You are on page 1of 7

Embora tenha o Barroco assumido diversas caractersticas ao longo da histria, o surgimento est intimamente ligado Contra-Reforma.

. A arte barroca procura comover intensamente o espectador. Nesse sentido, a Igreja converte-se numa espcie de espao cnico, num teatro sacrum onde so encenados os dramas.

O Barroco o estilo da Reforma catlica tambm denominada de Contra-Reforma. Arquitetura, escultura, pintura, todas as belas artes, serviam de expresso ao Barroco nos territrios onde ele floresceu: a Espanha, a Frana, a Itlia, Portugal, os pases catlicos do centro da Europa e a Amrica Latina.

O catolicismo barroco tambm impregnou a literatura, e uma das suas manifestaes mais importantes e impressionantes foram os "autos sacramentais", peas teatrais de argumento teolgico, reflexo do esprito espanhol do sculo XVII, e que eram muito apreciados pelo grande pblico, o que denota o elevado grau de instruo religiosa do povo.

Contrariamente arte do Renascimento, que pregava o predomnio da razo sobre os sentimentos, no Barroco h uma exaltao dos sentimentos, a religiosidade expressa de forma dramtica, intensa, procurando envolver emocionalmente as pessoas.

Alm da temtica religiosa, os temas mitolgicos e a pintura que exaltava o direito divino dos reis (teoria defendida pela Igreja e pelo Estado Nacional Absolutista que se consolidava) tambm eram freqentes.

De certa maneira, assistimos a uma retomada do esprito religioso e mstico da Idade Mdia, num ressurgimento da viso teocntrica do mundo. E no por acaso que a arte barroca nasce em Roma, a capital do catolicismo.

A escola literria barroca marcada pela presena constante da dualidade. Antropocentrismo versus teocentrismo, cu versus inferno, religio versus cincia, entre outras constantes.

Contudo, no h como colocar o Barroco simplesmente como uma retomada do fervor cristo. A grande diferena do perodo medieval que agora o ser humano, depois do Renascimento, tem conscincia de si e v que tambm tem valor - com exemplos em estudos de anatomia e avanos cientficos o ser humano deixa de colocar tudo nas mos de Deus.

O Barroco caracteriza-se, portanto, num perodo de dualidades; num eterno jogo de poderes entre divino e humano, no qual no h mais certezas. A dvida que rege a arte deste perodo. E nas emoes o artista v uma ponte entre os dois mundos, assim, tenta desvend-las nas representaes.

A arte barroca nasceu na Itlia, no sculo XVII, e acabou se espalhado pela Europa e colnias americanas. Era uma arte de formas opulentas e rebuscadas, que encontrou na Igreja Catlica um espao importante de manifestao, numa poca em que se via ameaada pelas igrejas protestantes. O Barroco brasileiro caracterizou-se pela grande riqueza de detalhes nos ornamentos dos interiores da igreja e nas fachadas das edificaes. Embora seja um movimento artstico de origem europia, no Brasil adquiriu caractersticas diferentes principalmente no uso de cores mais fortes.

Barroco (1): Igreja impulsiona arte sacra


A arte barroca surgiu na Itlia no fim do sculo 16 e estendeu-se pelo 17, perodo em que ocorreu uma srie de mudanas econmicas, sociais e religiosas na Europa.

Aps o perodo do Renascimento e as reformas religiosas de Lutero e Calvino, a Igreja catlica foi perdendo seu poder, pois a fora da razo libertava o homem do autoritarismo imposto pela religio. Para reconquistar seu prestgio e poder, a Igreja catlica organizou a Contra-reforma. Ela queria tambm reafirmar e difundir sua doutrina.
Fachada da igreja Ges

Uma das mudanas foi a criao da Companhia de Jesus, ordem jesuta que tinha como objetivo difundir a f catlica entre os povos no-cristos e construir grandes igrejas. E nesse processo de construo e decorao que nasce a arte barroca. A igreja Ges (foto no topo da pgina) foi a primeira de estilo barroco, construda em Roma por um dos mais importantes arquitetos italianos: Giacomo della Porta, entre 1571 e 1575, e pertencia Companhia de Jesus. Este tipo de arquitetura rompe com os valores de racionalidade e simplicidade, marcas renascentistas. Igrejas transformadas em espaos cnicos Arquitetos, pintores e escultores tinham a "misso" de transformar as igrejas em espaos cnicos para a representao de uma espcie de "teatro sagrado". A meta era converter ao catolicismo todas as pessoas. Observe a imagem a seguir:

Caravaggio, "Descida da Cruz", leo s/ tela, 1608

Como est o rosto das pessoas? O que suas expresses demonstram? fcil perceber o que est acontecendo ali? Qual a parte mais iluminada do quadro? Cenas religiosas representadas de forma dramtica No Renascimento, pregava-se a fora da razo sobre a emoo e as figuras eram representadas de forma esttica, como se estivessem posando para um retrato. J no Barroco o conceito outro. Para exaltar os sentimentos, as cenas so representadas de forma teatral, isto , os personagens parecem estar em movimento e a religiosidade expressa de forma dramtica, de forma a atingir, inclusive, a emoo de quem observa o quadro. A luz tambm d a intensidade do drama cena, destacando os elementos mais importantes do quadro. Esculturas marcadas pela sensao de movimento

Assim como nos quadros religiosos , a carga dramtica e a sensao de movimento vo aparecer tambm nas esculturas. Observe a obra abaixo:

Bernini, "David", mrmore, 1623

Atente para a noo de movimento dada escultura. Davi representado no momento em que ir atirar a pedra em Golias Veja a expresso de seu rosto. bem diferente daquela representada por Michelangelo, artista do Renascimento. Clique nesse link e compare as duas esculturas. Quais as diferenas? Temas religiosos, cenas mitolgicas e do cotidiano O equilbrio entre arte e cincia, um dos objetivos do artista renascentista, sofre uma ruptura no Barroco que, alm de temas religiosos, tambm retrata cenas mitolgicas e do cotidiano, sempre com o predomnio da emoo sobre a razo.

Tambm apresenta como caracterstica a oposio entre o poder humano e o poder divino, o cu e o inferno, o antropocentrismo e o teocentrismo. O Barroco na Europa O estilo barroco saiu da Itlia e difundiu-se por vrios pases europeus. Chegou mesmo na Amrica e marcou a cena artstica brasileira. Devido s suas caractersticas mais "livres", permitiu que elementos de culturas locais fossem representados em seus quadros. Na Holanda, por exemplo, houve uma preferncia por parte de Rembrandt, em retratar cenas do cotidiano. Na Amrica espanhola, elementos da cultura indgena eram incorporados decorao de igrejas. Alguns artistas do Barroco na Europa

Michelalangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610) Peter Paul Rubens (1577-1640) Rembrandt van Rijn (1606-1669) Diego Velsquez (1599-1660) El Greco (1541-1614) Gian Lorenzo Bernini (1598-1680)

Barroco Literatura e Arte, Caractersticas, Autores e Obras Barrocas Confira hoje as Principais Caractersticas do Movimento Artstico Barroco, Literatura Barroca e seus principais escritores. Entenda o contexto histrico e a ideologia da poca, veja os conceitos e informaes sobre as Produes Barrocas:

Arte Barroca Contexto Histrico em Portugal e no Brasil: O Barroco em Portugal aconteceu em meio a decadncia do pas e Contrarreforma Catlica, e j em 1640 pela reao de Restaurao do Estado. De 1580 1756 foi um perodo de alternncia de momentos de depresso e outros de euforia e nacionalismo, resultando em uma arte turbulenta diferente da clareza e racionalismo do Classicismo, anterior. No Brasil o Barroco tambm ocorreu a partir do sculo XVII, a princpio influenciado pelos jesutas que dominavam o ensino. Foi o primeiro estilo artstico do Brasil. Resumo das Caractersticas Literrias e Artsticas do Perodo Barroco: * O Dualismo ou Bifrontismo arte do conflito, do dilema, da contradio e dvida. H o uso intenso de antteses, paradoxos e oxmoros. * O Fusionismo tentativa de conciliao de contrrios, por exemplo Claro e Escuro, Alma e Corpo, F e Razo, Vida e Morte, Cu e Terra. * O Fesmo rompe-se com o equilbrio clssico, pois contrrio harmonia, sobriedade, clareza. Caracteriza-se pelo Belo Horrendo, pessimismo, irregularidade, retorcimento e exagero, que marcado pelo Rebuscamento das figuras e palavras. * Pessimismo viso desencantada do homem, retoma a concepo bblica de que o homem p e ao p voltar, vigente na Idade Mdia. * Cultismo ou Gongorismo rebuscamento da forma, jogo de palavras e imagens, atravs de metforas, trocadilhos, hiprboles, antteses, sinestesias e outras tantas figuras de linguagem, de som e pensamento. * Conceptismo ou Quevedismo aspecto voltado ao jogo de ideias e conceitos para a argumentao, uma atitude intelectual.

You might also like