You are on page 1of 12

ARTE E PBLICO: ACESSIBILIDADE CULTURAL E CIDADANIA

Teresinha Maria de Castro Vilela UFPB/UFPE Lvia Marques Carvalho UFPB/UFPE

RESUMO Este artigo tem como objetivo dar continuidade as reflexes sobre arte e pblico apresentadas no texto Educativos dos espaos expositivos uma utopia, a partir do resultado da pesquisa, que tem como ttulo Ensino de artes visuais e espao expositivos: limites e possibilidades nas escolas pblicas de Cabedelo (PB). Um dos procedimentos metodolgicos para essa pesquisa foi o estudo de caso, com o ponto de vista tanto dos educadores de Cabedelo, como dos responsveis pelos programas educativos de dois espaos expositivos de Joo Pessoa. Um dos resultados observados a escola como o principal acesso dos educandos aos espaos expositivos. Palavras-chave: Artes Visuais; Acessibilidade Cultural; Espao Expositivo.

RESUMEN El propsito de este artculo es continuar com los debates sobre arte y pblico presentados en el texto Educativos dos espaos expositivos uma utopia, a partir del resultado de la investigacin, que se titula Ensino de artes visuais e espao expositivos: limites e possibilidades nas escolas pblicas de Cabedelo (PB). Uno de los procedimientos metodolgicos para esta investigacin fue un estudio de caso, con el punto de vista tanto de los educadores de Cabedelo como de los responsables de los programas educativos de dos espacios de exposicin de Joao Pessoa. Uno de los resultados observados es la escuela como el acceso principal de los educandos a los espacios de los expositivos. Palabras clave: Artes visuales; Accesibilidad cultural; espacio de exposicin

Introduo:
Sujeitos transformados em pblicos e no em cidados (Gabriela Wilder).

O artigo, de nossa autoria Educativos dos espaos expositivo uma utopia apresentado no 20 Encontro Nacional da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes plsticas Rio de Janeiro - 2011 traou um panorama, sobre a interao
479

entre arte e o pblico, baseado nas aes dos programas educativos dos espaos expositivos. Esse tema foi tratado na minha dissertao intitulada Ensino de artes visuais e espaos expositivos: limites e possibilidades nas escolas pblicas de Cabedelo (PB). No referido artigo ressaltamos a necessidade de estender os programas educativos para os espaos expositivos de todas as regies do Brasil, pois, compartilhamos da preocupao de Gabriela Wilder, citada na epigrafe acima, de que, os visitantes tenham uma participao ativa na vida cultural e no se tornem apenas nmeros na estatstica dos espaos. Para dar continuidade s reflexes sobre o assunto escolhemos o captulo cinco da pesquisa, que teve como objetivo, analisar os principais entraves que dificultam o acesso das escolas pblicas de Cabedelo aos espaos expositivos de Joo Pessoa. No presente artigo, tecemos algumas consideraes: sobre as relaes entre arte e pblico. Fundamentando-nos no pensamento de alguns autores que investigam o assunto e nas contribuies dos envolvidos nesta pesquisa educandos, educadores das escolas pblicas do municpio de Cabedelo e responsveis pelos programas educativos na Casa do Artista Popular e na Estao Cabo Branco Cincia, Cultura e Artes - os dois espaos expositivos que fizeram parte da nossa pesquisa. A seguir discorremos sobre o mbito em que a pesquisa foi realizada.

Cabedelo - A palavra cabedelo significa pequeno cabo; pequeno monte de areia que se forma junto foz dos rios (SOUZA, p. 50). Fundada ao final do sculo XVI, seria umas das primeiras regies habitadas da Paraba. (SOUZA, p. 49). Aps pertencer ao territrio da capital Joo Pessoa, em 1956 Cabedelo voltou a figurar como municpio, constituindo-se de apenas um distrito e tendo Joo Pessoa como um dos municpios limtrofes, alm de Santa Rita e Lucena, possuindo 15 quilmetros de costa e todo esturio do Rio Paraba. Adiante, veremos a distribuio dos espaos expositivos por regies no Brasil at chegar ao municpio de Cabedelo.

Casa do Artista Popular e na Estao Cabo Branco Cincia, Cultura e Artes - A Casa do Artista Popular1 Pblica Estadual, um espao destinado ao artesanato e
480

arte popular paraibana. Inaugurada em 2006, est localizada no Centro de Joo Pessoa, em um casaro do incio do sculo XX. Abriga, atualmente, cerca de 150 artesos em exposio permanente. E a Estao Cabo Branco Cincia, Cultura e Artes Pblica Municipal, faz parte de um complexo arquitetnico, projetado por Oscar Niemeyer, localizado prximo ao ponto mais oriental das Amricas, a Ponta do Seixas, em Cabo Branco, Joo Pessoa. A Estao Cabo Branco, como conhecida, foi inaugurada em 2008, realizando aes no campo das cincias, da cultura e das artes, como o prprio nome que a identifica.

Acessibilidade cultural e cidadania Os conceitos de acessibilidade cultural e cidadania embasam vrias questes que permeiam este estudo, contribuindo para a discusso dos limites e possibilidades de visitas das escolas pblicas aos espaos expositivos. Sobre esse assunto, Wilder (2009, p. 72) afirma:

Apesar da conscincia do valor da cultura, o acesso aos espaos em que a cultura pode ser vivenciada, aprendida e cultivada ainda um problema, ou seja, o acesso pblico aos espaos culturais ainda no acontece com tranquilidade e apresenta muitas dificuldades.

Em concordncia com o parecer de Wilder, consideramos que o ensino de arte, em consonncia com as concepes contemporneas e em conjunto com as aes dos espaos expositivos, pode contribuir para amenizar as dificuldades de acessibilidade cultural. A facilidade na aproximao e na aquisio dos bens culturais colabora para a formao de cidados crticos, reconhecendo-se a arte e a cultura como direito. Neste trabalho, entendemos a participao dos sujeitos nas escolhas de polticas pblicas tambm como direito. Ainda de acordo com Wilder (2009, p. 29): O sentido de cidadania s ter condies de emergir quando os sujeitos se perceberem partcipes de uma cultura. Carvalho (2008, p. 30) corrobora com esse pensamento, pois considera que a arte uma questo de direito e destaca o resultado da I Conferncia Mundial dos Ministros Responsveis pela Juventude, realizada em Portugal em 1998:
Inspirados na filosofia dos direitos humanos, a concluir que o conhecimento sobre a arte e o fazer artstico no deve ser considerado apenas como uma

481

atividade complementar formao [...], mas como um direito de cada cidado ou cidad.

A educadora (T)

comenta que os educandos precisam de aes efetivas de

cidadania e acredita que a arte para eles fundamental. De acordo com Chau (2006), todos ns somos produtores de cultura. Em relao ao direito do cidado, ela acrescenta:
O direito participao nas decises de poltica cultural o direito dos cidados de intervir na definio de diretrizes culturais e dos oramentos pblicos, a fim de garantir tanto o acesso como a produo de cultura pelos cidados. [...] Afirmar a cultura como um direito opor-se poltica neoliberal, que abandona a garantia dos direitos, transformando-os em servios vendidos e comprados no mercado e, portanto, em privilgios de classe. (CHAU, 2006 p. 138, grifo do autor).

A ideia sobre direito do cidado que Chau apresenta est diretamente relacionada com a de cidadania cultural, na qual a cultura no pode ser resumida ao entretenimento, e com os padres do mercado. Os cidados so os sujeitos sociais e polticos do processo. Eles se diferenciam, entram em conflito, comunicam e trocam suas experincias, recusam formas de cultura, criam outras e movem todo o processo cultural. (CHAU, 2006, p. 138).

Arte e pblico

Para refletirmos sobre a relao entre arte e pblico, lembramos o perodo das colees de curiosidades, em que o acesso era restrito, passando para os sculos XIX e XX, com a segunda gerao dos museus, na qual, de acordo com Marandino (2009, p. 33), iniciou-se uma tentativa de dilogo com o pblico. Porm, apenas mais recentemente, observamos a intensificao na busca da aproximao dos espaos expositivos com o pblico. Dentro das transformaes da sociedade mundial, os espaos expositivos sofrem atualizaes. Sendo assim, o termo acessibilidade cultural, segundo Wilder (2009, p. 25), faz parte dos estudos de formao de novos pblicos, no sentido de incluso cultural.
482

Para complementar as concepes atuais sobre o tema, damos a conhecer o ponto de vista de Silva (2009). A autora considera que se deve repensar o papel desses espaos expositivos, oportunizando o desenvolvimento de novas estratgias de relacionamento com os pblicos e com as colees, repensando e re-equacionando os espaos e as formas para esse encontro. (SILVA, 2009, p. 122).

Educandos e educadores das escolas pblicas do municpio de Cabedelo

Se pensarmos no acesso aos espaos expositivos de forma quantitativa, podemos concluir que entre os 124 educandos entrevistados das cinco escolas pblicas de Cabedelo, apenas 20,16% afirmaram que nunca haviam visitado uma exposio de arte. Esse um nmero baixo, considerando a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), com os dados de 2008, que revelou que 93,4% dos brasileiros jamais frequentaram uma exposio de arte. aes sejam principalmente qualitativas. Um desses pontos foi verificado na fala da educadora (A), que no ano de 2011 estava trabalhando com educandos da Educao Infantil. Ela cita uma dificuldade em relao ao acesso desses educandos e comenta: com criana mais complicado de levar. Em anlise de pesquisa realizada em Joo Pessoa, com educadores de artes dos Centros de Referncia em Educao Infantil (CREIs), Sousa (2011, p.141) afirma: No foram presenciadas, durante as observaes, atividades fora dos CREIs, como, por exemplo, visitas a espaos expositivos. Sabemos que ainda h muito para se pesquisar sobre a Educao Infantil e os educadores e educandos dessa modalidade. Contudo, um agravante que dificulta o acesso desse pblico pode estar relacionado aos prprios espaos expositivos, tendo em vista que encontramos em folder a seguinte mensagem: Visitas Abertas ao Pblico
3

Entretanto,

pensamos que outros pontos devem ser levados em considerao para que essas

acrescentando-se em seguida: Recomendao etria: para todas as

idades, a partir de 7 anos. Muitos espaos excluem ou no oferecem aes nos seus programas especificas para esse pblico, porm pensamos que a acessibilidade cultural deve se iniciar desde a infncia.
483

Outro ponto observado nos dados obtidos na pesquisa refere-se ao fato de a maioria dos educandos 84,84% - visitar os espaos expositivos com a mediao da escola. Segundo Franz (2001, p. 49), As crianas das classes menos favorecidas no vo a museus com seus pais, pois esses tambm no o frequentam. Na fala da educadora (E), confirma-se essa realidade: O professor tem que ser um mediador, porque se o professor no for quem que vai ser? Como que eles vo aprender, a admirar, a conhecer a arte se no for atravs da escola. Ainda deve se levar em considerao que o acesso dos educandos aos espaos expositivos deve ser planejado tanto pela escola quanto pelos espaos, para que os educandos possam ter acesso aos cdigos e para que seja significativa essa visita. Esses cuidados incluem tanto a preparao da escola como do espao expositivo, para que as inter-relaes aconteam de fato. Dessa forma, em um texto organizado pelo Programa Educativo do Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, Lima (2002, p. 7) reitera nossa preocupao, quando afirma: Criar programas educativos em exposies e desenvolver projetos socioeducacionais muito importante, mas s isso no basta. preciso ter bastante claro o que se pretende, para evitar aes incuas.

Acessibilidade cultural

Observamos que, no decorrer das entrevistas com as educadoras e com os responsveis pelos programas educativos dos espaos expositivos, a incluso tanto cultural quanto social permeia as suas falas e suas aes, conforme os dois exemplos:

Costumo trabalhar com comunidades carentes, ento tanto a minha especializao quanto todas as minhas aes so voltadas para acessibilidade das pessoas carentes s artes. (Educadora T). O nosso tema e o nosso lema incluso social, tanto faz se algum da classe A ou da classe C recebido aqui da mesma maneira [...]. Por isso que desde o incio ns criamos esse setor [programa educativo], que vem dando certo e vem atendendo as necessidades da populao e da casa tambm. (Responsvel P).

484

De acordo com Nascimento Jnior, essa incluso observada na maioria dos pases ibero-americanos:

Depois de longo tempo eles tm a possibilidade de construir, olhando para o futuro, uma viso de nao planejada e alicerada em polticas pblicas que viabilizem a incluso de vastas camadas da populao nos parmetros de cidadania e que expressem, entre outros fatores, a democratizao do acesso aos bens culturais e a democratizao da produo cultural. O conjunto das polticas pblicas de cultura tem sido percebido como fator de desenvolvimento econmico e de incluso social. (NASCIMENTO JNIOR, 2009, p. 149).

Para pensarmos a respeito da acessibilidade cultural, temos que refletir sobre quantos e como so distribudos os espaos expositivos em territrio brasileiro. Dessa forma, uma pesquisa feita com 1500 museus que responderam aos questionrios, dos 3025 museus brasileiros mapeados, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em 2010, aponta a seguinte distribuio:

Distribuio dos 3025 museus mapeados por regies: Regio Norte Regio Nordeste 146 632 Regio Sudeste 1151 878 Regio Sul Regio Centro Oeste 238

TABELA 1: Museus no Brasil

Quando passamos para a distribuio desses espaos na regio Nordeste, temos um total de 632 espaos, conforme apresenta a tabela abaixo:

Capital

Nmero de museus

Nmero de museus na Unidade Federativa (UF)

Porcentagem de concentrao de museus nas capitais em relao ao total da UF 485

na capital

(%)

So Lus (MA) Teresina (PI) Fortaleza (CE) Natal (RN) Joo Pessoa (PB) Recife (PE) Macei (AL) Aracaju (SE) Salvador (BA)

17 6 31 22 22 44 27 15 71

23 32 113 65 63 98 61 25 152

73,9 18,8 27,4 33,8 34,9 44,9 44,7 60,0 46,7

TABELA 2: Museus na regio Nordeste

A pesquisa revela que no estado da Paraba mais de 90% das cidades no tm museus, assim como os estados de Tocantins, Par e Piau. O Maranho apresenta o menor percentual, sendo essa taxa de 3,2%. Segundo a pesquisa, as cidades da Paraba que tm museus so: Alagoa Grande, Araruna, Areia, Bananeiras, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Joo Pessoa, Lagoa Seca, Matureia, Monteiro, Patos, Poo de Jos de Moura, Pombal, Prata, Princesa Isabel, Santa Luzia, Sap, Serra Branca, Soledade, Sousa e Teixeira. Em Cabedelo, de acordo com o Guia dos Museus Brasileiros, tem o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, que de natureza administrativa: Pblico Estadual, criado em 2000. Esse parque uma ilha que se forma quando a mar est baixa e some quando a mar aumenta, localizada na direo entre a Praia de Camboinha e a Praia do Poo, com acesso usual nutico. O outro o Forte de Santa Catarina, situado no Centro de Cabedelo, de natureza administrativa: Pblico Municipal, criado em 1992.
486

Cabe ressaltar que o Forte de Santa Catarina uma construo do sculo XVI, quanto ao seu acervo de tipologia histrica. Da a ausncia apontada nesta pesquisa de espaos expositivos artsticos, isto , com acervo segundo a tipologia de artes visuais4 Como o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha de tipologia das Cincias Naturais e Histria Natural, conclumos ento que na realidade nenhum museu foi construdo com finalidade de museu at ento no municpio de Cabedelo. Os dados da pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) aqui apresentados demonstram as desigualdades no nmero de instituies culturais no Brasil. Por um lado, constata-se a ausncia de espaos expositivos em vrias cidades, por outro, observa-se a concentrao desses espaos em outras cidades, dificultando o processo de incluso cultural e social mais igualitrio. Esse quadro confirmado com a Representao da Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO) no Brasil, que afirma:

A relao entre cultura e direitos humanos, bem como de seu papel na luta contra a discriminao, so questes que o Brasil enfrenta. Entretanto, a integrao da cultura com as demais polticas sociais uma experincia recente que necessita ser aperfeioada.

No mesmo texto, a UNESCO considera a questo dos direitos culturais como necessidade bsica e direito dos cidados, o que conduz busca de uma agenda integrada com as polticas sociais e de desenvolvimento. Continua:

Em que pesem as tendncias recentes, seus impactos ainda no foram suficientes para reduzir o quadro de desigualdades no acesso produo cultural e fundamental cuidar para que, ao contrrio, o crescimento econmico no faa com que tais desigualdades sejam ainda mais exacerbadas. (Grifos do autor).

Algumas consideraes:

As aes educativas fazem parte dos programas ou servios educativos que comearam a ser oferecidos pelos espaos expositivos. Dessa forma, observamos que tanto a escola, na figura dos educadores, como o espao expositivo fazem parte de um casamento de convenincia, como Huerta (2009) destaca em seus textos, em
487

que cada um necessita bastante do outro, fato confirmado em nossa pesquisa, pois a Casa do Artista Popular e a Estao Cabo Branco Cincia, Cultura e Artes afirmaram que seu maior pblico a escola pblica. Importante ressaltar que, para o ensino de arte na escola, as visitas aos espaos expositivos so fundamentais, e pensamos no sentido de frequentao e no somente de visita espordica, reafirmando assim a aproximao escola e espao expositivo. Nesse sentido, destacamos principalmente que a frequentao a esses espaos colabore no acesso aos cdigos. No que concerne acessibilidade cultural, sentimos a necessidade de um mapeamento dos espaos expositivos. Neste estudo, vemos, quadro a quadro, que h no Brasil 3025 museus, verificando-se, na regio Nordeste, o nmero de 632. No estado da Paraba, temos 63 museus, destes, 22 em Joo Pessoa e dois em Cabedelo. Embora o nmero total de museus tenha aumentado nas ltimas dcadas, como o caso do surgimento da Casa do Artista Popular (2006) e da Estao Cabo Branco Cincia Cultura e Artes (2008), notamos uma concentrao dessas instituies em determinadas regies do Brasil e at mesmo a inexistncia delas em outras localidades. Como vimos, em 90% das cidades do estado da Paraba no existem espaos expositivos. Sendo assim, o deslocamento da escola para os espaos expositivos termina sendo uma dificuldade maior, como observamos nas escolas pblicas municipais de Cabedelo, pois as exposies de arte acontecem fora desse municpio. Desse modo, no ocorrem nem no Forte de Santa Catarina, nem no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, os dois museus que fazem parte do mapeamento do municpio. Vale lembrar que a Representao da Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO) no Brasil reconhece que o que se realizou ainda no foi o suficiente para reduzir o quadro das desigualdades de acesso produo cultural. Diante de tudo isso, afirmamos o ensino de arte como um fator colaborador para a transformao social e o acesso cultura e arte como meio integrador do sujeito como cidado.

488

Casa do Artista Popular: Praa da Independncia, 56 Centro, Joo Pessoa (PB). Site: <http://www.casadoartistapopular.pb.gov.br/ >. 2 Identificamos as educadoras de artes de Cabedelo com as letras A, R, T, E e S e os espaos expositivos com as iniciais de Joo Pessoa J e P. 3 Informaes encontradas no folder do Centro Cultural do Poder Judicirio do estado do Rio de Janeiro. 4 Segundo a edio Museus em Nmeros, so considerados da tipologia de Artes Visuais: colees de pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, incluindo a produo relacionada Arte Sacra. Nesta categoria tambm se incluem as chamadas Artes Aplicadas, ou seja, as artes que so voltadas para a produo. (2011, p. 70)

Referncia
BRASIL. Ministrio da Cultura. Guia dos Museus Brasileiros/Instituto Brasileiro de Museus. Braslia, 2011. BRASIL. Ministrio da Cultura. Museu em nmeros/Instituto Brasileiro de Museus. Braslia, 2011. V. 1. BRASIL. Ministrio da Cultura. Museu em nmeros/Instituto Brasileiro de Museus. Braslia, 2011. V. 2. BRASIL. Ministrio da Cultura. Sistema Brasileiro de Museus. Disponvel em: <http://www.museus.gov.br/SBM/oqueemuseu_museusicom.htm>. Acesso em: 19 dez. 2011. CARVALHO, Lvia Marques. O ensino de artes em ONGs. So Paulo: Cortez, 2008. CHAUI, Marilena. Cidadania cultural: o direito cultura. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2006. FRANZ, Teresinha Sueli. Educao para uma compreenso da arte: Museu Victor Meirelles. Santa Catarina: Insular, 2001. HUERTA, Ricard. Maestras y museos: matrimonio de conveniencia. Revista educacin y pedagogia, Colombia, v. 21, n. 55, sep.-dic. 2009. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA IBGE. Disponvel em: <http://www.arede.inf.br/inclusao/edicoes-anteriores/165-edicao-60-julho2010/3123acervos>. Acesso em: 15 jul. 2010. LIMA, Sueli. Programa Educativo como um frum sobre arte, cultura e cidadania. In: CCBB. Arte, cultura e cidadania: aes integradas atravs das linguagens Brasil descobrindo o Brasil. Centro Cultural Banco do Brasil, 2002. (Caderno de texto, 1). MARANDINO, Martha (Org.). Museu como lugar de cidadania. In: MARANDINO, Martha et al. Museu e escola: educao formal e no formal. Rio de Janeiro, n. 3, maio 2009. NASCIMENTO JNIOR, Jos. Museus como agentes de mudana social e desenvolvimento. MUSAS: Revista Brasileira de Museus e Museologia, Rio de Janeiro, n. 4, 2009. SILVA, Susana Gomes. Para alm do olhar: a construo e a negociao de significados pela educao museal. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvo (Org.). Arte/Educao como mediao cultural e social. So Paulo: Editora da UNESP, 2009. 489

SOUSA, Idlia Beatriz. Em todos os desenhos coloridos vou estar...: as artes Visuais na Educao Infantil Municipal de Joo Pessoa/PB. 2011. Dissertao (Mestrado em Artes Visuais) PPGAV, Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa, 2011. SOUZA, Newton Monteiro. Cabedelo cidade mais que maravilhosa: s memrias das geraes passadas... um indispensvel tesouro posteridade. Joo Pessoa. v. 1. VILELA, Teresinha Maria de Castro. Ensino de artes visuais e espaos expositivos: limites e possibilidades nas escolas pblicas de Cabedelo. Dissertao (Mestrado em Artes Visuais) PPGAV, Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa, 2012. VILELA, Teresinha Maria de Castro; CARVALHO, Lvia Marques. Educativos dos espaos expositivos uma utopia. In: ENCONTRO ASSOCIAO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLSTICAS, 20., Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2011. WILDER, Gabriela Suzana. Incluso social e cultural: arte contempornea e educao em museus. So Paulo: Editora da UNESP, 2009.

Currculo(s) do(s) autor (es):

Teresinha Maria de Castro Vilela Mestre em Artes Visuais na (UFPB/UFPE), com especializao em Arte, Educao e Tecnologias Contemporneas pela (UnB), graduada em Educao Artstica com habilitao em Histria da Arte pela (UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Espaos No Formais/UFPB e do Grupo de Pesquisa Ensino em Artes Visuais (GPEAV/DAV/UFPB). Professora de Artes da Rede Municipal de Duque de Caxias-RJ. Email: artecaxias@uol.com.br. Lvia Marques Carvalho Doutora em Artes pela Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo (USP). Mestre em Cincia da Informao pela Universidade Federal da Paraba (UFPB). Graduada em Educao Artstica, Habilitao em Artes Plsticas (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais da UFPB. Pesquisadora sobre ensino de arte em contextos formais e no formais.

490

You might also like