You are on page 1of 12

Classificaes das sentenas

Tereza Cristina Sorice Baracho Thibau1 Rafaela Cabral Ferreira2


Resumo: Este artigo foi desenvolvido com a inteno de realizar estudo e anlise das formas pelas quais a doutrina Processual Civil classifica as sentenas judiciais. Inicialmente, em razo da forte influncia do Direito Processual italiano, os doutrinadores ptrios consideravam trs tipos de classificaes para as sentenas. Mais adiante, juristas brasileiros, acompanhando a ideia de Pontes de Miranda, defenderam a existncia de mais dois tipos, considerando cinco os tipos de sentenas no Processo Civil. Dessa forma, atualmente os estudiosos do Direito Processual se dividem entre os adeptos da Teoria Trinria e os defensores da Teoria Quinria. Diante disso, objetiva o presente artigo a concluir, por meio da anlise dos argumentos apresentados pelas teorias doutrinrias, quantos tipos de sentenas devem ser admitidos no Direito Processual Civil. Ressalta-se que a definio das espcies de sentenas no Direito Processual brasileiro importante para que haja o correto relacionamento entre a deciso judicial e os outros institutos processuais, como, por exemplo, os recursos cabveis em face das sentenas proferidas. Palavras-chave: Sentenas. Classificaes. Efeitos. Teoria trinria. Teoria quinria. Abstract: This article was developed with the intention of studying and analyzing the ways in which the Civil Procedure doctrine classifies court sentences. Initially, due to the strong influence of Italian Procedural Law, the patriotic scholars considered three types of sentences classification. Later, brazilian jurists, following the idea of Pontes de Miranda, defended the existence of two more types, considering five types of sentences in Civil Procedure. Thus, the current procedural law scholars are divided between followers of the Ternary Theory and defenders of Quinary Theory. Therefore, this article aims to conclude, through analyzing the arguments presented by the doctrinal theories, how many types of sentences should be admitted to the Civil Procedural Law. It should be noted that the definition of sentences classification in brazilian Procedural Law is significant for there to be a proper relationship between judicial ruling and the other procedural institutes, for example, the reasonable resources in the face of the given sentences. Keywords: Sentence. Classifications. Effects. Ternary theory. Quinary theory.
1

Graduada em Pedagogia com habilitao em Orientao Educacional e Habilitao em Superviso pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Mestre e Doutora em Direito pela UFMG. Professora Adjunta da Faculdade de Direito da UFMG. Subcoordenadora do Programa de Ps-Graduao da FDUFMG. Vice-diretora da Diviso de Assistncia Judiciria da FDUFMG. Graduada em Direito pela UFMG. Advogada atuante nas reas de Direito Civil, Comercial e Processual Civil.

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

129

1. Introduo
Inicialmente, cumpre esclarecer que as sentenas podem ser classificadas pela doutrina Processual Civil brasileira a partir de vrios critrios. Conforme adotado pela maior parte dos juristas, o critrio mais adequado para classificar as sentenas judiciais aquele que se refere natureza de seu contedo. Dessa forma, a partir do contedo da sentena, possvel ordenar os tipos de decises judiciais. Os estudiosos do Direito Processual Civil esto divididos quanto ao entendimento desse tema, entre a Teoria Trinria, que admite trs tipos de sentenas: declaratria, constitutiva e condenatria, e a Teoria Quinria, que aceita cinco tipos de sentenas: alm das trs j mencionadas, a executiva lato sensu e a mandamental. Diante disso, importante se torna a anlise dos fundamentos de cada uma das teorias mencionadas, partindo-se do estudo do conceito de sentena, seu contedo e efeitos, para ao final chegar-se a uma concluso acerca da corrente mais adequada para classificao das sentenas no mbito do Direito Processual Civil moderno.

2. Conceito de sentena cvel


Conforme se verifica no 1 do artigo 162 do Cdigo de Processo Civil de 1973 (CPC/73), pode-se conceituar sentena como o ato do juiz que enseja alguma das hipteses dispostas nos artigos 267 e 269 do CPC/733. Sendo assim, na sistemtica processual vigente, o conceito de sentena est definido legalmente como o termo final do processo.

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: I quando o juiz indeferir a petio inicial; II quando ficar parado durante mais de um ano por negligncia das partes; III quando, por no promover os atos e diligncias que lhe competir, o autor abandonar a causa por mais de trinta dias; IV quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo; V quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada; VI quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual; VII pela conveno de arbitragem; VIII quando o autor desistir da ao; IX quando a ao for considerada intransmissvel por disposio legal; X quando ocorrer confuso entre autor e ru; XI nos demais casos prescritos neste Cdigo. Art. 269. Haver resoluo de mrito: I quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor; II quando o ru reconhecer a procedncia do pedido; III quando as partes transigirem; IV quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio; V quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao.

130

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

Nesse sentido, vale citar a posio de Humberto Theodoro Jnior (2008, p. 590): sentena, segundo o Cdigo, a deciso do juiz singular que pe termo ao processo (art.162). Ademais, seguindo o mesmo entendimento, Daniel Amorim Assumpo Neves (2011, p. 489) tambm esclarece que o conceito de sentena est disposto no CPC.
A sentena foi conceituada pelo legislador de 1973 como o ato que pe fim ao processo, incluindo-se, nessa conceituao, tanto as sentenas que resolvem o mrito da demanda (definitivas) como aquelas que apenas encerram o processo, sem manifestao sobre o mrito (terminativas).

Mesmo admitindo que haja controvrsia na doutrina sobre a validade desse conceito legal, tendo em vista que o processo poder no se acabar com a sentena de primeiro grau, entende-se que o melhor conceito para sentena , conforme dispe o art. 162 do CPC/73, a deciso implicada por alguma das hipteses previstas nos artigos 267 e 269 do Cdigo de Processo Civil de 1973.

3. Contedo e efeitos da sentena cvel


Primeiramente, cumpre diferenciar o conceito de contedo e o conceito de efeitos de uma sentena. Conforme dizeres de Fredie Didier Jnior (2009), o contedo da sentena tem relao com as normas de Direito aplicadas ao caso concreto pelo judicirio. Por outro lado, os efeitos da sentena so as consequncias da deciso proferida pelo juiz. Jnior (2009, p. 354-355) disserta:
No se confundem o contedo e os efeitos de uma sentena. [...] O contedo compreende a norma jurdica individualizada estabelecida pelo magistrado, seja para certificar o direito a uma prestao (fazer, no fazer ou dar coisa), seja para reconhecer um Direito potestativo, seja ainda para to-somente declarar algo. Efeito a repercusso que a determinao dessa norma jurdica individualizada pode gerar e que vincula, de regra, as partes do processo. [...] Uma importante consequncia da distino entre o contedo e os efeitos da sentena, aqui tomada em sentido amplo, o fato de que a coisa julgada material atinge a norma jurdica individualizada estabelecida pelo magistrado (isto , o contedo da sentena) e no os seus efeitos.

Dessa forma, considerando a diferenciao feita acima, verifica-se que a doutrina do Direito pode admitir a classificao da sentena, tendo como critrio diferenciador o contedo ou os efeitos da sentena. A maior parte da doutrina prefere adotar o critrio do contedo das decises, para a classificao das sentenas. Essa ordenao verifica, do ponto de vista singular da composio de um litgio, quais so as espcies de sentenas admitidas no nosso ordenamento jurdico.
Partindo-se da premissa de que o critrio adotado para a classificao das sentenas o seu contedo, as reconhecidas diferenas nas formas de efetivao das trs espcies de sentena so irrelevantes para fins de classificao.4
4

NEVES, 2011, P. 493-494.

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

131

Prefere Alexandre Freitas Cmara (2006, p. 448-449) falar [...] em classificao das sentenas quanto ao seu contedo e no quanto aos seus efeitos. Da mesma forma, para Luiz Rodrigues Wambier (2008, p. 551):
o critrio utilizado para que se classifiquem as sentenas desse modo o referente ao tipo de tutela jurisdicional que veiculada pelo pedido. Ento, o pedido que houver, no bojo da ao, que ir determinar de que tipo de sentena se trata.

Seguindo esse raciocnio, entende Humberto Theodoro Jnior (2008, p. 590) que:
a classificao realmente importante das sentenas (considerando tanto a deciso do juiz singular como o acrdo dos tribunais) a que leva em conta a natureza do bem jurdico visado pelo julgamento, ou seja, a espcie de tutela jurisdicional concedida parte.

Outro ponto importante levantado pela doutrina refere-se ao fato de que a classificao das sentenas somente faz sentido nas decises definitivas, com resoluo do mrito, nas quais haja deciso de procedncia do pedido do autor. Isso porque as sentenas terminativas que no apreciam o objeto da lide, bem como as que rejeitam o pedido do autor, sero decises consideradas meramente declaratrias. Nesse sentido, seguem as explicaes de Alexandre Freitas Cmara (2006, p. 448) e Cndido Rangel Dinamarco (2005, p. 205), respectivamente:
Note-se, porm, que esta uma classificao das sentenas de procedncia do pedido, uma vez que a sentena que rejeita o pedido do autor (dita sentena de improcedncia ou de rejeio) ser, sempre, meramente declaratria da inexistncia do Direito afirmado pelo autor. Os graus dessa natural vocao efetividade variam de acordo com as diferentes espcies de sentenas de mrito, em razo da natureza dos diferentes efeitos de que so portadoras e, portanto, dos modos diversos como atuam sobre a vida dos litigantes.

E esse , tambm, o entendimento de Fredie Didier Jnior (2009, p. 357): restringe-se a classificao s decises de procedncia, porque as decises de improcedncia tm normalmente contedo declaratrio, o que retira a utilidade de que se submetam a uma classificao. Diante disso, verifica-se que as sentenas de mrito, isto , aquelas que examinam e decidem a matria na qual se fundamenta o pedido, desde que sejam de acolhimento do pedido do demandante, devem ser classificadas de acordo com o critrio de seu contedo. Mesmo para os autores que admitem a classificao das sentenas a partir dos efeitos dessas decises, as espcies classificatrias de sentenas so as mesmas apresentadas pelos doutrinadores que adotam o contedo como critrio de classificao.

4. Classificaes das sentenas


Conforme demonstrado, a doutrina processualista civil se divide acerca da definio de critrios a serem utilizados para classificao das sentenas cveis. Assim, o entendimento majoritrio entre os doutrinadores processualistas de que as sentenas devem ser classificadas a partir do seu contedo.
132 PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD no 7 Janeiro/Dezembro de 2011

Isso quer dizer que a classificao de uma determinada deciso judicial ser definida de acordo com o tipo de tutela jurisdicional buscada pelo autor e acolhida pelo juiz. E no poderia ser de outra forma, j que a sentena proferida pelo juiz deve guardar estreita relao com o pedido formulado pelo autor, sobretudo em obedincia ao Princpio da Adstrio do juiz ao pedido da parte (art. 128 e 469 do CPC/73)5. Sendo assim, a sentena proferida pelo judicirio traz caractersticas relacionadas ao pedido do autor, que permitem classific-las em espcies diferenciadas de decises. Dessa forma, a partir do contedo das sentenas, elas podem ser classificadas, de acordo com a Teoria Trinria, em trs espcies e, segundo a Teoria Quinria, em cinco espcies.

4.1. Teoria trinria


A Teoria Trinria, originada do Direito italiano, tem como representante o jurista Enrico Tulio Liebman e seu mestre Giuseppe Chiovenda. Para esses, as sentenas podem ser classificadas em trs espcies: declaratrias, constitutivas e condenatrias. Para os adeptos dessa teoria, as sentenas podem ser declaratrias quando trazem declaraes; podem ser constitutivas, quando criam, modificam ou extinguem relaes jurdicas; ou mesmo podem ser condenatrias, quando comportam condenaes. Essa classificao foi adotada pelo desembargador do Tribunal de Justia de Minas Gerais, Elpdio Donizette, que entende o seguinte: as sentenas que tm a mesma natureza da ao em que so proferidas podem ser condenatrias, declaratrias e constitutivas. Alm disso, Alexandre Freitas Cmara (2006, p. 448-449) tambm adepto dessa corrente, afirma:
A sentena definitiva (isto , a sentena que contm a resoluo do mrito, aquela que d uma definio ao objeto do processo) se classifica em trs espcies, segundo o seu contedo. [...] Assim sendo, distinguem-se, quanto ao contedo das sentenas definitivas, trs espcies: meramente declaratrias, constitutivas e condenatrias.

E ainda, seguindo a Teoria Trinria para a classificao das sentenas, Daniel Amorim Assumpo Neves (2011, p. 493) esclarece:
Trata-se da Teoria Ternria (trinria) da sentena, defendida por substanciosa corrente doutrinria que segue as lies de Liebman. Contrape-se a essa tradicional corrente doutrinria a Teoria Quinria (quntupla) da sentena, defendida por doutrinadores que seguem as lies de Pontes de Miranda, fundada no entendimento de que, alm das trs espcies de sentena descritas pela Teoria Ternria, existem ainda as sentenas executivas lato sensu e as sentenas mandamentais, o que resultaria num total de cinco espcies de sentena.

Art. 128. O juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer questes no suscitadas, a cujo respeito a Lei exige a iniciativa da parte. Art. 460. defeso ao juiz proferir sentena, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, bem como condenar o ru em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado.

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

133

Entendo ser mais adequado a Teoria Ternria por que concordo com a doutrina que no distingue diferenas no contedo de sentenas condenatrias, executivas lato sensu e mandamentais. Em todas elas, h a imputao de cumprimento de uma prestao ao ru, havendo diferena entre elas somente na forma de satisfao dessa prestao, o que naturalmente no faz parte do contedo do ato decisrio, mas sim de seus efeitos.

Ademais, tambm adepto dessa corrente Humberto Theodoro Jnior. Sobre isso, Jnior (2008, p. 590) relata:
Classificam-se, portanto, as sentenas em: a) sentenas condenatrias; b) sentenas constitutivas; c) sentenas declaratrias. [...] Assim, de par com a tradicional classificao das sentenas em condenatrias, declaratrias e constitutivas, existem tambm as sentenas homologatrias, que so aquelas de mera verificao de legitimidade de ato das partes para alcanar a autocomposio do litgio.

E outro no o entendimento de Alvim Arruda (2003, p. 652):


Por outro prisma, classificam-se as aes tendo em vista basicamente os efeitos processuais especialmente visados pelo autor, quando props a demanda. Est, nesta classificao, portanto, relevantemente considerado o critrio da simetria ou congruncia, a que j nos referimos, dado que, sendo a sentena de recebimento total da ao, produzirse-o, precisamente, aqueles efeitos colimados pelo autor. Segundo esse critrio, so as sentenas declaratrias, constitutivas e condenatrias (precipuamente no processo de conhecimento), em funo do tipo de ao proposta.

Corroborando com a maior parte da doutrina processualista, Vicente Greco Filho (2003, p. 245-246) tambm concorda com a classificao das sentenas em trs espcies.
De acordo com o pedido formulado pelo autor, as sentenas podem ser meramente declaratrias, constitutivas e condenatrias. Pontes de Miranda viu, tambm, a possibilidade de existirem sentenas mandamentais e executivas, sendo que a doutrina tradicional as classifica entre as trs categorias anteriores. [...] A declarao, a constituio ou a condenao so os efeitos primrios da sentena, tambm chamados de efeitos principais.

Conforme se verificou, a maior parte dos doutrinadores do Direito Processual Civil adota a Teoria Trinria para classificar as sentenas, pela qual so admitidas apenas trs espcies de sentenas. Contudo, o entendimento acerca da classificao das sentenas no pacfico, uma vez que existem autores que defendem a existncia de cinco espcies de sentenas no processo civil brasileiro, cujas ideias sero objeto de reflexo do prximo item deste artigo. Com a entrada em vigor das Leis n 8.952/1994 e n 10.444/02, e posteriormente da Lei n 11.232/05, no ordenamento jurdico brasileiro e a concretizao do sincretismo processual, esperou-se que fosse consagrada a Teoria Trinria para pacificao do entendimento doutrinrio acerca da classificao das sentenas. Isso porque, conforme explicitado pelo jurista Fredie Didier Jnior (2009, p. 357), os dois tipos de sentena trazidos pela Teoria Quinria poderiam ser considerados apenas subespcies das sentenas condenatrias.
Com a edio da Lei n 11.232/2005, essa discusso perdeu um pouco a sua razo de ser. [...] Perdeu o sentido, pois, distinguir as sentenas condenatrias das mandamentais e das executivas. O critrio distintivo era exatamente a necessidade ou no de um novo processo para a efetivao da deciso judicial: a sentena condenatria deveria ser executada ex-intervalo, em outro processo, a sentena mandamental/executiva poderia ser executada sine intervalo, ou seja, no mesmo processo em que foi proferida.

134

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

O conceito de sentena condenatria jurdico-positivo, e no lgico-jurdico: depende, pois, do exame do Direito positivo. Se antes a execuo ex intervalo era a regra, agora a regra a execuo sine intervalo. Muda-se a tcnica de execuo, mas permanece sempre a mesma realidade: somente sentenas de prestao do ensejo atividade executiva. Como no h mais distino da tcnica executiva, todas podem, sem problema, ser chamadas de condenatrias.

a partir dessa argumentao que Jnior (2009, p. 357) refora a sua opo pela Teoria Trinria para classificao das sentenas cveis:
nesse sentido que dividimos as decises de procedncia entre as sentenas de prestao (que podem ser chamadas de condenatrias), as constitutivas e as declaratrias.

Contudo, no obstante a adeso da maioria dos doutrinadores processualista pela Teoria Trinria, mesmo aps o advento do sincretismo processual, h ainda estudiosos do Direito que classificam as sentenas por meio das cinco espcies de sentenas trazidas pela Teoria Quinria, conforme ser analisado a seguir.

4.2. Teoria quinria


Na dcada de 1970, a Teoria Quinria foi apresentada pelo alagoano Pontes de Miranda, em Tratado das aes, com o objetivo de romper com a Teoria Clssica do Processo Civil que classifica as sentenas em apenas trs espcies. Nesse sentido, Luciano Vianna Arajo (2010, p. 332) esclarece que no Tratado das Aes, Pontes de Miranda classifica, com todos os pormenores, as aes em cinco espcies [...]. Ademais, a classificao proposta pela Teoria Quinria fundamenta as sentenas proferidas nos procedimentos especiais de jurisdio contenciosa. Isso por que uma das caractersticas apresentada nesses casos a delimitao das sentenas condenatrias, dentre as executivas lato sensu e as mandamentais. Assim, nos dizeres de Humberto Theodoro Jnior, os procedimentos especiais de jurisdio contenciosa no podem ser considerados apenas como um desdobramento do processo de conhecimento, sobretudo por que as suas sentenas comportam no s acertamento de um direito, mas tambm fora judicial. Para Humberto Theodoro Jnior, esses so casos de acertamento com preponderante funo executiva. Nesse sentido, as sentenas proferidas nos procedimentos especiais de jurisdio contenciosa seriam qualificadas como executivas lato sensu. Assim, para a classificao das sentenas proferidas nas aes de procedimentos especiais, devem-se considerar os argumentos da Teoria Quinria. Conforme dizeres de Luiz Rodrigues Wambier (2008, p. 551), segundo a Teoria Quinria, as sentenas podem ser classificadas em declaratrias, constitutivas, condenatrias, mandamentais e executivas lato sensu.
H forte tendncia doutrinria no sentido de incluir, ao lado das trs espcies j referidas, utilizadas pela chamada classificao tradicional, mais duas espcies de sentenas: as sentenas mandamentais e as executivas.

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

135

Os dois primeiros tipos admitidos (declaratrias e constitutivas) tm o mesmo conceito j trazido pela Teoria Trinria. J os outros trs tipos englobados na Teoria Quinria so espcies de sentenas de prestao, efetivadas cada uma de uma forma. A Teoria Quinria diferencia a sentena condenatria, a mandamental e a executiva lato sensu, sob o ponto de vista do cumprimento de cada uma delas. A primeira, sentena condenatria, dever ser cumprida posteriormente pelo ru. A segunda e a terceira devero ser cumpridas imediatamente, sendo a diferena definida pela voluntariedade do ru, presente apenas na sentena mandamental. Assim, a partir desse prisma, o cumprimento da sentena executiva lato sensu seria possvel apenas em razo da fora estatal. Dessa forma, Nagib Slaibi Filho (2010, p. 245), adepto da teoria para classificao da sentena trazida por Pontes de Miranda, afirma que:
Dentro da classificao ternria, usualmente adotada em nossa doutrina, as aes de conhecimento dividem-se em aes declarativas, constitutivas e condenatrias. Influenciada por Pontes de Miranda, h a parcela minoritria que prefere utilizar a classificao quinria (aes declarativas, constitutivas, condenatrias, mandamentais e executivas), e nela procurar resguardar todos os efeitos sentenciais nesta obra; por razes inclusive de exposio, adotaremos tal classificao.

Alm disso, Luiz Guilherme Marinoni (2007, p. 414) tambm concorda com a classificao da Teoria Quinria.
Na poca da formao do processo civil, as sentenas eram apenas trs declaratria, constitutiva e condenatria por que assim bastava ao Estado Liberal e exigiam os seus valores. Com o passar do tempo, e o surgimento de novos direitos, passaram a ser necessrias novas tcnicas para a tutela dos direitos, quando apareceram as sentenas mandamental e executiva, delineadas com base nas expresses normativas constantes dos arts. 84 do CDC e 461 do CPC.

E mais:
a diferena terica entre a execuo direta e indireta, j frisada pela doutrina italiana clssica, no pode ser ignorada quando as sentenas so classificadas a partir dos meios executivos. A forma de atuao de tais sentenas completamente distinta. A execuo indireta, segundo o seu prprio nome indica, incapaz de, diretamente, permitir a tutela do Direito. Ela atua sobre a vontade do demandado para constrang-lo a adimplir a sentena, de modo que a tutela do Direito, em ltima anlise, depender da vontade do ru. Por sua vez, a execuo direta, tambm conforme faz sentir a nomenclatura, viabiliza a tutela do Direito diretamente, sem se importar com a vontade do demandado. Ao lado disso, em termos de valores, substancialmente diversa a atuao judicial mediante execuo direta e a que se d por meio de execuo indireta. Ainda que ambas sejam resultado da quebra de garantia de liberdade que se pensava outorgar, por intermdio do Princpio da Tipicidade, certo que a atuao estatal sobre a vontade do cidado tem sensvel diferena em relao atividade do Estado, que prescinde de tal forma de interveno. Tanto verdade que a grande preocupao do Direito Liberal Clssico sempre esteve ligada incoercibilidade da vontade. [...] Mas a tradio terminolgica, importante para a boa circulao e compreenso dos conceitos, fez com que mantivssemos as expresses condenatria, mandamental e executiva, j que com isso no perdemos os contedos e os significados que esto por detrs de cada um desses signos, conforme antes explicitado. (MARINONI, 2007, p. 420.)

136

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

Seguindo o mesmo posicionamento, Manuel Galdino de Paixo Jnior (2002, p. 312) tambm registra em sua obra a adoo pela classificao quinria das sentenas:
Existe nos hbitos forenses costume j definitivamente instalado, tambm, em sede doutrinria, consistente em se classificarem os processos (embora se utilize a palavra ao), tomando-se por ponto de referncia a eficcia imediata do julgamento de procedncia. Fala-se, assim, de ao declaratria, ao condenatria, ao constitutiva, ao mandamental e ao executiva, definindo-se cada uma das classes pela natureza do efeito imediato do julgamento procedente. Toda deciso se fundamenta numa base de declaratividade. Quer-se dizer: quando se condena, se est reconhecendo, declarando um direito, com fundamento no qual se impe a condenao.

Apesar de toda a argumentao supra em favor da teoria construda por Pontes de Miranda, para grande parte da doutrina, a Teoria Quinria prope cinco tipos de sentenas em razo somente da mistura de elementos dspares, quais sejam o contedo e a eficcia da sentena. Nesse sentido, os esclarecimentos de Luciano Vianna Arajo (2010, p. 335) nos trazem descrena em relao Teoria Quinria, sobretudo porque ela se funda em elementos dessemelhantes:
A maior crtica da doutrina em relao Teoria Quinria decorre do fato de que Pontes de Miranda, na aludida classificao, ora utilizaria elementos tpicos do contedo (declarao, constituio e condenao) ora empregaria elementos caractersticos da eficcia (executiva e mandamental).

Seguindo essa ideia, Pontes de Miranda teria focado seus estudos na eficcia das sentenas para tentar explicar a classificao a partir do critrio do contedo das sentenas. Conforme comentrio de Paulo Afonso de Souza Santanna, esse entendimento compartilhado pela maior parte dos doutrinadores: no h dvida de que o maior mrito de Pontes de Miranda a sua doutrina sobre a eficcia das sentenas. Humberto Theodoro Jnior (2010, p. 329) explicou de maneira cristalina que os diferentes efeitos das sentenas condenatrias sejam mandamentais ou executivas lato sensu, no tm o condo de aumentar a classificao das sentenas para cinco espcies, posto que a categorizao se refere ao contedo das sentenas.
O que varia, entre estas diversas sentenas, apenas a tcnica de praticar os atos posteriores condenao, que ora exigem atos de sub-rorao mais complexos, ora se contentam com mandados executivos de expedio e cumprimento imediatos. Como essa tcnica executiva atua depois da sentena, no pode, evidentemente, alterar a natureza do seu contedo.

Dessa forma, mesmo admitindo a existncia das sentenas chamadas executivas e mandamentais, Humberto Theodoro Jnior (2010, p. 329) adverte que no se pode consider-las como espcies que devam figurar dentro da tradicional classificao em funo do contedo das sentenas. Por fim, acompanhando outros autores, Humberto Theodoro Jnior (2010, p. 329) reconhece que a grande contribuio de Pontes de Miranda, no obstante tenha falhado na inovao da classificao das sentenas, est na distino entre a ao de Direito ProPHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD no 7 Janeiro/Dezembro de 2011 137

cessual e a ao de Direito Material, ou seja, entre o direito prestao jurisdicional e o direito tutela jurisdicional [...]. Logo, pode-se afirmar que a Teoria Quinria falhou por ter acrescentado os efeitos da sentena condenatria como espcies que poderiam ser includas na classificao que considera o contedo das sentenas. Ademais, verifica-se que embora os argumentos dos processualistas adeptos da Teoria Quinria sejam bastante coerentes, a existncia de cinco tipos de sentenas perdeu o sentido, com o advento do sincretismo processual, introduzido primeiramente pela Lei n 8.952/1994, nas obrigaes de fazer e no fazer, depois pela Lei n 10.444/2002 para as obrigaes de dar coisa e finalmente pela Lei n 11.232, no ano de 2005, tambm para as obrigaes de pagar a quantia certa.

5. Concluses
Conforme o estudo doutrinrio desenvolvido, verificou-se que a classificao das sentenas segue critrios determinados pelos estudiosos do Direito Processual Civil. A maioria dos autores entende que o critrio mais adequado para classificar as sentenas aquele que tem como foco o seu contedo, ilustrado pela tutela jurdica buscada pela parte e concedida pelo judicirio. Dessa forma, a partir da comparao entre os argumentos apontados pelos doutrinadores adeptos da Teoria Trinria e as explicaes dos adeptos da Teoria Quinria, sobretudo aps a consolidao do sincretismo processual pela Lei n 11.232/2005, verifica-se ser mais acertada a classificao das sentenas em apenas trs tipos. Entende-se que os dois tipos diferenciados de sentena trazidos pela Teoria Quinria nada mais so do que subespcies da prpria sentena condenatria, ou mesmo diferentes efeitos da sentena condenatria. Isso por que, considerando o critrio de classificao das sentenas, no se pode admitir diferena no contedo das sentenas condenatrias, mandamentais e executivas lato sensu. At porque, quando a parte aciona o judicirio para obter tutela sobre a prestao pretendida, a deciso judicial sempre se caracteriza pelo carter condenatrio. Alm disso, no seria adequado subdividir as sentenas condenatrias somente em razo de seus efeitos, diferentes formas de realizao e cumprimento dessas decises. Ora, as sentenas condenatrias, aqui englobadas mandamental e executiva lato sensu, so todas decises que ordenam o cumprimento de prestao. Diante disso, conclui-se que o entendimento mais adequado para se consagrar no Direito Processual Civil vigente a prevalncia da Teoria Trinria, a qual comporta a classificao das sentenas judiciais em trs espcies, quais sejam declaratrias, constitutivas e condenatrias.

138

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

Referncias
ALVIM, Arruda. Manual de Direito Processual Civil. 8. ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003. p. 652 (Volume 2.) ARAJO, Luciano Vianna. A Teoria Quinria (a Teoria da Constante Quinze) e a Lei n 11.232/2005. In: COSTA, Eduardo Jos da Fonseca et al. Teoria Quinria da ao. Salvador/BA: Editora JusPodivm, 2010. p. 332, 335. CMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil. 15. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2006. p. 448-449. (Volume I.) COSTA, Eduardo Jos da Fonseca et. al. Teoria Quinria da ao. Salvador/BA: Editora JusPodivm, 2010. DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de Direito Processual Civil. 5. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2005. p. 205. (Volume III.) DONIZETTI, Elpdio. Direito Processual Civil. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2007. p. 308. FILHO, Vicente Greco. Direito Processual Civil brasileiro. 16. ed. atual. So Paulo: Editora Saraiva, 2003. p. 245-246. (Volume 2.) JUNIOR, Fredie Souza Didier. Curso de Direito Processual Civil. 4. ed. Salvador/BA: Editora JusPodivm, 2009. p. 354-355, 357. (Volume II.) JUNIOR, Manuel Galdino de Paixo. Teoria Geral do Processo. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2002. p. 312. MARINONI, Luiz Guilherme. Processo de conhecimento. 6. ed. Belo Horizonte: Editora Revista dos Tribunais, 2007. p. 414, 420. (Volume 2.) NEVES, Daniel Amorim Assumpo. Manual de Direito Processual Civil. 3. ed. So Paulo/SP: Editora Mtodo, 2011. p. 489, 493-494. (Volume nico.) SANTANNA, Paulo Afonso de Souza. Ensaio sobre as Sentenas Condenatrias, Executivas e Mandamentais. In: COSTA, Eduardo Jos da Fonseca et al. Teoria Quinria da ao. Salvador/ BA: Editora JusPodivm, 2010. p. 507. SLAIBI FILHO, Nagib. Sentena cvel: fundamentos e tcnica. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2010. p. 245. THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 48. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2008. p. 590. (Volume I.) THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 43. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2011. p. 4. (Volume III.) THEODORO JNIOR, Humberto. As Sentenas Determinativas e a Classificao das Aes. In: COSTA, Eduardo Jos da Fonseca et al. Teoria Quinria da ao. Salvador/BA: Editora JusPodivm, 2010. p. 329. WAMBIER, Luiz Rodrigues (Coord.); TALAMINI, Eduardo; ALMEIDA, Flvio Renato Correia de. Curso avanado de Processo Civil. 10. ed. So Paulo: Editora dos Tribunais, 2008. p. 551. (Volume I.)

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 7

Janeiro/Dezembro de 2011

139

You might also like