas de borracha das janelas, para no as danificar.
11

Bricoficha

As portas

Como proceder: Comee por tirar a fechadura, a maaneta e as ferragens da porta. Limpe os buracos onde a sujidade se infiltra facilmente. Antes de pintar com o rolo superfcies grandes, tais como portas, estenda grosseiramente a tinta com o pincel, primeiro em linhas verticais e depois horizontais. Em seguida, divida (mentalmente) a superfcie a pintar em quartos, os quais devero ser pintados o mais rpidamente possvel.

Pintar com rolo: Quanto menos tempo de secagem das tintas, mais fcil ser alisla, dando superfcie um aspecto liso e sem traos. Utilize o rolo unicamente para as tintas mate ou semi-mate : os possveis traos ficariam visveis com a tinta brilhante.

Tcnica: Estenda a tinta j aplicada, de baixo para cima, evitando, assim, o escorrimento da mesma. Se desmontar a porta e a colocar na horizontal (sobre cavaletes, por exemplo), j no ter esse problema.

Canto / espessura: Se pintar as duas faces da porta em cores diferentes, vai talvez hesitar quanto cor a aplicar no canto (a espessura da porta sobre a qual se encontra a lingueta da fechadura) : pinte-a na mesma cor da face da porta visivel, quando est aberta.

Canto / espessura interior Uma porta nova pintada pela primeira vez, deve ser protegida da humidade : pinte tambm a parte inferior. Para tal retire a porta das dobradias da ombreira, para no correr o risco de a danificar.
12

Bricoficha

Janelas e rodaps

Polimento: Se pintar de novo uma janela, evite eliminar a tinta antiga com um soprador de ar quente, por causa dos vidros. Para as superfcies maiores, convir certamente um produto decapante, mas o polimento ser manual. Utilize um suporte em madeira. Comee a pintura de uma janela logo pela manh, para que tenha tempo de secar e possa ser fechada durante a noite.

Pasta de madeira: As janelas velhas podem sofrer de apodrecimento. Retire todas as partes antigas, e em seu lugar, aplique pasta de madeira (utilize uma esptula para o efeito). Depois lixe.

Fita adesiva: Proteja o contorno dos vidros com fita adesiva especial, a qual permitir pintar a direito sem pintar o vidro. Retire a fita adesiva depois de acabar de pintar, sem mesmo esperar que a tinta seque, caso contrrio, poderia tambm arranc-la ao mesmo tempo!

Qual a ordem: Ter melhores resultados se respeitar a ordem seguinte: as partes horizontais (a inferior antes da parte superior) antes das verticais.

Rodaps: Os rodaps so sempre pintados em ltimo lugar, porque esto expostos poeira durante todo o tempo do trabalho, e porque tambm podem sofrer ligeiros danos com a passagem do aspirador. Retire-lhes toda a poeira. Utilize uma trincha com 5 cm de largura. Trate os rodaps (tinta de base, polimento, betume) da mesma forma que tratou as madeiras, evitando ndoas no cho ou na parede: poder colocar-lhes um bocado de carto. Escolha uma tinta bem resistente e que se suje pouco.
13

Bricoficha

As aplicaes

Radiadores: Se os radiadores (aquecimento central) ainda funcionarem bem, lixeos com a lixa de gro mdio. Se tiverem ferrugem, aplique-lhes primeiro um produto de tratamento anti-ferrugem. Proteja previamente a torneira e as ligaes em cobre com fita adesiva (de proteo). Nso se esquea de retirar o p do radiador antes de lhe aplicar a tinta de base ou a ltima demo. Existem pincis especiais curvados para os locais de difcil acesso. Tambm existe uma tinta especial para radiadores, capaz de resitir a uma temperatura elevada. No entanto, s deve aplic-la quando o radiador estiver frio. Depois de pintado, deixe-o secar durante alguns dias antes de o ligar.

Matrias plsticas: possvel pintar as matrias plsticas na condio de lhes aplicar um primrio apropriado. Lixe a superfcie manualmente, para ficar bem desengordurada. Sobre o primrio, pode aplicar uma tinta de base vulgar. Depois aplique uma tinta brilhante.

Tinta de cho: Destinada a cho de beto (caves, garagens), o qual deve ser desengordurado e liberto de poeira. Aplique 2 ou 3 de mos de tinta, com trincha ou rolo, com 24 h de inervalo entre elas. Comece no canto mais afastado da porta.

Revestimento anti-poeira para cimento: O revestimento anti-poeira para cimento um produto especial, no inflamvel, que se junta areia. , portanto, o tipo de produto que lhe convm, se o seu cho de beto for poeirento ou esboroado. Aplica-se tambm em duas demos, com um rolo de cabo comprido.
14

Bricoficha

A escolha do material

Pincel: A escolha do modelo depende, naturalmente, do trabalho a executar. Um bom pincel feito de plos maleveis e cerrados, de um aro slidamente fixo ao cabo, o qual, geralmente, em madeira envernizada. Os plos arrancam-se dificilmente. Os melhores modelos tem cerdas naturais compridas.

Forma: Um pincel com plos cortados em ponta ou uma trincha com os plos cortados obliquamente, so prticos para a realizao de acabamentos (das janelas, por exemplo). Os modelos redondos podem ser utilizados para trabalhos de preciso.

Rolo: Os rolos de qualidade so em l ou pele de carneiro, e podem ser facilmente desmontados para limpeza. Os rolos de espuma so mais baratos mas no permitem resultados to bons, pois provocam o aparecimento de bolhas de ar. So adequados s tintas de gua. Um rolo novo tem tendncia para deixar alguns plos na tinta. Lave-o em gua com sabo, passe-o por gua e deixe-o secar durante algumas horas.

Rolos especiais: Os rolos de plos longos so mais frequentemente reservados s superfcies rugosas, e os rolos de espuma s superfcies lisas. Existem tembm modelos com o nome de "favo de mel", que do uma estrutura tinta semelhante ao crepi, rolos especiais para tectos (no pingam) e rolos para lacar.

Pintura pistola: Mais apropriada para trabalhos de exterior. , no entanto, uma tcnica muito prtica para o tratamento de pequenas peas, por vezes, em relevo. Neste caso, dever, naturalmente, isolar bem as partes a pintar e proteger o resto.
15

Bricoficha

A manuteno

Pincis: Pendure os pincis novos durante 24 h, com as cerdas dentro de leo de linhaa, para que unam. Depois, lave-os com gua morna com sabo e passe-os por gua abundante. Deixe-os secar sem torcer os plos. As trinchas em nylon so mergulhadas em gua.

Limpeza: Retire a maior parte da tinta com papel de jornal. Depois limpe pincis, rolos, tabuleiro e respectiva grelha com o solvente da tinta utilizada (tinta acrlica; gua; tinta de esmalte; guarrs).

Secagem: Depois lave o pincel ou o rolo com gua quente com um pouco de detergente ou sabo. Pendure-os ou deite-os, mas no os deixe nunca colocados sobre os plos. Os rolos podem secar suspensos.

Conservar a tinta: Guarde as latas de tinta num local seco e fresco. Para conservar uma lata de tinta j aberta, assegure-se de que esta fica hermeticamente fechada e coloque-a sobre a tampa. Assim, haver menos possibilidade e formao de pelcula.

You might also like