You are on page 1of 5

CURSO TRE NOITE INTENSIVO BACHAREL EM DIREITO DATA 28/11/12 QUARTA-FEIRA DISCIPLINA DIREITO CIVIL PROFESSOR REYVANI JABOUR

JABOUR MONITOR VICTOR PIMENTA DE MIRANDA AULA 02/03

N 17

DIREITOS DA PERSONALIDADE:

A essncia do ser humano deve ser protegida. Deve-se assegurar a todas as pessoas uma existncia digna direitos vida, honra, integridade fsica e imagem. Objeto: Atributos fsicos, psquicos e morais So direitos inatos, vitalcios, absolutos, extrapatrimoniais, imprescritveis e indisponveis (intransmissveis e irrenunciveis art. 11, do CC).

Art. 11. Com exceo dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade so intransmissveis e irrenunciveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria. Caractersticas:

- So Vitalcios:

A morte extingue os direitos da personalidade.

Em regra, a legitimada ativa a prpria vtima. Porm, existem alguns direitos da personalidade que so transferidos para os familiares do indivduo morto: imagem, nome e honra. Os familiares so os lesados indiretos cnjuge/companheiro/convivente, ascendente, descendente ou colateral (art. 12, nico, e art. 20, nico, CC).

Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. Pargrafo nico. Em se tratando de morto, ter legitimao para requerer a medida prevista neste artigo o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau.

Art. 20. Pargrafo nico. Em se tratando de morto ou de ausente, so partes legtimas para requerer essa proteo o cnjuge, os ascendentes ou os descendentes.

- So Absolutos:

Oponveis erga omnis (CONTRA TODOS).

Todos devem respeitar os Direitos da Personalidade. - So Extrapatrimoniais:

Os Direitos da Personalidade no possuem, em regra, valor patrimonial (no podem ser comercializados).

- So Imprescritveis: Os Direitos da Personalidade no se extinguem pelo no-uso.

A REPARAO patrimonial decorrente da violao do direito da personalidade prescritvel. Ex: Dano moral prescreve em 3 anos (art. 206, 3, V, CC).

Art. 206. Prescreve: 3o Em trs anos: V - a pretenso de reparao civil. O Direito da Personalidade ser protegido tanto da LESO (tutela repressiva para fazer) como da AMEAA DA LESO (tutela inibitria para no fazer) art. 12, caput, CC. Se houver leso ou ameaa de leso, poder haver indenizao por danos morais.

Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzo de outras sanes previstas em lei.

- So Indisponveis:

Os Direitos da Personalidade so INTRANSMISSVEIS (personalssimos), IRRENUNCIVEIS e no podem sofrer limitao voluntria no seu exerccio, salvo por autorizao legal (arts. 11 e 13, do CC).

Art. 11. Com exceo dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade so intransmissveis e irrenunciveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria.

Art. 13. Salvo por exigncia mdica, defeso o ato de disposio do prprio corpo, quando importar diminuio permanente da integridade fsica, ou contrariar os bons costumes. Pargrafo nico. O ato previsto neste artigo ser admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial.

Os direitos intransmissveis so personalssimos. Espcies:

- Integridade Fsica: corpo vivo e corpo morto (arts. 13, 14 e 15, do CC).

CORPO VIVO: Salvo por exigncia mdica ou para transplante, proibido o ato de disposio do prprio corpo.

CORPO MORTO: pode ser usado como objeto cientfico ou altrustico.

Art. 13. Salvo por exigncia mdica, defeso o ato de disposio do prprio corpo, quando importar diminuio permanente da integridade fsica, ou contrariar os bons costumes. Pargrafo nico. O ato previsto neste artigo ser admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial.

Art. 14. vlida, com objetivo cientfico, ou altrustico, a disposio gratuita do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. Pargrafo nico. O ato de disposio pode ser livremente revogado a qualquer tempo.

Art. 15. Ningum pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento mdico ou a interveno cirrgica.

possvel haver autorizao legal para dispor do prprio corpo, mas no pode haver reduo permanente da integridade fsica e nem contrariar os bons costumes. Exceo: casos em que h exigncia mdica, como a amputao necessria para se retirar um tumor Vale lembrar que se pode apenas doar rgos dplices ou regenerveis.

As cirurgias de transexualidade so possveis, mas deve haver recomendao mdica e psicolgica. Se o paciente que no desejar transfuso de sangue (mesmo necessitando Testemunha de Jeov), o mdico no pode obrigar a transfuso. A deciso do paciente deve ser respeitada o mdico deve apenas inform-lo dos riscos Consentimento Informado.

- Nome:

Toda pessoa tem direito a um nome (art. 16, CC).

Art. 16. Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome. O nome tem repercusso patrimonial e no pode ser usado para desprezo pblico No se pode utiliz-lo sem a autorizao da pessoa (arts. 17 e 18, do CC).

Art. 17. O nome da pessoa no pode ser empregado por outrem em publicaes ou representaes que a exponham ao desprezo pblico, ainda quando no haja inteno difamatria.

Art. 18. Sem autorizao, no se pode usar o nome alheio em propaganda comercial.

Nome: 1 nome. Ex: Bruna. Sobrenome: Ex: Silva. Agnome: referncia existncia de um nome j existente na famlia. Ex: Jr., filho, neto. Cognome: apelido notrio que se incorpora ao nome. Ex: Xuxa, Lula. O pseudnimo ganha proteo jurdica, desde que seja utilizado em atividades lcitas. Ex: Z fruteiro. Fernandinho Beiramar no tem essa proteo, pois a atividade ilcita (art. 19, CC).

Art. 19. O pseudnimo adotado para atividades lcitas goza da proteo que se d ao nome.

- Imagem:

vedada a utilizao da imagem do indivduo sem a sua autorizao, SALVO para fins de administrao da justia ou manuteno da ordem pblica (art. 20, CC).

Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessrias administrao da justia ou manuteno da ordem pblica, a divulgao de escritos, a transmisso da palavra, ou a publicao, a exposio ou a utilizao da imagem de uma pessoa podero ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuzo da indenizao que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais. LIMITAO RELATIVA Ex: direito de imagem dos participantes do BBB. Tem que ser uma limitao temporria e pontual. - Privacidade: Direito da intimidade (ou da privacidade) art. 21, CC.

Art. 21. A vida privada da pessoa natural inviolvel, e o juiz, a requerimento do interessado, adotar as providncias necessrias para impedir ou fazer cessar ato contrrio a esta norma.

O juiz pode adotar todas as medidas necessrias que a situao exigir para proteger a intimidade da pessoa.

You might also like