You are on page 1of 9

UAKARI

Et noecol a da pr ogi oduo de pei or xes nam ent s num sect do m di ro Solm es... ai or o i i

ETNOECOLOG I D A PROD U O D E PEI XES ORNAM ENTAI NU M S ETNOECOLOG A ENTAI O O M ES, FLONA SECTOR RESERVAS SECTOR D O M D I RI SOLI ES, FLONA TEF E RESERVAS M AM I U E AM AN ESTAD O D O AM AZONAS RA RAU ESTAD
M aruce M endona l M aurci Cam ar io go

RESU M O
Um l evant ent da hi ra r am o st i ecent da ext ao de pei or e r xes nam ent s na Fl ai ona Tef e nas Reser vas M am iau e Am an, r at avs de ent evi as com pescador e de dados f neci pel I r r st es or dos o BAM A- ,m ost ar que vros m orotpos das espci Tef r am i f i es acar di ( sco Sym physodon aequiasci us)e Api ogr m a spp lder a expor ao de pei or f at st am i am t xes nam ent s da r o do m di ai egi o Solm es. Ressala- que osvol esde expor ao,m esm o sendo dependent da sazonaldade,sofem f t ef t dasdem andas i t se um t es i r or e eio do m er cado. Ai per st na r asr aesde pat o,i er edi i e ser dor dospat es,m antdasporendi dam ent nda si em ea el r nt m ros vi es r i vi o. I ca- a i por nci de se com pr ndi se m t a eenderal gum asexpernci com pei or i as xes nam ent sem out osam bi esnat ai e de se ai r ent ur s adequarasexpernci spar i ardadesl sda hi ora nat al am bi ai e culur sdosl s,com o no caso dasr vas i as tcul i ocai st i ur , ent s t ai ocai eser est udadas.

PALAVRAS-CH AVE
Set do m di Solm es. Reser M am iau e Am an. Sym physodon aequiasci us. Api ogr m a spp. or o i vas r f at st am

ABSTRACT
A r ew oft r evi he ecenthi or ofor st y nam ent fsh r ovalfom t Tef N atonalFor - ona,and fom M am iau and Am an al i em r he i est Fl r r Reser w as pr ves oduced,by m eans ofi er ew s w ih l nt vi t ocalfsher en and al based on r i m so ecor oft Br lan envionm ent ds he azii r al aut iy,I hort BAM A,atTef Dat pr . a esent show t t expor s ofor anent fsh i t M i e Solm es r on ar m ade of ed hat he t m al i n he ddl i egi e dif entofm or fer phs ofonl t o speci t di y w es, he scus Sym physodon aequiasci us and Api ogr m a spp. The vol es i w hi f at st am um n ch t hose speci w er expor ed ar hi y dependent on t m ar dem ands,even w hen dependent on t seasonalt The es e t e ghl he ket he iy. t adii r tonalsoci and econom i r atonshi w ih t r al c el i ps t he pat esar per st ,w ih t pr e si ent t he esence ofi er edi esand ser s t nt m at ver o t r he pat es t use t debt as m eans ofm ai ai ng t , hat he s nt ni hose lnks. I i al i cat t i por ance ofunder and som e i t s so ndi ed he m t st experences w ih or i t nam ent s i dif ent nat alenvionm ent and t consi t t par i ar aspect ofeach sie,t r al n fer ur r s, o der hat he tcul s t hei nat alhi or enviom ent condii and culur envionm ent m ustbe consi ed and adapt t i udi i t case of ur st y, r al tons t al r s der ed o, ncl ng n he t r ves st ed. he eser udi

KEY W ORD S
Am azoni M i e Solm es. M am iau and Am an Reser a. ddl i r ves. Sym physodon aequiasci us. Api ogr m a spp. f at st am

53

UAKARI
Etnoecologia da produo de peixes ornamentais num sector do mdio rio Solimes...

INTRODUO
O uso sustentvel dos recursos biolgicos j contemplados nos alvos da conveno da diversidade biolgica (1992), onde ficou esclarecido que alm da conservao e uso dos recursos, a partilha de benef cios derivados dos bens naturais deve ser de forma eqitativa. Mesmo com o reconhecimento do uso sustentvel percept a vel diminuio de alguns peixes, em reas onde foram muito abundantes na dcada passada como foi o caso do acar disco Symphysodon aequifasciatus na Reserva Mamirau (CRAMPTON, 1999). Assim, efeitos negativos que se repetem em muitos ambientes naturais so produto de processos de ocupao antrpica no planej de novas reas ada e do crescimento populacional acelerado, fatos estes que tem conduzido a uma intensificao da presso sob os recursos das reas protegidas. O conhecimento emp rico em relao extrao dos recursos sempre est em funo da interao homem-meio ambiente. Por outro lado, as experincias dos gestores para a manuteno da diversidade, aps de experimentar diversas alternativas de manej tem conflu que as o do propostas de conservao devem ser fundamentadas no resgate das experincias passadas e no fortalecimento das comunidades com a valorao de seu conhecimento local (DIEG UES, 1995; CASTRO, 1997;POSEY, 2001). Assim, as experincias de co-manej com uma o participao ativa dos comunitrios locais tm se mostrado talvez como a alternativa mais vivel para o manej sustentvel dos recursos o (VELLASQUEZ, 2004). O resgate da relao entre a manuteno da diversidade biolgica e a diversidade cultural (DIEGUES, 1993;1995), assim como o desenvolvimento de sistemas engenhosos de manej (POSEY, 2001;ADAMS, 1994;CASTRO, o

1997), so fundamentais para conciliar o uso e conservao dos bens naturais. O mercado mundial de peixes ornamentais com cerca de 350-400 milhes de unidades por ano representa 287-297 milhes de dlares gerados por peixes extra dos de guas continentais. Deste capital, 60% das exportaes so provenientes de pa em desenvolvimento e somente 10% deste ses total corresponde a peixes de ambientes naturais enquanto que o 90% restante de cultivo. Dentre o volume de peixes ornamentais do mercado mundial, o Brasil contribui somente com 1% das exportaes e desta porcentagem, o estado de Amazonas lidera com aproximadamente 60% do total exportado no pa (PRANG, 2005). s O Instituto Mamirau no intuito de buscar novas alternativas econmicas para as comunidades locais das reservas Mamirau e Aman, vem realizando atividades de pesquisa que incluem uma anlise socioeconmica e tambm a prospeco dos peixes com potencial para explorao sustentvel como ornamentais. No contexto social, este estudo faz um diagnstico do conhecimento local e das experincias de explorao e manipulao no passado recente de peixes com fins ornamentais, tanto nas duas reservas, assim como na rea da cidade de Tef e descreve a relao dos atores sociais envolvidos no processo na regio.

MTODOS MATERIAL MATERIAL E MTODOS


O estudo da atividade extrativa de peixes ornamentais na regio de Tef no passado foi feito atravs de entrevistas informais com comunitrios e alguns pescadores da regio de Tef. Para identificar eventuais padres de explorao dos peixes, foram obtidos roteiros de entrevistas dirigidos e questionrios estruturados.

54

UAKARI
Etnoecologia da produo de peixes ornamentais num sector do mdio rio Solimes...

RESULT RESULTADOS

O inicio da atividade extrao dos peixes ornamentais


Os relatos sempre coincidem em que algum estranho aos comunitrios levou a proposta de explorao do recurso com um valor comercial j definido por um mercado local como o caso de Symphysodon aequifasciatus (acar disco). Na comunidade de Nova Colmbia, na Reserva Mamirau (Figura 1), no final da dcada de 1970 apareceu de forma repentina o primeiro comprador procedente de Tef, a procura especificamente de acar disco. Entretanto, foi somente na dcada de 1980 que se iniciou uma atividade sistemtica de explorao dessa espcie, atravs da atuao de outro comprador procedente de Manaus.

O estrangeiro arrendou junto ao proprietrio a rea onde se localiza a comunidade. Este estrangeiro utilizava a mo de obra dos moradores locais. De forma similar ocorreu na comunidade Vila Sio localizada nas margens do Lago Tef, onde h dez anos um morador isolado da comunidade foi procurado por um comprador externo, o Japons, para pescar acar disco. Inicialmente a pesca foi realizada pelo mesmo morador e mais recentemente foram envolvidos alguns pescadores da comunidade. O comunitrio que iniciou a atividade, hoje organiza e realiza a pescaria e envia diretamente ao exportador em Manaus, atuando assim como intermedirio com a funo de pescador e patro local. A motivao por parte dos pescadores para se dedicar extrao de peixes se atribu a um preo pr-estabelecido em relao a uma quantidade de exemplares (1-1.000).

Figura 1. H istrico da explorao de peixes ornamentais.

55

UAKARI
Etnoecologia da produo de peixes ornamentais num sector do mdio rio Solimes...

Os atores envolvidos na atividade


Quatro atores so reconhecidos na pesca de ornamentais: o pescador, o atravessador, o classificador das qualidades de disco e o exportador, todos dependentes em certa forma um do outro na atividade. Esta relao freqente nas duas comunidades estudadas nas reservas Mamirau e Aman. Um caso especial ocorre no Lago Tef onde inicialmente o Japons impede a ao de atravessadores externos e passa a tratar diretamente com um pescador do local de captura que atualmente pesca e faz o papel de atravessador entre os pescadores locais e o exportador. O patro o que por sua vez deixa o rancho ou o dinheiro para as despesas familiares de cada pescador partcipe da atividade. De igual forma existe uma ligao do exportador com o atravessador atravs da pendncia do pagamento na sua totalidade somente no final da seca (produo), como ocorre em Vila Sio.

Na comunidade de Nova Colmbia (RDSM), os comunitrios reconhecem trs variedades de disco, numa classificao distinta da que ocorre no Lago Tef:o comum fraco (acar roxo), comum forte (pintado) e pintado (roial) que geralmente melhor pago pela sua colorao corporal. Na dcada de 1980 o valor foi em centavos de cruzeiros e mais recentemente em reais. O acar comum (fracoforte) R$ 1,70 e o pintado (roial) R$ 7,00.

As tcnicas de extrao dos peixes


Esta atividade de pesca altamente artesanal. O rapich, e a redinha feita sem n so petrechos macios. Na comunidade de Nova Colmbia (RDSM) era hbito manter os peixes capturados numa canoa revestida com plstico at o momento de serem depositados num viveiro. Existe uma diferenciao em relao estratgia de pesca, algumas vezes definida pelas prprias caractersticas ambientais. Em Juazinho (RDSA), a pesca consistiu no cerco de uma rea de maracarana - Ruprectia sp. (Figura 2) com redinha e posteriormente sendo retirados os galhos, tarefa de num dia inteiro para obter uma produo de at 800 indivduos. Nas comunidades de Nova Colmbia e Vila Sio paralelamente ao uso de galhadas naturais tambm so construdas de forma artificial, as quais aps alguns dias e devido a sua maior facilidade para tirar durante o momento das capturas tambm do uma boa produo de peixes. Os viveiros so construdos de madeira e bias e se mantm dentro da gua no mesmo ambiente onde ocorre a pesca (Figura 3). O tempo de permanncia no viveiro est determinado principalmente pela quantidade necessria e suficiente (12000 no caso de Nova Colmbia), que pode ser de um a dois meses. J na comunidade de Vila Sio a cada semana (500 peixes) e no

O valor dos peixes


O preo do acar disco sempre tem variado em funo da qualidade do peixe diferenciada por categorias pre-identificadas e passadas para o classificador dos peixes (assistente do patro). No setor do Lago Tef os pescadores reconhecem trs qualidades:comum, pintado e roial. Atualmente o patro local paga as despesas da atividade de extrao e em mdia retribui ao pescador R$ 1,00 por cada exemplar. Duas qualidades de peixes: comum e pintado, entretanto o preo pago ao pescador geralmente no varia em funo da classificao e o valor mdio recebido por unidade R$ 1,50.

56

UAKARI
Etnoecologia da produo de peixes ornamentais num sector do mdio rio Solimes...

Figura 2. Ambiente tpico de refgio de Symphysodon aequifasciatus maracarana - Ruprectia sp, conformando parches, isolados que facilitam a captura com cerco.

Figura 3. Exemplo de viveiro para manuteno dos acar disco (S. aequifasciatus) capturados para exportao

57

UAKARI
Etnoecologia da produo de peixes ornamentais num sector do mdio rio Solimes...

Juazinho dependia da vinda do patro. Os pescadores concordam que quanto mais fundo o viveiro menos mortes ocorriam. O perodo crtico de mortes no viveiro ocorre na primeira semana, quando os peixes no devem ser alimentados. O acondicionamento dos peixes para o transporte desde as comunidades at Tef ou Manaus feito em caapas como no caso de Vila Sio e Juazinho. J em Nova Colmbia num primeiro perodo era usado um batelo de 14m sem cobertura e dividido em compartimentos por telas que transportava (1200015000 peixes) at Manaus. O batelo era empurrado por um outro barco com motor. Existia um sistema de bombas para trocar a gua e um cano em cima, gotejando gua para evitar que os peixes fiquem de ai morram por anoxia, at chegar em Manaus. O sal como forma de limitar a proliferao de doenas tambm foi utilizado durante o transporte.

Registros de exportao de peixes ornamentais da regio de Tef Tef


Dois peixes tm maior importncia de explorao como ornamentais. O disco ( Symphysodon aequifasciatus) e um complexo de espcies de Apistogramma. A produo de fbricos est determinada alm da variao ambiental, principalmente pelas encomendas dos patres ou dos exportadores. Apistogramma mesmo com baixos volumes de exportao quando comparados com os volumes de disco, um peixe que tem um acentuado nmero de pedidos nos meses de novembro e dezembro. Entretanto para 2004 e 2005 alguns exemplares foram registrados dentro das exportaes de agosto e setembro (Figura 4). O retorno econmico total para estas capturas variou de 80 a 200 reais por ms (Figura 5).

Ainda se mantm a atividade?


Na comunidade de Juazinho, mesmo que indiquem ter ocorrido a produo de um nico fbrico1 , atualmente possvel produzir por encomenda geralmente com pescadores especficos da comunidade. Na comunidade de Nova Colmbia com o movimento de preservao dos lagos (dcada de 1980) e com a diminuio dos peixes o patro transferiu a atividade para o rio Juru. Num segundo momento na dcada de noventa (1997-1998) com um segundo patro, os pescadores de Nova Colmbia participaram da pesca j na regio de Mara, atividade esta que acabou por motivos pessoais do patro. Na comunidade de Vila Sio aps 10 anos do incio da atividade, esta ainda existe com mudana de exportador (patro) ao longo do tempo.

Figura 4. Apistogramma spp. exportado de Tef para Manaus (2003-2005) dados: IBAMA Tef.

Os volumes de disco registrados pelo IBAMA como exportados entre 2003 e 2005 indicam uma variao de 200 at 7000 exemplares por ms. Mesmo que alguns meses ao longo destes trs anos tenham apresentado baixos volumes de peixes exportados, observa-se uma tendncia de maior intensidade de exportao entre agosto e dezembro (Figura 6).

Expresso utilizada pela maioria dos pescadores para designar o perodo de explorao dos peixes durante o ano, que ocorre, especialmente, no perodo da seca, nos meses de agosto a dezembro.

58

UAKARI
Etnoecologia da produo de peixes ornamentais num sector do mdio rio Solimes...

Tabela 1. Principais exportadores de Manaus que recebem peixes procedentes de Tef. Exportadores de peixes ornamentais K2 Peixes Tropicais Ltda. Aqua Fish Importao e Exportao Silvio H. Numata Turkys Aquarium Ltda. J. A. Loureiro Figura 5. Valores em reais de Apistogramma spp. exportados de Tef para Manaus (2003-2005) Totais por ms. Fonte: IBAMA Tef Prestige Aquarium Ltda. Aquarium Corydoras Tetra Ltda. CPOA Comrcio de Peixes Ornamentais da Amaznia Ltda. Lourismar Silva Nunes Pegasus Comrcio e Rep. Ltda. Aquaneon Ltda. 6 3 2 1 Nmero de embarques 21 19 19 18 16 14 12

DISCUSSO
Figura 6. Symphysodon aequifasciatus. exportado de Tef para Manaus (2003-2005). Fonte: IBAMA - Tef

Os peixes exportados renderam valores em reais de 1.000 a 15.000 reais por ms em funo dos volumes (Figura 7). Durante os anos de 2003-2005 foi registrado um total de 22 exportadores que enviam peixes de Tef para Manaus (Tabela 1). Deste total aproximadamente 15 so de Tef e de localidades prximas.

A compreenso do manejo sustentvel dos peixes ornamentais numa escala local requer planos de manejo comunitrios, com uma definio de delineamentos e critrios claros, assim como uma anlise da factibilidade de certificao para exportao do recurso. Um grande investimento na educao ambiental, principalmente, das comunidades dedicadas atividade de extrao de peixes ornamentais de prioridade e esta deve ser principalmente dirigida para os mtodos de extrao e manuseio dos exemplares como forma de minimizar as perdas por mortalidade e, por sua vez, a diminuio do recurso em seu ambiente natural. O estabelecimento de um centro para promoo da conservao j tem sido uma experincia com grande impacto dentro do Projeto Piaba em Barcelos, onde atravs da apresentao da riqueza da diversidade da regio para os comunitrios e visitantes, promove a educao ambiental para as escolas e professores locais e tem empregado

Figura 7. Valores em reais de Symphysodon aequifasciatus exportado de Tef para Manaus (2003-2005). Fonte: IBAMA-Tef

59

UAKARI
Etnoecologia da produo de peixes ornamentais num sector do mdio rio Solimes...

os jovens locais em vrios programas de treinamento (Norris & Chao, 2002). Talvez a replicao destas experincias adequadas realidade local podem se tornar alternativas econmicas que poderiam ser inseridas nos programas como ecoturismo onde seria apresentada a diversidade da ictiofauna aos visitantes das reservas. A promoo para um mercado verde no qual os consumidores requerem produtos e recursos procedentes de reas manejadas, onde ocorra um envolvimento das populaes locais e dos consumidores dos produtos gerados pelo processo de manejo torna-se relevante (Juvonen & Salo, 2004). Esta por sua vez seria uma estratgia para se tornar competitivos nos mercados internacionais, onde vrios peixes de origem amaznica j so reproduzidos e exportados desde paises estrangeiros fora dos ambientes naturais, fato este que fere os princpios da conveno da biodiversidade em relao ao patrimnio gentico dos paises. O envolvimento das populaes locais das reservas Mamirau e Aman, principalmente atravs de benefcios econmicos gerados com o manejo de alguns peixes com potencial ornamental, talvez seja uma alternativa muito vivel para diminuir a presso sobre outros recursos das florestas de terra firme e das matas alagadas, atravs do fornecimento de produtos aos mercados internacionais, valorizados pela sua procedncia de reas manejadas dentro de unidades de conservao. Na anlise da sustentabilidade da extrao de peixes ornamentais deve ser considerada tambm a dinmica hidrolgica do sistema baixo explorao como indicador de produo do mesmo e caractersticas tais como a fecundidade das

espcies alvo de explorao. Neste sentido, grandes reas de inundao observadas na rede de drenagem, principalmente, da reserva Aman, assim como estudos em andamento em relao dinmica reprodutiva de alguns peixes com potencial ornamental, j so indicadores de viabilidade de explorao de alguns peixes.

CONCLUSES
Em relao s formas de captura de peixes como Symphysodon aequifasciatus e talvez de outros peixes menores com potencial ornamental, a construo de refgios ou galhadas artificiais elaboradas com galhos j mortos, pode ser uma alternativa menos destrutiva para as capturas em baixa escala, em ambientes naturais da Reserva Aman. Mesmo que os volumes de capturas licenciados pelo IBAMA representem uma boa parcela dos peixes exportados de Tef e o comportamento de um maior volume de captura mais intenso em alguns meses do ano, os valores reais de exportao ainda precisam de uma confrontao com os volumes recebidos pelos exportadores. Segundo comentrios de alguns pescadores de ornamentais, muitos dos peixes exportados de Tef nem passam pelos portos de embarque, pois operam com embarcaes prprias. Em outros casos, os prprios barcos de passeio aps passar a fiscalizao do IBAMA em Tef, embarcam novos volumes de peixes no licenciados. Em mdia pode ser estimado um volume de exemplares de Symphysodon aequifasciatus exportados por ano (2003-2005) de 17.658 2.068 indivduos que corresponderam a um valor mdio de R$ 39.675 R$5.276. Para Apistogramma, os valores foram de 19.883 15.816 e R$393 R$308.

60

UAKARI
Etnoecologia da produo de peixes ornamentais num sector do mdio rio Solimes...

Os resultados mostram que a rentabilidade de exportar peixes como Symphysodon aequifasciatus pode se tornar uma alternativa econmica vivel para pequenos volumes de peixes exportados.

Digues, A. C. Populaes Tradicionais em Unidades de Conservao: o mito moderno da natureza intocada. In: Vieira, P F. & MAIMON, D. (Org.). As Cincias Sociais e a Questo . Ambiental: Rumo Interdisciplinaridade. Belm: APED e UFPA, 1993. Digues, A. C. Desenvolvimento Sustentvel ou Sociedades Sustentveis: da crtica dos modelos aos novos paradigmas. In: Digues, A. C. Ecologia Humana e Planejamento em reas Costeiras. So Paulo, 1995. Juvonen, S.K. & Salo, J. Sustainable use of ornamental fish populations in Peruvian Amazonia. Lyonia, 7(2):53-59. 2004. Norris S. & Chao N.L. Buy a Fish Save a Tree? Safeguarding Sustainability in an Amazonian Ornamental Fishery. Conservation In Practice: 3(3):30-36. 2002. Posey, D.A. Conseqncias da presena do ndio Kayap na Amaznia: recursos antropolgicos e direitos de recursos tradicionais. In: Cavalcanti, Clvis (Org.). Desenvolvimento e Natureza: Estudos para uma sociedade sustentvel. 3 ed. So Paulo: Cortez; Recife: Fundao Joaquim Nabuco, 2001. Prang, G Some Basic issues concerning the export of ornamental fishes from Brazil generally and Amazonia specifically. Project Sustainable Development of Ornamental Fish Species in Mamirau, Brazil Conservation Programs. Relatrio interno. 15p. . 2005. Vellasquez, C. Mamirau: construindo possibilidades sustentveis. In: Fany, Ricardo. Terras indgenas & Unidades de Conservao da natureza: o desafio das sobreposies. So Paulo: Instituto Socioambiental, 2004.

REFERNCIAS
Adams, C. As florestas virgens manejadas. Boletim do Museu Paraense Emlio Goeldi. Srie Antropologia. 10 (1), 1994. Ambrus, S. Small but key Amazon industry in trouble. EcoAmricas. Novembro:6-8. 2005. Castro, E. Territrio, Biodiversidade e Saberes de Populaes Tradicionais. In: Castro, E. Pinton, Fl. (Org.). Faces do Trpico mido: Conceitos e questes sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente. Belm: Cejup, 1997. Chao, N. L. Fisheries, diversity and conservation of ornamental fishes of the Rio Negro Basin, Brazil A Review of Project Piaba (1989-1999). In: Chao, N.L. , Petry, G.; Prang, G. ; L. Sonneschien & M. Tlusty. Conservation and Management of Ornamental Fish Resources of the Rio Negro Basin, Amazonia, Brazil: Projeto Piaba. Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. 309p. 2001. CONVENTION ON BIOLOGICAL DIVERSITY. United Nations Conference on environment and Development, Rio de Janeiro, Brasil. 1992. Crampton, W .G.R. Plano de manejo para o uso sustentvel de peixes ornamentais na Reserva Mamirau. In: Queiroz, H.L. & W .G.R. Crampton (eds). Estratgias para Manejo de Recursos Pesqueiros em Mamirau. Sociedade Civil Mamirau /CNPq: 159-176. Brasil. 1999.

61

You might also like