You are on page 1of 21

1 Trabalho de grupo INFORMTICA

NOTEBOOK NETBOOK TABLET

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS, SUAS APLICAES E PUBLICO A QUE SE DESTINA.

NOTEBOOK Computador Porttil desenvolvido e projectado para permitir trabalhar enquanto se est em movimento e ainda oferecer todo poder de entretimento que os utilizadores necessitam. O design do porttil d-lhe todas as capacidades de um computador de mesa e ainda continua a ser mvel. Podem ser equipados com placas de vdeo mais poderosas, tem um drive de DVD-RW interno, modem Integrado e um sistema de rede Wi-Fi. A bateria pode durar at 3 horas, tem um teclado grande para sua convenincia, o tamanho da tela de pelo menos 14 a 19 polegadas, pode-se mesmo at fazer upgrades num Notebook.

Em termos de sistema, ele em nada difere dos micros convencionais montados em gabinetes, sejam desktop ou mini torres, uma vez que possuem os mesmos componentes instalados tais como discos rgidos, discos flexveis ou floppy, placa s de vdeo (ou interface de vdeo), placas ou interface de som, fax/modem, teclado, monitor CPU, memria RAM, dispositivos de entrada e sada e de armazenamento de dados convencionais so miniaturizados e integrados em um bloco cuja tecnologia totalmente distinta da usada em micros convencionais. Os computadores portteis como so chamados os notebooks e laptops possuem de forma geral a seguinte denominao: So computadores portteis com peso entre 2,5 e 3 quilos com telas LCD . Os perifricos como fax/modem e multimdia, em alguns casos, s podero ser instalados em detrimento de outros perifricos. A tecnologia totalmente diferente dos desktops. Outra contribuio para que este conceito venha se confundido cada vez mais foi o desenvolvimento de cartes tipo PCMCIA (memrias, FAX-Modem e/ou rede) e a utilizao de circuitos de alta escala e muito alta escala de integrao (Large Scale of Integration e Very Large Scale of Integration -LSI e VLSI) em substituio as placas de vdeo e audio.

NETBOOCK Como o nome sugere, uma unidade porttil que tem quase a mesmas caractersticas de um Notebook. Se compararmos os dois veremos que ele muito mais pequeno e tem menos recursos.

Um computador Netbook padro tem as seguintes caractersticas: So geralmente mais baratos, so mais leves e finos o que lhe permite mais mobilidade, a bateria dura at 5 horas, o teclado tem tamanho reduzido o tamanho da tela de cerca de 12 a 14 polegadas, no tem mais drive de disquete interno, nem drives de DVDs ou CDs, foi construdo para uso em uma de conexo rede sem fio, suporta apenas um subsistema de grficos mnimos.

O netbook foi criado com a viso de se utilizar os aplicativos em uma nuvem. Computao nas nuvens ou cloud computing no nada dos cus. a simples ideia de acessar pela internet dados que esto armazenados em servidores em qualquer parte do mundo. Ou seja, os programas e arquivos no precisam estar instalados no HD do seu computador. Ento, a capacidade da sua mquina no precisa ser fantstica. Os netbooks possuem um bom processador, tm conexo de rede sem fio, so compactos em tamanho, mas tm bastante agilidade. Um netbook para quem no precisa de uma super mquina. para ser utilizado para tarefas simples.

TABLET Hoje os tablets so como computadores ultraportteis, dedicados mais aplicaes multimdia, como vdeos, leitura de livros e textos, msica e jogos, internet e programas para produo e edio de textos, imagens e vdeos. Trata-se de uma plataforma fechada com um processador, 3modem de memria e acesso intrnet. Um tablet no tem bateria amovvel, sadas USB, leitor de CD e DVD.

Um tablet pode ser definido como um meio termo entre netbook e espertofone smartphone, ou seja, um dispositivo no muito grande e nem muito pequeno, capaz de realizar tarefas bsicas como navegar na Internet e ler e-mails. Seu uso mais eventual, pois sua capacidade de processamento limitada, se bem que o iPad possui um hardware bem eficiente, inclusive rodando jogos em 3D. A ideia dos fabricantes sempre foi a de criar um dispositivo digital que substitusse a tradicional dupla bloquinho de papel e caneta.

Para que serve? Voc provavelmente vai usar um Tablet para ver vdeos, jogar games e ler muitos livros. Suas telas amplas so boas opes

para navegao na Internet e sua portabilidade permite que sejam utilizados tambm para fazer ligaes, capazes de tirar fotos, realizar a edio e o envio para a web. H ainda uma enorme quantidade de aplicativos feitos sob medida para cada modelo, voltados para o entretenimento e com versatilidade para executar tarefas simples, como ler emails e textos, trabalhar com edies simples, jogos e troca de arquivos diversos via Bluetooth ou rede local. possvel trabalhar em um tablet? Depende. Se o seu trabalho exige a leitura de emails constantemente e a abertura de arquivos de texto para conferncia ou mesmo apresentaes, dependendo do seu modelo, ele pode ser a soluo ideal, mas, para digitar textos longos, a tela de toque no ideal.

O que o Tablet vai fazer por mim? Mobilidade: so pequenos e leves, podendo ser carregados para qualquer lugar e cabem na mochila ou bolsa pequena, bem, escondidos. Ideal para quem viaja de metr ou nibus todos os dias e que precisa levar seu aparelho para o trabalho.

Praticidade: nos modelos atuais, alm de exercerem a funo de computadores ultraportteis, os tablets funcionam tambm como smartphones vitaminados. Facilidade: a tela de toque realmente torna as coisas mais simples e diretas bastam poucos toques na tela para acessar o que quer que seja! Diverso: Sua melhor funo, com um tablet, voc pode assistir a filmes, ler livros ou revistas, ver TV ou curtir suas msicas favoritas. Existe ainda uma grande quantidade de games sendo criada para tablets. Aplicativos: Existem milhares de apps para todas as ocasies, como texto, vdeo, troca de arquivos, redes sociais, mensagens, email, clculos complexos, jogos, mapas etc. A lista bastante extensa e cresce a cada dia, pagos e gratuitos! Antes que algum pergunte, tablet um aparelho eletrnico cuja principal funo consiste na possibilidade de navegar na internet, seja usando uma conexo WiFi, ou mesmo com um chip de operadora telefnica com um plano de dados. Os tablets vm com uma tecnologia chamada de touch screen, que nada mais do que uma tela sensvel ao toque, para operar o aparelhinho. Alm disso, vm com um sistema operacional que permite fazer o download de diversos softwares com as mais diferentes funcionalidades. Estas vo desde jogos eletrnicos, passando por programas de loterias, gravadores de voz e vdeo, sendo possvel at mesmo fazer o download de programas que utilizam o magnetmetro do aparelho como detectores de metais.

Alguns dizem, com entusiasmo insuspeito, que logo vamos estar fazendo exames de ultrassom com os tais tablets. O tablet trouxe a Internet associada a uma srie de funes para a palma da mo. Mais uma coisa. Os tablets, por serem um produto eletrnico de informtica, parecem ser, de longe, os que mais se utilizam do conceito de obsolescncia planejada. Mal o consumidor adquiriu o seu produto, um outro, da mesma marca, mais avanado e com mais funes, aparece no mercado. Isso tambm vale para os sistemas operacionais utilizados pelos aparelhos. E os programinhas novos que surgem s rodam no novo sistema operacional criado. Assim que surgem Ipad 1, Ipad 2, Ipad 3 Ipad 5 Android 2.0, Android 2.1, Android 2.2 Android 365.4 Trocando em midos: ou compramos o novo aparelho, ou baixamos o novo sistema operacional, ou no poderemos ter aquele novo aplicativo maravilhoso que todos os seus amigos esto utilizando para passar mensagem instantneas e falar via WiFi E agora, pergunto: para que ser um tablet? Qual o melhor tablet? Na hora de comprar um, pelo menos vamos dar uma olhada no histrico das indstrias que os produzem e ver se, por trs desse simples ato de atender a um desejo de consumo, no estamos contribuindo para pr em marcha um genocdio Um tablet um computador em forma de prancheta eletrnica, sem teclado e com tela sensvel ao toque. Para ter uma idia de como um, basta pensar em um smartphone gigante, com tela entre 7 e 10 polegadas.

O principal foco dos tablets est no acesso internet. Navegao na web, e-mail e leitura e edio de documentos simples so algumas das principais atividades que podem ser feitas com eles. Alm disso, possvel assistir a vdeos, ver fotos e ouvir msicas. Devido a limitaes de poder de processamento e interface, no possvel trabalhar com programas pesados, como o Photoshop, ou abrir arquivos pesados de aplicativos como Word, Excel e PowerPoint. Outro inconveniente que no d pra fazer upgrade na placa de vdeo ou aumentar a memria, por exemplo. .

Apesar da grande febre atual, o conceito tablet bem antigo: Alan Kay, cientista norte-americano, lanou em 1968 o que seria a base conceitual para todos os computadores pessoais. O seu Dynabook nunca chegou a ser fabricado, mas era bem parecido com o que os tablets so atualmente. Finos, leves, fceis de usar, inclusive por crianas e idosos, projetava Kay naquela poca. Mais de quarenta anos depois, a Apple apresentou seu iPad. O tablet tem como pblico-alvo usurios que consomem contedo, ou seja, quem entra na internet para ler e-mails, notcias, livros eletrnicos, alm de ver fotos, assistir a vdeos (inclusive TV) e ouvir msicas. A infinidade de aplicativos da AppStore pode ser utilizada no iPad, incluindo seus jogos. Para desempenhar todas essas funes, o iPad possui um processador de 1GHz, desenvolvido pela prpria Apple, e tela sensvel a mltiplos toques de 9,56 polegadas. O dispositivo fino (tem 1,3 cm) e relativamente leve (o modelo com Wi-Fi pesa 680g). Tablet tablet O tablet da Apple, entretanto, no indicado para quem quer produzir contedo, pois ele no foi concebido para ser multitarefa. Apesar de possuir o software iWorks, que cria documentos de texto, planilhas e apresentaes, no possvel abrir vrios programas ao mesmo tempo no dispositivo. Isso restringe bastante aes s quais j estamos acostumados (como jogar uma planilha dentro de uma apresentao, enquanto checa outros dados num site, s ser for uma coisa de cada vez).

Alm disso, o modelo com maior espao de armazenamento tem apenas 64 GB. Portas USB, HDMI, entradas para carto de memria e webcam tambm so itens que a Apple deixou de fora, por hora. Outra restrio que ficaria evidente para usurios comuns a falta de suporte a Flash no navegador de internet. E, apesar de ter ganhado o apelido de iPhone de Itu, no, o iPad no faz ligaes celulares. Portanto, se voc procura uma mquina que desempenhe mais de uma tarefa ao mesmo tempo, crie e modifique arquivos, com um espao de armazenamento um pouco mais respeitvel, alm de navegar na web, talvez a melhor opo sejam outros dispositivos. Escolha um netbook, se voc j tem um computador principal, mas precisa de mobilidade. Compr-lo ser uma opo mais barata, j que o preo estimado do iPad no Brasil, R$ 2 mil, o dobro de um netbook. Se voc no liga de passear por a com a dupla smartphone e notebook pesado, o iPad tambm no uma opo muito atrativa se voc pensa nele como um substituto. Mas

. ASUS Eee Pad Transformer O Tablet Android da ASUS Criado por Tiago Dias em 1 de Junho de 2011 | 72 comentrios

Muito se tem falado nos ltimos tempos, por todo o mundo tecnolgico, de tablets. O conceito no novo, mas sofreu, ou est a sofrer, uma revoluo. Se h pouco mais de 2 anos quase no se ouvia falar sequer da sua existncia, hoje no h esquina em que se veja um tablet, seja num anncio publicitrio, seja j mesmo nas mos dos utilizadores. A Asus, como empresa com presena constante em tudo o que novidade tecnolgica, e forte impulsionadora do mercado e desenvolvimento de determinados segmentos de tecnologia, no se deixou ficar para trs, e apresentou h momentos, em Lisboa, a sua nova aposta no mercado dos tablets, o Asus Eee Pad Transformer!

A caracterstica que mais sobressai nesta mquina sem dvida a possibilidade de ligao do tablet a um teclado fsico, especificamente desenhado e construdo para o Eee Pad Transformer, transformando-o numa mquina ainda mais

verstil e capaz de desempenhar melhor determinadas funes, sem perder no entanto a sua portabilidade.

Com este novo tablet, a Asus procurou encontrar os pontos fracos da oferta j existente no mercado, e melhor-los. Pontos como, por exemplo, o suporte ao flash na navegao na internet, a facilidade, ou melhor, dificuldade, por vezes grande, em escrever textos mais longos, a autonomia da bateria, que poder limitar o uso destes aparelhos, a robustez do ecr, visto serem aparelhos muitas vezes sujeitos a condies mais agressivas, e/ou at mesmo as baixas resolues das cmaras fotogrficas, que embora sirvam para um desenrasque, d sempre jeito terem alguma qualidade. A Asus procurou melhorar o conceito de tablet, tentando melhorar estes e outros pontos mais negativos da oferta actualmente existente no mercado.

Teclado Para quem pretende usar um tablet para a escrita de longos textos, o teclado virtual no ecr sensvel ao toque poder no ser a melhor soluo. Para ultrapassar esse obstculo, e para que o teclado no seja uma limitao neste tablet, a Asus coloca ao dispor do utilizador um teclado fsico, chamado Eee Docking, perfeitamente adaptado ao tablet, e ainda com a mais valia de tambm este estar equipado com uma bateria.

ainda possvel, quando temos o tablet encaixado no teclado, fechar o conjunto, como se de tradicional computador porttil se tratasse.

Bateria

A autonomia da bateria tambm um ponto forte neste tablet, conseguindo umas generosas 9,5 horas de utilizao. Mas no pensem que fica por aqui a autonomia desta mquina, quando em conjunto com a Eee Docking, o Eee Pad Transformer consegue atingir umas fantsticas 16 horas de autonomia, devido bateria incorporada tambm no teclado, como j tinha referido acima. Perifricos Para no existirem limitaes na utilizao do Eee Tab, foram incluidas na Eee Docking duas entradas USB 2.0 e um leitor de cartes MMC/SD, e ainda um leitor de cartes Micro SD no prprio tablet. Ecr O Pad vem equipado com um robusto ecr Gorilla Glass (nvel de resistncia de safira), IPS 10.1 LED, retroiluminado, com uma resoluo de 1280 x 800 pixel, multitouch (com suporte at 10 pontos). O ecr permite ainda um ngulo de viso de 178, tanto na vertical como na horizontal.

Cmaras No que toca a cmaras, a Asus apostou numa cmara traseira de 5 MP com Auto Focus, para que seja possvel tirar fotografias decentes com o Pad, e uma cmara frontal de 1.2 MP para videoconferncia. Navegao Esto ainda includos neste tablet GPS e Bssula Digital, permitindo uma fcil navegao atravs do Google Maps. Media Outra utilizao que pode ser dada a um tablet a visualizao de filmes. Dessa forma, o Eee Tab Transformer permite a reproduo de filmes em HD (720p), e est ainda equipado cum uma porta mini HDMI, para fcil ligao a um monitor externo,

televiso ou projector. O Pad possui ainda som SRS, som envolvente com 5.1 canais. Processamento A Asus equipou este tablet com um Tegra 2 da Nvidia, permitindo uma experincia fantstica em jogos especialmente desenvolvidos para o mesmo. Sero encontradas no market vrias verses dos jogos: a normal, a verso HD, e a verso THD, optimizada para o Tegra 2. Experincia Web completa Outra arma deste Eee Pad o suporte ao Adobe Flash no browser, permitindo desta forma uma experincia completa de navegao na web, tal como temos num computador tradicional. Sistema operativo e Aplicaes O Eee Pad tem o Android 3.1, permite multitasking, e inclui diversas ferramentas, tais como aplicaes de edio de vdeo, produtividade (Polaris Office), leitor de ebooks, etc. A Asus pes ainda ao dispor dos utilizadores um servio exclusivo, o My Cloud, que constitudo pelo My Content (partilha de ficheiros), My Desktop (remote desktop) e @Vibe. Existe ainda outro servio, o MyNet, que permite, atravs do protocolo DLNA, a partilha de contedos entre os dispositivos que temos em casa.

Mas as boas notcias no acabam por aqui. Este equipadssimo tablet, o Eee Pad Transformer, estar disponvel no mercado nacional j a partir do prximo dia 15 de Junho.

Estaro venda vrias verses deste tablet, com as respectivas variaes dos preos, como se pode ver abaixo:

Asus Eee Pad Transformer 16 GB: 399 Asus Eee Pad Transformer 32 GB: 439 Asus Eee Pad Transformer 16 GB + eStation: 499 eStation (vendida em separado): 149

A Asus apostou bastante forte neste tablet, e pelo que j vimos, aparenta ter tudo o que necessrio para entrar na corrida dos tablets. Assim que conseguirmos ter um Eee Pad Transformer nas mos, podem contar com uma anlise aqui no PPLWARE!

You might also like